terça-feira, 18 de março de 2014

Servidores da saúde do RN iniciam greve nesta quarta, com ato público‏

Na manhã desta quarta-feira (19), os servidores estaduais da saúde iniciam a greve com um ato público a partir das 9h, com concentração no Hospital Walfredo Gurgel. Reunindo caravanas do interior e servidores dos hospitais de Natal, a manifestação deixará o Walfredo até a Governadoria, com uma parada em frente ao Midway.
A greve é uma resposta dos servidores diante da quebra do acordo da greve de 2013 e da piora das condições de trabalho e aumento da sobrecarga nos hospitais. “Há quatro meses estamos esperando o envio do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, com a tabela do nosso plano de cargos, sem respostas”, afirma Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN. O Projeto de Lei que corrige as distorções na tabela do Plano de Cargos está no gabinete da governadora Rosalba, para ser enviado aos deputados estaduais.
Além da aprovação do projeto e de sua implantação nos prazos acordados, a campanha salarial exige a redução da sobrecarga de trabalho e do déficit de profissionais, que chega a dois mil servidores nos hospitais do estado. O principal hospital, o Walfredo Gurgel, necessita de 256 técnicos de enfermagem, para completar o quadro.
A pauta de 2014 exige ainda o não fechamento dos hospitais do interior, reajuste salarial de 12%, implantação da tabela de qualificação, garantia dos direitos dos municipalizados, entre outras reivindicações.
A partir desta quarta, serão mantidos apenas o percentual mínimo nos serviços, respeitando a legislação de greve. Na quinta-feira (20), os servidores irão até a Assembleia Legislativa, para cobrar o envio e a aprovação urgente do Projeto de Lei. No mesmo dia, às 15h30, haverá uma audiência com o secretário de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, onde serão discutidos os pontos de pauta que dizem respeito apenas à Sesap.
Confira a pauta completa de reivindicação da categoria
Reivindicações econômicas 
Implantação da tabela salarial corrigida: cumprimento do acordo e prazos assumidos em 2013
Reajuste salarial de 12%, rumo à isonomia com servidores do SUS;
Isonomia salarial para todos os servidores estaduais ativos, aposentados e municipalizados;
Implantação da mudança de nível de 2012 e 2013;
Reunificação da tabela salarial a partir da Jornada Especial;
Implantação da Tabela de Qualificação, para todos os servidores;
Garantia da GAE e da JE para servidores de hospitais municipalizados;
Retorno da Vantagem Pessoal;
Demais propostas elaboradas na Comissão de Revisão do PCCR em 2013 (Ampliação da tabela para 20 níveis, data-base em abril, extensão da Gratificação por Localização Geográfica, progressão em licença-médica)
Revisão da gratificação de Produtividade
Pagamento das dívidas do Ipern
Processo de trabalho
Revisão da Portaria 321 (dobra plantões);
Limitação de paciente por profissionais; Convocação dos concursados para reduzir o déficit.
Em defesa de um ponto eletrônico que não penalize os servidores, com isonomia e impressão de freqüência;
Reivindicações específicas dos técnicos de Raio X;
Projeto de lei para garantir o Adicional de Insalubridade,
Projeto de Lei que regulamente o combate e a responsabilização do Assédio Moral.
Pela garantia do direito a licença-prêmio.
Funcionamento e Gestão da saúde
Contra a municipalização dos Hospitais de Canguaretama, São José do Mipibu, Macaíba, João Câmara, Angicos, Caraúbas, São Paulo do Potengi e Acari;
Contra o fechamento de serviços e a desospitalização (alta antecipada)
Não à privatização. Contra a Parceria Público-Privada (PPP) para o Hospital de Trauma de Natal
Contra o aumento da terceirização e dos gastos com cooperativas;
Garantia de abastecimento de insumos e medicamentos nos serviços de saúde;
Eleição para diretores de unidades de saúde.

Caminhoneiro socorre vítima de capotamento e a pede em casamento

Um grave acidente de trânsito ocorrido há quatro meses foi o ponto de partida para uma inacreditável história de amor. Após capotar o carro, Magna Sousa Carrijo, de 48 anos, foi socorrida pelo caminhoneiro Nilton Natalino Neves, de 47 anos, e pedida em casamento ainda no hospital.
Magna dirigia pela BR-364, em Mato Grosso, quando perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira. O carro ficou destruído, com as portas travadas e a motorista consciente no interior. O caminhoneiro, que mora em Ribeirão Preto (SP) e viaja com frequência, passava pela região quando viu o acidente e parou seu veículo para socorrer a vítima.
Neves conta que o acidente foi assustador, pois o carro atravessou a pista e bateu em uma árvore antes de capotar. Ele afirma que se apaixonou quando olhou a Magna através do para-brisa. Ficou o tempo todo segurando a sua mão, para reconfortá-la, e a acompanhou até o hospital, a 80 quilômetros de distância, onde a pediu em casamento.
Magna conta que no início achou tudo muito estranho, mas começou a achar que poderia ser sério depois que ele ligou para saber como ela estava e os dois marcaram de se encontrar. Magna se recuperou e o casal está junto. Oficializaram o noivado e estão escolhendo a melhor data para o casamento.

