quarta-feira, 30 de julho de 2014

Joaquim Barbosa deixa o STF nesta quinta-feira(31)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se aposenta na quinta-feira do cargo de ministro, quando também termina seu período de férias. Assim, ele não participa mais de qualquer atividade ou sessão na Corte.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF. A exoneração deve ser publicada amanhã no Diário Oficial.

Barbosa deixa o STF aos 59 anos, antes da idade para aposentadoria compulsória, aos 70. Ele também não concluiu o mandato na presidência, que terminaria em novembro.

Barbosa convocou para sexta-feira, 1º de agosto, eleições antecipadas para o novo presidente e vice-presidente do STF. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia. Mas Barbosa não participará da votação.

O presidente anunciou primeiro que deixaria a Corte até o fim de junho mas depois disso pediu para sair no começo de agosto. Ele assumiu o plantão de recesso do STF durante 15 dias e depois tirou férias, de 14 a 31 de julho. Barbosa justificou que o tempo extra seria necessário para fazer a transferência das tarefas da presidência para o gabinete de Lewandowski.

Após mais um assalto violento, ciclistas decidem se reunir com a cúpula da PM

Um dos poucos espaços que os ciclistas tinham para praticar o esporte vem se tornando um dos pontos mais atrativos para os bandidos. Na noite dessa terça-feira (29), quando participavam de um ato contra a violência, seis ciclistas tiveram suas bicicletas levadas por assaltantes na Rota do Sol, na Zona Sul de Natal.
“Estávamos em um grupo grande de pessoas, mais de 200 ciclistas participando. Para a nossa surpresa, um grupo com cerca de 10 pessoas se adiantou e foi direto para a Rota do Sol. Quando chegamos lá, as pessoas estavam correndo, assustadas, pois os assaltantes tinham saído do meio da mata e assaltado o pessoal”, contou Uirlandes Galvão, mais conhecido como Xupeta, que é ciclista há cerca de cinco anos.
O caso mais grave aconteceu pouco tempo depois do primeiro assalto, por volta das 21h30. “Cinco bandidos armados com armas de fogo e facão levaram nossas bicicletas e acessórios, celulares, alianças e carteiras com todos os documentos. Fui agredido com esses facões que inclusive me deixaram marcas na altura do ombro”, descreveu uma das vítimas. “Tomem cuidado quando forem pedalar à noite na Rota do Sol. Nossa vida não é nada na mão desses bandidos”.
Na semana passada, dois ciclistas já tinham sido assaltados e passado cerca de uma hora dentro da mata sendo ameaçados pelos bandidos. Com medo do que pode acontecer, o grupo já pensa em contratar segurança particular. “Estamos estudando essa possibilidade. Contratar algum segurança armado, que fica de moto fazendo a nossa proteção. Infelizmente não temos proteção alguma. Não tem policiamento naquela região. Além disso, as matas ficam muito próximas da pista. Então fica impossível observar se tem algum bandido dentro”, frisou Xupeta.

Governo do Estado divide o pagamento dos servidores estaduais em dois dias

O Governo do Estado, mais uma vez, dividiu o pagamento do funcionalismo público em dois dias. Assim como ocorreu nos meses anteriores, os salários dos servidores da Educação, Saúde e Segurança estão garantidos no último dia do mês, na administração indireta, os vencimentos do trabalhadores do Detran, Idema, DEI, Jucern e Ipem, independente do valor, também serão pagos. No entanto, para os demais servidores, só receberão amanhã (31) que têm salários de até R$ 2 mil líquidos, e não R$ 5 mil, como nos meses anteriores. A previsão do pagamento dos demais funcionários é o dia 8 de agosto.

Desde o ano passado, o Governo do Estado tem dividido o pagamento de acordo com os salários dos servidores. Nos meses anteriores, os que têm vencimentos líquidos de até R$ 5 mil recebiam no primeiro momento, assim como servidores da Segurança, Saúde e Educação (incluindo a UERN). No dia 10 do mês seguinte, os demais funcionários com salários líquidos superiores a R$ 5 mil. Agora, só receberão os que têm salários líquidos de até R$ 2 mil, mas o Governo do Estado ainda não explicou os motivos pelos quais ocorreu a mudança.

A alteração no pagamento foi confirmada pelo setor financeiro do Governo do Estado, mas a reportagem da Tribuna do Norte não conseguiu o contato com os titulares das secretarias de Planejamento (Obery Rodrigues) e Administração (Álber Nóbrega). Atualmente, o Governo do Estado possui aproximadamente 102,6 mil servidores.

Fernanda Costa faz entrega de fardamento para alunos da rede municipal de ensino


A felicidade era facilmente percebida no semblante dos alunos da rede municipal de ensino nesta terça-feira (29), ocasião em que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega do fardamento para os alunos das escolas do município.

