quarta-feira, 30 de julho de 2014

Macau: Descaso da CAERN faz cidade voltar à era do carro pipa


Devido a constante falta de água na cidade, o prefeito Kerginaldo Pinto, preocupado com a situação apreensiva que vive a população macauense nos últimos dias, determinou que as Secretarias Municipais de Gestão e Serviços e de Infraestrutura providenciasse em regime de urgência seis carros pipas para abastecer os setores mais necessitados da cidade.
A distribuição da água captada na cidade de Alto do Rodrigues, há pouco mais de 30 quilômetros de Macau, começou no início da tarde desta quarta-feira, 30, atendendo todos os bairros da cidade salineira. Entre os seis carros, um foi destacado especificamente pela prefeitura para abastecer o hospital, a maternidade, delegacias e outros órgãos públicos.
O secretário municipal de Gestão e Serviços, Júnior Matias, que também responde interinamente pela secretaria de Infraestrutura, informou que a distribuição da água está sendo feita em locais estratégicos nos bairros, com o carro parado e em duas etapas. A Guarda Municipal vem acompanhando o abastecimento para garantir a ordem nas filas.
Confira os pontos de distribuição de água:
Praça São Pedro
Igreja São Pedro
Praça da Rua Areia Branca-Centro
Conjunto Arnóbio Abreu
Porto da Pescaria
Praça das Mães-Valadão
Praça da Saudade (Cemitério Público)
Navegantes (Conjunto Novo Navegantes)
Praça Dinarte Mariz-Centro
Praça da Conceição-Centro

Tomba Farias celebra aniversário de amigo e líder político Sandoval do gelo


O deputado estadual Tomba Farias esteve na noite desta terça-feira (29) prestigiando o amigo Sandoval do Gelo, em Ceará-Mirim, o qual comorou os seus 56 anos completados no dia anterior. Enquanto o encontro de felicitações acontecia outras lideranças passaram no local e cumprimentaram o aniversariante e o deputado do PSB, entre elas o candidato ao governo do estado Henrique Alves, a candidata ao senado Wilma de Faria, e o candidato a uma das cadeiras na Câmara dos Deputados, Rafael Motta.
O encontro aconteceu na Churrascaria do Chiquinho. A data coincidiu com as festividades dos 156 anos de emancipação política de Ceará-Mirim as quais acontecem desde o dia 23 deste mês até o dia 30.







Deputado George Soares garante apoio de lideranças de 12 municípios


Lideranças de 12 municípios do Rio Grande do Norte ligadas ao deputado estadual George Soares (PR), que disputa a reeleição, levaram nesta terça-feira apoio ao candidato do PMDB a governador, Henrique Alves, numa série de reuniões realizadas na Casa 15, o comitê da campanha.
Entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outras lideranças, estiveram presentes representantes dos seguintes municípios: Jucurutu, Carnaubais, Assu, Porto do Mangue, Parazinho, Ipanguaçu, Paraú, Serra do Mel, Macau, Itajá, Jardim de Angicos e São Rafael. A maioria deles também apoiam a candidatura de Zenaide Maia (PR) para deputada federal.
O prefeito de Parazinho, Marquinhos Oliveira (PR), que declarou apoio a Henrique e Wilma de Faria (PSB), disse que o candidato do PMDB é quem tem mais condições de governar o rio Grande do Norte. “Nosso estado precisa hoje de um homem de comando e de conhecimento. Henrique tem essas qualidades”, afirmou o prefeito, que foi acompanhado de três vereadores.
A vereadora de Assu Maria Elizângela Albano, conhecida como ‘Eli da Saúde’, do PSD, afirmou que decidiu apoiar Henrique em função do projeto da coligação União pela Mudança. “Faço parte do projeto completo do deputado George Soares”, disse ela, acrescentando que também vota em Wilma de Faria e na candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR).

Em Ceará-mirim, Robinson recebe apoio de lideranças políticas de 10 municípios‏


A caminhada política de Robinson nas eleições deste ano recebeu apoio de lideranças de 10 municípios da região metropolitana e do Mato Grande. Acompanhado do ex-candidato a prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), Robinson esteve reunido com lideranças políticas de dez municípios numa grande reunião na noite desta terça-feira (29). No evento, o candidato ao Governo apresentou suas propostas e mais uma vez ressaltou ser preciso muita coragem e determinação para enfrentar o chamado “acordão” montado no palanque adversário.
“Disseram que eu não teria coragem e aqui estou eu hoje, feliz, candidato ao Governo. Quero dizer aos que pensaram que eu não teria coragem, que a coragem já nasce conosco, ninguém compra coragem. Então eu não desisto. Quero aqui fazer uma convocação a todos para que se multipliquem. Vamos mudar, mas essa mudança depende da força de cada um de vocês”, afirmou Robinson.
Estiveram presentes o deputado estadual José Dias (PSD), prefeitos de Touros, Ney Leite (PSD), de Taipu, Louvado (PSD), de São Bento do Norte, Cláudio (PSD), ex-prefeitos de Caiçara do Norte, Amarildo, de João Câmara, Gorete Leite, de Jandaíra, Silvano, ex-candidato a prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha (PSD), além de vereadores e suplentes de São José de Mipibú e Extremoz.

