terça-feira, 3 de março de 2015

DOE/RN desta terça traz nomeações de cargos regionais para o Trairí

Depois de muitas discórdias... provocando desfiliações petistas, enfim, o governador Robinson Faria nomeou a maioria dos cargos regionais do Trairi. As nomeações foram publicadas nesta terça-feira(03), no Diário Oficial do Rio Grande do Norte. 

Confira a lista:
DIREÇÕES
7ª DIRED: Dinamérico Augusto de Medeiros
5ª URSAP: Maria do Socorro Medeiros dos Santos Pereira
EMATER: Maria Surama de Medeiros Lima
ULSAV: Nilson Bezerra de Lima Filho
DRAE: Cássia Marone de Medeiros
CASA DE CULTURA POPULAR: Marcos Antônio da Silva

CARGOS SECUNDÁRIOS:
COORDENADOR TÉCNICO 5ª URSAP: Rita de Cássia Muniz Cunha
DIRETORA DE RH DA 5ª URSAP: Marli Alessandra Silva de Oliveira
DIRETORA ADMINISTRATIVA DA 5ª URSAP: Edilene Ferreira de Oliveira Dério

As nomeações ainda não foram concluídas. Toda a estrutura de cargos existentes na Central do Cidadão, por enquanto, permanece, incluindo os cargos de gestão da Central, diretor regional do DETRAN e de outros órgãos existentes na entidade.

* De acordo com informações recebidas pelo blog, todos os indicados são da "cota" do ex-prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha. Péricles é presidente do PSD de Santa Cruz(partido do governador) e ajudou eleger Fábio Faria(filho do governador).


Ou seja, Para o PT de Santa Cruz restou as lembranças da campanha. Sobre os cargos, eles não conseguiram nenhum. Imaginamos que, provavelmente, eles ainda estão discutindo/brigando... e esqueceram de enviar seus indicados. Fica pra próxima...



Via: Blog do Erivan Justino

segunda-feira, 2 de março de 2015

Em ato reservado, Dilma sanciona Lei dos Caminhoneiros sem veto


Em ato reservado no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2) sem veto a Lei dos Caminhoneiros. O texto foi aprovado pela Câmara em 11 de fevereiro e estabelece regras para o exercício da profissão de motorista. O ato faz parte de acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.
A nova lei garante, entre outros pontos:
- Isenção de pagamento de pedágio para cada eixo suspenso de caminhões vazios
- Perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos
- Ampliação de pontos de parada para descanso e repouso
- Aumento da tolerância máxima na pesagem dos veículos
- Que o caminhoneiro não seja responsável por prejuízos patrimoniais se uma ação for de terceiros.
Em nota divulgada na manhã desta segunda, a Secretaria-Geral informou que a sanção foi motivada pela “liberação de quase todas as rodovias federais brasileiras e a diminuição das manifestações de caminhoneiros”.
Conforme a nota, o governo tomará as medidas necessárias junto ao Congresso Nacional para permitir a prorrogação por 12 meses das parcelas de financiamentos de caminhões adquiridos por programas federais.

TRT-RN: 1º leilão de 2015 arrecada mais de R$ 2,3 milhões


O primeiro leilão de bens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal, Mossoró, Goianinha e Currais Novos, realizado nesta segunda-feira (2), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), arrecadou R$ 2.361.685,25.
Dos 67 lotes leiloados, 39 foram arrematados, entre apartamentos, casas, prédios comerciais e terrenos, veículos e equipamentos, que renderam |R$ 1.866.531,66.
Outros 13 lotes foram retirados do leilão antes do pregão, por meio de acordo, que renderam R$ 469.578,14 ou de pagamento da dívida, que movimentaram R$ 527 mil. O primeiro leilão de 2015, que foi presidido pelo juiz do trabalho Cacio Oliveira Manoel, ainda arrecadou R$ 1.343.191,50 aos cofres da Previdência Social.

