quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Mais um debate sem novidades


Na noite desta terça-feira (23), ocorreu mais um debate entre os candidatos ao Governo do Estado, desta vez, na TV Ponta Negra e mediado pela jornalista Geórgia Nery.
Um debate sem novidades.
Vice de Rosalba…
Candidato do Acordão…
Candidatos das elites…
Nanicos frustrados…
E as mesmas promessas de sempre para a Saúde, Educação e Segurança.
Nenhum fato tão marcante a não ser Robinson Faria dizer que foi contra a Copa no RN, e ter se esquecido que o filho Fábio Faria, deputado federal, lançou até livro para se intitular pai da Copa em Natal. E aí?

Via: Heitor Gregório

'Não temos pistas', diz delegado sobre paraibana morta na BR-101, no RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte ainda não sabe quem matou nem o que motivou o assassinato da paraibana Josinete Vieira da Silva, de 44 anos. O corpo dela foiencontrado na manhã desta quarta-feira (24) dentro de uma picape abandonada às margens da BR-101 – trecho entre as cidades de Goianinha e São José de Mipibu, a aproximadamente 40 quilômetros de Natal. "Não temos pistas de nada. Ainda estamos tentando contato com a família para descobrirmos alguma coisa", afirmou o delegado Elói Xavier, responsável pela investigação. 
Ainda de acordo com o delegado, a única informação que a polícia tem até o momento é que Josinete é natural da cidade de Cruz do Espírito Santo, na região Metropolitana de João Pessoa, onde disputou as eleições municipais de 2004 para o cargo de vereadora. Na ocasião, Josa da Prestação, como ficou definido o nome dela nas urnas, somou apenas 6 votos pelo PSDB.
O corpo da paraibana foi identificado pela carteira de motorista dela, que estava no interior do automóvel. As placas do veículo, uma Montana, são da cidade de Cruz do Espírito Santo. "Constatamos que o veículo não possui queixa de roubo, mas não sabemos ainda se o carro é dela", afirmou o tenente Moisés de Almeida, do 3º Batalhão da PM.

Em Monte Alegre, lideranças destacam trabalho de Tomba pelos municípios do RN


O deputado Tomba Farias participou na noite desta terça-feira (23) de um comício em Monte Alegre. Pela primeira vez na cidade do Agreste Potiguar, o parlamentar municipalista foi recebido pela população e por lideranças da política local, aos quais apresentou seu trabalho na Assembléia Legislativa e destacou ainda suas realizações em favor do município de Santa Cruz, durante a sua gestão como prefeito daquela cidade.
        Segundo Tomba Farias, é preciso que o homem público veja as necessidades e as potencialidades de cada lugar, para, aí sim começar a trabalhar e viabilizar oportunidades que resultem na geração de emprego e renda. “Santa Cruz tinha 110 leitos de hotéis, hoje tem cerca de 600. Imagine quantas pessoas foram contratadas para serem segurança, lavar, passar, servir. Foram oportunidades de empregos geradas”, explicou. 
        Colaborando com o pensamento de Tomba, o empresário e liderança local, Junior Balada, destacou que o parlamentar faz jus ao seu slogan “Bom de Trabalho”. Ele argumentou sempre ter visitado Santa Cruz e acompanhado o trabalho de Tomba Farias enquanto fora prefeito. Já no cargo de legislador estadual, Junior comentou sobre o suporte dado pelo deputado às cidades. “Um exemplo próximo daqui é Vera Cruz. Todo mundo diz que Marcos Cabral revolucionou Vera Cruz, mas quem deu todo o apoio a ele foi Tomba que levou recursos para a nossa cidade vizinha”, disse.
        Com relação ao homem do campo, Tomba lembrou ainda da experiência com a avicultura, atividade que tornou Santa Cruz o maior produtor de frango do estado. Os resultados foram tão produtivos que o setor já está sendo expandido para outras cidades como Sítio Novo e São Bento do Trairi.
        O suplente de vereador Janilson Gomes destacou que antes de levar um deputado para Monte Alegre ele fez uma pesquisa sobre o candidato que melhor representaria o seu povo. E nesta pesquisa ficou claro para ele que Tomba é o melhor. “Para Monte Alegre eu trago uma pessoa determinada e que trabalha. E ele me disse que tem projetos para a nossa cidade”, enfatizou.


Insatisfação do consumidor com telefonia aumenta


São Paulo (AE) - O serviço de telefonia não vem agradando os consumidores. Segundo o Consumer Commitment Index (CCI), calculado pelo Centro de Inteligência Padrão, o índice que mede a satisfação com o setor de telecomunicação ficou negativo pelo segundo ano seguido. O índice de 2014 ficou em -10 pontos, enquanto em 2013 havia sido de -4 pontos.

