domingo, 6 de abril de 2014

"A guerreira deixa dúvidas" Wilma de Faria poderá ser candidata ao governo do Rio Grande do Norte


A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, poderá desistir de se candidatar ao Senado da República, para disputar um mandato de governadora. Essa informação corre nos bastidores políticos e se baseia nas dificuldades do processo político para compor com o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
Wilma desponta em primeiro lugar nas pesquisas que levantam a intenção de voto do potiguar para o governo. Ela também figura bem na corrida para o Senado. Entretanto, se optar por disputar o governo, Wilma teria mais chances de vencer, uma vez que seus possíveis adversários mais fortes, Henrique e o vice-governador Robinson Faria, têm menos da metade da intenção de voto da ex-governadora.
Já se a opção for pelo Senado, a pessebista teria na figura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) uma forte concorrente, com possibilidade de derrota de Wilma. Entre uma possível vitória para o governo e uma possibilidade de derrota para o Senado, Wilma estaria estudando a possibilidade de disputar o governo.

"É pra lascar essa" Procurador alerta: “Governo do Estado vai pagar R$ 1,3 bilhão pelo Arena das Dunas”


Agraciado nesta semana com o título de cidadão potiguar pela Assembleia Legislativa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, concede entrevista a’O Jornal de Hoje e comenta a situação atual das contas públicas, segundo ele, comprometidas por uma máquina pública estadual inchada e descontrolada – comprovada por pagamentos feitos a pessoas que não eram mais funcionários ou já estavam mortas, no início da atual gestão estadual.
Por isso, não é por acaso que Ramos coloca a folha de pagamento como o maior desafio para o próximo Governo e afirma que é fundamental um choque de gestão para fazer o Rio Grande do Norte sair da condição de limite prudencial, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Luciano Ramos também fala sobre a situação do contrato firmado para a construção da Arena das Dunas, que consumirá, num total, R$ 1,3 bilhão dos cofres públicos.

sábado, 5 de abril de 2014

Aniversário de Carlos Eduardo

Hendemburgo (Bubú), Jairison, Leão Teonácio, Carlos Eduardo, Cesinha e Teonácio

Karla Cure, Leão Teonácio e Teonácio

Leão Teonácio, Karla de França e Jefferson Cure

Xexeu e Cesinha



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cultura: artistas comemoram 10 anos do Teatro Candinha Bezerra


Numa noite especial, artistas santa-cruzenses se reuniram nesta quarta-feira (02) para comemorarem os 10 do Teatro Candinha Bezerra. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Cultura, promoveu a primeira edição do Café no Teatro, que prevê encontros bimestrais entre a classe artística com apresentações, debates e troca de experiências.

Na primeira edição do Café no Teatro foi abrilhantada por declamação, dança e números musicais e circenses. Uma espécie de apresentação de artistas para artistas, que compareceram em bom número. Muitos artistas, de diferentes movimentos culturais, fizeram questão de ressaltar em suas apresentações a importância do Teatro Municipal Candinha Bezerra para a cultural local.

Exposição

Na noite desta quarta-feira (02) também foi aberta a exposição fotográfica: “10 anos de Ribalta do TCB”, que traz o registro fotográfico de momentos importantes do espaço cultural e de diferentes momentos. A exposição é de responsabilidade do fotógrafo Marcos Cavalcanti, acontece no hall de entrada do teatro e pode ser visitada por quem se interessar de forma gratuita.  







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Carlos Augusto derrota José Agripino em Mossoró e quer reeleição de Rosalba Ciarlini


A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Carlos Augusto Rosado deverão se encontrar nos próximos dias com o senador José Agripino para discutir o futuro do DEM no Estado e demover insatisfações geradas entre eles desde o início do governo. O racha no DEM pode ser identificado na eleição suplementar de Mossoró. O senador Agripino desautorizou a candidatura da prefeita cassada Claudia Regina (DEM). Em contraponto, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu apoiar Claudia Regina, num claro posicionamento de confronto contra Agripino em Mossoró.
Pelo presidente nacional do DEM, os democratas mossoroenses apoiariam o palanque da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). No entanto, o diretório do DEM mossoroense é presidido pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado, secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado e marido da governadora Rosalba Ciarlini, o que limitou o poder de Agripino na definição do DEM mossoroense.

