quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mensagem Anual da Prefeita Fernanda Costa abre os trabalhos do Legislativo Municipal


Na abertura oficial dos trabalhos da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeita Fernanda Costa fez, na noite desta terça-feira (18), a leitura da Mensagem Anual do Executivo. Com o interior da sede do Poder Legislativo lotado e também com um numeroso público na parte externa, a chefe do executivo municipal prestou contas das ações que foram desenvolvidas em 2013, primeiro ano de seu mandato.

Fernanda Costa também apresentou seus projetos para 2014 citando várias emendas que foram alocadas por parlamentares parceiros, como o Senador José Agripino, o Presidente da Câmara Federal dos Deputados Henrique Eduardo Alves e o Deputado Estadual Tomba Farias. “Neste ano de 2014, pretendemos continuar com nossas ações e serviços, acompanhar a execução dos projetos implantados no ano que se passou e ao mesmo tempo, ampliar esta atuação a partir das metas aqui  programadas e apresentadas, que nortearam nossas ações, para que no final deste ano administrativo possamos colher os resultados empreendidos na melhoria da qualidade de vida do santa-cruzense, com as bênçãos de Santa Rita”, afirmou Fernanda Costa.

Entre as autoridades presentes à sessão, o Deputado Estadual Tomba Farias, secretários e colaboradores da administração pública municipal, populares, além de oito dos nove vereadores que compõe o Poder Legislativo municipal que é presidido pelo Vereador Samuel Palhares.













Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fiscalização por radares só será retomada no segundo semestre


A instalação de radares e equipamentos de monitoramento e redução de velocidade na Via Costeira deverá ser reposta somente no segundo semestre desse ano. A previsão é do Departamento Nacional de Trânsito do Estado (Detran/RN) que abriu processo de licitação para que empresas adquiram novos equipamentos que deverão ser instalados em 40 pontos de rodovias estaduais, inclusive na Via Costeira e Rota do Sol.

“Estamos com um segundo  processo de licitação em aberto, uma vez que a abertura feita no ano passado deu deserta e essa é a única forma de trabalhar”, afirmou o chefe de gabinete do Detran/RN Manuel Ferreira, em referência a impossibilidade de  realização do contrato emergencial exclusivo.

Ao longo da via, placas que sinalizam o limite de velocidade em 70 quilômetros por hora são solenemente ignoradas por  condutores apressados. Sobre a via, a sinalização indicando a presença de radares permanece corroída pelo tempo, embora os equipamentos tenham sido desinstalados.

A previsão é que a licitação seja concluída em junho deste ano e a empresa vencedora tenha até 30 dias para instalar e começar a operar. A sinalização eletrônica está  desativada após o encerramento do contrato com a empresa fornecedora, em março de 2012. 

Até lá, Manuel Ferreira afirma que equipamentos como cones para retenção de faixas nos locais onde existia o sistema eletrônico e ainda o uso de câmeras de monitoramento em tempo real, operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar. “A realização regular de blitz e aplicação mais rigorosa da lei seca são medidas mais eficazes do que os equipamentos  para segurança no trânsito”, disse o representante do Detran/RN.  Ao longo dos cerca de 10 quilômetros da Via Costeira, a TRIBUNA DO NORTE não encontrou tais equipamentos.

Excesso de velocidade, acidentes e trânsito lento tem sido rotina na avenida Dinarte Mariz, a Via Costeira, conhecida por ser  rota de fuga para quem deseja desviar dos congestionamentos da cidade. Na manhã de ontem (17), uma colisão entre dois veículos no sentido Ponta Negra - Praia do Meio deixou o trânsito lento nas proximidades do Ocean Palace, retendo o fluxo de veículos até a avenida Engenheiro Roberto Freire. 

Na semana passada, uma colisão entre um Fiat Siena prata e um Nissan Versa preto resultou em capotamento e deixou três pessoas levemente feridas. Nos dois casos, o fator que provocou os acidentes foi excesso de velocidade, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário do Estado.

Prefeitura de Santa Cruz e PRONATEC entregam certificados do Curso de Horticultor Orgânico


Cerca de 30 alunos do curso de Horticultor Orgânico da Prefeitura de Santa Cruz/PRONATEC, desenvolvido pelo SENAR, receberam seus certificados de conclusão do curso em solenidade ocorrida na manhã da última sexta-feira (14), no clube “Juvenal Pé de Copa”.

Na ocasião a Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, realizou a entrega dos diplomas e falou da importância dos cursos oferecidos nessa parceria entre a Prefeitura e o SENAR, que já qualificou centenas de pessoas no município.

