sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bancários recusam proposta e greve deve começar na terça-feira


Os bancários recusaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelos Bancos e decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (06). A paralisação foi confirmada por nota na noite desta quinta após assembleia dos sindicatos de vários estados e regiões. Segundo a categoria, haverá uma renião na segunda (05) que deverá organizar o movimento.
A greve está confirmada em pelo menos 13 Estados e oito capitais. De acordo com o comunicado, os funcionários dos bancos públicos, além de rejeitarem a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), repudiaram também a falta de propostas das instituições para as pautas de reivindicações específicas.
A Fenaban apresentou uma proposta de 5,5% de reajuste para salários e vales, além de abono de R$ 2.500. O sindicato pede um reajuste salarial de 16%, incluindo reposição da inflação, mais 5,7% de aumento real. “No vale-refeição, esses 5,5% não dariam nem para uma coxinha, representando apenas R$ 1,43 a mais no dia”, afirma nota.
Confira a lista de reivindicações da categoria:
– PLR: 3 salários mais R$7.246,82;
– Piso: R$3.299,66 (equivalente ao salário mínimo do Dieese em valores de junho último);
– Vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá: R$788,00 ao mês para cada (salário mínimo nacional).;
– Melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários.
– Emprego: fim das demissões, mais contratações, fim da rotatividade e combate às terceirizações;
– Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários;
– Auxílio-educação: pagamento para graduação e pós;
– Prevenção contra assaltos e sequestros: permanência de dois vigilantes por andar nas agências e pontos de serviços bancários, conforme legislação. Instalação de portas giratórias com detector de metais na entrada das áreas de autoatendimento e biombos nos caixas. Abertura e fechamento remoto das agências, fim da guarda das chaves por funcionários;
– Igualdade de oportunidades: fim às discriminações nos salários e na ascensão profissional de mulheres, negros, gays, lésbicas, transexuais e pessoas com deficiência.

Policiais Militares revendiam drogas apreendidas e torturavam presos


Sob o argumento de que “honestidade não serve para nada”, os policiais militares presos na Operação Novos Rumos, deflagrada pelo Ministério Público Estadual na última terça-feira(29), não somente extorquiam traficantes para que estes comercializassem os ilícitos livremente. Os militares também repassavam drogas para tais traficantes revenderem. O lucro era dividido entre eles. “Se agente pega 100 gramas e colocasse na sua mão você desenrola?”, questionou um policial militar a um traficante da Comunidade Beira Rio, na zona Norte da capital, em abril deste ano. “Pode ser até um quilo! Homem pegue logo desenrola!”, respondeu o traficante. A prática de tortura e a invasão de domicílios de pessoas ligadas ao crime para a subtração de objetos de valor também era uma prática comum dos integrantes da Viatura 924, do 9º Batalhão da Polícia Militar, alvos da investigação.

O detalhamento das ações ilícitas está no pedido de decretação de prisões preventivas, indisponibilidade de bens e afastamento de sigilo de dados fiscais contra os policiais militares investigados entregue pelos promotores de Defesa do Patrimônio Público à Justiça. O sigilo de parte do processo foi levantado quarta-feira passada pelo Juízo da 11ª Vara Criminal. 

A partir de denúncias de que os policiais militares que se deslocavam na Viatura 924 recebiam semanalmente “comissão” para o “lanche da rota policial diária” e também para fazer vista grossa ao funcionamento de estabelecimentos de jogos de azar na Cidade da Esperança, o MPRN requereu ao Judiciário autorização para interceptação ambiental na Viatura e interceptação telefônica dos PMs suspeitos de praticarem atos criminosos diversos.

Quadrilha explode pela segunda vez caixa eletrônico do Bradesco no município de São Tomé


Mais um caixa eletrônico foi alvo de criminosos no Rio Grande do Norte. Desta vez, o caso aconteceu na cidade de São Tomé, distante 118 quilômetros de Natal, na madrugada desta sexta-feira (2).
De acordo com informações da Polícia Militar da região, a quadrilha chegou em dois veículos. Eles utilizaram explosivos para realizar a ação na agência do banco Bradesco, que ficou completamente destruída. Na fuga, os assaltantes saíram atirando para o alto e jogando grampos na pista, para que ninguém tentasse segui-los. A mesma agência foi explodida no ano passado.
Ainda não se sabe o valor que os bandidos levaram, mas informações dão conta de que o caixa tinha sido abastecido na quinta-feira (1).

Sargento da PM aposentado é baleado em assalto na Grande Natal

Um sargento da Polícia Militar já aposentado foi alvo de disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira (1º) durante uma tentativa de assalto em uma residência no bairro Parque Industrial, em Parnamirim, cidade da Grande Natal. A casa estava sendo preparada para um culto religioso. Almir Lúcio da Silva, de 53 anos, foi socorrido em um carro da PM para o hospital, onde permanece internado. Ele chegou ao pronto-socorro sem sentir as pernas. Os criminosos fugiram.
De acordo com a PM, o sargento teria sido o primeiro a chegar para o culto, e estaria ajudando a dona da casa a arrumar as cadeiras quando dois homens armados entraram na residência e anunciaram o assalto. Quando perceberam que Almir estava armado, um dos assaltantes sacou o revólver. O sargento ainda correu para um corredor que fica ao lado da casa, onde houve uma troca de tiros. Durante o confronto, a dona da casa chegou a ser usada como escudo-humano, mas escapou sem ferimentos.
O sargento foi atingido nas costas e caiu, momento em que os assaltantes fugiram. Baleado, ele pediu socorro. Almir foi levado por policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.
Além de ter prestado serviço na Polícia Militar, Almir Lúcio também é ex-vereador do município de Boa Saúde, na região Agreste do estado. Ele, inclusive, chegou a disputar uma eleição como candidato a prefeito da cidade.
Carros de PM de várias companhias e batalhões estiveram no pronto-socorro em busca de notícias sobre o estado de saúde de Almir. Buscas também foram feitas para tentar prender os assaltantes, mas nenhum suspeito foi encontrado.
No hospital, o sargento fez exames de raios-x e foi cirurgiado, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.

