sábado, 10 de setembro de 2016

Ministério do Trabalho esclarece sobre jornada de 12 horas


Na quinta-feira (8), o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira disse que a governo iria propor, entre os itens da reforma trabalhista a ser enviado ao Congresso, o regime de 12 horas diárias na jornada do expediente. A forma como foi colocada desagradou o governo Michel Temer e, ontem(9), diante da repercussão, o Ministério do Trabalho, em nota assinada pela Assessoria de Imprensa, esclareceu os pontos reafirmando o que Nogueira disse em entrevistas de que não haverá aumento da jornada para 12 horas e que a atualização da legislação do setor deve ser realizada em benefício do trabalhador brasileiro. "Exemplos dessa exceção à jornada regular de 8 horas diárias são a escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, e o cumprimento da jornada semanal de 44 horas semanais em apenas 5 dias da semana", complementa a nota.
Leia a nota: 
'O Ministério do Trabalho vem a público fazer o seguinte esclarecimento:

1 - Não haverá aumento da jornada de trabalho de 44 horas semanais.

2 – Não haverá aumento da jornada diária de 8 horas de trabalho. 

3 - O que está em estudo é a possibilidade de permitir aos trabalhadores, através de seus representantes eleitos e em sede de convenção coletiva, ajustarem a forma de cumprimento de sua jornada laboral de 44 horas semanais da maneira que lhes seja mais vantajosa. 

4 - De fato, a atualização da legislação trabalhista deve ser realizada em benefício do trabalhador brasileiro, consagrando por força de lei institutos já há muito tempo amplamente utilizados por diversas categorias profissionais, mas que hoje carecem da devida segurança jurídica, sendo objeto das mais diversas interpretações judiciais. 

5 - Exemplos dessa exceção à jornada regular de 8 horas diárias são a escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, e o cumprimento da jornada semanal de 44 horas semanais em apenas 5 dias da semana.

6 – Ademais, os contratos de trabalho devem ser adequados à realidade das centenas de categorias profissionais existentes, pois somente o aperfeiçoamento da segurança jurídica e a fidelização do contrato de trabalho farão o Brasil alcançar um novo patamar nas relações laborais. 

7 - A par disso, continuaremos buscando com afinco a modernização da legislação trabalhista, tão almejada pelos trabalhadores brasileiros, prestigiando a autonomia do trabalhador e a sua representatividade sindical, de modo que o Brasil seja capaz de criar oportunidades de ocupação com renda simultaneamente consolidando os direitos trabalhistas.'

Leite de jumenta é alvo de investidores no RN; queijo custa R$ 3 mil o quilo


Investidores chineses e ingleses têm um projeto ambicioso para ser desenvolvido no sertão potiguar. A ideia é produzir leite de jumenta para a fabricação de um dos queijos mais caros do mundo: o pule. Consumido principalmente na Ásia e Europa, o quilo pode chegar a R$ 3 mil. O local escolhido para a criação dos animais foi o município de Felipe Guerra, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes na região Oeste do estado.

O projeto chegou a cidade depois que uma empresa potiguar comprou uma propriedade com 475 hectares na zona rural de Felipe Guerra. A ideia é que os municípios que já fazem o trabalho de captura dos jumentos se responsabilizem pela entrega dos bichos. No entanto, ainda não existe uma previsão para o projeto começar, pois estão na dependência da adesão dos criadores da região.

