terça-feira, 15 de julho de 2014

Prefeitura de Natal libera trânsito no túnel da Av. Capitão-mor Gouveia


A Prefeitura do Natal liberou o trânsito no túnel da avenida Capitão-mor Gouveia nesta terça-feira (15). A obra compõe o Complexo Viário Dom Eugênio Salles, que teve o cronograma de entrega adiada pelo Município. Para o projeto estar completo falta a conclusão das obras do  túnel da Raimundo Chaves, das passarelas das avenidas Prudente de Morais e Lima e Silva, e do viaduto da marginal da BR-101.

Com o túnel liberado, quem trafegar pela avenida Prudente de Morais no sentido Centro/Zona Sul não poderá mais acessar a Capitão-mor Gouveia. Quem desejar seguir para a região da Rodoviária de Natal deve pegar as vias alternativas como a Jerônimo Câmara, Lima e Silva, Miguel Castro e Jaguarari. As informações são da Prefeitura de Natal.

Regional do JERNS recebe apoio da Prefeitura de Santa Cruz


Santa Cruz sedia desde esta segunda-feira (14) até o próximo dia 22 deste mês a 8ª edição da regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS). O evento recebe apoio total da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O Poder Público Municipal tem disponibilizado os equipamentos públicos que são utilizados para a prática de várias modalidades esportivas e, além disso, veículos foram colocados à disposição para o deslocamento das equipe de apoio, como também, equipamentos de som para os vários eventos.

Na abertura dos jogos, na tarde/noite desta segunda-feira (14), a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, foi representada pelo Secretário Municipal de Esportes, Jackson Jaedyson, e pela Secretária Municipal de Educação, Karla de França. A solenidade também contou com a presença de outras autoridades locais e regionais.

Participam dos jogos, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região Trairi. São aproximadamente 1.500 alunos/atletas que disputam competições de variadas modalidades esportivas.



Governo do Estado confirma para amanhã o pagamento de 20% do décimo terceiro salário

A Assessoria do Governo do Estado confirmou para amanhã o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Serão depositados na conta dos servidores 20% do benefício, representando um incremento de R$ 55 milhões.
Os outros 20% serão pagos no dia 18 de agosto.
E os 60% restantes serão depositados até o dia 20 de dezembro.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PRF divulga balanço das operações durante o fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço de operações durante o fim de semana no Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 24 acidentes nas rodovias federais do Estado, sendo quinze pessoas envolvidas ilesas, nove feridos e nenhuma morte. Além disso, a PRF fiscalizou 1.078 veículos, aplicando 316 notificações por infrações diversas. 

Os policiais também atuaram no combate a embriaguez ao volante, submetendo 216 condutores aos teste do bafômetro e recolhendo treze carteiras de habilitação. Desses, nove foram autuados por estarem dirigindo sob o efeito de bebidas alcoólicas e dois foram detidos devido ao nível de álcool encontrado nos pulmões durante o teste. 

Ficha suja: MPE denuncia Betinho Rosado e pede impugnação de registro de candidatura

O Ministério Público Eleitoral denunciou o deputado federal Betinho Rosado e está pedindo à Justiça Eleitoral a impugnação do registro de candidatura do parlamentar, que pretende ser candidato a reeleição pelo Partido Progressista.

O MPE justifica que Betinho foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado, em decisão final no dia 29 de julho de 2013, por reprovação das contas quando atuava como titular da Secretaria Estadual de Educação. Segundo o MPE, Betinho Rosado foi condenado por vícios “insanáveis” o que configura “ficha suja” para o pleito deste ano.

Mesmo em 4º lugar, jogadores do Brasil deverão embolsar R$ 11 milhões


O presidente da CBF, José Maria Marin, vai pagar R$ 11 milhões aos jogadores e comissão técnica da seleção brasileira a título de premiação pelo quarto lugar na Copa do Mundo. O acerto será feito em agosto, mais tardar em setembro. Mas a CBF não vai tirar um centavo dos seus cofres. O montante equivale a 25% do prêmio destinado pela Fifa à seleção brasileira por ter ficado na quarta colocação do evento.
Todas as equipes semifinalistas são remuneradas. A CBF vai receber 44 milhões e ficará com a diferença de R$ 33 milhões. O acerto com os jogadores foi feito antes de a Copa começar, entre o presidente da CBF e alguns jogadores do time como Thiago Silva, Fred, Paulinho e Julio Cesar.
Marin recupera, dessa forma, os R$ 15 milhões investidos na modernização da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde o time de Felipão montou a sua base para a competição, de modo a continuar levando as seleções para ter preparação na cidade serrana do Rio de Janeiro.
Felipão e todos os jogadores disseram que as condições de trabalho oferecidas pela CBF foram boas. Parte da categoria de base pode usar suas dependências em torneios futuros.
A premiação do Brasil poderia ser maior. Caso o time ficasse com o terceiro lugar, perdido em Brasília para a Holanda, a Fifa deixaria no País o equivalente a R$ 50 milhões. Os jogadores só receberiam premiação em porcentagem maior caso fossem campeões do mundo.