“Quero tirar todo o bumbum, não aguento mais sofrer”, diz Andressa Urach

Andressa Urach continua internada no Hospital Alvorada, em São Paulo.
A apresentadora passou por uma cirurgia, no final da tarde de domingo (1º), para drenar uma inflamação no glúteo e na coxa esquerda.
Ainda sonolenta por causa dos remédios, Andressa conversou e confirmou seu desejo de tirar todo o hidrogel do bumbum.
“Na verdade, eu tenho hidrogel e PMMA no bumbum. Eu queria tirar tudo, mas os médicos não deixam, não sai tudo de uma vez. Por mim, arrancaria tudo, eu não aguento mais sofrer. Mas não pode mexer onde não está inflamado.”
Segundo a apresentadora, seu estado geral é bom, mas segue com bastante sedação para aliviar a dor. Sobre a previsão de alta, Andressa acredita que ainda tenha pelo menos uma semana de internação pela frente.
“Acho que vou ficar aqui uns sete dias ainda.”
Na manhã desta segunda-feira (2), a assessoria de imprensa do hospital enviou boletim médico afirmando que o quadro de saúde de Urach segue estável.

Previdência: centrais sindicais protestam contra novas regras

Manifestações contra Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que entraram em vigor hoje (2), também ocorreram em cidades da Região Norte.

Centrais sindicais protestaram hoje no centro de São Paulo e em outras capitais do país. Os textos das MPs mudam novas regras para acesso a benefícios previdenciários como abono salarial, seguro-desemprego e auxílio-doença.

Fátima: “Robinson está cumprindo com o que prometeu em praça pública”


A senadora Fátima Bezerra (PT) afirmou na manhã de hoje, durante entrevista à Rádio Cidade (94 FM), que o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) tem dado demonstrações concretas de coerência política ao cumprir, passo a passo, com o que prometeu à população do Estado em praça pública durante a campanha eleitoral passada. A petista avaliou como positivos os dois primeiros meses de mandato do novo governador do Estado.
“A minha avaliação é positiva. Acho que o governador, no exercício da função, tem dado demonstrações de muita coerência. Ele hoje está fazendo exatamente aquilo que prometeu em praça pública e eu estava ao lado dele”, afirmou a senadora.

Restrições a novos partidos não deve prejudicar Rede, diz coordenador

O coordenador-geral da Rede Sustentabilidade Bazileu Margarido afirmou nesta semana que não acredita que a eventual aprovação da lei que restringe a criação de novos partidos possa prejudicar a fundação da agremiação da ex-senadora Marina Silva.
Segundo Margarido, os registros de apoio coletados pelo grupo já estão sendo levados aos cartórios e, até que a lei seja sancionada, o pedido de criação da Rede já terá sido protocolado na Justiça.

Projeto de fabricação de sabão ecológico com óleo de cozinha reciclado gera emprego e renda no RN

A reciclagem do óleo de cozinha e sua transformação em sabão ecológico está gerando emprego e renda para 90 mulheres de seis comunidades carentes de Natal, graças ao projeto Sabão Ecológico das Comunidades, apoiado pela Petrobras desde 2013. Além disso, o projeto que integra o Programa Petrobras Socioambiental contribui para a melhoria da qualidade de vida em sua área de abrangência, já que o descarte do óleo no meio ambiente prejudica solos, lençóis freáticos e estações de tratamento de esgoto.
Segundo Cláudia Regina Maciel, uma das coordenadoras do projeto, a produção gerada é de cerca de 2.800 pacotes de sabão por mês, com cinco barras cada um, sendo o preço de venda mínimo estabelecido em R$ 4, dos quais R$ 3 cabem a cada fabricante e vendedora. O restante é revertido para a compra de material, de modo que o projeto se torne autossustentável. O dinheiro obtido complementa a renda das fabricantes e vendedoras de sabão, havendo um controle sobre a produção e a venda de cada uma, para que a divisão dos recursos obtidos seja justa. O produto tem sido bem aceito no mercado.