Receberam os diplomas alunos das comunidades rurais de São Joaquim e Queimadas, bem como, alunos da zona urbana do município.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Locutor de rádio e dono de sucata são mortos a tiros no interior do RN

O locutor de uma rádio e o proprietário de uma sucata foram assassinados a tiros no início da tarde desta segunda-feira (17) em Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O delegado Sandro Régis, titular da delegacia da cidade, informou que os dois foram atingidos por vários disparos de armas de fogo vindos de um carro que passava na avenida principal da cidade. As vítimas foram identificadas como Carlos Dias, que trabalhava em uma rádio na cidade de Messias Targino, também na região Oeste, e 'Nílson da Sucata', como era conhecido o proprietário da sucata, que fica lá mesmo em Patu.

Para o delegado, os tiros tinham como alvo Nílson da Sucata, que segundo o titular da Delegacia de Polícia Civil de Patu, já respondeu a inquéritos por crimes na região e tinha inimigos na cidade. "O locutor de rádio estava no lugar errado na hora errada. Nílson tinha envolvimento com roubos de carros e até homicídios. Ele tem uma sucata na entrada da cidade e também revendia carros", afirma Sandro Régis.


Ainda segundo o delegado, Carlos Dias negociava a compra de um carro com Nílson no momento em que os suspeitos passaram no local. "Foram vários tiros de diversos calibres. Estou aguardando a perícia do Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia), mas já identificamos disparos de pistolas ponto 40 e 9 milímetros, de uso restrito das Forças Armadas, e de espingarda calibre 12", acrescenta.
Morador da cidade de Lucrécia e funcionário da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Carlos Dias apresentava o programa 'Juventude Agora' na Rádio Juventude de Messias Targino. As duas cidades também ficam na região Oeste do estado.

Prefeitura de Santa Cruz inicia ornamentação da cidade para o Carnaval


Continuam os preparativos para o Carnaval 2014. A Prefeitura de Santa Cruz deu início ao trabalho de fixação da ornamentação carnavalesca da cidade e já realizou duas reuniões para tratar da programação da festa. Todos os detalhes já foram definidos, números de blocos, sequencia do desfile de abertura, segurança, infraestrutura e etc.

O Carnaval de Santa Cruz terá uma prévia na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, para os alunos da Rede Pública de Ensino e alunos dos programas sociais. Durante o “Reinado de Momo”, a programação preparada pela Prefeitura para o período de Carnaval acontecerá em dois dias, no sábado (01), e na terça-feira (04).

O Carnaval de Santa Cruz é organizado pela Prefeitura através da comissão intersetorial que reúne profissionais de várias secretarias.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Governadora do RN é vaiada durante leitura anual: 'Desistir? Jamais!'


"Desistir? Jamais!". A expressão foi usada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nesta segunda-feira (17) diante de vaias de servidores estaduais durante a leitura da mensagem anual de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Mesmo sendo hostilizada, a chefe do Executivo Estadual abordou assuntos como Copa do Mundo, seca, saúde, educação e saneamento, além de apresentar um vídeo de 12 minutos mostrando ações de governo.

Na mensagem, a governadora lembra que encontrou "descrença", "desorganização financeira" e uma dívida de R$ 800 milhões. "Isso ainda tem reflexos na administração (...) Tivemos de fazer um imenso ajuste das finanças estaduais, o que resultou em muitas incompreensões", disse Rosalba Ciarlini.

Sobre saúde, a governadora destacou o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do estado, localizada em Natal. Citando abertura de leitos e reformas de unidades hospitalares, Rosalba afirma que a situação do hospital melhorou.

"Gostaria de lembrar, que há exatos seis meses o corredor de politrauma do Walfredo Gurgel se encontra regularizado. Acabou-se a situação vexatória dos corredores entupidos no maior pronto-socorro do estado", discursou a chefe do Executivo Estadual.

Em relação à seca, a governadora falou sobre a barragem de Oiticica, construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu, a qual chamou de "oásis de esperança e desenvolvimento em meio aos rochedos do nosso querido Seridó".

O presidente da Assembleia, Ricardo Motta, garantiu a continuidade dos projetos e ações do Legislativo, apesar da realização da Copa do Mundo e das eleições estaduais. “A nossa perspectiva é de uma atuação legislativa sem alteração dos trabalhos em plenário, das votações e debates, mesmo com Natal sendo sede de um evento mundial”, afirmou.

