quinta-feira, 16 de abril de 2015

Henrique Alves é empossado como ministro do Turismo


O ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves assumiu o Ministério do Turismo na tarde desta quinta-feira (16) em Brasília. Henrique assume o lugar deixado por Vinícius Lage, que ficou pouco mais de um ano no cargo. O anúncio foi feito na noite de ontem, em nota do Palácio do Planalto.

Na posse de Henrique Eduardo Alves como ministro do Turismo, a presidenta Dilma Rousseff destacou os investimentos no setor e falou do desafio do país com as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. "Sua presença no governo reforça nossa capacidade administrativa e nossa ação política na área do Turismo. Henrique chega ao Ministério do Turismo com vários desafios. Com os jogos, estaremos novamente na rota do esporte mundia", disse.


Dilma afirmou que, a 477 dias das Olimpíadas e a 510 dias das Paralimpíadas no Rio de Janeiro, este é um momento extraordinário para ampliar a importância do nosso país como "pátria esportiva", "de todos nós" e como "referência internacional". "Apesar da descrença de alguns, a Copa do Mundo projetou de forma muito positiva a imagem do Brasil no resto do mundo", disse.

Segundo Dilma, a Copa atraiu quase um milhão de estrangeiros para circular no país, dos quais 95% manifestaram intenção de retornar ao Brasil. "Faremos os melhores Jogos Olímpicos e Paraolímpicos dos últimos tempos", afirmou ela, ao destacar que os brasileiros vão ter a oportunidade de presenciar e assistir a um dos maiores eventos do mundo.


"Tenho certeza de que, mais uma vez, vamos saber deixar encantados os que nos visitarem na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro e todos os destinos que podem ser aproveitados a partir do Rio", afirmou. Para ela, o País mostrará que, mais uma vez, está preparado para sediar grandes eventos.

A presidenta ainda afirmou que o setor tem espaço para crescer e que pode impulsionar o crescimento da economia brasileira. "O Brasil tem tudo para ser um dos maiores destinos do mundo e tudo para ser o principal turismo de seu próprio povo. "Eu tenho a absoluta certeza que o ministro Henrique Alves vai ajudar a desenvolver o turismo brasileiro", afirmou Dilma.

A presidente defendeu o estímulo aos brasileiros para viajarem pelo País, destacou que o Brasil está fazendo "ajustes para crescer" e que a indústria pode assumir papel mais relevante na retomada do crescimento.

Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para o concurso “A Mais Bela Voz Estudantil”; prazo vai até 15 de maio

A Prefeitura de Santa Cruz abriu nesta terça-feira (14) as inscrições para o concurso “A Mais Bela Voz Estudantil” que seguem até o dia 15 de maio. O evento fará parte mais uma vez da programação da Festa de Santa Rita 2015 e será realizado no dia 18 de maio.

Novamente, a edição deste ano do concurso terá duas categorias, a primeira com alunos de idade até os 13 anos e a segunda com alunos com idade a partir dos 14 anos. Todas instituições de ensino existentes em Santa Cruz poderão inscrever apenas um candidato por categoria.

Para obter mais informações sobre o concurso, que visa revelar talentos e valorizar a cultura, os interessados deverão se dirigir a Secretaria Municipal de Cultura, que funciona no Teatro Municipal Candinha Bezerra. 

Segurança Pública do estado do Rio Grande do Norte esá cada vez mais caótica, agentes encontram túnel, pistola, celulares e drogas em presídio do RN


Agentes penitenciários encontraram um túnel na manhã desta quinta-feira (16) na Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, localizada na cidade de Caicó, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo Alex Alexandre de Medeiros, diretor da unidade, uma pistola, drogas e facas artesanais foram encontradas após a descoberta do túnel, durante uma revista.
"Nós encontramos o túnel durante uma revista de rotina. O túnel tem, aproximadamente, 5 metros. Percebemos um desnível no chão. Os detentos jogaram a areia na laje do presídio e fizeram uma tampa de cimento para cobrir. Após a descoberta, fizemos uma revista e encontramos essas armas", disse.