STTU alerta prazo de atualização de cadastros para identidade estudantil 2015

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou o processo de atualização dos cadastros de identidade estudantil em Natal. De acordo com a secretaria, há atualmente, 150 mil cadastros ativos, porém parte deles está irregular.
Segundo o secretário adjunto de Transportes, Clodoaldo Trindade, isso acontece porque o estudante sai da instituição de ensino sem dar baixa no sistema. “Não temos uma estimativa de quantos ex-estudantes ainda estão no sistema por esse motivo”, informou Clodoaldo.
Ainda de acordo com o secretário adjunto de Transportes, as escolas têm até o dia 31 de março, data em que se encerra a validade da carteira estudantil 2014, para enviar os nomes de todos os alunos.
Para a renovação da carteira, basta que o estudante esteja com o nome regular no sistema. O aluno pode verificar sua situação no site www.portaldoestudantenatal.com.br. A carteira estudantil 2015 dá direito a meia entrada em cinemas, eventos e shows, além de garantir o benefício da meia passagem no transporte público da capital e intermunicipal.
Na semana passada, técnicos da Prefeitura, ligados a STTU, se reuniram com diretores e representantes das escolas das redes pública e particular de ensino do município, para tratar da apresentação das diretrizes e procedimentos referentes ao Sistema de Identidade Estudantil Eletrônica em 2015, além dos protocolos referentes ao cadastro e a documentação específica das unidades de ensino para efetuar o procedimento do seu alunado no respectivo programa.
Clodoaldo Trindade solicitou que as escolas informem o responsável pela gestão do Sistema periodicamente, visando inibir os falsos estudantes. A única forma de controlar é com a participação efetiva das escolas e o manuseio correto do Sistema, atualização de dados em caso de evasão escolar, transferência de estudante e até a mudança do funcionário gestor do Sistema. “Só a escola pode dizer quem está estudando realmente”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) orienta aos gestores das escolas municipais que realizem a atualização cadastral junto às secretarias, tanto para o Sistema da carteira estudantil, quanto aos dados dos alunos que tem direito ao Passe Livre e números das matrículas de 2015.

Justiça Federal nega liminar contra novas regras do Fies

A Justiça Federal recusou um pedido de liminar para revogar as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que limitam o acesso de estudantes ao programa de crédito universitário. A ação foi movida pelo Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe).

A norma, de dezembro, prevê que somente estudantes com notas superiores a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem solicitar financiamento. O aluno também não pode ter zerado a redação do exame.
O sindicato argumenta que as novas regras prejudicam o processo de expansão do Fies. A Advocacia Geral da União (AGU) afirma que o acesso ao ensino superior, diferentemente do ensino básico, é condicional ao desempenho de aprendizagem do aluno, de acordo com a Constituição. Também disse que cabe ao Ministério da Educação editar regras sobre o programa.
Segundo a AGU, o juiz da 21ª Vara Federal de Pernambuco indeferiu o pedido de liminar do Siespe. O magistrado ainda deu prazo de 20 dias para que a União se manifeste sobre a queixa do sindicato, de quebra da isonomia entre as faculdades com as novas regras. Representantes do sindicato ainda não foram encontrados pela reportagem para comentar a decisão.
Desde o fim do ano passado, faculdades particulares e o MEC travaram uma batalha sobre as mudanças nas regras do Fies. Outros sindicatos e entidades também ingressaram com reclamações contra a pasta na Justiça nas últimas semanas. Com a portaria de dezembro, a pasta ainda alterou a fórmula de repasses às instituições, de 12 para oito parcelas. Essa mudança também é motivo de queixa do setor privado.

Contrato de Xuxa na Record é de três anos

O acordo que Xuxa assinará na quinta-feira (5) com a Record tem três anos de prazo e prevê sua presença na emissora até março de 2018. A direção da casa e a loira continuam conversando sobre horário, mas, até aqui, a faixa vespertina é a mais cotada para o talk show em planejamento.

O interesse demonstrado pela apresentadora na busca de um formato tem surpreendido a direção da Record. Nesse domingo (1), o Viva encerrou a presença de Xuxa em sua grade, mas hoje ela ainda dá o ar da graça em um canal Globosat, como convidada de estreia da nova temporada do Superbonita, no GNT, sob o comando de Ivete Sangalo.

Sine/RN oferece 59 vagas de emprego para Natal, Mossoró e Currais Novos

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-RN) oferece 59 vagas de emprego para Natal e região metropolitana, Mossoró, Currais Novos e cidades da região nesta segunda-feira (2).

Em Natal e região metropolitana são ofertadas 31 vagas permanentes e outras três temporárias. Há oportunidades de trabalho para cozinheiro, auxiliar de limpeza, vendedor de serviços, técnico de refrigeração, além de outras opções.

Mossoró e região oferecem 18 vagas de emprego, com oportunidade em cargos como vendedor pracista, servente de pedreiro, marceneneiro, mecânico de automóvel, caixa, gerente comercial e babá.