Com apoio da Prefeitura de Santa Cruz, igrejas evangélicas locais realizam “1º Templo em Forma”


Ocorreu em Santa Cruz na tarde/noite do último sábado (15) a primeira edição do “Templo em Forma”, realizado pelas igrejas: Ministério Internacional Visão de Deus, AD Paz, Presbiteriana, do Nazareno, Refúgio da Graça e Aviva Mundo. O evento aconteceu na Praça Coronel Ezequiel Mergelino.

O Templo em Forma é uma ação social que contou com atividades lúdicas para crianças, tenda de beleza, bem como, com atividades físicas e esportivas (treino funcional e oficinas de Muay Thai, Judô e Jiu-Jitsu), além de serviços prestados pela Prefeitura de Santa Cruz, através das secretaria municipais de Saúde e Assistência Social (teste de HIV, de glicemia, aferição da pressão arterial, dicas nutricional e orientações do CRAS e CREAS).  A programação do evento também contou com o show do Grupo Consagração, de Parnamirim-RN, e com a encenação de uma peça teatral da igreja do Nazareno.

Para o Pastor Eduardo Maia, da Visão Mundial, o evento serviu para mostrar que as igrejas evangélicas não estão de braços cruzados para as questões sociais e que o esporte principalmente é um instrumento importantíssimo para solucionar problemas como os gerados pelo uso de drogas. 







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Chapa Henrique pro Governo e Wilma pro Senado vai ganhando força


Hoje no programa repórter 98, da rádio 98FM Natal, apresentado pelos repórteres Robinson Carvalho e Felinto, o entrevistado foi o prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. Na entrevista Carlo Eduardo falou da parceira importante que tem sido a Presidenta da República Dilma Rousseff para os recursos empenhados para diversas obras  na cidade do Natal, como também o deputado Henrique Alves e a deputada Fátima Bezerra. Pressionado a responder quem ele vai apoiar na eleição que se aproxima, tentou se esquivar, mais acabou encurralado e teve que responder, e a resposta foi Henrique e Wilma.

"Desconfiança" Prefeitura de Macau gastou mais com carnaval do que com saúde e educação


Pelas informações levantadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), parece que a prioridade do Município de Macau está bem definida: é o carnaval. Afinal, segundo o levantamento do corpo técnico do órgão, a Prefeitura gastou, já na gestão do atual prefeito Kerginaldo Pinto, do PMDB, mais de R$ 5 milhões com o carnaval de 2013. Com saúde, educação, infraestrutura e obras de combate a seca (mesmo o município estando em estado de calamidade devido à estiagem), se gastou bem menos.
“As licitações e inexigibilidades perfazem um valor total contratado de R$ 5.028.460,00. Tal montante despertou a atenção deste Corpo Técnico por ser muito superior ao valor gasto com outras despesas importantes para o município. Fazendo um comparativo com os dados obtidos a partir do anexo 02 do SIAI a Prefeitura Municipal de Macau liquidou, até o 5º bimestre de 2012, os seguintes valores: atenção básica, R$ 757.226.32; assistência hospitalar e ambulatorial, R$ 400.500,00; educação infantil, R$ 532.074,80; infraestrutura urbana, R$ 1.584.657,66; recursos hídricos, R$ 0″, conforme demonstrou o inspetor de contas externo do TCE, Aleson Amaral de Araújo Silva, responsável pela análise das contas no processo.
Dentre as despesas com o carnaval de Macau em 2013, chama a atenção os R$ 439 mil para locação de palcos, camarotes e banheiros químicos; mais de R$ 1,4 milhão para aluguel de equipamentos de som e iluminação; e quase R$ 3 milhões para a contratação de bandas musicais e atrações artísticas.
Segundo o inspetor, com esses dados, ficou clara a necessidade de uma análise mais apurada da matéria por parte do TCE, verificando se todos os aspectos da legalidade, da legitimidade e da economicidade foram respeitados pela Prefeitura. “Enfatizamos que o gestor encaminhou apenas a documentação referente à deflagração e contratação dos vencedores dos processos licitatórios e das inexigibilidades de licitações. Não foram enviados documentos relativos à execução da despesa orçamentária”, ressaltou o documento do inspetor.
O Corpo Técnico do TCE ressaltou que, pela falta de documentação, ficou prejudicada uma análise conclusiva por parte do TCE acerta dos aspectos de legalidade, legitimidade e economicidade envolvidos na realização do “Carnaval de Macau 2013″, tendo em vista que a documentação faltante é de suma importância para a realização da referida análise.

