segunda-feira, 12 de maio de 2014

Secretário do PT em Natal seria responsável por ameaças de morte a Joaquim Barbosa


A Polícia Federal investiga, a pedido do Supremo Tribunal Federal, ameaças de morte ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, em perfis de redes sociais na internet. Em um dos dois inquéritos de investigação, a PF descobriu que um dos que ameaçaram o ministro foi Sérvolo de Oliveira e Silva, secretário de organização do diretório do PT em Natal e membro da Comissão de Ética do partido no Rio Grande do Norte.
“Contra Joaquim Barbosa toda violência é permitida, porque não se trata de um ser humano, mas de um monstro e de uma aberração moral das mais pavorosas”, postou o petista no perfil do Facebook com o nome de Sérvolo Aimoré-Botocudo de Oliveira, como informou a edição da revista Veja deste fim de semana. “Joaquim Barbosa deve ser morto. Ponto Final. Estou ameaçando a um monstro que é uma ameaça ao meu país. Barbosa é um monstro e como monstro deve ser tratado.”
Procurada pela reportagem, a direção nacional do PT disse que não iria se manifestar sobre o tema. Sérvolo não foi localizado pelo Estado.
Depois que começou a ser investigado pela PF, ele se mudou para Foz de Iguaçu. À revista, o petista diz que fez menção ao tiro na cabeça porque se lembrou da morte do PC Farias. “A burguesia brasileira age assim. Sou do candomblé, não tenho coragem de matar ninguém”, afirmou, completando que se quisesse de fato matar alguém não postaria a ameaça na internet.
No outro inquérito, também solicitado pelo Ministério Público Federal, a PF investiga quem está por trás do perfil de Brasília que convoca membros e correligionários do PT a atentar contra a vida do presidente do STF. Ameaça de morte pode render uma pena de até seis meses de prisão, de acordo com o Código Penal.

Intolerância a lactose atinge 75% dos Brasileiros

Aproximadamente 75% da população brasileira sofre de intolerância à lactose, incapacidade do organismo metabolizar a enzima do leite. Apenas um copo da bebida ou uma pedaço de queijo é capaz de desencadear uma série de sintomas em quem tem o problema, principalmente a sensação de barriga estufada ou empachada, como é dito popularmente.

O problema pode ser congênito ou pode estar relacionado ao processo de envelhecimento. O consumo frequente e excessivo de leite também pode causar a intolerância.

Sem produzir ou com insuficiente de lactase, açúcar do leite, há uma proliferação de fungos, parasitas e bactérias, que produzem muitos gases e inflamam a parede da mucosa intestinal, acumulando toxinas.

Há uma sobrecarga do fígado, que diminui a absorção de vitaminas e minerais, comprometendo também a nossa imunidade.

Chuvas forçam cancelamento das finais da Copa Bené; nova data será escolhida

A forte chuva que caiu no último sábado (10) em Santa Cruz fez com que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer cancelasse as partidas finais da segunda edição da Copa Bené de Futsal.

Mesmo coberto, o Ginásio Marcílio Furtado teve alguns pontos de alagamento pois muita água passou pelos combogós que servem para ventilação. Além disso, sucessivas quedas de energia comprometeriam o funcionamento dos refletores.   

A nova data para a realização dos quatro jogos finais da competição será escolhida e divulgada em breve pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Técnicos da Prefeitura de Santa Cruz participam de capacitação do Selo UNICEF


Técnicos da Prefeitura de Santa Cruz participaram do 2º ciclo de capacitação do Selo UNICEF 2013/2016. O evento aconteceu na última quarta-feira (07), na escola municipal Augusto Severo, em Parnamirim/RN e teve como objetivo apresentar orientações sobre a realização do 1º Fórum Comunitário e a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), duas ações estratégicas e obrigatórias de participação social.

Representaram Santa Cruz a articuladora do Selo UNICEF, a pedagoga Rita de Cássia Ferreira, a representante da Educação, a pedagoga Regiane Martha, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adelma Costa, a representante da Saúde, a enfermeira Maria Tereza, e os representantes dos adolescentes, Anderson Lima e Francieli Jéssica, ambos alunos da Escola Estadual Prof.  Francisco de Assis Dias Ribeiro.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. A Prefeitura de Santa Cruz, através das secretarias envolvidas, não tem medido esforços para que o município alcance esse reconhecimento.