PM acha dinamite na casa de suspeito de tentar assaltar motel em Natal


Policiais militares do Batalhão de Choque da PM apreenderam na tarde desta quarta-feira (30) três bananas de dinamite, cassetetes, um colete à prova de balas, canivetes, duas balanças de precisão e algumas porções de maconha dentro de uma residência no conjunto Vale Dourado, na Zona Norte de Natal. Segundo o tenente Marcelo Queiroz, a casa onde o material foi encontrado pertence a um dos cinco suspeitos presos na noite desta terça (29) dentro de um motel na praia do Forte, na Zona Leste da cidade.

Ainda de acordo com o tenente, duas mulheres foram detidas e levadas à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). “Uma delas é mulher de um dos homens presos no motel”, confirmou Queiroz. “Está evidente que se trata de uma quadrilha de criminosos”, acrescentou o oficial.
Motel
Três homens e duas mulheres foram presos na noite desta terça-feira graças a uma câmera de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Segundo a Polícia Militar, os cinco foram detidos dentro de um motel que fica na Avenida 25 de Dezembro, na praia do Forte, e estariam planejando fazer um arrastão no local. Um Fox roubado foi recuperado e foram apreendidos um revólver calibre 38 com 10 munições intactas.
Segundo relatório enviado ao G1 pela PM, pelas placas foi possível identificar que o carro apresentava queixa de roubo. A câmera captou as imagens do Fox no momento em que ele entrou no motel. O automóvel, segundo o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo Silva, havia sido roubado no dia 25 deste mês.

Agnelo Alves e Maurício Marques fazem mobilização por Henrique Alves

A reunião aconteceu com o objetivo de apresentar os candidatos do prefeito Maurício Marques (PDT) e de Agnelo nesta eleição. Na ocasião, o prefeito Maurício Marques e o deputado estadual Agnelo Alves confirmaram o apoio ao nome de Henrique para o Governo, ao de Walter Alves (PMDB) para a Câmara Federal, além do próprio Agnelo para a Assembleia Legislativa.
Agnelo, “o maior eleitor de Parnamirim”, nas palavras de Henrique, destacou o trabalho do atual presidente da Câmara como parlamentar. “Ele como presidente da Câmara já fez um trabalho de destaque. Sem dúvida, não se trata de apenas uma obra, mas de todo o trabalho realizado por Parnamirim e pelo Estado”, disse.
Segundo o prefeito Maurício Marques, Henrique Alves tem um histórico de serviços prestados para a cidade de Parnamirim. “Quando nós precisamos destravar o problema das obras de saneamento básico, foi Henrique que me levou ao Tribunal de Contas da União para falar com o ministro. De uma maneira firme e séria, ele conseguiu do Tribunal a prioridade no exame da matéria e nós conseguimos fazer as adequações que o TCU pedia”, relatou, complementando em seguida que Henrique é o “mais preparado nome para tirar o Estado do caos”.

Delegacia de Defraudações destrói 33.400 CDs e DVDs piratas


A Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações da Polícia Civil destruiu na manhã de hoje (30) 33,4 mil CDs e DVDs piratas, apreendidos em duas operações policiais no ano de 2005. Desde então o material estava guardado em uma sala da delegacia, à espera de decisão judicial que permitisse a destruição do material.

A quebra das mídias, executada pela Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados do Estado (Coocama/RN), foi feita no antigo lixão de Cidade Nova, na zona Oeste de Natal, onde são depositadas as podas e onde é feita a coleta seletiva da capital potiguar.

O chefe de investigações da Delegacia de Defraudações, João Xavier, conta que a resposta judicial saiu nessa semana, após cerca de nove anos. Ele afirma também que, devido à morosidade, o processo prescreveu e ninguém foi preso. Desde então, nenhuma operação nesse sentido foi feita pela Especializada.



Joaquim Barbosa deixa o STF nesta quinta-feira(31)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se aposenta na quinta-feira do cargo de ministro, quando também termina seu período de férias. Assim, ele não participa mais de qualquer atividade ou sessão na Corte.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF. A exoneração deve ser publicada amanhã no Diário Oficial.