Desde 2012, quando a pesquisa começou a ser realizada, o indicador apresenta queda. Dentro do setor de telecomunicação foram avaliados os serviços de telefonia móvel e fixa, internet móvel e fixa e TV por assinatura. Todos os itens registraram queda da satisfação do consumidor e obtiveram resultados negativos, de até -20 pontos como é o caso da internet móvel. A exceção ocorreu na categoria “TV por assinatura” que, apesar da queda, teve CCI de 9 pontos.

Ingressos para América e Flamengo esgotam e torcedores agridem e roubam cambistas


confusão que já estava anunciada desde a semana passada quando se iniciou a venda dos ingressos para a partida válida pela fase de quartas de final entre América e Flamengo pela Copa do Brasil, começa a tomar proporções perigosas.
Ontem o dia foi de ameaças por parte de uma das torcidas organizadas do América, que mandou recados através das mídias sociais para os torcedores do adversário e para aqueles que pensavam em ir ao estádio Arena das Dunas com a camisa do seu clube de coração.
A postagem era bem clara e direta: Aquele que fosse assistir a partida e que estivesse trajando a camisa de qualquer clube, que não fosse o América, não poderia ficar nas áreas reservadas à torcida do time local.
A diretoria do clube alvirrubro disponibilizou apenas 10% da carga total de ingressos para a torcida visitante, o que corresponde a pouco mais de 3.000 entradas.
Como já era esperado, os ingressos se esgotaram rapidamente e as pessoas que formavam filas enormes ao redor dos pontos de venda na esperança de conseguir a entrada para o jogo se revoltaram e inúmeras confusões foram registradas.
Cambistas que sempre dão um jeito para tudo, ofereciam ingressos pelo dobro e até pelo triplo do preço, enervando ainda mais os torcedores que esperavam assistir ao jogo.
Após o anúncio de que as entradas haviam se esgotado, os torcedores partiram atrás dos cambistas e com o uso da força os cercavam, derrubavam no chão e roubavam os ingressos que com eles encontravam.

Tangará recebe mais uma formatura do PROERD


Tangará já é uma referência em projetos sociais, e para consolidar essa marca a Prefeitura Municipal continua apoiando iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, que no âmbito municipal e regional é coordenado pelo Cabo Jailson Marques. 

Fortalecendo os princípios dos bons cidadãos e crianças com consciência do mal que as drogas causam na nossa sociedade, o programa formou 360 estudantes tangaraenses, com ênfase na Zona Rural do município, além de atender os pais dos alunos com um curso específicos para os genitores dos jovens proerdianos.

O Prefeito já deu garantias de que vai continuar apoiando o PROERD em Tangará. "Eu quero mais uma vez dizer do meu apoio e gosto pelo PROERD, que é muito importante para a juventude de Tangará. Eu quero firmar o compromisso de continuar investindo no PROERD em 2015", confirmou o gestor municipal.

A formatura aconteceu no Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto de Sousa, com presença dos pais dos alunos, professores, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, autoridades públicos e auxiliares do Prefeito Municipal, como o chefe de Gabinete, Pedro Batista, a secretária de Saúde, Andrezza Brasil, o secretário de Transportes, Patrício Araújo, e demais integrantes da gestão Tempo de Trabalho.

A festa dos proerdianos foi comandada pela Tenente-Coronel Margarida Brandão, ao lado dos policiais Alexsandro Barros e Jeovani Costa, comemorando mais uma conquista alcançada pela juventude tangaraense.


Após maratona de comícios no Oeste, Galeno reúne milhares de pessoas em São Miguel