São João do Sabugi terá concurso com mais de 70 vagas e salários de até R$ 8 mil


A Prefeitura de São João do Sabugi anuncia realização de Concurso Público com mais de 70 vagas para cargos em diferentes níveis educacionais e salários de R$ 788,00 a R$ 8 mil por mês. Confira todas as oportunidades, abaixo:
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (5), Auxiliar de Serviços Gerais – Câmara Municipal (1), Coveiro (1), Jardineiro (1), Merendeira (3), Motorista (4), Operador de Máquinas Pesadas (3) e Vigia (1).
Nível Médio: Agente Administrativo (1), Agente Administrativo – Câmara Municipal (5), Agente de Combate Às Endemias (1), Atendente de Consultório Dentário (3), Auxiliar de Farmácia (1), Facilitador de Oficina (3), Fiscal de Obras (2), Fiscal de Tributos (2), Fiscal de Vigilância Sanitária (1), Orientador (1), Recepcionista (1), Socioeducacional (1), Técnico Agrícola (2), Técnico em Enfermagem (1), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Laboratório (1) e Vacinador (2).
Nível Superior: Advogado (1), Analista Administrativo (2), Analista Administrativo – Câmara Municipal (1), Assistente Social (1), Cirurgião Dentista (2), Contador (1), Contador – Câmara Municipal (1), Enfermeiro (3), Farmacêutico (1), Médico Generalista (1), Médico Pediatra (1), Médico Psiquiatra (1), Médico-Veterinário (1), Nutricionista (1), Pedagogo Crass (1), Procurador Jurídico – Câmara Municipal (1), Professor de Ciências Físicas e Biológicas (1), Professor de Educação Física (1), Professor de Ensino Infantil (1), Professor de Português (1) e Psicólogo (2). Dentro do total de funções, existem oportunidades exclusivas para pessoas com necessidades especiais.
As inscrições começam a partir do dia 5 de outubro de 2015, pelo site www.conpass.com.br, até 5 de novembro de 2015. Já a taxa de participação custa de R$ 40,00 a R$ 90,00 e deve ser paga por meio de boleto, na agência descrita no edital.
A classificação dos candidatos será feita mediante à prova escrita, de títulos e prática, sendo que a primeira está prevista para ocorrer em 13 de dezembro de 2015 e será composta por questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e demais assuntos.
Este concurso tem validade de dois anos, porém pode ser prorrogado.

Gasolina já está R$ 0,20 mais cara nos postos de Natal


O reajuste nos preços da gasolina nos postos de combustíveis, em Natal, foi em média de R$ 0,20 e não chegou a ser aplicado de forma simultânea nem linear. Em sete estabelecimentos visitados pela reportagem, quatro ainda praticavam os preços anteriores ao reajuste anunciado na quarta-feira pela Petrobras – que foi de 6% para a gasolina e de 4% para o óleo diesel. Nos outros três, o litro da gasolina comum variava entre R$ 3,549 e R$ 3,579. O tipo “aditivada” variava ontem entre R$ 3,669 e R$ 3,679 o litro.

Um posto da bandeira BR, na Zona Sul de Natal, tinha os maiores preços e o reajuste foi aplicado às bombas ainda na tarde da quarta feira. O gerente não quis falar com a reportagem, alegando “normas internas da empresa”, mas os frentistas comentaram o impacto do reajuste junto aos clientes. “Estamos ouvindo muitas reclamações, mas por enquanto o movimento não diminuiu”, disse um deles, pedindo para não ser identificado. No posto São Luis II, localizado na avenida Prudente de Moraes, o chefe de pista Pedro Felipe espera queda nas vendas. 

“Não é só o reajuste. É a crise econômica que está atingindo todos os setores”, avalia Pedro Felipe. O posto mantem uma carteira de clientes fixa, através de contratos com empresas para o abastecimento de frotas. “A queda entre esses clientes foi menor. Mas, clientes privados que costumavam abastecer valores maiores agora pedem apenas 20 ou 10 reais por vez”, acrescenta ele. Em outro posto da rede São Luiz (a bandeira  é da Shell), os preços ainda eram R$ 3,369 para o litro da gasolina comum e R$ 3,3469 para a gasolina aditivada. Mas, isso era porque o estoque ainda era velho. Na manhã de hoje, o novo estoque deve chegar com os preços novos.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

STJ concede habeas corpus para o ex-governador Fernando Freire


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus para o ex-governador Fernando Freire, que foi preso no dia 25 de julho no Rio de Janeiro. A votação da Quinta Turma do STJ terminou com três votos favoráveis à soltura e dois contra.

