terça-feira, 15 de abril de 2014

Grande público prestigia primeira apresentação da Paixão de Cristo em Santa Cruz; outras duas ainda serão realizadas


Aconteceu na noite deste domingo (13), na Vila de Todos, a primeira de três apresentações da encenação da Paixão de Cristo, fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Cultura, e o Coletivo ACOBERTA de teatro.

Centenas de pessoas foram à Vila de Todos para assistir ao espetáculo produzido por artistas santa-cruzenses, que conta a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Antes do espetáculo foi celebrada pelo pároco Pe. Vicente Fernandes a Missa de Ramos, também na Vila de Todos

Quem não assistiu a apresentação deste domingo (13) terão outras duas oportunidades. Nesta segunda-feira (14), o espetáculo será apresentado na sede do grupo ACOBERTA, no bairro Maracujá e na quarta-feira (16), na praça do bairro Paraíso, sempre a partir das 20 horas. As apresentações acontecem de forma gratuita.











Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Filho de político de Parnamirim é ator principal em vídeo rasgando dinheiro


O final de semana foi bastante movimentado nos grupos de Whatsapp graças a um filho de um político da cidade de Parnamirim.
O mesmo aparece em diversos vídeos e fotos sempre muito endinheirado e fazendo pouco caso dos que não tem.
Fontes informam que a Polícia Federal já estaria investigando a origem do dinheiro.
Programas de televisão já estão passando os vídeos e entrevistando familiares do mesmo.
Nos vídeos que podem ser vistos aqui, o jovem aparece sempre se gabando da quantia que carrega nos bolsos e em outro vídeo chega a rasgar uma nota de R$ 100,00, a maior existente na economia brasileira.
O jovem parece não se importar nem mesmo pelo fato de estar cometendo um crime.

sábado, 12 de abril de 2014

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza Iberezão para jogos do ABC na Série B


A Prefeitura de Santa Cruz, responsável pelo Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão), disponibilizará a praça esportiva para que o ABC Futebol Clube realize três partidas pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Os jogos serão realizados em Santa Cruz em virtude de uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justina Desportiva (STJD) ao ABC, com a perda de três mandos de campo por incidentes que ocorreram no ano passado no Estádio Frasqueirão na partida ABC x Palmeiras em que houve superlotação e invasão de torcedores ao gramado. A punição determina que as partidas precisam ser realizadas em locais distantes no mínimo 100 km de Natal/RN.

O Iberezão já foi liberado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pois atende a todas as exigências da entidade e possui todos os laudos que permitem a realização das partidas no estádio. Dirigentes do ABC e representantes da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), acompanhados dos secretários municipais de Esportes e de Obras, Jackson Jaedyson e Francisco Nogueira, respectivamente, estiveram em Santa Cruz esta semana para tratar da logística dos jogos que acontecem em 26 de abril (ABC x Boa Esporte), 16 de maio (ABC x Sampaio Corrêa) e dia 24 de maio (ABC x ICASA).

O secretário municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, disse que os três jogos trarão resultados extremamente positivos para Santa Cruz. “Primeiro, que ganharemos uma recuperação do gramado e a uma implementação na iluminação do estádio, melhorias que serão utilizadas posteriormente pelos nossos desportistas, sem falar na grande visibilidade que os jogos da Série B darão à Santa Cruz, afinal, as três partidas serão transmitidas ao vivo pela TV para todo o Brasil. Serão três eventos com grande público, parte dele formado por visitantes, o que também influencia na economia do município”, ressaltou Jaedyson.

Inaugurado no ano de 2003 na gestão do então prefeito Tomba Farias, o Estádio Iberezão é a casa do Sport Club Santa Cruz e recebe todos os anos partidas do Campeonato Potiguar de Futebol. O estádio já foi palco de confrontos do Santa Cruz pela Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro das séries C e D, além disso, o estádio também sedia as competições amaradoras do município e da região. A capacidade de público é de 5.013 torcedores.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Maior simulação do Enem mobiliza estudantes em Natal

Os estudantes do ensino médio e dos pré-vestibulares de todo o Rio Grande do Norte terão a chance de participar, no dia 27 de abril, da maior simulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Brasil. As provas serão aplicadas simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras, distribuídas em 24 estados, e devem mobilizar cerca de 100 mil jovens que se prepararam para ingressar em instituições de Ensino Superior.

