segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ele degolou a adolescente de 14 anos com um canivete por não aceitar o fim do namoro


Desde o início apontado como o principal suspeito de ter matado a adolescente Kassia Fabíola Pereira, de 14 anos, no último sábado (7), em Ceará-Mirim, Welberton Pereira Maciel, de 23 anos e ex-namorado da vítima, foi preso na manhã desta segunda-feira (9).
A informação foi confirmada pela delegada Jamille Alvarenga, titular da Delegacia de Polícia Civil Ceará-Mirim. “Desde o dia do crime, nós nos organizamos para irmos atrás do Welberton, já que ele mesmo teria ligado para a irmã da vítima afirmando que tinha matado a menina e onde tinha deixado o corpo. Nesta manhã, conseguimos encontrá-lo”, disse em entrevista para a TV Ponta Negra.

Corpos de detentos soterrados em Alcaçuz são localizados

Os corpos dois presos que morreram soterrados durante o desabamento de um túnel, numa tentativa de fuga, ocorrida por volta as 9h de hoje no pavilhão 2 da penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram resgatados às 18h. A informação foi confirmada, por telefone, pela presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista.

Segundo ela, os presidiários foram encontrados agarrados um com o outro, como se tentassem subir, os dois com celulares na mão. Arlindo de Lima Silva, o "Boneco", 29 anos, estava á frente, enquanto Rodrigo Nascimento Silva, o "Baby", seguia atrás. Pelo menos 14 presidiários trabalhavam na reescavação do túnel para tentar localizar os detentos. O túnel tinha profundidade de uns cinco metros, entre o lado interno do pavilhão 2 e uma saída entre a quadra e o muro principal da penitenciária de Alcaçuz.


O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h24 para resgatar Arlindo e Rodrigo. A direção do presídio havia solicitado uma retroescavadeira para auxiliar nas buscas, mas os corpos foram encontrados antes do equipamento chegar. 

Neste domingo (8), uma revista realizada na unidade prisional encontrou dois túneis no pavilhão 2, local onde os presos se rebelaram no sábado (7). Não foram encontradas saídas externas dos túneis.

Mais de mil veículos serão leiloados pelo Detran na terça e quarta-feira‏


O Detran leiloa nesta terça e quarta-feira (10 e 11) 1.089 veículos divididos em 702 lotes. O leilão vai acontecer partir das 9h, no Espaço de Eventos Gilson Buffett, situado na Avenida dos Ipês, no bairro de Neópolis, em Natal. A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata.
Os interessados devem comparecer ao local da hasta pública levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no site:www.lancecertoleiloes.com.br.
O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,85% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 17% se o lote for destinado à sucata.
O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor do bem, pode ser conferida clicando no link: Edital Leilão Detran/RN – 01/2015.

Convite inauguração Bairro Maracujá


Em protesto, caminhoneiros queimam pneus e fecham BR-304 no RN


Um protesto de caminhoneiros fechou um trecho da BR-304 na manhã desta segunda-feira (9) entre as cidades de Assu e Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes bloquearam a via queimando pneus, mas há uma faixa onde ônibus e veículos de passeios estão conseguindo trafegar.

De acordo com os próprios manifestantes, eles pedem a renúncia da presidente Dilma Rousseff e a diminuição de pedágios pelas estradas do país.

Ainda segundo os manifestantes, o protesto ocorre desde às 4h no quilômetro 52 da rodovia federal. O grupo é formado por cerca de 100 caminhoneiros. Uma equipe da PRF está no local negociando a liberação do trecho.

Prefeita Fernanda Costa inaugura nesta segunda-feira (09) pavimentação de mais duas ruas no Maracujá


A Prefeitura de Santa Cruz segue com o trabalho de drenagem e pavimentação de ruas e irá inaugurar duas delas na noite desta segunda-feira (09). Depois de inaugurar quatro ruas no bairro Paraíso dias atrás, a gestão da Prefeita Fernanda Costa irá entregar os serviços concluídos das ruas Francisco de Assis Dias Ribeiro e Professora Margarida Queiroz, ambas no bairro Maracujá.

A solenidade de inauguração está prevista para as 19h, ocorrerá na Rua Professora Margarida Queiroz e contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias e demais autoridades locais.

Realizar o esgotamento sanitário, a drenagem e pavimentação das rua representa para a gestão da Prefeita Fernanda Costa melhorar a qualidade de vida da população, além de melhorar também a mobilidade urbana. Cuidar da infraestrutura da cidade tem sido umas das prioridades da atual gestão.

