quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Presidente eleito do TCE acusa Rosalba de irresponsabilidade e de improbidade

Pela terceira vez em três anos de gestão, as contas anuais do governo Rosalba Ciarlini (DEM) foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O detalhe é que, neste ano, a aprovação ocorreu de forma mais “apertada” por conta do voto firme do relator, o conselheiro e futuro presidente da Corte, Carlos Thompson. Ele, que votou pela desaprovação, afirmou que a governadora superestimou várias fontes receitas, não cobrou os mais de R$ 5 bilhões de Dívidas Ativas e, ainda, abriu R$ 1 bilhão em créditos suplementares sem a devida autorização da Assembleia Legislativa. E isso, segundo Thompson, significaria crime de responsabilidade e improbidade administrativa por parte da chefe do Executivo Estadual.
“Restou demonstrada, ainda, a abertura de créditos adicionais suplementares e créditos adicionais especiais sem autorização legislativa, correspondente, respectivamente, a R$ 483.204.066,07 e R$ 614.525.000,00, totalizando, portanto, R$ 1.097.729.066,07 de créditos adicionais abertos. Tal prática incorre no crime de dar às verbas ou rendas públicas aplicação diversa da estabelecida em lei, tipificado no art. 315, do Código Penal. Também constitui ato de improbidade administrativa influir, de qualquer forma, para a aplicação irregular de verba pública”, afirmou o conselheiro Carlos Thompson, em seu voto como relator das contas de 2013, acrescentando que a conduta também é tipificada como “crime de responsabilidade contra a lei orçamentária”.
“Verifica-se que o art. 42, da Lei nº 4.320/1964, e o art. 167, V e VII, da Constituição Federal, foram infringidos, uma vez que foram abertos créditos adicionais suplementares e especiais sem autorização legislativa, o que também implica utilização de créditos ilimitados”, afirmou o conselheiro, que, mesmo tendo recebido as explicações da governadora para tais medidas, manteve esse entendimento.
“Na conclusão do Relatório Anual preliminar, é possível observar no corpo deste o enquadramento da conduta ilícita, em tese, no crime comum do art. 359-D do Código Penal  (incluído pelo art. 2º, da Lei nº 10.028/2000) e nos atos de improbidade administrativa do art. 10, IX e XI, da Lei nº 8.429/1992. Outrossim, o ilícito também pode ser tipificado como crime de responsabilidade contra a lei orçamentária no art. 10, item 6, da Lei n 1.079/1950  (incluído pelo art. 3º, da Lei nº 10.028/2000)”, confirmou.

"Industria da multa" Fiscalização ostensiva para multar motoristas infratores é intensificada em Natal


A mudança na postura de fiscalização de trânsito em Natal salta aos olhos. Primeiro, o anúncio de instalação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica nas principais vias da cidade em meados deste ano. Depois, a intensificação do trabalho dos agentes municipais de mobilidade em horários e escalas que dificilmente se percebia em um passado recente.
Nas ruas, o interesse pelo ordenamento do trânsito é analisado positiva e negativamente por motoristas. “É câmera demais e educação de menos”, disse Maria Clara Gonzaga, professora universitária. Para ela, faltam políticas públicas que valorizem a educação para o trânsito.
Por outro lado, a professora não acredita que o poder coercitivo dos equipamentos eletrônicos consiga educar condutores, mesmo que utilizando o medo como argumento de penalizar o bolso do cidadão. Além disso, o monitoramento eletrônico não combate um número muito variado de infrações na opinião de Maria Clara.”As câmeras não dão conta de quem vai pelo acostamento, vai furando fila. É só velocidade mesmo e isso é pouco, não chega a educar não”, comentou.

Mulher é flagrada limpando janela do lado de fora no 7º andar de prédio em Capim Macio


Uma mulher ainda não identificada foi flagrada por um cinegrafista amador limpando a vidraça do apartamento no 7º andar de um condomínio, no bairro de Capim Macio, zona Sul de Natal, sem nenhum tipo de segurança.
As imagens, feitas por uma câmera de um aparelho celular, foram registradas nesta terça-feira (2). A mulher se movimenta na varanda sem nenhuma proteção correndo o risco de cair de uma altura de aproximadamente trinta metros.
O homem que fez as imagens pediu para não ter a identidade revelada e relatou que a cena já se repetiu pelo menos três outras vezes e que inclusive chegou a procurar o síndico do prédio, mas não obteve êxito.

Anvisa começa a liberar insumos hospitalares


Fios de nylon para sutura adquiridos pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) e que estavam retidos desde o dia 24 de novembro no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, foram liberados e,  ontem, já se encontravam disponíveis à equipe médica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A liberação dos insumos hospitalares ocorreu após uma visita técnica da Sesap ao Aeroporto, na tarde da última terça-feira (2).

Realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde, a interdição do Terminal de Cargas do Aeroporto de São Gonçalo foi motivada pelas condições inadequadas de armazenagem das cargas sujeitas à vigilância sanitária, principalmente aqueles produtos mais sensíveis às variações de temperatura, como medicamentos. 

Muitos hospitais foram afetados pela medida. Na Liga Contra o Câncer, aproximadamente 50 pacientes tiveram seus tratamentos interrompidos ou deixaram de fazer exames porque ficaram durante uma semana sem importantes medicamentos, que só foram liberados na última segunda-feira, dia 1º, graças a negociação com hospitais especializados.

Ainda há material hospitalar “preso” no aeroporto, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não informou o volume, nem sua destinação. Procurada ontem pela TRIBUNA DO NORTE, limitou-se a dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que “o consórcio que administra o aeroporto, a Inframérica, já equacionou o problema e aguarda a liberação nos próximos dias”. 

Deputado Kelps Lima banca o "santinho" mais de santo mesmo não tem nada, Kelps Lima recebeu “somente” R$ 600 mil de Henrique Alves, mais que peemedebistas


Pelo menos, dentre todos os candidatos a estadual, o que mais recebeu foi Hermano Morais, do próprio PMDB. Ex-candidato a prefeito de Natal pelo partido e atual presidente do Diretório Municipal peemedebista, Hermano recebeu R$ 820 mil da sigla. O valor é quase o dobro do que recebeu Ezequiel Ferreira, segundo do partido a ser mais “ajudado” pelo Diretório Estadual, com R$ 470 mil.
O curioso dessa situação é que Ezequiel, Gustavo Fernandes, Nélter Queiroz e Álvaro Dias, todos do PMDB, receberam menos do próprio partido que o candidato a estadual de outra sigla: Kelps Lima, do Solidariedade. O parlamentar, que preside a recém-criada SDD no Rio Grande do Norte, foi um dos últimos a formalizar o apoio a Henrique, mas recebeu R$ 600 mil do líder peemedebista.
O deputado Kelps que tanto reclamou de gastos do governo com propaganda, está gatando fortunas com outdoors...

Deputados aprovam empréstimo e plano de aplicação será apresentado em 2015


Os 19 deputados estaduais presentes à Assembleia Legislativa aprovaram no início da tarde de hoje o projeto que autoriza o Estado do Rio Grande do Norte tomar um empréstimo de R$ 850 milhões ao Banco do Brasil com juros de 11% ao ano. Os parlamentares aprovaram o projeto com três emendas encartadas na Comissão de Constituição e Justiça, sendo a principal delas a necessidade de um plano de aplicação dos recursos.
Os deputados já haviam aprovado a criação de um Fundo Municipal. Caberá ao futuro governo Robinson Faria (PSD) apresentar um plano de aplicação. O Banco do Brasil pediu 60 dias para analisar o projeto do governo potiguar. Depois disso, com o aval da instituição financeira, o projeto será enviado para o Tesouro Nacional, que dará o aval final para o financiamento. O principal objetivo do projeto é assegurar contrapartidas para obras e investimentos do governo federal no Estado.
Durante todo o final da manhã e início da tarde de hoje, os deputados debateram a matéria. Coube ao vice-governador eleito, deputado estadual Fábio Dantas (PC do B), e ao deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a defesa do projeto na Casa. Fábio esclareceu que a aprovação da matéria pela Assembleia é a fase inicial do projeto. “Não significa que o governo Robinson já terá a partir de janeiro recursos em caixa para gastar como quiser. O projeto terá de ser apreciado e aprovado pelo Tesouro Nacional”, afirmou.

Justiça condena envolvidos no sequestro de Popó Porcino

Quase dois anos e meio depois da ação criminosa que resultou no sequestro de Porcino Fernandes Segundo, mais conhecido como “Popó”, na cidade de Ceará-Mirim, no dia 17 de junho de 2012, a Justiça do Rio Grande do Norte condenou cinco dos nove acusados de envolvimento no crime. Três pessoas foram absolvidas e uma foi excluída do processo por estar foragida. 

Popó Porcino, que passou 37 dias em cativeiro – considerado o mais longo sequestro da história do Estado – foi  levado por homens armados de um parque de vaquejadas na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal, sendo libertado pela polícia em 24 de julho de 2012.

A sentença da juíza Valentina Maria Helena de Lima Damasceno foi proferida nesta terça-feira (2) no Fórum Desembargador Virgílio Dantas, em Ceará-Mirim. Os acusados foram condenados pelos crimes de extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. No total as penas somam 107 anos e nove meses de prisão, a serem cumpridos em regime fechado nos cinco casos.