O diretor aponta que os presos começaram a cavar o túnel após a onda de rebeliões que atingiu o sistema prisional potiguar em março. "Os presos quebraram as celas, por isso estão soltos. É por esse motivo que também não percebemos o túnel de imediato", afirmou. A penitenciária abriga mais de 500 presos em regime fechado, apesar de a capacidade ser de 367 detentos.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O deputado estadual Tomba Farias e a prefeita Dra.Fernanda Costa, terão livre circulação na Explanada dos Ministérios através do já oficializado Ministro do Turismo Henrique Alves


Globonews confirmou agora que a presidente Dilma Rousseff (PT) já assinou a nomeação do ex-deputado federal e ex-presidente da câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) para ministro do Turismo.
A publicação da nomeação de Alves sairá no Diário Oficial da União desta quinta feira (16), de acordo com a Globonews.
Santa Cruz com certeza ganhará muito com a atuação do Ministro Do Turismo Henrique Alves, que facilitará o livre acesso do deputado Tomba Farias e da prefeita Fernanda Costa na Explanada dos Ministérios, na busca pelo empenho de recursos para continuar o desenvolvimento de Santa Cruz e da região do Trairi.

Robinson Faria é denunciado por ter modificado projeto de aplicação do empréstimo de R$850 milhões


O deputado Kelps Lima reclamou na Assembleia Legislativa que o Governo do Estado prometeu várias obras aos municípios do RN com o dinheiro do empréstimo de R$ 850 milhões e agora, após tudo ter sido acordado, o governador disse nas rádios que não vai mais fazer as obras prometidas.
“Para aprovar o empréstimo de R$ 850 milhões junto ao Banco do Brasil, o Governo negociou com a Assembleia e assinou um plano de ações listando 73 obras que ele, o próprio Governo, disse que ia fazer com o dinheiro. No entanto, nas entrevistas que deu nas rádios de Natal falando dos 100 dias de Governo, na segunda-feira passada, 13 de abril, o governador avisou que, por decisão de Governo, vai utilizar o dinheiro em contrapartidas e pagamentos de indenizações”.
Kelps aproveitou seu pronunciamento para avisar aos prefeitos, aos deputados e à população, que essas obras tão esperadas não vão chegar.
“A não ser que o governador volte atrás, de novo, e diga que vai fazer o que avisou que não vai fazer”.

"A campanha passou e é hora de não ficar olhando mais nos retrovisores". Senadores José Agripino e Garibaldi Filho levam apoio de seus mandatos ao governador Robinson Faria


Na reunião dos governadores do Nordeste com suas bancadas, que acontece agora em Brasília, os senadores José Agripino e Garibaldi Filho estão participando.

Os dois foram cumprimentar o governador Robinson Faria e disponibilizar seus mandatos em prol do Estado.

“Fiz questão de vir cumprimentar o governador Robinson Faria para reafirmar que meu mandato está à disposição dos interesses do Rio Grande do Norte. Disse pessoalmente para ele que pode contar com minha articulação no limite das minhas possibilidades para evitar a perda de arrecadação, para preservar o pacto federativo e fazer tudo que for melhor para o nosso estado”, disse Agripino.


Para os radicais do governo Robinson, não foi nada bom ver essa união...

Informações de Thaisa Galvão

Governo propõe na LDO salário mínimo de R$ 854 em 2016

O salário mínimo no próximo ano será de R$ 854, valor que consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, enviado hoje (15) pelo governo ao Congresso Nacional.
Pela proposta, o salário mínimo terá aumento de 8,37% a partir de 1º de janeiro. O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração da LDO, ainda não explicou como foi calculado o reajuste.

Desde 2011, o salário mínimo é reajustado pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos antes. A fórmula, no entanto, só vale até este ano.
O governo, até hoje, não enviou projeto de lei fixando o cálculo dos reajustes do mínimo de 2016 a 2020. Sem uma nova lei sobre o tema, o salário mínimo passa a ser definido exclusivamente pela LDO e pelo Orçamento Geral da União, mas os valores precisam ser negociados com o Congresso Nacional ano a ano.

No início do ano, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, tinha dito que a política de reajustes para o salário mínimo precisaria ser alterada a partir de 2016 para refletir as condições atuais da economia 

No dia seguinte, no entanto, o ministério emitiu nota oficial e negou que o governo pretendia mudar a regra.  

Agencia Brasil

Vice-presidente confirma nomeção de Henrique Alves para o Turismo


Agora vai. Ou melhor: espera-se que vá. Depois de várias antecipações não confirmadas, parece que agora, realmente, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deverá ser nomeado para o Ministério do Turismo do governo Dilma Rousseff (PT). O anúncio foi confirmado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB), que tem feito a articulação política da gestão federal.
O anúncio é dado como certo pelos jornais Estadão, Folha de São Paulo e Globo.com. Henrique seria oficializado ainda hoje no cargo de ministro do Turismo e, amanhã, seria publicada a nomeação dele no Diário Oficial da União, substituindo Vinicius Lages – que deverá ser “aproveitado” no governo.
A confirmação do vice-presidente da República foi dada na noite desta terça-feira, em entrevista rápida ao jornal Estadão.  Temer foi perguntado por jornalistas sobre quando o nome de Henrique Alves seria indicado para o governo. “Amanhã deve ser nomeado”, respondeu. Indagado se a nomeação seria para o Ministério do Turismo, pasta cogitada recentemente, o vice-presidente respondeu positivamente com a cabeça.
O vice-presidente da República comanda desde a semana passada a articulação política, incorporando as funções da Secretaria de Relações Institucionais como, por exemplo, de relação do governo com o Congresso. Ele também acumula a presidência nacional do PMDB. Nos últimos dias, Temer já vinha sinalizando que o ex-presidente da Câmara assumiria um cargo no governo.

