domingo, 15 de junho de 2014

50 casas e edifício são evacuados e iluminação elétrica é cortada no bairro de Petrópolis


O Corpo de Bombeiros Militar do RN, em parceria com outros órgãos públicos, está em alerta atuando juntamente com a Defesa Civil Municipal e Estadual prestando apoio aos moradores que se encontram em áreas consideradas de risco na capital potiguar.
Em função das fortes chuvas registradas nos últimos dias no estado, a Corporação mobilizou cerca 40 bombeiros para áreas próximas aos bairros de Mãe Luíza e Petrópolis e deixou todos os demais militares da corporação em prontidão.
“Neste momento, há uma preocupação especial em alertar os moradores sobre procedimentos em casos de inundação, riscos de contaminação ou de deslizamento de terra”, disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
Cerca de 50 casas e um edifício já foram evacuados pelos órgãos municipal e estadual, nas proximidades das ruas Guanabara e Atalaia, em Mãe Luíza, e parte da iluminação foi cortada por precaução, pela Cosern, a fim de evitar choques elétricos e possíveis incêndios, o que é um procedimento normal para estes casos.
“Neste período as palavras-chaves são cautela e solidariedade. O melhor é esperar e aguardar em local seguro. É essencial mudar o comportamento diante de situações adversas. Quem reside em áreas de risco deve ficar atento aos sinais de perigo e se necessário acionar o 190 ou 193”, disse o Coronel Dantas.

Safra de grãos cai pela metade no RN


A produção agrícola potiguar vai amargar mais um ano de perdas – sentidas, principalmente, no Agreste potiguar. De acordo com o relatório Safra de Grãos, publicado pela superintendência da Companhia de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Conab) nesta semana, as chuvas esparsas que foram registradas no primeiro semestre deste ano não conseguiram recuperar plenamente a produção de grãos. A safra está estimada em 53.386 toneladas – um incremento de 308,8% se comparada à do ano passado, mas ainda 49,8% abaixo do registrado em 2011, último ano de boa colheita.

“Se comparado com 2012 e 2013, que foram anos muito ruins, houve uma ligeira melhora, mas, repito, que não foi notada em todos os municípios. Não houve recuperação da produção”, ressalta o analista de mercado e produtos agrícolas da Conab, Luis Gonzaga Araújo e Costa.

Menos álcool mais gol!


Quando chega a Copa do Mundo, todo jogo da seleção brasileira é motivo para se reunir com os amigos ou familiares e celebrar — para muitos, tomando uma cervejinha, de preferência! Os bares ficam cheios, churrascos são organizados, charangas tocam alto. E a carraspana continua depois da partida. Se a seleção vence, todos comemoram; se perde, é aquela resenha toda... Afinal, de técnico e pouco, todo mundo tem um pouco no país do futebol. Celebrar com álcool é um hábito antigo da humanidade. Tudo bem, mas quando o consumo é excessivo, sempre há o risco de acontecer alguma coisa chata, algo pode dar errado. No Brasil, a médica de consumo de álcool supera a média mundial e apresenta taxas superiores a mais de 140 países, de acordo da Organização Mundial de Saúde (OMS). A bebida causa dependência, problemas sociais, além de desenvolver 200 tipos de doenças.

FGTS tem R$ 10 bilhões para investir em infraestrutura


Brasília - O Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) tem folga de R$ 10 bilhões para aplicar em projetos de infraestrutura. Depois de seis anos de funcionamento, com desembolsos, até agora, de R$ 27 bilhões, o fundo quer dar prioridade ao financiamento de projetos das empresas vencedoras de leilões de concessões oferecidas pelo governo federal.

O fundo já investiu recursos em 50 projetos, mas nenhum deles referente a consórcios vitoriosos nos leilões das concessões. A prioridade agora, segundo o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, serão projetos que integram o Programa de Investimento de Logística (PIL). “O fundo está com esse dinheiro e buscando projetos dentro do PIL. As empresas vão precisar de recursos e o FI é uma opção interessante”, antecipou Oliveira ao Broadcast , serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

Emparn registra 300 milímetros em Natal, desde a sexta-feira

Em visita a areia de Areia Preta, o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) fez uma avaliação das condições meteorológicas do momento. Segundo ele, a chuva nesse período é típica em Natal, mas o sistema de frente fria que se formou sobre o oceano estagnou sobre a região metropolitana de Natal, nos últimos dias. Desde sexta já caiu mais de 300 milímetros de chuva, enquanto a média do mês é de 280 milímetros.

Segundo Bristot, esse sistema está enfraquecendo, mas ainda deve chover pelos próximos dias. A tendência, segundo o meteorologista da Emparn, é que o vento leve a chuva para o interior do Estado, principalmente para os municípios das regiões Leste e Agreste.

"Somente no período da tarde, o tempo deve dar uma amenizada", disse Bristot. No momento, a chuva em Natal está mais fraca e o céu ainda nublado.

Cratera é aberta na rodovia RN-160 após chuvas


Trecho da rodovia estadual RN 160, entre São Paulo do Potengi e São Gonçalo do Amarante, foi levado pelas águas da chuva na manhã deste domingo (15).