Vereador Marcos do PSOL rasga regimento da Câmara Municipal em protesto contra a Mesa


Uma coisa é ser acusado de rasgar o regimento interno da Câmara Municipal de Natal por meio de uma análise subjetiva de opositores. Outra é rasgar, de fato, o pequeno livro com o regimento da Casa. E foi isso que o vereador do PSOL, Marcos Antônio fez na sessão desta quinta-feira, ao perder mais uma votação na Câmara.
A destruição do regimento interno, na visão de Marcos do PSOL, foi uma forma simbólica de dizer que a mesa diretora da Câmara desrespeita, sempre que quer, o regimento interno. “O que eu fiz simbolicamente o senhor faz todos os dias, ao desrespeitar o regimento”, afirmou o parlamentar, se dirigindo ao presidente da Câmara, Albert Dickson, do PROS.
A insatisfação de Marcos do PSOL foi consequência da aprovação, na Câmara, da desconvocação do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, para prestar esclarecimento sobre o atraso na implantação da bilhetagem unificada em Natal – matéria aprovada ainda em 2013 pela Casa.
“Eu já sei o que vai acontecer. Vão ficar discutindo isso e, quando chegar no final da sessão, vão levar o caso ao plenário e os vereadores vão decidir em favor do prefeito. É sempre assim que acontece”, reclamou a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. E foi, exatamente, isso que aconteceu. Como já aconteceu em outras sessões, sempre que se fala que a mesa diretora está desrespeitando o regimento interno, a própria mesa leva para analise do plenário. Como o prefeito tem a maior bancada na Casa Legislativa, geralmente, se vota de maneira favorável ao Executivo.

Larissa Rosado, Claudia Regina e Silveira Jr oficializam candidaturas


A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) oficializa hoje sua candidatura à Prefeitura de Mossoró. Desta sexta-feira até domingo, os partidos inscritos no Tribunal Regional Eleitoral com atuação na capital do Oeste realizam suas convenções partidárias para definir candidatos e alianças. Além de Larissa, devem se candidatar a prefeita cassada do município, Claudia Regina (DEM), e o prefeito interino, Silveira Júnior (PSD). Além deles, são aguardadas candidaturas do PSDC, com Josué Moreira, do PSOL, que poderá ser o enfermeiro Cinquentinha ou o professor Garcia, e do PC do B, com Gutenberg Dias. A eleição suplementar mossoroense ocorre no dia 4 de maio. O eleito administrará a cidade até 31 de dezembro de 2016.

Câmara nega aposentadoria integral a Genoino

O pedido de aposentadoria por invalidez do ex-deputado José Genoino (PT-SP) foi negado hoje (4) por uma junta médica da Câmara dos Deputados. Foi a terceira vez que, depois de analisar exames e as condições físicas do ex-parlamentar, os médicos concluíram que Genoino não apresenta quadro de cardiopatia grave e que não há nada que o impeça de trabalhar.

Com a decisão definitiva, Genoino deixa de receber o benefício integral de R$ 26,7 mil pagos aos parlamentares no exercício do mandato. No entanto, continuará recebendo aposentadoria por tempo de contribuição - R$ 20 mil por mês.

No laudo divulgado no início da tarde, a junta formada por quatro médicos concluiu que ele não é portador de invalidez que o impossibilite de trabalhar. Os médicos chegaram à conclusão depois de analisar exames médicos complementares solicitados a Genoino.

Ex-presidente do PT, José Genoino (PT-SP) é um dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele renunciou ao mandato em dezembro do ano passado.

Genoino passou por uma cirurgia de correção da dissecção da aorta em julho de 2013, e os médicos identificaram melhora no quadro clínico do ponto de vista cardiovascular. Mas, quatro meses depois, o ex-presidente do PT passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal com suspeita de infarto.

O pedido de aposentadoria integral estava sob avaliação médica. A expectativa era que a decisão fosse concluída até o final de fevereiro, mas os médicos pediram mais um exame, conhecido como angiorressonância de tórax.


Agência Brasil

“Henrique Alves é continuidade dos problemas do RN”, diz Marina Silva

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, conseguiu a permissão do PSB nacional para ser candidata ao Senado, na chapa encabeçada por Henrique Eduardo Alves como candidato ao Governo. Porém, isso não quer dizer que toda a cúpula nacional apoia essa parceria. Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da República, e líder da Rede Sustentabilidade, divulgou nota criticando o pré-candidato apoiado por Wilma, afirmando que ele é um dos responsáveis pela atual situação de subdesenvolvimento do Rio Grande do Norte.
“O Grupo de Trabalho Executivo da Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público manifestar sua discordância com uma possível aliança do PSB com o PMDB”, afirmou a nota do “partido”, que foi absorvido pelo PSB no ano passado, quando Marina Silva, líder da Rede (daí o motivo dela ser a autora da nota), se filiou à sigla de Eduardo Campos e Wilma.
“Consideramos também que o grupo liderado pelo Henrique representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia que, mais uma vez, se lança à retomada do poder, ignorando propositalmente sua responsabilidade na construção do atual cenário de inércia na administração pública potiguar, representado pela precariedade da saúde, da educação, da segurança e das condições de emprego ao trabalhador rural e urbano, além do agravamento da qualidade do meio ambiente nas cidades e no campo”, declarou.
“Nesse sentido, a Rede Sustentabilidade RN, em conjunto com a Direção Nacional, declara publicamente que não concorda com essa presumida aliança e que irá realizar todos os esforços políticos para que ela não se viabilize. O RN necessita de outro caminho que recupere a autoestima”, finalizou.