Copa consome R$ 1,8 bilhão no RN


R$ 1,84 bilhão é o volume de investimentos feitos em Natal para a Copa do Mundo de 2014. A cifra é pouco mais da metade do que era previsto no início do planejamento para o Mundial, R$ 3 bilhões, e inclui os recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal aplicados em obras das mais diversas áreas de atuação que já foram executadas ou que estão sendo executadas até agora. A um mês do evento, a cidade ainda continua um canteiro de obras e corre contra o tempo para entregar as mais importantes. Os principais setores da economia também estão intensificando o preparo para o Mundial. Mas a torcida é para que Natal faça muitos “gols” durante o evento e termine com um saldo positivo.  

O valor investido na esteira da Copa faz parte de um balanço feito pela Prefeitura do Natal, concluído na última sexta-feira (9), e cedido à Tribuna do Norte, a pedido da reportagem. Os números devem ser apresentados nos próximos dias ao Governo Federal.

Em final de semana sangrento, Mossoró registra sete assassinatos em dois dias


Final de semana em Mossoró há muito tempo vem sendo sinônimo de violência e muitas mortes, mas parece que esse último conseguiu se superar, foram nada menos que sete mortes em dois dias, todos causados por disparos de armas de fogo.
É a violência mais uma vez tomando conta do Estado do Rio Grande do Norte.
Confira o nomes dos mortos e suas respectivas causas:
1º Francinildo Mariano da Silva, 19 anos de idade, residente na Rua Monsenhor Ismar Fernandes de Queiroz, no conjunto Somobam em Areia Branca, foi alvejado com disparos de arma de fogo, morreu a caminho do Tarcísio Maia em Mossoró, para onde estava sendo socorrido.
2º Pamela Suzi da Silva Freitas, 17 anos de idade, residente na Rua Chico Belo, no Bairro Bom Jesus em Mossoró, foi baleada em Areia Branca, estava junto com Francinildo, foi socorrida e morreu no Hospital de Areia Branca.
Segundo informações, o acusado pelo crime era o ex-namorado da adolescente, que foi a localidade com o propósito de matar a mesma e o atual namorado dela, que foi ferido com os disparos. Uma das vitimas, Francinildo, segundo informações não tinha relação com a briga.
3º André Pereira do Nascimento, 30 anos de idade, foi alvejado por três disparos de arma de fogo, na região do tórax e nas costas e morreu na frente da Cobal, no bairro Paredões, em Mossoró. Segundo informações, a vítima era acusada por um crime de homicídio no Alto da Pelonha e vivia se escondendo com medo de ser morto.
4º Alexandre Bernardino da Costa, 22 anos de idade, morador do bairro Aeroporto, em Mossoró. Foi alvejado com três disparos de arma de fogo nas costas. A ação criminosa aconteceu na Rua Francisco Solon no Bairro Boa Vista. André foi socorrido por populares, mas morreu a caminho do Tarcísio Maia para onde estava sendo socorrido.
Envolvimento com droga pode ter sido o motivo da morte do Jovem.
5º Manoel Messias da Silva, 31 anos de idade, morador do bairro Frutilandia, foi alvejado por disparos de arma de fogo na favela do Belo Horizonte, no Bairro Dom Elizeu, em Assu e morreu no local. Messias era bastante conhecido no meio policial pela prática de arrombamentos e pequenos furtos na cidade.
6º Augusto Cesar de Souza Soares, 20 anos de idade, residente na Rua Dorinha Barbalho, na cidade de Pendências. Foi morto com um disparo de espingarda na madrugada de domingo. Cesar foi alvejado no peito e morreu no local.
7º Luiz Henrique Soares Cavalcante, “Lulú”, 20 anos de idade, foi alvejado por disparos de arma de fogo, no bairro Conab em Umarizal e morreu no local. Durante a madrugada de domingo, populares ouviram o barulho dos estampidos e acionaram a Policia Militar local, mas o corpo só foi encontrada na manhã de domingo.
Todos os corpos foram necropsiados na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró

Começam hoje inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (12). Os interessados podem se candidatar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 23.

Qualquer pessoa pode se inscrever no exame, que está marcado para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são considerados isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.

No site do Inep é possível também tirar dúvidas sobre o Enem. Neste ano, a página oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem alguma limitação auditiva. Os candidatos podem ainda obter informações pelo telefone 0800-616161.

