terça-feira, 15 de setembro de 2015

Universidade do Rio Grande do Norte tem um dos piores ensinos do Nordeste


O Ranking Universitário realizado e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo aponta a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como uma das piores instituições de ensino superior, na categoria qualidade de ensino, entre todas as universidades públicas e privadas do Nordeste.
O levantamento leva em consideração a proporção entre professores com doutorado e mestrado, de professores com dedicação em tempo integral e parcial, a nota do ENADE e a opinião, coletada pelo Datafolha, de 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores.
Das 41 universidades avaliadas, a UERN ficou na 34ª colocação. A melhor no quesito qualidade de ensino foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou em 4º lugar, e a UFERSA em 15º.
A Universidade Potiguar (UNP), única instituição privada do RN avaliada no levantamento, foi classificada como a 28ª melhor.
Além do ensino, o Ranking Universitário da Folha 2015 também avalia a área de pesquisa científica, mercado, inovação e internacionalização.
No ranking geral, a melhor instituição de ensino superior do país é a Universidade de São Paulo (USP), e a pior é Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA).
Confira o ranking das universidades do Nordeste com as respectivas notas (de 0 a 32):
  1. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 28,53
  2. Universidade Federal do Ceará (UFC) – 26,91
  3. Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 25,58
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 25,46
  5. Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 23,41
  6. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 22,91
  7. Universidade Federal do Pará (UFPA) – 22,46
  8. Universidade Federal do Piauí (UFPI) – 20,12
  9. Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 18,47
  10. Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – 18,23
  11. Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 17,13
  12. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – 15,51
  13. Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – 15,08
  14. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – 15,06
  15. Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 14,19
  16. Universidade da Amazônia (UNAMA) – 13,57
  17. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 13,55
  18. Universidade Estadual do Ceará (UECE) – 11,72
  19. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – 10,31
  20. Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – 8,93
  21. Universidade do Estado do Pará (UEPA) – 8,68
  22. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – 8,42
  23. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – 8,35
  24. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – 8,32
  25. Universidade Tiradentes (UNIT) – 8,20
  26. Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – 8,10
  27. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – 7,92
  28. Universidade Potiguar (UNP) – 7,87
  29. Universidade Salvador (UNIFACS) – 7,65
  30. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 7,64
  31. Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – 7,60
  32. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – 7,27
  33. Universidade Regional do Cariri (URCA) – 7,16
  34. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – 6,30
  35. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 5,68
  36. Universidade de Pernambuco (UPE) – 5,34
  37. Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) – 4,43
  38. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – 2,79
  39. Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – 2,29
  40. Universidade Católica do Salvador (UCSAL) – 2,23
  41. Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA) – 0,51

"Oportunidade de emprego": Prefeitura do Natal, através da SMS lança processo seletivo para 950 vagas; salários de até R$ 3,4 mil


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal lançou, nesta terça-feira (15), o edital para processo seletivo simplificado de 950 profissionais na área de saúde. Os vínculos terão duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis, e a seleção ocorrerá através de análise curricular. Os cargos são para os níveis médio/técnico e superior. 

Para o nível médio, há vagas para agente administrativo (50) e auxiliar de farmácia (20), com salários de R$ 1.391,73, além de oportunidades para técnico de enfermagem (390), técnico de laboratório (26) e técnico de radiologia (35), com vencimentos de R$ 1.369,61. Para auxiliar de consultório dentário são ofertadas 40 vagas com salários de R$ 998,68 e, para técnico de informática, são duas vagas com salários de R$ 1.414,45. Todos os cargos de nível médio são para jornada de 40 horas semanais.

Para nível superior, os salários são de R$ 3.424,03, também para jornada de 40 horas semanas. Há vagas para assistente social (20 vagas), farmacêutico bioquímico (22), cirurgião dentista (45), enfermeiro (190), farmacêutico (25), fisioterapeuta (6), educador físico (2), nutricionista (12) e psicólogo (16). Para o cargo de médico clínico, são 49 vagas para jornada de 20 horas semanais, com salários de R$ 1.712,02.

Na disputa, serão levados em consideração critérios para avaliação que darão pontos extras aos candidatos, como cursos, mestrado, doutorado, além da experiência profissional. A pontuação está definida no edital e uma comissão analisará os currículos. 

As inscrições serão feita exclusivamente no site da Prefeitura do Natal (www.natal.rn.gov.br) e a ficha de inscrição deverá ser encaminhada para o e-mail dgtes.sms@natal.rn.gov.br, das 8h do dia 16 de setembro de 2015 às 23h59min do  dia 20 de setembro de 2015. O documento de identificação, a ficha de inscrição e os documentos que comprovem a formação, experiência profissional e qualificação, deverão ser encaminhados para o e-mail dgets.sms@natal.rn.gov.br. 