RN registra 3º maior crescimento percentual de homicídios de mulheres no Brasil, aponta estudo


O Rio Grande do Norte registrou o terceiro maior crescimento percentual de homicídios de mulheres no Brasil entre os anos de 2003 e 2013. É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil, divulgado nesta segunda-feira (9). O estudo foi desenvolvido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. (Flacso).

De acordo com a pesquisa, os números do RN quase triplicaram durante durante o período. Em 2003 o estado registrou 32 mortes violentas de mulheres. Já em 2013, o total foi de 89, um salto de 178,1%, crescimento inferior apenas que Roraima (500%) e Paraíba (260%).

A pesquisa mostra ainda que os números totais de homicídios de mulheres cresceram desde 2006, quando foi instaurada a Lei Maria da Penha, que pune casos de violência contra a mulher. No primeiro ano de vigência, foram 42 casos. A única redução ocorreu entre 2008 e 2009, quando foram registrados 59 e 57 homicídios, respectivamente. Já em 2013, foram 89 mortes.

Taxas cresceram em todo o país

Entre 2003 e 2013, o número de mulheres mortas de forma violenta passou de 3.937 para 4.762, um crescimento de 21%

Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, um total de 4.762 homicídios.

Nesta edição, segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.

Sobre a idade das vítimas, o Mapa da Violência aponta baixa incidência até os 10 anos de idade, crescimento até os 18 e 19 anos, e a partir dessa idade, uma tendência de lento declínio até a velhice.

O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países, informou a Flacso.

Para incentivar a prática da natação, Prefeitura realiza 1º Torneio Municipal da modalidade


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, realizou na manhã deste sábado (07), o 1º Torneio Municipal de Natação. A competição teve suas provas realizadas na piscina principal do Clube Juvenal Pé de Copa, com provas de 25, 50, 75 e 100 metros livres, nas categorias mirim, infantil e adulto.

O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, explicou que a realização da do torneio serve de incentivo à prática da natação. “Com esta competição, buscamos apoiar aos que já praticam a modalidade esportiva e despertar o interesse de outras pessoas pela natação, sobretudo, os jovens, pois é um esporte que vem crescendo no nosso município e que traz inúmeros benefícios para a saúde de quem a pratica”, disse Jaedyson.

Jackson Jaedyson afirmou que a competição é uma forma de fomentar o esporte no Município, assim como acontece com outras modalidades desde o início da gestão da Prefeita Fernanda Costa. Ele também acredita que a partir de agora o interesse pela natação aumentará e que outros jovens passarão a praticar a modalidade esportiva.



Após rebelião, agentes encontram túneis no pavilhão 2 de Alcaçuz


Dois túneis foram encontrados na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. A descoberta acontece horas após a rebelião ocorrida durante a noite de sábado (7) e a madrugada deste domingo (8), onde os detentos destruíram parte da estrutura da unidade prisional.

Segundo agentes penitenciários que trabalham no local, os túneis ficam em áreas do pavilhão 2 da unidade prisional. Contudo, nenhum deles chegou a área externa do presídio.

Rebelião
Os presos do pavilhão  2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, rebelados desde o fim da tarde de ontem (7), resolveram se render após negociação com a direção do presídio. Com as visitas suspensas para todos os pavilhões enquanto a situação não fosse controlada, detentos de outras áreas de Alcaçuz pressionaram para o fim da ação. Para que a rebelião fosse suspensa, a direção do presídio concordou que não haveria intervenção das forças de choque.

O diretor da unidade, Eider Brito, foi chamado no início da manhã deste domingo para se reunir com os presos. Eles garantiram que não há mortos e feridos, mas a Polícia Militar realiza ainda durante a tarde de hoje uma revista no pavilhão.

A motivação para a rebelião seria a presença de policiais do BPChoque, que foram solicitados ontem pelo diretor da unidade para fazer uma revista no pavilhão. "Eu recebi informações de que teria um túnel no local, solicitei os policias, mas os presos não deixaram eles entrar e iniciaram o motim, tivemos que recuar, pois o número de policias era bem menor que o de presos", explicou Brito. 