Oliveira Canindé diz que vai manter a base do América no retorno à Série B


O técnico do América, Oliveira Canindé, segue preparando a equipe para a retomada da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira (15), a equipe recebe o Bragantino na Arena das Dunas, às 21h50. O treinador disse estar confiante na volta aos trabalhos. "Nós estamos confiantes, seguros do que queremos. A equipe é a mesma que os torcedores já conhecem e esperamos fazer um bom jogo. Vamos manter a base que vinha jogando, mas não vamos revelar porque o adversário já está na cidade e pode ter acesso às informações, mas é a equipe que mais jogou. Todos os atletas se conhecem muito bem", disse em entrevista à Rádio Globo Natal.

Crescimento de Wilma faz PT pedir impugnação de sua cadidatura


O crescimento da candidatura ao Senado da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), nos últimos dias, que lidera todas as pesquisas divulgadas até o momento levou o PT da candidata ao Senado, Fátima Bezerra, pedir a impugnação do registro de candidatura de Wilma, alegando a viagem do prefeito Carlos Eduardo ao exterior, e Wilma, na condição de vice não ter assumido.

Para juristas, o fato de não ter assumido, é exatamente o que credencia Wilma a disputar um cargo nas eleições deste ano, no caso, o Senado.

Frota reduzida e trânsito caótico comprometem atendimento do Samu/Natal


Três viaturas para suporte avançado e nove para suporte básico. Esse é o somatório de viaturas que compõe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Natal. Os doze veículos são capazes de dar cobertura a todas as chamadas recebidas pela unidade que precisam de atendimento médico-hospitalar móvel. A cada mês, em média, o SAMU Natal realiza 400 atendimentos de suporte avançado e dois mil atendimentos de suporte básico. Ao todo, são aproximadamente 25 mil chamadas atendidas, incluindo trotes e orientações médicas por telefone.
A coordenadora geral do SAMU Natal, Maria Valéria Bezerra, disse a O Jornal de Hoje que a qualidade do serviço prestado pelo atendimento móvel só não é melhor por causa de demora da viatura para se deslocar até o local do acidente. “A quantidade veículos que trabalhamos é baseada na demanda populacional atendida. É claro que termos mais veículos iria melhorar os serviços, mas nosso maior problema é administrar o tempo que o veículo leva até o local específico de atendimento”, disse.

Benes Leocádio se afasta da Prefeitura de Lajes para coordenar campanha de Henrique Alves


Prefeito de Lajes, Benes Leocádio repassa o cargo nesta terça-feira (15) para o vice-prefeito José Marques,após pedir uma licença por 90 dias.

Benes será o coordenador da campanha do governadorável Henrique Alves (PMDB).

Irmão do prefeito de São José do Seridó é assassinado com várias facadas


Foi identificado como José Bonifácio Dantas, 56 anos, o homem encontrado morto na manhã desta segunda-feira (14) dentro de uma residência na Rua Joel Damasceno, na área central da cidade de Caicó.
De acordo com informações, o homem foi encontrado despido e ao lado do corpo encontrada uma faca. Informes dão conta de muito sangue em várias partes da residência. A Policia Civil e o ITEP foram acionados para comparecer ao local e tomar as medidas legais.
A vitima do bárbaro crime era irmão do Prefeito Jackson Dantas da cidade de São José do Seridó.

Copa: 95% dos estrangeiros dizem que têm intenção de voltar ao Brasil

Levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado pelo Ministério do Turismo mostrou que 83% dos turistas internacionais consideraram que a visita ao Brasil durante a Copa do Mundo atendeu plenamente ou superou as expectativas. Além disso, 95% desses turistas têm a intenção de voltar ao país.

É o caso de Lixiang Chen, 29 anos, engenheiro chinês radicado no Canadá. Ele assistiu à final do Mundial na Fifa Fan Fest, em Taguatinga, acompanhado dos amigos Shun Du, 28, que mora no Brasil há 3 anos, e Da Liu, 29, que mora em Londres. Ele chegou ao Brasil no dia 3 de julho para acompanhar a Copa. Antes de Brasília, ele visitou o Rio de Janeiro e São Paulo.

"Estou amando o Brasil, as pessoas são calorosas, amigas, mais abertas. Há mais interação entre as pessoas que no Canadá. Adorei a picanha, o guaraná e o açaí. Valem qualquer preço. Minha experiência no Brasil foi muito além do que eu esperava. Quero voltar com certeza e voltaria para o Rio, a cidade de que mais gostei", disse o chinês que voltou hoje (14) para Montreal.

Ainda segundo o balanço do ministério, os serviços mais bem avaliados pelos estrangeiros foram o de hospitalidade e o de gastronomia, com aprovação de 98% e 93%, respectivamente. A segurança pública teve 92% de aprovação. Foram ouvidos 6.627 turistas estrangeiros.