Neste momento, o trânsito ocorre em apenas uma faixa. Por isso, os condutores que dirigem pela RN 160, no trecho cidade, devem ter cuidado ao trafegar. Segundo a assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o prefeito Jaime Calado, já está adotando as medidas necessárias.


Equipes do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo e CPRE estão atuando na rodovia e uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura no local atuando com máquinas pra dragar a água. O prefeito Jaime Calado determinou prioridade dos trabalhos na rodovia para evitar interrupção total.

Final da convenção do Democratas: José Agripino 121 votos, Rosalba 63 votos

Final da convenção do Democratas. Por 121 votos favoráveis a prioridade para eleção proporcional e 63 votos pela reeleição de Rosalba Ciarlini, prevaleceu a tese do senador José Agripino Maia de fazer coligação para deputado federal e estadual com o PMDB, PR, PROS e PSB.
A convenção estadual do Democratas ocorreu em clima tenso porque os dois principais líderes do partido no Rio Grande do Norte assumiram posições distintas. O senador José Agripino Maia, presidente estadual e nacional do partido, defendeu o lançamento de chapa apenas proporcional, com uma aliança com o PMDB, PROS e PR. Já a governadora Rosalba Ciarlini pleiteou a reeleçião.
O principal argumento da assessoria jurídica do DEM nacional é que Rosalba apresentou apenas o nome para disputar o Governo e o estatuto do partido exigiria a chapa completa.
O advogado Fabrício Medeiros, advogado do diretório nacional do DEM, disse que o regimento exigia a apresentação, para convenção estadual da chapa completa. Já o advogado Tiago Cortez, que defende a governadora Rosalba Ciarlini, apresentou a tese de que “não há chapas completas, porque candidatos não estão lançados”, comentou.


Via Tribuna do Norte

'Conquistando o Brasil', postam americanos ao subir Morro do Careca


Com a frase "conquistando o Brasil", um turista americano postou uma foto em uma rede social em que aparece com três amigos no alto do Morro do Careca, principal cartão-postal da cidade, que teve as escaladas proibidas no fim da década de 90. Os quatro turistas aparecem segurando uma bandeira dos Estados Unidos. A seleção americana enfrenta Gana nesta segunda-feira (16) na Arena das Dunas, em Natal, pela primeira fase da Copa do Mundo.

Pontos de recebimento de doações tem movimento intenso em Mãe Luiza


Não param de chegar doações para os desabrigados em Mãe Luíza. Dois pontos de recebimento de material no bairro estão abertos desde a manhã de hoje e registram fluxo intenso de pessoas trazendo ajuda. São moradores do bairro, instituições de caridade, grupos humanitários, que estão se mobilizando através das redes sociais. Amanhã a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (Semtas) irá se reunir com os organizadores da coleta para distribuir o material.

Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, os bancos estão lotados de roupas, calçados, agasalhos, lençóis, água, fraldas descartáveis, comida não perecível. De tanto receberem material, ainda nem foi contabilizado o quanto já chegou no local. A coleta iniciou ainda pela madrugada, por volta das 3h e deve continuar hoje até às 10h.


sexta-feira, 13 de junho de 2014

Prefeitura de Santa Cruz convite para São João na Terra da Santa



Solidariedade vai anunciar apoio a Henrique Alves para o governo

O presidente estadual do Solidariedade, deputado estadual Kelps Lima, tem conversa agendada com o pré-candidato ao governo pelo PMDB, deputado federal Henrique Alves, e deve oficializar o apoio ao seu projeto político. O diretório nacional do partido já declarou apoio a Henrique para o governo em encontro no Rio Grande do Norte, com a presença do deputado federal Paulinho da Força Sindical.

Kelps vinha conversando com Robinson, mas recebeu veto para uma aliança de deputado estadual com o PT.

PPS oficializará sábado apoio a Henrique Alves e Wilma de Faria

Com a presença de lideranças nacionais da agremiação, o PPS do Rio Grande do Norte irá, neste sábado, durante convenção que será realizada na Assembleia Legislativa, oficializar o apoio da legenda as candidaturas do Henrique Alves e da ex-governadora Wilma de Farias, que vão disputar respectivamente, o governo do estado e o Senado. No plano nacional, o PPS irá apoiar para presidente da República, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Segundo o ex-deputado Wober Junior, presidente da legenda no estado, o PPS resolve apoiar as candidaturas de Henrique e Wilma por entender que, no momento de crise que o Rio Grande do Norte enfrenta, é preciso reunir forças e nomes experientes para colocar o estado no rumo certo. Na convenção, que terá início às 09h, também vai tser homologada a candidatura a deputado estadual da fisioterapeuta Francielle Lopes, que nas últimas eleições municipais disputou a prefeitura de Caicó. O partido também irá indicar o nome do vereador de Macau, Décio Cabral, para disputar uma cadeira de deputado federal.

Pré-candidatos ao governo do RN optaram pelo ambiente familiar para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo


Pré-candidatos ao governo do estado, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) e o vice-governador Robinson Faria (PSD) optaram pelo ambiente familiar, para acompanhar o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo deste ano.