Fátima acusa Agripino de ser um dos que querem tirar Dilma da presidência


A senadora Fátima Bezerra (PT), acusou o senador José Agripino, presidente nacional do DEM, de ser um dos líderes do que chama de “tentativa de golpe” para tirar a presidente Dilma Roussef da Presidência da República.
A declaração foi dada em entrevista para a Tribuna do Norte, publicada neste domingo (8). Questionada se considera que os líderes do movimento favorável ao impeachment tentam aplicar um golpe, a senadora respondeu positivamente e apontou quem seriam os “cabeças” do ato. “Paulinho, do Solidariedade, que é réu no Supremo Tribunal Federal. O senador José Agripino, presidente nacional do DEM”.
Ela ainda disse que a ética de Agripino é questionável. “Ele [José Agripino] é um dos que tem mais se empenhado na tese do golpe, exatamente, via impeachment. O senador José Agripino inclusive é reincidente. Já foi indiciado em função da delação de George Olímpio e agora na Operação Arena das Dunas. Ao contrário dele, não estou condenando, não. Como qualquer outro acusado, ele tem direito a ampla defesa. Quero pontuar que aqueles que se apresentam na linha de frente na defesa do golpe via impeachment são pessoas que estão passíveis de questionamentos de natureza ética. Outro é o próprio presidente da Câmara”.

Castelo de Zé dos Montes atrai visitantes em Sítio Novo


Do alto da Serra da Tapuia, as torres brancas despontam no horizonte. Construído sobre a pedra do ovo, o Castelo de Zé dos Montes colocou o município de Sítio Novo definitivamente no roteiro do ecoturismo potiguar. A obra de um militar aposentado recebe pessoas de todos os lugares do mundo, oferecendo-lhes uma vista da formação rochosa daquela cidade, a 400 metros de altitude. 

Construído em estilo primitivo, a estrutura não teve a coordenação de arquitetos nem de engenheiro civil; só de pedreiros coordenados pelo proprietário. “Tudo foi da cabeça dele mesmo”, disse o filho Joseildo Gomes de 35 anos. Atualmente, José Antônio Barreto  (Zé dos Montes) cansou-se de entrevistas, mas para receber os R$7 pagos por cada visitante lhe sobra paciência. Ao idoso de 83 anos também não falta fôlego para fazer constantes modificações nos labirintos estreitos da estrutura. 

Mas para o próximo ano, o filho de Zé é quem idealizou uma inovação: instalação de energia elétrica. A novidade poderá ampliar o horário de atendimento do castelo  e consequentemente vai encarecer o preço da entrada individual. Além de ter se entediado de dar entrevistas, a família gosta de estabelecer certo mistério sobre a inspiração do prédio. “Nem tudo que se sabe é pra contar as pessoas. Ele conta”, reproduziu o filho.

domingo, 8 de novembro de 2015

Governo abre inscrições para concurso de professor nesta segunda-feira


O Governo do Estado abre nesta segunda-feira, 9, as inscrições para 1.400 vagas de professor efetivos e especialistas na rede educacional do Rio Grande do Norte. A taxa de inscrição é de R$ 65, e segue até o dia 7 de dezembro.
São oferecidas 174 vagas para especialista em educação; 38 para professore de arte; 89 para professor de música; 56 para professor de ciências biológicas; 56 para professor de educação física; 17 para professor de filosofia; 41 para professor de física; 54 para professor de geografia; 53 para professor de história; 18 para professor de espanhol, 37 para professor de inglês; 108 para professor de português; 72 para professor de matemática; 178 para pedagogo; 140 vagas para intérprete de libras; 60 vagas para professor de libras; 146 vagas para pedagogo com especialização em educação especial; 28 vagas para professor de química; 16 para professor de religião e 19 para professor de sociologia.
O salário oferecido é de R$ 2.013,39, e as provas serão aplicadas nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Nova Cruz,  São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.

Ex-namorado de garota degolada em Ceará-Mirim é o principal suspeito do homicídio


O corpo de uma adolescente de 14 anos, identificada como Kássia Fabiola Pereira de Oliveira, foi encontrado em uma estrada carroçável no assentamento Espírito Santo, na cidade de Ceará-Mirim. A menina foi assassinada e chegou a ser degolada, de acordo com a polícia.
A ocorrência foi registrada neste sábado (7), quando populares trafegavam pelo local e encontraram o corpo na estrada. A polícia foi acionada, bem como a perícia do ITEP. Ainda no local do crime, constatou-se que Kássia teria sido esfaqueada e teve o pescoço cortado.
O crime brutal, segundo o que foi colhido pela Delegacia de Homicídios, pode ter sido cometido por um ex-namorado da vítima. Ele é o principal suspeito e está sendo procurado.