A ação contemplará todos os alunos das escolas das zonas urbana e rural do município, além dos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Cada estudante receberá uma calça ou bermuda, conforme a idade, e duas camisetas. Cada aluno receberá em suas respectivas escolas o seu fardamento completo. A ação beneficia alunos de todas as modalidades de ensino que são oferecidas pelo Poder Público municipal: Ensino Infantil, Fundamental I e II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), de todas as unidades.

A solenidade de entrega do fardamento aconteceu em dois momentos: no Ginásio Marcílio Furtado, pela manhã, e o no ginásio da comunidade Bonsucesso, à tarde. Ambos com grande participação popular.

A Prefeita Fernanda Costa participou dos dois momentos e disse que essa é mais uma ação da sua gestão em prol da educação do município. “Nós cumprimos aqui mais uma etapa do nosso planejamento nas ações de educação. Desde o ano passado que nós nos organizávamos para que isso se tornasse possível. Temos colocado sempre as dificuldades do município, recursos que mal dão para o custeio, mas nós temos procurado economizar, fazer uma gestão racional, cuidando das finanças para fazer esses investimentos. Ficamos muito felizes de entregar hoje um fardamento de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino de Santa Cruz”, afirmou Fernanda Costa.

Todo o fardamento foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz.

Fernanda Costa fez questão de ressaltar, em seu pronunciamento, outros investimentos que foram feitos na área da educação. A Prefeita citou como exemplos: a reforma de todas as escolas, a reabertura de algumas unidades educacionais na Zona Rural que não funcionavam por falta de estrutura, o acompanhamento nutricional que é realizado de forma continua e a reposição de equipamentos como carteiras, birôs e parques infantis que ajudaram a melhorar o ambiente escolar.

Na comunidade Bonsucesso, uma representação de alunos organizou uma apresentação utilizando cartazes para agradecer a Prefeita Fernanda Costa por mais uma ação de valorização e fortalecimento da educação do município, reconhecendo todo o esforço da atual gestão para cada vez mais oferecer um ensino de qualidade com condições dignas para uma boa aprendizagem.

As solenidades de entrega do fardamento escolar contaram com as presenças de secretários municipais, entres eles, a Secretária Municipal de Educação, Karla de França, bem como, vereadores e colaboradores da administração pública municipal.






Após desvio de R$ 13 milhões, jóias de Carla Ubarana e marido são leiloadas por R$ 20 mil


O Estado do Rio Grande do Norte vai tentar no próximo dia 4 diminuir o prejuízo causado por Carla Urbana e George Leal, condenados em março de 2013 por desvio de recursos públicos do setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Como? Por meio de um leilão de joias, celulares e computadores do casal. A expectativa é que sejam arrecadados no evento cerca de R$ 25 mil. Carla e George desviaram, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), cerca de R$ 13 milhões dos cofres públicos.
Entre os itens que vão a leilão, destaque para os que têm formato de cobra: um anel prateado no valor de R$ 2.055,00 e um conjunto colar e pingente, também prateados, avaliados em R$ 9,555 mil. Além desses, destaca-se também as três canetas esferográficas Montblanc, prateadas, avaliadas em R$ 1 mil.
O Tribunal de Justiça também vai leiloar outros oito celulares: um da marca Versace nas cores dourada e branca, avaliado em R$ 1 mil; um da marca Curve Blackberry, na cor preta e cinza, avaliado em R$ 250; três Sony Ericson XPERIA, avaliados em R$ 750; um celular SANSUNG, cinza e prata, avaliado em R$ 100; um Smartphone Blackbery 8520,curve com cartão de memória 2GB, avaliado em R$ 300; e um Iphone Apple de cor preta, avaliado em R$ 500.
O TJ também vai leiloar uma pulseira da cor dourada, com pedras coloridas; Par de brincos na cor dourada, com bolas parecendo pérolas brancas; Par de brincos na cor dourada com pedras marrons; Anel na cor dourada com pedras coloridas; Anel dourado de pedras brilhosas; Bolsa na cor branca e azul; Anel dourado com cinco fileiras de pedras brilhosas; Anel dourado de detalhes transpassados com pedras brilhosas. Todos avaliados em R$ 40.
Relógios sendo um na cor prata, com fundo branco de marca Michael Kors, de R$ 300; um na cor dourada, da marca Guess, de R$ 120; e outros dois de bolso na cor prata da marca Montblanc com fundo solto, Capa na cor preta, de R$ 500 e da marca Montblanc e uma capinha preta, de R$ 500, também estão na lista. Um dourado com quatro pedras marrons, avaliado em R$ 650; um par de brincos na cor dourada, de R$ 400; um anel na cor dourada com pedrinhas brilhosas em formato de V, de R$ 499, acrescentam a relação.
NOTEBOOKS
O TJ também vai leiloar três notebooks Sony Vaio, avaliados em R$ 1 mil cada, que pertenceram ao casal Carla e George Leal. Os itens, inclusive, foram apreendidos na Operação Judas, realizada em 2012, e que levou a dupla a prisão e, em seguida, desbaratou todo o esquema de desvio de recursos.
É importante lembrar que Carla Urbana e George Leal já tiveram apartamento, casa e carros comprados durante o período que eles se beneficiaram com o esquema de desviou de recursos públicos. No entanto, até o momento, nem metade dos R$ 13 milhões que o TCE acredita que foram desviados foi devolvido aos cofres do Estado.
LEILÃO
O leilão dos itens de Carla e George será realizado no dia 4, às 10h, no Auditório da Central de Avaliação e Arrematação, à Rua Pastor Manoel Leão, Neópolis. Não havendo licitante ou lançe superior à avaliação, será feito um novo leilão.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Cidadão santacruzense, Galêgo de seu Dudú, é vítima fatal em um assalto