Barbosa deixa o STF aos 59 anos, antes da idade para aposentadoria compulsória, aos 70. Ele também não concluiu o mandato na presidência, que terminaria em novembro.

Barbosa convocou para sexta-feira, 1º de agosto, eleições antecipadas para o novo presidente e vice-presidente do STF. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia. Mas Barbosa não participará da votação.

O presidente anunciou primeiro que deixaria a Corte até o fim de junho mas depois disso pediu para sair no começo de agosto. Ele assumiu o plantão de recesso do STF durante 15 dias e depois tirou férias, de 14 a 31 de julho. Barbosa justificou que o tempo extra seria necessário para fazer a transferência das tarefas da presidência para o gabinete de Lewandowski.

Após mais um assalto violento, ciclistas decidem se reunir com a cúpula da PM

Um dos poucos espaços que os ciclistas tinham para praticar o esporte vem se tornando um dos pontos mais atrativos para os bandidos. Na noite dessa terça-feira (29), quando participavam de um ato contra a violência, seis ciclistas tiveram suas bicicletas levadas por assaltantes na Rota do Sol, na Zona Sul de Natal.
“Estávamos em um grupo grande de pessoas, mais de 200 ciclistas participando. Para a nossa surpresa, um grupo com cerca de 10 pessoas se adiantou e foi direto para a Rota do Sol. Quando chegamos lá, as pessoas estavam correndo, assustadas, pois os assaltantes tinham saído do meio da mata e assaltado o pessoal”, contou Uirlandes Galvão, mais conhecido como Xupeta, que é ciclista há cerca de cinco anos.
O caso mais grave aconteceu pouco tempo depois do primeiro assalto, por volta das 21h30. “Cinco bandidos armados com armas de fogo e facão levaram nossas bicicletas e acessórios, celulares, alianças e carteiras com todos os documentos. Fui agredido com esses facões que inclusive me deixaram marcas na altura do ombro”, descreveu uma das vítimas. “Tomem cuidado quando forem pedalar à noite na Rota do Sol. Nossa vida não é nada na mão desses bandidos”.
Na semana passada, dois ciclistas já tinham sido assaltados e passado cerca de uma hora dentro da mata sendo ameaçados pelos bandidos. Com medo do que pode acontecer, o grupo já pensa em contratar segurança particular. “Estamos estudando essa possibilidade. Contratar algum segurança armado, que fica de moto fazendo a nossa proteção. Infelizmente não temos proteção alguma. Não tem policiamento naquela região. Além disso, as matas ficam muito próximas da pista. Então fica impossível observar se tem algum bandido dentro”, frisou Xupeta.

Governo do Estado divide o pagamento dos servidores estaduais em dois dias

O Governo do Estado, mais uma vez, dividiu o pagamento do funcionalismo público em dois dias. Assim como ocorreu nos meses anteriores, os salários dos servidores da Educação, Saúde e Segurança estão garantidos no último dia do mês, na administração indireta, os vencimentos do trabalhadores do Detran, Idema, DEI, Jucern e Ipem, independente do valor, também serão pagos. No entanto, para os demais servidores, só receberão amanhã (31) que têm salários de até R$ 2 mil líquidos, e não R$ 5 mil, como nos meses anteriores. A previsão do pagamento dos demais funcionários é o dia 8 de agosto.

Desde o ano passado, o Governo do Estado tem dividido o pagamento de acordo com os salários dos servidores. Nos meses anteriores, os que têm vencimentos líquidos de até R$ 5 mil recebiam no primeiro momento, assim como servidores da Segurança, Saúde e Educação (incluindo a UERN). No dia 10 do mês seguinte, os demais funcionários com salários líquidos superiores a R$ 5 mil. Agora, só receberão os que têm salários líquidos de até R$ 2 mil, mas o Governo do Estado ainda não explicou os motivos pelos quais ocorreu a mudança.

A alteração no pagamento foi confirmada pelo setor financeiro do Governo do Estado, mas a reportagem da Tribuna do Norte não conseguiu o contato com os titulares das secretarias de Planejamento (Obery Rodrigues) e Administração (Álber Nóbrega). Atualmente, o Governo do Estado possui aproximadamente 102,6 mil servidores.

Fernanda Costa faz entrega de fardamento para alunos da rede municipal de ensino


A felicidade era facilmente percebida no semblante dos alunos da rede municipal de ensino nesta terça-feira (29), ocasião em que a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega do fardamento para os alunos das escolas do município.

