segunda-feira, 21 de março de 2016

Sem chuvas, órgão prevê que apenas 1 barragem terá água no RN até 2019


O Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou nesta segunda-feira (21) o último balanço dos níveis das barragens e açudes que o órgão monitora em todo o estado. Ao todo, são 47 reservatórios. Atualmente, 11 deles estão completamente secos e outros 14 encontram-se no volume morto – como é chamada a reserva técnica que fica abaixo do nível das comportas.

O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 100 anos. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da seca prolongada. Destes, 17 estão em colpaso, ou seja, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. E em 74 municípios, o rodízio no abastecimento ainda garante água nas torneiras.

Ainda de acordo com a análise, feita nestes últimos três dias, caso a estiagem persista, apenas um reservatório deverá manter-se com água até 2019: a barragem de Santa Cruz, que fica em Apodi. Localizado na região Oeste potiguar, o reservatório possui atualmente 179,6 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 29,95% dos 600 milhões de metros cúbicos totais de sua capacidade.


Já o maior reservatório do estado, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Assu, que tem capacidade para até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, encontra-se com apenas 19,81% desta capacidade. E, se não chover, deve entrar no volume morto em novembro deste ano ou mesmo secar por completo antes mesmo de o ano acabar.

Garibaldi reconhece agravamento da crise política e pode apoiar impeachment de Dilma


Apesar de ter participado na manhã deste domingo (20) de um café da manhã organizado por apoiadores do impeachment da presidente Dilma Rousseff em Natal, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) ainda não definiu seu posicionamento a respeito do assunto. O café foi organizado em frente à casa do senador, que se dispôs a discutir com o grupo a respeito do impeachment.

“Eles armaram um acampamento, me convidaram e eu fui lá. Não afirmei para ele ainda minha posição e nem vou anunciar pra você ainda o meu voto, mas vou discutir isso ainda com o partido, com a bancada no Senado. Alguns já decidiram e outros estão como eu”, disse o senador em entrevista ao Agora RN nesta segunda-feira.

O senador avaliou ainda que após a nomeação de Lula para a Casa Civil e os últimos desdobramentos da Operação Lava Jato, com a divulgação dos grampos da presidente, a situação da presidente Dilma Rousseff se agravou e a tendência pró-impeachment cresceu no país.

Petrobras recupera R$ 300 milhões desviados por corrupção, diz Bendine


O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou nesta segunda-feira, 21, em entrevista com a imprensa, que a empresa recuperou R$ 300 milhões desviados por corrupção e que a companhia trabalha para recuperar ainda mais dinheiro desviado.
 
Em meio ao prejuízo recorde da empresa em 2015, de R$ 34,836 bilhões, o executivo também disse que não haverá distribuição de dividendos. "Não haverá pagamento de participação em lucro", revelou.
 
A respeito de investimentos, afirmou que provavelmente haverá uma pequena redução em 2016, mas que a companhia continua investindo pesadamente. "Não há número fechado de investimento de 2016", disse. O presidente da companhia também afirmou que a empresa vive "surpreendendo analistas". 

Presa dá à luz dentro de cela em complexo penal de Natal

Uma criança nasceu na manhã desta segunda-feira (21) dentro da ala feminina do Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal. A mãe, que ainda não decidiu como vai chamar a menina, gosta de Vitória. Helena Juciara Terto de Paiva, de 24 anos, e a filha passam bem. Depois do parto, ambas foram levadas para hospital Santa Catarina, onde aguardam alta médica. A menina é o quarto filho de Helena.
Helena cumpre pena na João Chaves faz duas semanas. De acordo com o Tribunal de Justiça, ela foi condenada por tráfico de drogas, porte de arma de fogo e desacato em 2014. Em junho do ano passado foi beneficiada com o semiaberto, mas deixou de se apresentar conforme exigido e acabou retornando ao regime fechado.
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a presa começou a sentir as dores do parto por volta das 7h30. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionada, mas alegou que não atenderia a mulher porque não presta socorro em locais fechados. Uma outra equipe médica, da própria Sejuc, foi mandada ao presídio, mas quando chegou ao local a bebezinha já havia nascido.

Grupo contra oposicionistas e governistas realiza protesto dia 1º de abril


Membros da Central Sindical e Popular – CSP Conlutas deverão ir às ruas no dia 1º de abril. O grupo afirma que os atos dos dias 13 e 18 de março “não representam os interesses da classe trabalhadora, da juventude e do povo pobre do nosso país”. Na visão do grupo, a “saída proposta pela oposição de direita, que defende o impeachment, significa tirar Dilma e entregar o poder a Michel Temer ou ao presidente da Câmara, nesse momento o corrupto Eduardo Cunha”.

“Já os governistas defendem a permanência do governo responsável pelos brutais ataques que nosso povo vem sofrendo e que, em meio ao agravamento da crise, sinaliza ainda mais para os grandes empresários o seu compromisso com o grande capital e contra a classe trabalhadora”, afirma o Conlutas, em postagem nas redes sociais.