Finais da Copa Bené serão disputadas no próximo sábado (10)


A segunda edição da Copa Bené de Futsal conhecerá seus campeões no próximo sábado (10). Organizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição reuniu 480 atletas e 40 equipes.

As partidas finais serão disputas neste sábado (10), a partir das 16h, no Ginásio Marcilio Furtado. A entrega da premiação aos vencedores será feita pela Prefeita Fernanda Costa.

A entrada no ginásio é gratuita e são esperados centenas de torcedores.

Partidas finais:

16h - Miguel Lula  X  Santa Rita 1 (categoria mirim)
16:5Oh - Paulo Afonso  X  Jovens Talentos (categoria infantil)
17:40h - Paulo Afonso  X  Caminha Fiúza (categoria juvenil)
18:40h - 100% Telex Free  X  Telex Fla (categoria adulto)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Da ANAC aos operários: ninguém sabe dizer se o novo aeroporto funcionará na Copa


Faltando duas semanas para o já confirmado início de operações para pousos e decolagens no aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, o bom e velho Augusto Severo ainda corre o risco de ser o terminal aéreo da Copa. Isso, apesar da última informação oficial dar conta que a data fixada será respeitada – 22 de maio.
Hoje, em entrevista ao Bom Dia RN, da TV Cabugi, o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Marcos Nunes de Miranda, responsável pela segurança aérea durante o evento, porém, deu a entender que ainda não existe definição a respeito.
A assessoria de Imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, informou apenas que reuniões estariam acontecendo esta semana para decidir sobre o assunto. E que, por enquanto, vale o que foi anunciado anteriormente.

Vacinação contra a gripe é prorrogada pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde adiou o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe e Santa Cruz acompanhará essa determinação. A campanha foi estendida porque em todo o Brasil o índice de cobertura atingiu apenas 53,6% da meta.

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lembra que pessoas que integram os grupos prioritários que ainda não tomaram a dose da vacina devem se dirigir até a Unidade de Saúde mais próxima mais próxima de sua casa para se imunizar.

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, dos idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade. Os que fazem parte deste grupo precisam se vacinar.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde do município.

Henrique foi financiado por fornecedores envolvidos em escândalos da Petrobras

O senador José Agripino, presidente nacional do DEM, afirmou que o Governo não quer que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chegue a Câmara Federal porque pode não controlar a base aliada dos deputados federais. Contudo, é bem verdade que tem deputado torcendo para que isso não aconteça, pois uma CPI da Petrobras na Casa Legislativa poderá força-los a investigar empresas que doaram quantias consideráveis para a campanha deles. E o próprio presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é um desses.
Bom, pelo menos, baseado em reportagem publicada no site da Revista Veja na noite de quarta-feira. Na matéria, intitulada “Fornecedores da Petrobras sob suspeita financiaram campanha de 121 parlamentares em atividade”, o presidente do PMDB no RN e pré-candidato ao Governo do Estado aparece como um dos beneficiados pelas doações de campanhas feitas pelos fornecedores da Petrobras que podem vir a ser investigados na CPI da companhia.
“Dos deputados e senadores da atual legislatura, pelo menos 121 receberam dinheiro oficialmente como doação de campanha de empresas investigadas pela operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Um levantamento feito pelo site de Veja nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 96 dos parlamentares da Câmara e 25 do Senado estão na lista de beneficiados por repasses feitos por fornecedores da Petrobras sob suspeita”, apontou a revista.
Henrique teria recebido R$ 150 mil durante a última campanha de uma das empresas (não foi citada na reportagem qual delas). O nome dele aparece na lista de beneficiados publicada junto à reportagem. Contudo, estranhamente, o parlamentar potiguar não é citado no corpo do texto da Veja, apesar de ser o atual presidente da Câmara Federal e a reportagem ter dedicado quase um parágrafo, apenas, para citar o beneficiamento de dois pré-candidatos a governos estaduais pelo PT – o senador Lindbergh Farias, do Rio de Janeiro, e a ex-ministra Gleisi Hoffmann, do Paraná.