Henrique abriu mão de acompanhar o jogo de abertura no Estádio Arena Corinthians, em São Paulo, para se reunir com a mulher, Laurita Arruda, amigos e familiares, na residência do jornalista Cassiano Arruda Câmara, pai de Laurita.

Robinson Faria também optou pela descontração, em vez transformar o momento em evento político. O vice-governador se reuniu com a mulher, Juliane Faria, filhos, familiares e amigos, na casa do jornalista Alex Medeiros, em Natal.

Os dois divergiram nos uniformes. Enquanto Henrique vestiu a tradicional amarelinha da seleção brasileira, Robinson optou pelo uniforme azul do Brasil, cor que seu partido usa como bandeira em algumas campanhas eleitorais.



Via: Tales Vale

Cicloprotesto "Salve o Parque das Dunas" acontece neste domingo em Natal


Os organizadores do CicloProtesto “Salve o Parque das Dunas” vão promover no próximo domingo (15) uma grande movimentação em defesa do Parque das Dunas, área de preservação ambiental com resquícios de Mata Atlântica e considerado Patrimônio da Humanidade pela ONU. O CicloProtesto está convidando ciclistas e grupos ciclísticos de Natal e da grande Natal, para juntos participarem do evento que tem como objetivo um movimento por mais áreas verdes e investimento em mobilidade sustentável na capital do Rio Grande do Norte.

Solicitam também a presença de voluntários para o CicloProtesto, portando notebook para ajudar os ciclistas e as pessoas presentes, fazer a votação no #Salve o Parque das Dunas.

Mais Educação: lista de aprovados no Processo Seletivo para oficinas de Alfabetização/Letramento e Orientação de Estudo

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou a lista dos aprovados no Processo Seletivo do programa Mais Educação, na oficina de Alfabetização/Letramento e Orientação de Estudo.

Confira a lista:

1 - Luderly Handerson Silva Araujo
2 - Nicarla de Araujo Silva
3 - Lucia Ramos da Silva
4 - Maria do Livramento de Pontas Silva
5 - Andreza Celia de Pontes
6 - Josefa Ozaneide Herminio
7 - Aline Luane da Silva
8 - Lediana Santos da Rocha
9 - Aluanda Rodrigues Alves
10 - Erika Bezerra Seabra de Melo
11 - Maria Cleonice Dantas Rocha
12 - Adriana Maria de Azevedo
13 - Jairlane Vanice de Medeiros Silva
14 - Francinete Pereira de Lima
15 - Francisca Leilza de Souza Silva
16 - Gabrielle Oliveira Jovino

Os selecionados devem se dirigir à escola municipal que desenvolva o projeto Mais Educação e que desejam atuar. Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Educação.

Ibama registra queda na apreensão de animais silvestres no RN


A comercialização de animais silvestres sempre foi um dos problemas que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) combate desde de sua fundação em 1989. Pelo menos no Rio Grande do Norte, parece que toda essa luta tem surtido efeito e a população está evitando esse tipo de situação.
Atualmente, o número de animais apreendidos que estão na sede do órgão não alcança o número de 50. “Hoje em dia, praticamente todo mundo já sabe o que é o Ibama e que comercializar e criar animais silvestres sem que eles estejam regularizados é ilegal. Antigamente as pessoas pensavam que criar esse tipo de animal não era problema. Que crime era roubar, matar. Mas hoje em dia isso mudou. Hoje as pessoas sabem que é um crime que está previsto em Lei”, afirmou Ronaldo Douglas, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama/RN.

Rede social será a grande dificuldade dos juízes’


Quando faltarem 35 dias para o pleito eleitoral deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte ganhará um novo presidente. O desembargador Virgílio Macedo assume o comando da Corte as vésperas do pleito. A desembargadora Zeneide Bezerra assumirá o cargo de corregedora e de vice-presidente.

O futuro presidente do TRE, eleito esta semana pelo Tribunal de Justiça, analisa que é um grande desafio, mas enaltece o trabalho já realizado pela Justiça Eleitoral e chama atenção para o fato de que este pleito será inédito: pelo uso do sistema de biometria.
O mandato como presidente do TRE será de um ano. No final de agosto de 2015, assumirá o posto  a desembargadora Zeneide Bezerra, que passará a ser presidente do Tribunal, e Virgílio Macedo passa a corregedor e vice-presidente da Corte.

Questionado sobre as mudanças na equipe do Tribunal, o desembargador disse que ainda não pensou sobre o assunto. “Mas vou procurar me inteirar apenas das coisas mais genéricas. Mudança de pessoal ainda não pensei a respeito. Certamente, no momento certo pensarei”, comentou.

Greve continua e TRT/RN exige metade da frota em circulação


A greve dos rodoviários continua nesta sexta-feira. Ontem, a categoria deliberou pela continuidade do movimento após rejeitar a proposta de conciliação apresentada pelo Ministério Público Federal, que concedia 6,82% de abono salarial no mês de junho caso a paralisação fosse suspensa. Uma liminar concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho determina que 70% da frota circule em horários de pico, e 50% em horários normais. Até o fechamento desta edição, o sindicato dos rodoviários (Sintro) ainda não havia sido notificado. Uma nova reunião de conciliação foi marcada para a próxima quarta-feira (18).