A ação contemplará todos os alunos das escolas das zonas urbana e rural do município, além dos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Cada estudante receberá uma calça ou bermuda, conforme a idade, e duas camisetas. Cada aluno receberá em suas respectivas escolas o seu fardamento completo. A ação beneficia alunos de todas as modalidades de ensino que são oferecidas pelo Poder Público municipal: Ensino Infantil, Fundamental I e II e EJA (Ensino de Jovens e Adultos), de todas as unidades.

A solenidade de entrega do fardamento aconteceu em dois momentos: no Ginásio Marcílio Furtado, pela manhã, e o no ginásio da comunidade Bonsucesso, à tarde. Ambos com grande participação popular.

A Prefeita Fernanda Costa participou dos dois momentos e disse que essa é mais uma ação da sua gestão em prol da educação do município. “Nós cumprimos aqui mais uma etapa do nosso planejamento nas ações de educação. Desde o ano passado que nós nos organizávamos para que isso se tornasse possível. Temos colocado sempre as dificuldades do município, recursos que mal dão para o custeio, mas nós temos procurado economizar, fazer uma gestão racional, cuidando das finanças para fazer esses investimentos. Ficamos muito felizes de entregar hoje um fardamento de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino de Santa Cruz”, afirmou Fernanda Costa.

Todo o fardamento foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz.

Fernanda Costa fez questão de ressaltar, em seu pronunciamento, outros investimentos que foram feitos na área da educação. A Prefeita citou como exemplos: a reforma de todas as escolas, a reabertura de algumas unidades educacionais na Zona Rural que não funcionavam por falta de estrutura, o acompanhamento nutricional que é realizado de forma continua e a reposição de equipamentos como carteiras, birôs e parques infantis que ajudaram a melhorar o ambiente escolar.

Na comunidade Bonsucesso, uma representação de alunos organizou uma apresentação utilizando cartazes para agradecer a Prefeita Fernanda Costa por mais uma ação de valorização e fortalecimento da educação do município, reconhecendo todo o esforço da atual gestão para cada vez mais oferecer um ensino de qualidade com condições dignas para uma boa aprendizagem.

As solenidades de entrega do fardamento escolar contaram com as presenças de secretários municipais, entres eles, a Secretária Municipal de Educação, Karla de França, bem como, vereadores e colaboradores da administração pública municipal.






Após desvio de R$ 13 milhões, jóias de Carla Ubarana e marido são leiloadas por R$ 20 mil


O Estado do Rio Grande do Norte vai tentar no próximo dia 4 diminuir o prejuízo causado por Carla Urbana e George Leal, condenados em março de 2013 por desvio de recursos públicos do setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Como? Por meio de um leilão de joias, celulares e computadores do casal. A expectativa é que sejam arrecadados no evento cerca de R$ 25 mil. Carla e George desviaram, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), cerca de R$ 13 milhões dos cofres públicos.
Entre os itens que vão a leilão, destaque para os que têm formato de cobra: um anel prateado no valor de R$ 2.055,00 e um conjunto colar e pingente, também prateados, avaliados em R$ 9,555 mil. Além desses, destaca-se também as três canetas esferográficas Montblanc, prateadas, avaliadas em R$ 1 mil.
O Tribunal de Justiça também vai leiloar outros oito celulares: um da marca Versace nas cores dourada e branca, avaliado em R$ 1 mil; um da marca Curve Blackberry, na cor preta e cinza, avaliado em R$ 250; três Sony Ericson XPERIA, avaliados em R$ 750; um celular SANSUNG, cinza e prata, avaliado em R$ 100; um Smartphone Blackbery 8520,curve com cartão de memória 2GB, avaliado em R$ 300; e um Iphone Apple de cor preta, avaliado em R$ 500.
O TJ também vai leiloar uma pulseira da cor dourada, com pedras coloridas; Par de brincos na cor dourada, com bolas parecendo pérolas brancas; Par de brincos na cor dourada com pedras marrons; Anel na cor dourada com pedras coloridas; Anel dourado de pedras brilhosas; Bolsa na cor branca e azul; Anel dourado com cinco fileiras de pedras brilhosas; Anel dourado de detalhes transpassados com pedras brilhosas. Todos avaliados em R$ 40.
Relógios sendo um na cor prata, com fundo branco de marca Michael Kors, de R$ 300; um na cor dourada, da marca Guess, de R$ 120; e outros dois de bolso na cor prata da marca Montblanc com fundo solto, Capa na cor preta, de R$ 500 e da marca Montblanc e uma capinha preta, de R$ 500, também estão na lista. Um dourado com quatro pedras marrons, avaliado em R$ 650; um par de brincos na cor dourada, de R$ 400; um anel na cor dourada com pedrinhas brilhosas em formato de V, de R$ 499, acrescentam a relação.
NOTEBOOKS
O TJ também vai leiloar três notebooks Sony Vaio, avaliados em R$ 1 mil cada, que pertenceram ao casal Carla e George Leal. Os itens, inclusive, foram apreendidos na Operação Judas, realizada em 2012, e que levou a dupla a prisão e, em seguida, desbaratou todo o esquema de desvio de recursos.
É importante lembrar que Carla Urbana e George Leal já tiveram apartamento, casa e carros comprados durante o período que eles se beneficiaram com o esquema de desviou de recursos públicos. No entanto, até o momento, nem metade dos R$ 13 milhões que o TCE acredita que foram desviados foi devolvido aos cofres do Estado.
LEILÃO
O leilão dos itens de Carla e George será realizado no dia 4, às 10h, no Auditório da Central de Avaliação e Arrematação, à Rua Pastor Manoel Leão, Neópolis. Não havendo licitante ou lançe superior à avaliação, será feito um novo leilão.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Cidadão santacruzense, Galêgo de seu Dudú, é vítima fatal em um assalto