Motorista capota ônibus da viação Cabral e morre preso nas ferragens sob o veículo


O motorista “Jose Jucier Matias do Nascimento” capotou um ônibus da empresa Cabral, que faz a linha de Natal para Carnaubais, passando pela região de Macau e Alto do Rodrigues e morreu preso em baixo do veiculo.
O acidente aconteceu por volta de 21 horas de ontem, em uma curva na conhecida ‘Estrada do Óleo’, na comunidade de Arenosa, já chegando na RN 016, que liga a cidade de Assú a Carnaubais.
Agentes do Núcleo Rodoviário Estadual de Assú, que atenderam a ocorrência, ainda não sabem o numero preciso de passageiros que estavam no veiculo, mas acreditam ser pequeno, pois o ônibus estava chegando no destino final. Ninguém sabe o motivo do acidente. É possível que o motorista não conhecia a estrada, pois no seu crachá informava que o mesmo estava na empresa ha menos de dois meses.

Wilma critica Governo Rosalba e diz que mérito da conquista pela Barragem de Oiticicas é de Henrique

Em entrevista à Rádio Cabugi do Seridó durante sua participação na Feirinha de Santana de Currais Novos, a candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) fez criticas ao atual governo Rosalba Ciarlini, e voltou a destacar que sua aliança com Henrique Alves, João Maia e os demais candidatos que integram sua aliança é para resgatar a autoestima e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“Precisamos fazer o governo funcionar. Estou aqui usando toda minha sinceridade pra dizer que a gente quer chegar ao Senado para somar esforços. Esse governo não fez acontecer em nada e nem sequer soube trazer os benefícios para o RN. Não tem programa do leite, as centrais de cidadão estão funcionando mal, o homem do campo está sofrendo, o funcionalismo todo atrasando, salários atrasados para servidores, não tem uma obra dela”, destacou.

Além disso, Wilma responsabilizou seu candidato ao Governo, Henrique Alves pela conquista de uma das principais obras do atual governo, que é a barragem de Oiticicas. “Henrique foi quem ajudou a trazer uma obra que já havíamos assinado o contrato que foi a Barragem de Oiticica, que é quem vai salvar a região do Seridó toda, vai ser o coração da bacia na integração para que possamos ter rios e açudes perenizados. Isso é fundamental para salvar a vida do povo do Seridó que já sofre há muitos e muitos anos”, finalizou.

CBF confirma que Felipão não é mais técnico da Seleção Brasileira

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no início da noite desta segunda-feira (14) que aceitou o pedido de demissão do técnico Luiz Felipe Scolari e de toda a comissão técnica da seleção. O presidente da entidade, José Maria Marin agradeceu aos integrantes da comissão, afirmando que ela devolveu ao povo brasileiro o amor pela seleção.

"Vimos nas ruas o povo vestido de verde-amarelo, exibindo a Bandeira Nacional com orgulho e mostrando sua paixão pela Seleção Brasileira como há muito tempo não acontecia. Claro que essa comissão técnica e esses jogadores contribuíram decisivamente para que esse sentimento voltasse. A todos eles, portanto, o nosso renovado agradecimento", disse.

Felipão anunciou que deixaria o cargo no sábado (12) após a derrota contra a Holanda, por 3 a 0, na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo. Ele deixa o comando da seleção brasileira um ano e meio após assumir pela segunda vez. Nesse período, ele conquistou 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas em 29 jogos, além do título da Copa das Confederações e o quarto lugar no Mundial deste ano.

Sejuc divulga fotos de presos que fugiram de presídio em Mossoró


A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) divulgou as fotos dos quatro detentos que fugiram da Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, na manhã desta segunda-feira (14). Os presos foram identificados como José Fagner Tibúrcio da Fonseca, de 31 anos; Rosemiro Alves de Oliveira Júnior, 21 anos; Jesus Alison Cavalcante, 23 anos; e José de Anchieta Fernandes, de 38 anos. Além dos fugitivos, a Sejuc divulgou o nome de Ildenismar Lopes de Araújo, de 23 anos, que foi baleado durante a tentativa  de fuga e morreu.

De acordo com a Sejuc, José de Anchieta e Jesus Alison respondem por tráfico de drogas. Já Rosemiro Alves responde por assalto à mão armada, enquanto José Fagner responde por homicídio. O preso que foi morto respondia por porte ilegal de arma e homicídio. Dentre os crimes de Ildenismar, um deles foi o assassinato da menina Ângela Kelly Filgueira de Araújo, de 12 anos, que foi vítima de um tiro no olho durante a festa de aniversário de uma prima no dia 14 de julho de 2013 em Mossoró, na região Oeste do estado. Segundo delegada Cristiane Magalhães Ribeiro, responsável pela investigação deste caso, o alvo de Ildenismar na ocasião era o tio da menina e pai da aniversariante.