ITEP nega acúmulo de corpos exibido na Rede Globo e anuncia reforço de legistas


Quase todas as semanas de 2014, o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol-RN) tem feito denúncias por supostas irregularidades e problemas no Instituto Técnico-Científico da Polícia do RN (Itep-RN). Nesta sexta-feira (9), a diretora do Itep-RN, Raquel Taveira, que está no cargo há quatro meses, deu entrevista coletiva na Governadoria e explicou a atual situação do órgão.
Uma das principais reclamações de Raquel é que o Itep é composto em sua grande maioria por servidores de outras repartições. “Cerca de 80% dos servidores do Itep são de outras instituições. São pessoas que estão em desvio de função. Para se ter uma ideia, hoje temos 75 Auxiliares de Serviços Gerais e 72 estão em desvio de função”, destacou. A diretora destacou que isso acontece pelas gratificações que muitas pessoas do setor administrativo recebiam para trabalharem em escala de plantão.

RN tem 1.565 poços não instalados


O Governo do Estado entregou ao Ministério Público um plano emergencial de fornecimento hídrico para 46 municípios do Rio Grande do Norte. Os poços artesianos são a principal solução de combate a seca. Consta na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) que o Estado possui 2.010 poços instalados e ainda 1.565 perfurados com água e não instalados.  Se eles estivessem em funcionamento, quase que dobraria a capacidade de vazão de água para abastecimento.

O plano foi entregue ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOP do Meio Ambiente) na última segunda-feira (05) em cumprimento ao que foi requerido através do inquérito civil aberto pela 1ª Promotoria de Justiça de Currais Novos, que tem como titular Mariana Marinho Barbalho. Ela argumenta como justificativa da investigação, “a causa da seca e da decretação de situação de emergência em 160 municípios no Rio Grande do Norte”. 

Após o cumprimento das primeiras diligências, o MPRN  promoverá reunião conjunta com as entidades envolvidas sobre essa questão, a própria Semarh, a Caern, Dnocs, Conisa (Consórcio Intermunicipal de saneamento de Serra de Santana) e representantes do movimento SOS Adutora Currais Novos.

Três desfalcam o América diante do Atlético-GO


O técnico do América, Oliveira Canindé, divulgou a lista de atletas relacionados para o jogo contra o Atlético-GO no próximo sábado (10). Ele listou 20 jogadores para este jogo. A partida diante do time goiano será na Arena das Dunas, às 16h20. O Atlético-GO ocupa a 17ª posição com dois pontos e o Alvirrubro é 13º colocado com três.

Três desfalques estão certos para este jogo. Os volantes Márcio Passos e Val foram vetados pelo departamento médico do clube, assim como o meia Arthur Maia. Maia ainda passará por uma avaliação ainda nesta sexta-feira (9) para saber a gravidade do problema.

O goleiro Dida foi liberado pela direção do clube para resolver problemas particulares e volta a treinar normalmente na segunda-feira (12). A novidade na lista é a volta do volante Tiago Dutra, que estava lesionado.

Confira os jogadores relacionados por Oliveira Canindé:

Goleiros: Fernando Henrique e Rafael Roballo;
Laterais: Walber, Marcelinho, Wanderson e Alex Barros;
Zagueiros: Edson Rocha, Cleber, Adalberto e Roberto Dias; 
Volantes: Fabinho, Dener, Jean Cleber e Tiago Dutra;
Meias: Daniel Costa e Rafinha;
Atacantes: Rodrigo Pimpão; Adriano Pardal, Max e Isac.

Aneel leiloa cinco novas linhas de transmissão e subestações no RN

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai leiloar 13 lotes de linhas de transmissão e subestações eólicas em 11 estados brasileiros nesta sexta-feira (9). O evento acontece às 10h, na bolsa de valores de São Paulo, BM&FBovespa. O Rio Grande do Norte será contemplado com cinco novas linhas. O prazo para conclusão de obras varia de 24 a 43 meses e os contratos de concessão são de 30 anos. 

Ao todo, são 3.469 quilômetros de linhas de transmissão e subestações espalhadas pelo país. O Rio Grande do Norte terá estruturas entre Quixadá-CE e Assú, Assú e João Câmara, e dois linhões entre João Câmara e Ceará Mirim. O edital estabelece que a Receita Anual Permitida de Referência (RAP) máxima é de R$ 519,9 milhões. 

A estrutura total demanda investimentos de R$ 4,3 bilhões e, além do Rio Grande do Norte, contemplará outros dez estados (Pará, Amazonas, São Paulo, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Tocantins e Paraná). A previsão é que sejam gerados mais de 13 mil empregos diretos. Serão considerados vencedores aqueles que apresentarem o menor valor de RAP por lote. 