          Depois de realizar nos últimos dias uma maratona de comícios por vários municípios do Rio Grande do Norte, o candidato a deputado estadual Galeno Torquato reuniu milhares de pessoas na grande concentração popular que realizou no município de São Miguel, seu berço político, do qual já foi prefeito por duas vezes. O evento político contou com a participação de influentes lideranças da região Oeste, entre elas o prefeito Antônio Dólar (do município de José da Penha), Dagoberto Bessa (de Severiano Melo), José Júlio (de Antônio Martins), Rosanea Teixeira (Serrinha dos Pintos), Iromar Carvalho (liderança política de Água Nova) e Salismar Correia (vice-prefeito de São Miguel).
Numa demonstração de força do candidato, desde as primeiras horas da manhã do domingo teve início a mobilização da população para o grande comício que seria realizado a noite. Carreatas improvisadas circularam pelos principais bairros de São Miguel, como o Alto de Santa Tereza, Vila Oiteiro, Manuel Vieira e Centro da Cidade.
Diante de milhares pessoas, Galeno Torquato começou o seu discurso reafirmando o seu compromisso de trabalhar na Assembléia Legislativa pelo desenvolvimento de São Miguel e dos demais municípios da região Oeste e do Rio Grande do  Norte. " Eu peço o seu bom voto para eu poder lutar e trabalhar pela saúde, pela segurança, pelo desenvolvimento econômico. Não quero ser deputado pra fazer conluio com ninguém, eu quero fazer valer o mandato e cuidar do meu povo do Oeste, do meu povo de São Miguel, do povo do Alto Oeste", disse.
         Ao criticar os políticos que, apesar de exercerem mandatos há vários anos, nunca fizeram nada por São Miguel, Galeno Torquato assumiu o compromisso de dedicar cada dia do seu futuro mandato de deputado estadual para cuidar dos interesses do povo do Rio Grande do Norte, a exemplo do que fez pela população de São Miguel quando foi prefeito  daquele município. "Assim como eu cuidei de vocês, povo de São Miguel, eu vou cobrar o que for necessário para o povo do meu Rio Grande do Norte", enfatizou.
         Durante todo o final de semana, Galeno fez uma maratona de comícios, percorrendo diversos municípios da região Oeste, entre eles Lucrecia, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Rafael Fernandes, José da Penha e Encanto.


Ivonete Dantas consegue tratores e implementos agrícolas para Tangará

A Senadora Ivonete Dantas (PMDB) continua buscando melhorias e conseguindo recursos para o Rio Grande do Norte. Em outra de suas ações, a parlamentar beneficiou a cidade de Tangará.

Ivonete conseguiu, junto ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dois tratores e implementos agrícolas para a cidade.

A Senadora destacou a importância dos investimentos, que são fundamentais. “Os equipamentos beneficiarão diretamente as vias públicas da cidade, e se reverterão no aprimoramento dos bens e serviços”, disse.

Passeata das Mulheres: 10 mil pessoas vão as ruas de Santa Cruz, ao lado de Tomba, Wilma e Rafael Motta



Cerca de 10 mil pessoas foi às ruas de Santa Cruz, na noite desta sexta-feira, durante a"Passeata das Mulheres", evento realizado pelo deputado estadual Tomba Farias e pela prefeita Fernanda Costa e que contou com a participação da ex-governadora e candidata ao Senado, Wilma de Faria, do candidato a deputado Rafael Motta, e da jornalista Laurita Arruda, esposa do candidato ao governo Henrique Eduardo Alves, a quem estava representando.
         O evento político teve início no bairro do Paraíso e se deslocou até o centro da cidade, arrastando uma multidão pelas ruas de Santa Cruz, ao som de músicas dos candidatos da coligação "União Pela Mudança". Mulheres, jovens, homens e crianças percorreram o trajeto em clima de festa cívica.
         Sempre acompanhado do candidato a deputado federal Rafael Motta, o deputado Tomba Farias cumpriu todo o trajeto a pé, abraçando e sendo abraçado pela população. "Esse é o meu povo", exclamou por diversas vezes o parlamentar em tom de emoção pelo carinho recebido dos populares.
         No grande comício que ocorreu no final do evento, a candidata ao Senado, Wilma de Faria, mostrou-se impressionada com o apoio recebido e a participação popular. "Tomba você deu um show", disse parabenizando em seguida os milhares de santa-cruzenses que foram às ruas na noite de ontem.
         Visivelmente emocionado, Tomba Farias também homenageou o povo de Santa Cruz e pediu o voto da população para os seus candidatos. "Quero agradecer ao meu povo que está desde as sete horas da noite nas ruas nos acompanhando. Quero dizer que no dia 28 vamos encerrar a campanha com o nosso futuro governador Henrique. O nosso time é o time que quer ajudar Santa Cruz. Eu preciso de um voto para a minha senadora Wilma, que vai ajudar Fernanda a fazer muito mais por Santa Cruz. Preciso de um voto para Rafael Motta, que vai nos ajudar em Brasília. Agora, Santa Cruz, eu peço o seu voto para Henrique. Eu nunca votei em Henrique. Eu tenho uma dívida com Henrique, que sempre ajudou Santa Cruz", disse anunciando em seguida que na próxima segunda-feira começam as obras do teleférico e que o benefício se torna uma realidade graças a atuação de Henrique Alves.        
      Laurita Arruda e Rafael, durante os seus discursos, também defenderam a importância do voto casado para eleger Henrique governador e Wilma senadora.





sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Hoje em Santa Cruz é dia da "Passeata das Mulheres"


Depois da grande mobilização popular que foi a “Passeata do Bom de Trabalho”, que aconteceu na última sexta-feira (12), levando às ruas uma multidão de simpatizantes, a segunda marcha da campanha de Tomba Farias rumo à reeleição acontece na tarde de hoje, também em Santa Cruz, partindo do bairro Paraíso.