Tradicional árvore de Mirassol será acesa amanhã, a partir das 18 horas


A tradicional Árvore de Mirassol, localizada na zona Sul da cidade, será acesa oficialmente e entregue à população nesta segunda-feira (9), a partir das 18h. A cerimônia terá apresentação de coral e vai contar com a abertura da Casa do Papai Noel, local onde o bom velhinho receberá as crianças, das 18h às 22h, sempre às sextas, sábados e domingos. A outra árvore natalina terá 42 metros de altura e ficará no largo do Ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na Zona Norte.
A estrutura da Árvore de Mirassol possui 108 metros de altura com 160 cordões luminosos, 800 mil lâmpadas de LED nas cores amarelo, azul e branca e 20 mil metros de cabos, com peso total de mais de duas toneladas. Possui também mais de 2 mil lâmpadas estrobo (lâmpadas brancas que piscam em sequência). A árvore terá movimentos giratórios completos e os efeitos serão em quatro etapas, montadas de forma sequencial e programadas para que a mudança seja gradativa.
Com o uso da iluminação em LED, a árvore natalina, terá 16 vezes mais economia no consumo de energia e atingirá apenas a potência de 30.000 Watts. A árvore conta ainda com uma fonte no seu entorno, equipada com 130 lâmpadas de LED e uma iluminação especial na praça. A Fonte Luminosa do Viaduto de Ponta Negra também será inaugurada nesta segunda-feira. ” A Praça da Árvore de Mirassol vai se tornar um cartão postal de Natal e certamente vai atrair não só as famílias potiguares como os turistas que visitam a cidade”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Fernandes.

Flamengo goleia Goiás e quebra jejum após ficar quatro partidas sem marcar

O Flamengo reencontrou o caminho da vitória e goleou o Goiás por 4 a 1 no Maracanã, neste domingo, pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado encerrou um jejum de quatro partidas sem marcar gols ou vencer. Com o resultado, o clube da Gávea chega a 47 pontos, na 11.ª posição na tabela. Para o Goiás, a derrota torna ainda mais crítica sua situação no Brasileirão. Com 34 pontos, o time goiano está na 17.ª colocação.

O destaque da partida foi Alan Patrick, reintegrado recentemente ao time rubro-negro. Ele e Pará, que também jogou bem, foram muito vaiados, mas responderam em campo à perseguição da torcida. Na próxima rodada, o Goiás recebe o Coritiba no Serra Dourada, em Goiânia, na quarta-feira, às 19h30. O Flamengo enfrenta o Santos na Vila Belmiro na quinta-feira, às 22h.

O Flamengo começou o jogo com maior domínio e o Goiás adotou uma estratégia mais tímida, dando espaço aos cariocas. A partida transcorria sem grandes lances até que Alan Patrick foi do céu ao inferno no Maracanã. O meia, que foi vaiado no início por causa do afastamento imputado pela diretoria, fez bela tabela com Gabriel, aos 18 minutos, e, em grande jogada, driblou o marcador e chutou rasteiro, no canto de Paulo Henrique, marcando o primeiro do Flamengo.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Amanhã o homem mais alto do mundo estará nas Lojas Maré Mansa Santa Cruz


Em comemoração aos seus 44 anos, as lojas Maré Mansa trás novamente o homem mais alto do mundo neste sábado dia 07 a Santa Cruz. Medido mais de 2,30 metros e pesando mais de 190 Kg, Ninão, convida a todos para aproveitar as promoções da loja e tirar fotos com crianças e familiares.

"Começou o mês de Aniversário Maré Mansa 44 anos, e você ainda concorre a uma Carreta de Prêmios"






Morador de esgoto em Natal pede oportunidade de trabalho a Papai Noel para viver com dignidade



Depois de uma vida de desentendimentos com seus familiares, José Paulino da Silva, 41, resolveu deixar a casa que dividia com a mãe e seus irmãos no bairro de Mãe Luiza. Há dois anos, seu atual endereço é literalmente o Canal do Baldo, mais precisamente o duto de esgoto do equipamento. Sua vizinhança é composta de ratos, baratas e até cobras. Mesmo diante deste cenário, José Paulino afirma que ali encontrou sossego.
Mesmo lutando contra toda a sorte de intempéries, José Paulino alimenta alguns sonhos. O primeiro deles é rever sua mãe e seus filhos. O outro é ter a chance de trabalhar e poder alugar um quarto onde possa viver com mais dignidade para poder descasar a mente e o corpo. Até lá, Paulino conta que prefere permanecer no local onde se encontra, se for para ter paz.