Datafolha: Dilma tem 37%, Aécio 20% e Campos 11%


O Instituto Datafolha publicou nesta sexta-feira (9) pesquisa para saber a intenção de voto da população para a Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff (PT) segue na liderança, com 37%, contra 20% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Na pesquisa, o Datafolha montou quatro cenários diferentes, inclusive com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já garantiu não ter a intenção de disputar a eleição. Enquanto Dilma tem 37% com a presença dos candidatos dos pequenos partidos na pesquisa, Lula apresenta 49%. Já em cenário sem os "nanicos", Dilma lideraria com 41% dos votos, contra 52% de Lula.

A pesquisa Datafolha, publicada no jornal Folha de São Paulo, ouviu  2.844 pessoas, em 174 cidades do país, entre os dias 7 e 8 de maio e está registrada no TSE sob o número BR-00104/2014.

Confira os números nos quatro cenários montados pelo Datafolha:

Cenário 1 
Dilma Rousseff (PT): 37%
Aécio Neves (PSDB): 20%
Eduardo Campos (PSB): 11%
Pastor Everaldo (PSC): 3%
Denise Abreu (PEN): 1%
Eduardo Jorge (PV): 1%
José Maria (PSTU): 1%
Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
Eymael (PSDC): 0%
Levy Fidelix (PRTB): 0%
Mauro Iasi (PCB): 0%
Brancos/nulos/nenhum: 16%
Não sabe: 8%

Cenário 2 (sem pequenos partidos)
Dilma: 41%
Aécio: 22%
Campos: 14%
Brancos/nulos: 16%
Não sabe: 7%

Cenário 3 (Lula candidato)
Lula: 49%
Aécio: 17%
Campos: 9%
Pastor Everaldo: 2%
Denise Abreu: 1%
Eduardo Jorge: 1%
José Maria: 1%
Randolfe Rodrigues: 1%
Eymael: 0%
Levy Fidelix: 0%
Mauro Iasi: 0%
Brancos/nulos: 12%
Não sabe: 7%

Cenário 4 (Lula candidato e sem pequenos partidos)
Lula: 52%
Aécio: 19%
Campos: 11%
Brancos/nulos: 12%
Não sabe: 6%

Fernanda Costa e técnicos da SESCOOP/RN discutem criação de cooperativa de catadores de Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa recebeu, na quarta-feira (07) na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN). O encontro aconteceu dias depois da visita dos catadores de materiais recicláveis de Santa Cruz, organizados pela secretaria municipal de Assistência Social, à estrutura da cooperativa de catadores de Natal para conhecerem o processo de coleta e reciclagem na capital do Estado.

A reunião com a Prefeita serviu como um segundo passo para viabilizar a parceria entre o SESCOOP/RN e o Poder Público municipal que objetiva a criação da cooperativa dos catadores de Santa Cruz/RN. No encontro, Fernanda Costa se mostrou entusiasmada com o projeto, afirmou ser importante organizar os catadores em cooperativa e já designou técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social para conduzir o processo.

A Prefeita ressaltou que a inclusão social e organização dos catadores de materiais recicláveis fazem parte das diretrizes do Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos aprovado em dezembro de 2013, pelos membros dos Comitês do Plano de forma democrática e participativa sob a coordenação da Chefia de Gabinete. Destacou também que este é um importante passo para a cadeia de resíduos sólidos, pois os catadores são agentes sociais de transformação que auxiliam no trato de um problema do nosso cotidiano, o lixo, colaborando para a melhoria do meio ambiente.

Novas reuniões deverão ser agendadas nos próximos dias para prosseguimento dos estudos e para que os técnicos da SESCOOP/RN possam apresentar as ações necessárias para criação da cooperativa.