A simulação é organizada pelo Sistema Anglo de Ensino, cujo representante potiguar é o Complexo Educacional Contemporâneo, instituição que será responsável pela aplicação das provas em Natal. O simulado é em um modelo compacto, com 90 questões de múltipla escolha divididas entre as quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas. A prova terá início às 13h. A partir das 19h do mesmo dia, será disponibilizado um sistema de correção online, para que os participantes já possam verificar o número de acertos.

PSD e PT não têm definição sobre aliança proporcional

A aliança entre PSD e PT para a chapa majoritária enfrenta incertezas na coligação proporcional. O PT insiste em não se coligar na formação das chapas que vai concorrer para as vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Já o PSD defende coligação nas chapas majoritária e na proporcional. Em comum, as duas legendas trazem o discurso da solidificação da candidatura do vice-governador Robinson Faria (PSD) para o Governo e da deputada federal Fátima Bezerra (PT) para o Senado.

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) analisou que as discussões estão evoluindo. “Estamos avançando, havia uma aresta que está sendo aparada. O PT tem percebido que nesse projeto um (PSD) depende do outro (PT). Sem o PSD o projeto do PT implode e vice-versa”, destacou. Mas, ela insiste que para o PSD é fundamental que a aliança seja completa, ou seja, também para as candidaturas da chapa proporcional.

Para a parlamentar do PSD, é preciso analisar a situação exatamente como está posta. “Quando se vê dessa maneira (um partido dependendo do outro) tem que ceder dos dois lados”, avaliou. Gesane Marinho disse que a defesa do PSD é para uma “união completa”, tanto na aliança majoritária quanto na proporcional. Ela observou que não seria interessante uma “união parcial”. “Porque nós do PSD vamos pedir voto para senadora Fátima. E esperamos também o retorno. Não adiana discricionariedade do PT”, avaliou.

IFRN abre concurso público para cargos técnico-administrativos

Foi divulgado extrato do edital de abertura do concurso público 006/2014 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no qual há 80 vagas para cargos técnico-administrativos, com reserva de oportunidades para pessoas com deficiência.
Os profissionais interessados podem se inscrever para uma das seguintes classes e funções:
Classe C: Assistente de Alunos (19) e Assistente de Laboratório (9).
Classe D: Técnicos para as áreas de Audiovisual (3), Contabilidade (7), Enfermagem (2), Secretariado (2) e de Segurança do Trabalho (4).
Classe E: Bibliotecário/ Documentalista (6), Engenheiro de Segurança do Trabalho (3), Nutricionista (2), Odontólogo (6), Pedagogo (6), Psicólogo (4), Tecnólogo para as áreas de formação em Marketing (1), Gestão Desportiva e de Lazer/ Lazer e Qualidade de Vida (2), Automação Industrial (1), Produção Cultural (1) e de Tecnologia da Informação (2).
Em todos os casos as jornadas de trabalho são de 40h semanais e as remunerações serão de R$ 1.640,34, R$ 2.039,89 e de R$ 3.392,42, respectivamente.
Podem se inscrever candidatos com nível fundamental, médio/ técnico e superior, que realizem inscrição de 22 de abril de 2014 a 5 de maio de 2014 pelo site www.funcern.br, com taxas de R$ 41,00, R$ 51,00 e de R$ 81,00, conforme o cargo.
O certame é válido por dois anos, a contar de sua homologação e pode ser prorrogado por igual período. Para mais detalhes consulte o extrato do edital em nosso site, logo abaixo.