Votaram a favor do habeas corpus os ministros Luiz Alberto Gurgel de Faria, Reynaldo Fonseca e Leopoldo Raposo, enquanto Felix Fischer e Newton Trisotto foram contrários. Para a defesa do ex-governador, o fato dele ficar solto não interfere no andamento do processo.


Fernando Freire foi condenado por desvios de recursos públicos. Após ser preso no Rio de Janeiro, ele chegou em Natal no dia 27 de julho e ficou detido no quartel da Polícia Militar. No dia 25 de setembro, após ser definido que ele seria encaminhado para a Penitenciária de Alcaçuz, ele foi levado para o Hospital São Lucas, onde está internado desde então. 

Com o habeas corpus, após receber alta hospitalar, ele poderá seguir para casa.

Fernando Freire responde a ações de peculato, lavagem de dinheiro e foi condenado, em 2014, no processo da 7ª Vara Criminal da Comarca de Natal que avaliava a apropriação de recursos públicos por parte do ex-governador. 

Prefeitura de Santa Cruz realiza Leilão de veículos nesta sexta-feira (02) na Vila de Todos


A Prefeitura de Santa Cruz nesta sexta-feira (02), a partir das 9h, na Vila de Todos, um Leilão de bens móveis (veículos) que levará em consideração o maior lance ou oferta.

Estarão sendo colocados a Leilão 05 veículos, sendo 01 Uno Mille (Fiat) ano 2008/2009, 01 microônibus Jumper (Citroen) ano 2009, 01 ônibus OF (Mercedes Benz) ano 1985, 01 Saveiro (Volkswagen) ano 2010 e 01 Siena (Fiat) ano 2009/2010.

Mais informações sobre o Leilão estão no edital que pode ser acessado no seguinte link: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/EditalLeilao002-2015.pdf

Concurso público do INSS define salário de R$5.413 para 700 vagas de técnico


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) definiu o  Cespe/UnB como empresa organizadora do concurso  para 950 vagas, de acordo com o site Folha Dirigida.
Com a decisão, o órgão também anunciou as alterações nos salários para os cargos: o técnico do seguro social, de nível médio, terá remuneração inicial de R$4.768,90, considerando R$708,21 de vencimento básico (já com o aumento de 10,8%), R$1.022,69 de gratificação de atividade executiva (GAE), R$2.580 de gratificação de desempenho de atividade do seguro social (GDASS/80%) e auxílio-alimentação de R$458. Após seis meses de trabalho, o rendimento passa para até R$5.413,90, já que, além dos outros valores, a GDASS sobe para até R$3.225 (100%).
O analista do seguro social, de nível superior, por sua vez, terá remuneração inicial de R$7.014,05, incluindo R$986,58 de vencimento básico (com o reajuste), R$1.424,67 de GAE, R$4.144,80 de GDASS (80%) e o auxílio-alimentação. Após seis meses de trabalho, a remuneração sobe para até R$8.050,25, já que, além dos outros valores, a GDASS pode chegar a R$5.181 (100%).

Policiais são condenados a 17 anos pela morte do prefeito e motorista de Grossos


Os policiais que participaram diretamente da operação desastrada que terminou com o fuzilamento do então prefeito Joao Dehon da Costa Neto, de 37 anos, o Dehon Caenga, como era mais conhecido, e o motorista da Prefeitura de Grossos, Márcio Sander Martins, pegaram 17 anos e 4 meses de prisão cada um.
Estão condenados:
João Maria Xavier Gonçalves
Newton Brasil de Araújo Junior
Railson Sérgio Dantas da Silva
José Wellington de Souza
João Feitosa Neto
O julgamento aconteceu no Fórum Municipal de Natal, Miguel Seabra Fagundes neste dia 30 de setembro. Demorou 21 horas. A ação desastrada que terminou com a morte do prefeito, do motorista e de outros dois auxiliares, aconteceu no dia 23 de junho de 2005, quando o prefeito retornava de Natal, chegando na cidade de Santa Maria.
Os policiais poderão recorrer em liberdade, considerando que aguardaram julgamento nesta condição.

Polícia Militar prende suspeito de assassinar o médico Leonard Macedo em Triunfo Potiguar


A Polícia Militar acredita que prendeu há poucos instantes um dos suspeitos de ter matado o médico obstetra Leonard Macedo, de 43 anos, na manhã desta quarta-feira, 30, quando chegava para trabalhar em sua clínica de ultrasonografia no município de Triunfo Potiguar.
O nome do suspeito é Paulo César Cabral. Ele nega. A prisão foi realizada pela guarnição do sargento Tarcio Fernandes, de Campo Grande, que estava na companhia dos PMs Osório, Cesar e Dutra. O preso foi levado para averiguação. O sargento Tarcio disse que fez várias diligência sontem na viatura da PM na região onde o veículo usado no crime foi abandonado, porém não encontrou suspeitos.
Na manhã desta quinta-feira, 1, iniciou as buscas, só que desta vez usando seu carro particular. Daí encontrou o suspeito, que é chanado de César, saindo de dentro do mato, sozinho, todo arranhado. Ao abordá-lo, o suspeito não soube explicar o que estava fazendo na região e recebeu voz de prisão, sendo conduzido em seguida para a presença do delegado Erick Gomes, de Caraúbas, a quem compete investigá-lo.