Prefeitura de Tangará informa Licitação para Lagoa do Feijão

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARA–RN
AVISO DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS N 05/2014
A Prefeitura Municipal de Tangará/RN, através da Comissão Permanente de Licitações, torna público que promoverá em 21 de maio de 2014, às 8 horas, na sede da Prefeitura, a Licitação - TOMADA DE PREÇOS Nº 05/2014, para execução de Drenagem e Pavimentação de paralelepípedos rejuntados com cimento e areia da rua de acesso a Comunidade Lagoa do Feijão, em Tangará-RN. Fonte de Recursos: Convenio nº 005/2014-SIN e contrapartida do Município. O Edital encontra-se disponível na sede da Prefeitura, à Rua Miguel Barbosa, n 548, Centro - Tangará/RN, no horário de 07:00h às 12:00 horas.
Tangara/RN, 29 de abril de 2014.
Fabio Jose Silva de Araujo
Presidente da CPL

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Rosalba Ciarlini tenta “comprar” deputados para não aprovarem o impeachment

O governo Rosalba Ciarlini (DEM) estaria tentando “comprar” deputados com a liberação de emendas parlamentares com o objetivo de evitar o impeachment. A informação é confirmada pelo deputado estadual José Dias. À pergunta “o governo estaria sinalizando liberar emendas para evitar o impeachment?”, ele respondeu: “Que está, está. Inclusive, com a história de aprovação desse empréstimo de R$ 850 milhões. E com isso liberar. Eu mesmo aqui recebi pessoas do interior, que estiveram na Governadoria, e disseram que só poderia liberar as emendas se fosse aprovado os R$ 850 milhões. Eu mesmo recebi pessoas que me deram essa informação. Elas vinham da Governadoria”, disse o deputado.
Emenda parlamentar é a parcela do orçamento que os deputados destinam para entidades e áreas do governo, que consideram necessárias ou prioritárias. O governo quase nunca libera o recurso, utilizando-o somente em momentos críticos de atrito com a Casa. Para José Dias, “a luta para aprovação do empréstimo nasceu quando chegou o problema do impeachment. Assim que começou impeachment, começou a ação do governo aqui dentro, para que o empréstimo fosse aprovado”, ressaltou. “Sei que pessoas aqui dentro (da Casa) eram absolutamente contrárias a empréstimos, que é um desastre para o Estado, nesse momento, por causa da credibilidade do governo, da ineficiência. Então, pessoas que eram contra absolutamente, hoje estão menos radicais”.

Henrique Alves ataca: “Quem deu as costas ao governo de Rosalba foi o povo potiguar”

Sobre as declarações da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), publicadas nesta terça no Jornal de Hoje, em que critica aqueles que deram as costas ao governo, o presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato a governador, Henrique Alves, disse que “quem deu as costas ao governo dela foi o povo potiguar, decepcionado com os resultados”. É a primeira vez que Henrique critica Rosalba desde o rompimento do seu partido como o governo do democrata, em setembro do ano passado. Pelo Twitter, o líder do PMDB no estado justificou a saída do partido da gestão, bem como defendeu o PR, do parceiro deputado federal João Maia, pré-candidato a vice-governador na chapa com o peemedebista. Segundo Henrique, “PMDB e outros aliados saíram” do governo Rosalba “porque não eram ouvidos”. Se tivesse sido ouvido, afirmou o deputado, “erros teriam sido evitados”.
“PMDB e outros partidos fizeram o que podiam para ajudar o governo. Mas o governo não ajuda. Não faz a parte dele. Obras e investimentos federais só chegaram porque o PMDB e a bancada federal trabalharam para isso. Os exemplos são o aeroporto de São Gonçalo e a Barragem de Oiticica, entre outras obras importantes”, declarou o peemedebista.  Henrique foi o principal articulador do Conselho Político do governo Rosalba. O conselho só se reuniu duas vezes e não teve prosseguimento.

São Tomé ganhará nesta quinta (8) agência do Banco do Brasil

Nessa quinta-feira, dia 08 de maio, será inaugurada a 90ª agência do Banco do Brasil no Rio Grande do Norte. Localizada no município de São Tomé, a nova agência recebe o nome do município.

A agência São Tomé, prefixo 8289, funcionará na Praça Antônio Assunção, 276, no centro da cidade, com atendimento ao público das 09h às 13h. “A expectativa é de promover comodidade e conforto, com a oferta de produtos e serviços que venham a atender aos anseios dos habitantes da cidade e dos municípios vizinhos”, destaca o superintendente estadual Sérgio Luiz.

Prefeitura de Santa Cruz lançará na segunda-feira (12) projeto selecionado pelo Ministério do Turismo


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, realiza na próxima segunda-feira (12), no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19h, o lançamento do projeto Desenvolvimento de Ações Estruturantes e Gestão Coordenada do Complexo Turístico Religioso: Santuário de Santa Rita de Cássia.