Dilma diz que governo lança PAC 3 em agosto

O governo deve lançar, em agosto, uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será chamado de PAC 3. O anúncio foi feito, hoje (4), pela presidenta Dilma Rousseff durante entrevista à emissoras de rádio de São José do Rio Preto (SP), onde participará da entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Dilma anunciou a nova etapa do PAC quando falava sobre a obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O edital da obra, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o certame suspenso porque o governo decidiu ampliar o projeto para que o trecho seja conectado à Ferrovia Norte-Sul.

“Por que o Dnit cancelou? Tínhamos uma visão de fazer um contorno pequeno, diante do fato da chegada da Norte-Sul vimos que não dava para fazer um contorno pequeno. É um pouco mais complexo. Ele exige um grande volume de sondagens e um levantamento topográfico muito preciso”, ponderou a presidenta.

A obra, segundo Dilma, será incluída no PAC 3. “Uma obra de ferrovia não acaba até 2014, agora o contrato, nós tomamos a decisão, vai estar no PAC 3, deixaremos estruturado”, disse. “Vamos lançar lá por agosto”, acrescentou.

A demanda pela construção de um contorno ferroviário na região aumentou depois de um acidente, em novembro do ano passado, quando um trem carregado de milho descarrilou e atingiu três casas de um bairro próximo à linha férrea.

Segundo o balanço mais recente do PAC 2 (2011-2014), divulgado em fevereiro, até dezembro de 2013, o programa tinha 82,3% das ações concluídas, com execução de 76,1% do orçamento previsto para o período.


Com informações da Agência Brasil.

Esportes: secretário municipal enaltece o empenho dos atletas locais na Copa Garoto Bom de


Santa Cruz participou de mais uma edição da Copa Garoto Bom de Bola. A parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Assistência Social possibilitou que município fosse representando pelos garotos da oficina de futebol do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A segunda partida do Santa Cruz, eliminado no primeiro mata-mata,  foi acompanhada  pelo secretário estadual de Esportes, Joacy Bastos. A partida foi realizada no Estádio Iberezão, no último domingo (30), e na ocasião o secretário municipal de Esportes, Jackson Jaedyson, fez as honras da casa e ressaltou a importância de mais uma participação da equipe de Santa Cruz na competição. “Claro que os garotos queriam vencer, mas a eliminação precoce não nos trouxe decepção, pelo contrário, ficamos felizes pelo empenho e esforço de todos. Não trabalhamos visando preparar atletas de alto nível, sabemos até que muitos têm potencial para isso, porém, a nossa meta é utilizar o esporte para preparar cidadãos e nisto tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Jackson Jaedyson.

Segundo Jackson Jaedyson, o secretário estadual lhe assegurou que num futuro próximo outros projetos voltados para o esporte serão desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, o primeiro deles será a participação do município da Copa Garoto Bom de Bola da categoria que reunirá atletas da faixa etária de 15 a 17 anos, prevista para o mês de agosto.

A Copa Garato Bom de Bola reúne dezenas de equipes que representam municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A realização é do Governo do Estado em parceria com as prefeituras.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Telexfree dos EUA está na mira de promotores

A sede da Telexfree em Massachusetts está sob investigação do governo local e é apontada como o eixo pelo qual o negócio é operado.
Isso permitiu à unidade continuar sendo acessada por residentes no Brasil. A Telexfree americana é responsável pelo patrocínio ao clube Botafogo de Futebol e Regatas, do Rio de Janeiro.
A Telexfree, INC. foi criada na cidade de Marlborough em 2002 pelo brasileiro Carlos Wanzeler e o americano James Matthew Merrill.
Os empresários trouxeram o negócio para o Brasil em 2010, por meio da Ympactus Comercial, com sede em Vitória, e alvo do bloqueio judicial.
No Brasil, a empresa atraiu cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativas do Ministério Público do Acre (MP-AC).
As investigações nos EUA são realizadas pelo escritório do Secretário de Estado da Comunidade de Massachusetts, William F. Galvin. O órgão tem poder para bloquear atividades comerciais no Estado e subsidiar apuração federais.

A Telexfree informa atuar no mercado de telefonia VoIP por meio do sistema de marketing multinível, um modelo de varejo legal no qual representantes autônomos ganham ao trazer mais representantes para a rede.