Já em Currais Novos e região, são sete vagas de trabalho para os cargos de eletricista de instalações de prédios (1), marceneiro (2) e pedreiro (4).

Para concorrer, os interessados precisam se cadastrar no Portal MTE Mais Emprego no site maisemprego.mte.gov.br e disputar as vagas. No site do sine.rn.gov.br existe um passo a passo explicando como se cadastrar e concorrer às vagas.

Confira as vagas ofertadas pelo Sine nesta segunda-feira:

Natal e Grande Natal:
VAGAS PERMANENTES
AUXILIAR DE LIMPEZA 6
AUXILIAR FINANCEIRO 2
CAMAREIRA DE HOTEL 3
COZINHEIRO GERAL 2
ESTOFADOR DE MÓVEIS 3
INSTALADOR HIDRÁULICO 1
JARDINEIRO 4
OPERADOR DE VENDAS (LOJAS) 1
PINTOR DE METAIS A PISTOLA 1
PROFESSOR DE ENSINO PRÉ-ESCOLAR 1
TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO) 2
VENDEDOR DE SERVIÇOS 5

VAGAS TEMPORÁRIAS
CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA 1
OPERADOR DE CAIXA 2

Mossoró e região:
BABÁ 1
CAIXA NO COMÉRCIO 1
GERENTE COMERCIAL 1
LAVADOR DE ROUPAS 1
MARCENEIRO 1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 1
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO E ELETRICISTA 1
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE CLIMATIZAÇÃO E
REFRIGERAÇÃO 1
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES 2
PADEIRO 1
PASSADOR DE ROUPAS 1
PROJETISTA DE MÓVEIS 1
SERVENTE (CONSTRUÇÃO CIVIL) 2
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 1
VENDEDOR PRACISTA 1

Currais Novos e região:
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE PRÉDIOS 1
MARCENEIRO 2
PEDREIRO 4

Previsão de chuvas durante toda semana no RN


A semana deverá ser de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. De acordo com o site ClimaTempo, Entre hoje (2) e a sexta-feira, ocorrerão precipitações diariamente, variando a intensidade de acordo com cada zona do estado.

Para Natal e região, a previsão de uma segunda-feira com chuvas durante todo o dia. Na terça e quarta-feira há previsão de chuvas entre a tarde e a noite, com as precipitações continuando durante todo o dia na quinta e sexta-feira. A temperatura vai variar entre 24ºC e 32ºC.

No Seridó, a intensidade de chuvas será menor. Há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas as chances de precipitações mais intensas estão entre quinta e sexta-feira, com temperaturas variando entre 22ºC e 37ºC.

Na região Oeste, Mossoró terá uma segunda-feira chuvosa, assim como a sexta-feira. Durante terça, quarta e quinta-feira, estão previstas pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura vai variar entre 23ºC e 37ºC. No alto Oeste, o clima será semelhante, também com chuvas na segunda e sexta-feira. Temperatura vai variar entre 22ºC e 34ºC.

Vigilantes param atividades e agências bancárias ficam sem funcionar no RN


Como prometido depois que todas as tentativas de negociação não terem um final feliz, os vigilantes do Rio Grande do Norte entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (2). A decisão causou um verdadeiro “caos”, já que boa parte das agências bancárias não funcionou exatamente pela falta de segurança.
Uma das piores situações aconteceu no Banco do Brasil que fica localizado na avenida Rio Branco, na Cidade Alta. A agência, que é uma das mais movimentadas em dias normais, estava lotada e boa parte das pessoas não estava nem um pouco contente com a paralisação, principalmente por terem sido pegas de surpresa. “Eu tinha um cheque para descontar desde a última sexta-feira, mas deixei para descontar nessa segunda. Aí venho aqui e tem uma situação dessas. Um absurdo. Uma tremenda falta de respeito com a população. Estava contando com o meu dinheiro para pagar minhas contas e agora não sei o que irei fazer”, relatou Sérgio Fonseca, que trabalha como corretor de imóveis.
Já a senhora Maria Paula, disse que estava precisando sacar um dinheiro, mas as enormes filas e a falta de dinheiro em alguns caixas a fizeram mudar de ideia. “Agora vou tentar encontrar outra solução. Com a agência fechada as pessoas estão procurando os caixas eletrônicos para tentar resolver tudo, o que acaba gerando um outro problema. Os caixas estão ficando sem dinheiro. É uma situação bem revoltante mesmo. Sabemos que os vigilantes têm direito de fazer a greve, mas não entendo o motivo pelo qual os bancos não estão funcionando”.