O projeto visa fomentar o turismo religioso como eixo de desenvolvimento econômico do município. A intenção é reunir todos os atores envolvidos no segmento do turismo (taxistas, donos de pousadas e restaurantes, mototaxistas, ambulantes, artesãs, dentre outros) para que conheçam as ações do município que foi selecionado no ano passado, através de processo seletivo, para desenvolver um projeto de fortalecimento do turismo religioso no Brasil promovido pelo Ministério do Turismo. Santa Cruz foi o único município escolhido do nordeste. Além da capital do Trairi, apenas mais quatro municípios brasileiros também foram escolhidos Ministério do Turismo.

Na oportunidade a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, irá expor o cronograma do projeto, que prevê cursos, palestras, seminários, material gráfico de divulgação do Santuário, dentre outras ações que irão impulsionar o turismo religioso local.


Morreu nesta manhã aos 75 anos de idade, o cantor Jair Rodrigues

O cantor Jair Rodrigues morreu nesta quinta-feira (8). Ele tinha 75 anos e estava em sua casa em Cotia, na Grande São Paulo.
A causa da morte ainda não foi divulgada. Em nota divulgada pela produtora do cantor na manhã desta quinta, a família aguarda a chegada da perícia.
“Era uma pessoa de um carisma irresistível”, disse o pesquisador musical Ricardo Cravo Albin.
Nascido em Cotia em 6 de fevereiro de 1939, Jair Rodrigues de Oliveira era um dos mais populares cantores brasileiros. No início da carreira, nos anos 1950, participou de programas de rário no interior de São Paulo e em shows de calouros.
Na década de 1960, já morando na capital paulista, começou a apresentar-se na televisão e fez bastante sucesso em parcerias com a cantora Elis Regina no programa “O Fino da Bossa”, na TV Record.
Em 1966, Jair Rodrigues participou do festival da Record com a canção “Disparada”, de Geraldo Vandré e Théo de Barros. A música terminou como vencedora do evento, ao lado de “A Banda”, interpretada por Nara Leão.
Entre os sucessos que foram cantados por Jair Rodrigues estão “O Menino da Porteira”, “Boi da Cara Preta” e “Majestade o Sabiá”.

América preocupado com desfalques


A vitória do América sobre o Náutico, por 3x0, pela Copa do Brasil, aliviou a pressão que vinha se criando em cima do trabalho de Oliveira Canindé. Mas, mesmo com o clima mais leve, o treinador segue com problemas, dessa vez, para escalar a equipe que vai enfrentar o Atlético/GO, amanhã, na Arena das Dunas, pela quarta rodada da série B. 

Seis jogadores considerados titulares, ou que estão sendo aproveitados com regularidade, são dúvidas. Todos por contusões ou dores musculares. São eles: os laterais Wálber e Alex Barros, os volantes Val, Márcio Passos e Jean Cléber e o meia Artur Maia, principal jogador americano  e que ficou de fora da partida contra o Náutico por contusão.

“Estamos passando uma situação muito complicada por conta dessa maratona de jogos que o América vem atravessando. Estou precisando de tempo para recuperar alguns atletas e não sei como encontrar esse tempo. É jogo em cima de jogo e os jogadores acabam sentindo essa sequência”, reclamou Oliveira.

Rede hospitalar do RN trabalha no limite da capacidade de internação

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, um déficit de quase mil leitos nas redes pública e privada de Saúde, de acordo com cálculo baseado em recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema da falta de leitos, que até pouco tempo era exclusivo do sistema público, também atinge, hoje, parte da população que pode pagar pelos serviços de saúde. Nos últimos meses, os hospitais privados da capital potiguar estão trabalhando no limite da capacidade de internação, de acordo com diretores de unidades consultadas pela reportagem. O atendimento está saturado.

PF prende trio suspeito de estelionato e falsificação de documentos no RN

A Polícia Federal do Rio Grande do Norte prendeu três pessoas suspeitas de estelionato e uso de documentos falsos na agência da Caixa Econômica Federal de Parnamirim, município da região metropolitana de Natal. A prisão aconteceu na tarde desta quarta-feira (7). O grupo atuava se passando por funcionários públicos e tentava conseguir um empréstimo no valor de R$ 30 mil.