Conab abre concurso público com 396 vagas e salário de até R$ 5 mil

Com o objetivo de preencher 177 vagas de nível médio, 219 oportunidades de nível superior, e formar cadastro reserva, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou a abertura de dois Concursos Públicos.
O primeiro edital trata da seleção a ser realizada para candidatos de nível médio, com oportunidades abertas no cargo de Assistente, nas áreas de Nível Médio (62), Técnico Agrícola (87), Contabilidade (15), e Tecnologia da Informação (13).
Já o segundo certame anunciado, provê à convocação de 219 profissionais para compor o quadro de Analista, com as seguintes áreas de formação: Contabilidade: (38); Direito (16); Economia (22); Engenharia Agrícola (10); Engenharia Agronômica ou Agronomia (52); Engenharia Civil (1); Engenharia Elétrica (1); Engenharia Mecânica (1); Gestão do Agronegócio (2); Auditoria (CR); e Comunicação Social (CR).
As oportunidades serão preenchidas nas unidades do Conab, em todo o território nacional.
Os aprovados farão jus à remuneração de R$ 2.172,63 ou de R$ 5.112,07, conforme a função exercida, já que a jornada de trabalho é de 44 horas semanais. Ao salário serão somados ainda, benefícios como serviço de assistência à saúde, assistência social, seguro de vida, programa de transporte do trabalhador, auxílio-funeral, assistência educação infantil, auxílio-escola, auxílio-alimentação, Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT e Plano de Previdência Cibrius.
As inscrições devem ser efetuadas no endereço eletrônico www.iades.com.br, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e pagamento das taxas de R$ 42,00 ou R$ 46,00.
O período de inscrição do certame com vagas de nível médio segue de 15 de abril de 2014 a 18 de maio de 2014, e do concurso com oportunidades para o nível superior, de 15 de abril de 2014 a 28 de maio de 2014.
Os inscritos serão submetidos às Provas Objetiva e Discursiva, conforme o método de avaliação adotado por cada certame, e serão aplicadas nas capitais e no Distrito Federal.

RN desbanca Ceará e Rio Grande do Sul em eólica

O Rio Grande do Norte é o estado que mais gera energia elétrica no país a partir da força dos ventos. Após o fim da etapa de testes e a entrada definitiva em operação comercial nesta semana de um complexo de parques eólicos que aguardava as linhas de transmissão, o RN acaba de atingir a marca dos 736,7 megawatts de capacidade instalada em operação, o que coloca o estado na dianteira em geração de energia eólica no Brasil – ultrapassando o Ceará e o Rio Grande do Sul.  Hoje, há 30 parques eólicos em atividade no RN.

Em abril, entraram em operação comercial 14 parques eólicos no estado, o que representou um acréscimo de 313 megawatts na geração de energia do RN. Isso só foi possível com a conclusão de um conjunto de instalações composto por duas linhas de transmissão e duas subestações, uma em João Câmara e outra em Extremoz, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no dia 28 de fevereiro.

Servidores encerram greve após sanção da lei que revisa PCCS

Após 24 dias, os servidores da saúde estadual decidiram em assembleia na tarde desta sexta-feira (11), pela suspensão da greve nos hospitais e unidades da saúde do estado. A decisão foi tomada após a sanção da governadora à lei que revisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), assinada na manhã desta última sexta-feira e o compromisso do governo sobre outros pontos da pauta deste ano.
“No ano passado, nós saímos da greve com um acordo, mas o governo descumpriu. Desta vez, a categoria decidiu só sair de greve com a lei assinada pela governadora”, afirmou Manoel Egídio Jr, vice-coordenador-geral do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN).
A lei aprovada na Assembleia Legislativa no último dia 03 garante o principal compromisso assumido na greve de 2013, que é a tabela com a diferença de 3% entre os níveis, a ser implantada em abril (nível elementar), maio (nível médio) e junho (nível superior), com extensão aos aposentados. No entanto, deixa de lado cerca de dois servidores municipalizados.

Lei autoriza o comércio de bebidas alcoólicas em estádios

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas esportivas do Rio Grande do Norte está liberada. O Governo do Estado publicou neste sábado (12), a lei número 9.838 sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini. A nova legislação já está em vigor e autoriza o comércio de bebidas, além de prever sanções aos que descumprirem as regras.

De acordo com a lei, a venda pode começar duas horas antes do início do evento e deve terminar até uma hora depois do fim do evento. O grau de concentração de álcool máximo das bebidas será de 43%.