As informações que chegaram agora a pouco em nosso blog, é que o cidadão Santacruzense João Ferreira, mais conhecido por Galêgo de seu Dudú, foi a óbito após ter levado um tiro em um assalto, no momento as informações que sabemos são apenas essas.

Amazan faz comício relâmpago em São João do Sabugi


O candidato a deputado estadual Amazan (PSD) realizou o primeiro comício de sua campanha, na noite desta segunda-feira (28) em São João do Sabugi. O candidato gostou do comparecimento das pessoas. Logo após o discurso, Amazan percorreu as principais ruas da cidade em caminhada com a população

PM acusado de ser o executor do crime contra o italiano Enzon Albanese, ganha alvará de soltura a pedido da defesa.

O Policial Militar Alexandre Douglas, apontado pela Polícia Civil como sendo o executor do homicídio contra o italiano Enzon Albanese, crime ocorrido em maio deste ano, ganha alvará de soltura a pedido do seu advogado, Dr. Fernandes Braga.
O PM estava sob prisão temporária a mais de 60 dias, sendo essa solicitada pela autoridade policial, o delegado Dr. Raimundo Rolin, até então titular da delegacia de homicídios. 
Em exclusiva para o Blog O Paralelo, o Advogado do Policial acusado do crime, Dr. Fernandes Braga, disse que nada foi provado nada contra seu cliente nesses mais de 60 dias e o militar permaneceu sob constituição cautelar  temporária, não sendo expedida sua prisão preventiva em decorrência de um pedido de revogação da prisão temporária e não ocorrência da preventiva por parte da defesa formada também pelos advogados, Drª Renata Calina e Dr. Rousseuas Rocha. O PM estava detido no Quartel Geral da corporação, Natal. 


Via: O Paralelo

Agripino comanda reunião do presidenciável Aécio Neves com coordenações de todos os Estados


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.

Prefeita Fernanda Costa participa de aula inaugural do curso de Medicina Multicampi


A Prefeita Fernanda Costa participou na última sexta-feira (25), em Caicó/RN, da aula inaugural do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso utilizará, além da estrutura dos campi de Caicó e Currais Novos, as instalações da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), em Santa Cruz/RN. Acompanhando a Prefeita estiveram a Secretária Municipal de Saúde, Milena Ferreira, e Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, e o Pároco local, Padre Vicente Fernandes.

A cerimônia foi presidida pela Reitora da UFRN, Ângela Paiva, e contou também com a presença da Vice-reitora, Maria de Fátima Ximenes, do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, do Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas, George Dantas e do reitor da UERN, Pedro Fernandes, além da governadora Rosalba Ciarlini.

A primeira turma de Medicina Multicampi da UFRN é composta por 40 alunos. O curso recebeu nomenclatura diferenciada porque terá como sede três cidades das regiões Seridó e Trairi: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Parceria com a Prefeitura de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, desde o inicio do processo, vem contribuindo para a efetivação do curso de medicina no município por entender que o mesmo representa um grande avanço em vários aspectos, sobretudo, no atendimento em saúde à população. O Poder Público municipal já oficializou, há algum tempo, a doação da estrutura física onde funciona atualmente a Escola Municipal Miguel Lula de Farias para que a FACISA possa utilizá-la para acomodar a estrutura do novo curso. O local foi classificado como ideal, principalmente pela proximidade com o Hospital Universitário Ana Bezerra e pela estrutura já existente da UFRN em Santa Cruz.