Mulher toma 'shake' por 8 meses e perde movimento das pernas, no ES


O objetivo da auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, de 20 anos, era perder 10 kg e ficar pronta para o carnaval. Mas, agora, ela passa o dia sentada no sofá. Após substituir as refeições por um 'shake' e um chá durante oito meses, sem acompanhamento médico, ela perdeu temporariamente os movimentos das pernas. O motivo, segundo especialista, foi uma beriberi hipovitaminose causada pela falta da vitamina B1 no organismo, que, neste caso, provocou a paralisação de estímulos às pernas. Durante o período, ela perdeu mais do que esperava. No início, pesava 79 kg e perdeu 13 kg, pagando um preço alto.
Karine parou de comer e fez uma alimentação a base de líquidos. Atualmente, ela se arrasta pela casa e só consegue se movimentar com a ajuda da mãe. “No café da manhã, comia um pão light com leite. No almoço e na janta, tomava shake e chá. Não sentia fome por causa dos remédios que inibiam o apetite. Vi que estava dando resultado e continuei durante oito meses. Minha mãe e minhas amigas diziam que eu era louca, mas não ligava. Fiz tudo sem orientação médica.”, disse a jovem.
A mãe de Karine tentou alertar, mas a jovem não ouviu. O final dessa história foi um susto pra toda família. Ela passou mal no meio da rua e não conseguiu mais andar. “Dava uns puxões de orelha. Percebi que algo estava errado porque a pressão dela oscilava. Sempre incentivava ela a comer, mas não queria. Foi um desespero ter que ir buscá-la no terminal rodoviário e vê-la sem andar. Como mãe, digo que ninguém deve fazer dieta assim. Coisa que se vê em propaganda não está certa, tem que procurar uma orientação médica”, disse a manicure Luciana Ferreira.
Karine foi parar em quatro hospitais e foi atendida por oito médicos diferentes. Depois de informar qual era a dieta e realizar vários exames, os médicos descobriram a doença. O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia explica o que aconteceu com Karine. “Tipos de alimentações a base de shakes causam desnutrição. É impossível ter em um copo de shake a quantidade de vitaminas que o corpo precisa. A pessoa vai emagrecer porque estará desnutrida, mas não terá saúde”, comentou o endocrinologista Albermar Robert Harrigan.
O médico explicou que o organismo dela ficou sem a vitamina B1, presente no arroz, legumes e verduras. Isso afeta o sistema nervoso e, no caso da Karine, as pernas ficaram sem receber estímulos. “Isso aconteceu porque ela fez uma dieta errada. Não há emagrecimento rápido, para ir a um casamento, por exemplo. Precisamos alertar a população a não acreditar em milagres. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios leves ou moderados bastam para o indivíduo ter um emagrecimento saudável”, comentou.
Em dez dias, Karine deve voltar a andar, mas vai precisar de tratamento e  reeducação alimentar. A moça garante que dessa vez aprendeu a lição. “Quero voltar a fazer a dieta com acompanhamento médico. Essas dietas malucas são só uma ilusão. O negócio é ir devagar e sempre. Estou me recuperando e quero servir de exemplo para as pessoas que querem perder peso”, disse a jovem.

Leitura da “Mensagem Anual” pela Prefeita Fernanda Costa acontecerá na terça-feira (18)


A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, fará a leitura da “Mensagem Anual” que abre os trabalhos da câmara na próxima terça-feira (18), na câmara municipal de vereadores.

A chefe do executivo municipal fará uma prestação de contas das ações realizadas no decorrer de 2013 em todas as áreas da administração e apresentará os projetos para 2014.

A sessão especial será aberta ao público e está prevista para iniciar às 19 horas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Suspeito de assassinar lutador de MMA é vítima de atentado em Macaíba


O tenente Iranildo Félix da Silva, principal suspeito pela morte do lutador de MMA Luiz de França, foi vítima de um atentado no início da tarde deste domingo, em uma estrada carroçável na zona rual de Macaíba. A informação foi confirmada pelo oficial de plantão do município.

De acordo com as primeiras informações da polícia, Iranildo estava com uma mulher dentro de um Fiat Uno, quando dois homens chegaram em uma moto e dispararam várias vezes contra eles. 

A mulher, identificada como Izania Maria Bezerra Alves, foi atingida na região da cabeça e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local. Já o tenente foi baleado na região do abdômen, mas estava usando colete a prova de balas e foi socorrido. Ele foi encaminhado para um hospital em Natal e seu estado de saúde é estável.

Esse teria sido o segundo atentado que o tenente sofreu nesta semana. Na quarta-feira (12), ele afirmou que, após sair do exame residuográfico no Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), dois homens em uma moto teriam seguido ele em uma moto. Iranildo conseguiu escapar após fazer uma manobra com o carro.

Ainda na noite da quarta-feira, Iranilton foi levado para um hospital particular de Natal após ingerir uma grande quantidade de comprimidos. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Francisco Araújo, o tenente está afastado há 10 meses do trabalho por causa de uma depressão.

Emergência: muito tempo, pouco efeito


O Governo do Estado vai prorrogar, pela quarta vez consecutiva, o decreto que estabeleceu a situação de emergência nos municípios afetados pela estiagem. Gradativamente, ao longo de quase dois anos, o cenário no interior do Estado piorou. Concomitantemente, as ações governamentais não produziram os efeitos esperados. Inicialmente, 139 municípios estavam em situação crítica. Agora, são pelo menos 161 cidades potiguares em estado de alerta. O decreto de emergência, segundo o Estado, é essencial para assegurar pelo menos uma ação emergencial: a Operação carro-pipa. 

