quinta-feira, 7 de maio de 2015

Com patrimônio total declarado, Robinson Faria é segundo governador mais rico do País

Milhões e milhões de reais. A soma do patrimônio de todos os 27 governadores do Brasil, recentemente eleitos nos estados e Distrito Federal, é alta. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, treze declararam possuir um tesouro de mais de R$ 1 milhão.

Projeto de inclusão de catadores de recicláveis é lançado no RN


O Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), realizou na manhã desta quinta-feira (07), na Escola de Governo, o lançamento do Projeto de Inclusão Socioprodutiva de Catadores (as) de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Rio Grande do Norte.
O projeto, fruto da parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem como objetivo promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e seus familiares atuantes nas ruas e nos lixões, assim como fomentar empreendimentos econômicos solidários, novos e existentes, nos 32 municípios selecionados. Isso, mediante um conjunto de ações focadas no acesso a políticas públicas, máquinas e equipamentos, assessoramento técnico e qualificação profissional.
“Esse lançamento é um marco histórico para o estado do Rio Grande do Norte, pois é um pontapé inicial para a política de resíduos sólidos, além de dar assistências aos catadores do estado. Nós devemos seguir em frente com esse projeto para alcançar o maior número de catadores”, ressaltou a secretária da Sethas, Julianne Faria.

Prefeita Fernanda atende solicitação da SESAP e assegura pagamento de plantonistas para o Hospital Universitário Ana Bezerra


A falta de médicos para fechar a escala de plantão do Hospital Universitário Ana Bezerra foi tema de uma reunião ocorrida na última quinta-feira (30) entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz e da Secretária Estadual de Saúde Pública (SESAP), na sede do órgão estadual em Natal/RN. Buscando solucionar o problema, a Direção do Hospital Universitário procurou a intervenção da SESAP que, por sua vez, diante das dificuldades também enfrentadas pelo sistema estadual de saúde, convocou a Prefeitura de Santa Cruz para discutir o problema. Participaram do encontro, além do Secretário de Saúde do RN, Ricardo Lagreca, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias e a Secretária de Saúde de Santa Cruz, Myllena Ferreira.

Após discutirem os detalhes da situação, a Prefeitura de Santa Cruz concordou em atender à solicitação do Secretário Estadual de Saúde e decidiu assumir o pagamento da complementação dos plantonistas até que uma solução definitiva seja encontrada. Os recursos que serão utilizados para os plantões dos médicos se somam aos que já são utilizados pela Prefeitura de Santa Cruz, R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) mensais, através de um contrato com a EBSERH, para atender não só Santa Cruz, mas também municípios pactuados da região do Trairi com os serviços da especialidade materno-infantil.

A Secretária Municipal de Saúde, Myllena Ferreira, explicou que o pagamento dos plantões dos médicos do HUAB solicitado foi solicitado pelo Secretário Estadual de Saúde como solução mais viável para o caso: “O Secretário Lagreca explicou as dificuldades enfrentadas pela rede hospitalar estadual e, sabendo da importância da assistência prestada no HUAB e da sua localização geográfica que serve de barreira para Natal, solicitou à Prefeita que viabilizasse mais um investimento mensal para pagamento da complementação da escala de plantões necessária, buscando garantir a integralidade destes atendimentos”.

Com a decisão, a Prefeitura de Santa Cruz reafirma a parceria com o Hospital Universitário Ana Bezerra/EBSERH na contínua busca de melhorias para a saúde pública no município.

Um motorista é preso e 17 são autuados em blitz da Lei Seca em Natal

Uma blitz da Lei Seca realizada na madrugada desta  quinta-feira (7) terminou com uma pessoa presa e outras 17 autuadas na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal. Esta foi a segunda desde o retorno do tenente Styvenson Valentim ao comando da operação.

Os trabalhos aconteceram entre às 1h30 e às 6h. De acordo com o tenente, o motorista foi preso por dirigir alcoolizado. Já as autuações foram em sua maioria relacionadas a problemas de documentação.Foram apreendidos ainda dois carros e uma moto.