domingo, 13 de julho de 2014

Reservas são as mais baixas desde 2011


Dos onze principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, apenas dois estão hoje com armazenamento superior ao registrado no mesmo período do ano passado. A quadra chuvosa para o interior do Estado praticamente acabou, e só estão sendo aguardadas precipitações no litoral e agreste. O açude Marechal Dutra (Gargalheiras) - localizado em Acari e que abastece também o município de Currais Novos - está com apenas 8,07% da sua capacidade e deve ter sobrevida, pelo menos, por mais cinco meses – os dois municípios estão em racionamento. As medições foram feitas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Nos últimos dois anos, o Estado conviveu com a estiagem. Sendo que 2013 foi considerado como o pior ano de seca dos últimos 50 anos. A perspectiva era que após o período de chuva, que acontece no interior do Estado de fevereiro a meados de Maio/Junho, os reservatórios de água, principal fonte para abastecimento humano, tivessem recuperação. Mas, isso não ocorreu (ver infográfico página 2). 

“A situação hoje, está mais crítica do que estava no mesmo período de 2013. Porque a gente teve chuvas até interessantes no Estado, mas ela não conseguiu trazer uma recuperação da reserva hídrica dos açudes no RN”, declara Joana D’arc, coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. No ano passado 21 cidades chegaram a colapsar no abastecimento pela falta de água nas reservas.

Recurso é negado e estudantes compram meia passagem nos ônibus

A desembargadora Judite Nunes negou seguimento ao recurso do SETRANS, responsável pela TRANSPASSE, associação que organiza a venda de passagens estudantis das linhas intermunicipais de transporte coletivo, contra a decisão que autoriza os estudantes a comprarem a meia passagem dentro do ônibus.
Com a decisão, publicada na edição da última quarta-feira do Diário de Justiça Eletrônico (DJe), o processo judicial iniciado pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Potiguar (DCE-UnP) contra o DER-RN e contra o SETRANS, segue de forma favorável para o estudante.
Desde maio, o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Geraldo Antônio da Mota, concedeu a antecipação da tutela, aceitando portanto o pedido para que estudantes de todo estado  - devidamente identificados com o documento que comprove sua condição –  possam ter direito a compra da meia passagem dentro dos ônibus das linhas intermunicipais de transporte coletivo, inclusive com o pagamento em dinheiro, até que o processo seja concluído.
Tony Robson, presidente do DCE-UnP, conta que a iniciativa de procurar a justiça partiu devido às criticas frequentes dos estudantes, que muitas vezes se vêem obrigados a pagar a passagem no valor integral, pelo fato de não terem o bilhete emitido nos postos da TRANSPASSE.

Detento é morto a facadas dentro do presídio em Caicó, RN

Um detento foi morto a facadas na penitenciária estadual do Seridó, em Caicó, na manhã deste domingo (13). A informação é confirmada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc). Antônio Carlos da Silva Freitas, de 21 anos, foi assassinado por outros presos na cela onde estava. A vítima estava presa sob suspeita de assaltos.

O diretor do presídio, Alex Araújo, disse que Antônio Carlos foi morto por um grupo de presos e que o corpo dele ficou com muitas perfurações. O Corpo de Bombeiros ainda foi acionado para socorrer o detento, mas ele não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o diretor da unidade prisional, os presos de duas celas conseguiram se soltar quebrando os cadeados e invadiram a cela onde ele estava no pavilhão A, também chamado de “seguro”. "É para lá que vão os presos assim que chegam ao presídio. Nesse referido pavilhão, eles passam 30 dias, antes de subirem para os demais", disse.
Os agentes penitenciários foram acionados e contiveram os presos que estavam amotinados no momento da morte. A Polícia Civil de Caicó vai investigar o crime.

Walter Alves prestigia Arraiá do Agricultor em Lajes‏


O deputado estadual Walter Alves, candidato a federal pelo PMDB, iniciou a agenda política do final de semana com uma visita a Lajes. Na noite desta sexta-feira (11), ele participou do Arraiá do Agricultor, uma das festas juninas tradicionais do município.

Recebido pelo prefeito Benes Leocádio e pelo vice Marcão Fernandes, Walter cumprimentou amigos e agricultores da região Central que participaram da festa. Lajes é um dos municípios em que Walter terá apoio do prefeito e do vice.

“Ficamos felizes em ver o deputado Walter retornando a nossa cidade. Ele que já é um parceiro de Lajes poderá fazer ainda mais se eleito deputado federal”, disse o vice-prefeito Marcão.

sábado, 12 de julho de 2014

Brasil perde da Holanda e termina a Copa com mais um fiasco


SÃO PAULO, SP Folhapress - Com falhas no sistema defensivo e erros do árbitro argelino Djamel Haimoudi, a seleção brasileira perdeu para a Holanda por 3 a 0, neste sábado (12), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e terminou a Copa do Mundo na quarta colocação.

O time brasileiro encerrou sua participação com três vitórias, dois empates e duas derrotas - para a Alemanha por 7 a 1, o pior resultado negativo da história centenária da seleção, e para a Holanda.