Conheça as 10 empresas com o maior número de reclamações em Natal


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebe, diariamente, inúmeras reclamações em todas as partes do Brasil. Em Natal, a situação não foge muito dessa realidade. Pessoas que se sentem lesadas por determinada empresa geralmente buscam os meios legais para que possam ser protegidas. Desta forma, não terminam em desvantagem no negócio, desde que estejam dentro da razão.
Recentemente, o Diário Oficial do Município de Natal (DOM), através do Instituto Municipal do Procon, publicou uma listagem com as empresas que detém o maior número de reclamações em toda capital potiguar. Entre os nomes, marcas conhecidas nacional e até mundialmente. Separamos as dez primeiras do ranking. Veja abaixo:
1º – Magazine Luiza S.A (05 reclamações)
2º – Banco do Brasil (04 reclamações)
3º – Lojas Insinuante Ltda (04 reclamações)
4º – Caixa Econômica Federal (04 reclamações)
5º – MB Vicent Com. e Serviços em Telecomunicações Ltda (03 reclamações)
 – Lojas Americanas (02 reclamações)
7º – Supermercado Nordestão (02 reclamações)
8º – Black Diamonds (02 reclamações)
9º – SKY (02 reclamações)
10º – Correios (02 reclamações)
Além das 10 listadas, outras diversas empresas bastante conhecidas aparecem com reclamações em Natal, como por exemplo a Adidas, SKY, Bancos BMG, Itaú e Bradesco, Brastemp, Carrefour, Visa, Positivo, Gradiente, LG, Motorola, Samsung, Semp Toshiba, Sony Ericsson, Tim e Oi.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cartilha " Cidadania e Eleição" (Hugo Tavares Dutra)


É SUA A SELEÇÃO

Não chute a eleição
para o terceiro tempo.

Você tem um instrumento,
na palma da sua mão.

Maria, Pedro ou João
o voto é um poder.

É você quem vai dizer:

Quem merece ser votado.

Quem vai ser o escalado.

É sua a seleção.


Autor: Hugo Tavares Dutra

Reforma trabalhista prevê contrato por produtividade e jornada de 12 horas


A reforma trabalhista que será proposta pelo governo do presidente Michel Temer poderá ampliar as modalidades permitidas de contrato formal de trabalho. Hoje, o único formato possível é o que prevê jornada de trabalho, mas estão sendo aventados outros dois tipos: por horas trabalhadas ou por produtividade. O governo também pretende limitar a jornada de trabalho a 48 horas semanais (44h regulares e 4h extras), com um teto de 12 horas diárias.
 
A principal mudança neste caso seria em relação à jornada diária, que hoje é limitada a 8 horas, mas, pela proposta, poderá ser estendida para 12 horas, respeitada a jornada de 48 horas semanais prevista na legislação corrente, segundo o Ministério. Os planos do governo foram detalhados hoje pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante encontro de sindicalistas da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), em Brasília.
 
“Vamos colocar freios na lei com teto de jornada em 48h semanais, sendo até 12h diárias”, disse o ministro. Segundo ele, a reforma trabalhista vai assegurar que as convenções coletivas possam estabelecer como se dará a divisão de horas ao longo da semana. As entidades, no entanto, não terão poder de decidir sobre aumento ou redução da jornada. “Juízes são legalistas, julgam pelo que está explícito na lei. Não dá para ignorar que temos CLT, Constituição, normas e súmulas”, disse.

Motorista que arrastou moto por 2 Km paga fiança e é solta em Natal


A professora de 35 anos que arrastou uma moto por 2 Km após uma batida na noite desta quarta-feira (7), em Natal, foi solta pela Justiça. Na tarde desta quinta-feira (8), a mulher passou por uma audiência de custódia, onde foi estabelecida uma fiança de R$ 3.080. Durante a audiência, a mulher assumiu que ingeriu bebida alcoólica antes do acidente.

Em depoimento, a professora declarou que bebeu duas cervejas antes de causar o acidente com o motociclista. Além disso, ela também disse fazer uso de diversos medicamentos.
O Ministério Público pediu que fosse concedida a liberdade a professora. No entanto, pediu que além da homologação da prisão em flagrante fossem aplicadas medidas cautelares. O parecer do MP foi aceito pela defesa.
Na decisão, o juiz Henrique Baltazar, responsável pelo caso, decidiu pela homologação da prisão em flagrante e estabeleceu medidas cautelares. Além do pagamento da fiança, a professora fica obrigada a comparecer periodicamente em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades e terá que informar qualquer mudança de endereço.

No RN, Operação 'Vertente' garante abastecimento de 13 cidades


O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (8) a operação Vertente, que visa garantir o abastecimento de água para as áreas urbanas de 13 cidades do Seridó e do Alto Oeste potiguar. De acordo com o governo, a ação deve beneficiar 110 mil pessoas. A operação foi lançada na cidade de Alexandria.