As informações que chegaram agora a pouco em nosso blog, é que o cidadão Santacruzense João Ferreira, mais conhecido por Galêgo de seu Dudú, foi a óbito após ter levado um tiro em um assalto, no momento as informações que sabemos são apenas essas.

Amazan faz comício relâmpago em São João do Sabugi


O candidato a deputado estadual Amazan (PSD) realizou o primeiro comício de sua campanha, na noite desta segunda-feira (28) em São João do Sabugi. O candidato gostou do comparecimento das pessoas. Logo após o discurso, Amazan percorreu as principais ruas da cidade em caminhada com a população

PM acusado de ser o executor do crime contra o italiano Enzon Albanese, ganha alvará de soltura a pedido da defesa.

O Policial Militar Alexandre Douglas, apontado pela Polícia Civil como sendo o executor do homicídio contra o italiano Enzon Albanese, crime ocorrido em maio deste ano, ganha alvará de soltura a pedido do seu advogado, Dr. Fernandes Braga.
O PM estava sob prisão temporária a mais de 60 dias, sendo essa solicitada pela autoridade policial, o delegado Dr. Raimundo Rolin, até então titular da delegacia de homicídios. 
Em exclusiva para o Blog O Paralelo, o Advogado do Policial acusado do crime, Dr. Fernandes Braga, disse que nada foi provado nada contra seu cliente nesses mais de 60 dias e o militar permaneceu sob constituição cautelar  temporária, não sendo expedida sua prisão preventiva em decorrência de um pedido de revogação da prisão temporária e não ocorrência da preventiva por parte da defesa formada também pelos advogados, Drª Renata Calina e Dr. Rousseuas Rocha. O PM estava detido no Quartel Geral da corporação, Natal. 


Via: O Paralelo

Agripino comanda reunião do presidenciável Aécio Neves com coordenações de todos os Estados


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.

Prefeita Fernanda Costa participa de aula inaugural do curso de Medicina Multicampi


A Prefeita Fernanda Costa participou na última sexta-feira (25), em Caicó/RN, da aula inaugural do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso utilizará, além da estrutura dos campi de Caicó e Currais Novos, as instalações da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), em Santa Cruz/RN. Acompanhando a Prefeita estiveram a Secretária Municipal de Saúde, Milena Ferreira, e Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, e o Pároco local, Padre Vicente Fernandes.

A cerimônia foi presidida pela Reitora da UFRN, Ângela Paiva, e contou também com a presença da Vice-reitora, Maria de Fátima Ximenes, do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, do Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas, George Dantas e do reitor da UERN, Pedro Fernandes, além da governadora Rosalba Ciarlini.

A primeira turma de Medicina Multicampi da UFRN é composta por 40 alunos. O curso recebeu nomenclatura diferenciada porque terá como sede três cidades das regiões Seridó e Trairi: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Parceria com a Prefeitura de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, desde o inicio do processo, vem contribuindo para a efetivação do curso de medicina no município por entender que o mesmo representa um grande avanço em vários aspectos, sobretudo, no atendimento em saúde à população. O Poder Público municipal já oficializou, há algum tempo, a doação da estrutura física onde funciona atualmente a Escola Municipal Miguel Lula de Farias para que a FACISA possa utilizá-la para acomodar a estrutura do novo curso. O local foi classificado como ideal, principalmente pela proximidade com o Hospital Universitário Ana Bezerra e pela estrutura já existente da UFRN em Santa Cruz.


Licenças médicas afastam 700 PMs


Setecentos policiais militares estão afastados de suas atividades devido a problemas de saúde. O montante corresponde a quase 8% do efetivo total. Parte dos PMs foi remanejado para serviços burocráticos ou administrativos da corporação. A maioria, no entanto, está desocupada. Entre as enfermidades responsáveis pela retirada dos policiais das ruas, destacam-se as doenças psiquiátricas que são as causas de 45% das licenças médicas.  

Há duas formas para o policial deixar suas funções ordinárias. Dependendo do diagnóstico médico, o PM é afastado completamente do trabalho ou assume outra função dentro do Comando. Atualmente, existem 399 policiais na primeira condição e mais 301 homens na segunda. Os dados foram revelados pelo Centro de Atenção Básica à Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) e foram atualizados ontem, dia 28, um dia após um soldado atear fogo em três motocicletas, atentar contra a própria vida e ser internado em um hospital psiquiátrico de Natal.