Aparentemente tranquilo, o primeiro dia de paralisação causou transtornos para quem saía ou voltava da zona norte. A frota só começou a ser liberada às 6h da manhã, e apenas 30% circulava nas ruas. No início da manhã, paradas de ônibus como as do gancho do Igapó estavam lotadas, e ônibus fretados faziam o transporte coletivo.

A decisão de Carlos Newton atende a um pedido de dissídio coletivo impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte (Seturn), solicitando o aumento da frota dos ônibus municipais durante a greve. Na quarta, o TRT já havia expedido uma liminar idêntica pelo desembargador José Rêgo Júnior, atendendo a uma solicitação do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipa (Sindtrans), referente ao aumento da frota dos ônibus intermunicipais.

Blitz da Lei Seca na Via Costeira prende estrangeiros

A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte realizaram blitz da operação Lei Seca na Via Costeira durante a madrugada desta sexta-feira (12) e prenderam nove motoristas alcoolizados. Entre os detidos, estavam dois americanos, um espanhol e um mexicano, que vieram à Natal assistir aos jogos da Copa do Mundo na cidade.

De acordo com a PM, foram realizados 400 testes de bafômetro, entre às 23h dessa quinta-feira e às 2h de hoje. Todos os detidos foram autuados em flagrante e tiveram suas habilitações recolhidas. Após o pagamento de fiança, eles foram liberados.

A maioria dos estrangeiros abordados pelos policiais alegaram desconhecer os limites da Lei Seca no país. A maioria deles são torcedores que estão na capital potiguar para assistir a Copa do Mundo na cidade, que começa hoje com a partida entre México e Camarões, às 13h.  

Seminário sobre turismo religioso lota auditório do Instituto Cônego Monte


Santa Cruz sediou nesta terça-feira (10) o seminário sobre Turismo Religioso e Hospitalidade de Negócios. Promovido pela Prefeitura de Santa Cruz, o evento foi realizado no Instituto Cônego Monte e fez parte do projeto: “Desenvolvimento de ações estruturantes e gestão coordenada do complexo turístico religioso Santuário de Santa Rita”.

O auditório ficou lotado por uma plateia formada principalmente por atores do turismo local, que teve a oportunidade de assistir à palestrantes renomados no assunto turismo, entre eles: Marcelo Taveira (consultor do Sebrae), Juliana Vieira (UFRN), Diego Samahá (ex-secretário de turismo de Aparecida do Norte-SP), Rosangela Costa (Dandara Tour), Darlyne Fontes (IFRN), Temilson Costa (Senac), dentre outros.

O seminário, que começou à tarde e só encerrou no final da noite, contou com a presença da Secretária Municipal de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, da Secretária Estadual de Turismo, Gina Robinson, do gerente do escritório local do Sebrae, Gustavo Cosme, do pároco local,  Padre Vicente Fernandes e da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa. No intervalo os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo “Rita, a Santa dos Impossíveis”.

A Prefeitura de Santa Cruz realizou o seminário através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e também contou com o apoio do Ministério do Turismo e a parceria do escritório local do Sebrae.

O seminário realizado neste terça-feira (10), bem como, os cursos vêm sendo oferecidos aos profissionais locais envolvidos com o turismo e outras ações desenvolvidas pelo Poder Público municipal, na atual gestão, são ações que buscam a consolidação do turismo religioso e do desenvolvimento econômico de Santa Cruz.



Prefeitura terá 360 ônibus escolares, vans e táxis nas ruas para atender a população


A Copa do Mundo começa em Natal (RN) com os rodoviários de braços cruzados. A categoria iniciou o movimento a 0h desta quinta-feira e afastou a possibilidade de aceitar o acordo proposto pelos empresários. Apenas 30% da frota dos ônibus municipais circulavam na capital pela manhã. Já a região metropolitana conta com o efetivo de 50% circulando. Por determinação do Tribunal Regional do Trabalho, a categoria deve manter a frota de 30% durante todo dia, mas no horário de pico (5h às 9h e 16h às 20h) a frota deve ser de 50%. Em caso de descumprimento, o TRT determinou que o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários deve pagar multa de R$ 100 mil.
Os trabalhadores dizem que o movimento não tem relação com o campeonato mundial de futebol. “Não tem nada a ver com a Copa. Nossa database é no dia 1º de maio. Estamos há 35 dias negociando com os empresários. A proposta oferecida por eles foi 100% reprovada. Sendo assim, a greve continua”, declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do RN (Sintro-RN), Nastagnan Batista.

Chuva deve permanecer durante todo o dia e há riscos de alagamentos


O serviço de meteorologia da Emparn alerta que as chuvas, em Natal e Região Metropolitana, devem continuar ao longo de toda esta sexta-feira e há riscos de alagamentos. As precipitações devem persistir durante a noite e madrugada.

O chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, orienta a população que evite o trânsito por áreas onde normalmente são registrados alagamentos porque o volume de chuvas previsto deve causar transtornos.