O decreto que trata sobre o assunto recebeu o número 22.637 e foi publicado, pela primeira vez na atual administração estadual, no dia 11 de abril de 2012, no Diário Oficial do Estado (DOE). À época, o Governo justificou a publicação do documento considerando, entre outros indicativos, o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e o relatório da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) que já apontava a redução do volume d’água de alguns reservatórios.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mega-Sena acumula pela oitava vez, e prêmio pode chegar a R$ 105 milhões

Ainda não foi dessa vez.
A Mega-Sena acumula pela oitava vez consecutiva. Estimativas apontam para um próximo prêmio devendo chegar a quantia milionária de R$ 105 milhões.
As dezenas sorteadas e não acertadas por nenhum apostador neste sábado do concurso 1574 da Mega-Sena foram: 06, 27, 28, 33, 46 e 48. O sorteio foi realizado no Crato (CE).
De acordo com informações fornecidas pela Caixa Econômica Federal, 459 apostadores acertaram a quina e cada um levará a bolada de R$14.318.

Prefeitura de Santa Cruz define com representantes de blocos últimos detalhes do Carnaval 2014


A Prefeitura de Santa Cruz realizou na noite da última quinta-feira (13) mais um encontro para tratar do Carnaval 2014. A reunião contou com a presença do capitão da Polícia Militar, Wober Moura, que apontou as necessidades da PM para garantir a segurança durante a folia em Santa Cruz.

A reunião também contou com a presença de representantes do Grupamento de Trânsito da PM que mostraram como pretendem atuar no apoio aos blocos e assegurar a fluidez do trânsito, bem como o trabalho de controle de possíveis excessos no volume de paredões de som.

Com a presença dos representantes de blocos  foi realizado o sorteio do desfile de abertura. A sequência ficou assim: Meu e Teu, Os Duros, Pega Ninguém e Pega Tudo, Os Largados, As Quengas, Os Cavernistas, Hantaros, Os Viciados na Cachaça, Diversidade e Escola de Samba Unidos da Ponte.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Fátima Bezerra confirma candidatura ao Senado e exclui PSDB e DEM da coligação

A deputada federal Fátima Bezerra, do PT, excluiu o DEM e o PSDB numa aliança política que o seu partido, o PT está construindo com vistas as eleições deste ano. A declaração da petista foi dada momentos após participar de uma entrevista coletiva ao lado dos deputados federais, Vicentinho e Francisco das Chagas, ambos norte-rio-grandenses e do PT de São Paulo, que se encontram no Rio Grande do Norte participando das comemorações de aniversário dos 34 anos do Partido dos Trabalhadores. “O PT vai dialogar com todos os partidos, menos o DEM e o PSDB”, disse a deputada, reiterando que existe uma resolução nacional reivindicando a vaga do Senado no Rio Grande do Norte para o Partido dos Trabalhadores. “Além disso”, ressaltou a petista, “estamos conectados com o projeto de reeleição da presidenta Dilma, temos o aval da Executiva Nacional e incentivo do ex-presidente Lula”, completou.
Ainda dentro da perspectiva de consolidação da sua candidatura à senadora, Fátima Bezerra disse que é cada vez mais crescente no Rio Grande do Norte o movimento de incentivo e manifestações de apoio à ideia de que seu nome seja disponibilizado para o Senado. “As pesquisas mostram que a nossa candidatura ao Senado é viável”, disse ela, acrescentando que tem um mandato pró-ativo, propositivo, parceiro do desenvolvimento dos municípios e uma referência na luta em defesa da educação. “O meu desejo de chegar ao Senado é para fazer mais ainda pelo Estado e pelo País”, ressaltou Fátima Bezerra, lembrando que o PT está empenhado em construir e consolidar esse projeto.
ANIVERSÁRIO DE WILMA
Provável adversária da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, na disputa para o Senado, a deputada Fátima Bezerra confirma que participará do almoço que será oferecido a ex-governadora na próxima segunda-feira ao meio dia no Versailles de Cidade Jardim. Na oportunidade estarão presentes também, lideranças de outros partidos, aliados e correligionários de Wilma de Faria.

Prefeitura de Santa Cruz e Governo do Estado firmam acordo e transporte escolar será efetivado a partir de terça (18)

A Prefeitura de Santa Cruz chegou a um acordo com o Governo do Estado a respeito do transporte escolar para os alunos da Zona Rural. O serviço ainda não tinha sido efetivado este ano em virtude da insuficiência dos recursos de competência do Governo do Estado. À Prefeitura cabe apenas uma contrapartida.

Reuniões foram realizadas e as partes chegaram a um entendimento que possibilitará que os alunos voltem a ser transportados, tanto os que são matriculados em escolas municipais quantos os das estaduais.