Santa Cruz demite técnico Higor César; Wassil é cotado para assumir

O Santa Cruz demitiu ainda na noite domingo (1º) o técnico Higor César, que havia chegado ao clube no final de 2014. O treinador não resistiu à derrota por 2 a 1 para o Alecrim, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Potiguar. E o novo comandante do time do Inharé já estaria engatilhado: Wassil Mendes deve fechar com a equipe do interior.

Sob o comando de Higor, o Santa Cruz fez seis jogos no Estadual, perdendo três jogos e vencendo outros três. A equipe é a sexta colocada na tabela de classificação do campeonato, com 9 pontos, distante apenas três de Alecrim e ABC, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

O Santa Cruz agora volta a campo no próximo domingo (8), quando recebe o ABC, no Estádio Iberezão, a partir das 17h..

Grave acidente próximo a Currais Novos matou quatro pessoas


Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Federal, foi registrado um grave acidente hoje (02), por volta das 12h30, no quilometro 168 da BR-226. O local fica nas imediações do Povoado Cruz, em Currais Novos.
A PRF ainda não divulgou informações oficiais, apenas que a colisão entre um veículo Chevrolet Classic branco, de placas NOB-6584, e pick-up Fiat Strada branca, de placas MZL-6743, resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras três presas às ferragens.

domingo, 1 de março de 2015

FPM: repasses caem 8,6% no mês de fevereiro

Foi creditado nas contas das prefeituras brasileiras, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3.º decêndio do mês de fevereiro de 2015, que será de R$ 1.698.466.470,72. Este valor é referente ao total descontando a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundeb, o montante é de R$ 2.123.083.088,40.
Em comparação com o terceiro decêndio de fevereiro de 2014, este teve um crescimento expressivo de 14,1%, isso em termos brutos e nominais, sem considerar a inflação. O acumulado dos decêndios de fevereiro soma R$ 8,301 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 9,083 bilhões, porém, em termos reais, teve uma queda de 8,6%.
Em 2014 o FPM soma R$ 16,433 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 17,648 bilhões. Em termos reais, houve uma queda de 6,9%. De acordo com a Receita Federal para o mês de março espera-se uma redução de 32% em relação a fevereiro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que tenham prudência na execução de suas despesas já que esse mês de março o repasse será menor.

‘O maior problema do governo está nas finanças’


O vice-governador Fábio Dantas analisa que o principal problema hoje do Estado é a situação financeira. Afinal, das finanças depende a implementação e ampliação de serviços e a própria execução dos planos do novo governo. Para ele, é a falta de recursos que leva a escolhas. “O resgate de toda valorização, dos serviços públicos, tudo isso passa pelos recursos. Então quando não se tem recursos, a escassez faz você ter que fazer escolhas. Elas é que dão a dinâmica maior do serviço público”, analisa. E em se tratando de finanças uma preocupação do vice-governador é com a previdência. Segundo ele, a criação da previdência complementar é algo urgente. Fábio Dantas disse que a discussão passará por todos os setores da sociedade. 

Já sobre política, o vice-governador ainda aponta José Dias como o melhor nome para ser o líder da bancada do Governo. No entanto, essa é uma situação praticamente descartada já que o deputado rompeu com o Executivo.

Questionado sobre o trabalho de vice, Fábio Dantas é direto: “Todas as vezes que o governador me demanda eu o ajudo nas suas missões. Sempre preservando a imagem maior, que é a do governador”, diz ele, que tem o plano de fazer da Vice-governadoria um local de debates dos grandes problemas do Estado

'Minha Casa, Minha Vida' paralisa projeto para baixa renda


Vitrine do governo do PT, o programa Minha Casa Minha Vida ficou praticamente sem contratar novas moradias destinadas à população de baixa renda, onde se concentra o déficit habitacional do País nos dois primeiros meses de 2015. Apesar da promessa oficial de contratar 350 mil novas habitações até junho, nas três faixas de renda do programa, houve paralisação na contratação da faixa 1, para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil. A causa é a frustração de recursos - para esse público, o governo subsidia até 95% do valor do imóvel. 