Condenado a 31 anos, Paulo Victor Lopes Monteiro teve a maior pena, ele vai responder pelos crimes de extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, roubo majorado e porte ilegal de arma de fogo. O réu foi absolvido dos crimes de sequestro e cárcere privado contra Sandrielio Constantino Veríssimo da Silva, tratador de cavalos que também foi levado no sequestro de Popó, mas acabou liberado.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Vereadora Gilcelly Adriano consegue aprovar por unanimidade o projeto de lei que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na praça da Bíblia

Ontem (02), na sessão ordinária da Câmara Municipal de vereadores de Santa Cruz, foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria da vereadora Gilcelly Adriano, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na Praça da Bíblia. Um projeto mais que fundamentado, onde se não tivesse sido primeiro idealizado por alguém, depois aprovado pela Câmara Municipal, faria com que a venda de bebidas alcoólicas na Praça da Bíblia, fizesse descaracterizar os seus fins, ou seja, a essência da praça estaria perdida. Parabenizamos a nobre vereadora por ter tido a hombridade de criar esse projeto mais que fundamental para aquele espaço.

Após entrevista do ex-prefeito Jorginho concedida ao programa Esquina da Política no ultimo dia (26) na FM Tangará, as redes sociais estremeceram


Em Santa Cruz tem blogueiro que até secretário de comunicação da prefeitura de Tangará ele é, mais infelizmente o mesmo não deixa os seus leitores informados dos atuais acontecimentos daquela cidade, sendo assim, vamos nós que também observamos a política das cidades circunvizinhas do nosso foco principal que é Santa Cruz, dar aqui alguns informes rapidinho...

Primeiro: mês passado o prefeito de Tangará, Acimar Germano, atrasou o pagamento dos funcionários comissionados e contratados por vários dias, o que deixou seus próprios aliados extremamente chateados. Realmente trabalhar sem receber não é nada bom;

Depois o prefeito demitiu vários contratados alegando falta de recursos para o pagamento dos mesmos. Mais um grande problema a ser enfrentado pela gestão Alcimar Germano, "nas promessas de campanha tudo era possível";

E agora uma entrevista concedida pelo ex-prefeito Jorginho, gerou uma grande discussão nas redes sociais, pois é isso mesmo, com pessoas que fazem parte de todos os grupos políticos de Tangará envolvidos na discussão, defendendo seus líderes e até lançando candidaturas para 2016...

Pelo que se nota com clareza, é que a atual administração da cidade de Tangará vai de mal a pior, aquele município que é um dos ícones da região trairi, com forte potencial de crescimento, por se localizar em uma posição geográfica muito privilegiada e estratégica na região, está se deixando desperdiçar o tempo e as oportunidades, o que pode levar o município de Tangará a estagnar seu desenvolvimento, ou até mesmo haver uma regressão nos próximos dois anos que ainda restam.

Vamos observar os próximos capítulos...

Faleceu na manhã de ontem (02) a ex-primeira dama de Japi-RN, D. Maria do Céu


Mãe da ex-vereadora Surama Medeiros, do ex-secretário de assuntos políticos e hoje articulador político Eduardo Medeiros (Dudú) e de mais dois filhos, esposa do ex-prefeito Neno Medeiros, D.Maria do céu, que foi primeira dama do município de Japi-RN por duas vezes, enfrentava o câncer há alguns anos e veio a falecer na manhã de ontem (02).

O blog lamenta, e deixa aqui as nossas condolências, pela morte de D.Maria do Céu, aos seus filhos, netos, parentes e amigos e em especial a Surama Medeiros e Eduardo Medeiros (Dudú).

Foto: Dudú Medeiros

Segundo Unicef, Santa Cruz apresentou uma das melhores práticas na realização da Semana do Bebê


O município de Santa Cruz esteve representado na II Mostra Internacional das Semanas do Bebê. Secretária Municipal de Assistência Social Suelem Bulhões participou do evento, realizado de 18 a 20 de novembro em Belém/PA. 

Na ocasião, a representante da Prefeitura de Santa Cruz recebeu do Unicef um placa reconhecendo como sendo de Santa Cruz umas das melhores práticas na realização da Semana do Bebê. “É com muita alegria que recebemos esse reconhecimento e isso significa que estamos no caminho certo. Queria compartilhar essa alegria com toda a nossa equipe, que não têm medido esforços para fazer sempre o melhor para a nossa população”, disse Suelem Bulhões.