Para comprar, o consumidor precisa ter mais de 18 anos e só poderá pegar um copo de até 500ml da bebida por vez. O comerciante só poderá entregar o produto em recipiente plástico e flexível, não sendo permitida a entrada dos torcedores com quaisquer recipientes metálicos.

Há previsão de multa e perda do direito de comercializar bebidas por 30 a 360 dias, para os fornecedores que desobedecerem as regras.

O estádio Arena das Dunas receberá, durante a primeira fase da Copa do Mundo de 2014, oito seleções de futebol: Uruguai, Itália, Japão, Estados Unidos, Gana, México, Camarões e Grécia.

Fernanda Costa participa de mobilização de prefeitos e defende a participação dos gestores na criação de políticas públicas


A Prefeita Fernanda Costa participou na manhã desta sexta-feira (11), no Salão Deputado Álvaro Dias na Assembleia Legislativa, em Natal/RN, de mais uma etapa da mobilização dos prefeitos intitulada de “Viva seu Município”.

Com o lema “Os municípios do Rio Grande do Norte pedem socorro!”, o encontro dos prefeitos fez parte de uma agenda nacional que incluiu o fechamento de portas das sedes das prefeituras e concentração de prefeitos nas capitais, coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios juntamente com as Federações e Associações Estaduais de Municípios e Prefeitos.

O evento teve como objetivo defender as administrações municipais que sofrem com uma grave crise financeira há vários anos e que se agrava cada vez mais.  Os gestores afirmam que a crise ocorre principalmente pela quantidade de novas obrigações impostas ao ente municipal. Além disso, programas subfinanciados e convênios com governos estaduais e federal só contribuem para a “falência dos Municípios”.

Diversos detentores de mandatos eletivos, incluindo a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD), e o Deputado Estadual Tomba Farias (PSB), participaram do evento.

Fernanda Costa foi uma das oradoras do encontro e arrancou muitos aplausos ao defender que os prefeitos precisam ser ouvidos. “Nós precisamos neste momento pleitear que os prefeitos sejam ouvidos. Talvez nós não tenhamos o conhecimento técnico e jurídico profundo mas somos nós que conhecemos como ninguém as necessidades dos municípios e não alguns burocratas que vivem atrás de birôs em Brasília/DF, que só sabem determinar o que os municípios precisam fazer. Que nós possamos este ano pleitear que verdadeiramente sejamos entes federados e que possamos participar sim e dar a nossa opinião de como serão construídas as políticas publicas do nosso país”, disse Fernanda Costa.

De Santa Cruz, além da Prefeita Fernanda Costa, estiveram presentes ao evento secretários, colaboradores e vereadores do município.

Ao final do encontro, o presidente da FEMURN, prefeito Benes Leocádio, entregou ao deputado Fábio Faria um documento com as reivindicações dos prefeitos endereçadas ao presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, que se encontra no Exterior. O documento pede apoio para a agilização da tramitação e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 341/2013, da Câmara dos Deputados, que aumenta de 23,5% para 25,5% a parcela da arrecadação do Imposto de Renda e Imposto Sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios. Outra PEC, de número 39/2013, tramita no Senado Federal com o mesmo objetivo. O documento dos prefeitos também renova o pedido para que a Câmara dos Deputados faça gestões para agilizar, no Supremo Tribunal Federal, a tramitação de processo que trata da redistribuição dos royalties do petróleo.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura de Santa Cruz e Acoberta realizam a Paixão de Cristo


Pelo segundo ano, a Prefeitura de Santa Cruz juntamente com o Coletivo Acoberta de Teatro realiza a encenação da Paixão de Cristo, espetáculo que mostra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O apoio da Prefeitura, por meio de secretaria municipal de Cultura, permitiu a montagem do espetáculo e sua apresentação em três datas em Santa Cruz de forma gratuita.

