terça-feira, 7 de junho de 2016

Mais de 60% dos eleitores de Natal desaprovam gestão Michel Temer


A avaliação da gestão do presidente interino da República Michel Temer (PMDB) também foi sondada pela pesquisa do Instituto Seta em parceria com o Portal de Notícias Agora RN. De acordo com o instituto, o presidente tem sua administração desaprovada por 60,8% dos pesquisado, enquanto que 19,2% aprovam a gestão peemedebista.
A pesquisa do Instituto Seta em parceria com o Portal de Notícias Agora RN foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho e entrevistou 800 pessoas em todas as regiões administrativas de Natal. Sua margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-01000/2016.

AVALIAÇÃO DE MICHEL TEMER (PRESIDENTE DA REPÚBLICA)
Avaliação Presidente %
Ótimo 2,0
Bom 7,4
Regular 37,8
Ruim 18,3
Péssimo 34,5
Total 100,0
Aprovação do Presidente %
Aprova 19,2
Desaprova 60,8
NS/NR 20,0
Total 100,0

Luiz Almir lidera pesquisa de intenção de voto para vereador em Natal


A pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Seta em parceria com o portal Agora RN traz o vereador Luiz Almir (PR) em primeiro lugar na lista de pré-candidatos. O parlamentar surge com 2% das intenções de voto na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes não são listados pelos entrevistadores. Seguindo Luiz Almir, aparecem os vereadores Amanda Gurgel (PSTU) com 1,3% e Júlio Protásio (PDT) com 1,2%. Protásio não será candidato, mas apoiará a esposa, Ana Paula (PSDC).
Dos 29 vereadores da legislatura atual, apenas 11 – Luiz Almir, Amanda Gurgel, Júlio Protásio, Júlia Arruda, Raniere Barbosa, Aquino Neto, Chagas Catarino, Dagô, Eudiane Macêdo, Francisco de Assis e George Câmara – foram citados pelos eleitores na amostragem espontânea. Os demais sequer foram lembrados pelos eleitores abordados pelo instituto de pesquisa.
Os que responderam que votarão em branco, nulo ou não votarão em ninguém somam quase metade dos eleitores abordados: 49,7%. Já os que não sabem ou não quiseram responder somaram 38,2%.
Nomes que sequer serão candidatos a vereador também foram lembrados pelos eleitores, como é o caso dos senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM), além do prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e do ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB).

DADOS DA PESQUISA
A pesquisa do Instituto Seta em parceria com o portal Agora RN foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho e entrevistou 800 pessoas em todas as regiões administrativas de Natal. Sua margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-01000/2016.
Confiara os dados completos:
Intenção Espontânea – Vereador %
Ninguém/branco/nulo 49,7
NS/NR 38,2
Luiz Almir 2,0
Amanda Gurgel 1,3
Júlio Protásio 1,2
Garibaldi 1,0
Júlia Arruda 0,8
Carlos Eduardo 0,7
Wilma de Faria 0,7
Dimas Carlos 0,5
José Agripino 0,5
Raniere 0,3
Wober Junior 0,3
Alencar 0,2
Aquino Neto 0,2
Bernardo 0,2
Cap. Styvenson 0,2
Carrapixo 0,2
Chagas 0,2
Dagô 0,2
Dr. Iguaraci 0,2
Eudiane Macêdo 0,2
Francisco Assis 0,2
George Câmara 0,2
Heleno 0,2
Henrique Alves 0,2
Juninho Dickson 0,2
Nalber 0,2
Rimarinho 0,2
Total 100,0

RN registra desvio de quase R$ 84 milhões no programa Bolsa Família

O RN registra um desvio de quase R$ 84 milhões no bolsa família. O montante está sendo investigado pelo Ministério Público Federal, com suspeitas de que os recursos tenham sido desviado nos anos de 2013 e 2014.
Segundo os dados levantados pelo órgão e divulgados pela Tribuna do Norte nesta terça-feira (7), 29. 688, servidores municipais, estaduais e federais teriam sido beneficiados com o rombo de aproximadamente R$ 77 milhões de reais, o que equivale a 92,2% do montante. Em dados nacionais, o RN ocupa a 6º lugar entre os Estado do Nordeste e o 9º no ranking nacional de desvio.
Por meio de nota, o Ministério do Desenvolvimento Social afirmou desconhecer a situação de fraude, porém, transferiu a responsabilidade para o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), e para as prefeituras que realizam os cadastros.
Com a mudança de governo, o novo ministro quer criar um comitê de controle para fazer uma apuração para que benefício seja pago para quem realmente precisa. Mas, até o momento, não foi divulgado nenhum prazo.
Para o RN pagar o programa foram liberados R$ 1.322.391.514 e destes 6,3% teriam sido desviados. Os dados ainda apontam que além dos servidores, o montante também teria sido doado 2.906 pessoas (Quase R$ 7.000.000,00); 21 pessoas já falecidas (R$25.211,00) e um grupo de 123 empresários que foram beneficiados com R$214.372,00.