“Por isso, a CSP-Conlutas está convocando para o dia 1° de abril atos nos estados em contraposição às manifestações convocados pela oposição burguesa e pelos governistas. O momento exige ousadia política e iniciativa. Vamos organizar a manifestação nesse 1ºde abril para irmos às ruas e avançar na construção de um alternativa de luta, classista e independente dos patrões e dos governos”, diz o comunicado do grupo, que realiza uma plenária para tratar do protesto nesta terça-feira (22), na sede da CSP-Conlutas (Rua Coronel José Bernardo, 930, prolongamento da Av. Rio Branco, ao lado do Sindicato dos Rodoviários), a partir das 17h.

Estande do Santuário foi um dos mais visitados do maior evento de turismo do Estado


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, viabilizou a participação de Santa Cruz em um dos maiores eventos de turismo do Rio Grande do Norte, a 2ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (FEMPTUR) e o 7º Fórum de Turismo do RN sediados no Centro de Convenções em Natal/RN, nos dias 17 e 18 de março.

Sendo um dos mais visitados na feira, com material de divulgação, revistas, bolsas e panfletos, além de um criativo layout através de adesivo, ilustrando o estande do Complexo Turístico Alto de Santa Rita, Santa Cruz homenageou sua ilustre filha, que faleceu recentemente,  com os visitantes fazendo a degustação do famoso licor de Dona Aparecida.

Santa Cruz vem ganhando destaque com a participação em diversas feiras e exposições do segmento do turismo realizadas até fora do País, como foi o caso da recente participação na Feira Internacional de Turismo em Lisboa – Portugal.

O evento, promovido pela empresa ARGUS, reuniu diversos atores da atividade turística do País que participaram das discussões, palestras e debates, bem como prestigiaram as exposições dos diversos atrativos turísticos do Rio Grande do Norte.


quinta-feira, 17 de março de 2016

Proprietários de ciclomotor têm até o dia 28 para fazer emplacamento


O prazo para que os proprietários de ciclomotores do Rio Grande do Norte realizem o emplacamento e licenciem esses veículos junto ao Detran/RN vai ser encerrado no próximo dia 28 deste mês. A portaria 1.907/2015-GADIR que amplia o prazo da regularização dos ciclomotores no RN foi assinada pelo diretor Geral do Detran, Júlio César Câmara, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOM) ainda no dia 1º de outubro de 2015. Na oportunidade, o limite para registro dos ciclomotores foi estendido por mais 180 dias, dando mais tempo para que os proprietários das cinquentinhas adquiridas antes de 31 de julho de 2015 pudessem proceder com a regularização veicular.

Para regularizar a situação do ciclomotor o proprietário sendo pessoa física deve apresentar no Detran/RN o comprovante de endereço e a nota fiscal de aquisição do veículo ou preencher uma Declaração de Procedência (modelo) com firma reconhecida em cartório. Após passar por vistoria veicular e pagamento do DPVAT, na quantia de R$ 292,01, e da taxa de licenciamento, no valor de R$ 65 (veículo não financiado) ou R$ 95 (veículo financiado) o ciclomotor estará registrado e apto para transitar. Já o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é necessário quitar, pois os ciclomotores estão isentos desse pagamento.

O cidadão que pilotar ciclomotor fora dos critérios exigidos pela legislação será autuado com multa no valor de R$ 127,69 e pode ter o veículo apreendido. O Código de Trânsito exige que o condutor possua Autorização para Condução de Ciclomotor, a ACC, ou CNH na categoria A. O CTB determina ainda os mesmo procedimentos e itens de segurança para o condutor de motocicleta e o de ciclomotor. Um exemplo é a obrigatoriedade do uso de capacete.

Professor de Macaíba seria funcionário “fantasma” do gabinete de Mineiro

O professor João Marques, funcionário público da Prefeitura de Macaíba, atua sob o regime de 30 horas semanais, dando aula na escola municipal José Arinaldo Alves. Entretanto, ele também está lotado no gabinete do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

As informações são do blog Informativo Atitude. Em nota intitulada “Contrariando a Lei de Newton”, sobre o Professor João Marques, o blog informa que na Prefeitura de Macaíba o servidor possui carga horária de 30 horas semanais. Enquanto isso, acumula, na Assembleia Legislativa, cargo comissionado no gabinete do deputado Mineiro.

A carga horária de cargos comissionados na Assembleia é de 40 horas, sendo, assim, de dedicação exclusiva. O blog conclui que o petista é “funcionário fantasma”. A constatação, se confirmada, atinge em cheio o mandato do deputado petista Fernando Mineiro, que afirma, desde a eclosão da crise dos fantasmas na AL, que no seu gabinete todos trabalham.