Em janeiro, foram contratadas 1.561 unidades para a população enquadrada na faixa 1 do programa, segundo dados obtidos pelo Estado. Quando o programa rodava a pleno vapor, a média de contratação de moradias dessa faixa superava 30 mil unidades por mês. Nas faixas 2 e 3 foram contratadas, respectivamente, 31.866 e 4.868 moradias. 

Houve queda de 17% nos desembolsos do programa em janeiro na comparação com o primeiro mês de 2014, informou o Tesouro Nacional. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, afirmou que em fevereiro esse quadro não se alterou. 

FreioDesde o ano passado, diante do cenário de restrição fiscal e com folga para bater a meta da segunda etapa, o governo colocou o pé no freio nas contratações. Em 2014, o total de contratações nas três faixas ficou em cerca de 500 mil unidades habitacionais, praticamente a metade do que foi contratado em 2013 (930 mil). 

"Estamos equacionando os fluxos financeiros para dar prosseguimento à transição do programa e fazermos lançamento da terceira fase. Por isso ainda não iniciamos as contratações dessa fase", afirmou a secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães. 

Beto Rosado declara apoio à reeleição do prefeito de Mossoró

O deputado federal Beto Rosado (PP), estreante na política, disse ontem, em entrevista a 96 FM, que poderá apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD). No entanto, provocado sobre a possibilidade, ele não descartou ser uma alternativa ao pleito, embora tenha dito não ser esta a sua prioridade.
Beto explicou que no último pleito esteve ao lado do prefeito Francisco José trabalhando pela eleição do governador Robinson Faria (PSD) e da senadora Fátima Bezerra (PT). Isso, na sua avaliação, naturalmente fortalece o laço em favor do apoio ao atual prefeito.
Entretanto, como sobrinho da ex-governadora Rosalba Ciarlini, Beto Rosado poderá ser convocado pela tia para disputar a Prefeitura pelo grupo da governadora, caso ela própria não consiga viabilizar a candidatura dela, em função de inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral.
“Eu e o prefeito estivemos no mesmo palanque em 2014, defendendo as candidaturas de Fátima e Robinson. O meu apoio à sua reeleição seria natural, portanto poderemos estar juntos em 2016. Isso também depende do desejo dele. Sou parceiro da administração e estou aqui para ajudá-lo, até pelo bem da cidade”, declarou Beto, durante a entrevista a 96 FM.
Reiterando sempre que sua prioridade é o mandato de deputado federal, “herdado” do pai, ex-deputado federal Betinho Rosado, Beto diz que muito dificilmente disputaria o pleito municipal. No entanto, como a política é uma atividade dinâmica, ele não deixa a porta totalmente fechada.
“Não vou descartar porque em política tudo pode acontecer. Mas não é meu desejo participar dessa disputa. Estou focado no mandato de deputado federal e quero representar bem o meu estado. A minha intenção é essa, retribuir a confiança que recebi na Câmara dos Deputados”, declarou Beto Rosado na entrevista de ontem.

STJ inocenta Henrique e Garibaldi em processo

O Superior Tribunal de Justiça emitiu certidão do trânsito em julgado sobre o Recurso Especial número 1413013, que inocentou o senador Garibaldi Alves Filho e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. Ou seja, é o final do processo no Judiciário e com a absolvição dos acusados. O processo era referente ao suposto uso da Secretaria de Governo para promover uma candidatura, que nem mesmo chegou a ser lançada.

“Um processo absurdo, sem nenhuma fundamentação legal, que foi preciso depois de tanto tempo e irresponsáveis explorações políticas, ser arquivado por unanimidade pelo STJ”, destacou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.


Ele lamentou que a reparação chega tardia. “Reparação tardia, mas que chega pela consciência jurídica do país. Fico feliz pela justa reparação que sempre confiei”, comentou. Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça o processo é encerrado, já que essa Corte era a última instância a apreciar o recurso do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte. 