Nascem as trigêmeas de “Joaninha”, de 1,20 metro, na maternidade Januário Cicco


Nasceu no final da tarde desta quarta-feira, dia 2 de abril, as trigêmeas filhas de Maria Dulcineia da Silva, de 35 anos, que ficou popularmente conhecida na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) como “Joaninha”, em função da sua baixa estatura. Maria Dulcineia é uma anã com 1,20 metro de altura. Este é o primeiro caso de uma gestação trigemelar de uma paciente anã realizado na Maternidade. As três filhas – Maria Eduarda, Maia Helena e Maria Luiza – como nasceram prematuras, estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Duas estão na Maternidade e uma está na UTI Neonatal recém inaugurada do Hospital Infantil Varela Santiago.
A pernambucana Joaninha mora em Natal, no Planalto, há mais de vinte anos, conta que sempre pensou em ser mãe, mas acreditava que dificilmente engravidaria. “Sempre quis ser mãe. Na verdade, eu sempre fui mãe dos outros, pois ajudei a criar meus sobrinhos e primos, mas não acreditava que podia ser mãe”. Ela descobriu que estava grávida quando foi fazer um tratamento renal. “Quando soube tive um choque. Um choque triplo quando descobri que era três de uma vez só. Durante a gravidez sempre estive muito ansiosa por ver o rostinho dela e agora eu choro porque ainda não consegui ver o rostinho delas”, disse.

Prefeita Fernanda Costa recebe “Selo Prefeito Empreendedor” do Seb


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (02) no auditório do Sebrae/RN, em Natal, a 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, concedido a cada dois anos aos prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimentos de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da chefe do Gabinete Civil e da secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Ravena e Marcela Pessoa, respectivamente, participou  do evento.

Santa Cruz se inscreveu com dois projetos em duas categorias: Novos Projetos e Pequenos Negócios no Campo. Os projetos foram avaliados de forma positiva e rendeu à Prefeita Fernanda o “Selo Prefeito Empreendedor”, concedido este ano a apenas 18 municípios potiguares.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Flávio Rocha participa de jantar com Dilma Rousseff em Brasília


O empresário potiguar Flávio Rocha, presidente das Lojas Riachuelo, participou de um jantar com a presidente Dilma Rousseff na noite desta quarta-feira (2) no Palácio da Alvorada. O encontro aconteceu após o primeiro dia do Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que acontece até hoje em Brasília. Em seu perfil no Instagram, o empresário mostrou duas fotos em que aparece com Dilma e a empresária Maria Luiza Trajano, presidente das Magazine Luiza. 

Flávio, que preside o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), afirmou em sua postagem que foi recebido por três horas pela presidenta e mais três ministros, quando conversaram sobre as conclusões do Fórum Nacional do Varejo. "Esse patamar inédito de interlocução com o Governo, mostra a compreensão do novo papel do Varejo - o de propulsor da economia. O desafio não é conter a Locomotiva que é a demanda, mas o de azeitar os demais vagões da economia através da Competitividade. O Brasil deixou de ser um dos países mais desiguais do mundo para ser um país de classe média. O Varejo é testemunha privilegiada desse milagre. Porém, essa conquista só será sustentável de vencermos o desafio de recuperar a competitividade ameaçada pela escalada avassaladora do 'Custo Brasil'", escreveu.

Assembleia pode mudar Constituição do RN para permitir nova reeleição

Pelo que se comenta nos corredores da Assembleia legislativa, entre os pontos a serem modificados na atual Constituição, um, em especial, diria respeito à modificação do instituto da reeleição da Mesa Diretora da Casa. Hoje, a Mesa Diretora é eleita para um mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Pela proposta em estudo, seria proibida a reeleição na mesma legislatura, evitando que um deputado, por exemplo, permaneça como presidente pelos quatros anos de mandato.
De acordo com a proposta analisada, seria permitida a reeleição da Mesa Diretora apenas na mudança de uma legislatura para a outra. Se aprovada, essa proposta permitirá que a atual Mesa Diretora da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Ricardo Motta (PROS), seja reeleita para mais dois anos de mandato, em caso de reeleição do deputado em outubro.
Esta seria a terceira mudança da Constituição com foco na reeleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa em menos de quatro anos. Em 15 de dezembro de 2010, o então presidente da Assembleia, Robinson Faria, presidiu a sessão em que foi derrubada a possibilidade de reeleição para a Mesa Diretora. Já em 2011, na presidência do deputado Ricardo Motta, os deputados voltaram a permitir a reeleição, só que dentro de uma mesma legislatura. Com 20 votos favoráveis, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Emenda Constitucional – PEC 001/11 – que permitiu a reeleição da Mesa Diretora da Casa numa mesma legislatura. Com a aprovação dessa mudança a Assembleia Legislativa passaria a se espelhar integralmente na Câmara dos Deputados, que só permite a reeleição de uma legislatura para a outra. Porém, a mudança é considerada por alguns parlamentares que não querem ser identificados, como “casuística”, porque muda novamente as regras da reeleição para permitir a permanência dos mesmos presidentes que possam ser eleitos nos dois últimos anos de mandato.