Robinson Faria pede igualdade de direitos para o Nordeste em investimentos federais


Igualdades de direitos, a chamada isonomia. Esse foi o principal pedido do governador do RN, Robinson Faria, do PSD, em reunião da bancada do Nordeste, realizada na manhã de hoje, em Brasília. O chefe do Executivo estadual, que já havia cobrado o fim do contingenciamento do Fundo de Participação do Estado (FPE), cobrou agora a igualdade de investimentos federais no Estado – e na Região.
Além do governador, participaram do evento os deputados federais e senadores da bancada potiguar. As demandas foram encaminhadas para o coordenador geral da Bancada Federal, o deputado federal Júlio César (PSD-PI). “Queremos tratamento isonômico para nossa Região na política nacional. E não bastam apenas transferências em programas oficiais, o que precisamos para a recuperação econômica do Nordeste, por exemplo, é que o BNDES comece a colocar a região como candidata nas parcerias de crédito. A salvação hoje do Nordeste significa investimento em infraestrutura”, sugeriu Robinson Faria durante a reunião.
Segundo o governador, a problemática da seca e a questão da segurança pública também foram tratadas em seu discurso. O Governador do Estado do Rio Grande do Norte lembrou que, com a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco, os estados precisam ter investimentos em obras de barragens e adutoras, caso contrário, a transposição não terá valia.
Sobre o déficit em vagas no sistema prisional, Robinson Faria alertou que é um problema nacional e não poderia deixar de afetar o Rio Grande do Norte (déficit de 4 mil vagas) e outros Estados nordestinos. “Se o Brasil quer vencer a violência e fortalecer a segurança pública, não pode contingenciar as verbas para essa área”, insistiu o Governador.

Tangará receberá curso de capacitação para técnico de futsal em parceria com a SEEL

Nos dias 18 e 19 de abril, o município de Tangará receberá uma importante capacitação para técnicos de futsal de todo o Estado do Rio Grande do Norte. A notícia foi confirmada pelo secretário estadual do Esporte e do Lazer, George Câmara, ao coordenador de Esportes de Tangará, Professor Antônio Bidu. O evento é uma parceria entre Prefeitura Municipal de Tangará e Governo do Estado.

Para realização do curso, a Prefeitura de Tangará irá mobilizar todo corpo técnico para garantir toda a infraestrutura e logística necessária, que foi referenciada pelo Governo Estadual em vários eventos. A Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, SEEL, já tem o município de Tangará como uma grande referência em eventos e capacidade técnica para o esporte na região do Trairi.

A abertura do curso acontecerá às 13:00 horas do dia 18 de abril, na Secretaria de Educação de Tangará, e será ministrado pelo professor Fábio Ferreira. "O objetivo é atrair professores de educação física, universitários e amantes do futsal para a parte técnica. Esse é um momento ímpar para o esporte tangaraense, que vive a melhor fase dos últimos 20 ou 30 anos. Nunca antes em sua história, Tangará vivenciou um destaque regional ou estadual desse nível. Isso é resultado do trabalho do Prefeito Alcimar e sua equipe", destacou professor Antônio Bidu.

As inscrições terão início essa semana com o Professor Antônio Bidu, na secretaria de Esportes de Tangará, através do contato (84) 9937-0413.

Protesto contra a terceirização deixa trânsito lento na Salgado Filho


O protesto dos trabalhadores contra a Lei da Terceirização começou por volta das 15h30, com concentração na avenida Senador Salgado Filho, próximo ao cruzamento com a avenida Amintas Barros, no bairro de Lagoa Nova. Centenas de pessoas participam do ato para garantir os direitos dos trabalhadores.

Os manifestantes caminham em direção ao Midway Mall e o trânsito na região ficou lento por causa do aglomerado de pessoas e dois agentes do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) estão fazendo o controle do tráfego. Fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) também estão no local.


O helicóptero Potiguar 1, da Polícia Militar, está sobrevoando a área para acompanhar o andamento do protesto. Duas viaturas da PM também fazem o policiamento da manifestação.