Seleção da Holanda marca o terceiro gol sobre o Brasil e garante o terceiro lugar

Assim, a seleção brasileira encerrou sua participação com 52% de aproveitamento e igualou a campanha da equipe nacional na Copa de 1974, na Alemanha - o pior aproveitamento de pontos do Brasil em 40 anos em Mundiais. Na oportunidade, a seleção também terminou na quarta colocação.

No confronto contra os holandeses, o time de Felipão tomou dois gols em 16 minutos &- o terceiro foi marcado nos acréscimos do segundo tempo. Contra os alemães foram cinco em 29 minutos.

Foi o quinto confronto entre as duas seleções. O Brasil venceu na campanha do tetracampeonato em 1994 e perdeu os confrontos em 1974 e em 2010. Em 1998, a seleção brasileira venceu nos pênaltis após empate no tempo normal e na prorrogação.

Neymar, que se recupera de uma fratura na vértebra na partida com a Colômbia, pelas quartas de final, ficou no banco de reservas. No entanto, o jogador não estava relacionado para a partida.

Com o término da Copa do Mundo, o presidente da CBF, José Maria Marin, deve definir até a próxima semana a permanência ou não do técnico Luiz Felipe Scolari no comando da seleção brasileira.

O time volta a jogar no próximo dia 5 de setembro, quando enfrentará a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos. O jogo poderá marcar o reencontro de Zúñiga com Neymar.


De boia-fria aos R$ 600 milhões: “Não tinha dinheiro para almoçar todos os dias”

Se soubesse a importância que o curso de datilografia teria na sua vida, talvez a trajetória de Aparecido Viana, empresário do ramo imobiliário, não tivesse sido tão bem-sucedida.
Onde vivia, não havia uma só máquina de escrever no começo da década de 1960, mas a mãe de Viana queria porque queria que o menino aprendesse a datilografar. Até hoje ele agradece. “Minha mãe era pobre, não tinha ensino, mas era visionária”, lembra.
Para aprender datilografia, Viana ia todos os dias para Mirassol (SP), fosse pendurado no trem ou com alguma carona conquistada na beira da estrada. O destino era a cidade grande mais próxima à pequena Bálsamo, que tinha oito mil habitantes e 150 quilômetros quadrados. Experimente perguntar a Viana onde fica seu município de origem: “Bálsamo é a capital da grande Microrregião de São José do Rio Preto”, brinca.
Viana era o segundo de seis irmãos – eles e seus pais trabalhavam na roça. No interior de São Paulo, eram todos boias-frias. A nomenclatura não incomoda nada o empresário. “Trabalhamos em tudo que é lida que você possa imaginar, menos cana-de-açúcar. Subia no caminhão de madrugada e ia para a roça antes de amanhecer”, conta. Aos quatro anos já estava na labuta com a família. “Fazia as coisas que dava para criança fazer na lida, como limpar o pé de café ou levar o caldeirão para os pais e irmãos na lida na hora do almoço”, conta.
Aos 14 anos, a datilografia levou o empresário à São Caetano do Sul (Grande São Paulo), onde iniciou sua jornada na cidade grande. Começou numa metalúrgica e logo passou para o primeiro cartório de notas da cidade, onde começou a ter contato com o ramo imobiliário. “Não tinha dinheiro para almoçar todos os dias, então acabava ficando muitas horas lá no cartório, trabalhando e sempre disponível”, conta.

Mulher é morta a tiros em frente à catedral de Natal; amiga é baleada


Uma mulher morreu e outra ficou ferida após um atentado ocorrido na tarde deste sábado (12), em Petrópolis, bairro da Zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, as duas trafegavam em um carro modelo C3 quando foram abordadas por dois homens em uma moto. O que estava na garupa efetuou vários disparos de pistola. Um menino de 3 anos, filho da motorista, estava em uma cadeirinha no banco de trás do carro, mas não foi atingido pelos tiros.

O sargento Aldeildo Faustino, 1º batalhão da PM do Rio Grande do Norte, disse que as pararam o C3 em um semáforo na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em frente à Catedral Metropolitana, quando os suspeitos se aproximaram. Um deles desceu da moto e atirou contra as vítimas.
Uma das mulheres morreu no local e a outro foi levada ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. A polícia não tem informações sobre o estado de saúde dessa mulher. Também não se sabe que motivou o crime. A polícia mantém diligências para tentar localizar e prender os suspeitos.