Licenças médicas afastam 700 PMs


Setecentos policiais militares estão afastados de suas atividades devido a problemas de saúde. O montante corresponde a quase 8% do efetivo total. Parte dos PMs foi remanejado para serviços burocráticos ou administrativos da corporação. A maioria, no entanto, está desocupada. Entre as enfermidades responsáveis pela retirada dos policiais das ruas, destacam-se as doenças psiquiátricas que são as causas de 45% das licenças médicas.  

Há duas formas para o policial deixar suas funções ordinárias. Dependendo do diagnóstico médico, o PM é afastado completamente do trabalho ou assume outra função dentro do Comando. Atualmente, existem 399 policiais na primeira condição e mais 301 homens na segunda. Os dados foram revelados pelo Centro de Atenção Básica à Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) e foram atualizados ontem, dia 28, um dia após um soldado atear fogo em três motocicletas, atentar contra a própria vida e ser internado em um hospital psiquiátrico de Natal.

Felipão é o novo técnico do Grêmio


Luiz Felipe Scolari está de volta ao Grêmio após 18 anos. O técnico acertou com o Tricolor gaúcho no início da tarde desta terça-feira (29). Ele assume o cargo depois da saída de Enderson Moreira.

Pelo Grêmio, Felipão tem 352 jogos no comando do clube e 11 títulos conquistados. Ele venceu os Campeonatos Gaúchos de 1987, 1995 e 1996; a Copa do Brasil de 1994; a Copa Libertadores da América de 1995; a Recopa Sul-Americana de 1996 e o Campeonato Brasileiro de 1996. Em 1995, foi vice-campeão do mundo no Japão. 


Ele chega ao Grêmio após ficar em quarto lugar na Copa do Mundo no comando técnico da Seleção Brasileira. A campanha, no entanto, ficou marcada pelas derrotas para a Alemanha na semifinal, por 7 a 1, e para a Holanda na disputa do terceiro lugar, pelo placar de 3 a 0.

Scolari iniciou sua carreira como treinador no CSA-AL em 1982 e acumula passagens por clubes como Juventude, Goiás, Criciúma, Cruzeiro e Palmeiras. Além disso, dirigiu equipes do Kwait, Arábia Saudita, Japão, Uzbequistão, pela seleção de Portugal (vice-campeão da Eurocopa 2004) e teve uma passagem apagada pelo Chelsea da Inglaterra. Seu principal título foi o pentacampeonato mundial conquistado pela Seleção Brasileira em 2002, na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão.

Juiz é afastado por suspeita de envolvimento com fraudes no RN


O juiz da 1ª vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi afastado do serviço na tarde desta terça-feira (29). A decisão pelo afastamento é do desembargador Cláudio Santos. José Lira, segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, integra um suposto esquema de concessão de decisões liminares fraudulentas. Ceará-Mirim é um dos municípios da Grande Natal.

Na manhã desta terça, promotores de Justiça e policiais militares cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis e no escritório do juiz José Lira e de outras quatro pessoas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. Além do juiz, dois advogados - sendo um filho do magistrado -, um corretor de imóveis e um servidor do poder Judiciário são suspeitos de integrar o suposto esquema fraudulento.

O G1 tentou contato com José Dantas de Lira no fórum de Ceará-Mirim, mas foi informado que o juiz está de férias. O advogado Diego Henrique Lima Dantas Lira, filho do juiz, disse que o pai não irá comentar o afastamento. "Ele não foi intimado ainda. Não tivemos acesso ao processo, ou seja, nem sabemos o que está acontecendo", limitou-se a falar o advogado.

Segundo o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, os advogados e o corretor de imóveis seriam agenciadores do grupo. "Um servidor público que tentasse um empréstimo consignado junto a um banco e não conseguisse era procurado pelos agenciadores e convencidos a irem ao fórum de Ceará-Mirim. Lá, o juiz concedia decisões liminares obrigando os bancos a darem os empréstimos a esses servidores mediante pagamento de propina que variava, segundo nossos levantamentos, entre R$ 3 mil e R$ 7 mil", disse. De acordo com o procurador, esse suposto esquema existia há quatro anos. O dinheiro da propina era rateado entre os integrantes do grupo.

Fernanda Costa reunirá religiosos em café da manhã no local da construção da Praça da Bíblia



A Prefeita Fernanda Costa se reunirá com lideres religiosos, na manhã desta quarta-feira (30), a partir das 7h, em um café da manhã no local onde está sendo erguida a Praça da Bíblia. O objetivo é o de reunir padres, pastores e líderes de todos os segmentos religiosos para apresentar o projeto de construção da praça, que já se encontra em fase adiantada de execução, e planejar, ouvindo sugestões dos religiosos, futuros eventos que a Praça da Bíblia poderá abrigar, tanto católicos como evangélicos.