Eleições 2016: Carlos Eduardo venceria eleição no primeiro turno nos três cenários pesquisados pelo Instituto Seta

A pesquisa do Instituto Seta em parceria com o Portal de Notícias Agora RN revela que, em qualquer dos três cenários da pesquisa estimulada (ver abaixo) levantados pelo instituto, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), venceria no primeiro turno as eleições na capital.
Para que vença a eleição de outubro, o atual chefe do executivo precisará somar 50% mais um dos votos válidos.
Em todas as sondagens da pesquisa Seta, o presidente do PDT ultrapassa a soma de seus concorrentes.
No primeiro cenário, o pedetista desponta com 27,2% das intenções de voto. Sua votação supera em 12,2% a dos concorrentes, que, juntos contabilizam 15% do total dos votos válidos.
No segundo quadro, sem o capitão Styvenson Valentin, o prefeito mantém-se vitorioso no primeiro turno. Ele somaria 28,2% dos votos, contra 10,5% da junção de seus adversários – superando o total conquistado pelos demais postulantes em 17,7%.
Num terceiro módulo, com um número mais real de candidatos, Carlos Eduardo continua vencendo no primeiro turno, com 29,1% das intenções de voto, ou 22,4% de vantagem sobre o total aferido a seus concorrentes, que é de 6,7%.

DADOS DA PESQUISA
A pesquisa do portal de Notícias Agora RN com o Instituto Seta foi realizada entre os dias 3 e 6 de junho e entrevistou 800 pessoas em todas as regiões administrativas de Natal.
Sua margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A sondagem foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o número RN-01000/2016.

CENÁRIO 1
Carlos Eduardo (PDT) – 27,2%
Wilma de Faria (PT do B) – 4,2%
Robério Paulino (PSOL) – 4,0%
Styvenson Valentin (sem partido) – 3,7%.
Fernando Mineiro (PT) – 0,8%
Kelps Lima (Solidariedade) – 0,8%
Rogério Marinho (PSDB) – 0,8%
Márcia Maia (PSDB) – 0,3%
Rafael Motta (PSB) – 0,2%
Jacó Jácome (PSD) – 0,2%
Ninguém, branco ou nulo – 51,3%
Não souberam ou não quiseram responder – 6,4%

CENÁRIO 2
Carlos Eduardo (PDT) – 28,2%
Robério Paulino (PSOL) – 4,4%,
Wilma de Faria (PT do B) – 2,0%
Rogério Marinho (PSDB) – 1,3%
Fernando Mineiro (PT) – 1,2%
Kelps Lima (Solidariedade) – 0,8%
Márcia Maia (PSDB) – 0,8%
Jacó Jácome (PSD) – 0,2%
Ninguém, branco ou nulo – 54,6%
Não souberam ou não quiseram responder – 6,9%

CENÁRIO 3
Carlos Eduardo (PDT) – 29,1%
Robério Paulino (PSOL) – 4,4%,
Fernando Mineiro (PT) – 1,0%
Márcia Maia (PSDB) – 0,7%
Kelps Lima (Solidariedade) – 0,3%
Jacó Jácome (PSD) – 0,3%
Ninguém, branco ou nulo – 56,5%
Não souberam ou não quiseram responder – 7,7%

Janot também pediu prisão de Eduardo Cunha ao STF


O ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, estaria debruçado há mais de uma semana sobre os pedidos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para prender o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RJ), do ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento do governo o presidente interino Michel Temer. 
A informação foi divulgada nesta terça-feira, 7, pelo jornal O Globo e atribuída a um interlocutor dos ministros do STF. De acordo com informações da Globonews, também foi pedida por Janot a prisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O Conselho de Ética da Câmara se reúne nesta terça-feira (7) para discutir e votar parecer pela cassação do deputado. 