O objetivo da Mostra foi o de incentivar a troca de informações acerca das melhores práticas da iniciativa por meio do reconhecimento dos municípios que se destacaram na realização dos eventos. A ideia foi promover a troca de experiências entre países, estados e municípios brasileiros e discutir as formas mais efetivas de fazer com que a Semana do Bebê contribua com a garantia dos direitos da primeira infância.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Mais três prefeituras do Rio Grande do Norte abrem edital para concurso público

Três editais de concursos públicos para prefeituras no interior do RN foram divulgados pela Comissão Permanente de Concursos (CPCON), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nesta segunda-feira (01). São oferecidas vagas nos certames para os municípios de Florânia, São Vicente e Lagoa Nova.
As inscrições ocorrem de 08 a 29 de dezembro, e as provas escritas serão realizadas em 08 de fevereiro de 2015. O edital e outros detalhes dos concursos, além de procedimento de inscrição, são disponibilizados via internet, no site da CPCON. As oportunidades disponíveis são para candidatos com ensino fundamental, médio ou superior.
Confira os editais:

Varela Santiago suspende cirurgias por falta de repasse do Governo


O Hospital Infantil Varela Santiago anunciou nesta terça-feira (2) que vai suspender 50% das cirurgias pediátricas por falta de repasse do Governo do Estado. Segundo a assessoria de imprensa, o hospital já recebeu os avisos das companhias de água e luz (Caern e Cosern) sobre um corte no fornecimento.

O repasse dos recursos é feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Porém, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a Sesap não tem autonomia financeira e não está recebendo toda a verba necessária para fazer os pagamentos em dia.

Em nota, a Sesap afirmou que o acordo com o hospital prevê o repasse de R$ 1,8 milhão. Desse valor, R$ 210 já foram pagos e os R$ 390 que irão completar a primeira parcela de R$ 600 mil dependem da autorização da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

A expectativa é que o dinheiro necessário para pagar a dívida com o Varela Santiago seja liberado ainda nesta semana. 

Seminário sobre galinha caipira foi uma das novidades na edição deste ano do Fest Frango; gerente do Sebrae afirma que foi uma excelente oportunidade para Santa Cruz e região


Um dos momentos mais importantes da programação que foi desenvolvida no Fest Frango 2014 foi a realização do II Seminário de Avicultura do Trairi, que este ano aconteceu na manhã da última sexta-feira (28), no Instituto Cônego Monte. O evento objetivou fomentar a atividade avícola na região, orientando através de palestras, pessoas já inseridas na atividade, bem como, aquelas que desejam se integrar à atividade.

O Seminário este ano teve foco para a “Avicultura Caipira”.  Foram abordadas questões técnicas e gerenciais, bem como, a disponibilidade de linhas de crédito através das instituições financeiras no município para a avicultura caipira, que vem crescendo a cada ano na região. Através de palestras, foram tratados temas direcionados à criação de galinha caipira, tais como, “Instalações, Manejo e Sanidade para Galinha Caipira” e “Galinha Caipira é um bom negócio”.

O gerente do escritório regional do Sebrae, Gustavo Cosme, avaliou de forma muito positiva a realização do II Seminário de Avicultura.  “O II Seminário de Avicultura do Trairi foi uma excelente oportunidade de atender a uma demanda crescente a cada dia em Santa Cruz e região, que é a avicultura caipira. Um modelo diferenciado e rústico, que com manejos adequados, pode melhorar a qualidade de vida do homem do campo sem deixar de lado o modelo de avicultura integrada, que é sucesso absoluto e consagrado há mais de 15 anos. Santa Cruz só tem a ganhar ao realizar eventos como esse, que traz informações, conhecimentos e, sobretudo inovação, para que essa atividade se consolide cada vez mais como um setor prioritário da nossa economia”, afirmou Gustavo.

VLT começa a operar oficialmente em Natal


A primeira viagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) aconteceu na manhã desta terça-feira (2) em Natal. O veículo saiu da estação da Ribeira com destino a Parnamirim e teve movimentação tranquila.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o VLT será inserido gradualmente no horário comercial dos trens. Inicialmente, serão utilizados os horários intermediários e com menor fluxo de passageiros.

Segundo João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU, as viagens acontecerão tanto na linha norte (Natal/Ceará-Mirim) quanto na sul (Natal/Parnamirim). A expectativa é que as operações oficiais na grade comecem em até 15 dias.


Duas, das 12 composições de VLTs, já chegaram em Natal. Desde o início de agosto, a CBTU realizou testes de funcionamento dos veículos. Cada VLT, com três composições, tem capacidade para transportar 600 pessoas. Os veículos são climatizados e estão aptos para funcionar com os trilhos e estações existentes.

Lei Antifumo entra em vigor nesta quarta-feira e acaba com fumódromos

A Lei Antifumo entra em vigor nesta quarta-feira implementando novas regras sobre a comercialização, a publicidade e o consumo de cigarros no país. A nova norma extingue os fumódromos e acaba com a possibilidade de propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda. A regulamentação da lei permite apenas a exposição dos produtos, acompanhada de mensagens sobre os malefícios provocados pelo fumo e de que a comercialização do produto é restrita a maiores de 18 anos.