Morador de esgoto em Natal pede oportunidade de trabalho a Papai Noel para viver com dignidade



Vaqueiros e amantes da vaquejada de Santa Cruz participaram durante essa semana de um curso sobre doma racional e rédeas em cavalos. O evento foi idealizado pelo vaqueiro santa-cruzense Tiago Cézar e, para ser realizado, contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura. O curso contou com a participação de vaqueiros de Santa Cruz e também de outros municípios e foi realizado no Clube Juvenal Pé de Copa, Parque Miguel Lula e Haras Santa Helena.

O treinamento contou com um bom número de inscritos e teve por objetivo capacitar vaqueiros em relação as novas técnicas do mundo da vaquejada, como também aplicar maneiras de lidar com os animais de forma não agressiva. A doma convencional utiliza a força e a violência, já a doma racional trabalha o respeito, a paciência e aproximação gradual, para que haja uma relação de confiança entre o homem e o animal.

O curso foi ministrado durante três dias pelo zootecnista Steves Bezerra, com vasta experiência neste tipo de doma, com diversos cursos no Brasil e exterior.

Para o vaqueiro Jair Alagoano, do Haras Santa Helena Ranch, o curso valoriza o esporte e beneficia os amantes e profissionais da vaquejada.  “O curso aperfeiçoa o nosso trabalho que é voltado pra vaquejada e é muito importante, tanto que temos aqui participantes até de outros estados”, destacou.

O organizador do evento, Tiago Cezar, enalteceu o apoio da Prefeitura de Santa Cruz ao evento. “A Prefeitura colaborou bastante com a realização do curso. Existem muitas regras e se o vaqueiro, e até mesmo o patrão, não tiver adequado as regras não consegue resultado nenhum, o curso também mostra isso. Até o cuidado que devemos ter com o animal, isso é muito importante”, concluiu.


Após anos de lucros, Ambev fecha fábrica no RN alegando alta despesa com ICMS



O Rio Grande do Norte não contará mais com a fábrica da Ambev a partir de 2016. O fim das atividades da fábrica no Estado foi anunciado pela empresa em nota nesta sexta-feira (06), e ganhou destaque no jornal O Estado de S. Paulo. O motivo para o fim da fábrica foi que a operação se tornou inviável diante do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) sobre bebidas frias.
“Em nota, a Ambev informou que a desativação da fábrica será feita de forma gradativa e que as operações devem ser totalmente encerradas até o final deste ano. A companhia afirma que, com o fechamento, 300 funcionários diretos serão demitidos. Segundo a empresa, haverá impacto ainda em 15 mil empregos gerados pela cadeia produtiva de cerveja”, diz o Estadão.
“A decisão foi tomada após análise dos reflexos que o aumento do ICMS sobre bebidas frias trará para a empresa no Estado”, diz a Ambev. “As novas alíquotas, de 29% para cerveja e 18% para refrigerantes, aliadas ao fim do incentivo fiscal anteriormente existente no Estado, não justificam a manutenção da operação fabril da Ambev no Rio Grande do Norte”, acrescenta.
A companhia considera que a alta do tributo teria que ser repassado aos preços, o que terminaria por afetar a demanda dos consumidores. “Como a demanda por bebidas é extremamente sensível a aumentos de preços acima da inflação, isso levaria a uma queda do volume de vendas no Estado”, diz a companhia. “Diante desse cenário, a empresa optou por transferir a operação para Estados vizinhos”, afirma.

Árvore do Mirassol será inaugurada segunda-feira


Na próxima segunda-feira (9) a capital potiguar deve ganhar um novo cartão postal. É para esta data que está prevista a inauguração da árvore de Natal da praça de Mirassol, na zona Sul da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a estrutura deverá ser a maior de todos os anos, com mais de 800 mil lâmpadas.

A TRIBUNA DO NORTE acompanhou os testes realizados no início da noite de ontem (5) na praça da Árvore. Segundo Ivancir Soares, engenheiro responsável pela montagem da estrutura, oito operários trabalham na execução do projeto. “Este ano serão 800 mil lâmpadas de led, quase três vezes mais que no ano passado, nas cores amarela, azul e branca. São 20 mil metros de cabos, com peso total de mais de duas toneladas”, conta ele, detalhando a estrutura que terá cerca de 126 metros de altura. A árvore contará ainda com uma fonte no seu entorno, equipada com 130 lâmpadas de led. Além dessa estrutura, haverá ainda a iluminação do entorno da praça, no bairro de Mirassol, bem como da fonte da marginal da BR-101.

Segundo o Antônio Fernandes, titular da Semsur, a Praça da Árvore vai contar também com uma feira de gastronomia e artesanato durante todo o período do Natal em Natal. “A feira será aberta no dia 10 (terça-feira) e acontecerá todos os dias até o início do mês de janeiro”, explica.

O secretário falou ainda que algumas adaptações tiveram de ser feitas na execução do projeto “Guiados pela Estrela”, vencedor do concurso realizado pela Prefeitura de Natal. “Tivemos que fazer algumas adequações, como a redução do tamanho de algumas peças, por exemplo, mas sem desconfigurar o projeto. Além das 800 mil lâmpadas de led, teremos também mais de 2 mil lâmpadas estrobo [estroboscópica], que são aquelas brancas que piscam em sequencial. É a maior árvore em quantidade de cabeamento e lâmpadas da história da praça de Mirassol”, afirma Antônio Fernandes.

Por unanimidade, Sinsenat e sete sindicatos deflagram greve por tempo indeterminado



Aconteceu, nesta quinta-feira (5), na Praça Tamandaré, na Cidade Alta, a Assembleia Unificada, convocada pelo Sinsenat, com a participação de mais seis sindicatos: dos Enfermeiros, Odontólogos, Farmacêuticos, Guardas, Agentes de Saúde, além do SindSaúde. Por decisão unânime, foi deflagrada a greve por tempo indeterminado.
Os servidores caminharam até a sede da Prefeitura, onde, após a intervenção de três vereadores presentes, Amanda Gurgel, Julio Protasio e Ubaldo Fernandes, uma comissão de sindicalistas foi recebida no Gabinete Civil. Lá, o poder executivo prometeu, mais uma vez, a montagem da Mesa de Negociação. Os representantes sindicais decidiram aguardar com a manutenção da paralisação.
Data-Base e Quebra da Isonomia
O carro chefe das mobilizações do Sinsenat iniciou com o descumprimento da Lei da Data-Base, que garante a reposição das perdas inflacionárias a cada mês de março. Em 2015, o Sindicato já entrou em greve em dois momentos, mas a gestão permanece sem retorno aos servidores.
A luta foi unificada quando o prefeito Carlos Eduardo anunciou a criação de uma carreira isolada para os médicos, quebrando compromissos anteriores, firmados com as categorias, e a isonomia salarial da Saúde, garantida por Lei. Atualmente, as duas bandeiras são defendidas pelos sete sindicatos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1° Eco Pedal de Santa Cruz, com apoio total da Prefeitura Municipal


Cortes poderão tirar quase metade dos potiguares do Bolsa Família


A proposta de cortar R$ 10 bilhões do principal programa de transferência de renda do Governo Federal pode deixar 571.679  pessoas no Rio Grande do Norte sem o benefício. Seria um corte de quase metade dos beneficiários no Estado, o maior de todo o Brasil em termos percentuais (47,7%). Essa projeção é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que já se posicionou contra a redução do orçamento do Bolsa Família proposto pelo deputado federal Ricardo Barros (PP – Paraná). 

Dos eliminados da lista do programa social, 219 mil pessoas, de 70 mil famílias, cairiam de volta nos braços da extrema pobreza no Rio Grande do Norte. Isso resultaria no crescimento de  19% de famílias extremamente pobres no Estado. A justificativa para o corte, segundo a proposta do deputado, é a necessidade de ajuste fiscal do Governo e as fraudes no programa. “Eu não tenho nenhum problema em cortar o Bolsa Família, porque eu sei que tem fraude", afirmou o deputado, relator do Orçamento Geral de 2016, em conteúdo produzido pela Agência Estado mês passado. A presidente Dilma Rousseff também se posicionou contra a decisão do parlamentar. 

O MDS rebate as acusações de Ricardo Barros e afirma que o percentual de inconformidades no programa é muito pequeno. Na comunidade do Maruim, no bairro das Rocas, em Natal, a tratadora de camarão Aline Ferreira da Silva, de 21 anos, recebeu a notícia com resignação. “Sem esse dinheiro ia ficar mais difícil, né. Eu compro comida, remédio”, disse. 

Além dos R$ 147 que recebe do Bolsa Família, a jovem ganha R$ 150 mensais na produção de filé de camarão. Com seus dois filhos de cinco e um ano de idade, ela mora com mais três famílias numa mesma casa. Por sorte, Aline tem a ajuda dos pais das crianças para as despesas dos filhos. A única boa perspectiva na vida de Aline é ganhar um lar no residencial Maruim no próximo ano. 

Distribuidora seleciona motoristas em Natal: salário e vários benefícios extras

Estar Bem distribuidora abre seleção para vaga de Motorista.
Requisitos: Habilitado, com experiência
Salário + vale alimentação + vale combustível + bonificação.
Interessados enviar currículo para: rhselecaoestarbem@outlook.com

Vagas de emprego nos hotéis Praiamar e Marsol; e Praia Shopping

Emprego de Garçom e Garçonete no Praiamar Hotel em Natal
Descrição
Garçom / garçonete
Atuará no atendimento ao cliente, entrega de pedidos, venda do menu e atividades afins da área.
Beneficios: Vale Transporte; Assistência Médica; Assistência Odontológica; Convênio com Farmácia; Restaurante na empresa;
Formação Acadêmica: Ensino médio completo.
Experiência: Experiência na função, proatividade, agilidade e comprometimento, bom relacionamento interpessoal.
Salário: R$ 920.2
Cargo: Garçom / garçonete
Empresa: Praiamar Hotel Natal.
Ramo: Turismo/ Hotelaria
Interessados entregar o currículo na recepção do Hotel no seguinte endereço: Rua Francisco Gurgel, 33 – Ponta Negra, Natal – RN, 59090-050.

Com apoio de helicóptero, PM tenta prender homicidas no Oeste potiguar


Policiais militares, com apoio do helicópetro Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, deram início na manhã desta quinta-feira (5) a uma operação de combate a crimes de pistolagem na região Oeste do estado. Segundo o coronel Wellington Arcanjo, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os alvos são suspeitos de homicídios ocorridos nas cidades de Almino Afonso, Lucrécia, Antônio Martins e Frutuoso Gomes.
O coronel disse ao G1 que a operação ainda está em andamento e que não há confirmação de presos até o momento.

DNIT inicia desapropriação para obras de acesso ao Aeroporto


O Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) iniciou na manhã desta quinta-feira (5) a desapropriação e demolição de um dos imóveis localizados irregularmente na faixa de domínio da BR-406. A área, até então ocupada por uma empresa chamada "Agrocenter", será utilizada para continuidade da duplicação da via, obra esta tocada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER).

De acordo com Caio Múcio, diretor de obras do DER, uma decisão da Justiça Federal, expedida na semana passada, autorizou a demolição do imóvel. O Estado aguarda autorização para derrubada de outros dois imóveis, uma borracharia e um horto, também na área de domínio da rodovia federal.

"A obra é do DER, mas como a rodovia é federal, a parte judicial, a autorização de desapropriação e a derrubada ficam com o DNIT", comentou Múcio. De acordo com ele, após a derrubada, o terreno será limpo para continuidade das obras de acesso ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Os equipamentos que estavam dentro do imóvel poderão ser recuperados pelo proprietário junto ao DER.

A desapropriação recebeu apoio de policiais do BPCHOQUE e da Policia Rodoviária Federal. O trânsito, apesar de não ter sido interrompido, era intenso no local.

Prefeitura de Santa Cruz faz divulgação em evento de turismo em Gramado/RS


Santa Cruz participa a partir desta quinta-feira (05) da 27ª edição do Festival do Turismo de Gramado/RS (Festuris). A Prefeitura de Santa Cruz, pelo segundo ano consecutivo adquiriu um estande para divulgar a cidade como destino turístico em um dos principais eventos do gênero do Brasil que tem visibilidade internacional.

O Festuris acontece no Centro de Feiras e Eventos Serra Park até o próximo sábado (08). Segundo os organizadores estão sendo aguardados mais de 14 mil pessoas circulando pelos 17 mil metros quadrados de feira e conferindo os mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 estandes.

O estande de Santa Cruz expõe um enorme painel com a imagem do Santuário de Santa Rita, vídeos institucionais, além da distribuição de folders com informações que permitem que pessoas saibam mais sobre Santa Cruz e a opção de turismo religioso que a cidade oferece.

De Santa Cruz, participam do evento em Gramado/RS a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e a técnica Silvia Rodrigues. 