Por 10% de aumento, rodoviários entram em greve em Natal


Rodoviários de Natal entraram em greve nesta terça-feira (7). A paralisação é por tempo indeterminado. De acordo com Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), motoristas e cobradores exigem um reajuste salarial de pelo menos 10%. Já os empresários do setor, oferecem menos de 5%.

Natal possui uma frota efetiva de 623 ônibus. A categoria cumpre a lei de greve e mantém 30% da frota nas ruas. Em média, 530 mil pessoas utilizam o sistema diariamente.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) autorizou táxis, transporte escolar e veículos de fretamento regulamentados pelo Departamento Estadual de Rodagem (DER) a realizarem o serviço de lotação. Já os ônibus intermunicipais estão circulando normalmente.
Inicialmente, o Sintro queria 15% de aumento no salário. Nesta segunda-feira (6), houve uma rodada de negociação e o sindicato dos rodoviários baixou o pedido de reajuste para 10%. Contudo, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Seturn) - que representa os empresários do setor - oferece 4,79%. "Sem acordo, a greve segue por tempo indeterminado. Contudo, estamos dispostos a negociar", afirmou Júnior Rodoviário, presidente do Sintro.
Um motorista de ônibus em Natal recebe atualmente R$ 1.712,70; um cobrador, R$ 1.027,62. Os vales alimentação são de R$ 230 para motoristas e R$ 170 para cobradores.

Janot pede prisão de Renan, Sarney e Jucá por tentarem barrar Lava Jato


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR).
A informação é de um interlocutor de ministros do STF. Renan, Sarney e Jucá foram flagrados tramando contra a Operação Lava-Jato em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há pelo menos uma semana.
Janot também pediu o afastamento de Renan da presidência do Senado, usando argumentos similares aos empregados no pedido de destituição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal, o que acabou sendo atendido pelo STF.
Os indícios de conspiração, captados nas gravações e reforçados pelas delações de Sérgio Machado e de seu filho Expedito Machado, são considerados por investigadores mais graves que as provas que levaram Delcídio Amaral à prisão, em novembro do ano passado, e à perda do mandato, em maio. De acordo com a fonte, Delcídio tentou manipular uma delação, a do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, enquanto Renan, Sarney e Jucá planejavam derrubar toda a Lava-Jato.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lojas Maré Mansa lança encarte com ofertas de São João





Prefeitura de Santa Cruz antecipa preparativos para desfile de “7 de Setembro” e define tema para este ano


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação e da equipe intersetorial de eventos, realizou na semana passada o primeiro encontro com as escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino de Santa Cruz, com o objetivo de tratar de assuntos relacionados à programação da Semana da Pátria em Santa Cruz e sobre o desfile cívico que comemora a Independência do Brasil.

No encontro, realizado no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentado o tema do desfile que será trabalhado por cada instituição em sua apresentação, além do sorteio elegendo o subtema que cada escola terá que desenvolver em seu desfile.

Realizar um desfile temático foi uma das novidades implantadas pela Gestão da Prefeita Fernanda Costa. Depois de trabalhar temas como o “Protagonismo da Mulher na Sociedade”, “Inclusão Social”, este ano o desfile abordará o “Meio Ambiente e Cidadania”.

A Prefeitura de Santa Cruz antecipou os encontros com as escolas e com outras instituições envolvidas no desfile buscando ampliar o tempo de preparação para as apresentações.

Cacau e Matheus agitam o aniversário do Club Men Salon


No último domingo (5), várias celebridades prestigiaram o evento de comemoração do 2º aniversário do Club Men Salon, um salão só para homens que fica na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O coquetel contou com a presença de Jesus Luz, Bruno Montaleone, Brenno Leone, Igor Hercowitz, Danilo Sacramento, Mica Borges, Rafael Almeida e o casal de ex-bbbs Matheus e Maria Claudia.

Matheus ainda aproveitou a oportunidade para dar um tapa no visual e fez uma limpeza de pele. Cacau disse que os homens também precisam se cuidar, e aprovou o resultado do tratamento do namorado.

