terça-feira, 5 de maio de 2015

Carro do estudante morto é encontrado próximo à Delegacia de Plantão da zona Sul

O carro do universitário Máximo Augusto Medeiros de Araújo, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (5), no bairro de Candelária. O Fiat Pálio, de cor branca e placas OWC-8357, estava abandonado na rua Princesa Leopoldina.
O veículo, de acordo com a polícia, tinha sido filmado entrando e saindo de um motel, no próprio bairro de Candelária, no dia 1º, data em que Máximo Augusto desapareceu, após sair de uma boate na zona Sul de Natal.
O corpo do universitário foi encontrado no domingo (3), com marcas de violência. Desde então, a polícia vem investigando o crime de homicídios. Após a informação de que o carro da vítima estava abandonado em Candelária, uma equipe da Delegacia de Homicídios foi até o local para confirmar que se tratava mesmo do Pálio de Máximo.
De acordo com o delegado Fábio Rogério, titular da Delegacia de Homicídios, a principal de linha de investigação para a morte de Máximo Augusto é latrocínio (roubo seguido de morte). Agora, com o encontro do veículo, a polícia pode encontrar novos indícios sobre o crime.


Representante do Santa Cruz é eleita Musa do Futebol Potiguar 2015


A estudante Larissa Lima de Moura, representante do Santa Cruz, foi eleita, na noite desta segunda-feira (4), a Musa do Futebol Potiguar da 1ª Divisão de 2015.

Larissa, que tem 18 anos, 1,74m de altura e pesa 65kg, recebeu um prêmio de três mil reais. As musas de ABC e Alecrim, Mariana Moura e Fernanda Medeiros, foram as outras finalistas. 

A ação de marketing, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense De Futebol (FNF), foi coordenada pela 10 Sports e pelo consultor de moda George Azevedo. Esta foi a terceira edição do concurso.

Mais de 4 mil empregos sob risco


O aviso-prévio trabalhado de 4,5 mil funcionários da construção civil deverá ser assinado a partir desta terça-feira, dia 5. As construtoras com empreendimentos contratados  no programa Minha Casa, Minha Vida decidiram esperar até ontem por um novo posicionamento do Ministério das Cidades, no sentido de ampliar de R$ 7 milhões para R$ 14 milhões o valor do repasse  destinado a quitação de parte das dívidas mantidas com o setor - o que não ocorreu até o fechamento desta edição.  Os R$ 7 milhões foram liberados ontem pelo Ministério das Cidades e deverão entrar na conta das empresas hoje.

A parcela é considerada  insuficiente para reverter a ameaça de demissão, uma vez que novas faturas vencem nesta terça-feira, dia 5. “Com as novas medições vencendo amanhã (hoje) o valor da dívida volta ao mesmo patamar de R$ 30 milhões, porque paga-se R$ 7 milhões e entra cerca de R$ 10 milhões, em novas faturas”, afirma Arnaldo Gaspar Júnior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon  RN).

Decreto que regulamenta promoção de praças militares do RN é publicado


Foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE) o decreto que assegura a promoção dos praças militares estaduais. De acordo com o decreto vai beneficiar 1.232 homens - sendo 1.126 policiais militares e 106 bombeiros - já no mês de maio, além de outros 465 em agosto e 173 em dezembro.

No documento, também foi estabelecido em anexo único o calendário que regulamenta as promoções previstas para os dias 21 de abril (com efeito retroativo); 21 de agosto e 25 de dezembro. Segundo o governador Robinson Faria, o decreto não irá ultrapassar o limite prudencial do orçamento. "É um feito inédito esse e foi preciso um estudo aprofundado para conseguirmos o aporte financeiro, sem ultrapassar o limite prudencial e, mesmo assim, alcançarmos um número tão significativo de promoções", declarou ele.

De acordo com Kalina Leite, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), até a próxima semana deverá ser publicada uma portaria baseada neste decreto. O documento trará ainda o quantitativo de profissionais e quais as graduações que serão beneficiadas.