Felipão é o novo técnico do Grêmio


Luiz Felipe Scolari está de volta ao Grêmio após 18 anos. O técnico acertou com o Tricolor gaúcho no início da tarde desta terça-feira (29). Ele assume o cargo depois da saída de Enderson Moreira.

Pelo Grêmio, Felipão tem 352 jogos no comando do clube e 11 títulos conquistados. Ele venceu os Campeonatos Gaúchos de 1987, 1995 e 1996; a Copa do Brasil de 1994; a Copa Libertadores da América de 1995; a Recopa Sul-Americana de 1996 e o Campeonato Brasileiro de 1996. Em 1995, foi vice-campeão do mundo no Japão. 


Ele chega ao Grêmio após ficar em quarto lugar na Copa do Mundo no comando técnico da Seleção Brasileira. A campanha, no entanto, ficou marcada pelas derrotas para a Alemanha na semifinal, por 7 a 1, e para a Holanda na disputa do terceiro lugar, pelo placar de 3 a 0.

Scolari iniciou sua carreira como treinador no CSA-AL em 1982 e acumula passagens por clubes como Juventude, Goiás, Criciúma, Cruzeiro e Palmeiras. Além disso, dirigiu equipes do Kwait, Arábia Saudita, Japão, Uzbequistão, pela seleção de Portugal (vice-campeão da Eurocopa 2004) e teve uma passagem apagada pelo Chelsea da Inglaterra. Seu principal título foi o pentacampeonato mundial conquistado pela Seleção Brasileira em 2002, na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão.

Juiz é afastado por suspeita de envolvimento com fraudes no RN


O juiz da 1ª vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi afastado do serviço na tarde desta terça-feira (29). A decisão pelo afastamento é do desembargador Cláudio Santos. José Lira, segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, integra um suposto esquema de concessão de decisões liminares fraudulentas. Ceará-Mirim é um dos municípios da Grande Natal.

Na manhã desta terça, promotores de Justiça e policiais militares cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis e no escritório do juiz José Lira e de outras quatro pessoas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. Além do juiz, dois advogados - sendo um filho do magistrado -, um corretor de imóveis e um servidor do poder Judiciário são suspeitos de integrar o suposto esquema fraudulento.

O G1 tentou contato com José Dantas de Lira no fórum de Ceará-Mirim, mas foi informado que o juiz está de férias. O advogado Diego Henrique Lima Dantas Lira, filho do juiz, disse que o pai não irá comentar o afastamento. "Ele não foi intimado ainda. Não tivemos acesso ao processo, ou seja, nem sabemos o que está acontecendo", limitou-se a falar o advogado.

Segundo o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, os advogados e o corretor de imóveis seriam agenciadores do grupo. "Um servidor público que tentasse um empréstimo consignado junto a um banco e não conseguisse era procurado pelos agenciadores e convencidos a irem ao fórum de Ceará-Mirim. Lá, o juiz concedia decisões liminares obrigando os bancos a darem os empréstimos a esses servidores mediante pagamento de propina que variava, segundo nossos levantamentos, entre R$ 3 mil e R$ 7 mil", disse. De acordo com o procurador, esse suposto esquema existia há quatro anos. O dinheiro da propina era rateado entre os integrantes do grupo.

Fernanda Costa reunirá religiosos em café da manhã no local da construção da Praça da Bíblia



A Prefeita Fernanda Costa se reunirá com lideres religiosos, na manhã desta quarta-feira (30), a partir das 7h, em um café da manhã no local onde está sendo erguida a Praça da Bíblia. O objetivo é o de reunir padres, pastores e líderes de todos os segmentos religiosos para apresentar o projeto de construção da praça, que já se encontra em fase adiantada de execução, e planejar, ouvindo sugestões dos religiosos, futuros eventos que a Praça da Bíblia poderá abrigar, tanto católicos como evangélicos.

As obras estão a todo vapor e aproveitará o terreno onde era antes a quadra municipal, mas que estava ocioso depois que a gestão municipal anterior demoliu o equipamento público utilizado para a prática esportiva, como também o espaço da antiga Praça da Rua Antônio Henrique de Medeiros, no centro.

DER/RN autoriza reajuste na tarifa dos transportes intermunicipais


O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) estabeleceu o reajuste nas tarifas de transporte coletivo intermunicipal. As novas tafiras passarão a ser cobradas já nesta quarta-feira (30).

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29), a tarifa de característica rodoviária terá como referência o reajuste de 4,792%. Nas linhas que operam na Região Metropolitana, a base de reajuste é de 9,88% e a tarifa única e fixa do Anel I será de R$ 2,35. O último reajuste intermunicipal foi autorizado em fevereiro de 2013.

