segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Policial militar é assassinado a tiros e tem pistola roubada em Natal

O cabo da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Marcos Aurélio Lopes foi morto a tiros na tarde deste sábado (14) em Cidade Nova, bairro da Zona Oeste de Natal. Ele estava em um bar na rua São Sebastião quando homens armados chegaram ao local e atiraram contra ele.
Segundo a polícia, os criminosos chegaram a roubar a pistola do PM. Testemunhas relataram que dois homens armados chegaram ao local a pé, mandaram as pessoas se afastarem e atiraram contra o cabo Marcos Aurélio, que morreu no local.
Em seguida, eles pegaram a pistola de Marcos Aurélio e ainda atiraram no policial com a própria arma da vítima. Logo depois, a dupla fugiu. Várias equipes da Polícia Militar já foram mobilizadas e realizam diligências para tentar localizar os suspeitos. Até a manhã deste domingo (15), ninguém havia sido preso.
Segundo a própria Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), esta é a sétima morte de policial militar registrada somente em 2015. No período entre o fim de setembro e o dia 4 de novembro, seis policiais de folga foram alvejados - destes, quatro não resistiram. No dia 4 de novembro, militares realizaram um manifesto entre o Midway Mall e o Centro Administrativo pedindo mais segurança para os agentes.

Rios da Grande Natal seguem impróprios para banho

Os rios Pirangi e Pium, em Nísia Floresta e Parnamirim respectivamente, completam cinco semanas com alto nível de poluição atestada pelo programa Água Azul. A análise da balneabilidade foi divulgada nesta sexta-feira (13) e mostrou que pela quinta vez consecutiva os dois pontos estão impróprios para banho.

No caso da foz do Rio Pirangi, em Parnamirim, o período é ainda mais longo. No rio Pium, o problema está no trecho do balneário.

A classificação é feita com base na quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas dos pontos de banho monitorados obedecendo a uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Foram analisados 33 pontos de banho na região metropolitana. Em Natal, todas as praias estão próprias para o banho. A análise é válida por sete dias.

O projeto é uma parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Com apoio da Prefeitura, Seleção de Santa Cruz Sub 17 avança para as quartas de final e Joga neste Sábado no Iberezão


Os jovens atletas da seleção Sub 17 de Santa Cruz, formados pela Prefeitura de Santa Cruz , por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para disputar a Copa RN Escolar de Futebol, chegaram as quartas de final com grandes chances de alcançarem resultado inédito na competição.

Através da política de valorização e incentivo a pratica de atividades esportivas, a Seleção Sub 17 foi montada no meio do ano, através de “peneirão” , e está nas quartas de final da competição estadual e enfrenta o time de Caicó no estádio Iberezão neste sábado(14), às 15 horas. Jackson Jaedyson, Secretário de Esportes e Lazer associa o bom desempenho da equipe ao  apoio da Prefeitura de santa Cruz em dispor de um estrutura de qualidade para os treinos da Seleção;  É de fundamental importância o apoio da Prefeitura, pois são trinta jovens de nossa cidade praticando esporte e recebendo orientações de cidadania. A Prefeitura chega com todo aparato de estrutura e pessoal,  além de custear o deslocamento da equipe”, frisou Jaedyson.


A Copa Escolar de Futebol é uma promoção anual da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria com os Municípios filiados ao Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Fotógrafas natalenses em Paris se protegeram em livraria onde deveriam passar a noite

As fotógrafas natalenses Elisa Elsie e Mariana do Vale, do “Duas Estúdio” , estão em Paris e em contato com o jornalista Paulo Araújo, disseram que estavam há duas horas em uma livraria, e que o gerente recebeu uma ligação e que todos os clientes foram para o piso superior onde as luzes foram apagadas.

Elas disseram que estavam esperando o tumulto passar mas acreditavam que teriam que passar a noite na livraria.
No momento elas diziam que a cidade ainda não estava calma o suficiente para elas caminharem, e que o lugar onde elas estão hospedadas é muito próximo de um dos pontos atacados pelos terroristas.

Via Thaisa Galvão

Polícia estima cerca de 140 mortos nos ataques terroristas em Paris


Cerca de 140 pessoas foram mortas nos ataques terroristas ocorridos em Paris, na noite desta sexta-feira (13/11). Ao menos 70 das vítimas estariam na casa noturna Bataclan. A polícia local teria invadido o local e matado três dos atiradores.

Depois de fazer 100 pessoas reféns no interior do estabelecimento, os atiradores teriam matado um por um, como relatou um homem que estava no local. Pelo Facebook, Benjamin Cazenoves publicou: “Eu ainda estou no Bataclan. 1º andar. Ferimentos graves! Que eles tomem o mais rápido possível e assalto. Lá dentro há sobreviventes. Eles estão matando todos. Um por um. No 1º andar rapidamente”, postou.