A lei não restringe o uso do cigarro em vias públicas, nas residências ou em áreas ao ar livre. Fumar será permitido em mesas na calçada de bares e restaurantes desde que em área aberta e haja algum tipo de barreira, como janelas fechadas ou parede, que impeça a fumaça de entrar no estabelecimento. A nova regra define que está proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos fumígenos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até mesmo um toldo. Os narguilés e cigarros eletrônicos também estão vetados.

A lei obriga ainda a indústria do tabaco a aumentar os espaços para os avisos sobre os danos causados pelo cigarro. Eles deverão aparecer em 100% da face posterior das embalagens e de uma de suas laterais. A partir de 2016, deverá ser incluído ainda texto de advertência adicional em 30% da parte frontal dos maços dos cigarros.

Ex-treinador do América, Oliveira Canindé, sofre acidente e capota carro na BR 304


O ex-técnico do América-RN, Oliveira Canindé, sofreu um acidente na BR 304, próximo à cidade de Lages, na noite desta segunda-feira (1º). O treinador estava indo para Fortaleza e teria capotado o veículo após perder o controle.
O inspetor Roberto Cabral, da Polícia Rodoviária Federal, disse que a causa do acidente ainda não foi definida. Ele informou ainda que o treinador Oliveira Canindé sofreu apenas ferimentos leves, como cortes na cabeça e foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no próprio Local.
Oliveira estava em uma caminhonete Triton Mitsubishi. O veículo teve que ser levado por um reboque e o treinador, ainda de acordo com a PRF, após ser atendido, seguiu viagem com outra pessoa pera o Ceará. Oliveira Canindé treinou o América-RN até setembro deste ano.

Conselho encontra mais de 100 pacientes em corredores no hospital Walfredo Gurgel


Em uma fiscalização realizada há uma semana, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RN) constatou 107 pacientes nos corredores do maior hospital geral do Estado. Além disso, havia 119 pessoas à espera de cirurgias. Porém, de acordo com a direção do Hospital, os pacientes estavam em “áreas assistenciais”. Hoje pela manhã, nossa equipe de reportagem presenciou que os corredores voltaram a ser espaço de internação no Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
A presidente do Coren/RN, Alzirene Nunes, classificou o ambiente como “um contexto completamente desfavorável para a prática profissional”. Além da espera por cirurgias e internamento nos corredores, a fiscalização do órgão regulador da profissão verificou a falta de vários tipos de insumos: sedativos, analgésico, sondas de aspiração, coletor para sonda e gaze cortada.
Quem viveu uma situação de falta de insumos e dignidade foi a estudante Luana Cristina de Santana. Ela acompanhava Maria do Céu de Sousa, vítima de um câncer. “Por causa da doença, Maria do Céu ficava sangrando pela boca e tínhamos que pegar gaze emprestada com outros pacientes para limpar a boca dela, pois o material estava faltando”, declarou a jovem.
Mas a falta do material tão essencial no momento de desespero não foi o único problema. Sem vaga na enfermaria, Maria do Céu teve que ficar no setor de atendimento clínico. O mal atendimento dos profissionais somou-se a falta de insumos. “Nem aparelho para verificar pressão tinha. Depois de minha sogra, que também estava acompanhando a paciente, rodar por todo o hospital, encontrou um aparelho e trouxe. Eu mesma verifiquei a pressão da paciente, pois ninguém queria verificar”, contou.

Produtores afirmam que Governo Rosalba Ciarlini quebrou bacia leiteira do Estado


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deverá receber o título de pessoa não grata à pecuária leiteira do Rio Grande do Norte. Responsável pelo Programa do Leite, a governadora tem sido insensível aos apelos feitos pelo setor, com vistas à utilização da máquina pública como fomentadora de um segmento que produz. Com isso, nos últimos dez anos, a bacia leiteira do Estado tem definhado, está desestruturada e, hoje, corre o sério risco de se desintegrar, beneficiando indústrias de outros estados que estão mais organizadas e ávidas por invadir o RN. Para o setor, Rosalba já quebrou a bacia leiteira do Estado.

Depois de passar por um período de crescimento, “há pelo menos uma década o Programa do Leite passou a se constituir num agente desestabilizador da bacia leiteira do Rio Grande do Norte, por forçar, na condição de maior comprador do produto, o mercado a manter o preço do leite ‘in natura’ em valor insuficiente para cobrir os custos de produção e por consolidar a prática dos atrasos no pagamento das faturas emitidas pelos fornecedores”, afirma o jornalista Marcos Aurélio de Sá, em análise publicada na coluna “Hoje na Economia”, na edição de ontem de O Jornal de Hoje.

Isaque Galvão encerra com “chave de ouro” shows do II Fest Frango


A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), através do Sesc, possibilitou a participação de Isaque Galvão no II Fest Frango. O canto potiguar fechou com “chave de ouro” o evento na noite do último sábado (29).