A saída acontecerá na Avenida Paulo Afonso, no bairro Paraíso, nas proximidades do bar de Baiga. Além do parlamentar do PSB e lideranças locais, entre elas a prefeita Fernanda Costa e vereadores da base aliada, participarão do evento.

O roteiro passará pelas ruas São Francisco, Santa Lúzia até chegar à Praça do Paraíso. De lá a passeata seguirá pela Rua Antônio Soares da Silva, até retornar à Avenida Paulo Afonso, cruzará a Ponte do Paraíso e seguirá pelas ruas Antônio Henrique Medeiros, Elói de Souza, passará pela Praça Coronel Ezequiel até o encerramento que será na Rua João Bianor Bezerra, no centro da cidade de Santa Cruz.

Ao final do evento as lideranças farão um breve discurso de encerramento da passeata.

O jurista Dr.Fernandes Braga, concedeu entrevista ao Repórter 98 com Felinto Rodrigues e Robinson Carvalho

O advogado criminalista Dr.Fernandes Braga, esteve ontem no programa Repórter 98, apresentado pelos jornalistas Felinto Rodrigues e Robinson Carvalho, programa esse que tem uma grande audiência e credibilidade em todo o estado do Rio Grande do Norte, na entrevista o jurista Dr.Fernandes Braga, falou sobre Sistema Prisional e Segurança Pública.





Robinson Carvalho, Dr.Fernandes Braga e Felinto Rodrigues

Marina agrada ruralistas com mudança em regras sobre trabalho escravo


Ao propor uma “nova redação” para o artigo 149 do Código Penal, que trata das condicionantes que caracterizam o trabalho escravo no Brasil, o programa da candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, abre uma janela para o desejo da bancada ruralista de conseguir no Congresso uma mudança nas regras que tratam do tema.
A proposta de nova redação consta do programa de governo detalhado, apresentado por Marina, há cerca de um mês, o mesmo que gerou polêmica em relação ao plano de dar independência ao Banco Central e recuos da candidata em relação à criminalização da homofobia e apoio ao casamento gay. Marina aponta que a direção da mudança deve ser no sentido de dar mais clareza ao artigo, no entanto, não indica que mudanças pretende defender.
“Propor nova redação para o Artigo 149 do Código Penal, de modo a tipificar de forma mais precisa o crime de submeter alguém à condição análoga à de escravo”, diz o texto divulgado pela campanha entre as propostas publicadas na página 205, do capítulo 6, que trata do Eixo “Cidadania e Identidades”.
A modificação é encarada pelos ruralistas como um espaço para suprimir duas condicionantes expressas na lei para caracterizar o trabalho escravo: a submissão de trabalhadores à “jornada exaustiva” ou a “condições degradantes” de trabalho.

ABC chega a São Luis para enfrentar o Sampaio Corrêa pela Série B

O ABC já está em São Luis, onde neste sábado (20) enfrenta o Sampaio Corrêa, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no EstádiO Castelão a partir das 16h10.

Na partida deste sábado, o time alvinegro será comandado pelo treinador interino Zé do Carmo. Contudo, o novo técnico Moacir Júnior já deve acompanhar o jogo das tribunas do estádio.

O ABC é o 13º colocado na Série B, com 29 pontos. O Alvinegro não vence há três jogos na competição e vai buscar se reabilitar no torneio.

Escola Agrícola lança edital para vagas em cursos a distância no RN

A Escola Agrícola de Jundiaí lançou nesta quinta-feira (18) o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos a distância na modalidade subsequente em 11 municípios. São ofertadas 1.145 vagas para os cursos técnicos em Cooperativismo, Comércio Exterior, Agroindústria, Agropecuária e Informática. Baixe o edital aqui.

Lançado em 2007, o sistema Rede e-Tec Brasil tem como objetivo a oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

No Rio Grande do Norte, a Escola Agrícola de Jundiaí é uma das ofertantes e tem beneficiado 700 jovens e adultos nos municípios de Macaíba, Monte Alegre, Vera Cruz, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Touros, Apodi e Natal.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições nos polos de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Ceará-Mirim, Ceará-Mirim (Assentamento Rosário), Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz, e na Escola Agrícola de Jundiaí para o polo de Macaíba.