Nove em cada dez empresários não pretendem contratar funcionários para fim do ano, diz SPC Brasil


Com a crise econômica, a época do final de ano não deve ser positiva para os empresários dos setores do comércio varejista e de serviços. Muitos irão pisar no freio na hora de investir em seus estabelecimentos e contratar no último trimestre do ano. Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nove em cada dez (88%) empresários não contrataram nem pretendem contratar funcionários para reforçar o quadro das empresas nessa época. Apenas 7% afirmaram que não contrataram, mas ainda o farão. No RN, comerciantes esperam redução de 70% na oferta de vagas.

Entre os empresários que não pretendem contratar, quase metade afirmou que sua equipe de trabalho será suficiente, eliminando a necessidade de mais funcionários: 49% alegam que estão satisfeitos com a equipe e que ela consegue atender o volume de clientes; outros 11% afirmam estarem inseguros devido a um histórico de vendas retraídas esse ano, inclusive em datas comemorativas.

Segundo o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a conjuntura econômica atual pode estar deixando os empresários com pé atrás na hora de gastar com novas contratações. "Em sua maioria, os empresários brasileiros dos setores de comércio varejista e serviços estão pessimistas com relação à economia do país e isso produz impactos diretos na expectativa deles para o final do ano", afirma Pinheiro. "O empresariado imagina que os resultados do Natal, a principal data comemorativa em número de vendas e faturamento, serão ruins, o que os impede de investir em infraestrutura e, principalmente, desestimula a contratação de mão de obra."

O SPC Brasil e a CNDL estimam que apenas 24.427 vagas temporárias serão criadas no final de 2015.

Aloizio Mercadante deixa a Casa Civil da Presidência

Brasília (AE) - A presidente Dilma Rousseff decidiu substituir o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), na reforma da equipe prevista para ser anunciada hoje. Diante do agravamento da crise política, Dilma resolveu dar um sinal mais forte de que pretende "recomeçar" o segundo mandato, ampliando as mudanças e mexendo no coração do governo. A informação sobre a troca na Casa Civil foi confirmada ao jornal O Estado de S. Paulo por dois interlocutores da presidente. Na noite de terça-feira, Dilma teve uma longa conversa com Mercadante. Quem assumirá a Casa Civil será o atual ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT).

Mercadante, porém, não deixará o governo. O último desenho da reforma ministerial prevê a volta do homem forte do Palácio do Planalto para o Ministério da Educação, pasta que ele ocupou durante dois anos (de janeiro de 2012 a janeiro de 2014) e que é comandada por Renato Janine Ribeiro.

Depois de muitas e idas e vindas, Dilma concluiu que Mercadante está desgastado no relacionamento com o Congresso. Apesar de resistir muito a essa mudança, ela avaliou que a permanência do principal auxiliar na Casa Civil não contribui para a recomposição da base aliada. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) - a quem cabe aceitar ou não os pedidos de impeachment contra Dilma - ,é um dos principais críticos de Mercadante.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Estudo mostra Natal como 4ª capital mais violenta do Brasil


Um estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou Natal como a 4ª capital mais violenta do Brasil em 2014. De acordo com os dados publicados nesta quarta-feira (30), a maior cidade do Rio Grande do Norte só índices melhores de mortes decorridas de crimes violentos letais intencionais (CVLI) do que Fortaleza (CE), Maceió (AL) e São Luís (MA). Neste ano, no entanto, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) registra redução de 15,6% nos CVLI.

Pelo estudo, que leva em consideração os casos de homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio (morte causadas para praticar um assalto), Natal apresentou índice de 65,9 CVLI para cada 100 mil habitantes. Fortaleza teve 77,3, contra 69,5 de Maceió e 69,1 de São Luís. 

Do outro lado da pesquisa, as capitais com menos crimes violentos letais intencionais ára cada grupo de 100 mil habitantes foram São Paulo (11,4), Florianópolis (16,9), Boa Vista (17,5), Campo Grande (18,9) e Rio de Janeiro (20,2).

Em números absolutos, Natal é somente a 14ª com mais crimes violentos letais intencionais, com 568 casos em 2014. Fortaleza é líder em violência também nos números absolutos, com 1.989 CVLI em 2014, seguida por Salvador (1.397), São Paulo (1.360) e Rio de Janeiro (1.305).

Sindipostos/RN se diz preocupado com o novo aumento na gasolina e Diesel


“O Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) vem a público externar sua preocupação com as mais recentes medidas adotadas pelo Governo Federal, que impactam diretamente no negócio do varejo de combustível.
Conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, a Petrobras anunciou, na noite de ontem (dia 29 de setembro) um aumento de 6% no preço da gasolina e 4% no diesel, percentuais a incidir sobre valores da distribuição.
Além disso, há confirmação de que o Governo Federal reajustará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) da gasolina passando dos atuais R$ 0,10 por litro para R$ 0,60.
Somados a esses fatores, no Rio Grande do Norte ainda há o risco do aumento da carga tributária estadual, caso o projeto de ajuste fiscal do Governo do Estado seja aprovado na Assembleia Legislativa. Pela proposta, o aumento do ICMS de gasolina e álcool passaria de 25% para 27%.
Essas medidas trazem um reflexo nefasto na revenda de combustível que, no Rio Grande do Norte, é o segmento responsável pela maior arrecadação de ICMS e gera 30 mil empregos diretos e indiretos.
O preço do combustível no nosso Estado é livre e definido por cada um dos revendedores. E diante de todas essas medidas que aumentam o preço do produto na distribuidora e ainda reajustam os tributos, a consequência direta será um impacto muito negativo no segmento da revenda, que já enfrenta, nos últimos anos, uma delicada realidade, com aumento dos tributos, reajuste no preço do produto vindo das distribuidoras e uma retração no consumo”.