As chuvas, segundo Bristot, são ocasionadas por uma instabilidade que vem do Nordeste, somada aos afeitos da zona de convergência. Em Parnamirim, município da região Metropolitana de Natal, há registros de alagamentos em algumas avenidas.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Festa em Natal terá 25 dias e mais de 70 shows


De 12 junho a 13 de julho, quase diariamente, milhares de torcedores em Natal tomarão o caminho da Praia do Forte para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. É na praia, numa área de 34 mil m², entre a ladeira da Ponte Newton Navarro e o acesso à Fortaleza dos Reis Magos, que está montada a estrutura da Fifa Fan Fest, evento que vai oferecer aos potiguares e visitantes, gratuitamente, mais de 70 shows, além de exibir, num telão de 100m2, todas as 64 partidas do mundial de futebol.

Promovida pela Fifa, Globo e Cidades-Sede do Mundial, a Fan Fest acontece simultaneamente em todas as 12 capitais brasileiras que vão receber os jogos do maior evento futebolístico do Planeta. “As pessoas que não podem ir aos estádios, têm nas fan fests a oportunidade de acompanhar os jogos num ambiente integração com a Copa”, diz o empresário Bruno Melo, da Prática Eventos, empresa contratada pela Prefeitura do Natal, por meio de licitação, para montar e operacionalizar a estrutura da Fan Fest local. O contrato é de R$6 milhões.

Bombeiro diz que Arena das Dunas não está pronta e Demétrio o chama de irresponsável

A cerca de dois dias para Natal receber o seu primeiro jogo na Copa do Mundo, a Arena das Dunas segue vivendo um impasse. Após o ESPN.com.br revelar que ainda há o risco de as arquibancadas provisórias não serem liberadas para a partida de sexta-feira, a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa) se pronunciou através de seu responsável, Demétrio Torres, e garantiu que o estádio já está pronto e poderia até receber um jogo nesta quarta. O Corpo de Bombeiros, porém, discorda.
Todo o problema é por conta do atraso na entrega das arquibancadas provisórias. O Corpo de Bombeiros explica que tinha uma visita de inspeção marcada para a tarde desta terça, mas não pôde realizá-la por conta de um pedido da própria empresa que monta as estruturas, que explicou que ela ainda não estavam prontas. Assim, não há nenhum alvará definitivo de segurança para o uso dos assentos temporários.
A Secopa, porém, garante que tudo está em ordem. Demétrio Torres chegou até a chamar o Tenente Christiano Couceiro de irresponsável por falar que a Arena das Dunas corre risco de não ter as temporárias e garantiu que elas já poderiam estar em uso se a Copa em Natal começasse nesta quarta-feira.

Dois ônibus da linha 35 colidem na 'Prudente' e deixam pelo menos 8 feridos


De acordo com o condutor do veículo batido, o ônibus parou no local para a descida de passageiros e foi surpreendido pelo outro itinerário. "O impacto foi grande, ninguém esperava. O pessoal que tava atrás, próximo à porta sofreu o choque", declarou o motorista Carlos César. 

Os socorristas do Samu informaram que apesar do susto, não houve grandes lesões. Os feridos apresentaram dores nas pernas e na coluna, com algumas possíveis pequenas fraturas. Todos foram encaminhados ao HWG e serão reavaliados. 


Os passageiros que não se machucaram foram direcionados à outros veículos da linha e seguiram o itinerário. O motorista que dirigiu o ônibus que originou o acidente, não se identificou, mas disse que foi um "erro de percurso". 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) esteve no local e coordenou o trânsito na região enquanto os feridos eram socorridos. Os agentes realizaram um estreitamento de pista em um pequeno ponto da via, próximo à uma loja de móveis, em frente à parada de ônibus onde ocorreu o acidente. 



terça-feira, 10 de junho de 2014

Tomba afirma: Gesane foi abandonada pelo partido


A desistência de Gesane Marinho causou repercussão na Assembleia Legislativa, tanto de forma crítica (pelas palavras de José Dias), quanto positivas, na visão do deputado estadual Tomba Farias, do PSB. Segundo ele, atualmente, não é mais possível fazer política sozinho, isolado, por isso, a decisão de Gesane Marinho é totalmente justificável e ela, agora insatisfeita com o PSD, será "muito bem vinda no palanque do PMDB e do PSB".
Quanto às declarações de José Dias, que acusou Gesane de ter negociado essa desistência com adversários. "José Dias fala aquilo que pensa e o que quer. Ele hoje é como se fosse o líder do PSD na Assembleia e defende exclusivamente os interesses do partido, mas a verdade é que ele não tem como provar as coisas que diz, como daquela vez que afirmou que o Governo estava comprando os deputados com as emendas parlamentares, o que não aconteceu", garantiu Tomba ao Jornal de Hoje.
Segundo o deputado do PSB, o histórico de Gesane Marinho na Assembleia mostra que ela jamais seria capaz de fazer algo dessa maneira, até porque sempre foi uma pessoa de partido. "Quem acompanha a Assembleia, sabe que Gesane sempre acompanhou as decisões do PSD, sempre votou com o partido. Acho que foi o partido que a abandonou, não o contrário", acrescentou Tomba.