Esta foi a segunda blitz da Lei Seca coordenada pelo tenente Styvenson Valentim desde o carnaval, quando ele se afastou por motivos pessoais. Na primeira, quatro pessoas foram presas e 35 motoristas foram autuados. O retorno ocorreu após uma reunião com o governador Robinson Faria, que garantiu melhorias na estrutura da operação.

"Robinson Faria ainda não se achou no governo" RN lidera taxa de desemprego no Brasil

No primeiro trimestre de 2015 a taxa de desocupação no Rio Grande do Norte ficou em 11,5%, a maior do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No trimestre a taxa de desocupação do Brasil foi de 7,9% e a do Nordeste 9,6%. A menor taxa foi a de Santa Catarina, 3,9%, na região Sul.
O rendimento médio do trabalho no Rio Grande do Norte no primeiro trimestre de 2015 ficou em R$ 1.350,00. No Brasil  R$ 1.840,00 e no Nordeste R$ 1.251,00.

Obras da estrada DNER/Conjunto Cônego Monte seguem a todo vapor; primeiro bueiro já está em fase de conclusão


A construção da estrada que ligará o Bairro DNER ao Conjunto Cônego Monte está a todo vapor. Com uma semana depois de iniciada, a empresa vencedora da licitação já está prestes a concluir um dos dois bueiros que serão construídos no local.

Enquanto um dos bueiros se encontra em fase de conclusão, as máquinas trabalham para nivelar o terreno para adequá-lo aos níveis indicados pelo estudo topográfico.

A obra utilizará recursos na ordem de R$ 640.000,00 (seiscentos e quarenta mil reais) e seu início foi muito comemorado pela população pelo fato de que, quando concluída, facilitará o acesso aos dois bairros, além de contribuir para a consolidação de uma área em pleno desenvolvimento residencial, que é o Loteamento Monsenhor Raimundo.



"Insegurança" Novo túnel é encontrado no pavilhão 2 da Penitenciária de Alcaçuz


Um túnel foi encontrado na noite desta quarta-feira na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na região Metropolinata de Natal. O buraco foi descoberto durante uma revista realizada por homens da Força Nacional, que auxiliam na segurança do presídio desde as rebeliões de abril deste ano.

Segundo Eider Brito, diretor de Alcaçuz, o túnel foi localizado no pavilhão 2 da unidade prisional. "Intensificamos as vistorias desde a última fuga e sempre estamos encontrando algum buraco que pode desembocar em um túnel. Esse de ontem estava bem estruturado, já com escada e iluminação. Desta vez conseguimos impedir uma nova fuga", contou ele.

Este foi o terceiro túnel encontrado no pavilhão 2 do presídio de Alcaçuz. No primeiro, 32 presos fugiram. Já no segundo, outros 35 detentos conseguiram deixar a unidade, nesta que foi a maior fuga da história do presídio.

Participaram da revista agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) dos agentes penitenciários, do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), do Grupo Penitenciário de Operações com Cães e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.


Curso de iniciação esportiva será desenvolvido em Tangará


O prefeito de Tangará, Alcimar Germano, já assegurou mais um importante evento voltado para a capacitação esportiva. Depois do Fórum Estadual do Esporte e do curso de capacitação para técnicos de futsal, agora receberá o curso de Iniciação Esportiva, que será ministrado por Andrey Valério, entre os dias 7 a 9 de maio.

Andrey Valério é natural de Caicó/RN, do ano de 1965, é formado em Educação Física pela UFRN, pós-graduado em treinamento desportivo com especialização em Futebol e Futsal pela UNIG-RJ. Técnico de Futebol e Futebol de Areia, tendo nesta última modalidade dirigido a Seleção Brasileira no período de 2001 a 2003.É autor do Livro Futebol de Areia Todos os Níves, Lançado em Outubro de 2006. Atualmente é o presidente da Liga Norte Nordeste de beach soccer.

Mais informações com o Professor Antônio Bidu, na secretaria de Esportes de Tangará, através do contato (84) 9937-0413.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Com recursos próprios, Prefeitura reforma Praça no Conjunto Cônego Monte


Com obras espalhas por toda a cidade, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, realiza a reforma de mais um equipamento público. Com recursos próprios do governo municipal está sendo recuperada a Praça das Águas, localizada no Conjunto Cônego Monte, às margens da BR 226.