Ainda de acordo com o governo, as cidades atendidas pelo programa serão Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Acari,Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, Luís Gomes, Antônio Martins,Pilões, João Dias, Tenente Ananias,  Paraná e São Miguel.
O abastecimento vai acontecer por meio de caminhões-pipa cadastrados na operação e vai utilizar dados georreferenciados dos mananciais e dos beneficiários, bem como, o registro, via satélite, dos caminhões utilizados no processo. Uma sala de geomonitoramento foi montada no Centro Administrativo para acompanhar a ação, desde a captação até a entrega da água.
A operação Vertente é realizada pelo Gabinete Civil e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e conta com aporte de R$ 4 milhões do Ministério da Integração Nacional.

Cerca de 330 pessoas aguardam doação de órgãos no Rio Grande do Norte


Uma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores, um ato que pode salvar muitas vidas. Com este objetivo, é realizado o “Setembro verde”, tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado no próximo dia 27. Este ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é um dos apoiadores da campanha.
No dia 15 de setembro (quinta-feira), a Instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos. “É importante levantar o tema. Vamos levar folders explicativos e quem quiser poderá nos passar os dados para fazer a carteira de doador”, explicou a diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa.
Embora a carteirinha não tenha valor jurídico, ressaltou Raquel Barbosa, é pertinente para que os familiares tomem conhecimento do posicionamento do parente. “A decisão vai ser sempre da família, no caso dos doares falecidos. Então, é mais comum que respeitem o que foi definido pelo parente ainda em vida”, declarou.
Atualmente, no Rio Grande do Norte, há 142 pessoas esperando por um transplante de córnea, 155 por um transplante de rins e 35 por uma doação de médula óssea, segundo dados da Central de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
A negativa familiar, inclusive, é justamente um dos maiores problemas enfrentados, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Raíssa Marques.
Uma das pessoas que passará a integrar essa fila de espera é Ana Maria Nascimento de Medeiros, de 56 anos, mãe da servidora do MPRN, Ana Ivelina Nascimento de Medeiros Alencar. É bastante recente a descoberta da necessidade da cirurgia para receber um rim novo, situação decorrente de várias doenças como diabetes e hipertensão ao longo de mais de 20 anos.
Ana Maria tomou conhecimento dessa realidade através da assistente social da clínica onde faz hemodiálise. “É um misto de esperança em ficar livre da hemodiálise e voltar a ter mais qualidade de vida, e um medo de que não encontre um doador compatível e de que a cirurgia não dê certo”, definiu sobre o sentimento de passar a figurar em uma lista de espera.

RN tem segundo pior Ideb do país no ensino médio da rede estadual

A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte teve o segundo pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 do país. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com uma nota de 2,8, o ensino médio das escolas estaduais do RN ficou empatado com Alagoas, e só ficou acima de Sergipe (2,6) no ranking nacional. A posição permaneceu a mesma do ano passado. O estado ficou 0,7 abaixo da nota projetada de 2015, que apontava o RN com um índice de 3,5.
O mau desempenho se repetiu nos anos finais do ensino fundamental. A nota da rede estadual de ensino potiguar aumentou de 3,1 para 3,2, mas ficou abiaxo da nota projetada que era de 3,8.
Nos anos iniciais do ensino fundamental o Rio Grande do Norte (3,9) só foi melhor do que Amapá (3,8) e Pará (3,6). O índice cresceu 0,2 em relação ao Ideb de 2011. A meta projetada para 2013 era 3,6.
Na avaliação da secretária estadual de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa, as notas mostram avanços e desafios para a SEEC: “Quando observamos o desempenho dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fica claro que todas as ações de capacitação, acompanhamento, os programas da área, como PNAIC e formação de leitores, e o maior número de professores na rede contribuíram para a melhoria no ensino”.
Em relação às notas dos anos finais e Ensino Médio, que tiveram aumento de 0,1 em relação ao Ideb passado, a titular da Educação apontou para o desafio que o RN, e o Brasil, terão para reverter a média histórica. “Se observarmos os Idebs passados, é uma realidade que se mantém estagnada, principalmente o Ensino Médio, e que teremos de olhar com atenção para formularmos medidas enérgicas para esses alunos”. A secretária ainda lembrou que o projeto de reformulação do Ensino Médio encontra-se em discussão no Congresso Nacional.
Rede privada
A rede privada de ensino do Rio Grande do Norte também ficou abaixo da nota projetada que era de 5,9 para o ensino médio. A nota das escolas privadas do estado foi 4,8.
Nos anos finais do ensino fundamental a nota de 5,6 deixou o RN na frente de Alagoas, Maranhão, Pará e Sergipe. O resultado ficou abaixo da nota projetada de 6,2
Já nos anos iniciais do ensino fundamental, as escolas privadas potiguares alcançaram a nota projetada de 6,3, ficando à frente do Maranhão, Pará e Sergipe.