Servidores municipais da saúde de Natal farão assembleia de preparação para greve

Nesta quinta-feira (3), os servidores municipais da saúde de Natal realizarão uma assembleia geral, às 14h, no Sindsaúde, para preparar o início da greve do município. A assembleia é resultado da resposta negativa da prefeitura sobre o reajuste nos salários e gratificações, referente às perdas da inflação desde 2010. Segundo o Sindsaúde, o governo afirmou que não tem condições de dar reajuste aos servidores neste ano.

Na manhã de segunda-feira (31), o Sindsaúde e outros sindicatos participaram de uma mesa de negociação, na qual a Prefeitura, representada por SMS, Seplan, Segelm e Controladoria, apresentou a resposta sobre as reivindicações dos servidores, em especial o índice de reajuste de 18,32%, valor calculado pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e que, de acordo com o Sindsaúde, equivale às perdas da inflação desde 2010 (14,07%), além de um ganho real, com referência no crescimento do PIB.

O grupo de servidores que participou da reunião se mostrou indignado. Porém, na manhã de ontem (2), a Prefeitura, segundo o Sindsaúde, teria mudado a proposta e oferecido 2% aos servidores, percentual considerado insuficiente ao pedido pela categoria, que ainda reivindica condições de trabalho e segurança nas unidades.

Governo brasileiro descarta feriado em jogos do Brasil na Copa do Mundo

O governo brasileiro decidiu que servidores públicos federais serão dispensados a partir das 12h30 em dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo que começa em junho, informou o Ministério do Planejamento nesta quinta-feira.
Com isso, não haverá feriado nacional e o funcionamento de bancos, por exemplo, deverá ocorrer normalmente nesses dias. Segundo comunicado, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas em outro momento a ser definido. E nas datas de realização de jogos sem a participação da Seleção Brasileira haverá expediente normal de trabalho dos servidores federais.
Pela Lei Geral da Copa, feriados municipais e estaduais devem ser decididos por cada ente da federação, e não pela União. Em 12 de junho, na abertura do Mundial, o Brasil jogará contra a Croácia em São Paulo, às 17h. Ainda pela primeira fase, em 17 de junho, a Seleção jogará contra o México em Fortaleza, às 16h. Em 23 de junho, a partida será contra Camarões em Brasília, às 17h.

Assembleia aprova leis que melhoram salário dos servidores da Saúde

Os deputados aprovaram à unanimidade as mensagens 93 e 94 do governo do RN promovendo revisão na Lei 333 do plano de cargos e carreiras dos servidores da saúde, criada em 2006. Os deputados deram prioridade e celeridade à tramitação da mensagem na Casa, aprovada em plenário em menos de uma semana após ter sido protocolada.
            A mensagem 93 diz respeito à reformulação das tabelas de vencimentos dos servidores com níveis fundamental, médio e superior e a mensagem 94 reajusta vencimentos dos médicos e dentistas com especialidade em cirurgia traumatologia buco-maxilo-facial.
            O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PROS) parabenizou os servidores: “Quero me congratular com os servidores por essa conquista e nos coloco mais uma vez à disposição”, disse. Na discussão da matéria, o deputado Fernando Mineiro (PT) criticou o governo por ter encaminhado o projeto à Assembleia somente um ano depois das reivindicações do Sindicato: “O que o Sindicato estava reivindicando na greve não era de 2014, mas de 2013, que foi acordado com o governo e só encaminhado à Assembleia um ano depois”, disse.

Condenado a seis anos de prisão em regime fechado, Fernando Freire está foragido


Atenção: procura-se o ex-governador do Estado, Fernando Freire, por desviar parte do pagamento dos servidores na época em que geriu o Rio Grande do Norte. O mandado de prisão foi solicitado nesta quarta-feira, pelo juiz Fábio Wellington Ataíde Alves, da 4ª Vara Criminal de Natal. O magistrado condenou o ex-gestor a prisão e determinou que ele não poderá recorrer em liberdade, por não responder as intimações e ser considerado “foragido”.
Já tendo sido condenado em outro processo a 84 anos de prisão, pena que nunca cumpriu por caber recursos, Fernando Freire foi punido desta vez por seis anos de prisão, em regime fechado. O motivo da decretação, conforme escreveu o juiz na sentença, foi a verificação de que “o sentenciado não atualizou o endereço, não tendo até o momento feito qualquer comunicação a este juízo de seu paradeiro. Conforme se tem decidido, ‘estando o paciente foragido e não havendo atualização de endereço certo, onde o agente possa ser encontrado, permanece a necessidade da custódia cautelar, tanto para fins de assegurar a aplicação da Lei Penal, como por conveniência da instrução criminal’”.
Após apontar tal situação na sentença, o magistrado acrescentou: “reconhecendo a necessidade de garantir a aplicação da lei penal, com base nos fundamentos da prisão preventiva, nego ao réu o direito de recorrer em liberdade. Expeça-se mandado de prisão para Fernando Antônio da Câmara Freire”.
Essa análise do magistrado, vale lembrar, foi baseada em uma reclamação do Ministério Público, que requereu a decretação da prisão preventiva do ex-governador “arguindo que o mesmo encontra-se em local incerto, haja vista o insucesso na tentativa de sua intimação pessoal, nos autos da Ação Penal nº 0242714-15.2007.8.20.0001, em trâmite junto à 8ª Vara Criminal, oportunidade na qual foi constatado que o denunciado mudou-se sem deixar qualquer informação acerca se seu novo paradeiro”.