Construída em 1981, a Praça está recebendo novo revestimento, além da substituição completa do piso, da parte elétrica e de jardinagem.

A reforma, que era um pleito antigo da população, deverá ser concluída em 15 dias, de acordo com a previsão da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas.


Servidores farão ato nesta quarta, contra desabastecimento e sobrecarga no Hospital Walfredo Gurgel


Os servidores da saúde farão um ato público nesta quarta-feira (06), a partir das 09h, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O protesto pretende reunir também acompanhantes dos pacientes, contra a falta de condições de atendimento no principal hospital do estado.
Desde o segundo semestre de 2014 que o hospital, assim como outros da rede estadual, sofre com a falta de medicamentos e de materiais básicos. Nesta segunda-feira (04), faltavam materiais em vários andares. No 4º andar estava faltando esparadrapo e soro. No CRO (Centro de Recuperação de Operados), não havia nem mesmo luva de procedimentos. Uma medicação usada para aliviar as dores dos pacientes – Tramal –, era racionado, sendo usado apenas para pacientes com dor aguda. Em todo hospital, falta até sabão para uso comum. 
Além do desabastecimento, muitos pacientes ainda permanecem nos corredores e, por falta de leito, macas de ambulâncias ficam retidas no hospital. Devido ao déficit de pessoal, os servidores estão sobrecarregados e fazem dobra de serviço, prejudicando a própria saúde. 
Em março e abril, o Sindsaúde-RN foi recebido em duas audiências com o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, para discutir a sobrecarga de trabalho e a falta de condições de trabalho nos hospitais da rede estadual. “Infelizmente, o novo governo não tem resolvido os problemas, que se arrastam. Os servidores continuam trabalhando em meio ao caso”, afirma Manoel Egídio Jr., vice-coordenador do Sindsaúde e enfermeiro do Walfredo Gurgel.
O ato também faz parte da campanha salarial dos servidores da saúde. A pauta de reivindicações pede reajuste salarial, concurso público, garantia das mudanças de nível vencidas e a igualdade aos servidores municipalizados, entre outros pontos. Uma audiência ocorreu nesta terça-feira (05), na Sesap, para discussão da pauta de reivindicações.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Assaltantes matam mulher para levar celular em Santa Cruz na noite de hoje (05)

Uma mulher foi vítima de uma tentativa de assalto na noite dessa terça (5) nas proximidades dos correios. Segundo informações preliminares, o fato ocorreu por volta das 20:15 horas quando a vítima teria sido abordada por dois assaltantes armados que anunciaram o assalto. Ainda segundo informações a mulher de nome Marliete Valdivino, 42 anos. 

Ela teria reagido e não teria entregado um celular e o assaltante então atirou contra a cabeça da vítima.  A vítima foi socorrida as pressas por uma viatura até o hospital Regional Aluízio Bezerra, médicos tentam reanimação. 


Via O Paralelo

Carro do estudante morto é encontrado próximo à Delegacia de Plantão da zona Sul

O carro do universitário Máximo Augusto Medeiros de Araújo, de 23 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (5), no bairro de Candelária. O Fiat Pálio, de cor branca e placas OWC-8357, estava abandonado na rua Princesa Leopoldina.
O veículo, de acordo com a polícia, tinha sido filmado entrando e saindo de um motel, no próprio bairro de Candelária, no dia 1º, data em que Máximo Augusto desapareceu, após sair de uma boate na zona Sul de Natal.
O corpo do universitário foi encontrado no domingo (3), com marcas de violência. Desde então, a polícia vem investigando o crime de homicídios. Após a informação de que o carro da vítima estava abandonado em Candelária, uma equipe da Delegacia de Homicídios foi até o local para confirmar que se tratava mesmo do Pálio de Máximo.
De acordo com o delegado Fábio Rogério, titular da Delegacia de Homicídios, a principal de linha de investigação para a morte de Máximo Augusto é latrocínio (roubo seguido de morte). Agora, com o encontro do veículo, a polícia pode encontrar novos indícios sobre o crime.