Pesquisa da Abegás comprova economia de até 55% com GNV no RN


O Gás Natural Veicular (GNV) mantém sua competitividade com relação aos demais combustíveis. Em pesquisa da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), tendo como base a coleta de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na segunda quinzena de agosto, mostra que, no Rio Grande do Norte, a economia do GNV com relação ao etanol chega a 55%. Já com relação à gasolina, a economia é de 46%.
O estudo destaca que, por quilometro rodado, o motorista gasta R$ 0,19 usando o GNV. Esse valor sobe para R$ 0,35 com o uso da gasolina e R$ 0,43 quando o etanol é o combustível utilizado. O combustível é mais seguro, ecologicamente correto e ainda garante economia para o consumidor.
Além da economia, o uso do GNV ainda garante outras vantagens para o consumidor como maior segurança, já que o abastecimento do veículo é feito sem que o produto entre em contato com o ar, evitando possibilidade de combustão. Além disso, a queima do gás natural não promova depósitos de carbono nas partes internas do motor, aumentando sua vida útil e o intervalo de troca de óleo.
A pesquisa realizada pela Abegás utiliza como parâmetro os dados de consumo do Fiat Sena, fabricado com as três aplicações de combustíveis. Com ele, é possível percorrer 13,2 km com um metro cúbico de GNV, 10,7 km com um litro de gasolina e 7,5 km com um litro de etanol.

“Fiquei arrasado ao ver o maior caos da história da minha vida pública”, diz Tomba ao visitar o Walfredo


Em um pronunciamento marcado pela emoção, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) disse ontem no Plenário da Assembleia Legislativa que ficou "arrasado, após visitar o Hospital Walfredo Gurgel" e ver in loco a situação dos pacientes que se encontram a espera de atendimento médico. "Pela primeira vez, desde o meu primeiro mandato como prefeito, e agora como deputado, vi o maior caos da história de toda a minha vida pública. Confesso que as lágrimas desceram. Vi uma mãe com criança com fatura no braço, vi pessoas de Santa Cruz nos corredores, um com fratura de tíbia, que nem medicado estava. Confesso que sai de lá impressionado e arrasado", destacou.
Tomba defende que seja feito de imediato um mutirão para retirar as pessoas dos corredores, e inclusive buscar atendimento para os pacientes que estão em casa.  "Acho que o governador tem que parar o programa Transporte Cidadão, parar obras, parar qualquer coisa, mas resolver o problema do Walfredo. A hora agora é salvar vidas", enfatizou.
Segundo o parlamentar, se o governador Robinson Faria e o secretário Gustavo Nogueira (Planejamento) fossem visitar o Walfredo, providências seriam tomadas, já que ambos iriam ver com os próprios olhos a situação caótica. "É preciso que o governador convoque os secretários e faça uma reunião de emergência para encontra soluções para o problema", ressalta.
"Nós estamos aqui para ajudar. Essa casa tem dado todo o apoio que o governo precisa para resolver seus problemas. No entanto, precisamos formar um grupo parlamentar e chegar ao governador para que ele tome as devidas providências", assinalou.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Confira o Encarte do mês de Setembro das Lojas Maré Mansa





Dra. Fernanda realiza reunião no bairro Paraíso


A candidata à reeleição como prefeita, dra. Fernanda, realizou, junto com o candidato a vice-prefeito, Ivanildinho, o deputado estadual Tomba Farias e candidatos a vereador pela Coligação “Trabalho pra Valer”, reunião no bairro Paraíso. Na ocasião, a população lotou a Rua Anedite Targino.