Na próxima segunda-feira (17) uma reunião definirá os detalhes do funcionamento do serviço e na terça-feira (18) os alunos já começarão a ser transportados de suas comunidades rurais para as suas respectivas instituições de ensino.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Prefeitura de Santa Cruz intensifica ações de construção e restauração de açudes e barreiros na Zona Rural


A prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura, está intensificando as ações de restauração e construção de açudes e pequenos barreiros em várias comunidades rurais do município.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Maurício Anísio, são três maquinas da Prefeitura de Santa Cruz trabalhando nesse apoio ao homem do campo: uma pá mecânica, caçamba e mais uma retroescavadeira que já passaram por comunidades como Santo Alberto, Baixa Verde, Bom Jesus, Riacho Salgado, Passagem do Meio e Furnas.

Com a intensificação do trabalho não vai demorar para que a  Prefeitura chegue em todas as partes da Zona Rural do município com as ações que objetivam diminuir, sobretudo, os efeitos de longos períodos de estiagem.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Maurílio afirma existir policiais no crime e cobra mais seriedade no exercício da profissão

O “Xerife”. Durante anos, foi assim que ficou conhecida uma das figuras mais marcantes do cenário policial potiguar. O eterno delegado Maurílio Pinto de Medeiros, 73, está aposentado há cerca de dois anos, após se dedicar quase cinco décadas de vida à Polícia Civil potiguar. Desse tempo, durante 21 temporadas, ocupou os mais altos postos da instituição, inclusive os de subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública.
Mas, apesar de ter se afastado do trabalho e das sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido há cerca de 15 anos, o que lhe tirou parte dos movimentos do lado esquerdo do corpo, ainda aparenta a mesma seriedade dos tempos em que intimidava os bandidos do Estado apenas ao fazê-los ouvir seu nome.
Em sua casa, no escritório que acabou sendo transformado em seu novo gabinete, o “Xerife” recebeu a reportagem d’O Jornal de Hoje para uma longa conversa. Reconheceu a influência do tráfico de drogas no grande número de assassinatos no Estado; lamentou existir policiais envolvidos com a marginalidade; e reconheceu ter realizado escutas consideradas “ilegais” pelo Ministério Público. “Só fiz ajudar a população e a Justiça na solução de diversos crimes”, completa.
“Eu sou uma pessoa que me dediquei de corpo e alma à Polícia, deixando inclusive minha família em segundo plano. Eu costumo dizer que casei duas vezes, uma com minha mulher e outra vez com a Polícia, e os dois em 1964. Mas a minha vida foi a Polícia”, disse Maurílio Pinto. Leia, abaixo, um pouco mais sobre essa relação que dura até hoje.

Fernando Bezerra ainda não desistiu de ser candidato a governador pelo PMDB

O empresário Fernando Bezerra (PMDB) ainda não desistiu de ser candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições deste ano. O próprio confirmou na manhã deste sábado, em breve contato com O Jornal de Hoje. Instado a falar sobre as consultas que o PMDB vem realizando as bases da legenda, que apontam preferência interna pela candidatura de Henrique Eduardo Alves a governador, Bezerra disse que “se não disse não, também não disse sim” à candidatura.
“Não vou responder. Não estou participando de nada. Especulações eu não posso evitar que se faça, de todas as maneiras. Não estou efetivamente participando de nada. Se eu não disse ‘não’, também não disse ‘sim’. Estou dizendo a mesma coisa que disse a você há semanas atrás”, disse o ex-ministro e ex-senador da República.
Fernando foi posto pelos líderes do PMDB como provável candidato a governador. Uma chapa encabeçada por ele chegou a ser difundida. Numa entrevista à Rádio Cidade (94 FM), no início deste mês, ele admitiu que o PMDB trabalha para consolidar uma aliança com o PSB, da ex-governadora Wilma de Faria, que deverá ser candidata ao Senado.
Consultas realizadas pelo PMDB junto a prefeitos e políticos do partido, no entanto, apontam que a legenda deseja a candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Bezerra não tem participado desses encontros, o que tem contribuído para dificultar a aceitação do seu nome pelo próprio PMDB. “Estou envolvido nos meus negócios. Não tenho conversado com Henrique nem com ninguém”, disse Bezerra.

Agnelo Alves sobre ser vice de Robinson Faria: “Sigo orientação do meu partido, o PDT”