As inscrições vão do dia 12 de setembro até 8 de outubro, no horário de 8h às 12h e das 14 às 16h. Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição. As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro, a partir das 8h, e serão realizadas nos municípios polos.

Mães dividem camas por falta de espaço em maternidade no RN

Por falta de vagas, mães estão precisando dividir camas para se acomodar no Hospital da Mulher, a única maternidade atualmente em funcionamento na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A situação foi flagrada nesta quinta-feira (18) pela reportagem da Inter TV Cabugi.

A direção do hospital informou que a demanda de pacientes triplicou depois que a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado sofreu uma intervenção judicial e deixou de realizar partos. A média de 200 atendimentos mensais passou para 600 desde agosto. As pacientes estão sendo transferidas para o Hospital da Polícia Militar após os partos.


De acordo com a direção da unidade, a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado só será reaberta após o atendimento de exigências da junta interventora. O Município aguarda a resposta de anestesistas para uma proposta com os mesmos valores e moldes pagos pelo Hospital da Mulher.

A Associação de Anestesiologistas informou que concorda com os valores, mas só assume os serviços quando o antigo contrato do Município for regularizado. A Prefeitura deMossoró reconhece os débitos.

Dorgival Dantas lança DVD no Centro de Convenções de Natal

Considerado um dos principais compositores da música brasileira atualmente, o cantor Dorgival Dantas lança em Natal neste sábado (20) o DVD intitulado "Simplesmente Dorgival Dantas". O show será na área externa do Centro de Convenções, na Via Costeira, com início às 22h. André Luvi, Thiago Farra e Brenno Senna também sobem ao palco.
O momento é bastante especial para este potiguar. Dorgival Dantas é nascido em Olho D’água do Borges, a 321 km de Natal, e começou a carreira musical aos 14 anos, por influência do pai, Cícero Dantas, que também era sanfoneiro. Aos 21, seguiu para Natal, onde fez parte do Grupo Show Terríveis até 1997. Depois, arrumou as malas e foi morar em Fortaleza, onde tocou com a dupla Sirano e Sirino. Ainda na capital cearense, foi diretor musical do Pirata Bar e produziu grandes artistas e bandas de forró, com Seu primeiro CD foi lançado em 2006 com as músicas de trabalho "Eu não vou mais chorar" e "Por quê?". No ano seguinte, veio "Primeiro Passo", acompanhada de uma turnê pelo Brasil. Com tantas músicas já conhecidas do público, Dorgival é um dos poucos artistas brasileiros que tem o privilégio de fazer um show com repertório autoral e ver o público cantando do início ao fim.
São 19 canções, todas de autoria de Dorgival, incluindo os sucessos como "Pode Chorar", "Coração", "Amor Covarde", "Por quê?", "Valeu", "Tarde Demais", "Bara, bará", "Você Não Vale Nada" e "Destá".
O DVD "Simplesmente Dorgival Dantas" traz os maiores sucessos em gravação que teve convidados como as duplas Jorge e Mateus, e César Menotti e Fabiano, além de Bell Marques, Flávio José, Xand Avião e Solange Almeida.quem ganhou destaque como produtor e compositor.

Hoje(19) é o último dia para candidatos serem presos antes das eleições

Esta sexta-feira (19) é o último dia em que autoridades podem deter ou prender candidatos a algum cargo nas eleições deste ano. A partir deste sábado (20), candidatos a deputado, senador, governador ou presidente só poderão ser presos em caso de flagrante delito. A determinação é do parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral.

A ideia é evitar a interferência no processo político. A partir do dia 30 de setembro, cinco dias antes da eleição, a regra passa a valer para os eleitores, que não poderão ser detidos ou presos a não ser em flagrante, em caso de sentença condenatória por crime inafiançável ou em desrespeito ao salvo-conduto. As regras valem até 48h depois das eleições.

SEGUNDO TURNO – Candidatos que forem concorrer ao segundo turno para presidente ou governador também não poderão ser detidos ou presos a partir do dia 11 de outubro. A partir de 21 de outubro, também não poderão ser presos. Caso aconteça, o segundo turno será no dia 26 de outubro.

América enfrenta a Portuguesa hoje


A posição na tabela é incômoda, o jejum de vitórias na série B e também em jogos realizados na Arena das Dunas, palco do confronto de hoje às 19h30 diante da Portuguesa, também incomoda, então o América quer usar tudo isso como motivação para voltar a vencer dentro do Brasileirão. 