Pesquisa Ibope: Dilma 38%, Aécio 22% e Eduardo Campos 13%

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff oscilou negativamente em relação ao último levantamento. No cenário mais provável, que inclui candidaturas de partidos nanicos, a presidente saiu de 37% das intenções de voto em abril para 40% em maio e voltou a 38% em junho.

O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, saiu de 14% em abril para 20% em maio e agora alcança 22%. Já o pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, soma 13% das intenções de voto ante 11% em maio e 6% em abril.

No mesmo cenário, o pastor Everaldo (PSC) manteve 3% das intenções de voto. José Maria (PSTU), Magno Malta (PR) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Outros nanicos somam 1%. Brancos e nulos são 13% e indecisos, 7%. No levantamento de maio, brancos e nulos somavam 14% e indecisos, 10%.

A pesquisa foi contratada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo e entrevistou 2002 pessoas em 142 municípios do País entre 4 e 7 de junho. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais.

O levantamento foi registrado sob o protocolo BR-00154/2014 no Tribunal Superior Eleitoral.

Perda do mandato no TSE e derrota de Rosalba ameaçam reeleição de Betinho Rosado

A fase do deputado federal Betinho Rosado, do PP, não está nada boa. Além da decisão do Democratas de se coligar ao PMDB e, praticamente, vetar a reeleição de Rosalba Ciarlini, o que contribui para isolar o PP na próxima eleição, Betinho ainda terá, finalmente, julgado a infidelidade partidária praticada por ele no ano passado, ao trocar o DEM pelo PP sem a autorização do líder democrata, José Agripino. E se perder o mandato, o parlamentar pode ver encerrado o sonho de seguir na Câmara Federal em 2015, uma vez que vai esbarrar em veto estabelecido na Justiça Eleitoral.
O julgamento da infidelidade partidária de Betinho Rosado estava previsto para a semana passada, contudo, não foi julgado e, ainda, retirado da pauta da sessão de terça-feira passada. Agora, está novamente pautado para as próximas duas sessões plenárias do Tribunal Superior Eleitoral, nas mãos do relator do processo, o ministro João Otávio de Noronha.
E se for condenado e perder o mandato de deputado federal, Betinho Rosado pode dar adeus as chances de permanecer na Câmara Federal em 2015. Isso porque ele é cunhado da governadora Rosalba Ciarlini (Betinho é irmão de Carlos Augusto Rosado, secretário-chefe do Governo) e, nessa situação, só poderia ser candidato se fosse disputando a reeleição, porque a Justiça Eleitoral veta a candidatura de parentes de chefes do Executivo para cargos eletivos.

Forças Armadas e órgãos responsáveis pela segurança do RN na Copa apresentam efetivo

Em evento realizado na Base Aérea de Natal na manhã desta terça-feira (10), as Forças Armadas realizaram formatura do Apronto Operacional das tropas de Coordenação de Defesa de Área-Natal e apresentaram todo o efetivo que atuará na Defesa e na Segurança no Rio Grande do Norte durante todo o período da Copa do Mundo. Também foram expostos as aeronaves, viaturas e equipamentos que serão utilizados. 
Ao todo, serão 4700 militares: 1500 da Marinha, 2500 do Exército e 700 da Aeronáutica. Além deles, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) também estarão à disposição durante todo o período do mundial. 

Vereadores de Natal disputam Câmara Federal e Assembleia

Mais de 10 vereadores dos diversos partidos com representatividade na Câmara Municipal de Natal deverão disputar a eleição do próximo mês de outubro, uns com chances reais de vitória, outros apenas para ocupar espaços na mídia atendendo recomendação das suas respectivas legendas, objetivando firmar posição e ajudar nas composições e alianças partidárias. Para a Câmara Federal, o PROS apresenta o nome do vereador Rafael Motta, que deverá ser um dos mais votados do próximo pleito eleitoral. O vereador é integrante da tradicional família Motta, neto do ex-vice-governador, Clóvis Motta e filho do atual presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.
Para o legislativo estadual, vários vereadores reúnem condições favoráveis de atingir o número de votos suficientes para conseguir se eleger. São eles: Alberto Dickson, também do PROS e atual presidente da Câmara Municipal de Natal, além de evangélico da Assembleia de Deus, tem possibilidades de arregimentar votos em diversas denominações, a exemplo do vereador Jacó Jácome, que também é evangélico e uma das revelações da atual legislatura. Jacó Jácome é filho do deputado Antonio Jácome, que foi o mais votado do último pleito para a Assembleia com quase 55 mil votos e será candidato a deputado federal.

E o vice de Robinson faria?

Mês de junho decisivo para o vice-governador e pré-candidato ao governo do estado, Robinson Faria(PSD). Mas quem será o candidato a vice-governador de Robinson Faria?

Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), os requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Nos bastidores, o vice de Robinson ainda é um "mistério".