Em greve, servidores do Itep acampam na sede do Governo do RN


Servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) estão acampados em frente a Governadoria do RN. Após anunciarem uma paralisação de 48 horas nesta quarta-feira (4), os servidores foram chamados para uma reunião no Gabinete Civil. Os servidores reivindicam a aprovação do estatuto da categoria. 
Segundo Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato dos Policiais Civís e Servidores da Segurança Pública do RN (Sinpol/RN), o Governo do Estado apresentou uma nova proposta para o Estatuto do Itep ainda na quarta-feira, no entanto, a proposta não agradou a categoria.
"Na noite desta quarta-feira, o Governo do Estado nos apresentou uma terceira minuta para o Estatuto do ITEP, que é praticamente igual às outras, mas com algumas coisas piores. Um exemplo é que, na contramão da Lei de Responsabilidade Fiscal, a nova minuta apresentada pelo Governo do Estado cria novos cargos no ITEP, ao invés de enquadrar os servidores que já estão naquele órgão há décadas. Isso mostra qual é a verdadeira preocupação do Governo: manter as ingerências e apadrinhamentos políticos no Instituto", criticou o presidente.

Empresa da decoração natalina recebeu R$ 2,1 milhões para construir 4 fontes luminosas


A mesma empresa contratada para produzir a decoração natalina de 2014, também integrante de consórcio para o mesmo serviço em 2015, firmou outro contrato milionário com a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur). Dessa vez, o objetivo foi a “execução dos serviços de engenharia sob forma de fornecimento, confecção e instalação de 4 fontes luminosas em vias principais no município”.
Pelo trabalho, a Servlight Gestão e Instalações Elétricas, representada pelo empresário Jorge Cavalcanti de Mendonça e Silva, recebeu quase R$ 2,2 milhões, conforme previa o extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 29 de maio do ano passado. O documento incluía o provimento de mão de obra, materiais e equipamentos e tinha o prazo de vigência de 120 dias, que não foi cumprido, com início em 28 de maio de 2014 e término em 24 de setembro do mesmo ano.
No dia 16 de outubro do ano passado, no entanto, foi publicado no DOM um termo aditivo de alteração contratual, que em sua cláusula primeira aplicava um reajuste de 23,61% ao valor originário do contrato de prestação de serviços para a construção das fontes. A empresa receberia um acréscimo de R$ 514 mil. Já na cláusula segunda, o contrato era prorrogado por mais 90 dias, com início em 25 de setembro e término em 23 de dezembro. Mais uma previsão não cumprida.

Juiz inocenta acusado de manter casa de prostituição no interior do RN


Um homem acusado pelo Ministério Público de manter uma casa de prostituição em Currais Novos foi absolvido pela Justiça nesta quarta-feira (4). A decisão é do juiz Ricardo Cabral Fagundes que declarou incidentalmente a inconstitucionalidade do artigo 229 do Código Penal no caso em questão. Segundo ele, há medidas menos severas e mais eficazes que podem ser tomadas "para resguardar a moralidade e a dignidade sexual do que simplesmente criminalizar a manutenção de casas de prostituição".


De acordo com o MP, o acusado mantinha estabelecimento em que ocorre exploração sexual com o intuito de lucro. O MP pediu a condenação do acusado que, de acordo com o código penal, pode ser de dois a cinco anos de reclusão e multa.
Na decisão, o magistrado afirma que "é notório que tais estabelecimentos são tolerados há anos pela população, seja em nível local ou nacional, sendo certo que o tipo penal encontra-se praticamente em desuso e não se mostrou apto nem adequado a impedir a multiplicação de casas de prostituição em nosso país desde a década de 1940, com a entrada em vigor do Código Penal, até os dias atuais".
"No que respeita à necessidade da medida interventiva, também se percebe que haveria uma série de outras medidas menos intensas e até mais eficazes. Podemos mencionar, a título de exemplo, medidas como a veiculação de campanhas educativas de cunho moral, assim como a regulamentação do funcionamento destes estabelecimentos, com a consequente fiscalização e a eventual punição administrativa dos responsáveis e, por último, a garantia de direitos trabalhistas  aos homens e mulheres que trabalham na prostituição", conclui o juiz.

Base da PM em Felipe Camarão é alvo de tiros durante a madrugada


A base comunitária da Polícia Militar situada em Felipe Camarão, bairro da Zona Oeste de Natal, foi alvo de tiros durante a madrugada desta quinta-feira (5).

Os disparos foram efetuados por volta da meia noite e a PM suspeita que o responsável pela atitude criminosa seja um morador da comunidade conhecida como Favela do Fio, onde fica localizada a base.

Segundo o tenente Amâncio, do 9º Batalhão da PM, a base em questão não está desativada, no entanto, não recebe efetivo diariamente, como ocorreu na noite de ontem. Os tiros, de pistola ponto 40, atingiram parede, janela e um armário. Ninguém ficou ferido.