O deputado estadual Agnelo Alves, uma das maiores expressões políticas do PDT no Rio Grande do Norte, afirmou, nesta manhã, que seguirá a orientação do seu partido, caso venha a ser indicado para compor como candidato a vice-governador do Estado. O nome do irmão do ex-ministro Aluizio Alves foi sugerido como candidato a vice-governador na chapa que teria o presidente estadual do PSD, Robinson Faria, como candidato a governador, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), ao Senado.
“Sigo orientação do meu partido”, disse Agnelo, ao ser instado a se pronunciar a respeito da sugestão feita esta semana pelo deputado estadual José Dias (PSD), um dos principais formuladores do PSD no Rio Grande do Norte. Declarando com modéstia, o pai do prefeito Carlos Eduardo Alves afirmou que a chapa teria “um naipe muito grande de bons candidatos” – sem citar nomes – e que o nome dele para integrar a aliança como vice “talvez seja o menos expressivo”, declarou.
“Acho que Robinson tem um naipe muito grande de bons candidatos. Meu nome talvez seja o menos expressivo. Além do mais, eu sou filiado ao PDT e sigo a orientação do meu partido”, disse Agnelo, que também é tio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB).
O PDT teria sinalizado por seu presidente estadual, Carlos Eduardo, que apoiaria a chapa liderada pelo PMDB, que anuncia que terá candidato próprio a governador do Estado. O partido, hoje o mais forte em termos políticos e em número de detentores de mandato no RN – são mais de 50 prefeitos, três centenas de vereadores, cinco deputados estaduais, além de um deputado federal e dois senadores -, porém, ainda não definiu o candidato. Os líderes da agremiação defendem o nome de Fernando Bezerra (PMDB), mas este ainda não confirmou se aceitará ser candidato. Haveria a possibilidade de a sigla lançar ainda, no caso de Bezerra não aceitar, a candidatura de Henrique ao governo.
O apoio de Carlos Eduardo à chapa do PMDB se deveria à possível candidatura de Fernando Bezerra. O empresário se candidataria com o compromisso de, vencendo as eleições, governar por apenas um mandato, apoiando Carlos Eduardo como substituto a partir de 2018. Carlos Eduardo já teria confirmado a Bezerra seu apoio nas eleições deste ano.
Nessa semana, porém, o vice-governador Robinson Faria, que tenta articular uma chapa com o PT no estado, disse que o apoio do PDT à chapa seria “uma questão de coerência” do PDT e do prefeito Carlos Eduardo. O presidente do PSD argumentou que, na campanha passada, Carlos contou com os apoios decisivos do PT e do PSD à sua eleição à Prefeitura de Natal.
Robinson comentou ainda declaração do deputado José Dias, que sugeriu o nome de Agnelo como vice na chapa do pessedista. O pré-candidato do PSD a governador chancelou a sugestão do companheiro de legenda, e afirmou: “Agnelo como companheiro de chapa coroaria essa aliança de três partidos da base de Dilma”.

Henrique diz que PMDB está indefinido sobre candidaturas majoritárias em 2014

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves, dirigente do PMDB no Rio Grande do Norte, mandou um recado para o mundo político potiguar. Nesta quinta-feira, através de sua conta na mídia social Twitter, com 21,6 mil seguidores, ele afirmou que o PMDB ainda está indefinido em relação tanto a candidaturas quanto a alianças políticas. “Com tanta especulação envolvendo o PMDB do Rio Grande do Norte, quanto à eleição de 2014, esclareço que o partido, como todos, está sem definição de coligação e candidatos. Hora de ouvir”, declarou o peemedebista.
A declaração da liderança do PMDB no Rio Grande do Norte gerou perplexidade no mundo político potiguar. Informações dão conta da existência de um acordo já fechado pelo PMDB com o PSB da ex-governadora Wilma de Faria, que teria aceitado ser candidata ao Senado numa chapa onde o PMDB apresentaria um candidato a governador, este podendo ser o próprio Henrique ou ainda o empresário e ex-senador Fernando Bezerra. Tal articulação exclui o PT, que pretende eleger a deputada federal Fátima Bezerra como sua primeira senadora pelo estado. Entretanto, numa outra postagem, Henrique “esclareceu” que o “PMDB continua conversando com suas lideranças e militância. Também com os partidos, PT, PSB, PR, PROS, todos. Chapa majoritária será construção de todos”, afirmou.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cura de câncer em criança chega a mais de 70% se descoberto cedo

Junior tinha oito anos quando conheceu o câncer. O que parecia um carocinho no pescoço, era um linfoma de Hodkins – tumor no sistema linfático. Após sessões de quimio e radioterapia, foi avisado de que estava livre da doença. Mas não estava. Tempo depois, o tumor voltou. Desta vez, fez um transplante com sua própria medula. Também não resolveu. Na terceira reincidiva, recebeu medula de um desconhecido. E deu certo. Quatro anos após o primeiro diagnóstico, ficou curado. Isso já faz dois anos.
A história de Junior é de vitória, mas não é uma exceção. Ela mostra como, apesar de o diagnóstico assustar, o câncer infantil tem chance alta de ser curado: gira em torno dos 70% quando diagnosticado precocemente. Para efeitos de comparação, quando a doença acomete adultos que vivem em países desenvolvidos, a chance de cura é de 50%.