Ao próprio blog, João Marques acentuou que presta serviços regularmente à AL. “Desde o ano de 2005, que presto assessoria ao Mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro. Não é verdade que sou um suposto fantasma na condição de funcionário do referido Mandato. Ao contrário, estou contratado como assessor técnico e tenho exercido de forma regrada e exemplar a tarefa trabalhista para qual fui contratado. Exerço a função de assessor nas demandas da área educacional e acompanho devidamente o deputado quando exigido. O meu trabalho se efetiva na elaboração de atividades a grupos que buscam sua organização. Grupos que buscam a elaboração de estatutos e projetos sociais. Tal ação as faço pela minha experiência em acompanhamento de entidades do movimento popular. Atuo também no acompanhamento de projetos e ações educacionais”, afirmou.

Ele explicou ter carga horária de 25 horas – e não de 40 horas – e que na Escola Municipal José Arinaldo Alves sua carga horária é de 25 horas, contrariando o que aponta documento da Prefeitura veiculado no blog. “A Constituição Federal no seu artigo 37, inciso dezesseis, garante que o professor pode acumular o cargo de professor e de técnico, desde que não ultrapasse as 60 horas. Sendo 25 horas de trabalho da assessoria técnica na assembleia legislativa e 25 horas aula na Escola Municipal José Arinaldo Alves, tal cômputo não ultrapassa o limite legal”, afirmou.

Prefeitura de Santa Cruz realiza II Concurso de Poesias; inscrições já estão abertas


Com o objetivo de valorizar a produção literária local e descobrir novos talentos, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou o edital e abriu o período de inscrições para o II Concurso Municipal de Poesias, que este ano faz uma homenagem ao poeta e escritor Hugo Tavares Dutra (in memorian).

O certame é dividido em duas categorias, categoria 1 (de 08 a 13 anos de idade), categoria 2 (14 anos de idade em diante). Qualquer pessoa dessas faixas etárias poderão se inscrever gratuitamente, exceto aquelas com obras literárias já publicadas. O tema desta edição do concurso é livre e as poesias precisam ser inéditas.

O período de inscrições foi aberto na última segunda-feira (14) e segue até o próximo dia 20 de maio. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, que funciona em anexo ao Teatro Municipal Candinha Bezerra, Rua Lourenço da Rocha, 40, centro, Santa Cruz. Os participantes terão a confirmação de sua participação depois que preencherem um formulário específico.

Márcia Maia e Raimundo Fernandes se filiam ao PSDB nesta sexta


O PSDB segue se fortalecendo no Rio Grande do Norte. Nesta sexta-feira (18), o partido receberá as filiações dos deputados estaduais Raimundo Fernandes e Márcia Maia. O ato de filiação será realizado na sede do partido em Natal, a partir das 17 horas.

Para o presidente de honra do PSDB no Estado, deputado federal Rogério Marinho, os tucanos do RN estão preparados para dar a sua contribuição ao partido em nível nacional, diante do cenário de “caos” pelo qual passa o país.

“O PSDB no RN atinge o tamanho que merece, passando a ser não apenas um protagonista da nossa política nacional como também em nosso Estado. É o fortalecimento de um partido que está lutando, ao lado dos brasileiros, para tentar recolocar o país no rumo certo”, disse Rogério.

Nesta quinta-feira (16) também se filiaram ao partido o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, e o deputado Gustavo Carvalho. Antes deles, já havia assinado a ficha tucana o deputado José Dias.

Legenda terá, ao todo, cinco deputados estaduais, se constituindo na maior bancada partidária da Assembleia Legislativa.

Serviço:
Ato de filiação ao PSDB
Onde: Sede do partido em Natal – Rua Vereador Cícero Azevedo, nº 28 – Lagoa Seca
Hora: 17h
Quando: 18/03/2016

Segurança terá reforço de 550 homens para manifestação desta sexta


Cerca de 550 profissionais extras, entre agentes de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Itep, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal), trânsito, entre outros órgãos, está sendo disponibilizado pelos governos Federal, Estadual e Municipal especialmente para a manifestação social prevista para ocorrer nesta sexta-feira (18), em Natal.
 
A garantia é da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) que reuniu na tarde de hoje (17) representantes da Segurança, Procuradoria-geral de Justiça (PGJ), Prefeitura de Natal e Polícia Rodoviária Federal (PRF) para discutir o plano de segurança para o evento. “O movimento social desta sexta-feira também tem tudo para ser pacífico e um exemplo de democracia. Os órgãos de segurança pública e trânsito possuem um plano integrado e estão preparados para as intervenções que forem necessárias”, disse a secretária da Segurança Pública, Kalina Leite.
 
A manifestação que começa a partir das 15h, com concentração no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, seguirá em deslocamento no contra fluxo da Avenida Salgado Filho e marginal da BR 101 (sentido Parnamirim/Natal) até a praça do Bairro Mirassol, com encerramento previsto para às 19h.