Rosalba é denunciada por maquiar investimentos de R$ 230 milhões



A ausência de denúncias de escândalos – que os, ainda, apoiadores da gestão da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, argumentavam para defender o Governo – parece começar a ser seriamente abalada neste último ano de mandato. Na manhã de hoje, o Ministério Público do RN ingressou com mais uma ação de improbidade administrativa contra a chefe do Executivo Estadual, a terceira em menos de um mês. O motivo, desta vez, foi a destinação inferior ao mínimo de 25% que devem ser, obrigatoriamente, investidos na Educação.
Pela prática, que configuraria improbidade administrativa, segundo o MP, o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, pede que a punição imposta a Rosalba seja a suspensão dos direitos políticos pelo período de cinco anos, pagamento de multa civil, em valor a ser arbitrado, e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios. Ao secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, outro denunciado na matéria por essa prática, o MP pede as mesmas sanções e mais a perda de função pública.
A irregularidade, vale lembrar, foi apontada pelo deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, em agosto do ano passado. Em documento entregue ao procurador Rinaldo Reis, o parlamentar mostrou dados que comprovariam que o Governo e a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), não estavam aplicando o mínimo de 25% da receita resultante de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino. Um inquérito civil foi instaurado e, agora, a denúncia foi apresentada à Justiça.
Para o MP, com base em relatórios anuais das contas do Governo, alusivos aos exercícios de 2011 e 2012, “ficou demonstrado, à luz das provas colhidas no inquérito civil anexo, que a governadora e o secretário de Planejamento, mesmo cientes da gravidade do caso, omitiram-se, intencionalmente, no dever de agir para assegurar o percentual mínimo de 25%, recusando-se a adotar, ao longo de três anos de mandato, medidas políticas, administrativas e orçamentárias para a cessação do problema noticiado”.
Segundo o procurador, na verdade, foi até mais do que isso: “restou cabalmente provado que os requeridos manipulam dados financeiros para justificar a prestação de contas dos recursos com a educação, através da inclusão indevida (maquiagem), nas despesas de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE), de gastos inativos e pensionistas, arrolados em rubrica de Previdência Básica”.
A “maquiagem”, segundo apontou o MP, foi de mais de R$ 230 milhões não investidos na educação potiguar. No primeiro ano de governo Rosalba, o valor superou os 100 milhões. No segundo ano, foi de R$ 55 milhões e, no terceiro, de R$ 66 milhões. Enquanto isso, dados obtidos do Sistema Integrado para Administração Financeira (SIAFI/RN), revelam que houve o incremento progressivo nos valores da rubrica “previdência básica” vinculados à função “Educação” do Orçamento Fiscal do Estado, demonstrando que o quadro apenas se agravou nos anos da gestão da governadora Rosalba Ciarlini, mesmo após as sucessivas recomendações do TCE.
“É importante afirmar que, desde o segundo ano da gestão dos requeridos, a irregularidade chegou ao domínio da cúpula do Governo do Estado que, apesar de ciente do fato, manteve-se maquiando a prestação de contas de recursos constitucionalmente vinculados à educação, consoante depoimento da secretária de Educação, Betânia Leite Ramalho, prestado no curso da instrução do inquérito civil”, ressaltou Rinaldo Reis.

Assembleia Cidadã chega ao município de Passa e Fica

O cronograma de atividades do Projeto Assembleia Cidadã já está definido para o primeiro semestre de 2014. Atendendo à solicitação do município de Passa e Fica, os técnicos irão fazer um levantamento das necessidades dos moradores das regiões nas especialidades médicas, sociais e educacionais. Outra edição será realiza ainda no primeiro semestre de 2014. O projeto sofrerá uma interrupção no atendimento a partir de maio para não infringir a Legislação Eleitoral.
A primeira cidade a receber as ações do projeto em 2014 será Passa e Fica, localizada na Região Agreste do Rio Grande do Norte. Os serviços chegarão aos moradores no mês de abril e contemplarão a retirada de documentos, palestras educacionais, atendimentos médico e odontológico e atividades infantis.
“Essas visitas servem para definir quais as áreas médicas com maior carência para os moradores, entre outros serviços, o que determina o nosso planejamento em busca dos parceiros que possam atender à população”, explicou a coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina.
Sobre o Projeto
Foi a partir do compromisso que o Poder Legislativo Estadual tem com a promoção da cidadania entre os norte­riograndenses que nasceu, em janeiro de 2006, o Projeto Assembleia Cidadã. Esta iniciativa contempla atendimentos gratuitos para a população de municípios do Rio Grande do Norte que apresentam carência em diversas áreas, como saúde, educação e ação social.
A Assembleia Cidadã oferece ao município visitado serviços como: retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, lazer para a comunidade, apresentações culturais, dentre outros. O objetivo é facilitar o acesso à informação e a assistência, para dessa forma, contribuir com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres.

Ações de saúde encerram Semana da Mulher em Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, desenvolveu durante a manhã desta sexta-feira (14), no Centro da Juventude João de Dula, as ações de cidadania e saúde voltadas para a mulher. O evento encerrou a Semana da Mulher.

Foram realizadas diversas atividades, tais como: verificação de pressão arterial (35), teste glicemia (25), exames preventivos(30), marcação de consultas (20), atendimentos odontológicos (20), exames de ultrassonografia (20) ,corte de cabelo (20), e ainda, o sorteio de vários brindes. Cerca de 200 mulheres foram beneficiadas com as ações destinada a promoção da saúde da mulher.

A Semana da Mulher foi desenvolvida em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, festejado no último dia 08 de março.









Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

"Impunidade" Desembargador da Mercatto não será afastado do cargo durante investigação


Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiram pela abertura do chamado Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o Desembargador Dilermando Motta, que no dia 29 de dezembro de 2013 se envolveu em uma discussão acalorada com funcionários e clientes de uma das padarias mais conceituadas de Natal, localizada na zona Sul da cidade.
O magistrado já havia sido alvo, por parte do TJRN, de um procedimento investigativo preliminar sobre a possibilidade de abuso de autoridade. Esta investigação inicial durou 60 dias. Vídeos divulgados à época comprovaram que ocorreram xingamentos entre os envolvidos.
O PAD é um instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investida. O procedimento administrativo pode durar até 140 dias para ser concluído, pois há a necessidade da tomada de depoimentos do magistrado em questão, de testemunhas, além de diligências e produção de provas. Caso seja necessário, o prazo do procedimento pode ser prorrogado. O PAD visa tanto apurar a culpabilidade do servidor acusado de falta, quanto oferecer a oportunidade de provar sua inocência, já que segundo a lei, é garantido o direito de ampla defesa. A punição máxima é a aposentadoria.
A instauração do PAD foi votada na manhã desta terça-feira (18), no Plenário do TJRN, no centro da cidade. Na fundamentação do seu parecer favorável à abertura do PAD, o presidente do Tribunal, Anderson Silvino, elencou que o acusado praticou condutas irregulares como comportamento repreensível na vida privada, para um magistrado, com o uso de linguagem e postura inadequada, e os indícios de suposto abuso de autoridade, reiterando que a postura foi evidenciada através de vídeos e entrevistas.
Antes da votação, foi dada a defesa prévia do acusado, feito pelo seu advogado Gleidson Oliveira, que destacou a falta de materialidade de provas. “Há um contraponto de clamor público e legalidade e não existe justa causa para a instalação do PAD. De acordo com a resolução 135 do CNJ se existissem provas e indícios dentro do procedimento investigativo preliminar já poderia ir direto para o PAD. A defesa sustenta que dos três de tipos de provas apresentados, que foi a manifestação do próprio magistrado, a mídia da padaria e o clipping de jornais, não há o cometimento de infração funcional e disciplinar. Nem o próprio garçom envolvido, o gerente e o sócio do estabelecimento reclamaram em órgãos como a ouvidoria e delegacia de polícia. Só após esta oitiva é que poderia ser aferido se houve o indício de cometimento de infração disciplinar. O juiz é um cidadão comum, que está suscetível a discussões na vida privada”, disse o advogado. O desembargador Dilermando Mota, que está de férias, acompanhou toda a votação.
Todos os 13 dos 15 desembargadores do TJRN, já que a desembargadora Zeneide Bezerra se encontra de férias e a outra cadeira é do próprio Dilermando Mota, seguiram o parecer do presidente. Concordaram com a abertura do PAD os desembargadores Amaury Moura Sobrinho, Cláudio Santos, Judith Nunes, Expedito Ferreira de Souza, João Rebouças, Vivaldo Pinheiro, Saraiva Sobrinho, Amílcar Maia, Virgílio Maciel, Glauber Rego, Ibanez Monteiro e Gilson Barbosa.
O desembargador Amílcar Maia destacou a importância da prática de condutas regulares por parte dos representantes da Justiça. “A sociedade nos confia a decidir sobre as questões que lhe são acometidas e espera-se um exemplo de nós, porque não somos cidadãos comuns”, disse o magistrado.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Fds é em Tangará-RN


Ex-vereador Lucicláudio Bezerra, expressa em rede social, o desejo de ser o próximo candidato a prefeito de Santa Cruz pelo PT

Em sua página do facebook e no seu blog, o ex-vereador Lucicláudio Bezerra, expressa o seu desejo de ser o próximo candidato a prefeito de Santa Cruz pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O vereador ainda fala que contribuiu muito com o seu mandato de vereador, veja na íntegra:

"Já fui vereador nesta cidade, dei minha parcela de contribuição apresentando vários projetos importantes, sendo que alguns já beneficiam a vida da população e outros, por falta de sensibilidade da gestão anterior, foram engavetados.

Quero contribuir com o avanço desta cidade, mas pela Câmara a contribuição que poderia dar é muito pequena, pois você sendo vereador precisa de vereadores para aprovarem seus projetos e precisa também de uma prefeitura eficiente para dar um suporte, o que quase não acontece. Então, não descarto a possibilidade de num futuro ser candidato ao executivo municipal."
acho que por aí se explica tudo...



O blog deseja boa sorte ao ex-vereador na sua nova caminhada

Deputados pedem que comercial com Neymar saia do ar por causa “bullying”


Mais um assunto inusitado em pauta na Câmara dos Deputados: a Comissão de Direitos Humanos decidiu pedir a retirada do ar de um anúncio de guaraná estrelado pelo jogador Neymar. O motivo? A propaganda promoveria “bullying” com estrangeiros no Brasil.
O ofício, aprovado nesta quarta (23), também recomendava ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) que orientasse as empresas a evitar qualquer propaganda que possa “violar os princípios da dignidade humana”. A notícia foi divulgada pelo site Congresso em Foco.
O comercial, do Guaraná Antarctica, mostra Neymar fazendo “pegadinhas” com estrangeiros ao ensiná-los, por escrito, a pedir a bebida em praias brasileiras. ”
“Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, escreveu o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) no requerimento.
A Ambev, grupo do qual a Antarctica faz parte, divulgou nota à imprensa para lamentar que o comercial tenha sido mal interpretado e que o anúncio saiu do ar na terça (11) de acordo com o que estava previsto no plano de mídia.