Este é mais um dos múltiplos ataques ocorridos em Paris nesta sexta-feira (13/11). Os atentados mataram ao menos outras 40 pessoas na cidade. No restaurante Cambodge, um atirador teria disparado contra clientes, no 11º distrito da capital francesa. Um outro ataque foi registrado no shopping em uma área central de Paris, em Les Helles, mas ainda não há informações se os suspeitos deixaram mortos ou feridos.

Um outro atentado foi registrado em um bar perto do Stade de France, onde ocorria um amistoso entre a seleção da França e da Alemanha. Segundo a polícia, foi possível ouvir três explosões do lado de fora. O atentado teria deixado cerca de 10 pessoas caídas no chão, próximo ao local. Após o atentado, o presidente François Hollande foi retirado às pressas do estádio.

Policial militar da reserva é preso com 6 armas e quase 200 munições no RN

Um cabo da reserva da Polícia Militar chamado André Canuto de Souza, de 55 anos, no final da tarde desta quinta-feira (12) em Marcelino Vieira, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. Ele foi preso com seis armas e munições, sendo uma pistola, um revólver e quatro espingardas, além de 185 munições. André Canuto de Souza foi autuado pelos crimes de posse e porte ilegal de arma de fogo.
“Nós tivemos informações de que o policial militar tinha um verdadeiro arsenal e conseguimos um mandado de busca e apreensão. Como ele havia desobedecido as medidas protetivas, da Lei Maria da Penha, ele compareceu à Delegacia para prestar informações. Como tínhamos o mandado de busca e apreensão contra ele, fomos até a residência do suspeito e nos deparamos com todo o material que foi apreendido”, detalhou o delegado titular da Delegacia de Plantão de Marcelino Vieira. Também foram apreendidos com o cabo André, como é conhecido, duas gandolas e uma mira Reddot.
Ao todo, foram apreendidos uma pistola, um revólver, quatro espingardas, além de munições de vários calibres.

Ezequiel Ferreira assume o Governo do Estado


O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) assumiu, no fim da manhã desta sexta-feira (13), o Governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa substitui o governador Robinson Faria (PSD), que embarcará para missão oficial na Europa. O vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB) também estará fora, em viagem particular.

"Como presidente do Legislativo é um orgulho assumir o Poder Executivo para levar a nossa contribuição à população do Rio Grande do Norte. A nossa gestão interina será de continuidade às ações e obras do Governo Robinson Faria. Nosso trabalho durante os próximos dias será pautado em respostas rápidas à sociedade e na melhoria da qualidade de vida, com ações de saúde e segurança", disse Ezequiel Ferreira, que permanecerá no cargo por mais de uma semana.

Com a saída temporária de de Ezequiel da Assembleia, o deputado Gustavo Carvalho (PROS), 1º vice-presidente da AL, assume o comando do Poder Legislativo até o retorno do peemedebista.

Atleta revelado em programa da Prefeitura de Santa Cruz participa de Copa Internacional em Fortaleza-CE


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, viabilizou a participação do atleta Wagner Silva, de 18 anos, em um dos mais importantes eventos de Judô do Brasil, em Fortaleza-CE. Revelado na oficina de Judô do Serviço, o jovem talento santa-cruzense participa da competição neste fim de semana (14 e 15) disputando com atletas de diversos estados do país e de várias delegações do exterior.

Para o professor de Judô do Serviço de Convivência, Claudionor Silva (Kaka), o apoio da Prefeitura aos atletas santa-cruzenses reflete diretamente nos resultados dos Atletas: “O Judô de Santa Cruz nunca teve tanto apoio para que seus atletas se destacassem tanto como atualmente, disponibilizando transporte, garantindo a avaliação anual dos atletas e até mesmo custeando as inscrições nas grandes competições. A Prefeitura tem sido uma grande parceira do esporte em Santa Cruz”, disse Kaká.

Atualmente a oficina de Judô do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) atende a cerca de 50 alunos na faixa etária de 06 a 17 anos. Além do treinamento de terça a sábado os atletas recebem avaliação de exame de faixa anualmente com registro na Confederação Brasileira de Judô (CBJ).





Baixo nível do rio Piranhas/Açu compromete abastecimento no Seridó


O fornecimento de água nos municípios do Seridó está mais comprometido com o baixo nível do rio Piranhas/Açu. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o monitoramento feito pela equipe técnica nesta sexta-feira (13) verificou que o rio atingiu um nível considerado muito baixo.

Atualmente, o abastecimento de água em Jardim de Piranhas, Caicó e Timbaúba dos Batistas dependem do Piranhas/Açu. Na semana passada, a Caern havia intensificado o rodízio, implantando o sistema de 72h nas áreas atendidas. Em Caicó, o açude Itans ainda está complementando o abastecimento. Segundo a Caern, têm sido enviado esforços para minimizar os efeitos da estiagem. 