No STJ o processo teve como relator o ministro Mauro Capbell Marques e o trânsito em julgado é datado de 24 de fevereiro deste ano. Inclusive, a Segunda Turma, da Secretaria dos Órgãos Julgadores do Superior Tribunal de Justiça emitiu o certificado atestando o trânsito em julgado. Ou seja, o processo é arquivado com a absolvição dos dois acusados.

A decisão do STJ confirma o entendimento, a unanimidade, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O processo no qual o senador e o ex-presidente da Câmara dos Deputados figuravam como acusados ganhou destaque na recente campanha eleitoral, do ano passado, onde o então candidato ao Governo Robinson Faria tentava usar o fato do processo, embora com decisões favoráveis aos dois líderes do PMDB, ainda não havia transitado em julgado. Fato que agora se confirma. 

Estado do Rio Grande do Norte possui a maior matriz eólica do país


A Agência Nacional de Energia Elétrica, (Aneel), liberou no mês de fevereiro, a operação comercial de mais quatro usinas eólicas no Rio Grande do Norte. Ao todo, os quatro empreendimentos têm capacidade para geração de 94 MW. A notícia positiva é só mais uma entre os avanços, que o setor tem alcançado nos últimos anos. Pode-se dizer que o Rio Grande do Norte começou o ano de 2015 comemorando, o estado possui hoje a maior matriz eólica estadual do Brasil e também a maior capacidade instalada.
Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos, (Arsep), responsável pela fiscalização dos parques eólicos no estado, o RN hoje é autossuficiente na produção de energia limpa, conta com 70 parques eólicos em operação, 31 em construção e 67 já com autorização para serem iniciados. Em 2015 a agência reguladora vai realizar 37 fiscalizações. As fiscalizações são divididas em dois tipos, Operações Rotineiras, executadas em parques, que já estão em funcionando e Expansão de Oferta, realizadas em parques, em fase de construção. A função da Arsep é assegurar que as obras sejam feitas dentro dos prazos e que obedeçam as normas técnicas de execução e funcionamento.
Para a Diretora-Presidente da Arsep, a engenheira Kátia Pinto, a fiscalização é fundamental para que o Estado continue avançando de forma eficiente na produção de energia limpa. “Ficamos honrados por nosso estado ser auto suficiente na geração de energia, principalmente num momento como esse de crise energética. O papel da agência é importante, porque controla a produção e a execução desses parques, verificando se o cronograma contratado com a Aneel durante o leilão está sendo cumprido e se a produção de energia limpa está acontecendo de forma correta para, que a população seja beneficiada. É importante que o governo federal se preocupe com os leilões, mas também com as linhas de transmissão que levam a energia produzida aqui, para todo o Brasil” comentou a gestora.

Royalties em queda no Rio Grande do Norte

Uma das grandes fontes de renda de alguns municípios potiguares, os repasses de royalties pela exploração de óleo e gás natural estão em queda. Em janeiro deste ano, o Rio Grande do Norte recebeu R$ 17,68 milhões. O valor é 25,4%abaixo do mesmo período de 2014. E os municípios receberam 10% a menos:R$ 19,72 milhões.

Petrobras demitiu 4 mil petroleiros e vendeu ativos na Bacia Potiguar

Considerada uma das maiores cadeias econômicas do Rio Grande do Norte, a produção de petróleo hoje segue movimento descendente. O estado fechou 2014 com leve queda de 0,2% na produção diária em relação ao ano anterior. Nos últimos quatro anos, o rendimento não chega a 60 mil barris de petróleo por dia. A redução acumulada também causa a perda de competitividade junto à maior exploradora do país. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do RN, a redução de investimentos da Petrobrás já levou a demissão de quatro mil petroleiros. No ano passado, a estatal também deu entrada na venda de participação de duas reservas em águas profundas recém-descobertas  na Bacia Potiguar.

Nos últimos anos, a Petrobrás voltou os olhos para a exploração da camada pré-sal em detrimento de investimentos nos chamados campos maduros, concentrados no Nordeste. Estes campos possuem uma produção menor e ainda exigem investimentos contínuos em  recuperação, com injeção de gás e adensamento de malha para estabilizar a produtividade. Em 2013, a estatal chegou a apresentar um plano de investimento de R$ 1,8 bilhão nos 82 campos do RN até 2018.