PF faz primeira apreensão de drogas da história do novo aeroporto de Natal


A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta quinta-feira (17) no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal, um casal suspeito de tráfico de drogas: uma estudante de 20 anos e um vendedor de automóveis de 23, ambos potiguares. Com eles, foram apreendidos cinco quilos de pasta base de cocaína e 1,6 quilo de haxixe. A droga veio um voo de Brasília. Segundo a PF, esta foi a primeira vez que foi apreendida droga no aeroporto desde sua inauguração em 2014.

Ainda de acordo com a PF, havia uma informação da área de inteligência de que uma passageira poderia desembarcar na tarde desta quinta trazendo para Natal droga na bagagem. Assim, os policiais iniciaram uma fiscalização no setor de desembarque doméstico e visualizaram uma mulher em atitude suspeita. Ela foi seguida até o estacionamento. Pouco tempo depois, um veículo guiado por um homem veio ao seu encontro e, na hora em que ela entrou no carro, ambos foram abordados. Ao ser vistoriada a mala, enrolados em roupas, estavam os tabletes da droga.
Eles receberam voz de prisão e foram de imediato conduzidos para autuação na sede da PF, em Natal. Durante o interrogatório, o casal apresentou versões conflitantes sobre o encontro dos entorpecentes, pois enquanto a mulher afirmava que havia sido contratada por um desconhecido que lhe prometeu R$ 5 mil para entregar uma mala em Natal, o homem negou ser o dono da droga e disse que não tinha envolvimento algum com o fato. Ele afirmou apenas que foi fazer a condução da passageira, ficando surpreso quando os policias chegaram.
Indiciados por tráfico de drogas, os suspeitos permanecem custodiados na sede da PF, à disposição da Justiça.

Zenaide e Rogério Marinho integram comissão do impeachment; confira demais nomes


A Câmara dos Deputados aprovou nesta tarde a comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Foram 433 votos favoráveis e um contrário à chapa com os 65 nomes titulares e os respectivos suplentes indicados pelos líderes partidários. O próximo passo, que será dado ainda hoje, é a escolha, por voto, do presidente e do relator da comissão especial.

O voto contrário foi o do deputado José Airton (PT-CE). Havia 435 parlamentares em plenário. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não votou.

Vinte e três partidos entregaram a lista dentro do horário estipulado. Apenas o PP perdeu o prazo, mas, por unanimidade, pôde indicar os nomes em plenário. Pelo PP, os parlamentares que vão compor a comissão são Aguinaldo Ribeiro (PB), Jerônimo Goergen (RS), Júlio Lopes (RJ), Paulo Maluf (SP) e Roberto Brito (BA), como titulares.

Outra mudança ocorreu na relação do PMDB, que conseguiu, em reunião na manhã de hoje, driblar divergências internas e aprovar uma lista conjunta, entre alinhados ao governo e insatisfeitos com o Palácio do Planalto. Na hora da votação da chapa, o deputado José Priante (PA), que era um dos indicados, decidiu retirar seu nome. O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), disse que foi uma decisão pessoal de Priante e pediu para que o partido pudesse indicar o deputado Altineu Côrtes (RJ) como novo nome. Como o processo de filiação de Côrtes – que deixou o PR para ingressar no PMDB – não foi concluído formalmente, segundo Eduardo Cunha, a indicação final foi a do deputado Leonardo Quintão (MG), que chegou a substituir Picciani na liderança, a pedido da ala insatisfeita do partido durante o impasse que dividiu oficialmente a legenda.

terça-feira, 15 de março de 2016

População do Bonsucesso recebe com alegria Escola Modelo inaugurada nesta segunda (14) pela Gestão da Prefeita Fernanda


A Prefeitura de Santa Cruz inaugurou na noite desta segunda-feira (14) a Escola Modelo João de Oliveira Confessor, na comunidade Bonsucesso. Autoridades e centenas de populares participaram da solenidade. A obra é mais uma importante ação da gestão da Prefeita Fernanda Costa voltada para a valorização da educação.

A alegria era facilmente percebida no semblante dos moradores com a entrega da obra concluída. Uma escola moderna, com amplo espaço físico, adequada às normas de acessibilidade, laboratório de informática, biblioteca, 6 salas de aulas, salas de coordenação pedagógica e banheiros. São 854 m² de área construída.

A solenidade de inauguração da escola contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, dos vereadores Monik Melo, Raimundo Fernandes, Acrísio Gomes Junior e Ana Fabrícia, do pároco de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes, além de secretários e colaboradores da gestão municipal.  

Muitos alunos deixarão de viajar todos os dias até a sede do município para frequentar a escola. A partir desta terça-feira (15), alunos das comunidades Cacaruaba, Riacho Salgado, além do Bonsucesso já poderão estudar bem próximo de suas casas . A escola João de Oliveira Confessor oferecerá ensino infantil e fundamental e atenderá a cerca de 310 alunos, nos turnos matutino e vespertino.