Representante do Santa Cruz é eleita Musa do Futebol Potiguar 2015


A estudante Larissa Lima de Moura, representante do Santa Cruz, foi eleita, na noite desta segunda-feira (4), a Musa do Futebol Potiguar da 1ª Divisão de 2015.

Larissa, que tem 18 anos, 1,74m de altura e pesa 65kg, recebeu um prêmio de três mil reais. As musas de ABC e Alecrim, Mariana Moura e Fernanda Medeiros, foram as outras finalistas. 

A ação de marketing, promovida pela Federação Norte-Rio-Grandense De Futebol (FNF), foi coordenada pela 10 Sports e pelo consultor de moda George Azevedo. Esta foi a terceira edição do concurso.

Mais de 4 mil empregos sob risco


O aviso-prévio trabalhado de 4,5 mil funcionários da construção civil deverá ser assinado a partir desta terça-feira, dia 5. As construtoras com empreendimentos contratados  no programa Minha Casa, Minha Vida decidiram esperar até ontem por um novo posicionamento do Ministério das Cidades, no sentido de ampliar de R$ 7 milhões para R$ 14 milhões o valor do repasse  destinado a quitação de parte das dívidas mantidas com o setor - o que não ocorreu até o fechamento desta edição.  Os R$ 7 milhões foram liberados ontem pelo Ministério das Cidades e deverão entrar na conta das empresas hoje.

A parcela é considerada  insuficiente para reverter a ameaça de demissão, uma vez que novas faturas vencem nesta terça-feira, dia 5. “Com as novas medições vencendo amanhã (hoje) o valor da dívida volta ao mesmo patamar de R$ 30 milhões, porque paga-se R$ 7 milhões e entra cerca de R$ 10 milhões, em novas faturas”, afirma Arnaldo Gaspar Júnior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon  RN).

Decreto que regulamenta promoção de praças militares do RN é publicado


Foi publicado na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte (DOE) o decreto que assegura a promoção dos praças militares estaduais. De acordo com o decreto vai beneficiar 1.232 homens - sendo 1.126 policiais militares e 106 bombeiros - já no mês de maio, além de outros 465 em agosto e 173 em dezembro.

No documento, também foi estabelecido em anexo único o calendário que regulamenta as promoções previstas para os dias 21 de abril (com efeito retroativo); 21 de agosto e 25 de dezembro. Segundo o governador Robinson Faria, o decreto não irá ultrapassar o limite prudencial do orçamento. "É um feito inédito esse e foi preciso um estudo aprofundado para conseguirmos o aporte financeiro, sem ultrapassar o limite prudencial e, mesmo assim, alcançarmos um número tão significativo de promoções", declarou ele.

De acordo com Kalina Leite, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), até a próxima semana deverá ser publicada uma portaria baseada neste decreto. O documento trará ainda o quantitativo de profissionais e quais as graduações que serão beneficiadas.

Profissionais da Saúde protestam em frente a hospital em Mossoró

Profissionais da Saúde participaram de um protesto em frente ao Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, na manhã desta terça-feira (5). Os manifestantes pediam, dentre outras coisas, a conclusão da obra de reforma e ampliação da unidade hospitalar que está parada há mais de um ano.
Os manifestantes levaram um caixão para a frente do hospital com um cartaz que dizia "Nome: cidadão Potiguar. Local da Morte: Corredor do HRTM. Causa da Morte: Falta de leito na UTI.
De acordo com o presidente do Sindsaúde em Mossoró, João Morais, o protesto quer ainda chamar a atenção do governo para problemas como a falta de medicamentos, falta de leitos de UTI, demora no atendimento aos pacientes e falta de profissionais.
"Nós encaminhamos um ofício para a promotira de saúde denunciando a falta de profissionais e medicamentos e as longas esperas no atemdimento. Já tivemos muitos problemas com a estrutura do hospital e queremos mais agilidade do governo em resolver problemas relacionados a saúde pública", disse.

Ezequiel Ferreira é reeleito para presidir Assembleia Legislativa do RN


O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) foi reeleito em sessão especial na manhã desta terça-feira (5), para presidir a Mesa da Assembleia Legislativa no biênio 2017/2018, após obter 21 votos favoráveis de 22 deputados. Na ocasião, foi registrado um voto em branco, e dois parlamentares não compareceram à sessão.

Prefeito de Tangará cobra ações urgentes do Governo do Estado para a segurança


O prefeito de Tangará, Alcimar Germano, e o seu pai, o ex-prefeito Gija, estiveram no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, sede do Governo do Estado, para solicitar ao secretário adjunto da Segurança, Caio César Marques, por melhores estratégias de segurança no município de Tangará.

Com um final de semana marcado por mortes e violência, além de uma insegurança reforçado pelo tráfico de drogas que domina boa parte da cidade, o Prefeito reforçou o clamor da população por mais segurança.

"Nosso pedido foi por mais segurança urgente. A Prefeitura tem feito o que pode, implantamos o PROERD, estamos a cada dia investindo na Educação, melhorando a qualidade de vida da população, mas precisamos que o Governo do Estado melhore as condições da segurança, fortalecendo a Política Militar e Civil do nosso município", explicou o prefeito, que lamentou os últimos fatos ocorridos no município.

Além da visita ao Secretário Adjunto, o Prefeito Alcimar se encontrou com o vice-governador Fábio Dantas, também solicitando pro ações urgentes do governo estadual em Tangará.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Chegou nas Lojas Maré Mansa o encarte mais desejado, o panfleto do Dia das Mães.



Tristeza e revolta marcam o sepultamento do universitário Máximo Augusto de Araújo


Centenas de pessoas, entre familiares, amigos e colegas universitários se reuniram na manhã desta segunda-feira, no cemitério de Nova Descoberta, para as últimas homenagens ao estudante caicoense Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto na manhã de ontem, em uma estrada carroçável no distrito Jacobina, entre os municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Durante a missa de corpo presente foi cantado o hino de Nossa Senhora de Santana, padroeira de Caicó. Não houve velório.


Após as orações, houve uma grande salva de palmas no fechamento da sepultura. A emoção era visível no semblante de todos, alguns diziam ainda não acreditar na tragédia. Afinal, foi nessa mesma data, há 19 anos, que a irmã do estudante morreu em um acidente de carro. Ela faria aniversário nesse dia.


Segundo a corretora de seguros, Jaqueline Araújo, amiga da família, a sociedade natalense precisa fazer urgentemente um manifesto contra a violência, não só pelo assassinato do estudante, mas pela onda crescente de homicídios que vem ocorrendo na capital. “Tem que haver um clamor de todos para combater essa insegurança. Antes, Natal era considerada uma cidade tranquila, com noites agradáveis e diversão garantida. Hoje, você não pode ir a uma boate e restaurante, pois não sabe se volta para casa”, criticou.


Um dos amigos de Máximo, o caicoense Cristiano Marcondes, também se disse preocupado com a violência no RN. Ele lembra que crimes de latrocínio e homicídio aumentaram em todo o RN. “Por ser capital, a situação aqui é pior, mas Mossoró e Caicó não ficam atrás. É morte todo santo dia, principalmente com jovens. Ninguém sabe aonde isso vai parar”.


O estudante do 4º período de administração de empresas foi visto pela última vez na madrugada da sexta-feira passada, quando saía da boate Vogue, em Candelária. De acordo com as informações da irmã de Máximo à polícia, um homem segurando um capacete teria entrado no veículo do jovem (Palio branco de placas OWC-8357). O segurança achou estranho e perguntou ao estudante se estava tudo bem, tendo uma confirmação positiva em seguida.


No mesmo dia, familiares sentiram falta de Máximo, mas não conseguiam a comunicação com ele pelo celular, pois estava desligado. Após procurá-lo nos hospitais e até no ITEP, resolveram prestar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão da zona Sul. Uma campanha nas redes sociais foi iniciada no intuito de localizar o estudante.


O cadáver foi encontrado por um morador da localidade. O jovem apresentava hematomas nas costas, estava nu e com sinais de estrangulamento. Devido ao adiantado estado de decomposição, a confirmação de que se tratava do universitário só foi possível após exame papiloscópico.

Atualmente, o crime está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios de Natal (Dehom) e uma das linhas de investigação poderá ser a de latrocínio (roubo seguido de morte), já que o veículo da vítima não foi achado.




Agências dos Correios de Rio do Fogo e Sítio Novo são assaltadas


Duas agencias de Correios foram alvo de criminosos durante a manhã desta segunda-feira, 04. A Agência da cidade de Sítio Novo e Rio do Fogo, foram os alvos.

Logo em seguida os criminosos fugiram com destino ignorado. Até o presente momento não se sabe a quantia levada pelos assaltantes.

Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza vacina contra a Gripe e define estratégia para o Dia D da campanha


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, já disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a dose da vacinação contra a Gripe. A campanha de imunização da população teve início nesta segunda-feira (04) e vai até o próximo dia 22 de maio.

Além de oferecer a vacina nas UBS’s, a Prefeitura já preparou toda estratégia para o Dia D da campanha que acontecerá no próximo sábado (09). Neste dia, além das seis unidades básicas, profissionais da Saúde também aplicarão as doses da vacina na unidade móvel da Saúde ao lado da Igreja Matriz, na sede da Emater (Conjunto Cônego Monte), na Escola Estadual João Ferreira de Souza (bairro Paraíso) e na comunidade Bonsucesso. O horário de funcionamento de todos os postos de vacinação no Dia D será das 8 às 17 horas.

Devem ser vacinadas crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também serão imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso, é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

Em Santa Cruz o público apto a receber a vacina é de 9.110 pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de vacinar no mínimo 80% de cada grupo prioritário.

A vacina

O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.

Gripe: transmissão e sintomas

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, ao tossir ou ao espirrar. A doença também pode ser transmitida pelas mãos e objetos contaminados.

Os sintomas da gripe incluem febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por sintomas como falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

EMPARN registra boas chuvas em todo o RN


No feriado prolongado, desde a manhã de quinta-feira (30) até a manhã de hoje (4), a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 72 postos pluviométricos espalhados por todas as regiões do Estado. Chuvas de grande média e pequena intensidade. As chuvas mais fortes foram registradas na mesorregião Leste, principalmente em São Gonçalo do Amarante (Base Física da EMPARN), com 70,0 milímetros.
Em Canguaretama foram 60,4mm; Natal, 34,8mm; Nísia Floresta, 33,4mm; Extremoz, 32,3mm; Montanhas, 28,6mm e ainda em cidades como Maxaranguape e Pedra Preta. Choveu forte também na região Oeste, com destaque para os municípios de Messias Targino, com 37,0 milímetros (mm); Mossoró (36,0mm); Olho D’água dos Borges (26,0mm); Rafael Godeiro (25,2mm); Upanema (24,5mm) e, ainda em Luís Gomes, Severiano Melo, Umarizal, Baraúna, Felipe Guerra, Lucrécia, Riacho da Cruz e Ipanguaçu.
As precipitações também atingiram outros municípios das regiões Seridó, Central e Agreste, como Jardim De Angicos (36,0mm); Cerro Corá (35,2mm); Cruzeta (Base Física da EMPARN ), 20,8mm; Pedra Preta (19,0mm) e, ainda em Bodó, São Bento do Norte, Pedro Avelino, Lajes, São João do Sabugi, São José do Seridó e Santana do Seridó.
Foram registradas ainda chuvas Monte Alegre, 27,0mm; Monte das Gameleiras, 24,0mm; Passa e Fica, Vera Cruz, Lagoa de Pedras e Lajes Pintadas. A previsão da meteorologia para a faixa litorânea leste e para o agreste nos próximos dias é de ocorrência de pancadas de chuvas isoladas devido a influência do vento e da umidade

Deputado Tomba Farias e Padre Vicente Neto, prestigiam missa em ação de graça pelo natalício do Presidente da Assembléia Ezequiel Ferreira


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza recebeu homenagem pela data do seu aniversário, ocorrido no domingo (3), numa Missa em Ação de Graças nesta segunda-feira (4). O deputado Galeno Torquato, aniversariante desta segunda-feira (4) também foi homenageado na celebração que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa.

A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho, do suplente de senador Theodorico Bezerra Neto, deputados Galeno Torquato, Albert Dickson, Carlos Augusto Maia, Cristiane Dantas, George Soares, Getulio Rêgo, Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Jacó Jácome, José Adécio, Kelps Lima, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Ricardo Motta e Tomba Farias, funcionários, e familiares do presidente da Assembleia. A Chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha representou o governador Robinson Faria, que cumpre agenda administrativa fora do Estado.

E após o término da missa celebrada pelo Padre Adelson Rodrigues, o deputado Ezequiel Ferreira agradeceu a presença de todos. "Quando a gente deseja parabéns, a gente deseja o bem. E o bem é o que nós queremos retribuir, não só aos funcionários efetivos, mas também aos comissionados. E todos juntos com os deputados poder levar ao povo do Rio Grande do Norte, o bem maior", afirmou.






Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta terça (05) cadastramento de artesãos locais


A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para o cadastramento dos artesãos termina nesta terça-feira (05). O trabalho é realizado pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e objetiva identificar todas as pessoas que trabalham com artesanato e não fazem parte de nenhuma associação para que elas possam ser atendidas pelas ações do Poder Público Municipal.

O cadastramento é gratuito e acontece na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), no horário das 08h às 12h e das 14 às 17 horas. O artesão ao comparecer deve apresentar os documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência.

A atual gestão da Prefeita Fernanda Costa vem desenvolvendo várias ações de fortalecimento do artesanato local, sobretudo, na realização de feiras e na articulação para a participação de artesãos de Santa Cruz em eventos importantes do gênero no Estado.

Polícia investiga se universitário esteve em motel antes de ser encontrado morto

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios (Dehom) já tem imagens que podem ajudar na investigação do crime do estudante de Administração, Máximo Augusto Medeiros de Araújo, 23 anos, encontrado morto em um terreno baldio, no distrito de Jacobina, entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba.
O vídeo mostra o carro (Palio branco) do universitário trafegando pelas ruas do loteamento San Valle, na zona Sul, próximo a um motel, por volta das 6h30 da última sexta-feira (feriado). Apesar dos ocupantes não serem visualizados, os investigadores já traçam um possível roteiro que a vítima percorreu até o local onde foi achada. A equipe da Dehom é comandada pelo experiente delegado Fábio Rogério.
Máximo havia se divertido na véspera do Dia do Trabalho em uma boate em Ponta Negra. Na madrugada de sexta-feira, resolveu deixar o estabelecimento e ir à boate Vogue, em Candelária, também na zona Sul de Natal. Lá, o jovem teria sido visto pela última vez, por volta das 4h30, saindo com um homem que trazia consigo um capacete na mão.

Diante dessas informações, a polícia agora quer saber se o estudante teria entrado no motel. Para isso, alguns funcionários já estão sendo chamados para prestar esclarecimentos. Até o momento, os pertences da vítima (documentos, celular e carro) não foram encontrados, o que denota roubo seguido de morte (latrocínio).

Ministério da Educação está sem dinheiro para novos contratos do Fies

O Ministério da Educação não tem dinheiro para assinar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre, disse o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa. Ele informou que o ministério não foi notificado da determinação judicial para reabertura do prazo de inscrições e adiantou que recorrerá da decisão.

Luiz Cláudio explicou que “mesmo que [o prazo para inscrições] seja reaberto, será inútil”, porque foram reservados R$ 2,5 bilhões para o Fies; o limite foi atingido e não será possível financiar novos contratos neste semestre.

O Fies registrou 252.442 novos financiamentos em instituições privadas de ensino superior, segundo balanço do ministério. O prazo para novos contratos foi encerrado no último dia 30 e mais de 500 mil candidatos buscaram o financiamento.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que o número superou a expectativa de 250 mil novos contratos. Os cursos mais procurados foram engenharia, com 46.981 contratos, direito (42.717), enfermagem (16.770) e administração (15.796).