sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Acusados de matar advogado em Natal vão a júri popular, sentencia juiz


Um ano e três meses depois do assassinato do advogado Antônio Carlos de Souza Oliveira, os quatro acusados do crime foram sentenciados a júri popular pelo juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, titular da 3ª Vara Criminal de Natal. O advogado foi executado a tiros na noite do dia 9 de maio do ano passado em um bar no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na Zona Oeste de Natal. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (21).

Sentarão no banco dos réus os acusados Lucas Daniel André da Silva, conhecido como Luquinha, que confessou ser o autor dos disparos; Expedido José dos Santos, apontado como mandante do crime; o sargento da PM Antônio Carlos Ferreira de Lima, o Carlos Cabeção, responsável por articular o assassinato; e Marcos Antônio de Melo Pontes, o Irmão Marcos, que teria dirigido o veículo no dia da morte.

Na sentença, o juiz da 3ª Vara Criminal explica que os acusados Luquinha, Irmão Marcos e Expedito José dos Santos confessaram participação no crime, confirmando a versão que apresentaram durante as investigações da Polícia Civil. O sargento Antônio Carlos Ferreira de Lima negou ter participado do assassinato.

O juiz detalha que a participação do PM foi confirmada nos depoimentos dos demais acusados. Em seu interrogatório, Luquinha afirmou ter matado o advogado por consideração à amizade que tinha com o sargento Carlos. Já o comerciante Expedito Santos disse ter comprado a arma do crime ao policial militar por R$ 500. De acordo com o comerciante, o sargento também mostrou locais que a vítima frequentava e planejou toda a ação.

Luquinha e o sargento Carlos são apontados na sentença como possíveis integrantes de um grupo de extermínio que atua em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, onde o PM seria conhecido pelo apelido de 'Federal'. "Trata-se, portanto, de alguém que naturalmente incute medo nas pessoas, seja pela função de policial que exerce, seja pelo seu histórico, o que igualmente soma como indício de que, em liberdade, também porá em risco a paz social", diz a sentença do juiz Ricardo Bandeira de Melo.

Santa Cruz Sub-17 está entre os seis times que disputarão fase final da Taça RN Escolar de Futebo


A Seleção de Santa Cruz Sub 17, formada pela Prefeitura de Santa Cruz por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, se classificou para mais uma fase da Taça RN Escolar de Futebol. Os garotos de Santa Cruz foram até Pium, município de Parnamirim, neste último final de semana, e lá perderam apenas para o time local, mas derrotaram o representante de Nova Cruz-RN e empataram com o de Goianinha-RN, se credenciando para a 4ª fase da competição.


No próximo final de semana, os jogos serão realizados na cidade de Mossoró-RN e o Santa Cruz terá como adversários o selecionado local e o de Apodi-RN. Nesta fase da competição, das 40 equipes que iniciaram a competição, apenas seis continuam na disputa.

Mulher na Bahia diz que ganhou prótese para gravar com Dilma

Uma moradora do interior da Bahia ganhou uma prótese dentária da campanha da candidata à reeleição à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), um dia antes de gravar imagens para a propaganda eleitoral da presidente, de acordo com informações publicadas pela Folha de S. Paulo.

A trabalhadora rural Marinalva Gomes Filha, 46, moradora da zona rural de Paulo Afonso e beneficiária do programa Água para Todos, contou ao jornal ter recebido a prótese na quinta-feira.

Após a gravação do programa com Dilma e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Nalvinha, como é conhecida, mudou a versão sobre a prótese. Ela disse que tinha sido chamada por um dentista que atende num centro odontológico da prefeitura. De acordo com ela, o dentista iria pôr os dentes “para receber a presidente Dilma”.

Além da prótese, Nalvinha também teve um fogão à lenha ampliada na semana da chegada da presidente e duas cisternas instaladas em sua casa.

O Secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, disse não ter informações sobre a prótese dentária. A assessoria da campanha de Dilma negou ter solicitado a prótese e o fogão para a gravação da propaganda eleitoral.

Obra do teleférico de Santa Cruz deverá ter início na segunda quinzena de setembro


Uma boa notícia para o turismo do Rio Grande do Norte: até a segunda quinzena do mês de setembro próximo, deverão ser iniciadas as obras de construção do teleférico de Santa Cruz, município potiguar que atualmente se insere entre os principais pólos do turismo religioso do Brasil.
A novidade foi anunciada ontem pelo deputado estadual Tomba Farias (PSB), idealizador do projeto que tornou realidade a implantação do Complexo Turístico Religioso de Santa Rita de Cássia, uma obra monumental onde foi implantada a estátua da santa católica, que tem 56 metros de altura e é considerada a maior imagem católica do planeta.
         Tomba Farias, em entrevista à Rádio 98 FM, em Natal, revelou que a primeira etapa da obra envolve justamente a construção das estações de embarque e desembarque do teleférico, que ligará o complexo de Santa Rita de Cássia ao pátio da Igreja Matriz, no centro da cidade, perfazendo um percurso de aproximadamente 987 metros.
         Para a execução da primeira fase do projeto já se encontra alocados recursos da ordem de 4 milhões e 800 mil reais. A obra inicial deverá ser concluída em meados de 2015.  
        Já segunda etapa, que consiste na compra e implantação dos bondinhos, deverá custar entre R$ 6 a 7 milhões. O Complexo Turístico Religioso de Santa Rita de Cássia mudou o perfil do desenvolvimento econômico de Santa Cruz, município que tem cerca de 40 mil habitantes, e que, movido pela força da indústria do turismo, já conta com uma oferta hoteleira de aproximadamente 600 leitos, que em geral têm 100% de ocupação nos finais de semana, por conta do turismo religioso.



Taxistas e motoristas de ônibus protestam em Natal


Da Tribuna do Norte - Os taxistas e motoristas de ônibus de Natal fazem manifestação, na manhã desta sexta-feira (22), cobrando mais segurança aos profissionais que atuam na cidade. O corpo do taxista João Batista de Souza, assassinado ontem (21), foi sepultado hoje no cemitério do Bom Pastor e, em seguida, os motoristas de ônibus e táxis seguiram em direção ao Centro Administrativo, onde tentarão uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini e com o secretário de Segurança Eliézer Girão.

Com a manifestação, que é encabeçada pelos taxistas, o trânsito seguiu lento pela avenida 9 em direção ao Centro Administrativo.  Com a manifestação, as todas as faixas das duas marginais da BR-101, nos sentidos Centro e Zona Sul, estão bloqueadas por ônibus, assim como o novo viaduto do complexo Dom Nivaldo Monte. Além das vias, o trecho principal da BR-101, no sentido zona Sul, está com duas faixas bloqueadas, mas os veículos de passeio ainda trafegam pela área. A Polícia Rodoviária Federal está no local, mas orienta os motoristas a buscarem vias alternativas.

O diretor financeiro do Sindicato dos Taxistas do Rio Grande do Norte, Aldenir Calixto, afirma que os profissionais querem medidas imediatas contra a criminalidade no Estado. "Nós não queremos que a morte de um colega se repita, não queremos enterrar um companheiro por falta de segurança. Querem reunião com secretário de segurança, que nunca nos recebe", afirma.

Não há a confirmação se o Governo agendou o encontro com os profissionais.