Mais de 100 pessoas são atendidas em dia de ação de saúde e cidadania do CRAS de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na manhã desta terça-feira (01/04) várias ações de saúde e cidadania na sede do CRAS (antiga Casa da Família), no bairro Paraíso.

No evento foram realizadas várias oficinas como de manicure, corte de cabelo e escova, orientações básicas de como fazer maquiagem, além de atendimentos em saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, dentre outros.

Com o tema “Beleza não tem idade ou sexo”, o evento totalizou mais de 100 (cem) atendimentos entre os participantes das oficinas e dos serviços de saúde. Na oportunidade a equipe do CRAS distribuiu, entre as gestantes, kits com produtos para bebês e sorteou 27 sextas básicas entre as pessoas que receberam atendimento. 










Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Trairi poderá ter candidato a Vice-Governador

As ultimas conversas sobre as candidaturas majoritárias ao governo do estado do RN que se desenham, coloca o nome do ex-prefeito de Tangará Theodorico Netto como um possível candidato a Vice-Governador do atual vice Robinson Faria. Mas nada ainda está confirmado, Theodorico Netto está viajando, onde foi se encontrar com a executiva nacional do seu partido o PC do B.

Paulo Davim: “PV não decidiu em quem votará para governador”

O senador Paulo Davim, presidente do Diretório Estadual do PV, informou na manhã de hoje que o seu partido priorizará a chapa proporcional nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte, entretanto, considera importante o engajamento do G10 (grupo formado por pequenos partidos, inclusive o PV) na disputa majoritária, segundo ele, como forma de contribuíram com o processo sucessório estadual e com a própria democracia. “Não podemos ficar alheios, principalmente nesse momento de dificuldades em que vive o Estado, mas, nem o PV ainda não decidiu em quem votará para governador e nem tampouco o G10 também decidiu”, disse o senador, acrescentando que já manteve entendimentos preliminares com os pré-candidatos ao Governo do Estado, Henrique Eduardo, do PMDB, e Robinson Faria, do PSD, sem no entanto, ter havido definição.

Telexfree: Estado do Acre recorre contra pagamento de R$ 500 mil

A procuradoria geral do Acre (PGE-AC) entrou com um mandado de segurança na segunda-feira (31) para tentar impedir que o Estado seja obrigado a pagar as despesas com perícia no processo contra a Telexfree.
A juíza Thaís Khalil, da 2ª Vara Cível de Rio Branco, havia determinado, na semana passada, que o Acre antecipasse o pagamento de R$ 500 mil, referente a parte dos R$ 1,75 milhão fixado para os custos da ação.
Quando há necessidade de perícia em um processo, o juiz determina que uma das partes – réu ou autor da ação – arque com as despesas dos honorários.
Inicialmente, a juíza Thaís havia determinado que o dinheiro fosse desembolsado pela Telexfree, mas a empresa recorreu, e entrou com um pedido de liminar ao Tribunal de Justiça do Acre, alegando não poder fazer o pagamento devido ao bloqueio de seus bens.
O argumento foi aceito e, então, o TJ-AC entendeu que o Estado deveria fazer o pagamento, já que o autor da ação, o Ministério Público do Acre, é um órgão autônomo, ligado à União.
O procurador-chefe do Acre, Leonardo Silva Cesário Rosa, afirmou na semana passada que o Poder Público não pode ser responsabilizado pelos honorários por não ser parte no processo.
Rosa também afirmou que a PGE não teve chance de se manifestar sobre o assunto anteriormente. “Entendemos que é excessivo [o valor da perícia nesta ação]“, comentou o procurador, responsável por elaborar o recurso contra a decisão.