Desportistas reconhecem e agradecem ações da gestão da Prefeita Fernanda Costa para o fortalecimento do esporte amador


Desde o início de sua gestão que a Prefeita Fernanda Costa vem tratando o esporte amador como prioridade e como um importante instrumento para combater questões sociais. As ações que a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando nesta área ganham o reconhecimento dos desportistas locais e elogios pelo fato da atual gestão ser a que mais investe no fortalecimento do esporte amador. São ações como a promoção de competições, apoio aos atletas do município em competições, construção e reforma de espaços para a prática esportiva.

No último sábado (04) a Prefeitura encerrou a IV edição da Copa Bené de Futsal, uma das competições que integram o calendário esportivo municipal, e a gestão da Prefeita Fernanda foi citada por algumas equipes que, através de faixas, trouxeram mensagens de agradecimento pelo trabalho de resgate a prática esportiva que vem sendo desenvolvido no município. A competição é um bom exemplo. Idealizada pela atual gestão, a Copa Bené bateu recorde de participação esse ano, com 56 equipes e mais de 800 atletas, além de ginásio cheio todos os dias de torcedores,

Uma das mensagens dos desportistas expostas durante as finais da Copa Bené dizia: “Prefeita Fernanda, seus “gols” na administração municipal permite que o nosso esporte amador avance sempre”.

Para Joaquim Barbosa, país só sai da crise com eleição presidencial este ano


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou em seu Twitter que o Brasil só sairá da crise "com eleições presidenciais ainda este ano". O ex-ministro fez as afirmações em duas mensagens postadas em sua rede social na manhã deste sábado, 4.
Barbosa citou em suas mensagens a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne 34 das mais importantes economias mundiais. E mandou um recado direto para a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e o presidente em exercício Michel Temer (PMDB).
"OCDE diz o que eu venho dizendo em palestras: só sairemos dessa crise com eleições presidenciais ainda este ano. Disse-o em 22/4 e 12/5", declarou o ex-ministro. "Para que isso ocorresse, dois ilustres brasileiros teriam que renunciar aos seus interesses pessoais e pensar no país: D Roussef e M Temer."
Dilma se afastou da Presidência no dia 12 de maio, por decisão do Senado. Ela vai ficar afastada 180 dias, período em que será conduzido o processo de impeachment por crime de responsabilidade atribuído à petista.
O governo interino de Michel Temer vem sendo alvo de frequentes críticas. Nesta segunda-feira, 6, o jornal americano The New York Times questionou em editorial o compromisso do peemedebista de acabar com a corrupção e pede medidas concretas do novo governo e sua equipe para combater as irregularidades. Uma destas medidas é extinguir a imunidade de parlamentares e de ministros, descrita no texto como "injustificável".

Gestão da Prefeita Fernanda encerrou neste sábado (04) a IV Copa Bené de Futsal e se consolida como a que mais investiu em esporte amador


A IV Copa Bené de Futsal foi encerrada neste sábado (04) com as finais das cinco categorias (mirim, infantil, juvenil, master’s e adulto). A competição é mais uma ação da gestão da Prefeita Fernanda Costa de incentivo ao esporte amador em Santa Cruz, desenvolvida através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e envolveu o número expressivo de desportistas santa-cruzenses.

Iniciada no mês de abril, a Copa Bené reuniu este ano 56 equipes e mais de 800 atletas, um recorde entre todas as edições. Em dias de jogos o Ginásio Marcílio Furtado, local onde foram disputadas todas as partidas, ficava lotado.

Neste sábado, ocasião em que foram definidos os campeões, o cenário novamente foi de ginásio cheio, empolgação e bons jogos. Todas as partidas foram prestigiadas pela Prefeita Fernanda Costa, acompanhada de auxiliares.

A Prefeita Fernanda Costa ressaltou a importância da competição e seus objetivos. “Uma copa que movimentou mais de 800 atletas, desde as crianças na categoria mirim até o master’s, isto nos deixa muito felizes. O nosso objetivo é exatamente este, cada vez mais reforçar o esporte amador, porque acreditamos no esporte como aquele que encaminha, aquele que tira do mal caminho, é saúde, é lazer, enfim, achamos que é o encaminhamento que a Prefeitura pode trazer para nossas crianças, para a nossa juventude”, ressaltou.

A premiação destinada aos vencedores era composta de troféus e medalhas, além de prêmio em dinheiro e uniforme completo.