Ao tomar o microfone, Ivanildinho comentou sobre a boa recepção que receberam no local. "Eu sei que quando o bairro do Paraíso recebe bem é porque teremos uma grande vitória. O povo sabe como era o bairro antes de Tomba e Fernanda. Hoje vocês têm dignidade. Então, não vamos acreditar em falsas promessas. Fernanda fez e vai fazer muito mais", disse.

Em sua fala, dra. Fernanda comentou sobre o Encontro com os Candidatos a Prefeito de Santa Cruz, promovido pelo Sebrae na manhã de hoje. "Eu queria comentar que hoje pela manhã tivemos um encontro, no Sebrae, com as candidatas a prefeita do município. A candidata da oposição falou de suas propostas. Nós aproveitamos para fazer uma prestação de contas. E o que a candidata da oposição mostrou como propostas foi exatamente o que já fizemos na nossa gestão. Isso demonstra desconhecimento do que é feito na nossa cidade. Por isso, repito: precisamos analisar muito bem os candidatos. Precisamos saber o que é melhor pra Santa Cruz. Analisem o que já fizemos aqui no bairro Paraíso, desde as gestões do deputado Tomba. Esse é o nosso trabalho, o nosso compromisso. O que o povo quer é dignidade, avanço e geração de emprego e renda", falou.

Já o deputado Tomba lembrou o trabalho realizado por ele e por Fernanda no bairro. "Fernanda é trabalho, é luta. Ela tem um deputado ao lado dela para correr atrás de recursos. O desenvolvimento de Santa Cruz deve continuar. A gente precisa comparar a prefeita Fernanda com a candidata da oposição. E você verá que não tem comparação", disse.





Dra. Fernanda participa de evento com foco no microempreendedor


A candidata à reeleição como prefeita, dra. Fernanda Costa, participou, junto com o candidato a vice-prefeito, Ivanildinho, e a chapa composta por Gilcelly Adriano e Josemar Bezerra, do Encontro com os Candidatos a Prefeito de Santa Cruz.

Na ocasião, dra. Fernanda comentou sobre o trabalho que desenvolveu nos últimos três anos e meio à frente da Prefeitura Municipal de Santa Cruz, com foco nas micro e pequenas empresas e comércio local, para a geração de emprego e renda, além disso, citou dados sobre a melhoria na infraestrutura da cidade.

“Esse evento é de grande importância, pois, nesta crise em que vive o país, sabemos que temos que descobrir caminhos e alternativas. Aqui, tivemos a oportunidade de expor o que já fizemos, junto com grandes parceiros, e que pretendemos continuar trabalhando, sempre com a verdade, não criando falsas promessas”, disse.

O evento, promovido pelo Sebrae nos nove escritórios regionais do Estado e na capital Natal, contou com a presença de vários setores, como Justiça Eleitoral, CDL, Sindicato do Comércio, Sindicato dos Taxistas, Associação dos Ambulantes e empresários.

domingo, 4 de setembro de 2016

Sejuc confirma fuga de 14 presos de CDP em Natal; 5 foram recapturados

Quatorze presos escaparam no final da noite deste sábado (3) do Centro de Detenção Provisória da Zona Norte de Natal. O número foi confirmado pelo titular da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) Wallber Virgolino. Segundo o secretário, cinco foram recapturados logo após a fuga. Um deles, baleado na perna por policiais militares, foi socorrido ao hospital.
A Sejuc ainda não revelou os nomes dos fugitivos e também não há notícias sobre o estado de saúde do preso ferido.
Para escapar, ainda de acordo com Virgolino, os detentos serraram grades de uma cela do setor de triagem. Em seguida, pularam o muro de um centro clínico e fugiram pelo estacionamento de um supermercado. O CDP da Zona Norte fica na Av. João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da cidade.
Com a fuga deste sábado, chega a 341 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano. O número é superior a todo o ano de 2015, quando 212 presos fugiram. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) conseguem precisar quantos foram encontrados e levados de volta aos presídios.