Interpretando grandes sucessos de nomes já consagrados da música brasileira (Benito Di Paula, Alcione e etc.), o show do cantor Isaque Galvão superou todas as expectativas. Antes dele já havia se apresentado o Forró Di Torar. Os shows aconteceram no palco cultural montado no Pátio da Matriz.

O II Fest Frango foi realizado através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias, por meio do Governo do Estado/EMPROTUR, e das parcerias com parcerias com a Guaraves Alimentos, Sebrae, Sesc/Fecomércio-RN e restaurantes locais.

Empréstimo de R$ 850 milhões para o Governo é aprovado na CCJ

O projeto de empréstimo de R$ 850 milhões do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Os deputados resolveram mudar pontos referentes a destinação dos recursos e irão finalizar a redação do projeto.

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (2) após discussão entre os deputados Kelps Lima, relator do projeto, Hermano Morais, presidente da CCJ, George Soares e Getúlio Rêgo. 


Em seu parecer, Kelps Lima defendeu que o dinheiro seja usado para convênios com o Governo Federal e em obras de infraestrutura para o desenvolvimento do setor produtivo. Por sugestão do deputado Getúlio Rêgo, foi acrescentada uma emenda que encaminha parte da verba para a área da Saúde.

Após passar pela CCJ, o projeto continuará tramitando nas outras comissões e deve ser votada em plenário ainda neste ano.

Amanda: “Investimentos da Prefeitura na Saúde não garantem salários de 2015″

Uma das áreas mais criticadas da gestão Carlos Eduardo Alves, do PDT, a saúde pública do Município deverá continuar “em caos” no próximo ano – ou pior. Afinal, a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) enviada pela Prefeitura para votação na Câmara Municipal deve destinar, apenas, 22% da receita para o setor. E, segundo o Conselho Municipal de Saúde, esse valor não paga nem toda a folha salarial dos servidores e ainda limita a previsão de investimento no setor a, apenas, R$ 2 mil.

Quem aponta essa situação é a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. A segunda discussão sobre a LOA 2015, que começa hoje na Câmara Municipal, votará 24 emendas apresentadas pela parlamentar. Dentre elas, justamente, a que aumenta de 22% para 25% os recursos destinados à saúde.
“Todos os anos, o Conselho Municipal de Saúde faz um estudo muito detalhado sobre a situação. O percentual ideal seria 35%, mas a gente está apresentando uma emenda que garante a destinação de 25%, que é mais real diante do que a Prefeitura apresentou, que foi 22%”, afirmou Amanda Gurgel, acrescentando que o que não pode, de jeito nenhum, é continuar esse percentual proposto pelo Município, porque garante a crise no setor.
“Com esses 22%, a previsão de investimento na saúde é de, apenas, R$ 2 mil, o que é um absurdo diante da crise que vivemos, com desabastecimento de unidades médicas e fechamento de postos de saúde. Como podemos acreditar que a situação vai melhorar se a Prefeitura sinaliza que investirá, apenas, R$ 2 mil no setor?”, questionou a vereadora Amanda Gurgel.

Operação combate ramificações criminosas no sistema prisional do RN


Uma operação conjunta, deflagrada na manhã desta terça-feira (2) pelo Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, deu início ao cumprimento de 320 mandados expedidos pela Justiça em combate a organizações criminosas instaladas no sistema penitenciário potiguar. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, os grupos possuem ramificações em várias cidades do RN e em outros três estados, principalmente com atuações que envolvem o tráfico de drogas. 

Ao todo, foram expedidos 223 mandados de prisão e 97 mandados de busca e apreensão. Além do Rio Grande do Norte, as ordens judiciais estão sendo cumpridas também em São Paulo,Paraná e Paraíba. No RN, os mandados estão sendo cumpridos em NatalParnamirimSão Gonçalo do AmaranteCurrais NovosCaicó,AssuParelhasLajesJucurutuJardim do SeridóJardim de PiranhasSão Vicente,AcariCruzeta e Santa Cruz.
Participam da Operação, 252 Policiais Rodoviários Federais de 19 estados, 600 policiais militares e 12 promotores de Justiça, que conduziram as investigações por meio de comissões especialmente designadas.
"Chegamos no limite do limite. Recebemos muitas denúncias com muita gente envolvida. Não poderíamos esperar mais", disse ao G1 o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, general Eliéser Girão. 
A operação foi denominada de Alcatraz - uma alusão ao nome da penitenciária americana instalada na ilha de Alcatraz, que no início do século XX recebia os chamados chefões do crime organizado.
Segundo o MP-RN, até às 11h39 desta terça-feira já haviam sido cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 25 de prisão. Ainda foram apreendidos dois veículos, nove armas e cerca de 45 quilos de drogas - como crack, cocaína e maconha - e R$ 17 mil.