Segundo dados do DER/RN, o sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte perdeu 22 linhas de três empresas nos últimos dez anos, chegando atualmente ao total de 135 linhas para atender a demanda média de 4 milhões de passageiros, mensalmente, em todo o Estado. Na maioria dos casos, as empresas alegaram inviabilidade econômica para manter os trajetos concorrendo com os transportes clandestinos, que muitas vezes cobram preços mais baixos ou oferecem serviço porta a porta.

Em 20 dias como deputado, Dibson não conseguiu nem nomear assessores


Dibson Nasser, do PSDB, conseguiu uma liminar para voltar a Assembleia Legislativa no início de julho, contudo, ao que parece, ficou claro que o retorno dele era temporário. Depois de esperar por uma semana para empossá-lo novamente no cargo, cumprindo a decisão judicial, a Assembleia teria segurado por 20 dias a nomeação dos cargos indicados por ele para o gabinete. Pelo menos, é o que o próprio deputado afirma em texto publicado no perfil dele no Facebook.

“Passe um dia comigo e veja o quanto meu telefone toca, pessoas passando as informações do que há nos bastidores da Política do RN. Hoje sábado, já me passaram as medidas que estão tomando para que meu suplente consiga nomear os cargos do gabinete, coisa que não consegui durante 20 dias. Alias, a publicação do meu afastamento saiu numa velocidade!”, ironizou o, agora, ex-parlamentar.

Isso porque Dibson Nasser conseguiu no dia 1º de junho a liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou a decisão que cassou o mandato dele em 2012. A Assembleia Legislativa foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas precisou se reunir para analisar a decisão judicial e só no dia 4 decidiu empossá-lo – com Dibson indo lá diariamente para cobrar o retorno a Casa.

Investimentos na Educação continuam e Prefeitura de Santa Cruz entregará fardamento escolar nesta terça (29)


A Prefeitura de Santa Cruz irá concretizar nesta terça-feira (29) mais uma importante ação em prol da educação: fará a entrega do fardamento escolar aos alunos de toda a rede municipal de ensino. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, contemplará todos os estudantes das Zonas Urbana e Rural do município. Cada estudante receberá uma calça ou bermuda, conforme a idade, e duas camisetas.

Os eventos de entrega acontecerão pela manhã, às 9h, no ginásio Marcílio Furtado; e à tarde, no ginásio da comunidade Bonsucesso, a partir das 14h, através de atos simbólicos, ambos com a presença da Prefeita Fernanda Costa.

As ações executas pela Prefeitura de Santa Cruz buscam promover melhorias no ambiente escolar, com alunos motivados e frequentando espaços dignos para um bom aprendizado.

Mais investimentos na Educação

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou o ano de 2014 reformando a parte física de todas as escolas municipais, adquiriu também novas carteiras, birôs e parques infantis. A merenda que é servida aos alunos nas unidades educacionais do município também tem recebido uma atenção especial. Além do acompanhamento nutricional, o Poder Público municipal promoveu o 1º Encontro de Merendeiras que serviu para ratificar junto as profissionais que manipulam os alimentos nas escolas a importância da merenda escolar, seu enriquecimento nutricional, incentivo a educação alimentar, ambiental e sanitária.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Tomba recebe em sua residência prefeitos e correligionários


O deputado Tomba Farias recebeu a adesão de do município de Tangará e de várias regiões do Estado no último sábado(26) na fazenda Novos Rumos, de sua propriedade, onde recebeu o apoio do secretário de agricultura do município, Ilo Marinho, e de sua esposa, a vereadora Aninha Marinho.

Além deles o prefeito de Tibau do Sul, Valdenício da Costa; do prefeito de Sítio Novo, Richardson Cunha, conhecido como Nenem. Além deles Ana Angêlica, a “Keka” de Serra Caiada, também declarou apoio ao deputado do Partido Social Brasileiro. Seguindo a ex-candidata a prefeita, os vereadores Edna Jacinto e Erivan Elias, todos de Serra Caiada, também manifestaram apoio à reeleição de Tomba.
 
O almoço que reuniu cerca de 100 pessoas também contou com algumas lideranças de Arês, cidade localizada na região do Litoral Sul do RN. Na ocasião Ilo Marinho disse que a importância em apoiar Tomba Farias é ressaltada pelo trabalho feito por ele para a região. “Tomba homem conhecido por todos, e principalmente com serviços prestados que também são de conhecimento da população” ressaltou.





Tomba recebe apoios no Alto da Colina e participa de procissão de Sant'Ana em Currais Novos


A comunidade do Alto da Colina confirmou apoio ao deputado Tomba Farias, na noite do último sábado, quando os moradores do assentamento realizaram uma celebração de Sant'Ana ao ar livre. 

Após o término da missa, o deputado foi ao evento acompanhado da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e de lideranças locais, realizando visitas a moradores.
Ainda na comunidade, a convite dos moradores, Tomba participou de um jantar oferecido pelos moradores locais.