Operação Lei Seca: Trabalho sério realizado pelo tenente Styvenson incomoda e ele vira alvo

Não é de hoje que o tenente Eann Styvenson, da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, vem sendo perseguido pelo trabalho que realiza nas noites natalense, retirando de circulação motoristas alcoolizados e, podem ter certeza, evitando dezenas de mortes nos últimos meses. Juízes, políticos, médicos, advogados, jornalistas e até policiais já foram flagrados pela equipe do CPRE.
Ao longo dos últimos dois anos, pessoas influentes se sentiram incomodadas com as constantes barreiras policiais e testes de bafômetros. O tenente Eann Styvenson já chegou a ser retirado do CPRE, mas voltou para a Companhia por ser capacitado e especializado nesse tipo de trabalho.
Recentemente, virou alvo de piadas na internet e nas redes sociais, após ser publicado que um veículo em seu nome tinha cotas de licenciamento e seguro DPAVT em atraso. O Gol, ano 1999/2000, de acordo com o oficial, não é usado e está guardado na garagem da casa da mãe.
Pois bem, o tenente está errado em não ter pago os seus impostos? Está. Mas isso não diminui a importância do trabalho dele na aplicação da Lei Seca e nem deve ser usado como ferramenta para desqualificar o oficial da Polícia Militar.

Campos: “Henrique e Wilma se uniram pelo bem do RN”


Em campanha pelo Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (11), o candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) ressaltou a importância da aliança partidária formada em torno do nome de Henrique Alves (PMDB) para o governo do estado. “Do ponto de vista administrativo e político a que o Rio Grande do Norte chegou, precisou se criar uma frente ampla para enfrentar o caos”, disse Campos, presidente nacional do PSB, legenda representada na coligação União pela Mudança pela candidata ao Senado Wilma de Faria.

“Meu partido no RN convenceu o diretório nacional de que precisava participar deste momento de união pelo bem do estado.”, reforçou Campos, que iniciou sua agenda concedendo entrevista na Rádio Cidade, depois falou a jornalistas em coletiva.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Tomba Farias participa de caminhada com Eduardo Campos e Wilma


O deputado estadual Tomba Farias participou na tarde desta sexta-feira (11) da caminhada com o candidato à presidência Eduardo Campos, e a candidata ao senado Wilma de Faria, todos do PSB pelas ruas de Natal. A comitiva recebeu forte apelo popular por onde passou no bairro Cidade Alta.
 
O grupo partiu da praça Sete de Setembro, onde Eduardo Campos e Wilma de Faria discursaram para a população que acompanhava a mobilização. Logo após seguiram em caminhada pela Avenida Ulisses Caldas até a Avenida Princesa Isabel. Enquanto o candidato à presidência parava no Grande Ponto Café São Luiz para tomar água, Tomba Farias esperou todos do lado de fora junto à população e lideranças da região, entre elas, a prefeita de Santa Cruz e esposa do deputado, Fernanda Costa.

O percurso seguiu até a Rua João Pessoa, onde Eduardo discursou uma última vez para as pessoas. Entretanto, foi necessária a proatividade de do ex-prefeito de Santa Cruz, que pediu uma "banquinho" a um vendedor da região, para que este servisse de palanque para o candidato à presidência.

Eduardo Campos visita apartamento do deputado Tomba


Após cumprir uma intensa agenda política na manhã dessa sexta-feira, em Natal, o ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos fez um pit stop no apartamento do deputado estadual Tomba Farias, antes de seguir para uma caminhada pelas ruas do centro de Natal.
Campos, juntamente com o grupo que o acompanha, foi recebido pela família do parlamentar, tomou um lanche para repor as energias e conversou sobre amenidades, além de política.

Esbanjando simpatia, o presidenciável se mostra muito a vontade em Natal e no Rio Grande do Norte, onde espera ter uma votação destacada nas urnas de outubro próximo.


Ao lado de Wilma de Faria, Tomba recepciona presidenciável Eduardo Campos


Juntamente com a ex-governadora Wilma de Farias e a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o deputado estadual Tomba Farias recepcionou na manhã de hoje (11) o candidato a presidência da República, Eduardo Campos (PSB), que desembarcou no Aeroporto Internacional Governador Aluísio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
O presidenciável, que recentemente foi anfitrionado pelo parlamentar potiguar na cidade de Santa Cruz, vem cumprir agenda política no estado, ao lado de outras lideranças que integram o seu sistema político.Ainda no aeroporto, Tomba Farias tomou café com Eduardo Campos, seguindo depois para o Arituba Park Hotel, onde o candidato a Presidente participou de uma coletiva de imprensa.

Durante o período da tarde, Eduardo deverá fazer uma caminhada pelas ruas do centro de Natal, em companhia de Tomba Farias, Wilma e de outras lideranças do partido.


Oposição em Santa Cruz se une em apoio a Fátima


O grupo de oposição em Santa Cruz, na região do Trairí, fechou questão em torno do apoio à candidatura de Fátima ao Senado. Nesta quinta-feira (10), o ex-prefeito do município Péricles Faria, do PSD, acompanhado dos vereadores Pedro Dério, Júnior dos Bodes, Josemar Bezerra, do PROS, e da liderança Cássio, do PT, estiveram com a deputada e reforçaram a parceria.
 
Péricles acredita no sucesso do pleito. "Temos ótimas expectativas para a campanha de Fátima em Santa Cruz, pelo trabalho que ela desenvolve, principalmente na Educação, com a reabertura da UFRN e do IFRN", disse.