Fugas de 2016
- Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta102 fugitivos em 12 fugas (19 e 21 de janeiro, 21 e 24 de fevereiro, 10 e 13 de março, 10, 16, 18 e 23 de abril, 2 de maio e 8 de junho);
- Cadeia Pública de Natal, em Natal: 46 fugitivos em 1 fuga (12 de janeiro);
- Centro de Detenção Provisória da Ribeira, em Natal46 fugitivos em 5 fugas (12 de fevereiro, 7 de março, 25 de abril , 9 de maio e 31 de julho);
Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o ‘Pereirão’, em Caicó46 fugitivos em 2 fugas (14 de julho e 22 de agosto);
- Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró24 fugitivos em 6 fugas (1º, 22, 29 e 30 de janeiro, 8 de março e 22 de abril);
- Cadeia Pública de Caraúbas, em Caraúbas:12 fugitivos em 2 fugas (5 de março e 6 de junho);
- Complexo Penal Dr. João Chaves, em Natal9 fugitivos em 1 fuga (5 de junho);
- Centro de Detenção Provisória de Parnamirim, em Parnamirim: 8 fugitivos em 2 fugas (25 de março e 7 de junho);
- Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta8 fugitivos em 2 fugas (27 de março e 29 de agosto);
- Cadeia Pública de Mossoró, em Mossoró6 fugitivos em 2 fugas (1º de março e 11 de abril);
- Cadeia Pública de Mossoró, em Mossoró: 4 fugitivos em 1 fuga (19 de julho);
- Centro de Detenção Provisória de Macau, em Macau4 fugitivos em 1 fuga (14 de janeiro);
- Centro de Detenção Provisória de Patu, em Patu4 fugitivos em 1 fuga (4 de abril);
- Centro de Detenção Provisória do Potengi, em Natal3 fugitivos em 2 fuga (17 de janeiro, 18 de maio);
- Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim, em Ceará-Mirim: 2 fugitivos em 1 fuga (24 de janeiro);
- Centro de Detenção Provisória de Jucurutu, em Jucurutu: 2 fugitivos em 1 fuga (8 de agosto);
- Centro de Detenção Provisória de Candelária, em Natal1 fugitivo em 1 fuga (24 de junho);
- Cadeia Pública de Nova Cruz, em Nova Cruz : 1 fugitivo em 1 fuga (22 de agosto)
Total: 327 fugitivos

Roberto Carlos sente fortes dores, cancela show e fãs fazem orações

O cantor Roberto Carlos, conhecido como o ‘Rei da Musica’ brasileira, cancelou às pressas a apresentação que faria na noite deste sábado, 03, na cidade de Sorocaba, em São Paulo. De acordo com informações de bastidores, o cancelamento foi por conta de uma crise no nervo ciático (abaixo traremos mais explicações de como funciona o nervo). Segundo o portal de notícias G1, a apresentação, que seria no Clube União Recreativo Campestre, agora acontecerá em outra data, ainda não prevista.

O cantor que vendeu durante a carreira mais de 100 milhões de álbuns é conhecido pelo profissionalismo. Mesmo cansado, ele já chegou a ir até o fim em seus shows, não deixando os fãs na mão. A assessoria do artista informou apenas que a nova data do show será anunciada na próxima quinta-feira, 08. A notícia mobilizou os fãs de Roberto na internet, justamente porque ele dificilmente cancela shows, especialmente em cima da hora. Em grupos no Facebook, muitos cogitaram a gravidade da situação e iniciaram uma corrente de oração.

“Que seja algo pequeno e não prejudique ele. Estamos orando por você, Roberto”, disse uma fã. O profissional da #Música tem 75 anos, completados em abril. A princípio, outros compromissos do artista não foram cancelados. Segundo a assessoria do músico, a plateia que comprou as entradas para o show pode usá-las na próxima data. Caso não queiram ou não possam ir na nova apresentação, essas pessoas devem procurar o local da compra, onde o dinheiro será devolvido.