Profissionais da Saúde protestam em frente a hospital em Mossoró

Profissionais da Saúde participaram de um protesto em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, na manhã desta terça-feira (5). Os manifestantes pediam, dentre outras coisas, a conclusão da obra de reforma e ampliação da unidade hospitalar que está parada há mais de um ano.
Os manifestantes levaram um caixão para a frente do hospital com um cartaz que dizia "Nome: cidadão Potiguar. Local da Morte: Corredor do HRTM. Causa da Morte: Falta de leito na UTI.
De acordo com o presidente do Sindsaúde em Mossoró, João Morais, o protesto quer ainda chamar a atenção do governo para problemas como a falta de medicamentos, falta de leitos de UTI, demora no atendimento aos pacientes e falta de profissionais.
"Nós encaminhamos um ofício para a promotira de saúde denunciando a falta de profissionais e medicamentos e as longas esperas no atemdimento. Já tivemos muitos problemas com a estrutura do hospital e queremos mais agilidade do governo em resolver problemas relacionados a saúde pública", disse.

Ezequiel Ferreira é reeleito para presidir Assembleia Legislativa do RN


O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) foi reeleito em sessão especial na manhã desta terça-feira (5), para presidir a Mesa da Assembleia Legislativa no biênio 2017/2018, após obter 21 votos favoráveis de 22 deputados. Na ocasião, foi registrado um voto em branco, e dois parlamentares não compareceram à sessão.

Prefeito de Tangará cobra ações urgentes do Governo do Estado para a segurança


O prefeito de Tangará, Alcimar Germano, e o seu pai, o ex-prefeito Gija, estiveram no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, sede do Governo do Estado, para solicitar ao secretário adjunto da Segurança, Caio César Marques, por melhores estratégias de segurança no município de Tangará.

Com um final de semana marcado por mortes e violência, além de uma insegurança reforçado pelo tráfico de drogas que domina boa parte da cidade, o Prefeito reforçou o clamor da população por mais segurança.

"Nosso pedido foi por mais segurança urgente. A Prefeitura tem feito o que pode, implantamos o PROERD, estamos a cada dia investindo na Educação, melhorando a qualidade de vida da população, mas precisamos que o Governo do Estado melhore as condições da segurança, fortalecendo a Política Militar e Civil do nosso município", explicou o prefeito, que lamentou os últimos fatos ocorridos no município.

Além da visita ao Secretário Adjunto, o Prefeito Alcimar se encontrou com o vice-governador Fábio Dantas, também solicitando pro ações urgentes do governo estadual em Tangará.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chegou nas Lojas Maré Mansa o encarte mais desejado, o panfleto do Dia das Mães.



Tristeza e revolta marcam o sepultamento do universitário Máximo Augusto de Araújo


Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas universitários se reuniram na manhã desta segunda-feira, no cemitério de Nova Descoberta, para as últimas homenagens ao estudante caicoense Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto na manhã de ontem, em uma estrada carroçável no distrito Jacobina, entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Durante a missa de corpo presente foi cantado o hino de Nossa Senhora de Santana, padroeira de Caicó. Não houve velório.


Após as orações, houve uma grande salva de palmas no fechamento da sepultura. A emoção era visível no semblante de todos, alguns diziam ainda não acreditar na tragédia. Afinal, foi nessa mesma data, há 19 anos, que a irmã do estudante morreu em um acidente de carro. Ela faria aniversário nesse dia.


Segundo a corretora de seguros, Jaqueline Araújo, amiga da família, a sociedade natalense precisa fazer urgentemente um manifesto contra a violência, não só pelo assassinato do estudante, mas pela onda crescente de homicídios que vem ocorrendo na capital. “Tem que haver um clamor de todos para combater essa insegurança. Antes, Natal era considerada uma cidade tranquila, com noites agradáveis e diversão garantida. Hoje, você não pode ir a uma boate e restaurante, pois não sabe se volta para casa”, criticou.


Um dos amigos de Máximo, o caicoense Cristiano Marcondes, também se disse preocupado com a violência no RN. Ele lembra que crimes de latrocínio e homicídio aumentaram em todo o RN. “Por ser capital, a situação aqui é pior, mas Mossoró e Caicó não ficam atrás. É morte todo santo dia, principalmente com jovens. Ninguém sabe aonde isso vai parar”.


O estudante do 4º período de administração de empresas foi visto pela última vez na madrugada da sexta-feira passada, quando saía da boate Vogue, em Candelária. De acordo com as informações da irmã de Máximo à polícia, um homem segurando um capacete teria entrado no veículo do jovem (Palio branco de placas OWC-8357). O segurança achou estranho e perguntou ao estudante se estava tudo bem, tendo uma confirmação positiva em seguida.