Deputado Federal Felipe Maia destaca geração de energia renovável no RN

O Rio Grande do Norte supera média brasileira e bate recorde de geração de energia eólica. O fato foi comemorado pelo deputado Felipe Maia (DEM), em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (13). De acordo com o parlamentar, a estatal Chesf atrasou a entrega das linhas de transmissão, impedindo a energia gerada de chegar à casa dos consumidores. Entretanto, há a expectativa de que a Linha Extremoz- João Câmara seja estabelecida no final deste mês. Com isso, o RN atingirá a liderança em energia eólica gerada no Brasil, com mais de 1.100 MW de potência instalada.
“Diariamente vemos a situação preocupante dos reservatórios de água que estão diminuindo em virtude da seca. E o RN, mesmo em meio à crise de energia que atinge o país, aproveita seu potencial eólico e investe em energia limpa e sustentável”, disse o parlamentar.
O RN já conta com 14 parques eólicos com 273 geradores em operação. Com isso, são produzidos mais de 400 MW de energia. Com a ativação dos 27 novos parques serão 41 usinas eólicas gerando mais de 1.163,39 MW por meio de 700 turbinas eólicas. Valor que supera a produção de energia de vários países e a média brasileira. “O Brasil caminha no limite em termos de disponibilidade energética. E a energia renovável é uma alternativa ambiental e econômica viável. Por isso defendo o investimento no setor”, concluiu.

Pedra Preta registra novo tremor de terra

A cidade de Pedra Preta, na região do Mato Grande do Estado, sofreu com mais um tremor de terra na quinta-feira (13).  Segundo o Laboratório Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), “não há indício de que a atividade esteja num processo de entrar em calmaria”.
O laboratório registrou a magnitude 1.8 no tremor de ontem (13). Com um intervalo de menos de 15 dias do último evento acima do limite de percepção, já foi registrado um novo evento, prenunciando novos tremores.
No final do ano passado, o município potiguar enfrentou fortes abalos de terra, chegando a ser decretado estado de emergência. Algumas residências foram danificadas e os moradores chegaram a dormir na rua com medo de abalos sísmicos.

Juiz mantém Gilson Moura no cargo

Apesar do Ministério Público Federal ter pedido a indisponibilidade dos bens e afastamento do cargo do deputado estadual Gilson Moura (PROS) em razão das investigações da Operação Pecado Capital, o juiz federal Ivan Lira de Carvalho não autorizou.Faltaram provas para justificar o esvaziamento patrimonial do réu:
- “A petição inicial não descreve circunstância excepcional indicativa de que o demandado está praticando ou prestes a praticar atos de esvaziamento patrimonial, razão pela qual entendo que o pleito da indisponibilidade de bens não merece ser acolhido.
O deputado também poderá aguardar o julgamento final no exercício de suas funções:
-” Não enxergo prejuízo à obtenção de elementos que possamcomprovar os argumentos da inicial, não obstante o réu ocupar função pública de relevância”.



Via: Laurita Arruda

Horário de verão termina no próximo domingo

Termina na madrugada do próximo domingo (16) o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.

O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.

No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.


Agência Brasil

Candidatos pagavam até R$ 2,5 mil pela Habilitação

A tentativa fraudulenta de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação  (CNH) que resultou na prisão de cinco paraibanos dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), na tarde da quarta-feira (12), pode ser a ponta de uma organização criminosa com atuação a partir da Paraíba, admite o delegado de Defraudações em Natal, Júlio Costa. 

O Delegado de Defraudações afirmou ter informações de que no telefone celular do agenciador da venda de CNHs fraudulentas  Dequivan Freire da Costa estão agendados pelo menos 300  números de processos do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) abertos naquele vizinho estado. “Os candidatos pagavam até R$ 2,5 mil pela carteira”, afirmou o delegado Júlio Costa.

Comércio do RN é o que mais cresce


Embalado por investimentos públicos e incentivos federais, o comércio do Rio Grande do Norte alcançou o maior crescimento do Nordeste, no volume de vendas, com um avanço de 8,8%, em 2013.

O percentual, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, foi apontado em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem. Sem veículos e materiais de construção, a alta chega a 9,3% e também é a maior entre os estados nordestinos.

Os números do ano passado mostram aceleração do setor, em comparação a 2012, quando o comércio ampliado cresceu 7,6% e o restrito – sem veículos e materiais de construção – avançou 7,0%, no estado. Nacionalmente, o movimento foi inverso: as vendas perderam fôlego e a responsabilidade é atribuída principalmente à inflação.

No caso do Rio Grande do Norte, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) analisou que o desempenho positivo reflete o maior volume de investimentos públicos – que fez circular mais dinheiro na economia, aumentando o consumo – e incentivos federais,  como redução de imposto em alguns produtos e o programa Minha Casa Melhor, que aqueceu, principalmente, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos.

“Registrar uma alta de 8,8% (no varejo ampliado) é extremamente positivo. É um percentual que representa praticamente três vezes o crescimento do PIB brasileiro e também é mais de duas vezes maior que a alta nas vendas do país (que ficou em 3,9%). Isto em um ano em que tivemos uma crise sem precedente no nosso turismo”, disse o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, em nota à imprensa. 