Governo pode elevar tributos dos combustíveis


Sem condições de fechar o Orçamento respeitando a meta fiscal prevista para 2016, o governo já se movimenta para tomar novas medidas, até o fim do ano, que representem aumento de receita. A principal medida em análise é o aumento da alíquota do PIS e da Cofins incidente sobre os combustíveis, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias de tempo real da Agência Estado.

A elevação de PIS e Cofins poderá ser feita pela presidente Dilma Rousseff, sem precisar da aprovação do Congresso Nacional e da necessidade do período de noventena (três meses), prazo obrigatório para a entrada em vigor da Cide-combustíveis. Uma fonte da área econômica calcula entre R$ 6 bilhões e R$ 9 bilhões o potencial de arrecadação, a depender do valor da alíquota.


O Executivo contará com uma lista de dificuldades em fechar as contas do próximo ano: o governo decidiu abolir a possibilidade de abater investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do superávit primário previsto de 0,7% do PIB (ver página B5); conta com recursos de arrecadação incerta, como os R$ 10 bilhões previstos com a venda de imóveis na Amazônia, conforme proposto pelo relator de Receitas, senador Acir Gurgacz (PDT-RO) além de enfrentar a queda na atividade econômica, que tem reduzido a arrecadação no País.

Segundo uma fonte, o governo deve repetir a estratégia que fez em fevereiro deste ano, ao elevar temporariamente PIS e Cofins da gasolina e do diesel até que a alta da Cide entrasse em vigor. No primeiro pacote tributário do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a alta do PIS e da Cofins entrou em vigor em 1.º de fevereiro. Já a elevação da Cide passou a vigorar em 1.º de maio, quando PIS e Cofins tiveram um recuo na mesma proporção. O governo tem um limite já autorizado por lei para aumentar a Cide o PIS e a Cofins sem precisar de aprovação do Legislativo. "Sem receita, não tem como fechar o Orçamento", disse um integrante da equipe econômica.

Desvios em Macau chegam a R$ 2,5 milhões, diz MP


Os desvios de recursos públicos em Macau, município do litoral potiguar, devem ser superiores a R$ 2,5 milhões, de acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Em coletiva de imprensa nesta manhã (13), o MPRN apontou os indícios de irregularidade em contratos da prefeitura, identificados pela Operação Maresia. Mandados de prisão foram cumpridos em Natal, Parelhas, Parnamirim e Macau.

O afastamento do prefeito do município, Kerginaldo Pinto, foi autorizado pela desembargadora Judite Nunes hoje. O prefeito é acusado de falsificar uma portaria para embasar o habeas corpus do ex-prefeito Flávio Veras, preso em 2014.

Segundo o coordenador jurídico do MP, promotor Afonso de Ligório, a portaria foi confeccionada em 17 de março, mas com data retroativa a 12 de novembro. No documento, Flávio Veras e os investigados pela operação Máscara Negra, de 2012, são impedidos de adentrar na administração municipal. Com a portaria falsificada, foi possível embasar o habeas corpus de Veras, obtido em março. O MP estuda se é possível uma nova medida legal contra Veras.

"A portaria incidiu o TJ a erro", pontuou Ligório. Além da falsificação, o prefeito também é acusado de manter pagamentos irregulares a empresas de limpeza pública. Em julho, o TCE havia identificado irregularidades nas medições da prestação do serviço, determinando a redução do valor do contrato de R$432 mil para R$319 mil. Entretanto, o prefeito manteve o pagamento líquido, sem efetuar descontos.

Trio assalta trabalhadores que estavam na fila do Seguro Desemprego, em Natal


Trabalhadores que estavam em uma fila para dar entrada no processo do Seguro Desemprego, por volta das 5h30 desta sexta-feira, foram assaltados por três homens armados. O crime ocorreu no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda localizado na Cidade Alta, em Natal, e cerca de 20 pessoas tiveram todos os pertences e documentos levados pelo trio.

Aproximadamente 40 pessoas aguardavam a distribuição das fichas ao atendimento. Uma das vítimas conta que um dos criminosos pode ter visto algo que levaria risco à ação e avisou aos comparsas. “Foi só por isso que todas as pessoas não foram roubadas”, disse o homem que preferiu não se identificar. Os bandidos levaram documentos pessoais das vítimas, o que deve gerar dificuldade para dar entrada nos processos de requisição do Seguro.

O local onde ocorreu a ação é um dos dois centros mantidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social  (Semtas) para auxiliar o trabalhador no requerimento de habilitação para o seguro-desemprego. O prédio é localizado na rua João Pessoa, 78, Praça Padre João Maria, a poucos metros da sede do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Boa parte desses trabalhadores recorrem aos serviços dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda porque não têm conseguido atendimento nas centrais do cidadão. “O que estava com a a arma parecia ser menor de idade”, disse a vítima.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

"Assessoria de imprensa" da Câmara Municipal de Santa Cruz, serve apenas para publicar atos do presidente.