No próximo domingo (13), a encenação será na Vila de Todos, na segunda-feira (14), na sede da Acoberta no bairro Maracujá e na quarta-feira (16), na praça do bairro Paraíso. As apresentações começam sempre a partir das 20 horas.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Ônibus sobe canteiro na BR-101 e capota na madrugada desta sexta-feira


No início da manhã desta sexta-feira (11), um ônibus da empresa Santa Maria, da linha 56, que liga Ponta Negra/Rocas, tombou na BR 101. O acidente deixou o motorista ferido, mas sem gravidade.
De acordo com o policial rodoviário federal Reverton, a causa do acidente ainda é desconhecida, mas uma das hipóteses é que a pista molhada tem feito o motorista perder o controle, isso porque chovia forte no momento do acidente.
O condutor do ônibus que não teve o nome revelado, foi sorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e passa bem. “O veículo tinha acabado de sair da garagem e apenas o motorista estava no transporte”, relatou o policial Reverton.

Detran/RN realizará amanhã vistoria no transporte escolar de doze municípios‏

O Detran/RN estará deslocando amanhã (12) várias equipes de vistoriadores que irão realizar inspeções nos veículos de transporte de estudantes de doze municípios. A ação acontece nas cidades polos de Macaíba e Canguaretama. A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte.

Três ônibus são assaltados em menos de duas horas em Natal


Três ônibus foram assaltados em pouco mais de duas horas na noite desta quinta-feira (10) emNatal. Segundo a Polícia Militar, dois casos aconteceram na zona Leste. O terceiro, na zona Norte. Nenhum dos criminosos foi preso.

De acordo com a PM, o primeiro assalto aconteceu por volta das 20h30 no bairro das Rocas. Um ônibus da linha 43 trafegava pela região quando os suspeitos subiram no transporte e anunciaram o assalto. O grupo levou pertences dos passageiros e o dinheiro das passagens.
O segundo caso aconteceu no bairro de Petrópolis. Dois homens entraram pela porta da frente de um ônibus da linha 56 e renderam o motorista. Um terceiro suspeito subiu pela porta traseira do ônibus e recolheu os pertences dos 13 passageiros que estavam no veículo. O quarto suspeito ficou do lado de fora e deu cobertura ao grupo. Após a ação, os assaltantes fugiram correndo. Segundo o motorista, que não quis se identificar, os suspeitos se passaram por passageiros.
O terceiro caso aconteceu na avenida Dr. João Medeiros Filho, principal via da zona Norte da capital potiguar. De acordo com a PM, por volta das 22h um homem, sozinho, assaltou um ônibus da linha 76. O suspeito levou todo o dinheiro do caixa.

Emparn registra chuvas em 46 cidades em um dia

Apesar da redução das chuvas no Leste e Agreste do Rio Grande do Norte, a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), continua registrando boas chuvas em outras regiões do Estado. Nas últimas 24 horas, das 7h de ontem às 7h de hoje (11), o Boletim Pluviométrico registra chuvas em 46 localidades.

Na região Oeste Potiguar choveu 69 milímetros em Martins, em Patu (55mm), Frutuoso Gomes (35mm), Janduís (28,8mm), Messias Targino (26mm), Luís Gomes (25mm), Serrinha dos Pintos (25mm) e Paraná (22,3mm). Choveu também em Marcelino Vieira, Viçosa  e Portalegre, entre outros municípios da região.


Nas regiões Seridó e Central as maiores chuvas ocorreram em Santana do Seridó (45mm), São José do Seridó (43mm), Caicó (Açude Mundo Novo - EMPARN, com 35mm), Angicos (23,6mm),  Fernando Pedroza (21,9mm) e ainda em Florânia, Pedro Avelino, Cruzeta, São João do Sabugi e Tenente Laurentino Cruz. No Agreste e Leste choveu apenas em Várzea, Jaçanã, Extremoz, Natal, Parnamirim e Maxaranguape.

Fernanda Costa participa do movimento “Viva seu Município” e Prefeitura fecha suas portas nesta sexta (11


A Prefeita Fernanda Costa participa nesta sexta-feira (11) de mais uma etapa da campanha “Viva seu Município”. Prefeitos, vereadores, secretários e outros agentes políticos de todo o Brasil se reúnem em suas capitais em uma manifestação em defesa das administrações municipais que sofrem com uma grave crise financeira há vários anos e que se agrava cada vez mais.  Os gestores afirmam que a crise ocorre principalmente pela quantidade de novas obrigações impostas ao ente municipal. Além disso, programas subfinanciados e convênios com governos estaduais e federal só contribuem para a “falência dos Municípios”.