A dor de Roberto
A dor no nervo ciático é um sintoma de um problema médico que envolve o maior nervo do corpo humano. O nervo ciático vai desde a parte posterior do quadril, pegando a parte de trás da coxa e dos joelhos até alcançar o dedo maior do pé. Com isso, as fortes dores fazem com que a pessoa tenha dificuldades de movimentação. No caso do cantor, o problema dificulta ainda mais a mobilidade, pois ele tem uma das pernas amputadas. Ele perdeu o membro inferior em uma acidente de trem, quando ainda era criança.

Fonte: G1


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cartilha "Cidadania e Eleição" pelo poeta popular (Hugo Tavares Dutra)


Há exatos 12 anos, nascia o projeto Cidadania e Eleição, idealizado pelo poeta popular Hugo Tavares Dutra (in memoriam). Hugo que sempre teve uma preocupação em levar para as pessoas uma mensagem de explanação do que é votar conscientemente. Foram 10 anos de sua vida dedicados ao projeto Cidadania e Eleição, divulgando através de diversos meios de comunicação e formas. Hugo Tavares fez dezenas de milhares de pessoas refletirem antes de depositar a confiança que perdurará por respectivos longos 4 anos de representação. 

É cultivando essa semente plantada por Hugo Tavares, que daremos início a uma sequencia de publicações dos seus poemas e versos aqui no blog.

A Eleição

Resulta da eleição 
O destino do país.

O meu repente lhe diz
eleitor preste atenção:
Porque sai da sua mão
a decisão do eleito.

Todo mundo tem direito
e deveres por resposta.

Quem é cidadão não vota
na urna da contramão.


Autor: Hugo Tavares Dutra

Presidente da Câmara de Santa Cruz e candidato a vice-prefeito, Josemar Bezerra, se dá o luxo de manter um carro alugado para o seu gabinete no valor de R$3,750,00 e ainda consumir R$1,357,62 de gasolina em 1 mês

Além de manter locado para a sua disposição um carro com perfil executivo, com o aluguel mensal de R$3,750,00 três mil setecentos e cinquenta reais, o presidente da Câmara de Santa Cruz, Josemar Bezerra, consumiu uma quantidade absurda de gasolina no uso do carro alugado para o gabinete e para uma motocicleta de propriedade da Câmara, que foi de R$1,357,62 um mil trezentos e cinquenta e sete reais e sessenta e dois centavos de gasolina.

Apenas com a sua locomoção o vereador gastou no mês de agosto de 2016, mais de 5 mil reais, somando aluguel de carro e combustível.

Isso é um verdadeiro desperdício e mal administração para com o dinheiro público. O mesmo vereador ainda foi um dos que votou a favor do aumento salarial que a partir de janeiro de 2017, sairá dos atuais R$4,200,00 quatro mil e duzentos, para R$7,500,00 sete mil e quinhentos reais. 

É o dinheiro do povo sendo torrado atoa..

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Prédio desmorona e deixa um morto em Serra Caiada, no agreste potiguar


Uma pessoa morreu após um prédio desmoronar no município de Serra Caiada, na região Agreste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, a estrutura, que ainda estava em construção, desabou na tarde desta quinta-feira (1º).
De acordo com informações repassadas pela Central do Corpo de Bombeiros, ninguém estava trabalhando na obra no momento do desmoronamento. Segundo a PM, a vítima, que ainda não foi identificada, caminhava na calçada quando o prédio desabou.
Dois carros e uma moto também foram atingidos pelos escombros, no entanto, não há relatos de feridos nos danos aos veículos.
A PM isolou o local. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram deslocadas até o local para periciar o corpo e a estrutura que cedeu.