UBS do Maracujá passará por reforma e serviços serão oferecidos provisoriamente em novo endereço


A Prefeitura de Santa Cruz informa à população que utiliza a Unidade Básica de Saúde (USB) do Bairro Maracujá que a mesma estará funcionando de forma provisória em novo endereço, a partir da próxima segunda-feira (17). O prédio da unidade passará por reforma e, por esse motivo, os serviços prestados aos morados do Bairro Maracujá, Conjunto Aluisio Bezerra e Caminha Fiúza passarão a ser realizados na Rua Terezinha Cury, no Bairro Maracujá, próximo a academia.

A Unidade Básica de Saúde (USB) segue em 2014 com ações de promoção à saúde que foram iniciadas no ano passado. O grupo de idosos que, em parceria com alunos da FACISA, recebem orientações importantes quanto aos cuidados com a saúde nesta fase da vida, grupos de caminhadas, acompanhamentos das gestantes e outras ações.

A UBS do Maracujá e as demais que funcionam em Santa Cruz, além das ações pontuais, oferecem serviços como consultas médicas, tratamento odontológico, vacinas e coleta de exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamento para especialidades.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

TSE determina retirada de página do Facebook que divulga Aécio Neves

O ministro Humberto Martins, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o Facebook retire ao ar uma página da rede social favorável ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). Para o ministro, o conteúdo publicado é propaganda eleitoral antecipada. De acordo com a Lei Eleitoral, a propaganda de candidatos às eleições de outubro só pode ser feita a partir do dia 6 de julho.

O pedido para retirar a pagina do ar foi feito pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), sob a alegação de que a página “enaltece, em período vedado pela legislação eleitoral, a pessoa e imagem” do senador.

Ao concordar com os argumentos apresentados pelo MPE, o ministro  concedeu liminar para determinar que o Facebook retire imediatamente conteúdo do ar. “No caso específico dos autos, é possível vislumbrar, a partir da documentação anexada, a postagem de imagens e mensagens em perfil público hospedado pelo Facebook que dão conta da futura candidatura do segundo representado [Aécio] ao cargo de presidente da República, em período anterior ao permitido”, afirmou o ministro.


Agência Brasil

Fim de semana será de céu nublado e chuvas em todas as regiões do RN

O fim de semana deverá ser de mais chuvas em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com a previsão do setor de meteorologia da Emparn, o céu deverá ficar ficar parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas em todas as regiões, principalmente no interior. Em Natal, a temperatura vai variar entre 25 ºC e 29 ºC, enquanto em Mossoró, a máxima ficará em 34 ºC e a mínima 26 ºC e, em Caicó será entre 34,5 ºC e 26,7 ºC. 

De acordo com Gilmar Bistrot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, a previsão é que as chuvas continuem no estado por pelo menos cinco dias. “As chuvas no interior estão bem distribuídas, dentro da média para o período chuvoso no Semiárido, entre fevereiro e maio. Hoje [ontem], essas chuvas vão atingir com mais intensidade a região de Mossoró e do Alto Oeste", explicou. A continuidade das chuvas deve vir de forma mais fraca, já que em Natal as precipitações são mais intensas de abril a junho.

“Agricultores já estão plantando, mas não devem correr riscos, nem por falta de chuva, nem por excesso. As condições estão boas e, mesmo que as chuvas sejam fracas, trarão boas condições para o solo e desenvolvimento da agricultura", garante Bristot.



MP promove degustação e propõe fornecer carne de jumento a presos


Filé ao molho madeira, filé ao molho branco, escondidinho de carne e churrasco. Esses foram os pratos servidos aos convidados para um almoço de degustação de carne de jumento promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte no município de Apodi, região Oeste do estado, nesta quinta-feira (13). Os animais que foram abatidos e servidos no almoço foram apreendidos nas rodovias que cortam o RN. A ideia foi do promotor da comarca de Apodi, Sílvio Brito. Ele explicou que destinar a carne de jumento para consumo humano pode ser a forma de tirar esses animais das rodovias.
“O jumento era um objeto de trabalho, mas tornou-se obsoleto com o uso de motos e tratores. É incalculável o número de animais abandonados por causa desse desinteresse e esses animais estão soltos nas rodovias causando acidentes”, afirmou o promotor de Justiça Sílvio Brito, que defende a ideia de que os jumentos apreendidos nas estradas do RN sejam abatidos e incluídos no cardápio da alimentação de detentos do sistema penitenciário do estado. Segundo a PRF, de 2012 até o dia 10 de março deste ano foram apreendidos 3.354 animais nas estradas que cortam o RN - a maioria era jumentos.
A degustação foi sugerida pelo promotor de Justiça Sílvio Brito. Os convidados para o almoço aprovaram o cardápio. “É muito saborosa. É um pouquinho mais dura que a carne de vaca, mas é gostosa. Vou colocar no cardápio de casa”, disse o professor Pedro Filho, de 44 anos. Ao todo, foram servidos cerca de 100 quilos de carne de jumento aos convidados.