O Blogueiro Joseilson passou a receber uma gratificação de R$ 500,00 como Assessor de Imprensa da Câmara (que já deve ganhar como comissionado) sem que haja nenhuma atuação dele como Assessor do órgão. Pelo contrário, o blogueiro recebe para dar publicidade apenas aos atos do Presidente Josemar, não tem dado informações de nenhum outro vereador, além de as informações sobre os atos do presidente serem restritas apenas ao blog do Joseilson.

Segue publicação.

COMISSÃO DE LICITAÇÃO
PORTARIA Nº005/2015 GRATIFICAÇÃO
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZRN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica deste município e de acordo com a Resolução nº 001/2013,
R E S O L V E:
Art.1...
...
Art.8 Fica concedido gratificação mensal de R$ 500,00 (quinhentos reais) para o servidor Joseilson Alves dos Santos, Brasileiro, Solteiro, Inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF) sob o n.º 057.753.264-23, portador do RG n.º 1.953.441-SSP/RN, exerce o cargo em Comissão de: “Assessor de Imprensa” deste Poder Legislativo.
...
JOSEMAR FERREIRA BEZERRA
Presidente


Publicado por:
SAMUEL PALHARES DE LIMA
Código Identificador: 4D281D31


Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE no dia 11 de Março de 2015. Edição 1365. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:

Santa Cruz é destaque na 27° feira de Turismo em Gramado/RS


O Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, mais uma vez foi destaque em um evento de intensa atividade e movimentação que reuniu mais 14 mil profissionais que atuam como agentes de Turismo, dentro e fora do país. O evento aconteceu na cidade de Gramado- RS, de 05 a 08 de Novembro, com a cidade de Santa Cruz tendo lugar de destaque em stand montado dentro do Salão de Turismo Religioso e Cultural no Hotel Serra Park. A feira teve mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 stands.

Para a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz, Marcela Pessoa, a participação de Santa Cruz nesse tipo de evento projeta o município para consolidação do Turismo Religioso; “A participação de Santa Cruz na feira é muito importante em matéria de divulgação por ser uma feira de grande visibilidade e que já está em sua 27° edição, além de ser voltada, exclusivamente, para agentes de viagens de várias partes do Brasil e do Mundo”, disse.

Por acreditar na Força do Turismo como instrumento de fomentação da economia local, a Prefeitura de Santa Cruz investe na divulgação do Santuário de Santa Rita, garantindo presença e participação nos diversos eventos do segmento realizados pelo Brasil como: ExpoCatólica e Rural Tur, dentre outros.





Polícia Militar prende dois homens arrombando comércio em Natal


Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) prenderam em flagrante, na madrugada desta quinta-feira (12), dois homens que tentavam furtar produtos de um estabelecimento, na Rua São Joaquim, no Bairro de Lagoa Seca, na zona Leste de Natal. 

Quando a PM chegou ao local flagrou William Gomes da Silva e Rafael Nogueira, ambos de 26 anos, dentro da loja, onde funciona um bazar, recolhendo roupas e objetos. Para entrar, os criminosos usaram um alicate grande e arrombaram a porta. 

Os infratores detidos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Candelária, onde foram atuados e estão à disposição da Justiça.

Com incentivo da Prefeitura, agricultores comemoram colheita de primeira safra de hortaliças na comunidade do Massapê


Apesar do momento de dificuldades com a escassez de chuvas na nossa região, a agricultura familiar em Santa Cruz passa por uma grande transformação na Gestão da Prefeita Fernanda Costa. Através do apoio da Secretaria Municipal de Agricultura,  agricultores ligados ao cultivo de hortas  na comunidade Massapê estão comemorando os resultados alcançados com a colheita nos últimos dias.

Com orientações no processo produtivo de baixo custo e a instalação de sistema de reservatório d’água, através de cacimbas, a Prefeitura está estimulando a prática da agricultura familiar e melhorando a qualidade de vida de agricultores. Além disso, a prefeitura está promovendo  a agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos. Alimentos como Cebolinha, quiabo, coentro e maracujá passaram a ser produzidos na zona rural de Santa Cruz e comercializados na feira livre de diversas cidades da região.

De acordo com os agricultores, na comunidade rural do Massapê em Santa Cruz,  existem cerca de 80 famílias que vivem exclusivamente do cultivo e comercialização de hortaliças. Para a horteira Elenise Oliveira, o apoio da prefeitura mudou a realidade do plantio: “Estamos vivendo uma seca muito dura e isso afetou o nosso trabalho. Sem o apoio da Prefeitura, da secretaria de Agricultura, estaríamos em casa parados, pois não teríamos condições de trabalhar”, disse.





'Espero justiça', diz desembargador acusado de desvios no TJRN


O desembargador aposentado Rafael Godeiro negou nesta quinta-feira (12) envolvimento com o esquema que desviou pelo menos R$ 14 milhões da Divisão de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. O ex-presidente do TJRN prestou depoimento nesta quinta-feira (29) no Fórum Miguel Seabra Fagundes, na 8ª Vara Criminal, onde responde a um processo por peculato - desvio de recursos públicos - referente ao esquema descoberto na operação Judas em 2012.

"No dia 8 de dezembro completarei 49 anos de formado e espero que essa vida longa não seja achacoalhada, não seja manchada por um dpeoimento de uma única pessoa que atribui a mim fatos que nunca pratiquei. Eu espero justiça", afirmou o desembargador. A pessoa a qual se refere o ex-presidente do TJRN é a ex-chefe da Divisão dos Precatórios, Carla Ubarana, que foi condenada em um dos processos referentes à operação Judas.


Em troca da delação premiada, ela e o marido George Leal, apontados como mentores do esquema criminoso, confessaram as irregularidades e afirmaram dois ex-presidentes do Tribunal de Justiça eram beneficiários no esquema. O desembargador Osvaldo Cruz, ex-presidente do TJRN, responde ao mesmo processo que Rafael Godeiro e também nega envolvimento no esquema.
No depoimento prestado nesta quinta, Rafael Godeiro detalhou como eram feitos os pagamentos de precatórios, disse ter plena confiança em Carla Urbarana na época que presidiu o tribunal e admitiu ter assinado ofícios a pedido da ex-chefe da Divisão de Precatórios, mas sem saber que os documentos eram usados para desviar dinheiro.

Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz não tinham sido julgados antes pela justiça comum porque possuíam foro privilegiado, mas como foram condenados pelo CNJ à aposentadoria compulsória, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os desembargadores seriam julgados pela Justiça potiguar. Agora, os dois respondem como réus na 8ª vara criminal à acusação de envolvimento no esquema dos precatórios. O Conselho Nacional de Justiça considerou que os dois não tomaram os cuidados necessários para evitar as fraudes enquanto estavam na presidência do TJ.

Sobe para 30 o número de bebês nascidos com microcefalia no RN


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) revisou o número de crianças nascidas com microcefalia. Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, o secretário de Saúde, Ricardo Lagreca, informou que 30 crianças nasceram com a deformidade. Esses nascimentos ocorreram entre agosto e novembro desse ano. A média anual do Estado era de apenas dois casos por ano.

As autoridades públicas de Saúde ainda não têm certeza do que tenha causado esse crescimento exponencial. No entanto, a grande suspeita é que o causador seja o zika vírus. Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a virose teve um surto neste ano no Rio Grande do Norte. Os principais sintomas são os seguintes: coceira no corpo, manchas vermelhas e febre baixa.

Segundo Lagreca, a Secretaria de Saúde vai intensificar as medidas para ter controle e estudo dos casos notificados. Todos os diagnósticos durante o pré-natal e após o nascimento deverão ser comunicados imediatamente.

Entretanto, a microcefalia também pode ser causada por outras razões: uso de drogas, defensivos agrícolas, problemas genéticos dentre outros. O trabalho de investigação epidemiológica para saber exatamente quantas mulheres podem ter contraído zika continua. O governo do Estado ainda está traçando o protocolo para lidar para a doença.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Reunião mensal da Associação dos moradores da comunidade Mulungú (Km103), recebeu a visita do secretário de agricultura do município de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudú)


A reunião mensal da Associação dos moradores da comunidade Mulungú no Km 103, que acontece todos os meses na residência do Sr.Chicó de Biga, recebeu no último domingo (08),a visita do secretário municipal de agricultura, Eduardo Medeiros (Dudú).

Na ocasião o secretário Eduardo Medeiros, falou das atividades que vem sendo desenvolvidas pelo governo municipal, que tem a frente a prefeita Dra.Fernanda Costa e esclareceu dúvidas, reconhecendo os anseios e desejos da comunidade, os moradores perguntaram sobre iluminação pública, construção da escola e também da ligação da água para as casas dos moradores.

A reunião foi considerada pela diretoria da associação como um sucesso.



Educadores de Santa Cruz debatem propostas em Seminário Base Nacional Comum Curricular


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a 7° Diretoria Regional de Educação (DIRED), realizou nesta terça feira (10), no Teatro Municipal Candinha Bezerra, o Seminário de Mobilização para consulta pública da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, destinado à professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, contou com participação efetiva dos educadores para discutir propostas que possam contribuir e integrar a Base Nacional Comum Curricular buscando melhorias para Educação Santa-cruzense.

Para a Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz, Karla de França, o momento tem um significado importante para a Educação do Município; “Este momento é importante para nossos educadores opinarem e discutirem sobre o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Nós planejamos este momento nas conferências, no nosso Plano Municipal de Educação, com as discussão surgindo dos educadores que vivem a realidade da nossa Educação”, pontuou.

A programação do Seminário contou com apresentações culturais da escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro e Escola Municipal Aluízio Bezerra. Foram apresentadas por técnicas da Secretaria Municipal de Educação, bem como por representantes da 7° DIRED, palestras sobre a contextualização e estruturação da Base Nacional Comum Curricular (Cátia Regina), apresentação do portal (Regiane Martha) e orientações sobre as discussões para a BNCC (Sueli Rodrigues).





Governo anuncia reforma e construção de Centrais do Cidadão


O governador Robinson Faria anunciou na manhã desta terça-feira (10), durante reunião na Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que unidades das Centrais do Cidadão serão reformadas e outras serão construídas. Os recursos para as obras serão oriundos do Banco Mundial, através do projeto RN Sustentável. De acordo com Eugênio Gondim, coordenador da Central do Cidadão no estado, a intenção é adotar um modelo padrão para todas as centrais existentes. 

"Inicialmente, iremos reformar os prédios que pertencem ao Estado. Depois, serão construídos novas unidades, para que possamos desocupar espaços alugados em que as centrais funcionam", explica o coordenador. O projeto das novas centrais, segundo Gondim, já está pronto. Resta apenas apresentar ao Banco Mundial para que os recursos sejam liberados. Não há previsão do montante de recursos a ser liberado. A princípio, as novas centrais serão erguidas na capital: Zona Norte, próximo ao Shopping Estação, em um terreno de propriedade do Estado; Alecrim, onde funcionava o Detran e na Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo ao viaduto de Ponta Negra.

Confira aqui 18 vagas temporárias de trabalho no shopping Midway até amanhã (11)


OPERADOR DE CAIXA / TEMPORÁRIO – 09 VAGAS – AMBOS (SUPERMERCADO) Ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência na função de Operador de Caixa a partir de 06 meses. Salário R$ 1.135,00 + alimentação + vale transporte.Trabalhar no período de 01/12/2015 a 31/12/2015.
ASSISTENTE DE LOJA / TEMPORÁRIO – 09 VAGAS – AMBOS (SUPERMERCADO) Ensino médio completo, conhecimento em informática e experiência na função de Assistente de Loja, Vendedor, Abastecedor, Auxiliar de Loja, Repositor ou Atendente a partir de 06 meses. Salário R$ 1.098,00 + alimentação + vale transporte.Trabalhar no período de 01/12/2015 a 31/12/2015.
OBSERVAÇÃO: Trazer as Xerox e Originais do RG (frente e verso), CPF (frente e verso), Certidão ou Declaração de conclusão do Ensino médio , Certidão de Casamento ou Nascimento, Título de eleitor, Carteira de Trabalho (frente e verso da página que possui a foto), Cartão do PIS ou Cartão Cidadão, Comprovante de residência, Reservista (para homens) e Currículo impresso.
Entrevistas nesta quarta feira dia 11/11/2015 as 08:30 no escritório da Mult RH. Rua João Pessoa nº 219, Ed. Sisal, 5º andar, Sala 516, Cidade Alta, Natal RN. (Em frente a Caixa Econômica do Centro).
Dúvidas: (84) 3201-6420 / 3088-1784.

Prefeita Fernanda Costa entrega mais duas ruas pavimentadas no Maracujá


A prefeitura de Santa Cruz realizou nesta segunda feira(09) a inauguração de mais duas ruas que receberam pavimentação e drenagem no bairro Maracujá em Santa Cruz. Com as duas ruas entregues o bairro contabiliza um total de 08 ruas calçadas desde o início da Gestão da Prefeita Fernanda Costa.

O trabalho da Prefeitura de Santa Cruz em pavimentação das ruas Professora Margarida Queiroz e Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, atende um pleito antigo dos moradores na melhoria da mobilidade urbana dessas localidades. Para a senhora Rita de Cássia Cassiano da Silva, moradora de uma das ruas pavimentadas, o orgulho toma conta dos moradores beneficiados; “ Estou orgulhosa, todos estamos. Até havia me arrependido de ter comprado essa casa aqui, mas agora estou “riquinha”, Disse Rita de Cássia.

A solenidade de inauguração contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Tomba Farias, dos vereadores Tarcisio Reinaldo, Acrísio Gomes (Junior dos Bodes), Gilcelly Adriano,  Monik Melo, Raimundo Fernandes e Ana Fabrícia (Aninha), além de secretários, colaboradores da administração municipal e de populares.

Na inauguração, a Prefeita Fernanda Costa ponderou que o sentimento é de dever cumprido; “ São momentos como esse que nos dão vontade de continuar, de seguir em frente, que nos dá coragem pra dizer que Santa Cruz merece crescer, avançar, e que sabemos que podemos levar Santa Cruz a um lugar que ela merece. O sentimento é de dever cumprido”, Disse Fernanda.




Último dia para fazer a inscrição no 1° Eco Pedal de Santa Cruz


Sindicatos ameaçam ir à Justiça contra fechamento da AmBev no RN


O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas no Rio Grande do Norte (Sintebern) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) pretendem acionar a Justiça contra o fechamento anunciado pela AmBev de uma fábrica em Natal.
A informação é do portal online da revista IstoÉ.
Segundo o site, os sindicatos afirmam que não foram procurados, previamente, pela AmBev para negociações antes que o fechamento da fábrica fosse anunciado e espera questionar na Justiça essa ausência de comunicação.
O fechamento da unidade de AmBev no Rio Grande do Norte foi anunciado na última sexta-feira (06). De acordo com a assessoria, a elevada carga tributária teria sido o motivo, pelo qual, a companhia decidiu pelo encerramento das atividades do Estado.
Sobre a denúncia do Sintebern e da CNTA Afins, a empresa afirmou, em nota, que preza pelo bom relacionamento e que todos os seus funcionários foram comunicados, previamente, como prevê a legislação trabalhista brasileira.
O fechamento da companhia provocou a demissão de, aproximadamente, 300 funcionários.
Procurada pela revista IstoÉ, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RN disse que há conversas em andamento sobre possíveis benefícios fiscais a serem oferecidos à AmBev, para que a fábrica seja mantida em operação, entretanto, ainda não há nada ainda definido.

'A economia do país parou', diz comando da greve de caminhoneiros

O caminhoneiro Ivar Luiz Schmidt é o autor da página do facebook 'Comando Nacional de Transporte' que convocou a paralisação dos caminhoneiros nesta segunda (9) e terça-feira (10). A categoria bloqueou vias em pelo menos 14 estados do país e pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "A economia do Brasil está parada e nós não vemos nenhuma perspectiva de melhora", diz Ivar Luiz Schmidt.
Quando perguntado se é o líder do movimento, responde sem titubear: "sim". Segundo ele, a página foi criada em dezembro de 2014 após o governo federal anunciar um reajuste no preço do óleo diesel. Em março deste ano houve a primeira paralisação convocada pelo Comando Nacional de Transporte. À época, a pauta de reivindicações incluía a redução do óleo diesel, implantação de uma tabela de fretes e isenção de cobrança de pedágios para eixos erguidos.
Desta vez a reivindicação é apenas a saída da presidente Dilma Rousseff. "Nós não vemos perspectivas de melhora desde o início de 2014. Nós somos os primeiros a sentir a crise porque transportamos matéria-prima, transportamos o que é produzido no país", diz Ivar.
A paralisação de caminhoneiros desta segunda-feira (9) bloqueou rodovias na BA, CE, ES, GO, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO. Ivar Schmidt explica que a mobilização foi convocada exclusivamente pelas redes sociais. "Além da página - que já tem mais de 40 mil pessoas, nós temos vários grupos no whatsapp. São grupos de todas as regiões do país. Já são mais de 70 grupos onde trocamos mensagens e nos organizamos", diz.

Suspeitos de golpes de até R$ 500 mil, estelionatários são presos no RN


Uma ação da Polícia Civil desarticulou uma quadrilha que praticava crimes de estelionato no município de São Paulo do Potengi, na região Agreste do Rio Grande do Norte. O grupo preso durante a Operação 171 é suspeito de ter conseguido até R$ 500 mil através de empréstimos consignados usando documentos falsos.

De acordo com a polícia, a operação teve apoio das delegacias de Tangará e São José do Campestre, cumprindo mandados de prisão temporária em Parnamirim, Tangará e em São Paulo do Potengi.

Segundo a Polícia Civil, o membros do grupo iam até a residência das pessoas - que eram pessoas interessadas em conseguir empréstimos consignados - oferecendo formas de agilizar o processo, conseguindo bons valores. Já em posse dos documentos originais das vítimas, os criminosos faziam o trabalho de falsificação e, usando outras pessoas com idades similares, conseguiam o saque dos valores.

Foram presos no bairro de Emaús, em Parnamirim, Janeilma Malveira Xavier, de 53 anos, e seu filho, Alexandre César MAlveira Xavier, de 18 anos. Com eles foram encontradas máquinas que eram usadas para confeccionar documentos falsos, além de celulares e documentos de identidade originais. Já em Tangará, na região Agreste, foram detidas as irmãs Emanuele Raiane Xavier da Silva, de 21 anos, e Josefa Adna Daiane da Silva, de 28, também suspeitas de envolvimento com a quadrilha.