As prefeituras, inclusive a de Santa Cruz, fecham suas portas nesta sexta-feira (11) mantendo apenas os serviços considerados essências como os de saúde, educação e transporte. A sede do Poder Executivo Municipal funciona apenas internamente.

“Os municípios do RN pedem socorro”, afirma a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) que reúne todos os gestores que aderiram ao movimento na manhã desta sexta-feira (11) no salão de eventos Deputado Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa. O encontro faz parte da mobilização nacional lançada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com o apoio das Federações e Associações Estaduais de Municípios.

Precedida pela campanha “Viva o seu Município. Não o deixe morrer”, o movimento pretende denunciar as graves dificuldades financeiras vivenciadas pela grande maioria das prefeituras e angariar o apoio da população como forma de pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal a buscarem soluções, além de alertar os deputados estaduais, deputados federais e senadores para a série de leis aprovadas por eles que definem serviços sem a indicação de uma fonte de financiamento e que só prejudicam a gestão municipal.

O slogan da campanha “Você nasceu aqui, não o deixe morrer” faz um apelo para que os cidadãos conheçam as verdadeiras causas da crise e entendam por que os Municípios estão falindo. 



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Mosquito transgênico é liberado para combater a dengue no Brasil


A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta o pedido de liberação comercial de mosquitos transgênicos contra a dengue, desenvolvidos por uma empresa britânica, chamada Oxitec. Os mosquitos são geneticamente modificados para serem estéreis, de modo que, ao copularem com as fêmeas de Aedes aegypti na natureza, bloqueiam a reprodução da espécie. Testes realizados em dois bairros da cidade de Juazeiro, na Bahia, resultaram em uma redução de até 90% do número de insetos transmissores da dengue nessas localidades.

Os mosquitos transgênicos da Oxitec têm um gene a mais em seu DNA que faz com que seus descendentes morram antes de chegar à fase adulta, ainda no estágio de larva. Apenas mosquitos machos são produzidos, pois são apenas as fêmeas que picam as pessoas e transmitem a dengue (dessa forma, evita-se acrescentar mais mosquitos com potencial para transmitir a doença no ambiente).
A estratégia, basicamente, é liberar grandes quantidades desses mosquitos transgênicos na “natureza” (mais especificamente, nas áreas urbanas onde a dengue é um problema), em  número muito maior do que o de machos selvagens, de forma que os transgênicos estéreis tenham uma probabilidade muito maior de copular com as fêmeas daquela população e, assim, a reprodução da espécie seja suprimida.

Após 8 anos, potiguar vira médico em cidade onde dirigia ambulância


Um motorista de ambulância que deixou sua cidade no interior com o sonho de estudar Medicina e voltou oito anos depois como médico formado. O caso aconteceu em Lucrécia, município de pouco mais de três mil habitantes na região Oeste do Rio Grande do Norte, onde nasceu Ricardo Dantas Duarte, de 39 anos. Filho de um agricultor e de uma merendeira, o protagonista da história atualmente trabalha como médico do Programa de Saúde da Família (PSF), coordena uma unidade de urgência da cidade, dá plantão em municípios vizinhos e ainda arruma tempo para atender pacientes em um consultório montado na própria casa.

"Disseram que era loucura", conta Ricardo ao lembrar do plano para se tornar médico. O então motorista de ambulância deixou a mulher e a filha de dois anos e vendeu os únicos bens que tinha - uma casa e um carro - para fazer o curso na Bolívia. Na cidade de Cochabamba morou de favor em um quarto nos fundos da casa de um conhecido. "Era do pai de um amigo que conheci em Lucrécia. Um médico boliviano que me incentivou a correr atrás desse sonho", explica Ricardo, que também é formado em Pedagogia.