Confira os vencedores:

Mirim – Paulo Afonso (campeão) e Atlético (vice-campeão)
Infantil – Caminha Fiúza (campeão) e União Trairi (vice-campeão)
Juvenil – Pavilhense (campeão) e Caminha Fiúza (vice-campeão)
Master’s – Asfuso I (campeão) e Vasco (vice-campeão)
Adulto – Ajax (campeão) e Paulo Afonso (vice-campeão)



Natal perde posto de cesta básica mais barata entre capitais, diz Dieese

Natal não tem mais a cesta básica mais barata entre as capitais brasileiras. É o que aponta o levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado nesta segunda-feira (6). De acordo com o levantamento do Dieese, que leva em consideração dados colhidos em maio, Natal foi superada por Rio Branco, capital do Acre.
De acordo com o estudo, 17 das 27 capitais brasileiras registraram aumento no preço das cestas básicas no mês de maio. Natal sofreu um pequeno aumento, de 0,90%, fechando o mês com um preço médio de R$ 337,49. Enquanto isso, Rio Branco registrou uma redução de 2,49% no valor da cesta básica, fechando o mês com a cesta básica comercializada a R$ 335,31.
Os produtos que mais contribuíram para o aumento do valor da cesta básica em Natal foram o feijão (10,57%), a farinha (6,08%) e a manteiga (4,40%). Enquanto isso, a queda nos valores do tomate (-7,02) e açúcar (-2,40%) impediram um aumento mais relevante no preço global da cesta na capital potiguar.
Segundo o estudo do Dieese, considerando os valores de maio de 2016, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria equivaler a R$ 3.777,93, mais de quatro vezes mais do que o salário mínimo vigente, de R$ 880,00.

Numa ação de resgate das tradições juninas, gestão da Prefeita Fernanda destinou incentivo financeiro para quadrilhas juninas de bairro


Iniciado o festivo mês de junho, a gestão da Prefeita Fernanda Costa realiza novamente uma  importante ação de incentivo à cultura e ao resgate das tradições juninas. A Prefeitura de Santa Cruz, através do Edital 004/2016, destinou uma ajuda de custo em dinheiro para diferentes quadrilhas juninas, que irão desenvolver suas atividades ao longo deste mês.

Foram investidos nessa ação pela administração municipal R$ 10 mil (dez mil reais) que contemplaram oito agremiações. De acordo com o Edital, para ser contemplada a quadrilha precisava estar por dois anos cadastrada na Secretaria Municipal de Cultura e ser classificada como quadrilha de bairro.

Considerando a quantidade de componentes, as quadrilhas foram classificadas em duas categorias, porte 1 e porte 2. As de porte 1, com 12 a 20 pares, receberam o valor de R$ 1 mil (mil reais) e já as de porte 2, com 22 a 30 pares, receberam R$ 2 mil (dois mil reais). A entrega dos cheques ocorreu na manhã desta quarta-feira (01) na sede da Prefeitura de Santa Cruz.

Foram beneficiadas as seguintes agremiações: Quadrilha Matuta Junina, Quadrilha Sorrido de Criança, Arraiá da Paulo Afonso, Arraiá Atitude de Criança, Quadrilha Gente que Brilha, Quadrilha Trairi Junina, Arraiá da Mulekada e Arraiá da São Francisco.

Greve de rodoviários é confirmada para esta terça em Natal

A reunião realizada na manhã desta segunda-feira (6) entre o Sindicato dos Rodoviários do RN (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Natal (Seturn) terminou sem acordo e a greve dos ônibus está confirmada para esta terça-feira (7).

Os rodoviários estão cobrando de seus superiores um aumento salarial de 15,6%, enquanto o Seturn oferece apenas 4,7% de reajuste. Atualmente, os motoristas recebem R$ 1.712,70 e os cobradores R$ 1.027,62, além de vales alimentação de R$ 230,00 e R$ 170,00, respectivamente.

A greve será iniciada a partir das 00h desta terça e não há previsão para retorno das atividades normais dos trabalhadores. O Seturn já informou que vai entrar com uma ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tentar solucionar essa situação.

Prefeitura de Ceará-Mirim, RN, lança edital de concurso para 319 vagas

A Prefeitura de Ceará-Mirim, na Grande Natal, lançou um edital de concurso público para todos os níveis de escolaridade. Ao todo, são 319 vagas. A taxa de inscrição é R$ 50 para o nível fundamental, R$ 70 para o nível médio e para o ensino superior, R$ 90. As inscrições começam nesta segunda-feira (6) pela internet, através do site da Comperve.
Os salários variam de R$ 880 a R$ 2 mil. As incrições seguem até o dia 5 de julho. As provas terão questões objetivas e serão aplicadas no dia 31 de julho em Natal e Ceará-Mirim, conforme escolhido pelo candidato. Para conferir todas as vagas, salários e carga horária, clique AQUI.