Wilma de Faria presta depoimento na Justiça Eleitoral e critica pedido de impugnação


A disposição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, impressiona quem a acompanha na campanha eleitoral deste ano. Tanto é que, para suspender a agenda de viagens ao interior do RN, só um compromisso como o deu hoje, quando a candidata ao Senado Federal teve que prestar depoimento sobre um pedido de impugnação formulado pela coligação adversária, encabeçada por Fátima Bezerra, do PT. Pelo menos, segundo Wilma, a audiência foi tranquila e a expectativa é que, até a próxima semana, o registro da candidatura dela seja concedido, com o indeferimento da ação.
“A gente tem que confiar na Justiça. Nós ouvimos o Ministério Público, que é o fiscal da lei, e foi pelo indeferimento da impugnação. Acho que a gente tem que ganhar a eleição nas urnas e não no tapetão”, afirmou a ex-governadora após o depoimento, se mostrando tão tranquila que até “quebrou” o protocolo e aceitou falar com a imprensa que estava no local.
Isso porque, inicialmente, a informação era que a candidata ao Senado não falaria sobre o caso. Nem com a imprensa local, nem com o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlo Virgílio, que será responsável pelo julgamento. A intenção era que só os advogados falassem. Porém, a audiência foi tão “tranqüila”, ainda mais com o parecer pelo indeferimento do MPE, que a própria Wilma pediu para falar e, claro, mandar a mensagem para coligação adversária, do PT.
“Não fui comunicada nem formal, nem informalmente da viagem do prefeito e não fiz nenhum ato como prefeita. Isso está bem claro pela própria Prefeitura, pela Procuradoria e tudo mais. Não há nenhum ato meu assumindo o Executivo e nem ato meu no cargo. Foi isso que eu disse aqui no depoimento e é isso que estou reafirmando”, afirmou a ex-governadora.

Apresentador Jô Soares é internado em São Paulo e não tem previsão de alta


Jô Soares está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, o apresentador deu entrada na sexta-feira (26) e não tem previsão de alta.
O motivo da internação ainda não foi confirmado nem pela emissora, nem pelo hospital.
Jô Soares voltou das férias em 14 de julho, mas nesta segunda-feira será exibido um programa gravado em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que morreu na última semana.

Fernando Bezerra coordena programa de governo de Henrique Eduardo Alves


O coordenador do programa de governo do candidato Henrique Eduardo Alves, do PMDB, ex-senador e ex-ministro da Integração Nacional, empresário Fernando Bezerra informou na manhã de hoje que a equipe deverá concluir o trabalho até sexta-feira entregar as sugestões ao candidato e posteriormente ao marketing da campanha para conhecimento detalhado da população. “O programa dará a construção definitiva do discurso do candidato peemedebista ao governo do Rio Grande do Norte”, disse Fernando Bezerra, lembrando que muitos pontos existentes na proposta de governo estão sendo adiantados por Henrique Eduardo nos encontros preliminares que o candidato está fazendo por todo o Estado. “Henrique não fará nada diferente do que está dizendo até agora”, ressalta.
Fernando Bezerra disse ainda que está ajudando o candidato Henrique Eduardo no pressuposto de ajudar o Rio Grande do Norte, acreditando que o presidente da Câmara Federal será um bom governador em razão da experiência acumulada nos mais de 40 anos de vida pública. Na próxima sexta-feira, Henrique Eduardo participará da assembleia/almoço da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, oportunidade em que vai esclarecer sobre ações que pretende implementar se for eleito governador do Estado no próximo dia 5 de outubro.

Hospital Infantil Varela Santiago suspende serviços por falta de repasse


O Hospital Infantil Varela Santiago volta a sofrer com o atraso do repasse de recursos pelo Município de Natal e Governo do Estado. Segundo Paulo Xavier, diretor do Hospital, a carência financeira está impedindo a realização de alguns serviços realizados pelo hospital através do Sistema Único de Saúde (SUS), como cirurgias eletivas (não urgentes).
“Suspendemos todos os serviços sem caráter de urgências, como algumas cirurgias de nariz, garganta, ouvido e fimose. Cancelamos atendimentos de crianças carentes porque não temos verba suficiente. Além de termos um repasse pequeno, temos dificuldade em recebê-lo. Assim não tem nada que resista. Estamos chegando ao nosso limite”, desabafou Paulo Xavier a O Jornal de Hoje.
Conforme explicação do diretor, o Ministério da Saúde realiza um repasse de R$ 219 mil reais para funcionamento e manutenção da UTI Neonatal, além de R$ 224 mil reais mensais como uma ‘bonificação’ pelo Hospital Varela Santiago só realizar atendimentos pelo SUS. Entretanto, três parcelas de R$ 224 mil estão bloqueadas na Secretaria Municipal de Saúde.
“Por causa de um erro de portaria estamos sem receber os últimos três repasses. A burocracia e má vontade das autoridades estão acabando com o nosso Hospital. Se não valemos nada para o Estado e para o Município, é melhor fecharmos as portas. Do jeito que está não dá para continuar”, disse.