Via: Tales Vale

Rosalba, Wilma, Henrique Alves e Fátima disputam “paternidade” do novo aeroporto

´
Após décadas no papel e uma série de incertezas depois da obra iniciada, o novo aeroporto de Natal (que fica em São Gonçalo do Amarante) foi, finalmente, inaugurado na manhã desta segunda-feira. Como 2014 é um ano eleitoral, é obvio que muitos pré-candidatos (ou aqueles que querem estar nessa condição) disputam os louros da obra, que representa para muitos como um “marco” no desenvolvimento potiguar.
Tanto é assim que após a inauguração, as assessorias de comunicação do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB, pré-candidato ao Governo); da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB, pré-candidata ao Senado); da deputada federal Fátima Bezerra (PT, pré-candidata ao Senado); e da governadora Rosalba Ciarlini (DEM, que tenta se lançar candidata ao Governo), fizeram questão de enaltecer o trabalho de seus assessorados na viabilidade do novo aeroporto. Foi uma clara disputa pela “paternidade” da obra.

Henrique Alves recebe apoio de Gesane Marinho e seu grupo político



A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (09) o apoio do grupo formado pela família da deputada estadual Gesane Marinho, que inclui seu pai Jurandir, ex-prefeito de Canguaretama, a atual prefeita Fátima, sua mãe, e o vereador de Natal Bertone Marinho, irmão da parlamentar. A tendência é que o apoio do grupo seja extensivo aos demais pré-candidatos da aliança.

Henrique Alves recepcionou em seu apartamento Gesane e Jurandir Marinho, que preside o PMDB em Canguaretama. Também participaram da reunião o ministro Garibaldi Filho e o prefeito de Serrinha Fabiano de Souza, ambos do PMDB. Gesane reafirmou que a falta de atenção do seu partido, o PSD, inviabilizou seu projeto de reeleição e se sentiu à vontade para conversar com Henrique Alves por perceber a postura agregadora do pré-candidato do PMDB.

“Eu sempre me coloquei à disposição nesse projeto de recuperação do Estado. Mas foi preciso outro partido enxergar a condição que eu tenho para colaborar”, disse a parlamentar. Henrique externou sua gratidão à deputada e exaltou as qualidades da nova aliada. “Uma deputada da qualidade de Gesane Marinho merece o respeito de todos os partidos. O seu apoio honrará o PMDB”, afirmou.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prefeitura libera trânsito em viaduto estaiado ao lado da Arena das Dunas


O viaduto estaiado da avenida Prudente de Morais, que compõe parte do Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal, foi liberado para o trânsito por volta das 11h desta segunda-feira (9). A via, que fica no entorno da Arena das Dunas, faz parte de um dos lotes das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo. Toda a avenida Prudente de Morais, no dois sentidos, foi liberada. O complexo viário é composto por dois viadutos e seis túneis e só deve estar totalmente concluído no dia 30 de junho.

Ainda nesta segunda serão liberados outros três túneis. Dois dos túneis ligam a avenida Lima e Silva à rua São José e à própria avenida Prudente de Morais. O terceiro, também sob a Prudente, dá acesso à avenida Jerônimo Câmara. Todos serão liberados para o trânsito às 16h.

Oito presos fogem do Complexo Penal João Chaves durante a madrugada

Nenhum dos oito presos que fugiram do presídio João Chaves por volta das 2:30 deste domingo (9), ainda foi  recapturado, informou a coordenadora estadual de Administração Penitenciária, Dinorá Simas, a qual disse que os fugitivos “tinham sofrido regressão de regime” por terem cometidos outros delitos, sendo que a maioria responde por furtos ou assaltos à mão armada, artigo 155 e 157 do Código Penal Brasileiro.

Dinorá Simas disse que os presos fugiram depois de terem serrado a grade de uma cela, situada no corredor e logo após o  saguão de entrada do presídio,  e quebrarem uma parte da área de ventilação. Ela acha que a fuga já estava sendo planejada durante a semana, porque os presos colaram a grade serrada com sabonete para não chamar a atenção de algum agente penitenciário. Dinorá Simas também confirmou que dos quatro agentes penitenciários que deviam estar de plantão, um deles não tinha comparecido naquele horário, enquanto dos quatros que deveriam ter rendido a outra equipe, “nas primeiras horas do amanhecer do dia, só havia um agente e só depois chegaram mais dois para o serviço” na João Chaves, onde 160 apenados cumprem pena restritiva de liberdade.

Segundo ela, o ocorreu “é uma falta de responsabilidade” e que o caso será apurado administrativamente, diante da dificuldade que a Coape está tendo de trabalhar com um efetivo reduzido de agentes penitenciários.

A Secretaria Estadual da Justiça e Cidadanis (Sejuc) informou que os oito fugitivos são os seguintes: Antônio Fabricío Lopes de Lima, Carlos Anderson Dias, Emanuel de Oliveira, Emanuel Nazareno Lima de Souza, Gustavo Costa da Silva, José Aílton da Silva, Neílson Ferreira de Oliveira e João Carlos da Silva.

Aposta de Macaíba leva prêmio de R$ 31 milhões da Mega-Sena

Um morador da cidade de Macaíba levou sozinho o prêmio de R$ 31.559.293,88. milhões da Mega-Sena no sábado (7). Ainda não há maiores informações sobre a identidade do vencedor. As seis dezenas sorteadas foram: 01 - 15 - 37 - 42 - 46 - 54. O concurso número 1.606 da loteria foi realizado em Campo Maior no Piauí.