"Em Santa Cruz o pessoal sabe da minha atuação político-parlamentar", concorda a candidata, que conta ainda com o apoio do presidente da Câmara Municipal, Samuel Palhares, do PT.


Via Edipo Natan

Ex-prefeito de Nova Cruz declara voto em Wilma


O ex-prefeito de N ova Cruz, Flávio Azevedo (PMDB), anunciou o apoio à candidata ao Senado pelo PSB, ex-governadora Wilma de Faria (PSB), e a Henrique Alves (PMDB) para o governo.

O atual prefeito, Cid Arruda (PSB), divergiu do seu partido e votará em Robinson Faria (governo) e Fátima Bezerra (Senado).

Assaí Atacadista propõe preços baixos também para pequenos comerciantes


A primeira unidade do Assaí Atacadista no Rio Grande do Norte foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 9, na BR 101, ao lado do Natal Auto Shopping Pitimbu. A previsão inicial de abertura ao público estava marcada para as 9h, mas foi antecipada em meia hora em virtude das quase mil pessoas que desde cedo esperavam o momento de conhecer a nova loja de “atacarejo” e suas promoções de inauguração. Com investimento de R$ 27 milhões, a unidade de Natal tem mais de 12.000 m² de área construída, 5.600 m² de salão de vendas e 321 vagas de estacionamento. Para a inauguração, foram gerados 500 empregos locais, entre diretos e indiretos.

A bandeira de atacado de autosserviço do Grupo Pão de Açúcar (GPA) está em operação desde 1974 e foi adquirida em 2007 pela companhia, que agora contabiliza 79 unidades em todo o Brasil.O Assaí Atacadista oferece 6 mil itens entre mercearia, hortifrúti, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza de grandes marcas nacionais, regionais e importadas. A loja atende desde o pequeno e médio comerciante, entre transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias e quiosques), utilizadores (igreja, escolas, quarteis) e revendedores até o cliente final, que busca economia nas compras de grandes volumes.

Prefeita do PSD anuncia apoio a Henrique Alves para o governo

A prefeita de Tabuleiro Grande, Clébia Bessa, do PSD, fechou o apoio à candidatura do deputado federal Henrique Alves ao Governo do Estado O candidato recebeu na tarde de hoje na sede do diretório do PMDB, em Natal, prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Estado. A candidata ao Senado, Wilma de Faria, e o candidato a vice-governador, João Maia, estiveram presentes no encontro.

Clébia Bessa afirmou que acredita no potencial do deputado Henrique Alves. “É um candidato que sempre admirei. Acredito no potencial dele. É o melhor para o Rio Grande do Norte nesse momento”, explica.

‘Turistas da Copa’ gastaram mais de R$ 330 milhões em Natal


Os cerca de 180 mil turistas que visitaram Natal no período de 12 a 25 de junho, durante os jogos da Copa do Mundo Fifa 2014 na capital potiguar, gastaram, em média, R$ 1.854,11 cada um, considerando apenas os valores de refeições, estadia, deslocamento e lazer. Isso quer dizer que, juntos, estes visitantes injetaram cerca de R$ 333,74 milhões na nossa economia. Além disso, a grande maioria deles (69,6%) veio pela primeira vez à cidade e pretende voltar em outra oportunidade (69,2%). Os números fazem parte da pesquisa “Perfil dos turistas presentes em Natal durante a Copa do Mundo Fifa 2014″, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado à Fecomércio RN.

O levantamento mostra que de uma maneira geral o perfil dos nossos visitantes foi de pessoas com idades entre 35 e 59 anos (49,4%), que vieram com suas famílias (46,4%) e de alta renda familiar mensal – 47,4% dos entrevistados têm rendimento entre R$ 7 mil e R$ 15 mil. O México (11,9%), os Estados Unidos (11,1%) e o Japão (10,3%) foram os países que mais enviaram visitantes para Natal. Já entre os turistas nacionais, os estados de São Paulo (8,9%), Rio de Janeiro (6,3%), Pernambuco (2,9%) e Paraíba (2,8%) lideram a lista de emissores.

Cada turista ficou em média 5 dias na cidade. O gasto médio de R$ 1.854,11 foi bem dividido. Em uma resposta que permitia múltipla escolha, 80,7% disseram que gastaram com alimentos e bebidas, 62,8% citaram gastos com hospedagem, 56,8% apontaram custos com transportes/deslocamentos e 51% disseram que gastaram algum dinheiro com compras.

Vereadores do grupo de Vivaldo Costa em Caicó confirmam apoio a Henrique e Wilma


Um grupo de quatro vereadores do PROS, liderados pelo deputado estadual Vivaldo Costa, confirmou na manhã desta quinta-feira (10) o apoio à candidatura do deputado federal Henrique Alves ao Governo do Estado e de Wilma de Faria para o Senado Federal.