Finais da IV Copa Bené de Futsal acontecem neste sábado; confira os confrontos


A Prefeitura de Santa Cruz realiza neste sábado (04) as finais da IV edição da Copa Bené de Futsal. A competição movimentou os desportistas do município nos últimos meses e registrou recorde no número de equipes inscritas (56 no total), e cerca de 800 atletas.

Idealizada na gestão da Prefeita Fernanda Costa, a Copa Bené de Futsal é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A competição já é considerada pelos próprios desportistas como uma das mais importantes da região e consolidada no calendário esportivo do município.

Neste sábado serão definidos os campeões das cinco categorias (mirim, infantil, juvenil, masters e adulto). Os jogos acontecem no Ginásio Marcílio Furtado, a partir das 16h, com entrada gratuita.


Confira os confrontos decisivos:

16h – Mirim - Atlético x Paulo Afonso
17h – Infantil -  Caminha Fiúza x União Trairi
18h - Juvenil - Pavilhense x Caminha Fiúza
19h - Master’s - Vasco x  Asfuso 1
20h - Adulto - Paulo Afonso x Ajax

Sesed vai definir se Styvenson permanece na Lei Seca

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o pedido de retirada do capitão Styvenson Valentim do comando da Lei Seca foi enviado na semana passada para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), e depende da aprovação do secretário Ronaldo Lundgren para ser cumprida. A assessoria de comunicação da pasta informou ao NOVO que ainda não há definição sobre o processo.
 
Caso o procedimento seja autorizado, Styvenson ficará novamente à disposição da PM e o comando vai definir qual o local em que ele deve trabalhar. Atualmente, o oficial é cedido ao Departamento de Trânsito (Detran) para a realização das blitze que combatem a embriaguez ao volante.
 
O motivo do remanejamento do capitão Styvenson se deu por conta de declarações do policial a uma mulher que se envolveu em um acidente de trânsito, em que acusava agentes e delegados da Polícia Civil de negligência.
 
O caso ganhou repercussão entre as categorias e as entidades que as representam pediram providências da cúpula da Polícia Militar logo após o ocorrido.

Prefeita Fernanda segue inaugurando obras e entregou à população nesta quinta (02) a pavimentação da Rua Rosa de Alencar e dois novos veículos


A Prefeita Fernanda Costa inaugurou na noite desta quinta-feira (02) os serviços de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação da Rua Rosa de Alencar, no bairro Paraíso, e entregou à população dois novos veículos que ampliam a frota municipal.

Com meio quilômetro de extensão de pavimentação, a obra da Rua Rosa Alencar utilizou recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias, na ordem de R$ 300 mil (trezentos mil reais). A obra inaugurada atende a um antigo sonho dos moradores, que agora poderão usufruir dos benefícios de uma rua com esgoto e pavimentação.

Já os dois veículos adquiridos e entregues são dos modelos “Saveiro” e “Doblô”, juntos custaram R$ 115 mil (cento de quinze mil reais). Um será utilizado pela Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas e outro pela Secretaria Municipal de Saúde.

A solenidade desta quinta-feira (02) contou com as presenças, além da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, dos vereadores Raimundo Fernandes, Monik Melo, Acrísio Júnior e Tarcisio Reinaldo, do reverendo Pe. Marcondes, secretários e colaboradores da administração municipal e de dezenas de moradores, felizes pela importante obra que lhe foi entregue pela Gestão Municipal.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Na busca de recursos em Brasília/DF, Prefeita Fernanda tem reuniões na FUNASA e com o Ministro Henrique Alves


A Prefeita Fernanda Costa teve nesta terça-feira (31) uma intensa agenda administrava em Brasília/DF. A gestora, acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias e do Vice-prefeito Joca Ferreira, participou de duas importantes reuniões, uma com Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves e outra com o Presidente da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Márcio Endles Lima Vale.