No mesmo dia, familiares sentiram falta de Máximo, mas não conseguiam a comunicação com ele pelo celular, pois estava desligado. Após procurá-lo nos hospitais e até no ITEP, resolveram prestar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão da zona Sul. Uma campanha nas redes sociais foi iniciada no intuito de localizar o estudante.


O cadáver foi encontrado por um morador da localidade. O jovem apresentava hematomas nas costas, estava nu e com sinais de estrangulamento. Devido ao adiantado estado de decomposição, a confirmação de que se tratava do universitário só foi possível após exame papiloscópico.

Atualmente, o crime está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom) e uma das linhas de investigação poderá ser a de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o veículo da vítima não foi achado.




Agências dos Correios de Rio do Fogo e Sítio Novo são assaltadas


Duas agencias de Correios foram alvo de criminosos durante a manhã desta segunda-feira, 04. A Agência da cidade de Sítio Novo e Rio do Fogo, foram os alvos.

Logo em seguida os criminosos fugiram com destino ignorado. Até o presente momento não se sabe a quantia levada pelos assaltantes.

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza vacina contra a Gripe e define estratégia para o Dia D da campanha


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, já disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a dose da vacinação contra a Gripe. A campanha de imunização da população teve início nesta segunda-feira (04) e vai até o próximo dia 22 de maio.

Além de oferecer a vacina nas UBS’s, a Prefeitura já preparou toda estratégia para o Dia D da campanha que acontecerá no próximo sábado (09). Neste dia, além das seis unidades básicas, profissionais da Saúde também aplicarão as doses da vacina na unidade móvel da Saúde ao lado da Igreja Matriz, na sede da Emater (Conjunto Cônego Monte), na Escola Estadual João Ferreira de Souza (bairro Paraíso) e na comunidade Bonsucesso. O horário de funcionamento de todos os postos de vacinação no Dia D será das 8 às 17 horas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Em Santa Cruz o público apto a receber a vacina é de 9.110 pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar no mínimo 80% de cada grupo prioritário.

A vacina

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Gripe: transmissão e sintomas

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

EMPARN registra boas chuvas em todo o RN


No feriado prolongado, desde a manhã de quinta-feira (30) até a manhã de hoje (4), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 72 postos pluviométricos espalhados por todas as regiões do Estado. Chuvas de grande média e pequena intensidade. As chuvas mais fortes foram registradas na mesorregião Leste, principalmente em São Gonçalo do Amarante (Base Física da EMPARN), com 70,0 milímetros.
Em Canguaretama foram 60,4mm; Natal, 34,8mm; Nísia Floresta, 33,4mm; Extremoz, 32,3mm; Montanhas, 28,6mm e ainda em cidades como Maxaranguape e Pedra Preta. Choveu forte também na região Oeste, com destaque para os municípios de Messias Targino, com 37,0 milímetros (mm); Mossoró (36,0mm); Olho D’água dos Borges (26,0mm); Rafael Godeiro (25,2mm); Upanema (24,5mm) e, ainda em Luís Gomes, Severiano Melo, Umarizal, Baraúna, Felipe Guerra, Lucrécia, Riacho da Cruz e Ipanguaçu.
As precipitações também atingiram outros municípios das regiões Seridó, Central e Agreste, como Jardim De Angicos (36,0mm); Cerro Corá (35,2mm); Cruzeta (Base Física da EMPARN ), 20,8mm; Pedra Preta (19,0mm) e, ainda em Bodó, São Bento do Norte, Pedro Avelino, Lajes, São João do Sabugi, São José do Seridó e Santana do Seridó.
Foram registradas ainda chuvas Monte Alegre, 27,0mm; Monte das Gameleiras, 24,0mm; Passa e Fica, Vera Cruz, Lagoa de Pedras e Lajes Pintadas. A previsão da meteorologia para a faixa litorânea leste e para o agreste nos próximos dias é de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas devido a influência do vento e da umidade

Deputado Tomba Farias e Padre Vicente Neto, prestigiam missa em ação de graça pelo natalício do Presidente da Assembléia Ezequiel Ferreira


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza recebeu homenagem pela data do seu aniversário, ocorrido no domingo (3), numa Missa em Ação de Graças nesta segunda-feira (4). O deputado Galeno Torquato, aniversariante desta segunda-feira (4) também foi homenageado na celebração que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho, do suplente de senador Theodorico Bezerra Neto, deputados Galeno Torquato, Albert Dickson, Carlos Augusto Maia, Cristiane Dantas, George Soares, Getulio Rêgo, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Jacó Jácome, José Adécio, Kelps Lima, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Ricardo Motta e Tomba Farias, funcionários, e familiares do presidente da Assembleia. A Chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha representou o governador Robinson Faria, que cumpre agenda administrativa fora do Estado.