Em Missa em Ação de Graças pelo aniversario de Santa Cruz, Prefeita Fernanda Costa reafirma a felicidade de poder contribuir com o crescimento da cidade


Depois de uma semana de vários eventos (inaugurações de postos de saúde e II Fest Frango), a programação alusiva aos 138 anos de emancipação política e 100 anos da elevação de Santa Cruz a condição de cidade, comemorados neste domingo (30), foi encerrada com uma missa em “Ação de Graças”, celebrada pelo Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, no inicio da manhã. A celebração aconteceu na Matriz de Santa Rita de Cássia e contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, Deputado Tomba Farias, secretários, vereadores e centenas de populares.

Na ocasião, a Prefeita Fernanda Costa falou da sua satisfação de contribuir para o desenvolvimento de Santa Cruz, cidade agora centenária. “Santa Cruz, do algodão ao Santuário, hoje é conhecida não só no Rio Grande do Norte. Nós vemos aqui pessoas da Paraíba, de Pernambuco e de outros estados, que vêm conhecer a nossa cidade como “Cidade Santuário”. Eu me sinto muito feliz de poder estar hoje, neste aniversário de 100 anos, conduzindo os destinos desta cidade, uma função de tão grande responsabilidade que, nos dias atuais, tem sido tão árdua, tão difícil pela situação por que passam os municípios brasileiros. Mesmo assim, ficamos felizes por poder realizar, nesse 100 anos, inúmeras ações em prol da nossa população como, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Maracujá e do DNER reformadas e reequipadas entregues esta semana e a realização do II Fest Frango”, disse Fernanda.

A prefeita de Santa Cruz completou, dizendo: “Mesmo diante das dificuldades, podemos ver hoje em Santa Cruz um verdadeiro canteiros de obras, temos várias obras acontecendo na cidade nos mais diversos pontos. É por isso que eu venho aqui agradecer a Deus pelas bênçãos e pelas dádivas de todo o nosso povo santa-cruzense, que é um povo trabalhador, um povo acolhedor e que é um povo honesto”.




domingo, 30 de novembro de 2014

Aparição do '' Xerife do Trânsito'' tenente Styvenson em programa Global causou racha na equipe da Lei Seca por ciúmes


Tudo que se relaciona ao nome do ''Xerife do Trânsito'', tenente  Styvenson repercute como um vendaval na mídia. O agente público da lei mais respeitado na atualidade depois do mito Maurílio Pinto é sem dúvida alguma o 'homem forte' da Operação Lei Seca em nosso estado.  

Com um trabalho invejável e dar orgulho a qualquer instituição o nosso ''Xerife do Trânsito'' deixou de ser conhecido apenas em nossa região e ganhou status de celebridade nacional, diga-se de passagem merecidamente ao participar do programa da TV Globo , Encontro com Fátima Bernardes, nesta última quinta -feira, (27). 

Os comentários nas redes sociais e as notícias nos portais locais e até nacionais pareciam mostrar que tudo estava andando bem tranquilo com a equipe do nosso ''Xerife do Trânsito'' mas só que nem tudo está tão tranquilo assim. O motivo do ''mar revolto'' na equipe do tenente Styvenson Valentim foi ciúmes, sim ciúmes! 

Desde a última quinta -feira o homem que era o braço direito do ''Xerife do Trânsito'' pediu para sair. Segundo o próprio, (que motivos de sigilo não vamos revelar o nome),  teve um problema com o tenente por discordar da pessoa que foi levada ao programa da Fátima Bernardes que segundo o policial nem fazia parte da equipe do trânsito. O agente que durante muito tempo foi braço direito do tenente nas operações contra os infratores de trânsito disse ainda que sofreu bullyng nas redes sociais por não ter estado ao lado do tenente na TV Globo.

Por isso desde a última quinta -feira o tenente e o seu braço direito estão rompidos por ciumeira besta. 

Felizmente a equipe não se abateu e nesta madrugada realizou mais uma  blitz que resultou em doze pessoas  presas, 50 carteiras de habilitação recolhidas e 14 veículos apreendidos na madrugada deste sábado na avenida Eng. Roberto Freire.

Prefeitura de Santa Cruz inicia pagamento na próxima segunda-feira (1º de dezembro); servidores que recebem no primeiro dia já podem sacar seus vencimentos

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Finanças, confirma para a próxima segunda-feira (1º/12) o pagamento dos servidores públicos municipais, referente ao mês de novembro. Aqueles que recebem no primeiro dia já podem se dirigir ao banco para sacar os seus salários.

Receberão no primeiro dia os servidores ligados ao FUNDEB 40%, servidores da Secretaria Municipal de Assistência (Conselho Tutelar, ACESSUAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo e do Bolsa Família), servidores da saúde em geral e servidores das demais secretarias, além dos programas da Assistência Social, CRAS e CREAS. No segundo dia de pagamento, terça-feira (02), serão pagos os vencimentos dos professores do FUNDEB 60%.