Nome de Lula é citado 186 vezes em resumo de delação de Delcídio

No resumo da delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), homologado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, e divulgado nesta terça-feira (15), o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece 186 vezes.
 
Entre as citações ao ex-presidente, Delcídio afirma que partiu de Lula a ordem para que ele tentasse convencer o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, preso na Lava Jato, a não implicar José Carlos Bumlai numa eventual delação premiada. O senador cita ainda a participação de Lula na 'compra' de silêncio do empresário Marco Valério no mensalão.
 
O ex-presidente também aparece em referências à CPI do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Segundo o senador, esse é um tema que aflige Lula, que já o teria procurado para tentar evitar a convocação do lobista Mauro Marcondes e sua esposa Cristina Mautoni.
 
Procurado pela reportagem , o Instituto Lula informou que não comentaria 'falatório'. "O Instituto Lula não comenta falatórios Quem quiser levantar suspeitas em relação ao ex-presidente Lula que faça diretamente e apresente provas, ou não merecerá resposta", diz a nota.

“Brasil precisa de salvação e povo está convencido que solução é saída do PT”, diz novo tucano na AL


As manifestações que aconteceram em todo o Brasil, no último domingo (13), foram comentadas pelo deputado estadual José Dias (PSDB) durante sessão ordinária desta terça-feira (15).

“Ninguém pode administrar um país com espírito deliberante. O Brasil precisa de salvação e o povo está convencido que a solução é a saída do Partido dos Trabalhadores do poder”, disse José Dias.

O deputado acredita que este assunto será enfrentado “com sucesso” pela Justiça, Ministério Público e Polícia Federal. “Compete a nós como cidadãos apoiar incondicionalmente aquilo que a justiça vem fazendo para livrar o Brasil da corrupção. Vamos ter uma solução democrática pelo impeachment”.

José Dias fala ainda que ao lado do grave problema da corrupção existe ainda a falência de alguns poderes e destaca que não há possibilidade de se resolver a crise econômica, social e política sem a saída da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele também comentou as manifestações petistas, marcadas para a próxima sexta-feira (18). “Acho que a manifestação do PT vai fracassar”, disse José Dias.

Em aparte, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) disse que os petistas querem ignorar as manifestações do último domingo e anunciam uma mobilização em dia de semana para obstruir os corredores de tráfego, prejudicando o povo. “É lamentável o que o povo está sofrendo e a reação popular é um pedido de salvação do país”, disse Getúlio.

'Foi assassinado', diz pai de garoto encontrado morto em falésia no RN

"Nós acreditamos que foi assassinato. Ele não tinha envolvimento com nada errado, era muito inocente". Foi desta forma que Marcos Pontes, pai do adolescente João Pedro Lima Pontes, se referiu à morte do filho. O corpo do adolescente de 14 anos foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (15) em meio às falésias da praia de Cotovelo, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. João Pedro estava desaparecido desde à noite desta segunda (14).
João Pedro morava em Pium, localidade próxima à praia de Cotovelo. De acordo com Marcos, João era um menino tranquilo, obediente e estudioso. O adolescente completaria 15 anos em junho. "Ele tinha ido para escola pela manhã, fez as atividades da escola e saiu para caminhar na praia", falou o pai.
De acordo com Marcos, como o adolescente demorou a voltar para casa nesta segunda-feira (14), familiares e amigos realizaram um mutirão para tentar encontrá-lo. Segundo o pai, o grupo identificou as pegadas de João Pedro marcadas na areia. No entanto ao invés de caminhar em direção ao lado mais movimentado da praia, como sempre fazia, as pegadas levavam até uma falésia, localizada dentro de uma área militar, de acesso restrito.

Prefeitura de Portalegre publicará edital de concurso público em breve


Mais uma boa notícia para os concurseiros de plantão. A Prefeitura de Portalegre, na região do Alto Oeste potiguar, anunciou a realização de concurso público para 2016. O certame deve abranger vagas para o quadro efetivo da instituição.

Na última quinta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União, a dispensa nº 03/2016, que torna público a contratação da banca examinadora.

O planejamento e execução do certame ficará a cargo do Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve/UFRN).

O edital de abertura, com prazo de inscrição, data de provas, entre outros detalhes, será publicado em breve.


TJ adia júri de ex-pastor evangélico acusado de matar radialista em Caicó

O júri popular do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral, um dos acusados de participação na morte do radialista caicoense Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, morto a tiros no dia 18 de outubro de 2010, foi adiado. O julgamento, que deveria ocorrer nesta quarta-feira, dia 16, foi remarcado para 4 de abril.
Segundo o Tribunal de Justiça, o defensor público Serjano Marcos Torquato Valle, responsável pela defesa do ex-pastor, alegou ter recebido uma intimação para se fazer presente em uma outra sessão, já previamente agendada, no Tribunal do Júri da Comarca de Pau dos Ferros. Assim, a data do júri popular foi redefinida para 4 de abril, conforme publicação feita nesta terça-feira (15) no site do TJ. Atualmente, Serjano Vale exerce suas funções no Fórum Varela Barca, na Zona Norte de Natal.