Tragédia: Pai mata filho de 3 anos e tira a própria vida dentro de apartamento no Tirol


Um crime ocorrido na madrugada desta quarta-feira, na rua Maxaranguape, em Tirol, zona Leste de Natal, chocou a sociedade natalense. O advogado Adriano Benvindo Neri, de 36 anos, matou com dois tiros de revólver calibre 32 o filho (Felipe Furtado Neri) de apenas três anos de idade e depois tirou a própria vida com 4 tiros.
Segundo a Polícia Militar, a criança estava passando o dia com o pai e retornaria à noite para a casa da mãe. Ao sentir a falta do garoto a mãe ligou para o ex-companheiro, mas não conseguiu o contato. Preocupada, a mulher acionou um oficial de justiça para garantir a guarda da criança.
No entanto, quando policiais militares chegaram à residência do pai do garoto, nas primeiras horas da manhã de hoje, encontraram os corpos dentro do apartamento que fica dentro do 10º andar de um condomínio. Peritos do ITEP e agentes da Delegacia de Homicídios estão no local para realizar os primeiros procedimentos.

Médico pré-candidato à Prefeitura de Triunfo Potiguar é executado a tiros


O médico Leonard Macedo, de 43 anos, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (30), no município de Triunfo Potiguar, a 254 quilômetros de Natal. Dr. Leonard, como era conhecido, era pré-candidato à Prefeitura do município, que fica na região Oeste do estado.

O crime ocorreu logo no início da manhã. Ao chegar à sua clínica, em uma caminhonete, segundo a polícia, o médico foi surpreendido por pelo menos três homens em um Peugeot branco, que desceram e efetuaram os disparos e fugiram. O médico foi atingido por três tiros na cabeça e morreu na hora.


O carro usado pelos bandidos foi abandonado momentos depois do crime e será vistoriado pelo Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). “De forma preliminar acreditamos que foram efetuados entre três a quatro disparos, mas vamos esperar os resultados do ITEP”, detalhou o delegado Erick Gomes, titular da delegacia de Caraúbas, designado para investigar o caso.

“Já possuímos algumas linhas de investigação, mas não vamos divulgar no momento. Ouvimos a viúva e um dos assessores do médico. Estamos colhendo todas as informações necessárias para elucidar este homicídio”, afirmou o delegado.

Política

Durante o ano, Leonard Macedo já havia confirmado a intenção de disputar a Prefeitura do Município em 2016. Ele, que era obstetra e possuía uma clínica de ultrassonografia na cidade, afirmava que disputaria o pleito sem apoio dos tradicionais líderes políticos da cidade.

Agente é preso ao entrar em Alcaçuz com drogas e celulares

O agente penitenciário Victor Cianini de Lima Maia foi preso na manhã de ontem na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, quando entrava com drogas e celulares na maior unidade prisional do estado. O agente admitiu, mas não deu detalhes sobre o crime. A direção da unidade lamentou o fato, mas garantiu que o caso é pontual e que não se pode generalizar ou questionar a honestidade de todos os agentes devido ao flagrante de ontem. 

Segundo o diretor de Alcaçuz, Eider Brito, o funcionário do sistema prisional foi flagrado por outros agentes quando estava com uma mochila repleta de drogas e celulares, na área pública da unidade. Detido, o agente confirmou que a droga era dele, mas não deu detalhes sobre quem encomendou o material e em que pavilhão seria entregue. “Ele somente confirmou que o material era dele e que só falaria mais em juízo”, disse Eider Brito.

De acordo com o diretor da unidade, não há uma fiscalização sobre o material que entra na unidade através dos próprios agentes porque a direção do presídio trabalha “entendendo que todos os agentes penitenciários são honestos”. “É o mesmo que um policial investigar a própria polícia sem que haja algum indício de fraude, ou algo desse tipo. Agente entrando com droga e celular em presídio é exceção”, disse. O Sindicato dos Agentes Penitenciários lamentou o ocorrido e destacou que os demais agentes não podem ser nivelados pelo o que foi preso.



Prefeita Fernanda comenta pesquisa que atesta alta aprovação dos que visitam Santa Cruz e destaca ações do seu governo para fomentar o turismo local

A Prefeita Fernanda Costa foi a entrevistada desta segunda-feira (28) do programa Conexão Trairi, transmitido pela Rádio Santa Cruz AM e apresentado pelos radialistas João Fernandes e Édipo Natan. Acompanhada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeita Fernanda Costa falou sobre o turismo e comentou os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio) que trouxe números positivos sobre a festa e o Santuário de Santa Rita, apontando uma alta satisfação dos que visitam a cidade de Santa Cruz nesse período dos festejos da padroeira, durante o mês de maio. São números que comprovam que todas as ações realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros, como a Paróquia de Santa Rita, estão dando resultado positivo na prática.