Com medo de atos de violência, um supermercado colocou lonas na frente das vidraças e fechou a entrada de pedestres localizada na Salgado Filho.


O Dia Nacional de Paralisação acontece hoje em todo o país. Pela manhã, membros da Central Única dos Trabalhadores (CUT) fecharam o quilômetro 78 da rodovia BR-101, na altura do município de Extremoz, na Grande Natal. O trecho foi liberado por volta das 8h.

Funcionários do Departamento Estadual de Trânsito e de algumas agências bancárias também cruzaram os braços hoje. 



Obra do Centro de Nefrologia com hemodiálise será lançada na sexta 24 de abril

O próximo 24 de abril será um dia especial para Santa Cruz, principalmente para quem tem que se deslocar para Natal periodicamente para se submeter ao tratamento de hemodiálise. Nesta data, uma solenidade lançará oficialmente o início das obras de construção de Centro de Nefrologia Santa Rita.

A chegada do Centro à Santa Cruz se deu através de esforços da Prefeitura de Santa Cruz e do Deputado Estadual Tomba Farias (PSB) que, em parceira com uma empresa da iniciativa privada, viabilizaram a vinda de serviços importantíssimos que ajudarão a salvar várias vidas de paciente das regiões Trairi e Potengi.

O Centro será referencia na região e oferecerá serviços especializados para o diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial do rim, cujo tratamento se dá através de hemodiálise (terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda).

A construção do Centro de Nefrologia em Santa Cruz está sendo muito comemorada por vários pacientes, que atualmente precisam se deslocar para Natal, em muitos casos três vezes por semana, para se submeter ao tratamento. Os serviços oferecidos na própria cidade tornarão o tratamento bem menos desgastante.

Solenidade

O lançamento do início das obras acontecerá na manhã do próximo dia 24 de abril (sexta-feira), a partir das 08h30, na Rua São Nicolau S/N, Conjunto Cônego Monte (próximo ao Hospital Regional Aluísio Bezerra). O evento contará com a presença da presidente da Sociedade de Nefrologia do RN, Dr. Marcel Gurgel, da Prefeita Fernanda Costa e do Deputado Tomba Farias, principais entusiastas para vinda do Centro para Santa Cruz.

Ligação de orelhões da Oi serão gratuitas no RN

Os potiguares já podem usar orelhões da empresa Oi - aparelhos de telefone públicos - para realizar chamadas locais para telefones fixos gratuitas. A medida passou a valer a partir desta quarta-feira (15) no Rio Grande do Norte e outros 14 estados do país. É o que confirma a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além do RN, serão contemplados os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. A medida ocorreu após a agência identificar que a Oi não atende os patamares mínimos de disponibilidade de telefones públicos em sua área de atuação. 

Os dados, segundo a Anatel, são da última medição, realizada no dia 31 de março, prazo final definido por um despacho da Superintendência de Controle de Obrigações (SCO). O estudo mostra que a disponibilidade da planta de orelhões no RN é de 57%, quando por lei deveria ser de 90%.

Assim, as chamadas feitas por orelhão devem permanecer gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados, mediante aprovação da Anatel.

Estão previstas novas medições para 30 de agosto de 2015, 29 de fevereiro de 2016 e 30 de agosto de 2016 e a cada seis meses.
 
Os Telefones Públicos nas Unidades da Federação que não alcançarem os patamares mínimos nas medições também contarão com a gratuidade para as seguintes chamadas: Longa Distância Nacional, destinadas telefones fixos, a partir de 1° outubro de 2015; Ligações Locais para telefones móveis (VC1 - ligações feitas para telefones móveis em que os DDDs são iguais, como telefones com o DDD 21, por exemplo), a partir de 1° de abril de 2016 e ligações de Longa Distância Nacional, para telefones móveis (VC2 - ligações feitas para telefones móveis em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm apenas o primeiro dígito igual, como DDDs 61 e 62; e VC3 -  ligações feitas para telefones móveis em que os primeiros dígitos dos DDDs são diferentes, por exemplo, DDDs 31 e 41, 27 e 92) a partir de 1° de outubro de 2016.