E após o término da missa celebrada pelo Padre Adelson Rodrigues, o deputado Ezequiel Ferreira agradeceu a presença de todos. "Quando a gente deseja parabéns, a gente deseja o bem. E o bem é o que nós queremos retribuir, não só aos funcionários efetivos, mas também aos comissionados. E todos juntos com os deputados poder levar ao povo do Rio Grande do Norte, o bem maior", afirmou.






Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta terça (05) cadastramento de artesãos locais


A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para o cadastramento dos artesãos termina nesta terça-feira (05). O trabalho é realizado pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e objetiva identificar todas as pessoas que trabalham com artesanato e não fazem parte de nenhuma associação para que elas possam ser atendidas pelas ações do Poder Público Municipal.

O cadastramento é gratuito e acontece na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), no horário das 08h às 12h e das 14 às 17 horas. O artesão ao comparecer deve apresentar os documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência.

A atual gestão da Prefeita Fernanda Costa vem desenvolvendo várias ações de fortalecimento do artesanato local, sobretudo, na realização de feiras e na articulação para a participação de artesãos de Santa Cruz em eventos importantes do gênero no Estado.

Polícia investiga se universitário esteve em motel antes de ser encontrado morto

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios (Dehom) já tem imagens que podem ajudar na investigação do crime do estudante de Administração, Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto em um terreno baldio, no distrito de Jacobina, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba.
O vídeo mostra o carro (Palio branco) do universitário trafegando pelas ruas do loteamento San Valle, na zona Sul, próximo a um motel, por volta das 6h30 da última sexta-feira (feriado). Apesar dos ocupantes não serem visualizados, os investigadores já traçam um possível roteiro que a vítima percorreu até o local onde foi achada. A equipe da Dehom é comandada pelo experiente delegado Fábio Rogério.
Máximo havia se divertido na véspera do Dia do Trabalho em uma boate em Ponta Negra. Na madrugada de sexta-feira, resolveu deixar o estabelecimento e ir à boate Vogue, em Candelária, também na zona Sul de Natal. Lá, o jovem teria sido visto pela última vez, por volta das 4h30, saindo com um homem que trazia consigo um capacete na mão.

Diante dessas informações, a polícia agora quer saber se o estudante teria entrado no motel. Para isso, alguns funcionários já estão sendo chamados para prestar esclarecimentos. Até o momento, os pertences da vítima (documentos, celular e carro) não foram encontrados, o que denota roubo seguido de morte (latrocínio).

Ministério da Educação está sem dinheiro para novos contratos do Fies

O Ministério da Educação não tem dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre, disse o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. Ele informou que o ministério não foi notificado da determinação judicial para reabertura do prazo de inscrições e adiantou que recorrerá da decisão.

Luiz Cláudio explicou que “mesmo que [o prazo para inscrições] seja reaberto, será inútil”, porque foram reservados R$ 2,5 bilhões para o Fies; o limite foi atingido e não será possível financiar novos contratos neste semestre.

O Fies registrou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas de ensino superior, segundo balanço do ministério. O prazo para novos contratos foi encerrado no último dia 30 e mais de 500 mil candidatos buscaram o financiamento.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o número superou a expectativa de 250 mil novos contratos. Os cursos mais procurados foram engenharia, com 46.981 contratos, direito (42.717), enfermagem (16.770) e administração (15.796).

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vereador Pedro Dério mais uma vez se perde em seu discurso e demonstra fracasso, despreparo e irresponsabilidade ao levar informações desencontradas para a câmara municipal.

Com a intenção de conquistar votos buscando um caminho mais fácil, porém quase sempre sem eficácia, através da estratégia de denegrir, mentir, desunir, atrapalhar e acima de tudo cometer injustiças, mais uma vez o vereador Pedro Dério sobe na tribuna da casa legislativa para levar informações desencontradas sem pé nem cabeça.