O levantamento, executado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), apontou que 98,2% dos turistas que visitam Santa Cruz querem retornar à cidade. Foram 500 pessoas entrevistas no período de 18 a 22 de maio de 2015 que responderam a um questionário que contemplou vários aspectos, como a infraestrutura da cidade, Santuário de Santa Rita e a programação da festa da padroeira.

A Prefeita Fernanda Costa destacou que, desde que iniciou o seu mandato, a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando ações de fortalecimento do turismo e citou a participação nos eventos do segmento em outros estados que servem para divulgar o destino e a infraestrutura turística, que envolve os serviços que são oferecidos na cidade em várias áreas para atender bem os visitantes. Nesse aspecto, o Poder Público Municipal, que tem responsabilidade de fomentar a atividade, vem atuando junto à iniciativa privada objetivando qualificar os serviços que são oferecidos, por exemplo, na rede hoteleira, nos restaurantes e na condução do turista pela cidade e seus atrativos turísticos.

Fernanda Costa afirmou que o resultado da pesquisa indica que esforços do Poder Público Municipal estão sendo direcionados para o caminho certo. “O que mais me deixou feliz é que 98% dos entrevistados recomendariam a outras pessoas que viessem participar da festa. Ninguém recomenda aquilo que não gostou, não é verdade? É por isso que a gente entende que pra nós, que somos um destino turístico que ainda está engatinhando pois o Santuário completou agora 5 anos, há muito ainda o que fazer em termos de infraestrutura turística. Recebemos esse resultado com muita felicidade porque nos traduz realmente que estamos indo no caminho certo”, afirmou.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Prepare o bolso: luz, telefone e gás terão novos aumentos de preço neste ano

Uma das maiores vilãs da alta inflacionária do Brasil deste ano, a conta de luz das residências pode subir mais 8% ainda este ano a depender da região do país.
O aumento é devido ao cumprimento de decisão judicial que levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a livrar, na quinta-feira (24), os integrantes da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) do pagamento de parte dos programas bancados pelo fundo setorial Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Sem o dinheiro das indústrias, as despesas terão que ser pagas pelos consumidores residenciais. Com o novo rateio, a Aneel estima que as contas de luz terão que subir até 8% no próximo reajuste tarifário, que, dependendo da empresa, pode ser ainda neste ano ou apenas em 2016. A Light, do Rio de Janeiro, por exemplo, passará por reajuste em novembro, mas a Coleba, que atende a Bahia, tem aumento anual nos meses de maio.
De acordo com cálculos da Aneel, as distribuidoras, assim como os consumidores, terão suas receitas afetadas, só que em até 5%. As empresas terão que pagar o encargo com caixa próprio até a data do próximo reajuste. O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que as companhias que tiverem desequilíbrio econômico-financeiro poderão apresentar pedidos de reajuste extraordinário.

Recepcionado por Fernanda e Tomba, Ministro Henrique Alves visita construção do Teleférico e reafirma prioridade para conclusão da obra


A Prefeita Fernanda Costa fez as honras da casa em mais uma visita do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, na última sexta-feira (25), à Santa Cruz/RN. Henrique Alves esteve na capital do Trairi com o objetivo de participar da inauguração da reforma e ampliação do Centro de Treinamento. Antes, visitou as obras do Teleférico, que estão na primeira etapa de construção.

Diante da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, de vereadores e de outras autoridades que acompanhavam a visita, Henrique Alves reafirmou que a obra é uma prioridade da sua pasta para o Rio Grande do Norte, reforçando o que havia dito em sua última passagem por Santa Cruz, no mês de maio deste de ano.

A Prefeita Fernanda Costa aproveitou a ocasião para solicitar do Ministro o empenho dos recursos que possibilitará a licitação para a segunda etapa da obra, que corresponde à estrutura dos bondinhos e todos os equipamentos necessários para o funcionamento do teleférico.

Henrique Alves ressaltou a grandeza da obra e sua importância para o turismo religioso. “É com muita alegria que estou aqui ao lado de Tomba, de Fernanda, dos nossos companheiros, dos vereadores, visitando uma obra que reputo como, do turismo religioso, uma das mais importantes do Brasil. Essa obra não vai ser só para o bem de Santa Cruz, do Trairi, do Rio Grande do Norte, não, eu pretendo utilizá-la, no bom sentido, para fazer dela propaganda, para mostrar a importância do turismo religioso nesse país”, enfatizou.

Henrique Alves explicou o porquê da prioridade dada à construção do Teleférico por parte do Ministério do Turismo. “É uma prioridade porque, volto a dizer, não é só para o bem de Santa Cruz, não é só para fazer o crescimento do Trairi e do meu Estado, não, é para mostrar ao Brasil como o turismo religioso tem muita força, tem muito apelo, está entranhado na consciência, no sentimento e na alma do povo brasileiro. Então, com essa obra concluída, eu vou usar como exemplo para todo o Brasil. Quando for falar em turismo, vou falar dos eventos, da natureza, da cultura, da gastronomia e vou falar do turismo religioso, Santa Rita como exemplo”, concluiu.



Randolfe Rodrigues e Heloísa Helena deixam o PSOL


O senador Randolfe Rodrigues (AP) começa a semana sem partido. Ontem (27) ele oficializou, com uma carta à militância do PSOL, sua saída da legenda.

“A partir de hoje deixo de ser um filiado e passo a ser um amigo do partido. Tenho orgulho de ter feito parte da construção do PSOL. Um partido de lutas justas e de resistência contra os ataques aos direitos individuais e coletivos. Um partido irrepreensível do ponto de vista ético, de prática parlamentar irretocável e onde guardo uma multidão de companheiros”, disse o senador no documento.


À Agência Brasil, Randolfe disse que desde que desistiu da candidatura à Presidência da República, nas eleições de 2014, as relações internas no partido “estavam muito deterioradas”. “Acho que era o melhor para mim e para o PSOL que não se identificava mais com a minha atuação, embora eu ache que tenha sido fiel, leal ao partido”.

Randolfe ainda não definiu para que partido irá, mas se reúne hoje (28) em Brasília, às 15h, com a senadora Marina Silva do recém-criado Rede Sustentabilidade. Sem o senador, o PSOL fica sem representantes no Senado.

A ex-senadora Heloísa Helena, que hoje atua como vereadora em Maceió, também deixou o PSOL neste fim de semana e foi para o Rede. “Rede Sim! Porque Marina merece e o Brasil precisa!”, publicou Heloísa Helena no Twitter, com uma foto sorridente ao lado de Marina Silva.

Agência Brasil

Servidores do INSS aceitam proposta do governo e suspendem greve


O comando nacional de greve do servidores da Previdência Social aprovou na noite desta quinta-feira a suspensão da greve da categoria, que já dura 78 dias. A informação é do sindicato do Rio, o Sindsprev/RJ. As associações de cada estado fazem assembleias nesta sexta-feira e a tendência é que todas sigam o indicativo do comando nacional.
No Rio, a votação será às 11h, quando também será decidida a data de retorno ao trabalho. O retorno ao trabalho deve ser na próxima segunda-feira.
Os funcionários aceitaram a proposta de reajuste de 10,8%, sendo a primeira parcela de 5,5%, em 1º de agosto de 2016, e a segunda de 5%, em 1º de janeiro de 2017. O acordo com o governo prevê a devolução dos valores descontados dos servidores durante a greve.
A reposição dos trabalhos que deixaram de ser feitos durante a paralisação será feita na jornada normal dos servidores. A primeira proposta apresentada pelo governo impunha a reposição fora do horário normal e com jornada estendida.

Prefeita Fernanda lança projeto “Aluno Nota 10, Atleta Nota 1000” e ressalta alcance social do Centro de Treinamento


Durante inauguração das obras de reforma e ampliação do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha, nesta sexta-feira (25), a Prefeita Fernanda Costa  lançou um Projeto que planejava implantar e que agora, com a estrutura do CT disponível, poderá ser colocado em prática: o Projeto ”Aluno Nota 10, Atleta Nota 1000”.

A ação utilizará a estrutura do novo CT e será executada através das Secretarias de Esportes, Assistência Social, Educação e Saúde.

O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, explicou que será criada uma escolinha de futebol com o objetivo de promover a prática esportiva educacional, através de ações técnicas, didáticas e pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social, cooperativa e competitiva de formação consciente e reflexiva. Todas as crianças e adolescentes que farão parte do projeto terão  a frequência e desempenho escolar monitorados.

O projeto irá atender a principio a 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, de escolas públicas municipais e estaduais e que se encontram em situação de baixo rendimento escolar, expostos ao trabalho infantil ou na rua.

A Prefeita Fernanda ressaltou a importância da obra do Centro de Treinamento para o social: “Isso aqui não é só cimento, tijolo, pavimentação, essa é uma obra que tem um imenso alcance social, então, eu acho que isto faz toda a diferença, porque nós temos tido o cuidado de não pensar só nas obras, nas edificações e no embelezamento, mas de fazer com que tudo isso se transforme na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”.

Ministro da Integração Nacional garante que RN receberá águas da transposição


O ministro Gilberto Occhi, da Integração Nacional, assegurou que o Rio Grande do Norte receberá as águas da Integração do Rio São Francisco até o fim de 2016. Ele destacou, ao chegar à Assembleia Legislativa, que os recursos estão garantidos e os projetos em fase de conclusão.

A Construtora Queiroz Galvão, que toca as obras no trecho da Integração do Rio São Francisco na Paraíba, deverá realizar os serviços no Rio Grande do Norte. O trecho que liga a integração da Paraíba ao estado potiguar através do Rio Piranhas-Açu tem 6,5km de extensão e está orçado em R$ 150 milhões. O Governo Federal deverá fazer um aditivo contratual com a construtora para iniciar a obra.

O governador Robinson Faria destacou a união dos parlamentares em torno do tema e disse que a garantia de integração do Velho Chico é uma grande vitória dos potiguares. 

O ministro Gilberto Occhi apresentará o andamento do projeto e em quais níveis estão as obras. O plenário da Assembleia Legislativa está ocupado por prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todo o Rio Grande do Norte.