Entretanto, o escândalo da Operação Lava Jato, que envolveu o superfaturamento de obras da estatal pelo Brasil, pode barrar ou atrasar a chegada de investimentos, na avaliação de entidades da cadeia petrolífera potiguar. De acordo com informações colhidas pela reportagem junto às empresas prestadoras de serviço, a média de perfurações nos últimos anos caiu de 800 para 100 por ano.

Aliado de Henrique ocupará cargo importante na assembleia

O ex-deputado estadual Elias Fernandes, pai do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) e maior defensor do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) não ficará desempregado.
Ele deverá ser nomeado brevemente novo secretário legislativo da assembleia legislativa do Rio Grande do Norte.

Universitários têm carro arrombado no estacionamento privado do Hiper Bompreço


Três universitários foram vítimas da ação de um criminoso que agiu de forma audaciosa, na tarde deste sábado, no estacionamento de um supermercado no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Arthur Rodrigues, o irmão e uma amiga foram até ao Hiper Bompreço da Avenida Prudente de Moraes e tiveram o carro arrombado dentro do estacionamento privado do estabelecimento.
Arthur relatou a reportagem que quando se aproximou do veículo e acionou o alarme percebeu que algo de errado tinha acontecido. “Eu não acreditei no que eu vi, a porta estava quebrada e o som o meu carro tinha sido arrancando literalmente do painel. É um verdadeiro absurdo pagarmos para termos segurança em um estacionamento e passarmos por isso”, disse.
As vítimas indignadas foram até a delegacia de plantão da zona Sul, em Candelária para registrar um boletim de ocorrência, todas informaram à polícia que além do transtorno ainda foram questionadas por seguranças do estabelecimento.
Os criminosos não foram localizados, nem identificados. A redação entrou em contato com o supermercado, mas nenhum responsável quis falar sobre o ocorrido.

Clássico América x ABC completa 100 anos de uma rica história em mais de 500 jogos


Quando ABC e América-RN entrarem em campo no próximo domingo, para a sexta rodada do Campeonato Potiguar, uma nova página da história centenária do maior clássico do Rio Grande do Norte estará sendo escrita. Vai ser a 514º vez em que os dois maiores clubes potiguares medirão força, entre jogos amistosos e partidas oficiais, segundo dados do pesquisador norte-rio-grandense, Marcos Trindade.
A primeira vez em que abecedistas e americanos estiveram frente a frente foi há pouco menos de 100 anos. Em 26 de setembro de 1915, no campo da Vila Cincinato, o ABC goleou o América por 4 a 0 e deu início à uma longa história de rivalidade.
De lá para cá, o “Mais Querido do RN” abriu vantagem sobre o maior rival. São 178 vitórias alvinegras contra 175 vitórias rubras. Além destes, 161 jogos terminaram empatados e um resultado é desconhecido.
Com mais vitórias e com mais títulos potiguares. O ABC é o recordista mundial de títulos estaduais: já foram 52 taças levadas para a Frasqueira. O América levantou 34 troféus.
A maior série de títulos em sequência também é abecedista. Entre 1932 e 1941, o ABC foi soberano no estado. Apenas a Segunda Guerra Mundial foi capaz de parar o ímpeto do alvinegro. Com a “invasão” estadunidense em Natal, em 1942, o então Campeonato Natalense, estadual à época, teve que ser interrompido. A guerra destruiu nações e sucumbiu a melhor fase de um time potiguar da história.

Homologação do concurso de Tangará é publicada no Diário da FEMURN

O Diário dos Municípios do Rio Grande do Norte, conhecido como Diário da FEMURN, trouxe a publicação do Decreto 001/2015, de 25 de Fevereiro de 2015, que homologa o resultado final do Concurso Público de Tangará, realizado no mês de Novembro de 2014, pela COMPERVE.

A Prefeitura Municipal de Tangará deverá iniciar a convocação dos concursados em breve, após análise das necessidades da administração, principalmente na área da saúde e educação.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mercado público de São José do Campestre se encontra em ruínas


A situação da estrutura do mercado público de São José do Campestre é caótica, o mercado público é considerado um dos patrimônios histórico cultural da cidade, além de ser um ponto de comércio nos dias de feira livre no município. 

Campestre nunca teve um bom histórico de agentes políticos, fazendo com que esse seja o retrato de várias gestões que passaram pelo poder púbico municipal até os dias de hoje.