Segundo o blog do Joseilson, segue o trecho citado pelo vereador na última sessão do dia (28):  "simplesmente o gerador parou de funcionar, e quem fez o serviço de iluminação foi uma pessoa que estava com seu veículo e que fez a iluminação do local, infelizmente veio a óbito". disse o vereador.

Mas como entender esse trecho citado pelo vereador? segundo o mesmo, a pessoa que chegou no veículo, iluminou o local e depois morreu. Como assim? Morreu de quê? Só porquê o farol do carro ficou acesso? 


Eu estava lá na hora do ocorrido, realmente o gerador estava quebrado na hora que faltou energia, foi uma falha gravíssima por parte dos responsáveis pela unidade de saúde, mas a pessoa que veio a óbito, não foi pela falta de energia, foi pelo fato do Hospital Regional Aluízio Bezerra não ter conseguido regular o paciente que era de Lajes Pintadas, para o Walfredo Gurgel ou Deoclécio Marques, por falta de leitos na UTI e pontos de oxigênio nas referidas unidades, uma consequência do descaso com a saúde pública do estado por parte do governador Robinson Faria, o qual o vereador em questão apoiou.

Então caros leitores, vejam só que maluquice, que salada, que confusão, que mistura esse vereador fez em seu discurso, não com a intenção de ajudar, porque se fosse intenções boas, o vereador Pedro Dério teria buscado se inteirar da situação e assim poder fazer uma explanação verdadeira, embasada, com propriedade e acima de tudo seriedade, enfatizando não só a crítica, mais buscando dentro das suas competências e atribuições enquanto vereador, assessorar o executivo municipal apontando o caminho da solução do problema. 

Mas o vereador , sem prestar atenção no que diz, porque na maioria das vezes fala o que o "outro" manda, quis  em todo momento usar do sentimento de fragilidade das pessoas na hora da doença, das dificuldades enfrentadas pelo povo em sua totalidade, da situação caótica que vivencia o país não só na saúde, mas em todos os seguimentos, para simplesmente achar que está se beneficiando na conquista de votos e também atingindo um adversário político que o mesmo considera como um inimigo pessoal. 

Isso tudo tem um nome, e se chama politicagem, política sebosa, suja, que não faz crescer, que não acrescenta, que não constrói, que não contribui para o povo, que traz a regressão do desenvolvimento e do progresso. É por isso que devemos parar, analisar, refletir e em seguida, decidir quem é merecedor da sua confiança para lhe representar por 4 anos consecutivos.


Fonte da citação: http://www.santacruzrnonline.com/2015/04/vereador-pedro-derio-fala-de-suas.html

Segundo juiz, penitenciária de Alcaçuz precisa ser derrubada e reconstruída


A penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, segue sendo reformada depois de ser uma das mais afetadas pelas rebeliões no sistema prisional potiguar que aconteceram no mês de março. Entretanto, a maior parte do trabalho apenas deixará a prisão da mesma forma que era antes de ser parcialmente destruída pelos detentos. Para o juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais do RN, em um futuro próximo o Governo terá que tomar uma decisão mais rígida: derrubar e reconstruir o local do zero.
Uma das justificativas utilizadas pelo magistrado é que Alcaçuz foi construída em cima de dunas, o que facilita as fugas de detentos. “É preciso derrubar a unidade e reconstruir tudo. O local onde a unidade fica serve para um presídio, o problema é que não foi feita uma base em cima dessas dunas. Com isso os detentos têm uma facilidade muito grande para conseguirem cavar. É preciso reconstruir os pavilhões com uma base de cimento e metal, assim os detentos não conseguirão cavar túneis com tanta facilidade”, argumentou.
De acordo com Henrique Baltazar, a unidade, construída em 1998, foi baseada em um projeto de conclusão de curso de universidade e não serviria para ser um presídio de segurança máxima. “O projeto de Alcaçuz é todo cheio de falhas, tanto estruturais quanto de segurança. O espaço é muito mal utilizado. O projeto inicial era de uma penitenciária agrícola, jamais poderia ter sido utilizado como base para uma penitenciária de segurança máxima. Na época o Governo não pensou dessa forma e o resultado é esse que estamos vendo agora, uma penitenciária com fugas e vários túneis sendo descobertos quase toda semana”.
O juiz da Vara de Execuções Penais disse que a “nova Alcaçuz” poderia ser inspirada no projeto do Presídio de Ceará-Mirim. “O projeto de Ceará-Mirim é muito bom, tanto estrutural quanto na questão da segurança. É um projeto que traz boas condições para o trabalho dentro da unidade, assim como para a segurança da população da região”.