No encontro com o Ministro Henrique, que também contou com a presença do prefeito da cidade Passa e Fica/RN, Pedro Augusto Lisboa, a Prefeita Fernanda Costa tratou da liberação de recursos para a compra dos equipamentos do Teleférico e para a conclusão da obra de reforma, modernização, urbanização do Terminal Rodoviário de Santa Cruz.

Já era noite quando a comitiva de Santa Cruz se reuniu com o Presidente da FUNASA, Márcio Endles Lima Vale para tratar de um projeto que prevê a compra de carros compactadores de lixo e também da necessidade de liberação de recursos pelo órgão.

A Prefeita Fernanda Costa considerou as duas reuniões muito proveitosas e disse estar esperançosa em ter os pleitos do município de Santa Cruz atendidos, já que tanto o Ministro Henrique quanto Márcio Endles sinalizaram de forma positiva às solicitações do município de Santa Cruz.

Nesta quarta-feira (31), a Prefeita Fernanda Costa continuará visitando alguns ministérios em busca de recursos para o desenvolvimento de ações que beneficiem a população santa-cruzense.

Prefeitos do RN confirmam atraso na folha de pagamento


A falta de recursos vem dificultando o andamento das atividades em diversas prefeituras do Rio Grande Norte. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN) através do uso de questionários, que foi respondido por 126 das 167 prefeituras potiguares foi constatado que a crise instalada no Brasil é a responsável pelo o atraso no pagamento dos servidores em 28 cidades potiguares e que faz com que outras 71 não disponha de recursos financeiros mínimos para arcar, por exemplo, com o piso do magistério.

A redução nos recursos também vem causando o desabastecimento de medicamentos nas unidades básicas de saúde. De acordo com o levantamento a área mais prejudicada é a da saúde.

No Rio Grande do Norte cento e onze cidades afirmaram sofrer com problemas neste setor. Outro dado relevante apresentado na pesquisa é sobre a falta de recursos para a melhoria das unidades hospitalares que atinge 59 cidades do RN.

“Eleições 2016 marcarão novos tempos na política”, afirma escritora de livro sobre o tema


As eleições municipais deste ano serão as primeiras com as recentes modificações eleitorais. Fato esse que deixa ‘ansiosos’ especialistas da área, como é o caso da escritora Lígia Limeira, autora do Manual Prático das Eleições que será lançado em um evento no próximo dia 11 de junho.

“As eleições 2016 marcarão novos tempo na política. Passamos por duas ‘minis’ reformas políticas. Vamos ter mudança significativa na propaganda eleitoral. O período eleitoral vai se reduzir pela metade. Prestação de contas, financiamento de campanha, pessoas jurídicas não podem mais fazer doações”, disse em entrevista para a Rádio Cidade.
Com relação as mudanças nas propagandas, Ligia deu alguns exemplos de como elas funcionarão este ano. “O material de propaganda em bens particulares, que era de 4 metros quadrados, vai passar para meio metro. O material distribuído só pode ser de 50 cm por 40 cm. Em locais públicos serão permitidas apenas bandeiras. Aqueles cavaletes que tinham antes não poderão ser mais utilizados”.

Já sobre as alterações nas doações de campanhas, a escritora explicou que o ‘rastreio’ de onde vem o dinheiro ficou mais eficiente. “Antes, 80% das doações eram pessoas jurídicas. Agora, como apenas pessoas física pode doar, ela fica amarrada a Receita Federal. O que ela doar, tem que ser declarado. Além disso, a doação não pode ser superior a 10% do rendimento dela no ano anterior”.

Péricles Rocha e Marcos Lima, pulam fogueira e deixa a batata quente nas mãos de Gilcelly Adriano e Josemar Bezerra

Depois de muita perca de sono para decidir o passa ou repassa da candidatura na majoritária por um dos grupos políticos que fazem oposição, enfim, os que estavam mostrando menos interesse em ser candidato no pleito de 2016, agora conseguiram se livrar de vez desse "pepino".

Era nítida a ausência do ex-prefeito Péricles Rocha e também do médico Marcos Lima no município de Santa Cruz nos últimos meses onde se estava em jogo a decisão dos nomes para compor a chapa majoritária desse grupo da oposição.