Quadrilha abatida em Arêz estava ‘eliminando’ os concorrentes do tráfico


Os quatro homens mortos durante um confronto com policiais civis e militares na noite dessa terça (14), em Arêz, distante 58 quilômetros de Natal, faziam parte de uma quadrilha que tinha como especialidade o tráfico de drogas e que nos últimos meses estava fazendo uma “limpa” na região, matando os concorrentes que poderiam roubar os clientes dela. Eles foram encontrados depois de um trabalho “mal feito”.
De acordo com informações da polícia civil, na segunda-feira (13), o bando tentou matar um homem que poderia atrapalhar a venda de entorpecentes. Entretanto, a vítima conseguiu sobreviver e confirmou que a quadrilha tinha sido responsável pelo atentado. “Depois recebemos a informação de que essa quadrilha estava nesse sítio, em um distrito da cidade de Arêz. Reunimos os homens e fomos fazer a abordagem”, contou Genésio Ferreira, chefe de investigações da delegacia de Arêz.
No momento em que foram abordados, Moisés, Estevam e o líder da quadrilha, Rodrigo do Nascimento Silva, além de um quarto envolvido, estavam comemorando exatamente o atentado, pensando que tinha conseguido matar mais uma pessoa. “Dois deles tinham um mandado de prisão em aberto por outros dois homicídios que tinham acontecido em Arêz. Quando chegamos, eles estavam comemorando esse atentado. Estavam achando que iriam se livrar mais uma vez”, disse Genésio.

Incêndio atinge garagem de empresa de ônibus em Natal


Um incêndio em um ônibus da empresa Riograndense, na Mor Gouveia, Dix-Sept Rosado, espalhou uma nuvem de fumaça nas imediações do local, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN), o incêndio está controlado. O ônibus estava estacionado na garagem da empresa quando o fogo teve início. 

O fogo se espalhou rapidamente pelo teto da Riograndense, até o momento não existem informações sobre o que causou o fogo nem sobre possíveis vítimas. 

Conjunto Cônego Monte será a próxima localidade a receber Mutirão de combate à dengue e chikungunya


Na manhã desta terça feira (14), a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu profissionais da Vigilância Ambiental objetivando avaliar as ações do primeiro Mutirão de combate à dengue e febre chikungunya, realizado na última sexta-feira (10) na Rua Cega Matilde, no Paraíso. O encontro, mediado pela Secretária de Saúde, Myllena Ferreira, definiu também a data da próxima ação de combate ao mosquito causador das duas doenças.

Na oportunidade, a Secretária de Myllena Ferreira, assim como os agentes de endemias do município, ressaltaram o sucesso das ações que tiveram ótima aceitação por parte da população que, durante o mutirão, entendeu a mensagem dos profissionais através de panfletos educativos e abriram as portas de suas residências para realização do trabalho de combate ao mosquito transmissor das doenças.

No encontro, também ficou definido que o Conjunto Cônego Monte será o próximo bairro de Santa Cruz a receber as ações do Mutirão na sexta-feira (17).

A Vigilância Ambiental de Santa Cruz realizou um mapeamento epidemiológico da cidade, apontando os bairros com maior incidência de dengue para assim desenvolver  o trabalho de combate priorizando estas áreas.

Prefeitura de Santa Cruz lança nesta quarta-feira (15) o Portal do Contribuinte; evento acontece no Instituto Cônego Monte

A Prefeitura de Santa Cruz inova e lança nesta quarta-feira (15) o Portal do Contribuinte. A nova ferramenta, administrada por profissionais da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, possibilitará facilidade e comodidade no acesso à vários serviços, dentre eles, a emissão de Nota Fiscal eletrônica, Certidão Negativa, Boleto de IPTU, entre muitos outros.

Uma solenidade que será realizada nesta quarta-feira (15), no Instituto Cônego Monte, a partir das 19h30, irá apresentar o Portal do Contribuinte inicialmente para contadores e representantes de empresas que prestam serviços, que precisarão de mais informações a respeito da funcionalidade da ferramenta. Um representante da empresa que desenvolveu o portal irá prestar todas as informações necessárias para a utilização da ferramenta.

O Portal do Contribuinte poderá ser acessado através de um link que ficará disponível na página oficial da Prefeitura de Santa Cruz na internet: www.santacruz.rn.gov.br

Palestra de abertura do PROERD discute importância da família no combate às drogas



O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) abriu oficialmente seus trabalhos na última sexta-feira (10), com a palestra de abertura, na qual o Governo Municipal de Tangará renovou o seu compromisso com o combate às drogas no município. A coordenação regional do Trairi,  através Cabo Jailson Marques, reiterou a importância de uma união de forças entre governos, instituições e a sociedade como chave para combater a violência e seus efeitos. A palestra foi realizada na Quadra da Escola Elita Barbosa, por volta das 19h30.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto de Educação, Gilvan Lima, dos vereadores Wilson Fonseca e Maria Auxiliadora, da diretora da Escola Elita Barbosa, Dona Francisca, do vice-presidente do Conselho de Cultura, Wallace Maxsuel, do representante do conselho tutelar, Vera Lúcia, do Professor Alex Sandro Bernardo, representando a 7ª DIREC.