O treinador Marcelo Marrtelotte tem duas baixas no time, uma vez que não poderá contar com o lateral-direita Marcelinho (suspenso pelo 3º cartão amarelo), nem com o meio-campista Fabinho, vetado devido a uma lesão no tornozelo direito. Mas ainda assim o comandante alvirrubro considera o grupo forte o suficiente para brigar pelos três pontos.

A equipe necessita de reação para conter o apagão que fez o clube ficar às portas da zona do rebaixamento. 

O goleiro Andrey já advertiu sobre a importância de conter o sangradouro de pontos que as equipes visitantes estão conseguindo realizar, nos confronto em Natal. “Temos de arranjar um meio de modificar essa situação. A equipe não merece isso e a nossa torcida também não”, ressaltou.

Com 18 pontos, na 18ª colocação, a Lusa tem sete pontos a menos que os potiguares, que permanecem fora da zona da degola graças à decisão do STJD de tirar 21 pontos do América-MG pela escalação irregular do lateral Eduardo. Sem poder contar com o meia Dinélson, que se recupera de lesão no joelho e seria o substituto natural de Gabriel Xavier, a Lusa terá os retornos do lateral esquerdo Jean Mota e do zagueiro Diego Augusto, que cumpriram suspensão na última rodada.

RN tem a 6ª pior distribuição de renda

O Rio Grande do Norte possui a sexta pior distribuição de renda do Brasil. Mais de 68% das famílias potiguares sobrevivem com até três salários mínimos por mês, enquanto  pouco mais de 4% das famílias concentram rendimentos que podem chegar a mais de 20 salários mínimos. Os números colocam o RN na 18º posição quanto ao rendimento familiar. Além disso, somos o segundo Estado com a maior taxa de população desocupada do país – 11%. Os dados foram revelados ontem, dia 18, com a publicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A medida que avalia o grau de concentração da riqueza é apontada pelo Índice de Gini. Desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, o índice calcula a desigualdade de distribuição de renda e consiste em um número que varia de 0 a 1. Zero corresponde à perfeita igualdade e 1 à desigualdade máxima. Em 2013, o RN obteve valor de 0,521. O número é maior que o resultado do ano passado, quando o Estado obteve índice de 0,504. Ou seja, a desigualdade aumentou no RN.

O pior resultado foi apontado para o Estado do Piauí – 0,566. A melhor posição ficou com Santa Catarina – 0,436. Nacionalmente, a média é de 0,498. A região que apresentou a pior média, ou seja, o maior nível de desigualdade, foi o Nordeste – 0,523.

Os números do Índice Gini podem ser melhor compreendidos quanto analisados outros dados apontados pelo PNAD/2013. O Rio Grande do Norte possui 1.116.000 famílias. A maior parte (892.000, ou seja, 80%) reside na zona urbana. As demais 224.000 famílias (20%) estão na zona rural.

Joaquim Barbosa aposta em Marina Silva

É pouquíssimo provável Joaquim Barbosa declarar seu candidato a presidente preferido – pelo menos no primeiro turno. Mas, como todo mundo, ele tem seus palpites.

A gente próxima Barbosa vem dizendo acreditar que Marina Silva vencerá a eleição e que a saída do PT, permitindo a alternância no poder, faria bem à democracia brasileira.

A propósito, os postulantes ao Palácio do Planalto sequer devem sonhar com o voto do ex-presidente do STF: Barbosa provavelmente estará em viagem ao exterior no dia 5 de outubro.

Por Lauro Jardim

Areia Branca promove grande mobilização para receber Henrique e Wilma‏


A população de Areia Branca reservou a Henrique Alves e Wilma de Faria na noite desta quinta-feira, 18, uma das maiores recepções da atual campanha eleitoral. Sob a liderança do ex-prefeito Manoel Cunha Neto, o “Souza”, os areiabranquenses promoveram uma grande carreata desde a BR-110 para saudar e acompanhar a passagem dos candidatos ao Governo e ao Senado  da coligação União pela Mudança. Ao longo do trajeto, a carreata atraiu milhares de pessoas que saíram de suas casas e se postaram ao longo das calçadas, esquinas e praças públicas.
No encerramento da visita, o ex-prefeito “Souza”  fez a saudação a Henrique e Wilma. Uma das maiores lideranças do município e região, ex-presidente da Associação dos Municípios da Costa Branca, o ex-prefeito fez questão de destacar que os candidatos da coligação União pela Mudança tem serviços prestados a Areia Branca. “Wilma foi uma governadora parceira de Areia Branca e Henrique sempre trabalhou e apoiou o nosso município. Imaginem o que será possível fazer com Henrique governador e Wilma senadora”, argumentou.
Souza disse que é candidato a deputado estadual para defender uma política de desenvolvimento para a Areia Branca e região, bem como as cidades do interior do Estado.