As obras estão a todo vapor e aproveitará o terreno onde era antes a quadra municipal, mas que estava ocioso depois que a gestão municipal anterior demoliu o equipamento público utilizado para a prática esportiva, como também o espaço da antiga Praça da Rua Antônio Henrique de Medeiros, no centro.

DER/RN autoriza reajuste na tarifa dos transportes intermunicipais


O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) estabeleceu o reajuste nas tarifas de transporte coletivo intermunicipal. As novas tafiras passarão a ser cobradas já nesta quarta-feira (30).

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29), a tarifa de característica rodoviária terá como referência o reajuste de 4,792%. Nas linhas que operam na Região Metropolitana, a base de reajuste é de 9,88% e a tarifa única e fixa do Anel I será de R$ 2,35. O último reajuste intermunicipal foi autorizado em fevereiro de 2013.

Segundo dados do DER/RN, o sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte perdeu 22 linhas de três empresas nos últimos dez anos, chegando atualmente ao total de 135 linhas para atender a demanda média de 4 milhões de passageiros, mensalmente, em todo o Estado. Na maioria dos casos, as empresas alegaram inviabilidade econômica para manter os trajetos concorrendo com os transportes clandestinos, que muitas vezes cobram preços mais baixos ou oferecem serviço porta a porta.

Em 20 dias como deputado, Dibson não conseguiu nem nomear assessores


Dibson Nasser, do PSDB, conseguiu uma liminar para voltar a Assembleia Legislativa no início de julho, contudo, ao que parece, ficou claro que o retorno dele era temporário. Depois de esperar por uma semana para empossá-lo novamente no cargo, cumprindo a decisão judicial, a Assembleia teria segurado por 20 dias a nomeação dos cargos indicados por ele para o gabinete. Pelo menos, é o que o próprio deputado afirma em texto publicado no perfil dele no Facebook.

“Passe um dia comigo e veja o quanto meu telefone toca, pessoas passando as informações do que há nos bastidores da Política do RN. Hoje sábado, já me passaram as medidas que estão tomando para que meu suplente consiga nomear os cargos do gabinete, coisa que não consegui durante 20 dias. Alias, a publicação do meu afastamento saiu numa velocidade!”, ironizou o, agora, ex-parlamentar.

Isso porque Dibson Nasser conseguiu no dia 1º de junho a liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou a decisão que cassou o mandato dele em 2012. A Assembleia Legislativa foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas precisou se reunir para analisar a decisão judicial e só no dia 4 decidiu empossá-lo – com Dibson indo lá diariamente para cobrar o retorno a Casa.

Investimentos na Educação continuam e Prefeitura de Santa Cruz entregará fardamento escolar nesta terça (29)


A Prefeitura de Santa Cruz irá concretizar nesta terça-feira (29) mais uma importante ação em prol da educação: fará a entrega do fardamento escolar aos alunos de toda a rede municipal de ensino. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, contemplará todos os estudantes das Zonas Urbana e Rural do município. Cada estudante receberá uma calça ou bermuda, conforme a idade, e duas camisetas.

Os eventos de entrega acontecerão pela manhã, às 9h, no ginásio Marcílio Furtado; e à tarde, no ginásio da comunidade Bonsucesso, a partir das 14h, através de atos simbólicos, ambos com a presença da Prefeita Fernanda Costa.

As ações executas pela Prefeitura de Santa Cruz buscam promover melhorias no ambiente escolar, com alunos motivados e frequentando espaços dignos para um bom aprendizado.

Mais investimentos na Educação

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou o ano de 2014 reformando a parte física de todas as escolas municipais, adquiriu também novas carteiras, birôs e parques infantis. A merenda que é servida aos alunos nas unidades educacionais do município também tem recebido uma atenção especial. Além do acompanhamento nutricional, o Poder Público municipal promoveu o 1º Encontro de Merendeiras que serviu para ratificar junto as profissionais que manipulam os alimentos nas escolas a importância da merenda escolar, seu enriquecimento nutricional, incentivo a educação alimentar, ambiental e sanitária.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Tomba recebe em sua residência prefeitos e correligionários


O deputado Tomba Farias recebeu a adesão de do município de Tangará e de várias regiões do Estado no último sábado(26) na fazenda Novos Rumos, de sua propriedade, onde recebeu o apoio do secretário de agricultura do município, Ilo Marinho, e de sua esposa, a vereadora Aninha Marinho.

Além deles o prefeito de Tibau do Sul, Valdenício da Costa; do prefeito de Sítio Novo, Richardson Cunha, conhecido como Nenem. Além deles Ana Angêlica, a “Keka” de Serra Caiada, também declarou apoio ao deputado do Partido Social Brasileiro. Seguindo a ex-candidata a prefeita, os vereadores Edna Jacinto e Erivan Elias, todos de Serra Caiada, também manifestaram apoio à reeleição de Tomba.
 