Município de Passa e Fica leva o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


Passa e Fica, um pequeno município do Agreste Potiguar que fica a 101 quilômetros de Natal, serve de exemplo para gestores públicos de muita cidade grande. O prefeito Pedro Augusto Lisboa – também conhecido como Pepeu – foi o grande vencedor da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que levou o troféu de melhor projeto, sagrando-se o Prefeito Empreendedor da etapa estadual do prêmio. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (2), no auditório do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal.
O título se justifica pela política adotada no município de aproximar a gestão dos empreendedores locais. Com o projeto Desburocratizando e fortalecendo as micro e pequenas empresas, o prefeito Pepeu apostou na força do empreendedorismo para movimentar a economia da cidade e promover o desenvolvimento local. Foram criadas uma série de iniciativas – como a implantação de Agentes Locais de Desenvolvimento, instalação da Sala do Empreendedor, regulamentação da Lei Geral na cidade e capacitação do corpo técnico da prefeitura na área de compras públicas – que simplificaram processos e criaram um ambiente favorável para quem deseja empreender.
As ações surtiram efeitos e Passa e Fica registrou um aumento de 400% no número de negócios formalizados a após a execução das medidas, elevando para 180 a quantidade de empresas de pequeno porte na cidade, cuja arrecadação mensal gira em torno de R$ 1,5 milhão. As iniciativas foram a estratégia encontrada pelo prefeito para dinamizar a economia do município. Com pouco mais de 11,5 mil habitantes, a economia da cidade gira em torno da agricultura, pecuária, comércio e serviço – esta última devido ao turismo de aventura, que atrai diversos visitantes à região.

Paternidade: Exames de DNA voltam a ser pagos pelo governo do RN


Os exames de DNA para o reconhecimento de paternidade, pagos pelo governo do Estado, voltaram a ser feitos. O público-alvo do atendimento são pessoas de baixa renda com processo do tipo na justiça. Desde o ano passado, o serviço estava paralisado.
De acordo com o Ministério Público Estadual, os exames foram suspensos por falta de pagamento do governo para a clínica responsável pela execução, DNA Center, em Natal e Cacim em Mossoró. Ainda segundo o MP, o governo pagou o que devia e renovou o contrato. Com isso, estão garantidos 600 atendimentos, sendo 450 entre vivos e 150 pós-morte.
As pessoas que estavam na fila de espera desde 2013 terão prioridade. Segundo o órgão ministerial, processos de reconhecimento de paternidade em Natal e Mossoró foram paralisados. Só na capital do Oeste, o promotor de justiça Hermínio Perez contabilizou 45 processos à espera do exame. A retomada do serviço se deu diante da pressão da 18º Promotoria de Justiça de Mossoró e a 7º Promotoria de Justiça de Natal. Agora, o MP também irá investigar o motivo da falta de pagamento do governo do Estado. Ainda segundo o MP, o governo do Estado alegou em sua defesa que não tinha dinheiro para fazer o pagamento do contrato em razão de uma “crise orçamentária”.

Exposição fotográfica homenageia os 10 anos do Teatro Candinha Bezerra


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Cultura em parceria com o escritor, poeta e também fotógrafo santa-cruzense Marcos Cavalcanti, realizam nesta quarta-feira (02) a abertura da exposição fotográfica: “10 anos de Ribalta do TCB”. A exposição é uma homenagem do fotógrafo aos 10 anos do Tetro Municipal Candinha Bezerra.

O público que visitar a exposição verá registros de momentos importantes do principal espaço para manifestações artísticas da região. São fotografias em tamanho 30 cm x 40 cm que retratam o teatro, os artistas e a plateia em diferentes momentos.

O lançamento da exposição acontecerá a partir as 19h30 e contará com um sarau improvisado entre os artistas que prestigiarem o evento.

Teatro

Construído na gestão do então prefeito Tomba Farias, o Teatro Municipal Candinha Bezerra possui estrutura que já lhe rendeu elogios de vários artistas regionais e nacionais. O espaço oferece projeto acústico, iluminação cênica, camarins, um espaçoso palco, cadeiras confortáveis para o público, além de ser todo climatizado. São poucos os municípios que possuem um espaço para a cultura como o de Santa Cruz.

O nome do teatro foi escolhido como forma de homenagear a compositora, professora de piano, artista plástica, fotógrafa e produtora cultural, Cândida Maria de Araújo Bezerra, ou simplesmente Candinha Bezerra, que tem uma vida dedicada à cultura potiguar.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Ceasa sofre com comércio caótico, lixo e pela falta de estacionamento


Comércio caótico, falta de estacionamento e mau cheiro do lixo misturado às frutas estragadas são sinais de um problema diário enfrentado por empresários, vendedores, funcionários e clientes na Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa-RN). A estrutura localizada às margens da Avenida Capitão-Mor Gouveia, em Lagoa Nova, já não está dando conta da demanda diária do fluxo de produtos hortifrutigranjeiros, pessoas e veículos, situação que tem prejudicado a qualidade do serviço prestado pela Central.
Para os empresários permissionários, vendedores e diretoria administrativa da Ceasa, que está vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, a solução definitiva para a maioria dos problemas existentes seria a ampliação e melhoria da estrutura física. O assunto esteve em debate na tarde desta quarta-feira (2) durante audiência pública na Assembleia Legislativa, por proposição da deputada estadual Gesane Marinho.
O empresário e vice-presidente da Associação dos Atacadistas da Ceasa, Antônio Alves da Costa, que trabalha há 28 anos na Central, disse que o crescimento da capital potiguar prejudicou a expansão da estrutura instalada no mesmo local desde 1976. “Se fossemos conversar sobre todos os problemas que temos aqui, perderíamos o dia inteiro. Mas para ser sucinto, diria que nosso principal problema, de infraestrutura, foi causado pelo aumento populacional e expansão da cidade. Hoje precisamos de terreno para expandir a Central, mas não temos por onde fazer isso”, disse.