Todos os pratos servidos foram preparados pelo empresário Humberto Gurgel Pinto, dono do restaurante onde foi servido o banquete. "O preparo da carne de jumento é praticamente igual ao da carne bovina. São muito parecidas. Não encontrei dificuldade alguma. E mais importante: o pessoal aqui gostou muito, superando nossas expectativas", disse.
O secretário estadual de Agricultura, Tarcísio Dantas, esteve na degustação, provou a carne de jumento e também gostou. “O sabor é agradável, a carne é macia, muito boa”, disse. Dantas afirmou que a Secretaria não vê nenhum problema no consumo da carne de jumento e colocou a secretaria à disposição para encontrar alternativas em relação ao confinamento e abate dos bichos.
De acordo com o promotor Sílvio Brito, os animais servido na degustação foram vermifugados, se alimentaram exclusivamente de ração há pelo menos 4 meses, e eram monitorados por veterinários. “É uma carne segura. Nós não estamos apreendendo o animal e levando para a panela, há uma preocupação com os cumprimentos das normas dos Ministérios da Saúde e da Agricultura”, assegurou.
Os 100 quilos de carne servidos são provenientes de dois jumentos abatidos na quarta-feira (12) no matadouro público deApodi. De acordo com o presidente da Associação dos Protetores dos Animais (APA), Eribaldo Nobre, de 49 anos, os animais estavam em uma fazenda na cidade vizinha de Felipe Guerra. Os cortes usados no almoço foram picanha, maminha e colchão mole. Segundo o empresário que elaborou os pratos, os nomes dos cortes de carne de jumento são os mesmos da carne bovina.

Prefeitura do Natal já admite atrasos em obras da Copa do Mundo com as chuvas


Os mais de 100 milímetros de chuvas que caíram desde ontem sobre todas as regiões da cidade acenderam oficialmente todos os sinais de alerta para um possível atraso dos compromissos firmados entre o município de Natal com a matriz da Copa do Mundo, que começa em junho.
Hoje, o secretário municipal de Obras públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, qualificou a situação de “extremamente preocupante” especialmente porque “não costumava chover nessa época do ano”.
Para agravar ainda mais a situação, no último sábado à noite, durante a colocação de estacas nas obras do túnel da Jerônimo Câmara, um erro de cálculo de “apenas” 1 metro e meio provocou a perfuração de uma galeria que auxilia na drenagem das águas.
O resultado é que antes que os reparos iniciados na segunda-feira fossem concluídos, as chuvas mais fortes da última terça-feira trouxeram de volta o antigo pesadelo dos alagamentos em áreas onde elas sempre aconteceram, mas que já estavam esquecidos da população depois de dois anos vivendo uma das mais rigorosas secas da história.
A Avenida Jaguarari, indicada pelas autoridades de trânsito como um dos principais escapes para os veículos, voltou a ser interditada como consequência do alagamento na Mor Gouveia.
“O clima está maluco e isso vai fazer com que estudemos métodos construtivos em chuva e busquemos todos os momentos de estiagem para avançar as obras”, disse hoje o secretário.
Numa reunião depois das chuvas da última terça-feira, representantes das construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, vencedoras da licitação para construção dos seis túneis do projeto de mobilidade no entorno do Arena das Dunas, asseguraram que entregarão as obras dentro do prazo limite da matriz de responsabilidade da Copa, em 31 de maio. Mas as chuvas de ontem meio que abalaram a confiança nessa possibilidade.
Com recursos federais assegurados de R$ 222 milhões, que segundo o secretário de Mobilidade vem sendo depositados religiosamente, seis túneis ao todo são construídos a toque de caixa: um na Romualdo Galvão ligando a marginal da BR 101; outro ligando à Lima e Silva à Prudente de Moraes e também à Candelária; e os restantes na Jerônimo Câmara, na Mor Gouveia e na Raimundo Chaves.
“Trata-se do conjunto de obras mais ambiciosas que se tem notícia em Natal nos últimos 50 anos”, reiterou o secretário Tomaz Neto.
Hoje, falando com exclusividade ao JH, ele desabafou: “Tínhamos 55 meses para concretizar o projeto e dos 18 meses que nos caíram no colo, 12 restaram para realizar 525 desapropriações, reformar projetos e realizar licenciamentos, com todo o ritual burocrático e de audiências pública que isso implica”, lembrou.
Com isso, as obras ali começaram em outubro do ano passado e no último dia 1º de fevereiro passaram para regime de três turnos, 24 horas por dia. “A presença de chuva em março, que nunca aconteceu antes, vai pôr pressão nesse processo e acender todas as luzes de alerta”, reconheceu Tomaz Neto.

Prefeitura de Santa Cruz reúne jovens em seminário sobre violência contra a mulher


A violência contra a mulher foi o tema do seminário realizado nesta quarta-feira (12) pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Poder Público Municipal está consciente de que a violência contra a mulher tornou-se um problema de grande dimensão em nosso país e, por esse motivo, resolveu tratar sobre a questão no primeiro seminário de enfrentamento à violência contra as mulheres, realizado no auditório do SENAI.