As inscrições para o processo seletivo começam amanhã (16) e vão até o dia 20. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro, com prazos para recursos até o dia 4. O resultado final será divulgado no dia 14 de outubro.

Confira a íntegra do edital aqui.

Com apoio da Prefeitura, Dia do Evangélico é comemorado com ação social em Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz foi a principal parceira da Ordem dos Pastores Evangélicos de Santa Cruz (OPESC) na realização de um dia de ação social que serviu para comemorar o Dia do Evangélico. O evento foi realizado neste domingo (13) na Praça do bairro Paraíso e contou com grande participação popular.

Na programação do evento, vários serviços foram disponibilizados. Na área da saúde foram oferecidos verificação de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, odontologia com escovação coletiva, aplicação de flúor e profilaxia, vacinação contra a gripe, vigilância alimentar e nutricional com práticas de alimentação saudável e a vigilância ambiental com atividades lúdicas ensinando a prevenção contra a dengue e chikungunya. No total, foram 15 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizados para o evento.

O dia de ação social ofereceu, além dos serviços em saúde, corte de cabelos, sorteio de cestas básicas e contou com apresentação teatral.




segunda-feira, 14 de setembro de 2015

"Incontrolável": Agentes penitenciários encontram buraco no maior presídio do RN


Um novo buraco foi encontrado, desta vez na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com o diretor da unidade prisional, Eider Brito, o buraco foi encontrado durante uma revista de rotina realizada nesta segunda-feira (14). Ainda pela manhã, agentes penitenciários haviam encontrado um túnel na Cadeia Pública de Caraúbas, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte.

"O buraco foi encontrado a cela 1 do pavilhão 2. Foi apenas um buraco, eles ainda estavam quebrando o piso. Não havia túnel que pudesse ser usado para fuga", informou o diretor. Ainda de acordo com Eider Brito, os pavilhões 1 e 4 também passaram por revista, mas nada foi encontrado.
Em obras desde a onda de rebeliões ocorridas no sistema prisional do RN, Alcaçuz ainda está em reforma. De acordo com o diretor, a empresa responsável por finalizar as obras do pavilhão 3 concretaram o buraco ainda na tarde desta segunda.

Campanha arrecada brinquedos novos para Dia das Crianças no WG


Faça uma criança feliz! Este é o lema da Campanha Criança Feliz, organizada pelo setor de pediatria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), que pretende arrecadar brinquedos novos para as crianças internadas no hospital e alegrar o dia dos pequenos nas comemorações do Dia das Crianças. Uma parte dos brinquedos doados irá compor o acervo da brinquedoteca do hospital.
Os brinquedos podem ser doados até o dia 2 de outubro no Núcleo de Assistência a Saúde do Trabalhador (NAST) do Hospital Walfredo Gurgel, que funciona das 8h às 17h, e na Unifacex, na Coordenação de Psicologia.
A festa acontece no dia 8 de outubro, a partir das 14 horas na enfermaria pediátrica do terceiro andar e a partir das 16 horas na enfermaria do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), além de uma parte da equipe também se deslocar para a UTI pediátrica e para a urgência pediátrica do hospital. “Neste dia teremos uma programação especial com apresentação teatral, circuito de brincadeiras e lanches”, explica a psicóloga Laiane da Costa, uma das idealizadoras da campanha. Ao longo da semana do Dia das Crianças serão programadas outras atividades recreativas com voluntários parceiros do hospital.

"Transparência": Prefeitura de Santa Cruz disponibiliza dados do Bolsa Família em Portal da Transparência


A Prefeitura de Santa Cruz passou a disponibilizar em sua página oficial na internet as informações referentes aos repasses do programa Bolsa Família.

Através do Portal da Transparência, acessível no site da Prefeitura (http://www.santacruz.rn.gov.br/site/prefeitura/portal-da-transparencia), os internautas poderão ter acesso, por exemplo,  à lista completa de beneficiários do programa e valores que são repassados, por mês e acumulado anualmente, para as pessoas assistidas no município pelo Bolsa Família.

Governo começa a anunciar hoje corte de gastos e aumento de impostos

Que coisa, né? O governo se propõe agora a fazer com a faca no pescoço o que poderia ter feito antes, orientado por planejamento e método. O Planalto deve começar a anunciar nesta segunda as medidas que pretende adotar para zerar o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto no Orçamento de 2016 e, ora vejam, resgatar a proposta de fazer um superávit de 0,7% do PIB.
O desespero bateu depois que a agência Standard & Poor’s rebaixou a nota do país, passando-o para a categoria de grau especulativo, e a de mais um penca de empresas, muito especialmente da Petrobras, que caiu dois degraus de uma vez só e hoje tem uma nota inferior à do próprio país.
Tão logo houve o rebaixamento, o mundo político começou a debater abertamente o cenário pós-Dilma, expressando a certeza, que se generaliza mesmo entre petistas, de que a presidente não conclui o mandato porque, para repetir os termos de nota da Fiesp e da Firjan, “o governo não governa”.
Dilma se reuniu com ministros no sábado e no domingo. Ontem, definiu o valor do corte do Orçamento: pode chegar a R$ 22 bilhões, e já há um consenso de que não haverá como poupar os chamados gastos sociais. Nesta segunda, começam a ser detalhadas as medidas. A maior parte da economia virá das despesas discricionárias, definidas segundo as prioridades e escolhas do governo. Mas também as obrigatórias — Previdência e salário do funcionalismo, por exemplo — terão de ser contidas.

Calamidade não diminuiu crise no sistema prisional


Às vésperas da validade do decreto de Estado de Calamidade Pública no Sistema Prisional potiguar expirar, as reformas nas 16 unidades prisionais destruídas nas rebeliões de março não foram concluídas. No Centro de Detenção Provisória da Ribeira, em Natal, o cenário de destruição é o mesmo de seis meses atrás. Nenhuma melhoria foi feita no local e, ainda assim, novos presos chegaram semana passada. Um agente penitenciário compõe a escala de plantão. Nas demais unidades as obras em execução, cujos gastos estão estimados em R$ 15 milhões, não representam aumento de vagas e o reforço na segurança é questionável. O valor de tais reformas, inclusive, deverá ser superior ao investimento feito na construção na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, orçada em R$ 14,7 milhões, prevista para ficar pronta no fim de 2016 com 603 vagas.

“O Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte continua caótico, infelizmente. O Governo do Estado vai gastar R$ 15 milhões e não vai abrir uma nova vaga”, lamentou o promotor de Tutela do Sistema Prisional, Antônio Siqueira Cabral.  Ele relembrou que das 30 recomendações entregues ao governador Robinson Faria para a mitigação da crise, nenhuma delas foi atendida até o momento. Também sem resposta governamental está um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) confeccionado pelo Ministério Público Estadual no qual o Governo do Estado deveria se comprometer a construir novas unidades prisionais e montar um cronograma de reformas e ampliação de vagas até o fim do mandato, em 2018. Hoje, o déficit nas cadeias potiguares se aproxima das quatro mil vagas. 


"Descaso do governo Robinson": Saúde recebe a pior nota entre os serviços públicos em pesquisa da Consult/Fiern


A maioria da população do Rio Grande do Norte tem uma percepção de que o poder de compara da família piorou nos últimos meses, teme perder o emprego, não acredita que Brasil vai superar a crise em um prazo de um ano, considera os partidos políticos como instituições menos confiáveis, as religiões como a que têm mais credibilidade e, na avaliação dos serviços públicos, atribui a pior nota à saúde pública e a melhor à coleta de lixo.

Essas são algumas das principais constatações da pesquisa de opinião pública feita pela Consult para a FIERN, com uma “análise dos serviços públicos no Rio Grande do Norte”. No levantamento, 78,4% dos entrevistados apontaram uma piora, nos últimos meses do poder de compra da família, enquanto 8,1% afirmaram que houve uma melhora e 13,5% afirmaram que não teve alteração na capacidade de consumo.


Na segmentação dos dados regionalmente, essa avaliação de queda de renda é maior em Mossoró, onde 91,3% apontaram uma redução do poder de compra, ante 6,7% afirmam não houve mudança. Em Natal, 78,8% consideram que houve redução da capacidade de consumo e 13,8% não identificou variação.

O temor de perder o emprego atinge 50,7% dos norte-rio-grandenses, segundo a pesquisa Consult. Entre os entrevistados, 46,1% não temem o desemprego e 3,3% não tem opinião formada sobre o assunto. Na região do Seridó, há um medo maior com possível demissão: 65%, enquanto 30,6% dos que foram ouvidos nos municípios nessa área não se preocupam com o tema.

Governo vai reduzir R$ 4,8 bilhões do Programa Minha Casa, Minha Vida

Dos R$ 26 bilhões anunciados hoje (14) pelo governo como cortes no Orçamento de 2016, R$ 8,6 bilhões serão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante o anúncio, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, destacou que a maior redução será no Programa Minha Casa, Minha Vida.

A intenção do governo é retirar do Orçamento as despesas com o programa integralmente custeadas pela União e direcionar parte delas para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Com a alteração, o fundo passaria a responder por parte dos gastos inicialmente previstos com o programa, passando a participar também da primeira faixa do Minha Casa,  Minha Vida, que atende famílias com renda de até R$ 1,8 mil.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Promoções da Maré Mansa neste mês de Setembro, confira o encarte!!!





BNDES aprova R$ 1 bi para usinas de energia eólica


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para três complexos de energia eólica no País, com volume total de recursos de R$ 1,07 bilhão. Os recursos contemplam dois financiamentos de longo prazo, para projetos no Ceará e no Rio Grande do Norte, além de empréstimo-ponte para um complexo com 12 usinas eólicas e linhas de transmissão no Rio Grande do Sul. A previsão é que os projetos tenham potencial de geração de até 480,19 MW. 

O projeto do Complexo Vamcruz, localizado na Serra do Mel (RN), receberá R$ 273 milhões do banco. O empreendimento é capitaneado pela holding de mesmo nome formada pela Centrais Hidroelétricas do São Francisco (Chesf), com 49%, em associação com o francês Grupo Voltalia (25,6%) e o cearense Encalso Construções LTDA (25,4%). Ao todo serão quatro parques eólicos com potencial de geração de 93 MW. Também está prevista a destinação de R$ 3 milhões para projetos sociais, como a expansão do abastecimento de água na região. 

O Complexo de Itarema (CE) receberá R$ 652,5 milhões, com potencial instalado de 207 MW. Ele terá nove parques eólicos que serão construídos em duas fases, com previsão de inauguração completa até setembro de 2016. A primeira fase deverá entrar em operação em fevereiro com quatro usinas, segundo o banco. A expectativa é que o projeto gere 2 4 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos. Do total de recursos, R$ 3,5 milhões irão para projetos sociais no entorno do complexo.

"Meio Ambiente": Tartaruga é encontrada morta na praia de Tibau no litoral oeste potiguar

Uma tartaruga marinha foi encontrada encalhada, no final da manhã desta quarta-feira, na praia de Tibau, litoral norte potiguar. Policiais militares que faziam o patrulhamento constataram que o animal estava morto.
De acordo com os biólogos, a cada mil filhotes de tartarugas marinhas nascidas, apenas duas delas conseguem chegar a vida adulta. Destas, um bom percentual acaba morrendo ao confundir sacos de plástico jogados no mar com águas-vivas.

70% dos poços do Rio Grande do Norte não servem para abastecimento


Dos 300 poços abertos pelo Governo do Estado de fevereiro a agosto, apenas 30% têm vazão suficiente para serem utilizados de alguma forma no abastecimento de água no interior do Rio Grande do Norte. A informação é do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Mairton de França. “Dada a vazão de 200 litros por hora a gente já tem colocado em uso. Abaixo disso não é adequado, porque o poço é considerado seco”, acrescentou. Na região Seridó, o governo perfurou 70 poços. 

A equipe de geólogos da Semarh já realizou a locação de 420 poços, sendo 250 no Alto Oeste e 170 no Seridó. Na cidade de Acari (11 mil habitantes segundo estimativa do IBGE), uma das que está em colapso na região,  12 poços foram perfurados, mas só sete registraram vazão adequada. Segundo o titular da Semarh, esse aproveitamento é baixo em função do rebaixamento do lençol freático que está há quatro anos sem receber água no volume adequado. Em muitos casos, é necessário que a água passe por dessalinizadores para que seja própria para o consumo humano. O governo, tem 136 dessalinizadores instalados no Estado com essa finalidade. 

'Festa do Boi' deve movimentar R$ 150 milhões


A 53ª Festa do Boi, que acontece de 10 a 18 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, deve gerar mais de R$ 150 milhões em negócios, apesar da situação crítica de estiagem no interior do Rio Grande do Norte. Pelo menos é essa a expectativa do Governo do Estado e da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), organizadores do evento. O lançamento da Festa do Boi ocorreu ontem (9) na sede da Anorc no Parque Aristófanes Fernandes, e reuniu autoridades, jornalistas, parceiros do evento e convidados.

No evento, Anorc e Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) afirmaram que a Festa do Boi deve superar as expectativas em termos de qualidade técnica, geração de negócios e grandes shows musicais, atraindo um público de mais de 500 mil pessoas. Por solicitação do governador Robinson Faria, a entrada de crianças até 12 anos e idosos acima de 65 será gratuita até às 17h.

“Daqui a exatamente um mês, o Parque estará cheio de vida, numa demonstração da pujança do nosso agronegócio. Vamos unir esforços, arregaçar as mangas e preparar o ambiente para receber os convidados que virão conhecer a nossa economia”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, que participou do lançamento representando o governador Robinson Faria.


Suspeito de formação de milícia, policial civil é preso em Natal


Um agente da Polícia Civil do Rio Grande do Norte foi preso nesta quarta-feira (9) suspeito de formar uma milícia privada. O policial foi preso em Natal após o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Vara Criminal de Ceará-Mirim, na região metropolitana. Além de formação de milícia privada, o agente é suspeito dos crimes de peculato - desvio de dinheiro público - e tentativa de homicídio.

A prisão do policial é desdobramento daoperação Tártaro, deflagrada em 7 de agostopara desarticular e prender integrantes de uma empresa ilegal que realizava segurança privada para moradores de Muriú, praia do litoral Norte do Rio Grande do Norte.

“O grupo realizava disparos com armas de fogo e ameaçava moradores que não contratassem os serviços. Além disso, como forma de retaliação o grupo realizava arrombamentos nas casas, constituindo desta forma a prática de milícia privada”, relatou a delegada Jamille Alvarenga, titular da Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim.

A delegada acrescenta que o policial civil exercia o papel de dono da empresa de segurança privada investigada na operação. “Ele coordenava os trabalhos do grupo, fornecia armamentos e gerenciava toda a logística", detalha.

A participação do policial civil foi descoberta a partir de prisões e apreensões realizadas na operação deflagrada em agosto. Na ocasião foram apreendidos um colete balístico de propriedade da Polícia Civil, além de dois revólveres calibre 38 e munições de diversos calibres, inclusive de uso exclusivo da polícia. O material estava na casa de um dos presos na operação.

No dia da operação foram presos dois primos apontados como supostos autores de uma tentativa de homicídio e integrantes da milícia privada. "Descobrimos que o policial civil tinha repassado o colete. Para tentar despistar a origem do colete, o agente havia cortado todas as identificações relativas à Polícia Civil”, explica Alvarenga.

Geração de vagas formais de trabalho em 2014 foi a pior desde 1999


O Brasil gerou 623.007 vagas formais de emprego em 2014, o pior resultado anual desde 1999. O número divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta quarta-feira, 9, faz parte da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Houve crescimento de 1,27% no estoque de trabalhadores em 2014, na comparação com o ano anterior. De acordo com o MTE, o resultado aponta uma perda de dinamismo na geração de vagas. Em 2013, o crescimento do estoque foi de 3,14%.


O cenário em 2015 não demonstra que o saldo positivo do ano passado vai se repetir. O dado mais recente disponível mostra que somente nos sete primeiros meses deste ano foram fechadas 494 mil vagas de trabalho, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também divulgado pelo MTE. Número que, para o ministro Manoel Dias, é preocupante. "Queremos restabelecer aquele período áureo em que geramos empregos, aumentamos a renda", afirmou.

O ministro destacou que o governo Dilma Rousseff criou 5 milhões de empregos, somando os resultados anuais da RAIS desde 2011 com o saldo do Caged até julho deste ano. "Um número superior à soma dos governos Itamar, Collor e os dois governos de Fernando Henrique Cardoso", disse.

Juiz quer que ex-governador Fernando Freire seja transferido para uma penitenciária

O ex-governador do RN, Fernando Freire, preso no dia 25 de julho na orla de Copacabana do Rio de Janeiro, condenado por liderar esquema “Máfia dos Combustíveis” enquanto governador no Estado deve ser transferido para Penitenciária do Estado.
Segundo informações, o juiz Henrique Baltazar pediu a transferência de Fernando Freire do quartel da Polícia Militar, onde está preso, para uma Penitenciária no Estado. No QG da PM, Fernando Freire está preso em uma cela de 9 m².
No entanto, enquanto aguarda, a vaga no sistema prisional, o mesmo deveria ficar preso ou na Cadeia Pública de Natal ou em um Centro de Detenção Provisória, segundo o juiz, caso não haja explicação cabível para que ele esteja preso no QG da Policia Militar.

Um grande evento do mundo jurídico acontecerá em Mossoró... participe !

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Convite para Audiência Pública


Walfredo enfrenta maior superlotação desde crise de 2012


A superlotação permanente do Hospital Estadual  Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG) – maior do Rio Grande do Norte, tomou novos contornos após o feriado da independência: na tarde de ontem (8), 96 pacientes estavam em macas no hospital. Destes, 54 estão no corredor e outros 42 em macas em outros locais. A diretora geral do HWG,  Maria de Fátima Pereira, reconhece os problemas e os atribui  à elevada quantidade de pacientes para a demanda suportada pelo hospital. “Essa é uma das piores situações desde 2012, quando assumi a diretoria”, disse. 

Durante o feriado, o Walfredo Gurgel recebeu  197 pacientes para internação, segundo a diretora. “Todo feriado, seja na segunda-feira ou na sexta,  o hospital fica nessa situação, infelizmente. O Walfredo tem 284 leitos no total,  e todos que estiverem internados em maca no pronto-socorro está inadequado.  Eles deveriam estar em uma cama, de forma decente e organizada, digna e não em macas”, lamentou.  

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu os corredores do Pronto Socorro Clóvis Sarinho, parte do Walfredo Gurgel. Durante a visita, foi constatada a superlotação. Do lado esquerdo e direito da maioria dos corredores, a cena é a mesma: pacientes em cima de macas disputam um lugar nos estreitos no corredores. No espaço que sobra entre as macas,  a equipe médica se estreita junto aos familiares para assistir aos pacientes, muitos com fratutas expostas. Lugares inusitados também recebem pacientes: a maior parte do hall de um dos elevadores e salas improvisadas eram ocupadas por pessoas. 

"Insegurança": Sistema prisional do RN tem quarta fuga em 24 horas


Três presos fugiram da Cadeia Pública de Caraúbas na madrugada desta quarta-feira (9), na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a direção da unidade, os presos conseguiram escapar por um buraco que servia para escoar água servida. A primeira fuga registrada no sistema prisional aconteceu nesta terça-feira (8) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Um preso fugiu e outro ficou entalado na saída do túnel. Os dois foram recapturados. Também na terça, quatro detentos fugiram da Cadeia Pública de Mossoró. Outro detento fugiu da unidade nesta quarta. Eles ainda não foram encontrados.

Os fugitivos foram identificados como: Marcos Paulo Nogueira, Cássio Augusto de Souza e Jorismar Gonçalves Suassuna. Marcos Paulo e Cássio foram para a triagem após serem expulsos do pavilhão por outros detentos. Na carceragem, estavam oito homens abrigados. Por volta das 3h, os três presos serraram as grades da cela e conseguiram chegar ao buraco, que estava aberto para escoar água servida. Quando chegaram a área externa dos pavilhões, eles pularam uma tela metálica que cerca parte da cadeia. "Os muros da unidade ainda estão sendo construídos", disse André França, vice-diretor do presídio. O buraco foi aberto na unidade pela construtora que realiza reformas na cadeia.
Ainda segundo André França, uma equipe de agentes penitenciários e policiais realizou uma revista preventiva antes da fuga. "Como ficamos sabendo das fugas nas outras unidades prisionais, uma equipe olhou os pavilhões e subiu no teto durante a noite. Mas não conseguimos evitar que eles fugissem", informou André.
A polícia realiza buscas na região, mas nenhum fugitivo foi encontrado. Cássio Augusto é condenado por tráfico de drogas, Jorismar Gonçalves foi preso por homicídio e Marcos Paulo é condenado por assaltos.
A assessoria da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) disse que já cobrou o fechamento do buraco a empresa que faz a reforma. Também cobrou reparos no teto da Cadeia Pública de Mossoró e agilidade para o término das reformas. O prazo para a finalização das obras vai até o dia 17 de setembro. Edilson França, secretário da Sejuc, está com o governador Robinson Faria em Minas Gerais. Eles estão em um visita para conferir um modelo diferenciado de custódia de presos. Ainda de acordo com a Sejuc, Durval de Oliveira França, coordenador das unidades penitenciárias, vai a Mossoró e Caraúbas para verificar a situação das unidades.
Fugas
A primeira fuga registrada no sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu nesta terça-feira (8) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Um preso fugiu e outro ficou entalado na saída de um túnel. Os dois foram recapturados.
Na manhã de terça-feira, a fuga de quatro detentos da Cadeia Pública de Mossoró foi percebida. Eles serraram as grades da cela onde estavam e, com a grade, eles conseguiram quebrar parte do teto. Outro detento fugiu da mesma unidade na madrugada desta quarta-feira. Os cinco fugitivos da Cadeia Pública de Mossoró ainda não foram encontrados.

Nota de pesar da Prefeita Fernanda Costa pelo falecimento do amigo e empresário Neto Borges


Com muita tristeza fomos surpreendidos com a inesperada notícia do falecimento do nosso amigo Neto Borges, ocorrido nesta terça-feira (08). Um homem íntegro, um pai exemplar e um dedicado esposo, qualidades que tive o prazer de comprová-las de perto. Um grande homem que nos deixa de forma prematura.

Neto Borges sempre foi um amigo presente em todas as nossas lutas, um fiel companheiro de todas as horas. Mesmo com sua atividade empresarial, não media esforços para dar a sua contribuição para colocarmos em prática os nossos projetos que sempre objetivam dias melhores para o nosso povo. Desta forma foram os últimos anos, repletos de lutas árduas, porém, de conquistas importantes e inúmeros momentos inesquecíveis, sempre com a participação do nosso amigo Neto Borges. Com seu jeito singelo, mas não menos importante, contribuiu muito para o crescimento do nosso município.   

Neste momento de imensa tristeza, rezamos para que Deus conforte sua esposa, a nossa amiga e chefe de gabinete do nosso município, Marcela Ravena, sua filha, Márjorie Ravena, e todos os seus familiares. Não tenho dúvidas que Deus reservará um lugar muito especial para um seridoense de origem, mas que escolheu Santa Cruz para deixar a sua marca. Uma grande figura que parte provocando em todos nós uma imensa tristeza. 

Por salgados no dia de visita, PCC ameaça fazer rebelião nos presídios do RN


Presos que integram o Primeiro Comando da Capital (PCC) detidos na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, mais conhecida como o 5o Pavilhão de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, escreveram uma “carta” a direção da unidade prisional fazendo exigências, e ameaçando caso as solicitações não sejam cumpridas.
Ao todo, são 13 pedidos feitos pelo presos, entre eles, a aquisição de ventiladores e aumento de almoço no dia de visitas, e até, o que mais chama a atenção “artesanatos para podermos ocupar nossa mente”. No texto, os presos afirmar conceder um prazo de oito dias para que as exigências sejam atendidas.
Na carta, os presos afirmam que por a unidade Rogério Coutinho Madruga “ser moradia e não castigo”, solicitam os benefícios que, segundo eles, têm em qualquer outra unidade.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Oliveira, afirmou que a Sejuc está vendo a procedência da carta e analisando o caso. Além disso, o coordenador admitiu que as reivindicações serão analisadas e, caso estejam dentro dos direitos dos presos, a Sejuc tem a intenção de cumprir”.
Os presos elecam 13 benefícios, sendo eles: Visita íntima, televisão, ventilador, fogão, rádio de pilha, aumento de almoço no dia de visita, a entrada de salgados no dia de visita, a mesma quantia de feira que entra na unidade, cigarros e fumo preto, isqueiro, artesanatos, entrada dos filhos sem autorização da mãe, energia ligada o tempo todo e a entrada de sucos.
Segundo a carta, esses são benefícios obtidos pelos presos em unidades de Santa Catarina e de Nova Cruz, e que por isso, eles também teriam direito.
Ao final do texto, o presos ameaçam caso os pedidos não sejam atendidos pela direção e responsáveis. “Caso esta petição não for atendida na forma que estamos reivindicando, iremos fazer acontecer da forma que nós sabemos fazer, paralisando o Nordeste e fazendo rebeliões em todas as cadeias e assim vocês verão que nós somos maioria  em todo o Brasil e não a minoria”, diz um trecho do texto.
Veja texto:

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Faleceu na tarde de hoje (08) Neto Borges, irmão do empresário Demontier e esposo da Chefe de Gabinete Dra.Marcela Ravena

 No final da tarde de hoje (08), chega a notícia do falecimento do administrador Neto Borges, esposo da atual Chefe de Gabinete do município de Santa Cruz, Dra.Marcela Ravena, irmão do empresário e político Demontier. Neto Borges, administrava a Panificadora Seridó há muitos anos, além de ser também um agente público, por sempre participar ativamente da política de Santa Cruz. 

Amigo particular do deputado Tomba Farias, Neto Borges foi importante em todas as vitórias políticas do deputado Tomba Farias.

"Robindon Faria começa a fazer história no RN" Maior greve da história da UERN expõe descaso com a educação pública no Rio Grande do Norte


Desde o dia 25 de Maio, data em que teve início a paralisação de docentes, técnicos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) passaram-se longos 107 dias, que hoje garantem à universidade o maior tempo de paralisação em sua história, um recorde que nenhuma instituição de ensino gostaria de carregar.
O presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, condenou a morosidade do governo em resolver este impasse. De acordo com ele, é muito triste ver mais um recorde negativo imposto à universidade e saber que foi a falta de compromisso do executivo que materializou esta triste situação.

“Absurdo é a palavra que eu utilizaria para descrever uma greve que chega a 107 dias sem nenhum sinalização de término. O Governador Robinson Faria deixa claro à toda sociedade potiguar a sua falta de empenho e compromisso em resolver este impasse. É preciso lembrar que em 2014, quando tentava se eleger governador, ele afirmou que cumpriria o acordo firmado, o que até agora não aconteceu”, afirmou Valdomiro

O presidente relembra que no ano passado foram realizadas uma série de reuniões que garantiram o acordo com os servidores da Uern e impediriam novas paralisações na instituição. Ele destaca que a greve poderia ter sido evitada se o novo governo estivesse disposto a dialogar sobre o conjunto de pautas de docentes, técnicos e estudantes.

Desfile organizado pela Prefeitura atrai multidão às ruas de Santa Cruz nas comemorações pela Independência do Brasil


Os 193 anos de “Independência do Brasil” foram comemorados mais uma vez em grande estilo pelos santa-cruzenses. O desfile cívico de “7 de Setembro”, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz, levou milhares de pessoas às ruas na tarde/noite desta segunda-feira (07), encantando e emocionando à todos.

Inclusão Social foi o tema trabalhado pelas instituições que participaram do desfile, que tradicionalmente acontece na Rua Doutor Pedro Medeiros e Praça Presidente Vargas (Praça da Matriz).

Além das milhares de pessoas que superlotaram os espaços reservados para o púbico e do grande número de pessoas que participaram do desfile pelas instituições, no palanque oficial, várias autoridades também estiveram presentes assistindo as apresentações, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias, vereadores, secretários e autoridades religiosas.

No total, 24 instituições participaram do desfile cívico em Santa Cruz, entre escolas municipais, estaduais e privadas, Policia Militar, programas sociais, além de outras instituições do município. Foram pouco mais de cinco horas de apresentações. 




PRF registra 92 mortes em estradas federais no feriado; RN teve cinco óbitos


Nos quatro dias da Operação Independência, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 92 pessoas morreram em acidentes nas estradas federais. No Rio Grande do Norte, foram cinco mortes, com 21 acidentes e 24 feridos. Em todo o país, 69.548 veículos foram flagrados pelos radares fixos e portáteis com velocidade acima da permitida. 

Os dados, divulgados hoje (8) pela PRF, mostram que mais de 129 mil veículos foram fiscalizados entre os dias 4 e 7 de setembro. A PRF fez 38.912 testes de etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro. No período, 1.056 pessoas foram impedidas de dirigir por estarem sob efeito de álcool e 151 foram presas por embriaguez.

Um dos destaques divulgados foi registrado no município de Altos (PI), onde um motociclista foi abordado por estar sem capacete e no acostamento da contramão de direção. Ao ser submetido ao teste do bafômetro, foi constatado o índice de 1,81 miligrama (mg) de álcool por litro de ar expelido – valor 45 vezes superior ao permitido em lei.

A corporação ressaltou ainda que, dez meses após o aumento da penalidade por ultrapassagens indevidas, 6.777 ocorrências desse tipo foram flagradas durante a operação. Essas manobras em locais proibidos são a principal causa de colisões frontais, tipo de acidente que, segundo a PRF, apresenta baixa incidência, mas altíssima letalidade.

Quatro presos fogem da Cadeia Pública de Mossoró, RN


Quatro detentos fugiram da Cadeia Pública de Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. A direção da unidade prisional só percebeu a fuga durante uma contagem feita na manhã desta terça-feira (8). Também nesta terça-feira (8) um homem fugiu da Penitenciária de Alcaçuz e outro ficou entalado no túnel quando tentava fugir.

Devido a reforma que acontece na penitenciária, os presos que fugiram estavam em uma cela especial. Eles serraram as grades da cela e, com a grade, eles conseguiram quebrar parte do teto. Ao todo, eram 32 presos dentro da carceragem, mas só quatro fugiram. A direção ainda informou que ainda não sabe a hora certa em que os homens escaparam.
Os fugitivos foram identificados como: Francisco de Assis Silva Lima, Francisco Jeanderson de Oliveira, Gleiber Santiago e Fábio Teixeira de Souza.

"Insegurança": Presos tentam fugir de Alcaçuz usando túnel e são recapturados pela Polícia


A tentativa de fuga de dois detentos da penitenciária estadual de Alcaçuz, na manhã desta terça-feira (8), foi frustrada. Os dois homens que tentaram escapar da unidade foram recapturados por membros da Polícia Militar e Força Nacional, que atuam nos arredores da unidade prisional. Um dos presos foi flagrado ainda no interior do túnel e acabou confirmando a saída de outro detento. O presídio passará por revista ainda hoje.

A tentativa de fuga dos detentos foi percebida na madrugada de hoje. A guarda da área externa do presídio percebeu quando um preso ainda não identificado estava na saída do túnel, somente com o rosto e uma mão na parte externa do buraco. Lá, o detento confirmou que era da cela 1 do pavilhão 4, recém-reformado, e que outro preso havia fugido.

Com a informação, membros da Força Nacional e da Polícia Militar do estado foram em busca do preso que havia conseguido escapar. Ele foi recapturado nesta manhã, ainda nas proximidades da penitenciária, em Nísia Floresta.



De acordo com o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Oliveira, já estava prevista uma intervenção dentro de Alcaçuz nesta terça-feira, quando membros do BPChope e e do Grupo de Operações Especiais (GOE), dos agentes penitenciários, entrariam na unidade para realizar revista nos pavilhões.

"Com a tentativa de fuga, será feita também a recontagem dos presos do pavilhão 4 para confirmar se foram somente os dois que tentaram fugir", disse Durval Oliveira.