O Cabo Jailson destacou e louvou o empenho do Prefeito Alcimar Germano em continuar com o PROERD no município, que este ano deverá contar com a parceria da Assistência Social e várias outras ações para auxiliar no combate às drogas nas novas gerações tangaraenses.

terça-feira, 14 de abril de 2015

A Secretaria de Agricultura de Santa Cruz, tem sido incansável na construção de reservatórios de águas nas comunidades rurais


De forma inteligente e com visibilidade sustentável, a prefeita Dra. Fernanda Costa, por meio da Secretaria de Agricultura do município de Santa Cruz, tem construído inúmeros reservatórios de águas nas comunidades rurais. Represas, barreiros, barragens de médio e pequeno portes, foram construídas e estão sendo construídas, para que com as chuvas que já caíram e que são esperadas até o final do inverno, o pequeno produtor rural possa armazenar em suas propriedades águas que servirão para o enfrentamento do período de estiagem, que muitas vezes pega o homem do campo desprovido de recursos no armazenamento das águas, com isso acarretando na diminuição ou paralisação da produção na agricultura de subsistência, até que o inverno do ano seguinte possa chegar.

Além do mais, essas águas represadas, servirão como fortalecedoras e mantenedoras das águas do subsolo, no espaço geográfico que compõem o município de Santa Cruz. Com esse reforço nas águas do subsolo, os poços que já estão operando no município e os que serão perfurados, não chegarão a secar facilmente.





Servidores da Pediatria do Huol reclamam de falta de insumos e condições precárias


Os servidores do ambulatório e enfermarias de Pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) denunciaram nesta terça-feira (14) que a falta de insumos e de condições de trabalho estão comprometendo a qualidade dos procedimentos oferecidos pela instituição, em Natal. Antes, todos os atendimentos feitos pela ala infantil eram realizados no antigo Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Hosped/UFRN), que foi incorporado pelo Huol após a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, ter assumido a direção geral da instituição no ano passado.
Entre os itens em falta apontados pelos servidores, estão luvas, espátulas, papel-toalha, papel usados para cobrir leitos e até coletores de materiais perfurantes e/ou cortantes, que estão sendo substituídos de forma improvisada por sacolas plásticas de lixo ou ainda garrafões de água mineral ou produtos de limpeza, que são inadequados para esse tipo de resíduos possivelmente contaminados.
Sem se identificarem por temerem alguma forma de represália, os trabalhadores consultados afirmaram que essa situação começou a ocorrer com mais freqüência desde fevereiro passado e que, na última terça-feira (07), eles chegaram a reclamar durante um protesto em frente ao prédio principal do Huol, durante ato da Saúde. Eles também denunciaram que estão sofrendo com o excesso de calor dentro das dependências do ambulatório, porque vários equipamentos como ventiladores e aparelhos de ar condicionados não estão funcionando corretamente.
“Falta material de trabalho e faltam ainda condições para que possamos exercer as nossas atividades de forma digna. Uma das situações que mais nos incomoda hoje é ter que conviver com um calor infernal dentro do prédio e das salas, porque algumas delas não estão climatizadas. A sala de repouso para os servidores que dão plantão também é um forno e é impossível conseguir descansar desse jeito. O mesmo acontece na copa, onde até copo descartável vive em falta”, desabafou uma enfermeira.

Robinson Faria quer unir bancada para evitar paralisação de obras federais no RN

O governador Robinson Faria (PSD) quer unir a bancada de deputados e senadores do Estado para evitar a paralisação de obras federais no Rio Grande do Norte. Segundo informações de posse do governo do Estado, o governo federal está contingenciando quase 100% dos recursos de obras federais no país, afetando obras importantes no RN. Trata-se de uma medida adotada devido à crise econômica. No Estado, obras como a construção da barragem de Oiticica, barragem de Santa Cruz, barragem do Alto Oeste e duplicação da Reta Tabajara, na BR 304, estão ameaçadas de paralisação.
Entrevistado por O Jornal de Hoje, o deputado federal Fábio Faria (PSD) disse que está convocando a bancada federal para ir junto com o governador aos ministérios, numa espécie de mutirão em favor da não paralisação das obras que estão sendo executadas no Estado. “Vamos unidos pedir ao governo federal que não paralise as obras no Estado”, afirmou. À exceção do programa Minha Casa Minha Vida e de obras como a transposição do rio São Francisco e o programa Bolsa Família, praticamente todas as demais obras são afetadas pelo contingenciamento do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
“Não aceitaremos parar as obras no nosso Estado”, acrescentou o deputado Fábio Faria, convocando a bancada para se unir em torno da não paralisação das obras. Fábio ressalta que a bancada do RN sempre foi unida em torno dos projetos do estado e não agora não será diferente. Dos onze representantes do Estado em Brasília, apenas três foram eleitos no palanque de Robinson: além de Fábio, o deputado Beto Rosado (PP) e a senadora Fátima Bezerra (PT). Os demais parlamentares foram eleitos pela oposição a Robinson – os deputados federais Walter Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PROS), Zenaide Maia (PR), Antonio Jácome (PMN) e Rogério Marinho (PSDB), e os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Via Jornal de Hoje