BBB16: ‘Se Renan sair, você está sozinha’, diz Ronan à Cacau


Enquanto vários dos colegas dormiam, Ronan e Maria Claudia aproveitaram parte desta tarde de terça-feira (15) para falar sobre os próximos passos do confinamento e claro que o estudante usou o momento para dar alguns conselhos para a loira.

“Se o Renan sair hoje, quem é que vai te proteger? Se o Renan sair hoje, você está praticamente sozinha. Nós não somos nem inimigos, somos meros adversários. Um de nós ficou do lado errado”, chegou a dizer o brother, antes de ouvir um tipo de declaração de amizade de Cacau, que, aliás, sempre deixou claro o carinho que sente por Ronan.

Operação Alcatéia: Líderes do “Sindicato do RN” são transferidos para presídio federal em Rondônia


O Juiz Federal Walisson Gonçalves Cunha, Corregedor do presídio federal de Porto Velho/RO, deferiu pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte e determinou a transferência de lideranças da facção criminosa “Sindicato do RN” do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte para o presídio federal em Rondônia, ordem cumprida hoje por Agentes do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), por Policiais Militares do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e por Agentes Penitenciários do GOE (Grupo de Operações Especiais).

A base do pedido são as investigações da Operação Alcatéia deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal no dia 04 de fevereiro deste ano e que resultou na decretação da prisão preventiva de 39 pessoas, além do sequestro de 79 contas bancárias. A decisão reconhece elementos que apontam para a efetiva existência dessa organização criminosa e do impacto de sua atuação na ordem pública e no âmbito do sistema penitenciário potiguar.

O Ministério Público considera o isolamento dessas lideranças uma ação de exemplaridade penal e portanto uma contribuição do Judiciário para o processo de retomada do controle das unidades prisionais do Estado a cargo do Poder Executivo.

RN tem 17 cidades em colapso e 74 em rodízio no abastecimento d'água


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte atualizou nesta segunda-feira (14) a lista de municípios que atualmente estão em situação de colapso ou que são sendo abastecidas em sistema de rodízio. Em 17 cidades, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. Em outras 74, a água ainda chega pelas torneiras, mas a Caern se viu obrigada a implantar um revezamento para forçar os moradores a racionarem o uso da pouca água disponível nos reservatórios.

As cidades em colapso são: Acari; Almino Afonso; Antônio Martins; Currais Novos; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do Seridó; João Dias; Luís Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael Fernandes; São Miguel; Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.
Em rodízio estão: Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Assu, Barcelona, Bodó, Caiçara de Rio do Vento, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Dr. Severiano, Encanto, Espírito Santo, Fernando Pedrosa, Florânia, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Angicos, José da Penha, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Macau, Messias Targino, Olho D’Água do Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Passagem, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Portalegre, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Laurentino, Triunfo Potiguar, Umarizal, Venha Ver, Equador e Viçosa.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Prefeita Fernanda Costa inaugura escola modelo na próxima segunda-feira (14) no Bonsucesso


Na próxima segunda-feira (14) a Gestão da prefeita Fernanda Costa entregará mais uma importante obra na comunidade Bonsucesso, em Santa Cruz. Trata-se da Escola Municipal “João de Oliveira Confessor”, uma escola modelo e com uma estrutura moderna.

A construção da escola beneficia diretamente mais de 400 alunos das comunidades Cacaruaba, Riacho Salgado, São Francisco, além da própria comunidade Bonsucesso. As crianças e adolescentes dessas comunidades passarão a estudar em uma escola padrão, confortável e sem precisar se deslocar até a sede do município.

Com investimentos na ordem de R$ 926,000,00 (novecentos e vinte e seis mil reais), oriundos de convênio com o Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da Prefeitura de Santa Cruz, a obra conta com 06 salas de aula, bloco da coordenação pedagógica, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, almoxarifado, além de cozinha e baterias de banheiro, totalizando 854 m² de área construída.

A solenidade de entrega da Escola Municipal “João de Oliveira Confessor” na comunidade Bonsucesso está marcada para as 18h30.




Promotores de SP querem fixar data para prender Lula ‘com força policial’


Os promotores de Justiça que acusam Lula por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso tríplex querem autorização judicial – se for decretada a prisão preventiva do ex-presidente e de outros seis investigados -, para ‘fixar a data para a respectiva execução e cumprimento dos mandados’. O pedido de prisão será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4. Vara Criminal da Capital.