Uma fonte ligada ao grupo, informou que o sentimento dos candidatos derrotados em 2012, Péricles e Marcos, foi de alívio após a decisão.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Gestão da Prefeita Fernanda Costa inaugura na próxima quinta (02) pavimentação de rua do Paraíso e entrega dois novos veículos


A gestão da Prefeita Fernanda Costa segue realizando ações que visam melhorar a infraestrutura da cidade e inaugura na próxima quinta-feira (02), a partir das 19h, os serviços de drenagem, esgotamento sanitário e a pavimentação da Rua Rosa Alencar, no bairro Paraíso. A obra é um antigo pleito dos moradores e trás inúmeros benefícios.

Na ocasião, a Prefeitura de Santa Cruz também irá entregar dois veículos recém-adquiridos dos modelos Saveiro e Doblô, veículos que ampliam a frota municipal.

A solenidade de inauguração contará com as participações da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Tomba Farias e outras autoridades locais.

Absurdo: no RN, aposentados do Estado só receberão depois de servidores ativos

O Governo do Rio Grande do Norte começa a pagar os salários do mês de maio dos servidores ativos na próxima segunda-feira (6). Ao todo, 56 mil servidores da administração direta e indireta receberão os salários até o dia 8 de junho. Aposentados e pensionistas recebem nos dias 9, 10 e 11 de junho. O calendário foi divulgado na tarde desta terça-feira (31).
Os funcionários da Educação terão os vencimentos depositados dia 6 (segunda-feira); Saúde e o sistema de Segurança receberão dia 7 (terça-feira); e os servidores das demais secretarias e órgãos recebem o pagamento dia 8 (quarta-feira).

Os servidores dos órgãos que possuem receita própria (Detran, CAERN, Idema, DEI, Jucern e Potigás) já receberam os salários do mês de maio.

A partir do dia 9, o Governo vai aportar para a cobertura de déficit previdenciário aproximadamente R$ 102 milhões. Esse valor se somará aos R$ 60 milhões oriundos da contribuição patronal (22%) e do servidor (11%). Estes recursos são necessários ao pagamento dos inativos e pensionistas efetuados e creditados em conta nos dias 9, 10 e 11 de junho.

Deputado Estadual Tomba Farias participa de reunião que defini relatores para matérias em urgência


Em reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Finanças e Fiscalização (CFF) e Administração, Serviços Públicos e Trabalho (CASPT), presidida pelo deputado Tomba Farias (PSB) foram distribuídas, nesta segunda-feira (30) para os relatores as matérias que estão tramitando em regime de urgência. Uma de origem no Tribunal de Justiça (TJ-RN) e outra do Governo do Estado.

“Nessa reunião conjunta distribuímos essas matérias que serão relatadas na próxima terça-feira (7) dentro do prazo, obedecendo ao regime de urgência. Em seguida serão encaminhadas ao plenário para a votação final”, disse Tomba Farias.

O relator do Projeto de Lei que autoriza o Tribunal de Justiça a realizar operações orçamentárias e financeiras com o Poder Executivo, transferindo R$ 20 milhões para o Fundo Penitenciário do Estado (FUNPERN) será relatado na CCJ pelo deputado Galeno Torquato (PSD). Na CFF o relator designado é o deputado George Soares (PR) e na Comissão de Administração caberá à deputada Cristiane Dantas (PCdoB) apresentar o relatório.

Já o Projeto de Lei Complementar que Reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Estado vai ser relatado pelo deputado Kelps Lima (Solidariedade), na CCJ; pelo deputado Ricardo Motta (PSB), na CFF e pelo deputado Jacó Jácome (PSD), na Comissão de Administração.

Nesta terça-feira (31) as três Comissões vão se reunir com representantes do Tribunal de Justiça, do IPERN e do Ministério Público para discussão das duas matérias.

Governador em exercício garante pagamento entre os dias 6 e 10 de junho


O governador em exercício Fábio Dantas afirmou em entrevista ao Jornal da Noite, da 95 FM, nesta segunda-feira (30), que os pagamentos aos servidores devem ser realizados entre os dias 6 e 10 de junho. O calendário oficial referente ao mês de maio será divulgado nesta terça-feira (31).

As datas foram discutidas em reunião realizada nesta tarde com os secretários de Finanças, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, e técnicos das duas pastas. Durante a entrevista, Dantas salientou ainda que a previsão – a ser confirmada amanhã pelo Governo do Estado- é de que, diferente dos outros meses, sejam pagos primeiro os servidores ativos, nos dias 6, 7 e 8. A data de pagamento dos inativos será divulgada no calendário de pagamento.