Presidente Dilma escolhe o jurista Luiz Facchin, do Paraná, para ministro do STF

A presidente Dilma Rousseff escolheu o jurista Luiz Facchin, do Paraná, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Fachin sempre foi ligado ao PT e sua indicação é uma tentativa de Dilma se reaproximar dos movimentos sociais.

A indicação do novo ministro do Supremo ainda terá de passar por uma sabatina no Senado. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), apoiava a indicação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Coêlho. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) conversou muito com Renan, nos últimos dias, sobre as "qualidades" de Fachin.

A novela da escolha do 11.º integrante do Supremo durou quase nove meses, desde a saída de Joaquim Barbosa, que presidia a Casa. "Foi o tempo de uma gestação", disse um auxiliar de Dilma.

Durante meses, num processo de idas e vindas, constaram da lista dos favoritos o tributarista Heleno Torres, o jurista Clèmerson Clève, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luís Felipe Salomão, Benedito Gonçalves, Herman Benjamin e Mauro Campbell.

O jurista Luiz Fachin, do Paraná, sempre foi bem visto no Planalto, mas desagravava ao PMDB, partido que comanda o Senado e também a Câmara.

Dilma chegou a ser acusada de "omissão" pela demora na escolha do ministro do Supremo. Ela adiou ao máximo a decisão para esperar um momento de menos turbulência no Senado, por causa da crise política que atravessa o governo.

Trem colide com ônibus lotado de passageiros e deixa feridos em Extremoz


Um grave acidente aconteceu no início da noite desta terça-feira, na BR 101, na cidade de Extremoz. Um trem colidiu com um ônibus lotado de passageiros.
De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar ao 190rn, o trem colidiu com um ônibus que transportava funcionários de uma empresa particular. Ainda de acordo com a PM, no ônibus havia apenas o motorista e um passageiro.
Cinco viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, foram deslocadas para o local para prestar os primeiros atendimentos as vitimas. A causa do acidente ainda não foi divulgada.

Conta de energia vai subir 9,57% a partir de 22 de abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (14), um reajuste ordinário anual médio de 9,57% para a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). Para alta tensão, haverá de um aumento de 14,41%, enquanto para baixa tensão a elevação será de 7,41%. As novas tarifas começam a vigorar no dia 22. As contas de luz do cerca de 1,31 milhão de consumidores da Cosern já haviam ficado em média 2,8% mais caras em 2015, devido à revisão extraordinária aprovada pela Aneel no fim de fevereiro para todo o setor de distribuição.

A Aneel também aprovou um reajuste ordinário anual médio de 13,26% nas tarifas da Energisa Sergipe. Para alta tensão haverá de um aumento de 17,63%, enquanto para baixa tensão a elevação será de 10,81%. As contas de luz dos consumidores da Energisa Sergipe já haviam ficado em média 8% mais caras em 2015, devido à revisão extraordinária aprovada pela Aneel no fim de fevereiro para todo o setor de distribuição O aumento vale a partir do dia 22.


Dono de padaria é assassinado a tiros após reagir assalto na avenida miguel castro


Mais um potiguar foi vítima da violência que parece não ter fim no Rio Grande do Norte. Na manhã desta terça-feira (14), o dono de uma padaria estava chegando para abrir o comércio, que fica na avenida Miguel Castro, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, na zona Oeste de Natal, quando foi surpreendido por um homem armado. A vítima tentou reagir, entrou em luta corporal com o bandido, mas acabou sendo atingida por quatro disparos e morreu no local. O crime revoltou a população.
O latrocínio aconteceu por volta das 5h30. Em um vídeo divulgado pela polícia é possível observar a vítima, Israel Severino Ferreira, de 42 anos, encostada na parede do estabelecimento e um homem de mochila e jaqueta preta está parado em frente ao local. O criminoso resolve abordar Israel, que reage. Os dois se agarram e somem da imagem do circuito de segurança. Segundo a polícia, nesse momento Israel foi atingido por quatro disparos, sendo três na região do tórax e outro na cabeça. O suspeito então foge por um beco estreito, que fica ao lado da panificadora, onde o comparsa o estava esperando em uma moto. Um senhor que também aparece nas imagens é sogro da vítima. Ele presenciou o crime, mas não foi atingido pelos tiros.