Em parceria, Prefeitura e Paróquia apresentam programação da Festa de Santa Rita


A Prefeita Fernanda Costa participou na manhã desta quarta-feira (29) do lançamento oficial da Festa de Santa Rita 2015. O evento aconteceu no auditório do Instituto Cônego Monte. Na ocasião, Fernanda confirmou o total empenho da Prefeitura, através de várias secretarias, em contribuir para o sucesso de um dos momentos mais importantes para o município, a festa de sua padroeira.

Estrutura física para os vários momentos, realização de eventos sócio/culturais, acolhimento aos turista, articulação para os serviços de saúde e de segurança são algumas das contribuições da Prefeitura de Santa Cruz.

Tendo como principal parceira a Prefeitura de Santa Cruz, a Paróquia de Santa Rita, na ocasião representada pelo Padre Vicente Fernandes, detalhou toda a programação preparada para festa, com os vários eventos religiosos, sociais e culturais. Como tradicionalmente acontece, a festa vai de 13 a 22 de maio e tem como destaques em sua programação a festa do pavilhão no dia 21 e a procissão no dia 22.

Caminhada, ofício, terço e novena estão presentes na programação. Entre as novidades, destaca-se a realização de uma festa beneficente no dia 16, com atrações que ainda serão confirmadas, e a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN.

O tema da Festa de Santa Rita 2015 será: "Santa Rita e a Eucaristia, perfeita comunhão de amor".


Doze unidades de saúde fecharam obstetrícia nos últimos 15 anos


O atendimento materno-infantil em Natal pode estar prestes a entrar em colapso. O problema atinge toda a Saúde, mas é ainda pior na rede privada, com apenas três hospitais prestando o serviço de partos, e com dificuldade. O Papi possui 27 leitos de obstetrícia, a Promater e o Hospital Antônio Prudente, 22, cada. Mas o último atende apenas  a usuários da Hapvida. Nos últimos 15 anos, doze pontos de assistência ao parto foram fechados. 

Casa de Saúde São Lucas, Casa de Saúde Petrópolis, Hospital Médico Cirúrgico, Hospital Memorial, além das Clínicas Santa Helena, Femina, Materna e Policlínica estão entre os que deixaram de atender partiurentes e foram citados durante entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE pela gerente médica do Hospital Papi, Rosângela Moraes.

A situação pode se agravar, segundo a médica, se a Promater restringir o atendimento para usuários do plano de saúde Amil, já que o Grupo Amilpar adquiriu o complexo. Em janeiro, após a negociação, a diretoria do hospital não admitiu a exclusividade, mas também não descartou. Ontem (29) a equipe de reportagem tentou novamente contato, mas a Promater preferiu não se pronunciar. 

Prefeita Fernanda Costa acompanha Secretário de Turismo do RN em visita ao Museu Rural Auta Pinheiro


A Prefeita Fernanda Costa acompanhou na tarde desta terça-feira (28) o Secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, em uma visita realizada ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra. Presente em Santa Cruz para um encontro do Polo Turístico Agreste/Trairi, Ruy Gaspar aproveitou a ocasião para conhecer uma das atrações turísticas do município.

A visita ao Museu também contou com as presenças da Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcela Ravena, e da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa.

Com visitas abertas aos sábados e domingos, o Museu Rural Auta Pinheiro fica localizado na Fazenda Boa Hora, Zona Rural de Santa Cruz, a cerca de 8 km da sede do município. O local reúne um riquíssimo acervo de objetos que ajudam a contar a história de Santa Cruz e como era a vida no meio rural em décadas passadas.

"Robinson Faria o governador da Segurança Pública" Agentes penitenciários aguardam até dia 8 e podem deflagrar paralisação


Nesta terça-feira (28), os Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte se reuniram em assembleia geral e decidiram que vão aguardar uma reunião com o Governo do Estado até o próximo dia 8 de maio. Este é o prazo para que seja apresentada a data oficial de envio do PCCR dos Agentes para a Assembleia Legislativa. Caso isso não ocorra, a categoria pretende deflagrar uma paralisação.
Os Agentes alegam que já solicitaram reunião com o governador Robinson Faria via ofício e via e-mail oficial da governadoria, mas a data ainda não foi marcada. Com isso, a categoria deliberou por dar mais um prazo ao Governo do Estado, ressaltando que a decisão por paralisação sairá da resposta do dia 8.
“O que os Agentes Penitenciários decidiram na assembleia geral é que se até o dia 8 o Governo não nos receber ou não disser a data oficial em que a mensagem do PCCR será enviada para a Assembleia Legislativa, logo na sequência, no dia 11, haverá uma nova assembleia da categoria somente para definir a data de uma paralisação”, comenta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.
De acordo com ela, os Agentes não querem e esperam não realizar uma paralisação. “Nós sabemos que o Governo está aberto ao diálogo e, por isso, estamos esperando há quatro meses e vamos dar mais esse prazo. Porém, queremos uma boa notícia, queremos que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração seja enviado antes do dia 22 de maio, que é o Dia do Agente Penitenciário do RN”, explica.

Adolescentes do Núcleo de Cidadania discutem Direitos e Deveres em encontro


Depois da reunião realizada para planejar as ações para 2015, aconteceu na tarde desta terça-feira (28) o primeiro encontro dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). A reunião ocorreu na Escola Estadual Francisco de Assis Dias Ribeiro (Estadual). No evento, os 31 adolescentes que fazem parte do grupo discutiram questões relacionadas aos Direitos e Deveres de crianças e adolescentes.

O encontro foi conduzido pela Psicóloga Izabela Araújo e pela Assistente Social Milena Farias. Também contou com a participação da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Adelma Costa.

Fundamental para a conquista do Selo Unicef, o NUCA reúne adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), Escolas Estaduais Francisco de Assis e Pedagógico e jovens ligados a Igreja, com idade dos 12 aos 17 anos. Os encontros ocorrem uma vez por mês.



Turismo do RN movimentará R$ 61 milhões no Dia do Trabalho


O impacto das primeiras e revolucionárias ações do Governo do Estado no turismo do Rio Grande do Norte já surte efeito. Segundo projeções do Ministério do Turismo, apenas no próximo feriado de sexta-feira (1) o Estado potiguar receberá 41,3 mil viajantes, correspondentes a uma movimentação econômica extra de R$ 61 milhões.

Para o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, esses dados refletem o trabalho realizado no início do atual Governo: “Trouxemos o superintendente da maior operadora de viagens da América Latina (CVC) já na primeira quinzena de janeiro. O decreto da desoneração do QAV veio em fevereiro. Em março anunciamos recuperação de voos para nosso Estado, e em abril fomos o destaque na Aviesp, onde inclusive pela primeira vez um governador de estado se fez presente”.


Ruy Gaspar lembra que, fruto dessa reaproximação com a CVC veio a promessa do superintendente Valter Patriani de 50 mil turistas adicionais: “Veja que já temos concretizada 2 voos anuais  fretados pela CVC com as companhias aéreas Gol e Azul, de campinas (SP) e Belo Horizonte para Natal. Apenas estes dois voos já representarão ao longo de um ano a vinda de mais 15 mil turistas. E vem mais por aí. O mercado voltou a acreditar no nosso destino”.

“Os feriados são uma oportunidade para o setor gerar negócios, empregos e renda para as cidades. E também uma chance para o turista conhecer novos destinos no seu próprio país”, afirma o ministro do Turismo, Henrique Alves. “Importante ressaltar que as nossas estimativas podem ser superadas com um trabalho intenso de promoção dos estados e municípios”, disse. 

Já foi aprovado o projeto para divulgação do RN no Aeroporto de Campinas (SP), onde recentemente foi conquistado um voo fretado direto para Natal, pela operadora CVC com a companhia aérea Gol, e também onde a Azul possui um hub de potencial emissor de turistas ao Estado potiguar. Está em elaboração, também, um amplo projeto de marketing voltado ao mercado europeu para divulgar as potencialidades dos cinco polos turísticos potiguares. Os recursos para esses projetos são oriundos do RN Sustentável.



Com discussões sobre fortalecimento do turismo, Santa Cruz realiza com sucesso encontro do Polo Agreste/Trairi


Santa Cruz sediou na manhã desta terça feira (28), no Instituto Cônego Monte, a 8°reunião ordinária e Seminário de apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável e Sinalização Turística do Polo agreste/Trairi. O evento contou com a presença da Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, que preside o Polo, do Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, de bem como representantes dos municípios que integram o Polo de Turismo Agreste/Trairi.

Na presença do representante do Governo Estadual, os representantes expuseram suas potencialidades, assim como seus anseios para o setor em seus municípios, na busca de investimentos para o fomento do turismo nessas regiões.

Para a Prefeita Fernanda Costa foi um momento muito produtivo. “Tivemos hoje um momento muito produtivo nessa reunião do conselho do Polo Agreste/Trairi e no Seminário, com muitas informações trazidas pela Secretaria de Estado do Turismo e EMPROTUR, como a construção desse planejamento estratégico, como o projeto de sinalização para o nosso Polo, que será um instrumento para que possamos complementar a sinalização turística de nossa cidade. Estamos todos saindo daqui muito empolgados, com muita vontade e com o sentimento de que as coisas irão se encaminhar de uma forma melhor”, disse a Prefeita Fernanda Costa. 

Para o secretário Estadual de Turismo do RN, Ruy Gaspar, o encontro foi extremamente positivo. “A avaliação é extremamente positiva. Está todo mundo de parabéns, todo mundo pensando pra frente. Vi aqui pessoas maravilhosas, discursos excelentes, mostrando o sucesso aqui da região, principalmente aqui de Santa Cruz, com o turismo religioso cada dia mais forte. E se depender da nossa Secretaria e do Governador, vai crescer muito mais ainda”, afirmou Ruy Gaspar.


"RN está virando bagunça" Deputado defende legalização de cassinos para melhorar o turismo potiguar

Trabalhar pela legalização dos cassinos no Brasil. Essa será uma das primeiras missões de Henrique Eduardo Alves (PMDB) no Ministério do Turismo. Pelo menos, no que depender do deputado estadual Nélter Queiroz. Nesta terça-feira, durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que faria um apelo a Henrique para legalizar a situação dos cassinos.
Proibidos desde a década de 40, por decreto presidencial fortemente apoiado pela Igreja Católica, os cassinos estariam envolvidos em vários esquemas de corrupção e sonegação de impostos, além dos prejuízos sociais causados (perda de dinheiro em casa de jogos e máquinas clandestinas). Segundo Nélter Queiroz, porém, o setor turístico do Estado poderia ser potencializado por meio do investimento em empreendimentos do tipo, baseado em experiências de outros países que legalizaram essas casas de jogos.
Por isso, o parlamentar peemedebista não é o único a defender essa regularização. O Projeto de Lei do Senado 186/2014, de autoria do senador do PP, Ciro Nogueira (um dos envolvidos no esquema de corrupção da Lava Jato), autoriza a exploração de jogo do bicho, cassinos, bingos e apostas online em todo o território nacional.
O autor argumenta, na justificação do projeto, que os jogos de azar fazem parte da cultura e sua proibição não tem sido capaz de impedir que ocorram. “A realidade evidencia que ninguém vai deixar de apostar em determinada forma de loteria porque está proibido; as apostas continuarão a ser realizadas, só que de forma clandestina, com todos os seus malefícios”, afirma. Segundo o senador, estima-se que o jogo ilegal movimenta cerca de R$ 18 bilhões por ano no Brasil.

Prefeita Fernanda participa de missa em comemoração ao “Dia Mundial dos Escoteiros”


A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada da Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, participou na noite da quinta-feira (23) de uma missa em ação de graças celebrada na capela de Nossa Senhora das Dores, no bairro Maracujá, em comemoração ao “Dia Mundo dos Escoteiros”.

Entre as pessoas homenageadas pelo Grupo de Escoteiros de Santa Cruz esteve a Prefeita Fernanda Costa, agraciada com uma comenda simbolizando a importância da parceria com o Poder Público Municipal.

Criado em Santa Cruz na década de 1947, o Grupo de Escoteiros tem papel importante, tendo contribuído com a sociedade em várias ocasiões, como por exemplo, na última sexta-feira (17) quando alguns membros do grupo fizeram parte do trabalho encabeçado pela Prefeitura de combate à dengue, distribuindo panfletos educativos à população. Atualmente, o grupo santa-cruzense é formado por 40 componentes, entre jovens e adultos, e tem como sede a Casa de Cultura Popular.