Presos abrem buraco em cela, mas agentes impedem fuga no CDP Zona Norte


Cinco presos do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal tentaram escapar da unidade, na madrugada desta sexta-feira (19). Eles abriram um buraco na parede da cela 2 da unidade e só não fugiram porque o agentes penitenciários perceberam e impediram ação.
No total, 20 presos estão na cela 2, de acordo com a direção da unidade. A maioria dos presos do CDP da Zona Norte tem bom comportamento, de acordo com os agentes, por se tratar de autores de crimes como Lei Maria da Penha.
Esses cinco que tentaram fugir chegaram à unidade recentemente, já transferidos do Centro de Detenção Provisória da Ribeira. Após a descoberta da tentativa de fuga, os agentes encontraram pedaços de ferros usados para abrir o buraco na parede.

Grande carreata marca passagem de Rafael e Ricardo por Ielmo Marinho‏


Uma grande carreata marcou, na noite de ontem (18), a passagem dos candidatos a deputado federal e deputado estadual pelo PROS-RN Rafael Motta e Ricardo Motta, respectivamente, pelo município de Ielmo Marinho, a 50 quilômetros de Natal.  Os dois andaram em carro aberto pelas ruas do centro e dos distritos de Canto de Moça e Umari seguidos por centenas de carros e motos.
A acolhida em Ielmo Marinho ficou por conta do médico Doutor Cássio, os vereadores Peba e Josemi, os ex-vereadores Regilene, Paulo Bezerra, Téia, Heronildes e Rafael, o ex-prefeito Tonico Menezes e o ex-vice-prefeito George Correia, além de diversas lideranças comunitárias. O grupo também vota em Henrique Eduardo Alves (PMDB) para o governo do Estado e em Wilma de Faria (PSB) para o Senado Federal.
Em seu discurso, Rafael se comprometeu a ajudar Ielmo Marinho na luta pelo acesso a BR-304. “Vamos ligar o município por estradas que vão melhorar o ir e vir das pessoas e facilitar a circulação de mercadorias”, declarou Rafael. Na sua fala, Ricardo destacou a parceria estabelecida para amenizar problemas locais. “Peba, Doutor Cássio e tantos outros são testemunhas de que meu gabinete está sempre de portas abertas para atender as reivindicações das lideranças, com mandato e sem mandato, que vão em busca de melhorias para seu povo”, disse Ricardo.
Rafael é vereador em Natal e preside o PROS no Rio Grande do Norte. Ricardo está no seu sexto mandato de deputado estadual e é presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

Ações educativas de combate à Dengue em Santa Cruz servem de exemplo para outros municípios


O bom trabalho de combate à Dengue que vem sendo realizado em Santa Cruz apresenta excelentes resultados, sobretudo, nas ações preventivas que objetivam conscientizar as várias camadas da sociedade quanto à importância de medidas simples, porém, eficazes no combate à doença. O resultado positivo do trabalho vem sendo reconhecido até mesmo fora de Santa Cruz.

Disposta a contribuir com outros municípios, a Prefeitura de Santa Cruz tem disponibilizado profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde para expor a estratégia utilizada na capital do Trairi e assim ajudar a outras prefeituras a também diminuírem o número de infestação do mosquito e de casos de Dengue, bem como, conscientizar a população do papel importante que ela tem nesse processo.

Como prova disso, nesta quarta-feira (17), técnicos de Santa Cruz se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde do município de São José do Campestre, na região Agreste, Dra. Francisca de Assis, para acertar os detalhes de um curso de capacitação de formadores de “Agentes Mirins” de combate à Dengue, com alunos de duas escolas municipais daquele município. De Santa Cruz, participaram do encontro o Subcoordenador da Vigilância Ambiental, Franklin Learcton, e as agentes de combate às endemias do município de Santa Cruz e que fazem parte da equipe de educação em saúde, Edilma Menezes e Joyce Albuquerque.

O curso será ministrado por técnicos de Santa Cruz nos dias 23 e 24 de setembro (terça e quarta-feira). Além disso, na ocasião será apresentado e distribuído o jogo de trilhas educativo, iniciativa que em Santa Cruz obteve um resultado extremamente positivo entre as crianças. Nesta sexta-feira (19) e sábado (20) o mesmo trabalho será desenvolvido em ASSU-RN, em parceria com uma ONG local.

Datafolha mostra Dilma com 37% e Marina com 30%


Em nova pesquisa Datafolha, divulgada na madrugada desta sexta-feira (19), Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto, com 37%, seguida por Marina Silva (PSB), 30%, e Aécio Neves (PSDB), 17%. No entanto, em um possível segundo turno, a postulante do PSB e a candidata a reeleição estariam em empate técnico, com 46% e 44%, respectivamente.

O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a TV Globo. O Datafolha ouviu 5.430 pessoas, em cinco regiões do país, na última quarta-feira (17) e ontem (18).


De acordo com os dados, Dilma passou a liderar nas cinco regiões do Brasil, mas, em caso de segundo turno, perderia. A candidata a reeleição tem maioria isolada no Nordeste, no Norte e no Sul. No Centro-Oeste, está numericamente à frente de Marina e em uma situação de empate técnico no Sudeste.

Comparado às pesquisas anteriores, o novo levantamento aponta que Dilma cresceu, Marina recuou e Aécio esboça reação. 

Confira os números das intenções de voto na corrida presidencial

- Dilma (PT): 37%
- Marina (PSB): 30%
- Aécio (PSDB): 17%
- Não sabem: 7%
- Brancos/nulos: 6%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Outros: 0%

Hipóteses para segundo turno:

- Dilma x Marina
Marina (PSB): 46%
Dilma (PT): 44%

- Dilma x Aécio

Dilma (PT): 49%
Aécio (PSDB): 39%

Quero morar no país da propaganda do PT

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que mostram tudo o que o governo preferia que não fosse mostrado.

Pelo terceiro ano consecutivo, o indicador que mede a desigualdade de renda não registrou melhora importante. Pelo contrário.

O baixo crescimento econômico do país durante o governo Dilma é responsável por isso. Bem como a queda na oferta de empregos. Os mais pobres, naturalmente, foram os mais prejudicados.

A concentração de renda aumentou entre 2006 e 2012, segundo estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ao qual a revista VEJA teve acesso.

Os 5% mais ricos do país detinham, em 2006, 40% da renda nacional. Em 2012, 44%. O 1% mais rico era dono de 9% da renda nacional em 2006. Em 2012, 11%.

Sabe de uma coisa? Eu gostaria de morar no país da propaganda do PT.

Por Ricardo Noblat

Robinson, Fábio Faria e Amazam visitam Parelhas, Florânia, Cruzeta e Acari


A Caravana da Liberdade passou pelos municípios de Parelhas, Florânia, Cruzeta e Acari na tarde e noite desta quinta-feira (18). A população se vestia de vermelho para receber o candidato ao Governo do RN, Robinson Faria (PSD).
Em Parelhas, com o ex-candidato a prefeito, Humberto Gondim, e a liderança Ulisses Potiguar Filho, Robinson fez carreata pelas ruas do município. Em seguida, a caravana seguiu para Florânia onde o prefeito Júnior de Janúncio e vereadores se integraram à carreata que arrastou uma multidão pelas ruas da cidade.
A Caravana da Liberdade passou também por Cruzeta, com o apoio do ex-prefeito Sally, e em Acari, com o ex-prefeito Tom. Estiveram também os candidatos da coligação Fábio Faria, candidato a reeleição, e Amazan, candidato a deputado estadual.

Lei Seca intensifica fiscalização em vias secundárias de Natal


As principais vias de Natal, não necessariamente, são os pontos principais de blitzen da Operação Lei Seca. O Detran e a Polícia Militar, que atuam juntos na prevenção a crimes de embriaguez no trânsito, têm buscado diversificar os locais das blitzen para inibir os motoristas a buscarem rotas alternativas com o objetivo de continuar ingerindo álcool e dirigindo. A madrugada de hoje (19) foi um exemplo disso.

Entre janeiro e agosto deste ano, já foram realizadas 21 operações da Lei Seca na avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das principais rotas entre os bares de Ponta Negra e os demais bairros da cidade. Só na via, 15.453 condutores haviam sido abordados até agosto, com 1.200 autuações por embriaguez. Hoje, no entanto, o foco foi outro.

A rua Walter Duarte Pereira, uma das paralelas à Engenheiro Roberto Freire, recebeu a operação Lei Seca nesta madrugada. Apesar do menor fluxo de veículos, dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante e 16 autuados administrativamente por dirigirem sob efeito de álcool. 

Foi a quarta vez no ano em que a Walter Duarte Pereira recebeu uma blitz da Lei Seca, mais do que as avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e João Medeiros Filho, além da Ponte Newton Navarro e Via Costeira.