Natal tem 60 dias para definir cronograma de concurso para agentes de trânsito


O juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou a intimação do prefeito do Município do Natal e da secretária de Mobilidade Urbana para que apresentem, no prazo de 60 dias, cronograma contendo as medidas que serão implementadas no prazo máximo de oito meses, para o provimento dos cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, por meio de concurso público, e consequente restituição dos servidores oriundos de outros órgão, atualmente com estas atribuições, às suas origens.

Pela decisão judicial, no mesmo prazo, estas autoridades deverão relacionar e indicar no processo os nomes dos servidores que, atualmente, exercem as atribuições dos cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, com especificação do número da matrícula, forma de provimento e órgão de origem.

A decisão decorre do pedido do Ministério Público para o cumprimento da decisão judicial que acolheu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Município de Natal, na data de 31 de março de 2003, através do qual o ente público comprometeu-se em realizar concurso público para provimento do cargo de Agente de Trânsito e Fiscal de Transporte Urbano, restituindo, por conseguinte, os servidores municipais em desvio de função para os respectivos cargos de origem.

Tomba diz que vinda de Eduardo Cunha torna possível sonhar com reforma política


O deputado Tomba Farias (PSB) disse na sessão plenária desta terça feira (14) que a vinda do presidente da Câmara dos Deputados a Natal, no final da semana passada fez com que fosse possível voltar a sonhar com a Reforma Política e o Pacto Federativo.
“Ninguém aguenta mais votar em um candidato, em dia de eleição e de repente que ocupa o lugar do eleito é outro. O eleitor sai de casa, gastando dinheiro do seu bolso para participar do processo eleitoral, vota num deputado que tem, por exemplo 35 mil votos e quando sai o resultado das eleições que ocupa a cadeira é outro candidato menos votado”, afirmou o deputado.
Tomba parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) pela organização do evento que deu condições para que os deputados estaduais, federais, prefeitos e políticos tivessem a oportunidade de discutir temas importantes para os municípios, estados e o país.

Prefeitura inicia cadastramento de artesãos do município de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz realiza no período de 14 a 24 de abril o cadastramento de todos os artesãos do município. O trabalho é realizado pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e objetiva identificar todas as pessoas que trabalham com artesanato para que elas possam ser atendidas pelas ações do Poder Público Municipal.

O cadastramento acontece na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), no horário das 08h às 12h e das 14 às 17 horas.

Atual gestão da Prefeita Fernanda Costa vem desenvolvendo várias ações de fortalecimento do artesanato local, sobretudo, na realização de feiras e na articulação para a participação de artesãos de Santa Cruz em eventos importantes do gênero no Estado.

Em plena situação caótica que se encontra o RN, governo negocia para o Rio Grande do Norte ser tema de samba enredo com investimentos em torno de R$ 8 milhões


O governo do Estado está em negociação para que o Rio Grande do Norte seja tema do desfile da escola de samba carioca Beija-flor de Nilópolis em 2016. A  agremiação apresentou uma pedido de  “patrocínio” de R$ 8 milhões    ao secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.  O titular da pasta recusou o valor e agora tem até dia 30 deste mês para apresentar uma contraproposta. Segundo ele, não será usado dinheiro público. 

Gaspar irá analisar a possibilidade de que o projeto seja financiado por leis de incentivo à cultura. “Vou tentar fazer é viabilizar com o empresariado nas leis de incentivo que a gente tem hoje, de modo que se possa fazer esse evento sem que não saia nenhum recursos do governo do Estado”, explicou o secretário. 

No entanto, a lei estadual de incentivo à cultura Câmara Cascudo (7.799/99) não admite o enquadramento de projetos que sejam realizados fora do território do Rio Grande do Norte (artigo 6º). Vale lembrar que o governo definiu que, neste ano, a lei Câmara Cascudo dará, no máximo, R$ 6 milhões em renúncia fiscal.  “Eu vou estudar tanto a lei Rouanet, federal, a Câmara Cascudo e a Lei Djalma Maranhão. Na lei municipal, só o Ocean Palace (Hotel de propriedade da família do secretário) poderia entrar com R$ 350 mil para esse projeto. Se eu pegasse parte da rede hoteleira, tranquilamente eu conseguiria mais de R$ 1 milhão. A gente tem outras grandes empresas do RN que poderiam entrar nisso também”, disse o secretário.