Nildson Dantas, Mara Costa, Ivanildo Do Hospital e Allisson Jackson estiveram reunidos com o deputado, onde ressaltaram que o apoio para as eleições de outubro sempre esteve com a chapa Henrique e Wilma. “Sempre estivemos com o deputado Henrique Alves e com Wilma de Faria”, aponta a vereadora Mara Costa (PROS). Durante o encontro, também estiveram presentes o deputado estadual Vivaldo Costa e o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta.

De acordo com Mara Costa, o apoio é fruto da orientação do deputado Vivaldo Costa. “Apoiamos Henrique Alves e Wilma de Faria através da orientação do “papa jerimum”, Vivaldo Costa, e do presidente do Partido, Ricardo Motta, e por entender que essa é a melhor opção para o Rio Grande do Norte”, disse Mara.

A vereadora acrescentou que é uma unanimidade no grupo “o reconhecimento da capacidade de Henrique de buscar recursos para retirar o Rio Grande do Norte do ostracismo”.

Festa dos Mártires de Cunhaú resgata história, cultura e religiosidade


Mais uma festa em honra aos Mártires de Cunhaú, celebrada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do município de Canguaretama, terá início neste domingo, 13 de julho. Durante uma semana serão realizadas atividades missionárias na cidade para ressaltar a importância que esse momento representa para a história do Rio Grande do Norte. Uma programação com missas, evangelizações e festejos religiosos será realizada até o dia 20 de julho, quando se comemora 156 anos da paróquia e o aniversário da cidade.

Canguaretama é conhecida pela fé do seu povo, razão essa para o episódio que deu origem aos ‘Mártires de Cunhaú’. No contexto histórico das invasões holandesas no Brasil, 1645, católicos foram martirizados no interior do Estado. Parte deles, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizada no Engenho Cunhaú, em Canguaretama.

No dia 16 de julho daquele ano, durante uma celebração religiosa, a capela foi invadida por tropas holandesas, dando início às cenas de violência e intolerância. Segundo historiadores, ao perceberem que seriam mortos, os fiéis apenas rezaram.

1 de 175 TCE/RN emite certidão admitindo erro na inclusão do nome do ex-prefeito Carlinhos Lucena na lista dos "fichas-sujas".

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Norte reconheceu o erro, em que colocou indevidamente o nome do ex-prefeito de Campo Redondo, Carlinhos Lucena, mais uma vez na lista de gestores com contas irregulares, enviada para o Tribunal Regional Eleitoral.

O ex-prefeito de Campo Redondo, Carlinhos Lucena, encontrou defesa no próprio TCE/RN onde foi constatado um equivoco da inclusão de seu nome na lista, pois o mesmo não responde a processo de rejeição de contas no âmbito do Tribunal de Contas do Estado. Veja cópia da certidão que deixa o ex-prefeito fora da lista dos candidatos "ficha sujas". 

OBS: Segue em anexo, copia da CND do TCE/RN.
 

 

Neymar rebate xingamentos feitos a Felipão e briga com seu agente

O atacante Neymar respondeu sobre as duras críticas feitas pelo seu agente Wagner Ribeiro a respeito do trabalho do técnico Luiz Felipe Scolari na Seleção Brasileira. Por meio de sua conta no Twitter, o empresário do camisa 10 da Seleção Brasileira e de outros grandes nomes do futebol nacional simplesmente detonou o treinador canarinho. Irônico, ele listou “seis quesitos para ser técnico da Seleção Brasileira” e não aliviou ao lembrar dos recentes fracassos de Felipão.

“Seis quesitos para ser técnico da Seleção Brasileira: 1- Ir treinar a seleção de Portugal e não ganhar nada. 2 – Ir para o Chelsea e ser mandado embora. 3 – Ir treinar o Uzbequistão. 4 –Voltar ao Brasil e pegar um time grande e rebaixá-lo para a segunda divisão. 5 – Pedir demissão 56 dias antes do final do campeonato para ‘escapar’ do rebaixamento. 6 – Ser velho babaca, arrogante, asqueroso, prepotente e ridículo”, postou.

Reduzir consumo diário de álcool diminui doença coronária, mostra estudo

A redução do consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial elevada e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado hoje (10) no British Medical Journal.

Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacientes, de que um copo ou dois de álcool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa da marca".

O trabalho foi feito por pesquisadores que se basearam em 50 estudos sobre hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil europeus.

Os especialistas deram atenção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo.

O novo estudo apurou que os indivíduos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de ir bebendo ao longo do dia. Paralelamente, mostravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de massa corporal mais baixos.

"Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sendo o consumo diário baixo a moderado, é benéfico para a saúde cardíaca", conclui o estudo.

No entanto, o assunto não é consensual, visto que outros especialistas têm alertado para o fato de que os consumidores com a variante genética podem ter outros fatores de saúde que influenciem a diminuição dos riscos causados pela bebida.

Da Agência Lusa
Agência Brasil