Ricardo chegou à Bolívia no segundo semestre de 2003 em meio a uma série de protestos que culminaram na derrubada do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. "O país estava quase em guerra civil. Tocaram fogo no ônibus em que eu estava e fugi pela janela. Precisei andar 13 quilômetros até a cidade", lembra o médico, que começou ali uma vida de oito anos na Bolívia, sem nunca ter deixado de visitar a família em Lucrécia, para onde viajava semestralmente de trem e ônibus. "Não dava para pagar viagem de avião", diz.


Lei que obriga médicos a digitar e imprimir receitas deve ser cumprida

Veja a íntegra da lei nº 3.629, de 29 de dezembro de 2008
Art. 1º – As receitas médicas e os pedidos de exame deverão ser digitados no computador e impressos pelo médico no momento da consulta, acompanhados de sua assinatura e carimbo, nos hospitais públicos e privados, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos particulares do Estado de Mato Grosso do Sul.
Parágrafo único. Nos casos de atendimento emergencial externo, fica o profissional isento do atendimento ao disposto no caput, devendo prescrever a receita com letra de forma.
Art. 2º – As unidades hospitalares públicas receberão do Poder Público apoio técnico necessário para implantação do novo modelo de receitas médicas impressas.
Art. 3º – O não-cumprimento desta Lei sujeitará os infratores às seguintes penalidades:
I – advertência;
II – multa;
III – interdição parcial ou total do estabelecimento hospitalar infrator;
IV – cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e punição dos gestores por desobediência à lei.
Art. 4º – O Poder Executivo regulamentará esta Lei definindo, no decreto, o órgão fiscalizador.
Art. 5º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Presidente do PT: “Acordão sana problemas de Henrique, João e Wilma, não do RN”


O acordão, aliança política entre tradicionais adversários políticos para as eleições deste ano, resolve apenas os problemas eleitorais do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), e do deputado federal João Maia (PR). Os mandatos de Henrique e João Maia encerram no dia 31 de dezembro deste ano e, por conta disso, buscam novas eleições, sendo que Henrique para o governo do Estado e João para vice-governador. Já a vice-prefeita Wilma de Faria tem mandato até 31 de dezembro de 2016, mas pretende melhorar a posição no quadro político estadual ao tentar ocupar a cadeira que é do pai do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), Garibaldi Alves (PMDB), no Senado Federal, até o dia 31 de dezembro deste ano. A opinião é do presidente do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva, pré-candidato petista a deputado estadual. Ele classifica a união entre Henrique, Wilma e João Maia como “aliança do medo e da desconfiança”.
“A aliança do medo com a desconfiança. É assim que classifico essa aliança entre PMDB, PSB, PR e outros partidos no Rio Grande do Norte. Na verdade estão tentando resolver os problemas deles, não estão preocupados em um projeto para o RN. É o acordão que se formaliza no Estado”, avalia Eraldo Paiva, em entrevista ao Jornal de Hoje no início da tarde desta quinta-feira. “Na verdade, eles têm um histórico e desconfiança e medo de disputaras as eleições um contra o outro. Por isso a chapa do medo e da desconfiança”, justificou Eraldo.

Eraldo esqueceu que em 2008 houve o mesmo acordão em prol da eleição que levaria Fátima Bezerra a prefeitura do Natal.

Seleção Brasileira sobe três posições no ranking da Fifa

A Seleção Brasileira subiu três posições no ranking mundial da Fifa que foi divulgado nesta quinta-feira (10). A pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo, o Brasil está ocupando o sexto lugar, atrás de Espanha, Alemanha, Colômbia, Uruguai e Argentina, que está ocupando a mesta posição, mas com 0,35 pontos a mais.

Já a Grécia voltou ao grupo dos dez primeiros pela primeira vez desde outubro de 2012. Um pouco mais abaixo, a Escócia foi o único país a ter galgado mais de dez lugares, aparecendo em 22º após o salto de 15 colocações. 

Após encontro, jovens dizem que Dilma não vai propor lei para reprimir protestos


A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (10) cerca de 30 jovens, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, e cobrou mobilização das entidades juvenis para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da reforma política. Os jovens também disseram que Dilma se comprometeu a não enviar ao Congresso projetos de lei que endureçam o controle sobre manifestações.