Três mil pessoas participam de leilão organizado pelo Detran‏


Mais de mil veículos apreendidos pelo Detran estão sendo leiloados neste momento no Espaço de Eventos Gilson Buffett, situado na Avenida dos Ipês, no bairro de Neópolis, em Natal. A hasta pública que foi aberta às 9h de hoje (10), pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN, Júlio César Câmara, conta com cerca de 3 mil participantes, que lotam o auditório de realização do evento. O leilão segue com os arremates até amanhã (11).
De acordo com o diretor Júlio César, esse é o primeiro leilão organizado na gestão do governador Robinson Faria e soma 1.089 veículos divididos em 702 lotes. Todos os proprietários dos bens leiloados foram notificados para quitarem os débitos existentes e retirarem os veículos apreendidos, porém a solicitação não foi atendida, o que resultou na disponibilidade do bem para os arremates. “Com esse leilão, O Detran espera esvaziar seus pátios e promover a quitação do débito de responsabilidade de cada proprietário”, comentou.
O leiloeiro oficial do evento, Francisco Doege, elogiou a organização da hasta pública e creditou a realização do leilão ao empenho da direção do Detran, que vem trabalhando para equalizar a situação de superlotação dos pátios de veículos apreendidos pelo órgão. Atualmente, aproximadamente 3 mil veículos estão passíveis de irem a leilão no Estado.
Os interessados em participar do leilão ainda podem se cadastrar no evento, bastando comparecer ao local levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no site: www.lancecertoleiloes.com.br.

Dois presos são soterrados em túnel


Em torno de 8 horas foi o tempo em que ficaram soterrados os corpos dos dois presidiários – Arlindo de Lima Silva, 29 anos, o “Boneco” e Rodrigo Nascimento Silva, 28 anos, o “Baby” -, que morreram na manhã de ontem, durante a escavação de um túnel, na tentativa de fuga, a partir do pavilhão 2 da Penitenciária Estadual Francisco Nogueira Fernandes, na comunidade de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. 

O Corpo de Bombeiros trabalhou no resgate dos corpos, ocorrido  somente às 18 horas, com o auxílio de pelo menos 14 presos que  escavaram manualmente o túnel de uns cinco metros de profundidade, entre a saída do pavilhão 2 e o pátio externo antes do muro principal do estabelecimento penal. Até o começo da noite não havia chegado uma máquina retroescavadeira solicitada ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RN) para agilizar a retirada da areia para a localização dos cadáveres dos presidiários.

Por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 10h24 para que enviasse uma guarnição até a penitenciária de Alcaçuz para atuar no resgate dos presos. Às 13h40 chegou uma ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para auxiliar no socorro médico, mas por volta das 14h10 a unidade teve de deixar local, porque as buscas não tinha  começado. 

Eleições para Direção das Escolas Municipais: Prazo para inscrição segue até sexta feira

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, publicou Edital com as normas e procedimentos, em cumprimento ao que determina a Lei complementar N° 647 de 06 de Junho de 2013, com a finalidade de realizar o processo de eleição de servidores efetivos da Educação Municipal, graduados em curso superior na área de Educação, para ocuparem as funções de Diretores(as) e Vice-Diretores(as), nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz.

As inscrições dos candidatos começaram no dia 29 de outubro, dia da publicação do Edital, e seguem até sexta feira (13), do corrente mês.



Maiores informações no Edital do link abaixo:


 http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/Edital-SEME-022015-DIRETORESESCOLAS.pdf

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Grande medo da oposição é que eu volte em 2018, diz Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (9), em entrevista a uma rádio da Colômbia, que o grande medo da oposição brasileira atualmente é com a possibilidade de ele voltar à Presidência da República em 2018. Embora já tenha admitido na semana passada em Brasília que poderá ser candidato novamente, Lula evitou dizer na entrevista se será candidato. Ele destacou que estará "muito feliz apoiando um companheiro".

"Agora o grande medo deles é a possibilidade de Lula voltar em 2018. Uma coisa que eu acho loucura, porque ainda faltam três anos", afirmou. Na avaliação do ex-presidente, a oposição está inconformada com a derrota nas eleições de 2014 e, por isso, tem feito tudo para obstruir qualquer possibilidade de a presidente Dilma Rousseff governar com "tranquilidade" e de o PT conquistar a Presidência da República pela quinta vez consecutiva.


Questionado se será candidato, Lula pregou cautela. "Vamos aguardar. Durante três anos, muitas coisas podem mudar. Sou um político muito prático, prefiro deixar que a sociedade se mova. Vai chegar o momento de ver quem poderá ser candidato", afirmou. "Te digo de coração: irei contra qualquer candidatura que signifique um retrocesso nas conquistas sociais do povo brasileiro. Estarei no campo de batalha de novo para manter as conquistas", acrescentou.