A Secretaria Municipal de Finanças informa que os servidores dos programas da Saúde (PSF, PACS, Saúde Bucal e Agentes de Endemias) receberão os seus vencimentos assim que o Governo Federal efetuar o repasse dos recursos.

Robinson Faria vai a estados vizinhos sondar parcerias e conhecer projetos de sucesso


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, irá a Fortaleza, no Ceará, no início desta semana, para uma audiência com o governador Cid Gomes (PROS). Ele também deverá visitar os Estados de Pernambuco e da Paraíba neste início de dezembro. O objetivo é aprofundar informações sobre projetos vitoriosos que deseja implantar durante a sua gestão, como “Ronda do Quarteirão”, e sondar parcerias que visem a diminuir a fronteira entre os estados, sobretudo no campo econômico.
A informação foi revelada esta manhã pela equipe de transição do governo. Já nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o futuro governador do Estado terá uma audiência, às 15 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado do Ceará. O encontro está agendado e será diretamente com o governador Cid Gomes.
O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.
Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.
No Ceará, o Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura.
As características do Ronda tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional.

Prefeita Fernanda Costa lamenta falecimento do ex-prefeito Dr. Ayrton


A Prefeita Fernanda Costa lamentou o falecimento do ex-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ayrton José da Silva, ocorrida na madrugada deste sábado (29). “Um homem que deu sua contribuição comandando os destinos do nosso município por quatro anos e que, além disso, ajudou a muitos como médico”, afirmou a Prefeita.

“Neste momento difícil, queremos nos solidarizar com sua família e ao mesmo tempo agradecer, em nome de toda a população santa-cruzense, pelos serviços prestados por Dr. Ayrton ao nosso povo”, finalizou Fernanda.

A Prefeita Fernanda Costa decretou luto oficial no município pelos próximos três dias.

Dr Ayrton José da Silva foi vice-prefeito de Santa Cruz de 1993 a 1996, ano em que foi eleito prefeito. Permaneceu à frente do Poder Executivo municipal até 2000. Natural da cidade de Amaragi/PE, Dr. Ayrton faleceu aos 71 anos, no Natal Hospital Center, na capital do estado.

ABC se despede com derrota


Na despedida da série B, o ABC foi derrotado pelo Bragantino, por 2x0, no Frasqueirão, na tarde desse sábado (29). O resultado não alterou a classificação do time potiguar na tabela da competição, já que com 48 pontos, não corria mais riscos de rebaixamento e terminou o campeonato em 13º lugar. Os gols do jogo foram marcados por Erick, ambos no segundo tempo. A vitória, somada a derrota do América-RN, livrou a equipe paulista do rebaixamento para a série C.

Já garantido na série B de 2015 com uma rodada de antecedência, o ABC optou por mandar um time reserva para o duelo desse sábado. Apenas o zagueiro Samuel, titular durante quase toda a competição, entrou em campo. Os outros 10 jogadores, eram, ou reservas no campeonato, ou das categorias de base, como o goleiro Willian, o lateral direito Jardel e o meio campo Ítalo, todos do sub-19. “É a oportunidade de ver em campo, alguns jogadores que não jogaram com frequência, como o Renan Silva e também para os jovens irem se acostumando a jogos no profissional”, explicou o técnico abecedista, Roberto Fonseca.

O primeiro tempo entre ABC e Bragantino foi marcado por uma situação inusitada: os torcedores abecedistas foram ao Frasqueirão torcer a favor da equipe paulista, que brigava diretamente contra o América/RN, na luta contra o rebaixamento para a série C do Brasileiro de 2015. A cada passe errado e chute para fora do alvinegro potiguar, aplausos vinham das arquibancadas. E, a cada tentativa de pressionar a equipe de Bragança Paulista, os mesmos torcedores vaiavam os atletas do ABC.

Seminário de avicultura caipira é destaque no segundo dia do Fest Frango


O segundo dia do II Fest Frango, sexta-feira (28), começou com a realização do II Seminário de Avicultura do Trairi, este ano com foco para a avicultura caipira. A Prefeitura de Santa Cruz, promotora do evento, contou com a parceria do escritório regional do Sebrae.

No auditório do Instituto Cônego Monte, durante toda a manhã, foram abordadas questões técnicas e gerenciais, bem como, a disponibilidade de linhas de crédito através das instituições financeiras no município para a avicultura caipira, que vem crescendo a cada ano na região.

O seminário apresentou quatro palestras de temas direcionados à criação de galinha caipira, tais como, “Instalações, Manejo e Sanidade para Galinha Caipira” e “Galinha Caipira é um bom negócio”.

As palestras foram ministradas por técnicos do SEBRAE, IFRN, EMPARN e Guaraves Alimentos. O evento contou um excelente número de pessoas interessadas no assunto.