“Em caso de deferimento, que os mandados sejam entregues em mãos a um dos promotores de Justiça subscritores da denúncia, a fim de que sejam posteriormente cumpridos na forma a ser estabelecida pelo Ministério Público, inclusive com uso de força policial, caso necessária, com evidente respeito à legislação vigente, tudo a fim de obter a melhor forma de operacionalização das medidas, evitando violação dos direitos fundamentais dos denunciados”, assinalam os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo.

“É que os denunciados praticaram inúmeros crimes graves, que geraram prejuízos financeiros vultosos a diversas vítimas, durante alongado período temporal, além de uma organização em quadrilha, o que demonstra que em liberdade poderão continuar delinquindo e prejudicando outras inúmeras vitimas. Presente, portanto, a garantia da ordem pública, consistente na necessidade de se manter a ordem na sociedade”, alegam os promotores.

Direção da maior penitenciária do RN confirma fuga de 6 detentos

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou que 6 detentos fugiram na noite desta quinta-feira (10). A informação é do vice-diretor Juciélio Barbosa da Silva. Os presos escaparam por um túnel escavado a partir do pavilhão 4.
Os fugitivos são: Edson Fábio Ribeiro da Costa, Eudes Rocha Bernardino de Sena, Francisco Adalberto da Silva Cardoso, Felipe de Lima Fernandes, Felipe Anderson da Silva e Renato dos Santos.
Uma recontagem foi feita na manhã desta sexta-feira (11) e o vice-diretor confirmou a quantidade de fugitivos. "Estamos tomando as medidas cabíveis. Após o guariteiro ter percebido a ação, outros detentos voltaram. A fuga ou tentativa de fuga é falta grave de acordo com a lei de execução penal", disse Barbosa.
Os presos usaram um túnel no pavilhão 4. Um guariteiro atirou quando percebeu a movimentação. Contudo, seis detentos conseguiram escapar. O pavilhão 4 possui cerca de 180 detentos. Ao todo, Alcaçuz tem aproximadamente 1.100 presos. A penitenciária fica na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal.

Instituto Lula recebe ameaça de incêndio e reforça segurança


O Instituto Lula recebeu, na madrugada desta sexta-feira (11), a informação de que colocariam fogo na sede. A ameaça de incêndio foi relatada pela Polícia Militar, que tem um posto aos fundos do anexo do instituto.
A informação chegou à direção do instituto às 3h. Hoje de manhã, uma equipe de segurança chegou ao prédio. Eles farão plantão nesta madrugada.
O ex-ministro Olívio Dutra chegou ao prédio por volta de 9h30.
A ameaça de incêndio ocorre um dia após o Ministério Público de São Paulo pedir a prisão do ex-presidente em denúncia apresentada na última quarta-feira (9) sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.
O ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.
O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda não há um dia certo para a Justiça decidir sobre o caso.

Manifestante protesta contra a Rede Globo ao vivo durante jornal


Um manifestante exibiu um cartaz contrário à Rede Globo durante a exibição do “Jornal da Globo” na noite desta quinta-feira (10).
O homem se posicionou atrás da repórter ao vivo e mostrou os dizeres “Globo golpista” e “quer incendiar o país”.
A emissora foi alvo de diversos protestos nos últimos dias. Na terça (8), integrantes do MST (Movimento sem Terra) invadiram o prédio da afiliada da Rede Globo em Goiânia (GO).
No domingo (6), houve manifestação em frente à sede da Rede Globo no Rio. Na sexta (4), dia em que o ex-presidente Lula foi levado coercivamente para prestar depoimento no âmbito da Operação Lava Jato, jornalistas da emissora foram agredidos.

PROVIDÊNCIAS
As entidades que representam os veículos de comunicação do país entregaram nesta quinta ao ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, um ofício no qual cobram providências do governo para enfrentar o aumento da violência e garantir a segurança de profissionais e empresas do setor.
Segundo o presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, tem havido uma interpretação equivocada de que os veículos de comunicação são protagonistas do processo político. “Eles não são, eles simplesmente informam e reportam os fatos que acontecem para a sociedade brasileira”, disse.

Homem é preso suspeito de matar sobrinho e PM paraibano no RN

Policiais civis da Delegacia de Macaíba, município da Grande Natal, deram cumprimento a uma ordem judicial e prenderam na manhã desta sexta-feira (11) um homem suspeito de ter participado de dois assassinatos na cidade: um sobrinho e um policial militar da Paraíba, todos mortos a tiros em 2014.
Rogério Silvestre de Araújo, que também é conhecido como Rabicó ou Bob Esponja, caminhava pelo centro da cidade quando foi reconhecido por um dos agentes da DP. Ele não reagiu à prisão.
“Ele assume as duas mortes em tom de deboche, ironizando o trabalho da polícia. E tem horas que se diz arrependido. O importante é que temos elementos suficientes para incriminá-lo pelos três crimes”, ressaltou Normando.
Os crimes

O soldado Jenilson da Silva Teixeira foi vítima de um assalto na tarde do dia 24 de julho na comunidade Pé do Galo, na zona rural do município de Macaíba, região Metropolitana de Natal. Quatro homens o abordaram e exigiram as chaves do carro e dinheiro.
"Quando pegaram a carteira dele e viram o documento de identidade da Polícia Militar, atiraram na cabeça dele", afirmou o coronel Josimar de Lima, comandante da PM em Macaíba.
Em seguida, os criminosos roubaram uma moto e outro carro, abandonando o veículo que pertencia ao PM.