“Ela anunciou que não enviará ao Congresso nenhuma lei que venha para aumentar a repressão sobre os movimentos sociais. Isso é muito importante, porque hoje os movimentos de rua, assim como a juventude negra e pobre, sofre muita repressão policial”, disse a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros.

Petrobras anuncia recorde mensal na entrega de gás natural

A Petrobras divulgou nesta quinta-feira (10) que bateu o recorde mensal de entrega de gás natural ao mercado consumidor, com a média de95,5 milhões de m³ por dia no mês de março.

De acordo com a empresa, apenas para o mercado termelétrico, a companhia entregou uma média de 43,1 milhões de m³/dia. Ao mercado não termelétrico foi entregue uma média de 38,7 milhões de m³/dia e 13,7 milhões de m³/dia foram destinados ao consumo interno da Petrobras, incluindo-se aí o fornecimento a suas fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia.

No dia 26 de março, a Petrobras ultrapassou, pela primeira vez, a barreira diária dos 100 milhões de m³ de gás natural entregues ao mercado, atingindo o recorde diário de 101,1 milhões de m³ de gás disponibilizado ao mercado.

Nota de Pesa

A Prefeita Fernanda Costa, lamenta com pesar o falecimento do ex-prefeito do município de Santa Cruz, Francisco Medeiros Sobrinho (Francisquinho Medeiros), aos 78 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (10). Fernanda Costa presta sua solidariedade aos amigos e familiares que sofrem com essa perda irreparável.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz declara luto oficial de três dias em sinal de respeito pelo falecimento de Francisquinho Medeiros, que foi prefeito de Santa Cruz no período de 1989 a 1992.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Hotel Reis Magos será reerguido e inauguração ocorrerá daqui a 30 meses


Nada de demolição ou de construção de um shopping. As ruínas do antigo Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, darão lugar a uma nova estrutura de hotel de luxo que embelezará ainda mais o cenário do litoral potiguar. A revitalização do hotel, que será inaugurado com o mesmo nome, foi confirmada a O Jornal de Hoje pelo proprietário do empreendimento, o engenheiro José Pedrosa de Oliveira, dono do grupo Hotéis Pernambuco S.A. O objetivo do empresário é de que, em até trinta meses, o novo Hotel Reis Magos seja apresentado à população.

Moradores de cidade do RN com falta de água protestam por adutora


O problema de abastecimento levou os moradores de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, às ruas nesta quinta-feira (10). Os manifestantes bloquearam a BR-226 e a BR-427 pedindo a construção de uma adutora. O protesto terminou no Centro da cidade. Currais Novos é um dos 159 municípios potiguares em situação de emergência por causa da seca.

A situação das cidades foi reconhecida nesta quinta pelo Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.
De acordo com o último relatório divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 12 municípios estão em colapso no abastecimento d'água por causa da ausência de chuvas e consequente baixa do índice de água nos reservatórios.

Outras seis cidades passam por rodízio no abastecimento e 15 estão em risco de colapso, que ocorre quando a empresa admite que não tem mais condições de fornecer água para o município.

Governo Federal reconhece emergência em 159 municípios do RN


O Governo Federal publicou, nesta quinta-feira (10), portaria reconhecendo o estado de emergência em 159 municípios do Rio Grande do Norte devido à seca. Anteriormente, o Governo do Estado já havia prorrogado a emergência nos mesmos municípios. 

Dos 167 municípios do estado, somente Natal, Rio do Fogo, Maxaranguape, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macau e Parnamirim não estão em emergência devido à escassez de água. Nos demais 159 municípios, relatórios da Secretaria de Agricultura (Sape) e da Caern apontaram para o problema nas cidades, onde os principais reservatórios estão com menos de 30% da capacidade de armazenamento. O argumento foi utilizado pela Defesa Civil nacional para reconhecer a emergência.

Confira a lista dos municípios que estão com problemas devido aos baixos níveis dos reservatórios de água:

Acari
Açu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arês
Augusto Severo
Baía Formosa
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Espírito Santo
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Presidente Juscelino
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taip u
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Tibau do Sul
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor