quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Policiais são condenados a 17 anos pela morte do prefeito e motorista de Grossos


Os policiais que participaram diretamente da operação desastrada que terminou com o fuzilamento do então prefeito Joao Dehon da Costa Neto, de 37 anos, o Dehon Caenga, como era mais conhecido, e o motorista da Prefeitura de Grossos, Márcio Sander Martins, pegaram 17 anos e 4 meses de prisão cada um.
Estão condenados:
João Maria Xavier Gonçalves
Newton Brasil de Araújo Junior
Railson Sérgio Dantas da Silva
José Wellington de Souza
João Feitosa Neto
O julgamento aconteceu no Fórum Municipal de Natal, Miguel Seabra Fagundes neste dia 30 de setembro. Demorou 21 horas. A ação desastrada que terminou com a morte do prefeito, do motorista e de outros dois auxiliares, aconteceu no dia 23 de junho de 2005, quando o prefeito retornava de Natal, chegando na cidade de Santa Maria.
Os policiais poderão recorrer em liberdade, considerando que aguardaram julgamento nesta condição.

Polícia Militar prende suspeito de assassinar o médico Leonard Macedo em Triunfo Potiguar


A Polícia Militar acredita que prendeu há poucos instantes um dos suspeitos de ter matado o médico obstetra Leonard Macedo, de 43 anos, na manhã desta quarta-feira, 30, quando chegava para trabalhar em sua clínica de ultrasonografia no município de Triunfo Potiguar.
O nome do suspeito é Paulo César Cabral. Ele nega. A prisão foi realizada pela guarnição do sargento Tarcio Fernandes, de Campo Grande, que estava na companhia dos PMs Osório, Cesar e Dutra. O preso foi levado para averiguação. O sargento Tarcio disse que fez várias diligência sontem na viatura da PM na região onde o veículo usado no crime foi abandonado, porém não encontrou suspeitos.
Na manhã desta quinta-feira, 1, iniciou as buscas, só que desta vez usando seu carro particular. Daí encontrou o suspeito, que é chanado de César, saindo de dentro do mato, sozinho, todo arranhado. Ao abordá-lo, o suspeito não soube explicar o que estava fazendo na região e recebeu voz de prisão, sendo conduzido em seguida para a presença do delegado Erick Gomes, de Caraúbas, a quem compete investigá-lo.

Nove em cada dez empresários não pretendem contratar funcionários para fim do ano, diz SPC Brasil


Com a crise econômica, a época do final de ano não deve ser positiva para os empresários dos setores do comércio varejista e de serviços. Muitos irão pisar no freio na hora de investir em seus estabelecimentos e contratar no último trimestre do ano. Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nove em cada dez (88%) empresários não contrataram nem pretendem contratar funcionários para reforçar o quadro das empresas nessa época. Apenas 7% afirmaram que não contrataram, mas ainda o farão. No RN, comerciantes esperam redução de 70% na oferta de vagas.

Entre os empresários que não pretendem contratar, quase metade afirmou que sua equipe de trabalho será suficiente, eliminando a necessidade de mais funcionários: 49% alegam que estão satisfeitos com a equipe e que ela consegue atender o volume de clientes; outros 11% afirmam estarem inseguros devido a um histórico de vendas retraídas esse ano, inclusive em datas comemorativas.

Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a conjuntura econômica atual pode estar deixando os empresários com pé atrás na hora de gastar com novas contratações. "Em sua maioria, os empresários brasileiros dos setores de comércio varejista e serviços estão pessimistas com relação à economia do país e isso produz impactos diretos na expectativa deles para o final do ano", afirma Pinheiro. "O empresariado imagina que os resultados do Natal, a principal data comemorativa em número de vendas e faturamento, serão ruins, o que os impede de investir em infraestrutura e, principalmente, desestimula a contratação de mão de obra."

O SPC Brasil e a CNDL estimam que apenas 24.427 vagas temporárias serão criadas no final de 2015.

Aloizio Mercadante deixa a Casa Civil da Presidência

Brasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff decidiu substituir o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), na reforma da equipe prevista para ser anunciada hoje. Diante do agravamento da crise política, Dilma resolveu dar um sinal mais forte de que pretende "recomeçar" o segundo mandato, ampliando as mudanças e mexendo no coração do governo. A informação sobre a troca na Casa Civil foi confirmada ao jornal O Estado de S. Paulo por dois interlocutores da presidente. Na noite de terça-feira, Dilma teve uma longa conversa com Mercadante. Quem assumirá a Casa Civil será o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT).

Mercadante, porém, não deixará o governo. O último desenho da reforma ministerial prevê a volta do homem forte do Palácio do Planalto para o Ministério da Educação, pasta que ele ocupou durante dois anos (de janeiro de 2012 a janeiro de 2014) e que é comandada por Renato Janine Ribeiro.

Depois de muitas e idas e vindas, Dilma concluiu que Mercadante está desgastado no relacionamento com o Congresso. Apesar de resistir muito a essa mudança, ela avaliou que a permanência do principal auxiliar na Casa Civil não contribui para a recomposição da base aliada. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - a quem cabe aceitar ou não os pedidos de impeachment contra Dilma - ,é um dos principais críticos de Mercadante.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estudo mostra Natal como 4ª capital mais violenta do Brasil


Um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou Natal como a 4ª capital mais violenta do Brasil em 2014. De acordo com os dados publicados nesta quarta-feira (30), a maior cidade do Rio Grande do Norte só índices melhores de mortes decorridas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) do que Fortaleza (CE), Maceió (AL) e São Luís (MA). Neste ano, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) registra redução de 15,6% nos CVLI.

Pelo estudo, que leva em consideração os casos de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio (morte causadas para praticar um assalto), Natal apresentou índice de 65,9 CVLI para cada 100 mil habitantes. Fortaleza teve 77,3, contra 69,5 de Maceió e 69,1 de São Luís. 

Do outro lado da pesquisa, as capitais com menos crimes violentos letais intencionais ára cada grupo de 100 mil habitantes foram São Paulo (11,4), Florianópolis (16,9), Boa Vista (17,5), Campo Grande (18,9) e Rio de Janeiro (20,2).

Em números absolutos, Natal é somente a 14ª com mais crimes violentos letais intencionais, com 568 casos em 2014. Fortaleza é líder em violência também nos números absolutos, com 1.989 CVLI em 2014, seguida por Salvador (1.397), São Paulo (1.360) e Rio de Janeiro (1.305).

Sindipostos/RN se diz preocupado com o novo aumento na gasolina e Diesel


“O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) vem a público externar sua preocupação com as mais recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, que impactam diretamente no negócio do varejo de combustível.
Conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, a Petrobras anunciou, na noite de ontem (dia 29 de setembro) um aumento de 6% no preço da gasolina e 4% no diesel, percentuais a incidir sobre valores da distribuição.
Além disso, há confirmação de que o Governo Federal reajustará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina passando dos atuais R$ 0,10 por litro para R$ 0,60.
Somados a esses fatores, no Rio Grande do Norte ainda há o risco do aumento da carga tributária estadual, caso o projeto de ajuste fiscal do Governo do Estado seja aprovado na Assembleia Legislativa. Pela proposta, o aumento do ICMS de gasolina e álcool passaria de 25% para 27%.
Essas medidas trazem um reflexo nefasto na revenda de combustível que, no Rio Grande do Norte, é o segmento responsável pela maior arrecadação de ICMS e gera 30 mil empregos diretos e indiretos.
O preço do combustível no nosso Estado é livre e definido por cada um dos revendedores. E diante de todas essas medidas que aumentam o preço do produto na distribuidora e ainda reajustam os tributos, a consequência direta será um impacto muito negativo no segmento da revenda, que já enfrenta, nos últimos anos, uma delicada realidade, com aumento dos tributos, reajuste no preço do produto vindo das distribuidoras e uma retração no consumo”.

Tragédia: Pai mata filho de 3 anos e tira a própria vida dentro de apartamento no Tirol


Um crime ocorrido na madrugada desta quarta-feira, na rua Maxaranguape, em Tirol, zona Leste de Natal, chocou a sociedade natalense. O advogado Adriano Benvindo Neri, de 36 anos, matou com dois tiros de revólver calibre 32 o filho (Felipe Furtado Neri) de apenas três anos de idade e depois tirou a própria vida com 4 tiros.
Segundo a Polícia Militar, a criança estava passando o dia com o pai e retornaria à noite para a casa da mãe. Ao sentir a falta do garoto a mãe ligou para o ex-companheiro, mas não conseguiu o contato. Preocupada, a mulher acionou um oficial de justiça para garantir a guarda da criança.
No entanto, quando policiais militares chegaram à residência do pai do garoto, nas primeiras horas da manhã de hoje, encontraram os corpos dentro do apartamento que fica dentro do 10º andar de um condomínio. Peritos do ITEP e agentes da Delegacia de Homicídios estão no local para realizar os primeiros procedimentos.

Médico pré-candidato à Prefeitura de Triunfo Potiguar é executado a tiros


O médico Leonard Macedo, de 43 anos, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (30), no município de Triunfo Potiguar, a 254 quilômetros de Natal. Dr. Leonard, como era conhecido, era pré-candidato à Prefeitura do município, que fica na região Oeste do estado.

O crime ocorreu logo no início da manhã. Ao chegar à sua clínica, em uma caminhonete, segundo a polícia, o médico foi surpreendido por pelo menos três homens em um Peugeot branco, que desceram e efetuaram os disparos e fugiram. O médico foi atingido por três tiros na cabeça e morreu na hora.


O carro usado pelos bandidos foi abandonado momentos depois do crime e será vistoriado pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). “De forma preliminar acreditamos que foram efetuados entre três a quatro disparos, mas vamos esperar os resultados do ITEP”, detalhou o delegado Erick Gomes, titular da delegacia de Caraúbas, designado para investigar o caso.

“Já possuímos algumas linhas de investigação, mas não vamos divulgar no momento. Ouvimos a viúva e um dos assessores do médico. Estamos colhendo todas as informações necessárias para elucidar este homicídio”, afirmou o delegado.

Política

Durante o ano, Leonard Macedo já havia confirmado a intenção de disputar a Prefeitura do Município em 2016. Ele, que era obstetra e possuía uma clínica de ultrassonografia na cidade, afirmava que disputaria o pleito sem apoio dos tradicionais líderes políticos da cidade.

Agente é preso ao entrar em Alcaçuz com drogas e celulares

O agente penitenciário Victor Cianini de Lima Maia foi preso na manhã de ontem na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, quando entrava com drogas e celulares na maior unidade prisional do estado. O agente admitiu, mas não deu detalhes sobre o crime. A direção da unidade lamentou o fato, mas garantiu que o caso é pontual e que não se pode generalizar ou questionar a honestidade de todos os agentes devido ao flagrante de ontem. 

Segundo o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, o funcionário do sistema prisional foi flagrado por outros agentes quando estava com uma mochila repleta de drogas e celulares, na área pública da unidade. Detido, o agente confirmou que a droga era dele, mas não deu detalhes sobre quem encomendou o material e em que pavilhão seria entregue. “Ele somente confirmou que o material era dele e que só falaria mais em juízo”, disse Eider Brito.

De acordo com o diretor da unidade, não há uma fiscalização sobre o material que entra na unidade através dos próprios agentes porque a direção do presídio trabalha “entendendo que todos os agentes penitenciários são honestos”. “É o mesmo que um policial investigar a própria polícia sem que haja algum indício de fraude, ou algo desse tipo. Agente entrando com droga e celular em presídio é exceção”, disse. O Sindicato dos Agentes Penitenciários lamentou o ocorrido e destacou que os demais agentes não podem ser nivelados pelo o que foi preso.



Prefeita Fernanda comenta pesquisa que atesta alta aprovação dos que visitam Santa Cruz e destaca ações do seu governo para fomentar o turismo local

A Prefeita Fernanda Costa foi a entrevistada desta segunda-feira (28) do programa Conexão Trairi, transmitido pela Rádio Santa Cruz AM e apresentado pelos radialistas João Fernandes e Édipo Natan. Acompanhada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeita Fernanda Costa falou sobre o turismo e comentou os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) que trouxe números positivos sobre a festa e o Santuário de Santa Rita, apontando uma alta satisfação dos que visitam a cidade de Santa Cruz nesse período dos festejos da padroeira, durante o mês de maio. São números que comprovam que todas as ações realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros, como a Paróquia de Santa Rita, estão dando resultado positivo na prática.

O levantamento, executado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), apontou que 98,2% dos turistas que visitam Santa Cruz querem retornar à cidade. Foram 500 pessoas entrevistas no período de 18 a 22 de maio de 2015 que responderam a um questionário que contemplou vários aspectos, como a infraestrutura da cidade, Santuário de Santa Rita e a programação da festa da padroeira.

A Prefeita Fernanda Costa destacou que, desde que iniciou o seu mandato, a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando ações de fortalecimento do turismo e citou a participação nos eventos do segmento em outros estados que servem para divulgar o destino e a infraestrutura turística, que envolve os serviços que são oferecidos na cidade em várias áreas para atender bem os visitantes. Nesse aspecto, o Poder Público Municipal, que tem responsabilidade de fomentar a atividade, vem atuando junto à iniciativa privada objetivando qualificar os serviços que são oferecidos, por exemplo, na rede hoteleira, nos restaurantes e na condução do turista pela cidade e seus atrativos turísticos.

Fernanda Costa afirmou que o resultado da pesquisa indica que esforços do Poder Público Municipal estão sendo direcionados para o caminho certo. “O que mais me deixou feliz é que 98% dos entrevistados recomendariam a outras pessoas que viessem participar da festa. Ninguém recomenda aquilo que não gostou, não é verdade? É por isso que a gente entende que pra nós, que somos um destino turístico que ainda está engatinhando pois o Santuário completou agora 5 anos, há muito ainda o que fazer em termos de infraestrutura turística. Recebemos esse resultado com muita felicidade porque nos traduz realmente que estamos indo no caminho certo”, afirmou.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Prepare o bolso: luz, telefone e gás terão novos aumentos de preço neste ano

Uma das maiores vilãs da alta inflacionária do Brasil deste ano, a conta de luz das residências pode subir mais 8% ainda este ano a depender da região do país.
O aumento é devido ao cumprimento de decisão judicial que levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a livrar, na quinta-feira (24), os integrantes da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) do pagamento de parte dos programas bancados pelo fundo setorial Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Sem o dinheiro das indústrias, as despesas terão que ser pagas pelos consumidores residenciais. Com o novo rateio, a Aneel estima que as contas de luz terão que subir até 8% no próximo reajuste tarifário, que, dependendo da empresa, pode ser ainda neste ano ou apenas em 2016. A Light, do Rio de Janeiro, por exemplo, passará por reajuste em novembro, mas a Coleba, que atende a Bahia, tem aumento anual nos meses de maio.
De acordo com cálculos da Aneel, as distribuidoras, assim como os consumidores, terão suas receitas afetadas, só que em até 5%. As empresas terão que pagar o encargo com caixa próprio até a data do próximo reajuste. O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que as companhias que tiverem desequilíbrio econômico-financeiro poderão apresentar pedidos de reajuste extraordinário.

Recepcionado por Fernanda e Tomba, Ministro Henrique Alves visita construção do Teleférico e reafirma prioridade para conclusão da obra


A Prefeita Fernanda Costa fez as honras da casa em mais uma visita do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, na última sexta-feira (25), à Santa Cruz/RN. Henrique Alves esteve na capital do Trairi com o objetivo de participar da inauguração da reforma e ampliação do Centro de Treinamento. Antes, visitou as obras do Teleférico, que estão na primeira etapa de construção.

Diante da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, de vereadores e de outras autoridades que acompanhavam a visita, Henrique Alves reafirmou que a obra é uma prioridade da sua pasta para o Rio Grande do Norte, reforçando o que havia dito em sua última passagem por Santa Cruz, no mês de maio deste de ano.

A Prefeita Fernanda Costa aproveitou a ocasião para solicitar do Ministro o empenho dos recursos que possibilitará a licitação para a segunda etapa da obra, que corresponde à estrutura dos bondinhos e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do teleférico.

Henrique Alves ressaltou a grandeza da obra e sua importância para o turismo religioso. “É com muita alegria que estou aqui ao lado de Tomba, de Fernanda, dos nossos companheiros, dos vereadores, visitando uma obra que reputo como, do turismo religioso, uma das mais importantes do Brasil. Essa obra não vai ser só para o bem de Santa Cruz, do Trairi, do Rio Grande do Norte, não, eu pretendo utilizá-la, no bom sentido, para fazer dela propaganda, para mostrar a importância do turismo religioso nesse país”, enfatizou.

Henrique Alves explicou o porquê da prioridade dada à construção do Teleférico por parte do Ministério do Turismo. “É uma prioridade porque, volto a dizer, não é só para o bem de Santa Cruz, não é só para fazer o crescimento do Trairi e do meu Estado, não, é para mostrar ao Brasil como o turismo religioso tem muita força, tem muito apelo, está entranhado na consciência, no sentimento e na alma do povo brasileiro. Então, com essa obra concluída, eu vou usar como exemplo para todo o Brasil. Quando for falar em turismo, vou falar dos eventos, da natureza, da cultura, da gastronomia e vou falar do turismo religioso, Santa Rita como exemplo”, concluiu.



Randolfe Rodrigues e Heloísa Helena deixam o PSOL


O senador Randolfe Rodrigues (AP) começa a semana sem partido. Ontem (27) ele oficializou, com uma carta à militância do PSOL, sua saída da legenda.

“A partir de hoje deixo de ser um filiado e passo a ser um amigo do partido. Tenho orgulho de ter feito parte da construção do PSOL. Um partido de lutas justas e de resistência contra os ataques aos direitos individuais e coletivos. Um partido irrepreensível do ponto de vista ético, de prática parlamentar irretocável e onde guardo uma multidão de companheiros”, disse o senador no documento.


À Agência Brasil, Randolfe disse que desde que desistiu da candidatura à Presidência da República, nas eleições de 2014, as relações internas no partido “estavam muito deterioradas”. “Acho que era o melhor para mim e para o PSOL que não se identificava mais com a minha atuação, embora eu ache que tenha sido fiel, leal ao partido”.

Randolfe ainda não definiu para que partido irá, mas se reúne hoje (28) em Brasília, às 15h, com a senadora Marina Silva do recém-criado Rede Sustentabilidade. Sem o senador, o PSOL fica sem representantes no Senado.

A ex-senadora Heloísa Helena, que hoje atua como vereadora em Maceió, também deixou o PSOL neste fim de semana e foi para o Rede. “Rede Sim! Porque Marina merece e o Brasil precisa!”, publicou Heloísa Helena no Twitter, com uma foto sorridente ao lado de Marina Silva.

Agência Brasil

Servidores do INSS aceitam proposta do governo e suspendem greve


O comando nacional de greve do servidores da Previdência Social aprovou na noite desta quinta-feira a suspensão da greve da categoria, que já dura 78 dias. A informação é do sindicato do Rio, o Sindsprev/RJ. As associações de cada estado fazem assembleias nesta sexta-feira e a tendência é que todas sigam o indicativo do comando nacional.
No Rio, a votação será às 11h, quando também será decidida a data de retorno ao trabalho. O retorno ao trabalho deve ser na próxima segunda-feira.
Os funcionários aceitaram a proposta de reajuste de 10,8%, sendo a primeira parcela de 5,5%, em 1º de agosto de 2016, e a segunda de 5%, em 1º de janeiro de 2017. O acordo com o governo prevê a devolução dos valores descontados dos servidores durante a greve.
A reposição dos trabalhos que deixaram de ser feitos durante a paralisação será feita na jornada normal dos servidores. A primeira proposta apresentada pelo governo impunha a reposição fora do horário normal e com jornada estendida.

Prefeita Fernanda lança projeto “Aluno Nota 10, Atleta Nota 1000” e ressalta alcance social do Centro de Treinamento


Durante inauguração das obras de reforma e ampliação do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha, nesta sexta-feira (25), a Prefeita Fernanda Costa  lançou um Projeto que planejava implantar e que agora, com a estrutura do CT disponível, poderá ser colocado em prática: o Projeto ”Aluno Nota 10, Atleta Nota 1000”.

A ação utilizará a estrutura do novo CT e será executada através das Secretarias de Esportes, Assistência Social, Educação e Saúde.

O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, explicou que será criada uma escolinha de futebol com o objetivo de promover a prática esportiva educacional, através de ações técnicas, didáticas e pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social, cooperativa e competitiva de formação consciente e reflexiva. Todas as crianças e adolescentes que farão parte do projeto terão  a frequência e desempenho escolar monitorados.

O projeto irá atender a principio a 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, de escolas públicas municipais e estaduais e que se encontram em situação de baixo rendimento escolar, expostos ao trabalho infantil ou na rua.

A Prefeita Fernanda ressaltou a importância da obra do Centro de Treinamento para o social: “Isso aqui não é só cimento, tijolo, pavimentação, essa é uma obra que tem um imenso alcance social, então, eu acho que isto faz toda a diferença, porque nós temos tido o cuidado de não pensar só nas obras, nas edificações e no embelezamento, mas de fazer com que tudo isso se transforme na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

Ministro da Integração Nacional garante que RN receberá águas da transposição


O ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, assegurou que o Rio Grande do Norte receberá as águas da Integração do Rio São Francisco até o fim de 2016. Ele destacou, ao chegar à Assembleia Legislativa, que os recursos estão garantidos e os projetos em fase de conclusão.

A Construtora Queiroz Galvão, que toca as obras no trecho da Integração do Rio São Francisco na Paraíba, deverá realizar os serviços no Rio Grande do Norte. O trecho que liga a integração da Paraíba ao estado potiguar através do Rio Piranhas-Açu tem 6,5km de extensão e está orçado em R$ 150 milhões. O Governo Federal deverá fazer um aditivo contratual com a construtora para iniciar a obra.

O governador Robinson Faria destacou a união dos parlamentares em torno do tema e disse que a garantia de integração do Velho Chico é uma grande vitória dos potiguares. 

O ministro Gilberto Occhi apresentará o andamento do projeto e em quais níveis estão as obras. O plenário da Assembleia Legislativa está ocupado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Rio Grande do Norte.

Setur anuncia Natal na ABAV como destino turístico e polo gastronômico e Santa Cruz também foi junto


Com uma nova proposta para divulgar Natal, a secretaria municipal de Turismo participa da 43º Feira da ABAV, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Nesta edição o evento reúne cerca de 3,5 mil marcas de 65 países. Segundo o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz, com estande próprio, a Setur divulga Natal como destino turístico e seu polo gastronômico que já é conhecido pelo turista, mas que merece um destaque ainda maior. “A Prefeitura do Natal não está medindo esforços para nossa participação em eventos nacionais e internacionais”, salientou.
O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, visitou o estande da Setur onde foi recebido pelo secretário e técnicos da secretaria.
Após a participação da Abav, Natal será divulgada na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires de 26 a 29 de setembro. A expectativa é de aumentar a quantidade de turistas argentinos em Natal no período da alta estação.
A Setur participa da feira com o objetivo de abastecer operadoras e agências de turismo com folders, catálogos e vídeos institucionais sobre a capital potiguar. Um estande ficará exposto na FIT, com técnicos da Setur Natal, representada por Fred Queiroz e Iury Bagadão (Diretor de Promoções Turísticas), membros da Embratur e Ministério do Turismo.

Com fim de semana violento, corpos são amontoados em necrotério no RN


O número elevado de assassinatos registrados durante o fim de semana na Grande Natal fez com que cadáveres ficassem amontoados no necrotério do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), órgão da Polícia Civil responsável por periciar corpos de pessoas mortas mediante violência no Rio Grande do Norte. Durante algumas horas, os cadáveres foram colocados em sacos e postos no chão, à espera de vagas em câmaras frias. Ao todo, segundo o próprio Itep, 21 pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de pouco mais de 24 horas em Natal e região Metropolitana neste final de semana.
A assessoria de imprensa do Itep confirma que os cadáveres tiveram que ser colocados no chão. "De fato houve momento do final de semana em que chegaram mais cadáveres do que a capacidade de acondicionamento nas câmaras frias do necrotério. Mas, a medida que uns foram sendo liberados, os que estavam fora das câmaras foram sendo acondicionados de forma adequada. Hoje (segunda-feira) pela manhã havia um nesta situação, mas já está sendo providenciado uma forma mais adequada para acondicionar o corpo".
Segundo o Itep, os crimes ocorreram entre o início da noite do sábado (26) e a meia-noite deste domingo (27). A maioria dos homicídios, 14 deles, aconteceu na Zona Norte da capital. Entre as vítimas, um policial militar de 32 anos que foi morto durante uma troca de tiros com assaltantes no bairro Pajuçara. Dois suspeitos de terem atirado no PM também foram mortos.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reconheceu que o final de semana foi violento. Em nota, disse que a sequência de assassinatos será investigada e apurada pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom). A secretaria também garantiu que tem tratado a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Rio Grande do Norte de forma “comprometida, transparente e compartilhada com todos os setores da sociedade”.
Quanto ao pico no índice de assassinatos registrado neste fim de semana, em especial aos 14 registrados na Zona Norte, a Sesed disse que a Polícia Civil investiga todas as possibilidades de motivações, entre elas “o confronto entre facções criminosas pelo tráfico de drogas”. Contudo, ressaltou que “ainda é muito prematuro para falar sobre alguma relação entre eles”.
Por fim, acrescentou que o patrulhamento já foi intensificado visando monitorar os locais onde ocorreram os assassinatos, que provas recolhidas nos locais dos crimes deverão ser usadas nas investigações e que a elucidação destes casos virá ao fim do inquérito policial.

Ampliação do Centro de Treinamento inaugurada, mais uma importante obra do governo da Prefeita Fernanda Costa


Desportistas, várias autoridades e dezenas de populares estiveram presentes na noite desta sexta-feira (25), na inauguração da ampliação e reforma do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha, em Santa Cruz/RN. Foi mais uma importante obra que a Prefeita Fernanda Costa entregou à população do município, mais um equipamento voltado para a prática esportiva. A solenidade contou com a presença do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, do Deputado Tomba Farias, da Prefeita Fernanda Costa, além de vereadores, secretários, prefeitos de municípios da região e demais autoridades.

Os serviços de ampliação do Centro de Treinamento deixaram o local totalmente urbanizado, com iluminação e pavimentação de vias, bem como a construção de calçadas de passeios. Foram construídos três novos apartamentos para a comissão técnica, três novos apartamentos para atletas, rede de proteção para o campo de futebol e lavanderia. O CT também foi entregue com todas as instalações hidráulica e elétrica reparadas, revisão de esquadrias com substituição de portas e ferragens, pintura geral da estrutura e limpeza de total da área interna do equipamento.

Os apartamentos foram todos equipados com ar-condicionado, cama box e TV de LED. A cozinha ganhou geladeira, gelágua e freezer. Para o refeitório novas mesas e cadeiras foram adquiridas e a área administrativa foi equipada com novas mesas e armários.

O Centro de Treinamento já é considerado um dos mais modernos do Estado, a sua área  total é 28.200m². A obra de reforma utilizou recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e os serviços de ampliação foram feitos graças à emenda parlamentar do então Deputado Henrique Eduardo Alves.




Palestra com Daniel Bizon

Participe da palestra show com Daniel Bizon, apontado como um dos melhores palestrantes do Brasil. 
Uma palestra de alto impacto para transformar crise em vendas. Dia 29 de setembro, às 19:30h, no Teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz.


Vendas das senhas no SEBRAE Santa Cruz e CDL.
Movimento Compre do Pequeno Negócio. Esse negócio também é seu.

‪#‎Compredopequeno


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Santa Cruz ganhará nesta sexta (25), às 19 horas, um dos mais modernos centros esportivos do RN


A Prefeita Fernanda Costa entregará nesta sexta-feira (25) à população de Santa Cruz um dos mais modernos espaços voltado para a formação de atletas de todo o Rio Grande do Norte. O Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha passou por uma total reforma e teve a sua estrutura ampliada. Os serviços serão inaugurados com uma solenidade que reunirá várias autoridades, desportistas e a população em geral.

O Centro de Treinamento dispõe de uma grande área, com campo de futebol, academia, apartamentos para atletas e comissão técnica, cozinha e refeitório, lavanderia, sala de reunião, escritório, além do Museu do Esporte que funcionará também no local.

A inauguração está prevista para as 19 horas e contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, do Senador Garibaldi Alves e do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, além de outras autoridades locais e regionais.

Estado prorroga emergência em 153 municípios devido à seca


O governador Robinson Faria (PSD) publicou decreto nesta quinta-feira (24) prorrogando o estado de emergência em 153 municípios potiguares devido à seca. Durante os 180 dias previstos de vigência do decreto, o Estado poderá contratar com dispensa de licitação obras e serviços direcionados a combater as consequências da estiagem.

De acordo com o Governo, o mapa das chuvas nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 demonstram que grande parte dos municípios do Rio Grande do Norte tiveram volumes de chuva abaixo dos 500mm no período de janeiro a julho, causando a baixa nos reservatórios de água do estado. 

Com a seca, o Governo estima que o prejuízo de R$ 4,7 bilhões, o que representa uma redução 57,54% na contribuição da produção agropecuária no Rio Grande do Norte em anos de inverno normal. 

"Para a atividade de produção de frutas irrigadas, foi considerado uma redução de 25% no volume produzido; o grau de acometimento para a cana de açúcar foi de 30 %; para a pecuária, os prejuízos foram da ordem de 60 %; já para as culturas de subsistência, inclusive o algodão e a castanha de caju, o grau de perdas considerado chegou a 60 % dos valores obtidos em anos normais", disse o Governo em seu decreto.

Ministério Público Federal recomenda que Caern não venda água a pipeiros


A  venda de água a carros-pipa em Caicó deverá ser suspensa por recomendação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual feita à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Distante 275 quilômetros de Natal, a cidade enfrenta problemas com  a escassez de chuvas e está em sistema de rodízio no abastecimento de água, com o principal reservatório, o Itans a apenas 3% da capacidade total. Segundo informações da Caern repassadas ao MPF,  somente nos primeiros 21 dias deste mês, 1,17 milhão de litros foram vendidos a compradores particulares avulsos. Além de retirar água do sistema, a venda é indiscriminada  e impede o acesso da população ao líquido que chega a ser revendido por até dez vezes do valor. 

O documento aponta que , além de interromper a comercialização avulsa de água em pontos de captação daquela cidade, a Caern terá que destinar  todo o volume à rede de abastecimento de água. “A medida preventiva busca priorizar o consumo humano na distribuição e abastecimento de água e evitar este comércio paralelo, com a adequação da Caern”, disse  o procurador da República Bruno Lamenha - que assina a recomendação conjunta com a Promotoria de Justiça de Caicó. 

A prática foi constatada em vistoria realizada pelos órgãos fiscalizadores na última segunda-feira, dia 21. Uma tomada de preço com quatro destes fornecedores particulares, conta o procurador, mostra que o metro cúbico de água  comprado a Caern por R$ 4,00 é revendido por até R$ 40,00. “Isso incita um mercado paralelo. Recebemos várias denúncias que o valor abusivo impede o acesso da população a água, que é retirada do sistema. Não há como pagar”, frisa Lamenha. 

O procedimento do MPF foi realizado 80 dias depois da gerência regional da Caern em Caicó  solicitar à direção da companhia a suspensão deste tipo de serviço, em 1º de julho. Tal requerimento buscava o ordenamento e evitar prejuízos gerados com o congestionamento de carros-pipa no local, que acabam travando a circulação dos veículos da Caern e atrasando a entrega de água em cidades vizinhas.  “Até hoje, o requerimento não foi acatado”, afirma. 

Turista de 18 anos é estuprada em Ponta Negra


Uma turista carioca de 18 anos fez um Boletim de Ocorrência na polícia, alegando ter sido estuprada na noite desta quarta-feira (23), quando caminhava para uma casa de shows em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Ela estava hospedada nas proximidades e resolveu ir até o local a pé.

Segundo a Polícia Militar, a jovem relatou que o crime ocorreu no final da noite, por volta das 23h , quando estava a caminho de uma casa de shows próxima a rua Doutor Manoel Augusto Bezerra de Araújo, conhecida como "Rua do Salsa". Ela relata ter sido abordada por um homem magro, que usava cavanhaque e tinha aproximadamente 1,74m de altura. Após o estupro, o homem levou celular da vítima

A jovem será submetida a exames de conjunção carnal nesta quinta-feira (24), no Itep, e o caso será investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

UFRN abre segunda-feira as inscrições de concurso público com salários de R$ 9 mil

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre na próxima segunda-feira, 28, o período de inscrições para mais um concurso público na instituição. Destinado inicialmente ao preenchimento de 36 vagas para docentes, o processo seletivo prevê remuneração que supera os 9 mil reais, dependendo da jornada de trabalho.
A seleção abrange oportunidades para professor adjunto e auxiliar, nas seguintes áreas: medicina (1), medicina de família e comunidade (10), ginecologia e obstetrícia (3), pediatria (3), cirurgia (3), infectologia (1), gastroenterologia (1), oncologia (1), endocrinologia (1), cardiologia (1), neurologia (1), nefrologia (1), psiquiatria (2), geriatria (1), imagenologia (1), ortopedia e traumatologia (1), epidemiologia e bioestatística (1), voz e disfagia (1), geografia física (1) e leitura e produção de textos (1).
As quatro etapas de avaliação estão discriminadas no edital 007/2015: prova Escrita (fase eliminatória), prova didática (fase eliminatória), defesa de memorial e projeto de atuação profissional (fase eliminatória) e prova de títulos (fase classificatória).
As provas ocorrem no período de 30/11/2015 a 30/04/2016, sendo aplicadas nos municípios de Natal/RN e Caicó/RN, dependendo da vaga para qual o candidato escolheu concorrer.
Os valores de inscrição variam entre R$ 50 e R$ 220. O resultado final será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O edital está disponível na página www.ufrn.br.

Dólar volta a subir e supera os R$ 4,20 nesta quinta


O dólar continua a subir e bater recorde na manhã de hoje (24). Às 9h29, o dólar comercial estava cotado a R$ 4,2134. Ontem, a moeda fechou com forte alta, vendida a R$ 4,146, com alta de R$ 0,092 (2,28%). O dólar subiu mesmo com intervenções do BC no mercado de câmbio.

Ontem, o BC fez leilões de venda de dólares das reservas internacionais com compromisso de recompra futura e de novos contratos de swap (operação equivalente à venda de dólares no mercado futuro), que não era realizado desde abril.

O BC vinha realizado apenas operação de rolagem (renovação) de swaps cambiais. Além de fazer os leilões, ontem, o BC anunciou um leilão de swap cambial para hoje.


Com informações da Agência Brasil

Governo explica regulamentação de pensão vitalícia para Agripino e Lavoisier Maia


A respeito dos atos publicados nesta quinta-feira (24) para regulamentação da pensão vitalícia devida aos ex-governadores do Estado Lavoisier Maia e José Agripino Maia, o Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que:
– O benefício estava previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, em seu art. 175, vigente ao tempo das concessões, e já vem sendo pago regularmente ao longo dos anos.  Entretanto, como os autos dos procedimentos administrativos de concessão foram extraviados, houve orientação da Procuradoria Geral do Estado, para que fosse publicado ato regulamentador;
– Não se trata de concessão de benefício novo nesta data nem há passivo a ser quitado pelo Estado. Por imposição constitucional, as pensões vêm sendo pagas desde sua implementação;
– O ato regulamentador publicado hoje visa apenas a formalizar novamente a percepção da vantagem em face do extravio dos procedimentos originais de concessão. É um ato meramente formal;
– O pagamento das pensões está sendo questionado na Justiça, mas não há nenhuma decisão judicial, até o momento, que determine seu cancelamento. Portanto, o Estado continua obrigado a pagá-las, em face do princípio da legalidade.

Gabinete Civil do Estado do RN

Publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (24) a regulamentação da pensão vitalícia, a título de subsídio mensal, do senador José Agripio Maia, presidente nacional do DEM, e do ex-deputado federal Lavoisier Maia Sobrinho, com vencimento igual ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, para cada.
Trata-se de pensão referente ao período em que os dois governaram o Rio Grande do Norte – José Agripino nos períodos de 15 de março de 1983 a 15 de março de 1987 e de 15 de março de 1991 a 15 de março de 1995; Lavoisier no período de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1983.
A regulamentação foi fundamentada no art. 175 da Constituição Estadual, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 04, de 5 de junho de 1974, e do artigo 168 da Constituição do Estado (Redação da Emenda nº 6/79), retroagindo os efeitos do presente decreto a abril de 1987.
O teto salarial de um desembargador do Rio Grande do Norte é de R$ 30,4mil.

CDL reage e propõe discussão sobre aumento de impostos proposto por Robinson Faria

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Augusto Vaz, reagiu hoje (24) ao pacote fiscal encaminhado ontem pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com pretensão de aumentar impostos estaduais. “Não é o momento, não discutiram previamente com o setor, e pretendemos iniciar discussões hoje à noite para encaminhar ao Governo e à Assembleia sugestões que atendam às necessidades do Governo e que não prejudiquem o setor”, disse Augusto Vaz.

Empresários e dirigentes da CDL Natal se reúnem na noite desta quinta-feira para tratar do assunto. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas a solução encontrada pelo Executivo resolve, em parte, a situação econômica do governo, mas gera sérias implicações ao setor do comércio varejista. “A solução tem que ser boa para os dois lados. O governo não consegue reduzir os próprios gastos, e nós temos feito nossa parte cortando despesas”.

O eventual aumento da carga tributária estadual, e sem saber quais das medidas serão aprovadas no plano tributário nacional em tramitação no Congresso Nacional, vai incidir diretamente ao consumidor, na avaliação do presidente da entidade. A sobrecarga fiscal incide sobre insumos, que acaba sendo repassada ao preço final das mercadorias e serviços, e quem paga é o consumidor, avalia Augusto Vaz. Essas medidas afetam o consumo e os custos operacionais tornam-se mais elevados.