Ato contra a corrupção pode reunir 25 mil pessoas em Natal


Os organizadores da manifestação agendada para o próximo domingo (13) estimam que 25 mil pessoas deverão sair às ruas para protestar contra a corrupção. O evento tem ainda a intenção de abrir espaço para as famílias saírem às ruas, com segurança garantida pelos órgãos competentes e voltando-se também para uma pauta local em protesto às denúncias de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do estado.
 
A estimativa foi apresentada ontem pelos organizadores da manifestação, Matheus Staufackar e Arthur Dutra, durante entrevista ao programa Repórter 98, da rádio 98 FM, parceira do NOVO. No programa, apresentado pelos jornalistas Felinto Rodrigues e Jean Valério, com a participação do conselheiro de relacionamento de comunidades e marcas do NOVO, Carlos Magno Araújo, os organizadores disseram que todas as medidas para que o ato ocorra de forma pacata e sem conflitos foram tomadas, inclusive com garantias das autoridades da segurança pública.
 
“Fizemos todo o trabalho preventivo reforçado para que a família se sinta à vontade e segura para sair às ruas”, disse Arthur Dutra. Para tanto protocolaram solicitação de reforço policial nas polícias civil e militar e no corpo de bombeiros.
 
Também se preocuparam em não interferir na mobilidade da cidade. O evento terá concentração na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, a partir das 15h. “Decidimos fazer a partir da Praça Cívica porque é um local mais amplo, que não causa tanto transtorno na cidade e a praça tem um histórico de movimentos na cidade”, explica Arthur.

Wilma de Faria deverá ter audiência com o governador Robinson Faria


Ainda não há data definida, mas a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria deverá ter um encontro nos próximos dias com o governador Robinson Faria (PSD). A informação foi confirmada ontem pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PROS).

Durante pronunciamento na Assembleia, Vivaldo comentou o resultado do encontro que teve na última quarta-feira 9 com a ex-governadora Wilma de Faria, ocasião em que debateram a necessidade de investimentos na Ilha de Santana, em Caicó, e na ponte Newton Navarro, em Natal. “Mesmo convalescida, ela me disse que vai solicitar uma audiência com Robinson para tratar sobre essas questões”, afirmou.

Wilma e Robinson estiveram em palanques opostos na eleição para o governo do Estado. Ela disputou o Senado ao lado do candidato do PMDB, Henrique Alves, e ele, a chefia do executivo, no palanque da senadora eleita Fátima Bezerra (PT). Em tese, porém, não existiria nenhum óbice a uma aproximação entre os dois.

A proximidade das eleições municipais deste ano e o distanciamento de Wilma com relação ao prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) poderiam ser ingredientes de uma boa conversa política entre Robinson e Wilma.

MPF denuncia assaltantes da agência dos Correios de Sítio Novo, no RN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Diego Emanuel Martins Genuíno da Silva, conhecido como “Diego do Japão”; Janderson Filipe da Silva; Viviana Karla Firmino da Silva e Madson Roberto Alves da Fonseca. Os dois primeiros participaram do assalto à agência dos Correios do município de Sítio Novo em 25 de janeiro deste ano, e os outros dois ajudaram na tentativa de fuga de um dos assaltantes.
Diego e Janderson, hoje custodiados no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, levaram uma quantia de R$ 3.891,36 da agência e fugiram do local em uma moto que havia sido furtada na véspera, em Natal. Os dois chegaram por volta das 10h da manhã. Diego entrou primeiro, anunciou o assalto, sacou uma pistola calibre .40 e perguntou pelo cofre.
Armado, Janderson entrou na agência logo depois. Como o cofre não abriu, Diego retirou o dinheiro do caixa e fugiu junto com Janderson na motocicleta. A gerente da agência, contudo, estava do lado de fora, percebeu o assalto e chamou a polícia. Os policiais encontraram os assaltantes já se retirando do local e iniciaram uma perseguição.
Os criminosos caíram da moto, em uma curva, e tentaram fugir a pé para lados opostos. A Polícia Militar foi atrás de Diego Martins e efetuou sua prisão. Já na delegacia, o assaltante recebeu uma ligação no celular que foi atendida por um dos policiais. Do outro lado da linha, um homem se identificando como “Ceguinho” exigiu que a polícia abandonasse a perseguição ao outro ladrão, Janderson, caso contrário sua quadrilha iria invadir a cidade e “tocar o terror”.