Setur anuncia Natal na ABAV como destino turístico e polo gastronômico e Santa Cruz também foi junto


Com uma nova proposta para divulgar Natal, a secretaria municipal de Turismo participa da 43º Feira da ABAV, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Nesta edição o evento reúne cerca de 3,5 mil marcas de 65 países. Segundo o secretário de Turismo de Natal, Fred Queiroz, com estande próprio, a Setur divulga Natal como destino turístico e seu polo gastronômico que já é conhecido pelo turista, mas que merece um destaque ainda maior. “A Prefeitura do Natal não está medindo esforços para nossa participação em eventos nacionais e internacionais”, salientou.
O Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, visitou o estande da Setur onde foi recebido pelo secretário e técnicos da secretaria.
Após a participação da Abav, Natal será divulgada na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires de 26 a 29 de setembro. A expectativa é de aumentar a quantidade de turistas argentinos em Natal no período da alta estação.
A Setur participa da feira com o objetivo de abastecer operadoras e agências de turismo com folders, catálogos e vídeos institucionais sobre a capital potiguar. Um estande ficará exposto na FIT, com técnicos da Setur Natal, representada por Fred Queiroz e Iury Bagadão (Diretor de Promoções Turísticas), membros da Embratur e Ministério do Turismo.

Com fim de semana violento, corpos são amontoados em necrotério no RN


O número elevado de assassinatos registrados durante o fim de semana na Grande Natal fez com que cadáveres ficassem amontoados no necrotério do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), órgão da Polícia Civil responsável por periciar corpos de pessoas mortas mediante violência no Rio Grande do Norte. Durante algumas horas, os cadáveres foram colocados em sacos e postos no chão, à espera de vagas em câmaras frias. Ao todo, segundo o próprio Itep, 21 pessoas foram mortas a tiros em um intervalo de pouco mais de 24 horas em Natal e região Metropolitana neste final de semana.
A assessoria de imprensa do Itep confirma que os cadáveres tiveram que ser colocados no chão. "De fato houve momento do final de semana em que chegaram mais cadáveres do que a capacidade de acondicionamento nas câmaras frias do necrotério. Mas, a medida que uns foram sendo liberados, os que estavam fora das câmaras foram sendo acondicionados de forma adequada. Hoje (segunda-feira) pela manhã havia um nesta situação, mas já está sendo providenciado uma forma mais adequada para acondicionar o corpo".
Segundo o Itep, os crimes ocorreram entre o início da noite do sábado (26) e a meia-noite deste domingo (27). A maioria dos homicídios, 14 deles, aconteceu na Zona Norte da capital. Entre as vítimas, um policial militar de 32 anos que foi morto durante uma troca de tiros com assaltantes no bairro Pajuçara. Dois suspeitos de terem atirado no PM também foram mortos.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reconheceu que o final de semana foi violento. Em nota, disse que a sequência de assassinatos será investigada e apurada pela Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom). A secretaria também garantiu que tem tratado a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Rio Grande do Norte de forma “comprometida, transparente e compartilhada com todos os setores da sociedade”.
Quanto ao pico no índice de assassinatos registrado neste fim de semana, em especial aos 14 registrados na Zona Norte, a Sesed disse que a Polícia Civil investiga todas as possibilidades de motivações, entre elas “o confronto entre facções criminosas pelo tráfico de drogas”. Contudo, ressaltou que “ainda é muito prematuro para falar sobre alguma relação entre eles”.
Por fim, acrescentou que o patrulhamento já foi intensificado visando monitorar os locais onde ocorreram os assassinatos, que provas recolhidas nos locais dos crimes deverão ser usadas nas investigações e que a elucidação destes casos virá ao fim do inquérito policial.

Ampliação do Centro de Treinamento inaugurada, mais uma importante obra do governo da Prefeita Fernanda Costa


Desportistas, várias autoridades e dezenas de populares estiveram presentes na noite desta sexta-feira (25), na inauguração da ampliação e reforma do Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha, em Santa Cruz/RN. Foi mais uma importante obra que a Prefeita Fernanda Costa entregou à população do município, mais um equipamento voltado para a prática esportiva. A solenidade contou com a presença do Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, do Deputado Tomba Farias, da Prefeita Fernanda Costa, além de vereadores, secretários, prefeitos de municípios da região e demais autoridades.

Os serviços de ampliação do Centro de Treinamento deixaram o local totalmente urbanizado, com iluminação e pavimentação de vias, bem como a construção de calçadas de passeios. Foram construídos três novos apartamentos para a comissão técnica, três novos apartamentos para atletas, rede de proteção para o campo de futebol e lavanderia. O CT também foi entregue com todas as instalações hidráulica e elétrica reparadas, revisão de esquadrias com substituição de portas e ferragens, pintura geral da estrutura e limpeza de total da área interna do equipamento.

Os apartamentos foram todos equipados com ar-condicionado, cama box e TV de LED. A cozinha ganhou geladeira, gelágua e freezer. Para o refeitório novas mesas e cadeiras foram adquiridas e a área administrativa foi equipada com novas mesas e armários.

O Centro de Treinamento já é considerado um dos mais modernos do Estado, a sua área  total é 28.200m². A obra de reforma utilizou recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e os serviços de ampliação foram feitos graças à emenda parlamentar do então Deputado Henrique Eduardo Alves.




Palestra com Daniel Bizon

Participe da palestra show com Daniel Bizon, apontado como um dos melhores palestrantes do Brasil. 
Uma palestra de alto impacto para transformar crise em vendas. Dia 29 de setembro, às 19:30h, no Teatro Candinha Bezerra, em Santa Cruz.


Vendas das senhas no SEBRAE Santa Cruz e CDL.
Movimento Compre do Pequeno Negócio. Esse negócio também é seu.

‪#‎Compredopequeno