América vence Boa Vista no Rio de Janeiro, mas não consegue eliminar o jogo da volta

O América desperdiçou uma grande oportunidade de eliminar o jogo de volta na estreia da Copa do Brasil. Após sair em vantagem por 2 a 0, o América deixou o Boavista reagir no segundo tempo, mas mesmo assim segurou a vitória, por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira, no Estádio Eucy Resende, em Saquarema.
Com este resultado, o time potiguar poderá até mesmo perder por 1 a 0, no jogo da volta, que acontece no dia 16 de abril, na Arena das Dunas, em Natal. Uma derrota por 2 a 1 levaria a disputa para os pênaltis.
Por outro lado, o clube fluminense – que recebeu o troféu pelo título da Taça Rio, como melhor do Interior no carioca – terá de vencer por dois gols de diferença ou por um desde que marque no mínimo três. O vencedor deste duelo encara Náutico ou Sergipe.

Estão formadas as Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa

Foi lida hoje, pela Mesa Diretora, a composição das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa do RN. O papel dessas comissões é analisar os Projetos de Lei que são encaminhado à Casa. No próximo dia 10 acontecerá a instalação oficial, ocasião em que serão eleitos os presidentes de cada uma delas.

Segurança durante a Copa do Mundo em Natal contará com efetivo de três mil homens


Se a segurança pública atual no Rio Grande do Norte tem deixado a população com cada vez mais medo pelo alto índice de crimes, pelo menos durante a realização da Copa do Mundo quem estiver em Natal nos dias que a capital potiguar receber jogos ficará com uma “sensação” maior de segurança. O motivo é que o efetivo para garantir a “tranquilidade” durante as partidas do Mundial será de quase 3 mil homens, cerca de 1/3 do efetivo da Polícia Militar no RN, por exemplo, que hoje conta com pouco mais de 9 mil policiais.
A confirmação veio depois de uma reunião que aconteceu nessa terça-feira (1), na Escola do Governo, no Centro Administrativo, e teve como objetivo tratar do Plano Operacional de Segurança para a Copa do Mundo. O encontro contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, General Eliéser Girão Monteiro.
Nos dias dos jogos, a Polícia Militar destacará 2.200 policiais, dos quais 350 ficarão dentro do Arena das Dunas e os demais espalhados em pontos estratégicos da cidade. O Corpo de Bombeiros estará com 289 homens a serviço da corporação, e ainda está prevista a integração de outros 350 homens da Força Nacional, divididos entre quatro e oito equipes, sendo uma equipe de batedores para escolta, três atiradores, seis tropas de choque e 120 bombeiros. O Governo Federal também irá aparelhar o RN com um helicóptero e cinco médicos legistas.
Na reunião também ficou definido que o Ministério da Defesa (Marinha, Aeronáutica e Exército) será o responsável pela escolta das seleções e autoridades. A Marinha já confirmou que vai destacar fuzileiros navais para fazer esse trabalho.

Parceria entre Prefeitura de Santa Cruz e SESC levará biblioteca móvel para bairros


A Prefeita de Santa Cruz Fernanda Costa esteve na manhã desta segunda-feira(31) participando do lançamento do projeto itinerante do SESC, a biblioteca móvel do SESC, o “BiblioSesc”, que recebe total incentivo da Prefeitura de Santa Cruz. O evento marcou a chegada da unidade de leitura do SESC em Santa Cruz, que deve permanecer até o dia 12 de junho de 2014.

Em seu discurso, Fernanda Costa destacou a importância desta ação de parceria entre a Prefeitura e o SESC que levará conhecimento e o incentivo da prática da leitura para a população. A parceria possibilita que a unidade móvel de biblioteca percorra os diversos bairros da cidade oferecendo empréstimo de livros e consulta de revistas, além de atividades de incentivo à leitura.

Na oportunidade, a Prefeita Fernanda Costa e a diretora regional do SESC, Jeane Amaral, assinaram o contrato de parceria entre o SESC e a prefeitura de Santa Cruz.

No período em que a biblioteca móvel estiver na cidade, passará pelo Bairro Paraíso, Conjuntos Aluízio Bezerra e Cônego Monte e pelo Centro








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz