terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mais três prefeituras do Rio Grande do Norte abrem edital para concurso público

Três editais de concursos públicos para prefeituras no interior do RN foram divulgados pela Comissão Permanente de Concursos (CPCON), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nesta segunda-feira (01). São oferecidas vagas nos certames para os municípios de Florânia, São Vicente e Lagoa Nova.
As inscrições ocorrem de 08 a 29 de dezembro, e as provas escritas serão realizadas em 08 de fevereiro de 2015. O edital e outros detalhes dos concursos, além de procedimento de inscrição, são disponibilizados via internet, no site da CPCON. As oportunidades disponíveis são para candidatos com ensino fundamental, médio ou superior.
Confira os editais:

Varela Santiago suspende cirurgias por falta de repasse do Governo


O Hospital Infantil Varela Santiago anunciou nesta terça-feira (2) que vai suspender 50% das cirurgias pediátricas por falta de repasse do Governo do Estado. Segundo a assessoria de imprensa, o hospital já recebeu os avisos das companhias de água e luz (Caern e Cosern) sobre um corte no fornecimento.

O repasse dos recursos é feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Porém, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a Sesap não tem autonomia financeira e não está recebendo toda a verba necessária para fazer os pagamentos em dia.

Em nota, a Sesap afirmou que o acordo com o hospital prevê o repasse de R$ 1,8 milhão. Desse valor, R$ 210 já foram pagos e os R$ 390 que irão completar a primeira parcela de R$ 600 mil dependem da autorização da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

A expectativa é que o dinheiro necessário para pagar a dívida com o Varela Santiago seja liberado ainda nesta semana. 

Seminário sobre galinha caipira foi uma das novidades na edição deste ano do Fest Frango; gerente do Sebrae afirma que foi uma excelente oportunidade para Santa Cruz e região


Um dos momentos mais importantes da programação que foi desenvolvida no Fest Frango 2014 foi a realização do II Seminário de Avicultura do Trairi, que este ano aconteceu na manhã da última sexta-feira (28), no Instituto Cônego Monte. O evento objetivou fomentar a atividade avícola na região, orientando através de palestras, pessoas já inseridas na atividade, bem como, aquelas que desejam se integrar à atividade.

O Seminário este ano teve foco para a “Avicultura Caipira”.  Foram abordadas questões técnicas e gerenciais, bem como, a disponibilidade de linhas de crédito através das instituições financeiras no município para a avicultura caipira, que vem crescendo a cada ano na região. Através de palestras, foram tratados temas direcionados à criação de galinha caipira, tais como, “Instalações, Manejo e Sanidade para Galinha Caipira” e “Galinha Caipira é um bom negócio”.

O gerente do escritório regional do Sebrae, Gustavo Cosme, avaliou de forma muito positiva a realização do II Seminário de Avicultura.  “O II Seminário de Avicultura do Trairi foi uma excelente oportunidade de atender a uma demanda crescente a cada dia em Santa Cruz e região, que é a avicultura caipira. Um modelo diferenciado e rústico, que com manejos adequados, pode melhorar a qualidade de vida do homem do campo sem deixar de lado o modelo de avicultura integrada, que é sucesso absoluto e consagrado há mais de 15 anos. Santa Cruz só tem a ganhar ao realizar eventos como esse, que traz informações, conhecimentos e, sobretudo inovação, para que essa atividade se consolide cada vez mais como um setor prioritário da nossa economia”, afirmou Gustavo.

VLT começa a operar oficialmente em Natal


A primeira viagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) aconteceu na manhã desta terça-feira (2) em Natal. O veículo saiu da estação da Ribeira com destino a Parnamirim e teve movimentação tranquila.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o VLT será inserido gradualmente no horário comercial dos trens. Inicialmente, serão utilizados os horários intermediários e com menor fluxo de passageiros.

Segundo João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU, as viagens acontecerão tanto na linha norte (Natal/Ceará-Mirim) quanto na sul (Natal/Parnamirim). A expectativa é que as operações oficiais na grade comecem em até 15 dias.


Duas, das 12 composições de VLTs, já chegaram em Natal. Desde o início de agosto, a CBTU realizou testes de funcionamento dos veículos. Cada VLT, com três composições, tem capacidade para transportar 600 pessoas. Os veículos são climatizados e estão aptos para funcionar com os trilhos e estações existentes.

Lei Antifumo entra em vigor nesta quarta-feira e acaba com fumódromos

A Lei Antifumo entra em vigor nesta quarta-feira implementando novas regras sobre a comercialização, a publicidade e o consumo de cigarros no país. A nova norma extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda. A regulamentação da lei permite apenas a exposição dos produtos, acompanhada de mensagens sobre os malefícios provocados pelo fumo e de que a comercialização do produto é restrita a maiores de 18 anos.

A lei não restringe o uso do cigarro em vias públicas, nas residências ou em áreas ao ar livre. Fumar será permitido em mesas na calçada de bares e restaurantes desde que em área aberta e haja algum tipo de barreira, como janelas fechadas ou parede, que impeça a fumaça de entrar no estabelecimento. A nova regra define que está proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até mesmo um toldo. Os narguilés e cigarros eletrônicos também estão vetados.

A lei obriga ainda a indústria do tabaco a aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo cigarro. Eles deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais. A partir de 2016, deverá ser incluído ainda texto de advertência adicional em 30% da parte frontal dos maços dos cigarros.

Ex-treinador do América, Oliveira Canindé, sofre acidente e capota carro na BR 304


O ex-técnico do América-RN, Oliveira Canindé, sofreu um acidente na BR 304, próximo à cidade de Lages, na noite desta segunda-feira (1º). O treinador estava indo para Fortaleza e teria capotado o veículo após perder o controle.
O inspetor Roberto Cabral, da Polícia Rodoviária Federal, disse que a causa do acidente ainda não foi definida. Ele informou ainda que o treinador Oliveira Canindé sofreu apenas ferimentos leves, como cortes na cabeça e foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no próprio Local.
Oliveira estava em uma caminhonete Triton Mitsubishi. O veículo teve que ser levado por um reboque e o treinador, ainda de acordo com a PRF, após ser atendido, seguiu viagem com outra pessoa pera o Ceará. Oliveira Canindé treinou o América-RN até setembro deste ano.

Conselho encontra mais de 100 pacientes em corredores no hospital Walfredo Gurgel


Em uma fiscalização realizada há uma semana, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RN) constatou 107 pacientes nos corredores do maior hospital geral do Estado. Além disso, havia 119 pessoas à espera de cirurgias. Porém, de acordo com a direção do Hospital, os pacientes estavam em “áreas assistenciais”. Hoje pela manhã, nossa equipe de reportagem presenciou que os corredores voltaram a ser espaço de internação no Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
A presidente do Coren/RN, Alzirene Nunes, classificou o ambiente como “um contexto completamente desfavorável para a prática profissional”. Além da espera por cirurgias e internamento nos corredores, a fiscalização do órgão regulador da profissão verificou a falta de vários tipos de insumos: sedativos, analgésico, sondas de aspiração, coletor para sonda e gaze cortada.
Quem viveu uma situação de falta de insumos e dignidade foi a estudante Luana Cristina de Santana. Ela acompanhava Maria do Céu de Sousa, vítima de um câncer. “Por causa da doença, Maria do Céu ficava sangrando pela boca e tínhamos que pegar gaze emprestada com outros pacientes para limpar a boca dela, pois o material estava faltando”, declarou a jovem.
Mas a falta do material tão essencial no momento de desespero não foi o único problema. Sem vaga na enfermaria, Maria do Céu teve que ficar no setor de atendimento clínico. O mal atendimento dos profissionais somou-se a falta de insumos. “Nem aparelho para verificar pressão tinha. Depois de minha sogra, que também estava acompanhando a paciente, rodar por todo o hospital, encontrou um aparelho e trouxe. Eu mesma verifiquei a pressão da paciente, pois ninguém queria verificar”, contou.

Produtores afirmam que Governo Rosalba Ciarlini quebrou bacia leiteira do Estado


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá receber o título de pessoa não grata à pecuária leiteira do Rio Grande do Norte. Responsável pelo Programa do Leite, a governadora tem sido insensível aos apelos feitos pelo setor, com vistas à utilização da máquina pública como fomentadora de um segmento que produz. Com isso, nos últimos dez anos, a bacia leiteira do Estado tem definhado, está desestruturada e, hoje, corre o sério risco de se desintegrar, beneficiando indústrias de outros estados que estão mais organizadas e ávidas por invadir o RN. Para o setor, Rosalba já quebrou a bacia leiteira do Estado.

Depois de passar por um período de crescimento, “há pelo menos uma década o Programa do Leite passou a se constituir num agente desestabilizador da bacia leiteira do Rio Grande do Norte, por forçar, na condição de maior comprador do produto, o mercado a manter o preço do leite ‘in natura’ em valor insuficiente para cobrir os custos de produção e por consolidar a prática dos atrasos no pagamento das faturas emitidas pelos fornecedores”, afirma o jornalista Marcos Aurélio de Sá, em análise publicada na coluna “Hoje na Economia”, na edição de ontem de O Jornal de Hoje.

Isaque Galvão encerra com “chave de ouro” shows do II Fest Frango


A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), através do Sesc, possibilitou a participação de Isaque Galvão no II Fest Frango. O canto potiguar fechou com “chave de ouro” o evento na noite do último sábado (29).

Interpretando grandes sucessos de nomes já consagrados da música brasileira (Benito Di Paula, Alcione e etc.), o show do cantor Isaque Galvão superou todas as expectativas. Antes dele já havia se apresentado o Forró Di Torar. Os shows aconteceram no palco cultural montado no Pátio da Matriz.

O II Fest Frango foi realizado através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias, por meio do Governo do Estado/EMPROTUR, e das parcerias com parcerias com a Guaraves Alimentos, Sebrae, Sesc/Fecomércio-RN e restaurantes locais.

Empréstimo de R$ 850 milhões para o Governo é aprovado na CCJ

O projeto de empréstimo de R$ 850 milhões do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Os deputados resolveram mudar pontos referentes a destinação dos recursos e irão finalizar a redação do projeto.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (2) após discussão entre os deputados Kelps Lima, relator do projeto, Hermano Morais, presidente da CCJ, George Soares e Getúlio Rêgo. 


Em seu parecer, Kelps Lima defendeu que o dinheiro seja usado para convênios com o Governo Federal e em obras de infraestrutura para o desenvolvimento do setor produtivo. Por sugestão do deputado Getúlio Rêgo, foi acrescentada uma emenda que encaminha parte da verba para a área da Saúde.

Após passar pela CCJ, o projeto continuará tramitando nas outras comissões e deve ser votada em plenário ainda neste ano.

Amanda: “Investimentos da Prefeitura na Saúde não garantem salários de 2015″

Uma das áreas mais criticadas da gestão Carlos Eduardo Alves, do PDT, a saúde pública do Município deverá continuar “em caos” no próximo ano – ou pior. Afinal, a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) enviada pela Prefeitura para votação na Câmara Municipal deve destinar, apenas, 22% da receita para o setor. E, segundo o Conselho Municipal de Saúde, esse valor não paga nem toda a folha salarial dos servidores e ainda limita a previsão de investimento no setor a, apenas, R$ 2 mil.

Quem aponta essa situação é a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. A segunda discussão sobre a LOA 2015, que começa hoje na Câmara Municipal, votará 24 emendas apresentadas pela parlamentar. Dentre elas, justamente, a que aumenta de 22% para 25% os recursos destinados à saúde.
“Todos os anos, o Conselho Municipal de Saúde faz um estudo muito detalhado sobre a situação. O percentual ideal seria 35%, mas a gente está apresentando uma emenda que garante a destinação de 25%, que é mais real diante do que a Prefeitura apresentou, que foi 22%”, afirmou Amanda Gurgel, acrescentando que o que não pode, de jeito nenhum, é continuar esse percentual proposto pelo Município, porque garante a crise no setor.
“Com esses 22%, a previsão de investimento na saúde é de, apenas, R$ 2 mil, o que é um absurdo diante da crise que vivemos, com desabastecimento de unidades médicas e fechamento de postos de saúde. Como podemos acreditar que a situação vai melhorar se a Prefeitura sinaliza que investirá, apenas, R$ 2 mil no setor?”, questionou a vereadora Amanda Gurgel.

Operação combate ramificações criminosas no sistema prisional do RN


Uma operação conjunta, deflagrada na manhã desta terça-feira (2) pelo Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, deu início ao cumprimento de 320 mandados expedidos pela Justiça em combate a organizações criminosas instaladas no sistema penitenciário potiguar. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, os grupos possuem ramificações em várias cidades do RN e em outros três estados, principalmente com atuações que envolvem o tráfico de drogas. 

Ao todo, foram expedidos 223 mandados de prisão e 97 mandados de busca e apreensão. Além do Rio Grande do Norte, as ordens judiciais estão sendo cumpridas também em São Paulo,Paraná e Paraíba. No RN, os mandados estão sendo cumpridos em NatalParnamirimSão Gonçalo do AmaranteCurrais NovosCaicó,AssuParelhasLajesJucurutuJardim do SeridóJardim de PiranhasSão Vicente,AcariCruzeta e Santa Cruz.
Participam da Operação, 252 Policiais Rodoviários Federais de 19 estados, 600 policiais militares e 12 promotores de Justiça, que conduziram as investigações por meio de comissões especialmente designadas.
"Chegamos no limite do limite. Recebemos muitas denúncias com muita gente envolvida. Não poderíamos esperar mais", disse ao G1 o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão. 
A operação foi denominada de Alcatraz - uma alusão ao nome da penitenciária americana instalada na ilha de Alcatraz, que no início do século XX recebia os chamados chefões do crime organizado.
Segundo o MP-RN, até às 11h39 desta terça-feira já haviam sido cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 25 de prisão. Ainda foram apreendidos dois veículos, nove armas e cerca de 45 quilos de drogas - como crack, cocaína e maconha - e R$ 17 mil.

Em Missa em Ação de Graças pelo aniversario de Santa Cruz, Prefeita Fernanda Costa reafirma a felicidade de poder contribuir com o crescimento da cidade


Depois de uma semana de vários eventos (inaugurações de postos de saúde e II Fest Frango), a programação alusiva aos 138 anos de emancipação política e 100 anos da elevação de Santa Cruz a condição de cidade, comemorados neste domingo (30), foi encerrada com uma missa em “Ação de Graças”, celebrada pelo Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, no inicio da manhã. A celebração aconteceu na Matriz de Santa Rita de Cássia e contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, Deputado Tomba Farias, secretários, vereadores e centenas de populares.

Na ocasião, a Prefeita Fernanda Costa falou da sua satisfação de contribuir para o desenvolvimento de Santa Cruz, cidade agora centenária. “Santa Cruz, do algodão ao Santuário, hoje é conhecida não só no Rio Grande do Norte. Nós vemos aqui pessoas da Paraíba, de Pernambuco e de outros estados, que vêm conhecer a nossa cidade como “Cidade Santuário”. Eu me sinto muito feliz de poder estar hoje, neste aniversário de 100 anos, conduzindo os destinos desta cidade, uma função de tão grande responsabilidade que, nos dias atuais, tem sido tão árdua, tão difícil pela situação por que passam os municípios brasileiros. Mesmo assim, ficamos felizes por poder realizar, nesse 100 anos, inúmeras ações em prol da nossa população como, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Maracujá e do DNER reformadas e reequipadas entregues esta semana e a realização do II Fest Frango”, disse Fernanda.

A prefeita de Santa Cruz completou, dizendo: “Mesmo diante das dificuldades, podemos ver hoje em Santa Cruz um verdadeiro canteiros de obras, temos várias obras acontecendo na cidade nos mais diversos pontos. É por isso que eu venho aqui agradecer a Deus pelas bênçãos e pelas dádivas de todo o nosso povo santa-cruzense, que é um povo trabalhador, um povo acolhedor e que é um povo honesto”.




domingo, 30 de novembro de 2014

Aparição do '' Xerife do Trânsito'' tenente Styvenson em programa Global causou racha na equipe da Lei Seca por ciúmes


Tudo que se relaciona ao nome do ''Xerife do Trânsito'', tenente  Styvenson repercute como um vendaval na mídia. O agente público da lei mais respeitado na atualidade depois do mito Maurílio Pinto é sem dúvida alguma o 'homem forte' da Operação Lei Seca em nosso estado.  

Com um trabalho invejável e dar orgulho a qualquer instituição o nosso ''Xerife do Trânsito'' deixou de ser conhecido apenas em nossa região e ganhou status de celebridade nacional, diga-se de passagem merecidamente ao participar do programa da TV Globo , Encontro com Fátima Bernardes, nesta última quinta -feira, (27). 

Os comentários nas redes sociais e as notícias nos portais locais e até nacionais pareciam mostrar que tudo estava andando bem tranquilo com a equipe do nosso ''Xerife do Trânsito'' mas só que nem tudo está tão tranquilo assim. O motivo do ''mar revolto'' na equipe do tenente Styvenson Valentim foi ciúmes, sim ciúmes! 

Desde a última quinta -feira o homem que era o braço direito do ''Xerife do Trânsito'' pediu para sair. Segundo o próprio, (que motivos de sigilo não vamos revelar o nome),  teve um problema com o tenente por discordar da pessoa que foi levada ao programa da Fátima Bernardes que segundo o policial nem fazia parte da equipe do trânsito. O agente que durante muito tempo foi braço direito do tenente nas operações contra os infratores de trânsito disse ainda que sofreu bullyng nas redes sociais por não ter estado ao lado do tenente na TV Globo.

Por isso desde a última quinta -feira o tenente e o seu braço direito estão rompidos por ciumeira besta. 

Felizmente a equipe não se abateu e nesta madrugada realizou mais uma  blitz que resultou em doze pessoas  presas, 50 carteiras de habilitação recolhidas e 14 veículos apreendidos na madrugada deste sábado na avenida Eng. Roberto Freire.

Prefeitura de Santa Cruz inicia pagamento na próxima segunda-feira (1º de dezembro); servidores que recebem no primeiro dia já podem sacar seus vencimentos

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Finanças, confirma para a próxima segunda-feira (1º/12) o pagamento dos servidores públicos municipais, referente ao mês de novembro. Aqueles que recebem no primeiro dia já podem se dirigir ao banco para sacar os seus salários.

Receberão no primeiro dia os servidores ligados ao FUNDEB 40%, servidores da Secretaria Municipal de Assistência (Conselho Tutelar, ACESSUAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e do Bolsa Família), servidores da saúde em geral e servidores das demais secretarias, além dos programas da Assistência Social, CRAS e CREAS. No segundo dia de pagamento, terça-feira (02), serão pagos os vencimentos dos professores do FUNDEB 60%.

A Secretaria Municipal de Finanças informa que os servidores dos programas da Saúde (PSF, PACS, Saúde Bucal e Agentes de Endemias) receberão os seus vencimentos assim que o Governo Federal efetuar o repasse dos recursos.

Robinson Faria vai a estados vizinhos sondar parcerias e conhecer projetos de sucesso


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, irá a Fortaleza, no Ceará, no início desta semana, para uma audiência com o governador Cid Gomes (PROS). Ele também deverá visitar os Estados de Pernambuco e da Paraíba neste início de dezembro. O objetivo é aprofundar informações sobre projetos vitoriosos que deseja implantar durante a sua gestão, como “Ronda do Quarteirão”, e sondar parcerias que visem a diminuir a fronteira entre os estados, sobretudo no campo econômico.
A informação foi revelada esta manhã pela equipe de transição do governo. Já nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o futuro governador do Estado terá uma audiência, às 15 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado do Ceará. O encontro está agendado e será diretamente com o governador Cid Gomes.
O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.
Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.
No Ceará, o Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura.
As características do Ronda tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional.

Prefeita Fernanda Costa lamenta falecimento do ex-prefeito Dr. Ayrton


A Prefeita Fernanda Costa lamentou o falecimento do ex-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ayrton José da Silva, ocorrida na madrugada deste sábado (29). “Um homem que deu sua contribuição comandando os destinos do nosso município por quatro anos e que, além disso, ajudou a muitos como médico”, afirmou a Prefeita.

“Neste momento difícil, queremos nos solidarizar com sua família e ao mesmo tempo agradecer, em nome de toda a população santa-cruzense, pelos serviços prestados por Dr. Ayrton ao nosso povo”, finalizou Fernanda.

A Prefeita Fernanda Costa decretou luto oficial no município pelos próximos três dias.

Dr Ayrton José da Silva foi vice-prefeito de Santa Cruz de 1993 a 1996, ano em que foi eleito prefeito. Permaneceu à frente do Poder Executivo municipal até 2000. Natural da cidade de Amaragi/PE, Dr. Ayrton faleceu aos 71 anos, no Natal Hospital Center, na capital do estado.

ABC se despede com derrota


Na despedida da série B, o ABC foi derrotado pelo Bragantino, por 2x0, no Frasqueirão, na tarde desse sábado (29). O resultado não alterou a classificação do time potiguar na tabela da competição, já que com 48 pontos, não corria mais riscos de rebaixamento e terminou o campeonato em 13º lugar. Os gols do jogo foram marcados por Erick, ambos no segundo tempo. A vitória, somada a derrota do América-RN, livrou a equipe paulista do rebaixamento para a série C.

Já garantido na série B de 2015 com uma rodada de antecedência, o ABC optou por mandar um time reserva para o duelo desse sábado. Apenas o zagueiro Samuel, titular durante quase toda a competição, entrou em campo. Os outros 10 jogadores, eram, ou reservas no campeonato, ou das categorias de base, como o goleiro Willian, o lateral direito Jardel e o meio campo Ítalo, todos do sub-19. “É a oportunidade de ver em campo, alguns jogadores que não jogaram com frequência, como o Renan Silva e também para os jovens irem se acostumando a jogos no profissional”, explicou o técnico abecedista, Roberto Fonseca.

O primeiro tempo entre ABC e Bragantino foi marcado por uma situação inusitada: os torcedores abecedistas foram ao Frasqueirão torcer a favor da equipe paulista, que brigava diretamente contra o América/RN, na luta contra o rebaixamento para a série C do Brasileiro de 2015. A cada passe errado e chute para fora do alvinegro potiguar, aplausos vinham das arquibancadas. E, a cada tentativa de pressionar a equipe de Bragança Paulista, os mesmos torcedores vaiavam os atletas do ABC.

Seminário de avicultura caipira é destaque no segundo dia do Fest Frango


O segundo dia do II Fest Frango, sexta-feira (28), começou com a realização do II Seminário de Avicultura do Trairi, este ano com foco para a avicultura caipira. A Prefeitura de Santa Cruz, promotora do evento, contou com a parceria do escritório regional do Sebrae.

No auditório do Instituto Cônego Monte, durante toda a manhã, foram abordadas questões técnicas e gerenciais, bem como, a disponibilidade de linhas de crédito através das instituições financeiras no município para a avicultura caipira, que vem crescendo a cada ano na região.

O seminário apresentou quatro palestras de temas direcionados à criação de galinha caipira, tais como, “Instalações, Manejo e Sanidade para Galinha Caipira” e “Galinha Caipira é um bom negócio”.

As palestras foram ministradas por técnicos do SEBRAE, IFRN, EMPARN e Guaraves Alimentos. O evento contou um excelente número de pessoas interessadas no assunto.



sábado, 29 de novembro de 2014

"Exemplo de compromisso social": Governo da Paraíba entrega o 1° Condomínio Habitacional exclusivo para idosos do país


O Governo entrega o primeiro condomínio residencial exclusivo para idosos do Brasil, e torna a Paraíba referência nacional na criação e fortalecimento de políticas públicas para a terceira idade. O condomínio Cidade Madura, localizado no Cidade Verde, em João Pessoa, dispõe de 40 unidades habitacionais, posto médico, pista de caminhada, redário, praça e centro de vivência, tudo projetado para atender às necessidades e garantir qualidade de vida para os idosos que mais precisam.

São quase R$ 4 milhões investidos em algo que não tem preço: A dignidade e o respeito a quem precisa e merece! Campina Grande, Cajazeiras e Sousa também serão contempladas com o projeto que é pioneiro no país.

A terceira dama do Brasil, Laurita Arruda, em reunião fechada com a JPMDB

Laurita Arruda

Laurita é simpatizante, apoiadora e Madrinha da JPMDB. Ela reuniu a militância da juventude em reunião a portas fechadas para discutir os rumos e as diretrizes a serem tomadas a partir de janeiro de 20015, a juventude se mostrou aguerrida, entusiasmada e mostrou que está mais viva do que nunca, agora Laurita levará reivindicações e ideias discutidas na reunião, considerada muito proveitosa por todos que participaram, para que o Presidente da Câmara Federal e do PMDB-RN, Henrique Eduardo Alves, possa revisar e dar o aval ao novo projeto de fortalecimento do partido. A reunião aconteceu na sede do PMDB na ultima quarta feira (26) em Natal-RN.

Com Henrique ministro, PMDB do RN deverá se manter forte no cenário nacional


Um dos Diretórios Estaduais mais fortes do PMDB no Brasil, o do Rio Grande do Norte fechou posição favorável ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, no que toca à reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff (PT) empreende nesta virada de ano. Após anunciar a nova equipe econômica do governo, composta por Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central), a presidente dedica os próximos dias ao restante da composição do governo.
Na reforma ministerial, o PMDB deverá ser contemplado com seis ministérios. Destes, três serão indicações do partido na Câmara dos Deputados, com os outros três suscitados pelo Senado. Atualmente, as discussões giram em torno de Agricultura, Minas e Energia e Previdência, bem como se discute a volta do partido ao Turismo e o acréscimo do Ministério da Integração Nacional ou das Cidades, considerados de maior visibilidade.
Hoje ocupando espaço privilegiado na composição política nacional, o PMDB potiguar sofrerá modificação na dança das cadeiras. O atual ministro da Previdência, Garibaldi Filho, deve voltar para o Senado para abrir alas para que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, seja indicado ministro.
Inicialmente cotado para ministro do Turismo, hipótese descartada por Henrique, o potiguar foi suscitado essa semana pela própria presidente para ocupar o lugar do primo na Previdência. As últimas informações de Brasília, entretanto, apontam que o PMDB da Câmara estaria compelido a indicar Henrique para a Integração Nacional, o novo ministério pleiteado pelo partido.
ARTICULAÇÕES
O momento atual é de articulações intensas em Brasília. No próprio PMDB, divido entre deputados federais de um lado, e senadores do outro, há disputa para saber quem indicará para os ministérios mais fortes: Integração ou Cidades. Outra modificação: a Previdência, atualmente da cota do PMDB do Senado, passaria para a Câmara. Mas o PMDB da Câmara rejeitou a possibilidade e quer ficar com o sexto ministério, que será dado ao PMDB pelo governo do PT.
Neste contexto, e para não ser empecilho à indicação de Henrique para a Esplanada dos Ministérios, conforme deseja o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o provável futuro presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), o ministro da Previdência Garibaldi Filho deve voltar para o Senado. “Estou voltando, porque ninguém se perde no caminho de volta”, disse o ministro Garibaldi em entrevista ao jornal o Globo.
Segundo noticiou o jornal, Garibaldi manteve conversa esta semana com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). A audiência teria girado em torno de Henrique contar com o apoio de Renan para ser indicado ministro do PMDB também com o apoio do partido no Senado. Nos bastidores, a articulação fortalece o nome de Henrique para ocupar ministério de maior visibilidade do governo, Integração ou Cidades.
Derrotado na eleição para o governo do Rio Grande do Norte, Henrique havia declarado que iria se dedicar às empresas e à família. Mas a possibilidade de ocupação de um cargo de relevância no cenário da política nacional o fez mudar de ideia. Se vier a se concretizar, o Diretório do PMDB potiguar manterá a tradição alcançada nos últimos anos de ser protagonista da cena política nacional.
Após Garibaldi chegar ao posto de presidente do Congresso Nacional, em 2007, e depois a ministro da Previdência, ao tempo em que Henrique alçou-se à condição de presidente da Câmara dos Deputados, com a nomeação de Henrique para o ministério, o diretório do PMDB manterá essa posição de destaque. Se Henrique vier a assumir um ministério, isso só se dará em fevereiro, quando ele deixar a presidência da Câmara dos Deputados.
Ainda ministro, Garibaldi Filho não está descartado como presidente do Senado
A sina de sucesso político do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, após a derrota na disputa pelo governo do Estado, em 2006, pode ter continuidade em 2015. Após ser presidente do Congresso em mandato tampão, em 2007, reeleito senador com mais de um milhão de votos em 2010 e indicado ministro da Previdência, cargo que ocupa até hoje, cumprindo integralmente os quatro anos do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, Garibaldi retorna ao Senado e poderá voltar a presidir a Casa. No mínimo, diante do prestígio alcançado nos últimos anos junto ao PMDB, aos pares e à imprensa, o ministro poderá ser indicado para presidir uma comissão importante da Casa.
Ex-governador do Rio Grande do Norte, estado que governou por dois mandatos, Garibaldi já presidiu a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Antevendo o retorno a Casa, o ainda ministro esteve esta semana no Senado, visitando os colegas e os servidores, junto a quem é querido. Nos bastidores, apesar da citação ao seu nome como “no páreo” da disputa pela Presidência do Senado, a verdade é que a reeleição do atual presidente, Renan Calheiros, não está de todo descartada. E, mesmo que Renan desista – ele não conta com o apoio de alguns setores da Casa -, nomes como o dos senadores Eunício Oliveira e Eduardo Braga estão trabalhando muito para ocupar o espaço.
As chances de Garibaldi voltar a presidir a Casa, portanto, seriam remotas e só passariam a ser reais em caso de dissenso e ele emergisse como consenso. Segundo informam políticos com atuação em Brasília, de todo modo, o ministro não ficará por baixo no regresso a Casa. O PMDB estuda a indicação do senador para um cargo importante, possivelmente a presidência da Comissão de Constituição e Justiça ou de Orçamento e Finanças, as mais concorridas. Caso venha a se concretizar Henrique no ministério e Garibaldi na presidência do Senado (ou na presidência de alguma comissão temática importante), o PMDB potiguar sairá da reforma ministerial e do ano de 2014 tão forte quanto terminou 2014.

“Rei” Pelé segue internado na UTI


O segundo boletim médico divulgado nesta sexta-feira voltou a apontar uma melhora no quadro clínico de Pelé. O documento, divulgado pelo Hospital Albert Einstein, informa que Edson Arantes do Nascimento continua na Unidade de Terapia Intensiva, mas evoluindo. A clínica informou ainda que “a única bactéria identificada até o momento é sensível aos antibióticos utilizados. Não foi identificada nenhuma infecção sistêmica”. Assim, Pelé “respira espontaneamente” e “alimenta-se normalmente por via oral”.

O Rei do Futebol segue também com suporte renal, que é a hemodiálise, e está lúcido. O boletim anterior, divulgado pela manhã, também informara que o ex-jogador havia apresentado uma melhora.

Ainda nesta sexta, houve a confirmação de que Pelé tem apenas um rim desde a época em que era jogador de futebol, mas não há qualquer confirmação de que isso prejudique sua recuperação.

O ex-jogador está internado desde segunda-feira, tendo sido transferido para a UTI na quinta-feira. Há cerca de duas semanas, Pelé ficou no mesmo hospital por três dias depois de ter se sentido mal e precisou passar por uma cirurgia para retirar cálculos renais, ureterais e vesicais. 

 Pelé recebeu o carinho de algumas celebridades envolvidas com o futebol. Uma delas foi o Carlos Alberto Torres, capitão e companheiro do Rei na conquista do tricampeonato mundial pela seleção brasileira em 1970, no México. “Força, grande amigo! Pelé, estamos contigo!”, disse o ex-lateral em sua conta no Twitter.

Pecado Capital: novas ações tem parentes de Lauro Maia e de desembargadores‏

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) ingressou com oito novas ações (quatro penais e quatro por improbidade) contra o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia; seu ex-sócio o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho; o ex-diretor do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), Rychardson de Macedo Bernardo; e mais sete pessoas relacionadas a Lauro Maia e a desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ/RN).
As denúncias apontam irregularidades na contratação ou no pagamento de seis desses envolvidos: os primos de Lauro Maia, Marcos Maia Carneiro e Marcos Maia Carneiro Júnior; a filha do desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, Sayonara Rosado da Costa Saraiva; a cunhada do desembargador Expedito Ferreira, Márcia Gadelha Mascarenhas de Sousa; o sobrinho do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo, Iuri Melo Cavalcante; e Ivanise de Fátima Medeiros Maia, esposa do assessor do desembargador Amaury de Sousa Sobrinho, Glênio Lindbergh Lobo Maia, que também é réu.
As irregularidades ocorreram durante a gestão de Rychardson de Macedo à frente do Ipem/RN, de 2007 a 2010, e foram apuradas dentro da Operação Pecado Capital. Além das oito ações, o procurador da República Rodrigo Telles, que as assina, remeteu à Procuradoria Geral da República cópias dos autos, a fim de que, caso entenda cabível, a PGR adote providências para apurar eventual envolvimento dos desembargadores Expedito Ferreira de Souza, Francisco Dantas Saraiva Sobrinho e do juiz Nilson Roberto Cavalcanti de Melo.

“Black Friday” leva multidão à busca de descontos em Natal


A busca por descontos em diversas lojas que aderiram à  “Black Friday” aliada ao pagamento da primeira parcela do 13º salário, que saiu ontem, levou uma multidão a lojas em Natal, impactou o trânsito no entorno dos shoppings e, em todo o país, fez circular ao menos R$ 535 milhões no comércio eletrônico. A data é caracterizada pela oferta de descontos em lojas físicas e sites e também ocorre em outros países.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário no setor privado acabou coincidindo com a realização da promoção e ajudou a esquentar o comércio em Natal. Em uma loja de produtos eletrônicos, as vendas registradas ontem foram seis vezes maiores do que nos demais dias do mês, afirmou o gerente. 

“(A data) vem como solução para o baixo movimento registrado nesse mês de novembro. O faturamento hoje deve ser seis vezes maior do que a média diária no mês”, observa  Carlos Jonas,  supervisor de lojas, da rede. Segundo ele, a loja negociou estoque e convocou todos os funcionários para o dia. 

O presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), Augusto Vaz, observa que a circulação de dinheiro no comércio com a primeira parcela do décimo foi decisiva para a intensa movimentação vista nas lojas de rua e shoppings ontem. “O black friday mostrou que o consumidor quer gastar, o momento é propício ao consumo e se entra dinheiro na economia, o comércio é o primeiro a aquecer”, afirmou.

Faleceu em Natal o ex-prefeito Dr.Ayrton, atual sogro de Ricardo Motta

Faleceu em Natal, no 71 anos, o ex-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ayrton José da Silva. Natural de Amaragi/PE, médico, na política santacruzense desde 1988, sendo eleito em 1992 vice-prefeito ao lado de Dr. Cabral. No ano de 1996, Dr. Cabral o elegeu como sucessor do seu mandato, sendo gestor do município entre os anos de 1997-2000.

Dr. Ayrton estava em tratamento contra um câncer, que inicialmente estava na garganta. 

Faleceu no Hospital Natal Center, na capital potiguar, nesta madrugada. O sepultamento acontecerá hoje (29) às 17 horas, no cemitério Morada da Paz, em Parnamirim.

Aberta a segunda edição do Fest Frango; Zé Paulo e Banda e a Orquetra Xeqmat serão as atrações musicais de hoje (28)


Foi aberta na noite desta quinta-feira (27) a segunda edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi). Uma intensa programação foi realizada com grande participação popular.

As pessoas que foram ao Pátio da Matriz puderam saborear os pratos preparados pelos oito restaurantes que participam do Festival Gastronômico, todos a base de frango, além de participar de oficinas de gastronomia na carreta-escola do Senac, feira com o artesanato local e exposição fotográfica. Para as crianças foram realizadas oficinas e instalados brinquedos infláveis.

No palco cultural, a programação começou com uma apresentação de alunos da oficina de violão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em seguida houve apresentação do Coral de Santa Rita cantando o Hino Municipal de Santa Cruz. Músicos locais, regidos pelo maestro Camilo Henrique, apresentaram um número com músicas instrumentais e, encerrando a noite de apresentações, subiu ao palco o Trio Arapuá com o seu forró pé-de-serra.

Nesta sexta-feira (28), a programação já começou com o Seminário de Avicultura, no Instituto Cônego Monte, durante a manhã e tarde. À noite, além do que aconteceu no primeiro dia, também acontecerá o concurso da “Galinha mais Glamourosa”. No palco cultural as atrações serão Zé Paulo e Banda e a Orquestra Xeqmat.  Os eventos programados para o Pátio da Matriz começam a partir das 18h.

O Fest Frango, evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, objetiva fomentar uma das principais atividades econômicas do município: a produção avícola. Além disso, o evento também contribui para o fortalecimento do turismo local.