O almoço que reuniu cerca de 100 pessoas também contou com algumas lideranças de Arês, cidade localizada na região do Litoral Sul do RN. Na ocasião Ilo Marinho disse que a importância em apoiar Tomba Farias é ressaltada pelo trabalho feito por ele para a região. “Tomba homem conhecido por todos, e principalmente com serviços prestados que também são de conhecimento da população” ressaltou.





Tomba recebe apoios no Alto da Colina e participa de procissão de Sant'Ana em Currais Novos


A comunidade do Alto da Colina confirmou apoio ao deputado Tomba Farias, na noite do último sábado, quando os moradores do assentamento realizaram uma celebração de Sant'Ana ao ar livre. 

Após o término da missa, o deputado foi ao evento acompanhado da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e de lideranças locais, realizando visitas a moradores.
Ainda na comunidade, a convite dos moradores, Tomba participou de um jantar oferecido pelos moradores locais.

Wilma de Faria presta depoimento na Justiça Eleitoral e critica pedido de impugnação


A disposição da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, impressiona quem a acompanha na campanha eleitoral deste ano. Tanto é que, para suspender a agenda de viagens ao interior do RN, só um compromisso como o deu hoje, quando a candidata ao Senado Federal teve que prestar depoimento sobre um pedido de impugnação formulado pela coligação adversária, encabeçada por Fátima Bezerra, do PT. Pelo menos, segundo Wilma, a audiência foi tranquila e a expectativa é que, até a próxima semana, o registro da candidatura dela seja concedido, com o indeferimento da ação.
“A gente tem que confiar na Justiça. Nós ouvimos o Ministério Público, que é o fiscal da lei, e foi pelo indeferimento da impugnação. Acho que a gente tem que ganhar a eleição nas urnas e não no tapetão”, afirmou a ex-governadora após o depoimento, se mostrando tão tranquila que até “quebrou” o protocolo e aceitou falar com a imprensa que estava no local.
Isso porque, inicialmente, a informação era que a candidata ao Senado não falaria sobre o caso. Nem com a imprensa local, nem com o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Carlo Virgílio, que será responsável pelo julgamento. A intenção era que só os advogados falassem. Porém, a audiência foi tão “tranqüila”, ainda mais com o parecer pelo indeferimento do MPE, que a própria Wilma pediu para falar e, claro, mandar a mensagem para coligação adversária, do PT.
“Não fui comunicada nem formal, nem informalmente da viagem do prefeito e não fiz nenhum ato como prefeita. Isso está bem claro pela própria Prefeitura, pela Procuradoria e tudo mais. Não há nenhum ato meu assumindo o Executivo e nem ato meu no cargo. Foi isso que eu disse aqui no depoimento e é isso que estou reafirmando”, afirmou a ex-governadora.

Apresentador Jô Soares é internado em São Paulo e não tem previsão de alta


Jô Soares está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da Globo, o apresentador deu entrada na sexta-feira (26) e não tem previsão de alta.
O motivo da internação ainda não foi confirmado nem pela emissora, nem pelo hospital.
Jô Soares voltou das férias em 14 de julho, mas nesta segunda-feira será exibido um programa gravado em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, que morreu na última semana.

Fernando Bezerra coordena programa de governo de Henrique Eduardo Alves


O coordenador do programa de governo do candidato Henrique Eduardo Alves, do PMDB, ex-senador e ex-ministro da Integração Nacional, empresário Fernando Bezerra informou na manhã de hoje que a equipe deverá concluir o trabalho até sexta-feira entregar as sugestões ao candidato e posteriormente ao marketing da campanha para conhecimento detalhado da população. “O programa dará a construção definitiva do discurso do candidato peemedebista ao governo do Rio Grande do Norte”, disse Fernando Bezerra, lembrando que muitos pontos existentes na proposta de governo estão sendo adiantados por Henrique Eduardo nos encontros preliminares que o candidato está fazendo por todo o Estado. “Henrique não fará nada diferente do que está dizendo até agora”, ressalta.
Fernando Bezerra disse ainda que está ajudando o candidato Henrique Eduardo no pressuposto de ajudar o Rio Grande do Norte, acreditando que o presidente da Câmara Federal será um bom governador em razão da experiência acumulada nos mais de 40 anos de vida pública. Na próxima sexta-feira, Henrique Eduardo participará da assembleia/almoço da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, oportunidade em que vai esclarecer sobre ações que pretende implementar se for eleito governador do Estado no próximo dia 5 de outubro.