De acordo com a PF, o grupo é formado por um representante comercial de 29 anos, uma vendedora de 28 anos e um auxiliar de serviços gerais de 34 anos, todos residentes no Distrito Federal. Eles teriam ido até a agência dias antes para para tentar abrir uma conta corrente e realizar o empréstimo.
Ainda segundo a polícia, um dos documentos deixados na agência pertencia a uma estudante que também vivia no DF, mas que ao ser contatada, disse que nunca havia estado no Rio Grande do Norte.

Centro de Reabilitação Infantil de Natal ganha ônibus feito para transportar pacientes‏


Nesta quinta-feira (8), às 9h, o Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA) recebe, da governadora Rosalba Ciarlini e do Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, um micro-ônibus especial totalmente adaptado e equipado para o transporte de pacientes. O Centro fica na Avenida Alexandrino de Alencar, 1900 – Tirol.
O ônibus oferece 18 lugares, sendo seis para cadeirantes, e dispõe ainda de três espaços para o transporte de cão-guia. O veículo foi viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) junto ao Ministério da Saúde, num investimento de R$ 238 mil; já está emplacado e pronto para entrar em funcionamento.
O micro-ônibus é todo climatizado e automático, com poltronas reclináveis, som, lâmpadas de LED e plataforma elevatória para embarque e desembarque de passageiros. Possui seguro total, inclusive para os pacientes e, para conduzi-lo, a Sesap irá disponibilizar um motorista capacitado em urgências e emergências.

Brasil atinge melhor colocação no ranking mundial da Fifa desde 2011


O Brasil subiu duas posições no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira (7) e chegou à quarta posição, à frente dos demais países sul-americanos. Além dos brasileiros em quarto lugar, a Colômbia, que caiu uma posição é quinta colocada, o Uruguai, que também perdeu uma, é sexto e a Argentina caiu da sexta para a sétima posição. Essa é a melhor posição do Brasil desde 2011.

Nas primeiras colocações, nenhuma alteração. A Espanha segue líder, com Alemanha e Portugal vindo logo atrás. A Espanha é a primeira colocada desde setembro de 2011.

Confira os 30 primeiros colocados do ranking mundial de seleções da Fifa:

1-Espanha 1460    
2-Alemanha 1340
3-Portugal 1245
4-Brasil 1210    
5-Colômbia 1186
6-Uruguai 1181
7-Argentina 1178
8-Suíça 1161    
9-Itália 1115
10-Grécia 1082
11-Inglaterra 1043
12-Bélgica 1039
13-Chile 1037
14-EUA 1015
15-Holanda 967
16-França 935
17-Ucrânia 913
18-Rússia 903
19-México 877    
20-Croácia 871
21-Costa do Marfim 830
22-Escócia 825
23-Dinamarca 819
24-Egito 798
25-Bósnia e Herzegovina 795    
25-Suécia 795
25-Argélia 795
28-Equador 794    
29-Eslovênia 787    
30-Sérvia 759
30-Honduras 759

MST cobra investigação das mortes de assentados em Apodi, RN

O Movimento Sem Terra (MST) acompanhará a investigação das mortes de dois assentados no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela integrante da coordenação estadual do MST, Maria Rosileide Pereira. Francisco Laci Gurgel e Francisco Alcivan foram mortos a tiros no início da tarde desta terça-feira (6) após uma manifestação na BR-405.

Naturais de Itaú, na região Oeste do estado, os dois estavam assentados no acampamento Edivan Pinto, em Apodi, segundo informações do próprio MST. "Houve uma mobilização para cobrar uma área de perímetro irrigado e a BR-405 foi bloqueada. Depois da manifestação eles estavam em uma moto quando foram trancados por um veículo, não sabemos se moto ou carro, e foram mortos", relata Maria Rosileide.

BBom transferiu a quantia de R$ 82,7 milhões em operações suspeitas

A BBom repassou a outras empresas ao menos R$ 82,7 milhões que foram alvos de bloqueios determinados pela Justiça Federal. Parte desse montante, R$ 61,5 milhões, diz respeito a dois negócios firmados semanas antes de a empresa ter os bens congelados sob suspeita de ser uma pirâmide financeira. Numa terceira operação, mais de R$ 20 milhões foram para uma companhia com ligação a um paraíso fiscal.
Os bloqueios foram determinados pela 6ª Vara Criminal de São Paulo em 2013, numa decisão que também congelou bens que ainda estavam em posse da BBom. No último dia 30, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou parcialmente bens da empresa. O pedido havia sido negado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.