O evento, que teve participação expressiva de jovens de escolas estaduais de Santa Cruz, faz parte da programação da “Semana Municipal da Mulher”. As palestras foram apresentadas pelos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e abordou o tema: “Mulher, dê um basta na violência, não se cale!”

Os trabalhos deste seminário foram coordenados por uma equipe intersetorial formada pela articuladora do Selo/Unicef, Rita de Cássia da Silva Ramos Ferreira, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Adelma Costa,da pedagoga Secretaria de Educação, Regiane Marta e coordenadora do CREAS, Márcia Leandra Coelho.

O seminário ainda contou com a participação do advogado do CREAS, Miguel Alexandre Borges, que tratou dos aspectos legais que envolvem a temática, que baseia-se na  lei Maria da Penha.








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Mal chegaram as chuvas e Natal já apresenta quatro áreas com risco alto de deslizamento


A manhã desta sexta-feira (14) foi de pouca chuva, mas o natalense ainda estava contabilizando as perdas e os prejuízos causados pelas fortes chuvas que caíram na capital potiguar durante esta quinta-feira (13). Alagamentos, risco de desabamentos e crateras abertas em via pública. Além disso, quatro áreas da cidade apresentam alto risco de deslizamento: Mãe Luiza, Jacó, Cidade Nova e Paço da Pátria, onde já foi constatado na manhã de hoje que há uma área que representa perigo às famílias na região próxima a linha férrea, na rua Ocidental de Cima. Todas as áreas estão sendo monitoradas diariamente pela Defesa Civil de Natal.
O diretor do Departamento de Defesa Civil de Natal, Cabo Jeoás Santos, explicou que, se necessário, os 30 agentes de Defesa Civil, que atuam em escala de plantão, entrarão em campo, na tentativa de prestar o melhor serviço para a população de Natal. “A missão da Defesa Civil é fazer o monitoramento dessas áreas de risco e, em caso de alguns desastres, prestar apoio à população de Natal. Alagamentos que acontecem nas vias que causam transtorno ao trânsito não está dentro das atuações da Defesa Civil. Atendemos os casos que tragam risco para a população”, destacou o cabo Jeoas Santos.
Nesta quinta-feira (13), foram registradas 17 ocorrências, sendo sete referentes a inundações nas zonas Norte e Leste. Somente em um caso foi necessário o resgate à família, que ficou ‘ilhada’ em casa inundada em Lagoa Nova.

Com a chegada do período chuvoso, a situação das áreas de Mãe Luiza, comunidade do Jacó, Paço da Pátria e Cidade Nova, que já vivem em constante risco de deslizamento, piora. “Esse risco já é considerável e estamos orientando a população a ficar em alerta constante. Havendo qualquer precipitação de deslizamento ou de transbordamento de rio ou lagoa, essa população que vive nessas áreas de risco deve comunicar imediatamente a Defesa Civil e qualquer desmoronamento de massa, por menor que seja, já deve deixar a sua residência, evitando qualquer tipo de soterramento”, afirmou o diretor do Departamento da Defesa Civil de Natal.

Há décadas, a chuva em Natal causa enormes prejuízos à população. Para quem mora ou trabalha nas proximidades do cruzamento da Avenida Capitão-Mor Gouveia com a Rua São João, a situação é uma das piores da cidade. Na manhã de hoje, apesar da chuva fraca, formou-se uma lagoa na via pública e mesmo a máquina utilizada para bombear a água não foi suficiente para diminuir o nível da água. Para transitar pela via, os comerciantes improvisaram e estavam utilizando um bote inflável como transporte.
No encontro das ruas Carnaúbas dos Dantas com a Lucrécia, a situação também era crítica. O nível da água subiu ao ponto de invadir as casas. A marca da água nas paredes da casa demonstra que o nível da água já chegou a ultrapassar um metro de altura. O aposentado José de Anchieta tem um imóvel fechado há mais de quatro anos na Rua Lucrécia e conta que não consegue vender ou alugar em função dos problemas de alagamento. “Desde 1988 que tenho essa casa e a situação é a mesma. Saímos no prejuízo e ninguém faz nada, sequer mandam uma bomba para retirar a água”, disse o morador.

No cruzamento das avenidas Jaguarari com a Jerônimo Câmara, a situação era semelhante. O alto nível de água impedia o trânsito de veículos pequenos. No entanto, caminhões e ônibus conseguiam passar pelas águas, jogando parte da água para dentro das residências e estabelecimentos comerciais. Revoltados com a situação, moradores e comerciantes queimaram pneus em protesto contra o acúmulo de água e cobraram providências urgentes em relação à drenagem da área.
Cratera
Os motoristas que trafegam da zona Norte com destino à ponte de Igapó através da avenida João Medeiros Filho enfrentaram problemas na manhã desta sexta-feira (14). Uma cratera de aproximadamente cinco metros de diâmetro se abriu na via, antes do túnel que dá acesso à avenida Tomaz Landim. Duas das três faixas da avenida estão fechadas.
Desde as primeiras horas da manhã, policiais militares do CPRE estão orientando os motoristas, isolando a área da cratera. O trânsito está lendo e, com a continuidade das chuvas, os policiais não descartam que o buraco fique ainda maior. Os motoristas que saem da zona Norte com destino ao centro e zona Sul de Natal, passando pela João Medeiros Filho, podem optar pelo sentido contrário da via, que dá acesso à ponte Newton Navarro e está com tráfego normal.