Tomba destaca inclusão de Santa Cruz entre as 30 cidades mais eficientes do País


Em pronunciamento, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) fez hoje no Plenário da Assembleia Legislativa um discurso em comemoração a inclusão do município da Santa Cruz entre as 30 cidades mais eficientes do País , segundo ranking divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo, em parceria com o instituto Datafolha, e que leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão.
“Este é um assunto de importância que tenho alegria em trazer para o plenário e dividir com os deputados que vibram e aplaudem quando o nosso Rio Grande do Norte se destaca no cenário nacional”, afirmou o parlamentar. Tomba disse que num cenário de crise e bombardeio de notícias ruins, é recompensador ver o município do qual foi prefeito se destacar nacionalmente por sua eficiência.
Tomba afirmou ainda que os números falam por si só: o município destina 31% da sua receita com saúde. No ano de 2013, 99% das unidades de saúde contavam com equipes de Atenção Básica; em 2010 85% da população era atendida com regularidade com serviços de abastecimento de água e 84% dos moradores tinham acesso à coleta de lixo domiciliar. “Quando fui prefeito, consegui deixar Santa Cruz cem por cento saneada e pavimentada”, afirmou o deputado.
Em aparte, os colegas deputados Galeno Torquato (PSD) e George Soares (PR) parabenizaram Tomba Farias pelas conquistas da gestão. Galeno lembrou o empenho de Tomba para que a cidade tenha atualmente um dos maiores potenciais no turismo religioso do interior do RN. George Soares se congratulou e lembrou que em Assu esse potencial ainda não está sendo aproveitado, porque os recursos da ordem de R$ 1 milhão destinados em emendas ainda não estão sendo efetivados para a construção do santuário da Irmã Lindalva.

Governo do RN divulga pagamento de servidores; pensionistas ficam de fora

O Governo do Estado anunciou ontem o calendário de pagamento do funcionalismo da administração direta. que começa nesta sexta-feira (2). A folha de agosto, segundo o governo, vai ser paga por faixa salarial sem distinção entre ativos e aposentados.  Os servidores da Educação serão os primeiros a receber, já no primeiro dia (2), independente do valor do salário, por possuírem recursos específicos.
No dia 6 terão os vencimentos depositados os servidores que recebem até R$ 2 mil. O calendário prossegue dia 8, após o feriado da Independência, com o pagamento creditado na conta daqueles que recebem entre R$ 2.001,00 até R$ 3 mil. Os servidores que ganham de R$ 3.001,00 a R$ 4 mil terão os pagamentos efetuados dia 10, quando 84% do funcionalismo já terá recebido os salários. No dia 14 será a vez daqueles que recebem de R$ 4.001,00 até R$ 5 mil. Os servidores que recebem acima de R$ 5 mil receberão os salários dia 17.
Receitas
Os servidores da Administração Indireta que possuem fonte própria de recursos já receberam os salários desde o dia 30 de agosto, quando teve início o pagamento de setembro.
Em meio à maior crise econômica dos últimos anos, o Rio Grande do Norte já acumula de janeiro a agosto deste ano uma frustração de receitas de R$ 320.160.390,58, em comparação ao previsto no orçamento de 2016. Levando em conta o mesmo período do ano passado, as receitas efetivas tiveram queda real de -4,3%. As receitas próprias registraram redução de – 1%, enquanto as transferências da União tiveram queda de – 9,5%.  
O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira informa que em havendo um comportamento positivo das receitas, as datas divulgadas podem ser antecipadas. "Mesmo diante das dificuldades, estamos concentrando todos os esforços para honrar os compromissos e priorizar os servidores", afirmou.  


Militantes pró-Dilma recepcionam Fátima Bezerra no aeroporto de São Gonçalo


“Fátima, guerreira da pátria brasileira!”. Com esse grito, um grupo de apoiadores recepcionou a única senadora do Rio Grande do Norte que foi contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Fátima Bezerra desembarcou no aeroporto de São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (1º) por volta das 13h e foi surpreendida pela militância.
Durante seu discurso no plenário do Senado, nesta terça-feira (30), a senadora Fátima Bezerra fez questão de destacar que boa parte dos senadores que julgam a presidenta Dilma Rousseff no processo de impeachment responde a processos na Justiça ou são alvo de investigações.
“São esses os juízes desta mulher íntegra que teve sua vida sempre pautada pela moral e pela ética, e que não cometeu crime de responsabilidade algum. Isso é um escárnio!”, enfatizou.