Chuvas provocam alagamentos e atrapalham trânsito em Natal


O trânsito em Natal ficou complicado por causa das chuvas que caem na capital potiguar desde a noite de domingo (27). Foram registrados alguns pontos de alagamento em todas as regiões da cidade. A Avenida Silvio Pedrosa foi interditada mais uma vez por precaução na área em que houve um deslizamento de terra em junho.
Na Avenida Capitão-Mor Gouveia com a Jerônimo Câmara um alagamento impede a passagem de carros. Os moradores da região estão com medo já que a água está quase entrando nas casas. Na Rua Itaú a situação é ainda pior porque a água já entrou nas casas. "Eu estou apreensiva. A água já entrou em casa e não para de chover. Essa não é a primeira vez que isso acontece", disse a corretora de imóveis Conceição Barbosa.
Na Avenida Engenheiro Roberto Freire há um ponto de alagamento em frente ao Praia Shoppinh que está dificultando a passagem dos carros no sentido Centro. A BR-101 registra pontos de alagamentos nos dois sentidos. No sentido Ponta Negra a marginal está alagada nas proximidades do banco Itaú e no sentido Tirol, nas proximidades da Arena das Dunas.
Na Zona Norte da cidade, a Avenida João Medeiros Filho está apenas com uma faixa livre no sentido aeroporto por causa de um alagamento nas proximidades do Supermercado Nordestão.

Prefeitura de Natal fará novos descontos nos salários dos servidores da saúde‏

A Prefeitura de Natal irá realizar a segunda parte dos descontos nos salários dos servidores da saúde que participaram da greve, suspensa em 13 de junho. O valor a ser descontado pode passar de R$ 2.000 (para os servidores de nível superior), correspondendo a 12 dias parados do mês de junho. No mês passado, os descontos chegaram a R$ 1.500,00, atingindo 520 servidores.
Nesta terça-feira (29), às 11h, o Sindsaúde será recebido pelo secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, em uma audiência, que vai tratar da cobrança de reposição e dos descontos efetuados e anunciados para o próximo mês.
Os servidores estão sendo procurados pelas direções para assinar um termo de responsabilidade, concordando em repor os dias, mesmo com a greve não tendo sido declarada ilegal e sem a Justiça ter se pronunciado sobre o mandado de segurança impetrado pelo Sindsaúde, contra os descontos. Segundo números divulgados pela SMS, apenas 129 servidores haviam assinado o termo, até a quinta-feira (24), concordando em trabalhar aos sábados ou em um terceiro turno, até às 20h.
O acordo de reposição na Mesa Permanente do SUS foi feito sem a presença do Sindsaúde, inclusive com sindicatos que não estavam a frente da greve. “A Prefeitura está impondo a reposição, de forma unilateral. Não cabe desconto nem reposição e queremos que a Prefeitura se sensibilize e respeite o direito de greve, que é legal”, afirma Célia Dantas, do Sindsaúde-RN.

Walfredo Gurgel começa a reduzir macas no Corredor da Clínica Médica


Aos poucos a realidade do maior hospital de trauma do Rio Grande do Norte (RN) começa a tomar um novo rumo. A área mais crítica de pacientes internados começou a ter seu espaço regularizado na última sexta-feira (25) através de transferências para cirurgias ortopédicas, altas e a abertura de 40 vagas de leitos de retaguarda no Hospital João Machado. O processo que culminou com o completo esvaziamento do corredor da clínica médica teve seu ápice da última sexta-feira (25) até domingo passado, período em que permaneceu totalmente livre de macas. Porém, devido a mais um final de semana com número elevado de acidentes de trânsito, na manhã desta segunda-feira (28), seis macas voltaram a ocupar o corredor da clínica médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG).
Assim como o corredor do trauma (que há quase um ano permanece sob controle – alternando seu esvaziamento com a permanência temporária de até cinco macas, por um período menor que 48h) um conjunto de ações articuladas pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), através do corpo diretivo do HMWG, Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH) e Núcleo Interno de Regulação (NIR), resultou na saída das macas da área conhecida como corredor da clínica médica.

PRF registra 22 acidentes nas rodovias federais no RN durante fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço das operações durante o final de semana. Foram registrados 22 acidentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte, sendo 17 sem feridos e cinco com vítimas (duas delas morreram). Os agentes da PRF fiscalizaram 2.324 veículos e aplicaram 688 notificações.  

A primeira morte ocorreu no KM 287 da BR-304, em Macaíba, por volta das 17h45 de sábado (26). Um Monza fazia ultrapassagem na chamada "Reta Tabajara" e invadiu a faixa por onde seguia no sentido contrário uma motocicleta. Os veículos bateram de frente e o motociclista morreu na hora. 

De acordo com a PRF, o motociclista tinha 28 anos, era motorista de ônibus e seguia para o trabalho. Já o motorista do Monza fugiu, mas o carro foi apreendido e levado ao posto da PRF em Macaíba. A polícia trabalha para identificar o condutor que causou o acidente não prestou socorro.