EmpregosAlém das vendas em alta, ele  ressaltou que o comércio foi destaque na geração de empregos, no Estado. “O segmento foi o grande responsável pela abertura de novas vagas de trabalho e, sem dúvida, assumiu a condição de locomotiva do desenvolvimento potiguar”, disse, referindo-se ao fato de, das 10.384 vagas de emprego com carteira assinada abertas no ano passado no estado, 9.966 (cerca de 96%) terem sido geradas pelo setor de Comércio e Serviços.

Com relação às vendas de dezembro, mês tradicionalmente aquecido para o setor, a pesquisa aponta avanço de 6,1% para o varejo restrito – percentual idêntico ao alcançado em 2012 – e um aumento de 5,9% no ampliado, abaixo do ano anterior, quando ficou em 7,5%.


Eleição de Mossoró será definida na próxima terça


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte programou para a próxima semana a resolução que trará a data da nova eleição de Mossoró. Inicialmente, a resolução seria aprovada ontem. Mas o presidente do TRE, desembargador Amílcar Maia, preferiu esperar pela publicação do acórdão de uma nova decisão que cassou a afastada prefeita Cláudia Regina (DEM). Com isso, a definição de data do pleito deverá ocorrer na sessão da próxima terça-feira.

Nessa quinta-feira, a Corte condenou pela oitava vez a prefeita de Mossoró à cassação e afastamento do mandato. O processo envolveu novas acusações de acusação de abuso de poder econômico. A denúncia realçou a participação do empresário Edvaldo Fagundes nas doações para a campanha. Os juízes do TRE, a unanimidade, votaram pela condenação da prefeita afastada.

Divergência 

A marcação da nova eleição de Mossoró já prenuncia para um embate jurídico. O entendimento da Presidência do TRE é que com o julgamento deste último recurso, o último que estava suspenso, o novo pleito já pode ser marcado. Já os advogados da prefeita de Mossoró sinalizam que poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral por entenderem que uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello suspende a nova eleição até que todos os processos contra a gestora mossoroense transitem em julgado.


Na última terça-feira, Claudia Regina já havia sido cassada por abuso de poder político. Além disso, também na sessão da terça, o TRE desaprovou as contas de campanha da gestora. Os magistrados da Corte acolheram o recurso do Ministério Público Eleitoral. Prevaleceu na Corte o entendimento da incompatibilidade dos valores de aluguel de veículos do tipo Hilux. O juiz Verlano Medeiros apontou que na prestação de contas foi mostrado que carros desse tipo foram alugados por R$ 33,00, o que é “fora do valor de mercado”.

A desaprovação das contas não traz reflexo imediato para prefeita, que já está cassada e afastada do cargo por seis decisões do TRE. A decisão de ontem trouxe prejuízo para as próximas eleições, já que Claudia Regina não terá como apresentar a quitação eleitoral.

BRASÍLIA
Para tentarem reverter as cassações da prefeita Cláudia Regina, os advogados de defesa entraram com uma ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral. A primeira ação, que englobou três processos apreciados pelo TRE, já foi julgado monocraticamente pela ministra Laurita Vaz, que optou por negar o pedido da defesa. Agora os advogados entrarão com um agravo regimental para situação ser apreciada pelo pleno do TSE. Outra ação cautelar, incluindo três outros processos julgados pelo TRE, será impetrada no Tribunal, em Brasília.

NÚMEROS
R$ 33,00 foi o valor do aluguel de um veículo tipo Hilux, avaliado no processo como fora do valor de mercado 
8 ações foram julgadas contra a prefeita afastada no Tribunal Regional Eleitoral 

Justiça determina prazo para Estado garantir abastecimento em Pau dos Ferros

A Justiça determinou um prazo de 60 dias para que o Governo do Estado garanta a continuidade de abastecimento doméstico de água potável. A determinação é da 1ª Vara Cível, em deferimento a tutela antecipada de ação civil pública movida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca contra o Estado. Segundo o Ministério Público, a governadora Rosalba Ciarlini já foi intimada e o prazo começou a ser contado no dia 3 de fevereiro.

De acordo com a determinação, o serviço deve respeitar os critérios de potabilidade estipulados pelo Ministério da Saúde, tanto na entrega da água, quanto no tempo estimado para consumo. Para isso, está previsto que o estado utilize adutora expressa ou engate rápido, perfuração de poços ou outra solução adequada.


“Esperamos que o Estado compreenda a gravidade e a urgência do problema e reconheça a importância de cumprir a decisão judicial no prazo. A expectativa dos cidadãos de Pau dos Ferros é grande quanto a essa possibilidade”, observou o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros, o Promotor de Justiça, Mac Lennon Lira dos Santos Leite. O MP afirma que o objetivo da determinação é garantir o serviço e eliminar os problemas de mau cheiro e cor escura da água.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Pau dos Ferros é uma das oito cidades potiguares com a iminência de entrar em colapso de abastecimento até abril. No município, a má qualidade da água é motivo de reclamação de moradores.