No mesmo concurso, 101 apostadores ficaram com o prêmio de R$ 36.444,91 da Quina e outros 9.327 levam R$ 563,79 da Quadra.

Os sorteios da Mega-Sena são realizados duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. Os apostadores têm até as 19h do dia do sorteio para fazer a aposta em qualquer casa lotérica do país. O valor mínimo para a aposta é de R$ 2,50.

A previsão para o próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (11), é que a Mega-Sena pague R$ 3 milhões. 

Agentes encontram novo túnel em presídio do RN e evitam fuga em massa de 90 presos


Os agentes lotados na Penitenciaria Mário Negócio em Mossoró, localizaram na madrugada deste domingo, 08, um túnel que estava sendo cavado a partir da cela 01, bloco “B” do pavilhão de segurança máxima ,numero 03 no regime fechado do Complexo Penal.
O túnel só foi descoberto durante uma revista surpresa realizada pelos agentes de plantão no final da noite de ontem.
Segundo informações de um dos diretores do complexo, o pavilhão comporta cerca de 90 detentos e pelo desejo de fuga é possível que todos estivessem preparados para deixar o presídio, o que aconteceria na madrugada desta segunda feira.
Na cela em que o túnel estava sendo preparado, existem atualmente cerca de 15 detentos.

Motoristas e cobradores farão paralisação geral dos ônibus em Natal na quinta-feira


O Sintro/RN (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários) prepara para a próxima quinta-feira, exatamente a data de abertura da Copa do Mundo, uma greve no sistema de transportes públicos, que contará com a adesão de todos os motoristas e cobradores.
Os motoristas e cobradores exigem um reajuste salarial de 16% e inúmeros benefícios para a categoria. Na última sexta-feira, estava marcado um encontro entre os representantes do Sintro/RN, a prefeitura de Natal e da Secretaria de Transporte, porém somente o Sintro/RN compareceu ao encontro.
Já pelo lado dos empresários, a alegação é de que inúmeras tentativas de acordo já foram feitas, todas sem sucesso até o momento. Além disso, pedem uma redução dos impostos, pois afirmam que o serviço é deficitário e é impossível arcar com a manutenção e custos da frota.
A cidade se prepara para receber milhares de turistas já no início da semana, uma vez que é uma das sedes da Copa do Mundo.

Deputados concorrem em novo cenário nas bancadas


A eleição deste ano no Rio Grande do Norte poderá refletir diretamente em grandes mudanças na principal Casa legislativa municipal do Estado. Na Câmara Municipal, quase 30% dos vereadores estarão na disputa por um cargo de deputado estadual ou federal. 

Por outro lado, na própria Assembleia outro fato curioso: dos 24 deputados estaduais, apenas dois poderão não disputar a reeleição. Presidente estadual do PMN, o deputado Antonio Jácome tentará uma cadeira na Câmara Federal e já confirmou a postulação.


Na bancada estadual, a única dúvida sobre o projeto político se concentra com a deputada estadual Gesane Marinho. Descontente com o fato do seu partido, o PSD, não ter se coligado na proporcional com o PT, a parlamentar ainda não se definiu se será candidata a reeleição. 

No entanto, independente da candidatura de Gesane Marinho, os 23 deputados estaduais que se colocam para a reeleição trazem um quadro partidário diferente do que foi eleito há quatro anos. Com a criação de três novos partidos nesse período, a disputa que se coloca para os parlamentares mostram legendas recém-criadas fortalecidas para a disputa a releeição e outras com pouca representação. 


Um desses casos é o PR, legenda presidida pelo deputado federal João Maia. O partido saiu da eleição de 2010 com dois deputados estaduais, chegou a ter três, com a convocação de Kelps Lima, que era primeiro suplente e entrou na vaga de Poti Júnior (PMDB), que foi para vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Mas hoje o PR se coloca com apenas um candidato a reeleição. Isso porque um dos eleitos, o deputado Vivaldo Costa, filiou-se ao novato PROS e Kelps assumiu o comando do Solidariedade, partido também novato.

Situação diferente é a do PROS, que chega para disputa estadual com cinco candidatos a reeleição (os deputados Ricardo Motta, Gilson Moura, Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa e Gustavo Carvalho). 

Mudança também nos quadros do PSB, partido presidido no Estado por Wilma de Faria. A legenda elegeu há quatro anos quatro deputados, mas chega para disputar reeleição com apenas três (Larissa Rosado, Márcia Maia e Tomba Farias), isso porque Gustavo Carvalho migrou para o PROS.

Na linha dos novos partidos, a primeira disputa estadual do PSD, partido do vice-governador Robinson Faria, envolverá um ou dois candidatos a reeleição. Afora a Gesane Marinho, que ainda não se definiu, o deputado José Dias já confirmou que buscará continuar na Assembleia Legislativa.

O PMDB, presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves, elegeu em 2010 cinco deputados estaduais, mas vai para disputa com apenas três postulantes a reeleição (Hermano Morais, Walter Alves e Nelter Queiroz), já que o quarto, Poti Júnior, durante esse mandato, foi indicado para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.