A outra morte também ocorreu na BR-304, mas em Mossoró. No fim da noite de sábado (26), um motociclista não identificado seguia em alta velocidade pela via, perdeu o controle da moto e morreu na queda. 

Deputada presencia assassinato em festa no Pajuçara II e conta momentos de terror em seu twitter

Um tiroteio durante o aniversário do Pajuçara II, na zona Norte de Natal, na noite deste domingo (27), assustou moradores e convidados da festa. Além disso, o jovem Jonathan Barbosa, de 18 anos, foi assassinado no local. A confusão foi presenciada pela deputada estadual Márcia Maia, que participava do aniversário.
Ela relatou o momento de terror no Twitter. “Eu e os moradores da rua Osório de Almeida, no Pajuçara II, vivemos momentos de terror há pouco. Eu participava, como todos os anos, do aniversário do Pajuçara II. Evento organizado pelo conselho, quando teve início um tiroteio. Famílias inteiras, crianças, idosos, mulheres acompanhavam uma apresentação cultural quando tiros começaram a ser disparados”, postou.
Em outro comentário, a parlamentar escreveu: “O evento acontece há nove anos. Na sexta não havia policiamento. Hoje, apenas uma viatura. Mas a violência estava presente como em todo o RN. Um evento feito por famílias para famílias se transforma num episódio de terror”.
Apesar da crítica da deputada a falta de policiamento, a Polícia Militar informou que, pouco tempo após o assassinato, um jovem foi preso com uma arma, sendo suspeito do crime.

Previsão de chuva durante toda semana no litoral potiguar


O litoral do Rio Grande do Norte terá chuvas durante toda a semana. É o que aponta a meteorologia. Entre hoje (28) e a sexta-feira (1º), a tendência é que a incidência das chuvas diminuam. Contudo, até quarta-feira (30), ainda haverá chuvas fortes.

De acordo com o Climatempo, toda a segunda-feira será chuvosa no litoral potiguar, com a diminuição nas precipitações a partir de amanhã. Na terça e quarta-feira, a previsão é de chuvas com período de nublado, enquanto na quinta e sexta-feira ocorram somente chuvas rápidas, com predominância de céu com poucas nuvens. As temperaturas vão variar entre 21ºC e 29ºC.

No interior do estado, entretanto, pouca chuva. Em Caicó, na região Seridó, a previsão é de céu com nuvens durante toda a segunda-feira, mas sem chuva. Durante a semana, mais tempo aberto e poucas nuvens no céu, com temperaturas variando entre 19ºC e 32ºC.

Na região Oeste, há previsão de chuvas rápidas para hoje. Em Mossoró, a partir de amanhã, o céu estará com nuvens, mas sem chuvas e com temperaturas entre 19ºC e 32ºC, mesma média de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, onde também só deverá chover hoje.

População condena nova tarifa de ônibus e é a favor de protestos sem violência em Natal


Com a efetivação do reajuste da passagem de ônibus, um ato público da Revolta do Busão estava confirmado para iniciar no fim da tarde desta segunda-feira (28), às 17 horas, com concentração na parada do circular ao lado do shopping Via Direta. Muitos passageiros são favoráveis às manifestações de rua, desde que não se use métodos violentos.
É o exemplo do estudante Paulo Henrique da Silva, de 17 anos, que inclusive já participou de mobilizações em prol do transporte público em Natal. “Eu sou a favor, não tem nem o que discutir, sem violência e essas coisas. Esse aumento da passagem ficou um absurdo”, opinou.
Embora o reajuste pareça pouco, R$ 0,15, o valor acumulado no final do mês pode fazer falta no orçamento. “Vai ficar absurdo principalmente para o trabalhador também que paga inteira”, considerou o estudante. Paulo também desconfia do argumento dos empresários de ônibus que sustentam o “desequilíbrio econômico do sistema”.

Casal faz arrastão e leva 76 celulares de loja no Alecrim

Medo, 76 celulares e quase R$ 30 mil em prejuízo. Esse foi o balanço de um assalto que ocorreu na manhã de hoje (28)), em loja de eletrodomésticos e eletrônicos na avenida Amaro Barreto, no bairro do Alecrim, zona Oeste de Natal. Ninguém foi preso.

O crime ocorreu nas primeiras horas de funcionamento da loja. Um casal chegou ao estabelecimento em uma motocicleta e se passou por cliente antes de anunciar o assalto. O homem apontou uma arma para uma das funcionárias, ordenando que todos os demais funcionários colaborassem. Enquanto isso, a comparsa recolhida os celulares dos mostruários.

Ao todo, 76 aparelhos celulares foram levados pelos criminosos, que organizaram o produto do roubo em sacolas antes de fugirem na motocicleta que estava fora da loja. O prejuízo estimado é de quase R$ 30 mil.

A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências para encontrar os criminosos, mas ainda não há informações sobre o paradeiro dos bandidos.