Fátima Bezerra sobre o apoio de Carlos Eduardo ao PT: “Dilma e Lula ficarão felizes”


No dia em que o pré-candidato do PSD a governador do Estado, vice-governador Robinson Faria, e a deputada federal Fátima Bezerra, pré-candidata do PT ao Senado, se reunirão com o presidente do PDT, prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, para discutir aliança política, coube à petista anunciar que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “vão ficar felizes” em contar com o apoio do prefeito ao palanque do PT no Rio Grande do Norte, com Robinson para governador e Fátima para o Senado.
Carlos Eduardo receberá Robinson e Fátima às 18h30 desta sexta-feira para um encontro e um diálogo conjunto sobre a possibilidade de aliança entre as três legendas, com vistas à formação de um palanque eleitoral para as eleições deste ano. Ontem, Carlos esteve com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, durante o anúncio de mais de R$ 500 milhões em obras para Natal. “Há um carinho do governo federal e da presidenta Dilma pelo prefeito. Uma coisa eu posso dizer: Não só a presidenta, mas também o presidente Lula e a direção nacional do PT vão ficar muito felizes se Carlos Eduardo e o PDT apoiarem a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao Senado”, afirmou a petista, durante entrevista esta manhã ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.
Fátima disse existir uma afinidade muito grande entre PT, PSD e PDT em torno da presidente Dilma Rousseff. “Nós temos uma afinidade muito grande que é Dilma, que é o governo federal. Eu disse à presidenta Dilma, na hora que terminou a solenidade nós fomos fazer uma foto e eu disse a ela que Carlos Eduardo foi o primeiro prefeito, fora os do PT, a defender o apoio à senhora. Então a afinidade que nós temos, Dilma, o palanque do PSD e do PT é um palanque 100% Dilma”, afirmou a petista, antes de falar sobre a consolidação do palanque Robinson/Fátima.
Sobre a aliança com Robinson, Fátima afirmou que o sentimento é de consolidação. A petista lembrou que o diretório municipal de Natal já oficializou apoio à candidatura de Robinson, e que, agora, resta a confirmação pelo diretório estadual. O prazo para o fechamento de alianças é junho. “Eu diria que o nosso sentimento hoje é de consolidação da aliança com o PSD, liderado pelo vice-governador Robinson Faria e pelo deputado Fábio Faria. O diretório de Natal já tomou a decisão defendendo exatamente a aliança com o PSD, o diretório estadual deve corroborar essa decisão do diretório de Natal e, portanto, a parceria está muito firme, as conversas bastante avançadas”, ressaltou.
Sobre a candidatura de Robinson a governador, Fátima Bezerra afirmou que o presidente do PSD tem se mostrado um obstinado, inclusive dedicando tempo para estudo e elaboração de projetos para o Rio Grande do Norte. “O desejo de Robinson é realmente poder dar ao Rio Grande do Norte outra perspectiva, fazer com que o Estado possa ter um governo que tenha como rosto central a promoção do desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou a petista, destacando que o projeto Robinson governador visa a sintonizar o Estado com o projeto de transformações sociais que ao longo desses últimos 12 anos vêm acontecendo no Brasil sob a liderança do governo do PT e aliados.
A petista, entretanto, reconheceu que o palanque do PT com o PSD, para ser competitivo, necessita da presença de outros partidos, principalmente para propiciar melhores condições para a eleição de deputados federais e estaduais. “A gente caminha realmente para consolidar a aliança, agora, tanto o PSD como o PT, nesse momento, tem também outros desafios, como, por exemplo, agregar parceiros. Nós vamos ter uma conversa hoje com o PDT, vamos ter uma nova conversa com o PC do B e vamos conversar com outros partidos. É importante que nós possamos agregar mais forças políticas para essa caminhada, que nós sabemos que é uma caminhada política muito desafiadora”.

Fernanda Costa e Tomba Farias participam de reunião com Henrique Alves e tratam sobre Teleférico de Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa iniciou a semana cumprindo agenda administrativa em Brasília-DF. Acompanhada do Deputado Estadual, a chefe do executivo municipal participa de reuniões que objetivam angariar recursos para o município de Santa Cruz.

Um dos compromissos da Prefeita na capital federal foi uma reunião no gabinete do Presidente da Câmara Deputados Henrique Eduardo Alves, na tarde desta quarta-feira (12). O encontro serviu para discutir o andamento do projeto do Teleférico. Acompanharam a prefeita de Santa Cruz, além do Deputado Estadual Tomba Farias, idealizador do projeto de Santa Cruz, o Ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho.

A Prefeitura de Santa Cruz reivindica mais R$ 500 mil do Ministério do Turismo que servirão para obras de infraestrutura da atração turística.

O projeto que corresponde a primeira etapa da obra já se encontra na Caixa Econômica Federal e nele deverão ser investidos R$ 5 milhões, sendo que R$ 4,5 milhões já foram empenhados.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz