sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Gerente de seguradora é morto a tiros e tem carro roubado na Grande Natal

O gerente de uma empresa especializada em seguros para motocicletas foi morto a tiros durante um assalto ocorrido na noite desta quinta-feira (22) em Parnamirim, cidade da Grande Natal. Maxswell Santos do Nascimento, de 26 anos, ainda foi socorrido a uma Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos. O carro da vítima foi levado pelos bandidos.
Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 19h30, no bairro de Nova Esperança. Consta em boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal que o gerente estava no carro, saindo de casa, quando foi surpreendido por dois homens armados. A dupla se aproximou e anunciou o assalto. Já com o celular e as chaves do veículo nas mãos, um dos criminosos atirou contra o gerente. Testemunhas relataram que os ladrões, já dentro do veículo, ainda fizeram novos disparos contra Maxswell.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deu início às investigações, mas o caso ficará sob a responsabilidade da 1ª DP de Parnamirim.

Fruticultura irrigada no RN cresce 10% e exporta US$ 100 milhões


No meio da vegetação esbranquiçada da caatinga, em pleno sertão nordestino, o desenvolvimento é doce e colorido. Não há crise para o setor de fruticultura irrigada na região Oeste potiguar, que cresceu cerca 10% a cada safra, nos últimos quatro anos, empregando 50 mil trabalhadores rurais. Nem a estiagem de meia década foi capaz de afastar o potencial de crescimento. De acordo com o próprio governo do estado, ainda há muita água no subsolo, apesar da preocupação dos empresários com a demora de obras como a transposição do Rio São Francisco.
 
A meta dos produtores é crescer ainda mais e expandir as áreas de plantio para outras regiões do estado. A região do Apodi é um novo setor. É lá onde estão surgindo investimentos na produção de uva e morango, por exemplo. Segundo Luiz Roberto Barcelos, dono da Famosa e presidente do Conselho Executivo de Fruticultura Irrigada do RN (Coex), o estado exportou, no ano passado, quase US$ 100 milhões – a maior parte, melão e melancia. Somente a fazenda dele, responsável por 65% da exportação nacional de melão enviou 7,2 mil contêineres, no ano passado, para Europa, América do Norte e Oriente Médio.


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Deputado Tomba Farias faz desafio ao candidato a vice-prefeito da oposição e o chama de mentiroso


O candidato a vice-prefeito da oposição, vereador, Josemar Bezerra, falou há poucos dias atrás, que voltaram recursos que vieram de Brasília para a construção de uma escola modelo no bairro do Maracujá. No comício realizado pela situação na Av. Paulo Afonso, hoje (22), o deputado estadual Tomba Farias, desmentiu o vereador Josemar e o desafiou, "Se você me provar que voltou dinheiro da construção de uma escola no governo da prefeita Fernanda, eu ainda tenho 2 anos e 3 meses de mandato de deputado e você tem 3 meses de mandato de vereador, se você trouxer uma certidão de Brasília ou do MEC provando que voltou recursos para a construção de uma escola, eu renuncio o meu mandato de deputado estadual e se você não provar, você perde apenas 3 meses do seu mandato de vereador, está feito o desafio", disse Tomba. 

Gilcelly Adriano emite nota a imprensa sobre a sua ausência inesperada no programa Conexão Trairi da rádio Santa Cruz AM



NOTA OFICIAL
Contra as mentiras e desfaçatez
Digo não a todo tipo de mentira que procuram colocar em minhas palavras e nas ações do meu mandato nos últimos meses. Através dessa nota e desabafo quero me posicionar e expressar a minha ausência nas entrevistas da Rádio Santa Cruz AM, no Conexão Trairi com a locução de Édipo Natan.

Ao tomar uma posição de independência muitos questionaram minha índole, como se eu não tivesse a liberdade para escolher os caminhos da minha atividade política. Ouvi de tudo, li muitas inverdades, principalmente de pessoas que se colocam como os donos da verdade do que é público. Santa Cruz é livre, de opiniões livres e de pessoas que não são cínicas ao ponto de acreditarem em tudo que falam. A verdade sempre vai imperar por sobre a desfaçatez.
Quando me posicionei na minha candidatura para Prefeita, ainda na pré-campanha, resolvi expressar tudo que sentia, coisas que aconteceram e que me levaram a tomar essa posição. Essa mesma posição não foi questionada há quatro anos quando o grupo da situação atual deixava o ex-prefeito Péricles Rocha. Todos falavam em amor por Santa Cruz e que o rompimento era pra salvar nossa cidade. Hoje tudo passou e faz parte dessa falácia e das mentiras que pregam como verdade.
Minha posição foi sempre questionada, hoje querem ouvir minha opinião. Mas minha voz ecoa pelas ruas de Santa Cruz nas reuniões que filmam e registram fotos as escondidas antes de começar. Mesmo assim, minha voz está nas casas das pessoas pelas andanças e ouvindo os filhos de Santa Cruz, que falam para uma filha de Santa Cruz, não apenas para quem visita em tempo de campanha eleitoral.
Contra todo esse cenário de mentiras, que me colocam como a mentirosa, a falseadora dos fatos, como a pessoa ingrata e que sai além das divisas do Estado para mentir, ou que usa fotos com familiares para fazer politicagem, que tomei a decisão de não participar dessa rodada com os golpistas que me esfaqueiam pelas costas e distorcem a realidade.
Participarei de debates e rodas de diálogos sobre as eleições com aqueles que tem apenas uma posição, não que finge ser cortês para um momento de audiência. Participarei do debate na Rádio Comunitária Santa Rita, onde teremos mediações isentas e sem máscaras de fingimentos.
Minha posição é firme pela força da minha honestidade e dos meus princípios, que não são abalados por acordos politiqueiros e nem por favores trocados. Eu sirvo ao meu Deus e ao povo da minha terra Santa Cruz, não a ídolos mortais e de promessas vazias.

Gilcelly Adriano (PR)
Candidata a Prefeita de Santa Cruz

Esperada no programa Conexão Trairi da Rádio Santa Cruz AM, a candidata a prefeita Gilcelly Adriano leva falta


Esperada no início da noite no programa Conexão Trairi da rádio Santa Cruz AM, a candidata a prefeita de Santa Cruz pelo PR, Gilcelly Adriano, não compareceu a emissora; a mesma teria confirmado presença quando recebeu o convite, mas levou falta. 

Até o presente momento a assessoria de imprensa da candidata não enviou nota a imprensa local, divulgando a falta da candidata, talvez o despreparo para responder perguntas sobre o seu programa de governo, tenha sido o real motivo para a candidata não ter comparecido a entrevista, já que a mesma se encontrava em Santa Cruz e que cumpriu hoje durante o dia todo o seu cronograma de agenda.

Candidata à reeleição, mãe de Wesley Safadão aumenta em cem vezes o patrimônio


Falando em Wesley Safadão… Dona Bill, mãe do cantor, é a atual vice-prefeita de Aracoiaba (CE) e concorre à reeleição. E o que não faz a fama? Em 2012, ela declarou patrimônio de R$ 30 mil. Agora, são R$ 3 milhões (cem vezes mais), com direito à cobertura em Fortaleza.

Sergio Moro é 10ª pessoa mais influente do planeta pela Bloomberg


Depois de ser incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista americana “Time”, o juiz federal Sergio Moro apareceu em outro ranking do mesmo gênero nesta quinta-feira.

Compilado pela agência de notícias econômicas americana “Bloomberg”, a nova lista elenca as 50 pessoas mais influentes do planeta, com Moro na 10ª posição e acima de nomes como o bilionário sul-africano Elon Musk (11ª), considerado um dos empresários mais inovadores da atualidade, o banqueiro Lloyd Blankfein (15ª), CEO do Goldman Sachs, e até o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que figura em uma longínqua 30ª posição.

O Top 10 é composto ainda pela primeira-ministra britânica Theresa May na primeira posição, seguida por Donald Trump, Hillary Clinton, Xi Jinping – presidente da China -, o bilionário Jeff Bezos – fundador da Amazon -, Angela Merkel, Mario Draghi – presidente do Banco Central Europeu -, Janet Yellen – presidente do FED (o banco central dos Estados Unidos) – e Warren Buffett.

Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, também está na lista, na 42ª posição. (Por Anderson Antunes)




Potiguar já pagou neste ano mais de R$ 9 bilhões em impostos


O potiguar já pagou neste ano mais de R$ 9 bilhões em impostos. O dado é do site impostometro.com.br que atualiza em tempo real a arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais.
A ferramente denominada de “Impostômetro” disponibilizada no referido portal computou até a publicação desta matéria que a arrecadação de tributos no Rio Grande do Norte já ultrapassava a cifra de R$ 9 bilhões.
O site informa que os dados são referentes de 01 de janeiro à 21 de setembro de 2016 e que a arrecadação no estado potiguar representa 0.64% do total do país. A Bahia figura como o estado do Nordeste que mais arrecada: R$ 42,6 bi.
*Informações do jornal Defato.

Almoço de Lula em Natal causa confusão entre manifestantes e sindicalistas na Via Costeira


Confusão entre manifestantes contra Lula e sindicalistas tomou conta da Via Costeira na tarde de hoje (22). O trânsito ficou temporariamente interditado e só foi liberado após uma negociação da Polícia com as pessoas envolvidas na situação.

 

Um membro da Central Única dos Trabalhadores foi preso e os envolvidos foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos. 


O diretor do Sintro-RN, Júnior Rodoviário, informou que após resolverem a questão na delegacia, ele e membros do sindicato se reunirão na Sintro e decidirão sobre uma nova paralisação dos ônibus. 

Em menos de 5h, ingressos para jogo da Seleção Brasileira em Natal estão esgotados


As vendas dos bilhetes para o jogo da Seleção em Natal foram iniciadas na manhã desta quinta-feira (22). Por volta das 16h, a CBF emitiu comunicado avisando que só haviam mil bilhetes disponíveis para comercialização, quantidade essa que já foi liquidada até o fechamento desta matéria. Ao todo, 31 mil ingressos foram colocados à venda.

“Estou preparado, se for necessário, para voltar e fazer mais do que eu fiz”, diz Lula


Se depender da senadora petista Fátima Bezerra, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá disputar as eleições presidenciais de 2018. De acordo com Fátima, há uma tentativa da oposição de “querer escolher com quem eles vão enfrentar”.
“Ele voltará, inclusive, para que possamos barrar a agenda de retrocessos, retirada de direitos e conquistas do povo brasileiro”, enfatizou a senadora em discurso feito nesta quinta (22), na praça de Mirassol”, disse Fátima.
A fala da senadora foi reforçada no discurso do próprio ex-presidente que afirmou estar disposto a concorrer à presidência. “Estou preparado, se for necessário, para voltar e fazer mais do que eu fiz”, disse Lula, durante comício de campanha do candidato a prefeito Fernando Mineiro.

Lula: “Carlos Eduardo, vá descansar. Largue o osso e deixe Mineiro trabalhar”


Em mais um participação na campanha do candidato a prefeito de Natal, Fernando Mineiro (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva direcionou “conselhos” ao atual prefeito do município, Carlos Eduardo Alves (PDT). Embora não descarte – até mesmo – a possibilidade de atuar com Carlos Eduardo em outras ocasiões políticas, Lula sugeriu que o atual chefe do executivo municipal “largasse o osso”.
“Eu fui amigo do atual prefeito. Trabalhei para ele em outras eleições. Não tenho nada contra o adversário do Mineiro, pode ser que a gente possa estar junto noutro momento, mas agora descansar, poxa, deixa o Mineiro trabalhar. Larga o osso, bicho”, disse Lula, em tom jocoso.
O ex-presidente não poupou críticas às principais lideranças do PMDB local, o senador Garibaldi Filho e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves. “Não é normal, politicamente, a gente aceitar que as mesmas pessoas que deram o golpe nesse país, que cassaram a Dilma e cassaram o voto de vocês, estejam agora pedindo votos na rua com a maior desfaçatez. Teve gente aqui que foi ministro da Dilma. Dois”, disse Lula numa clara referência aos caciques peemedebistas.
E complementou: “O Mineiro é uma grande oportunidade e ela só acontece de quatro em quatro anos. Eu, sinceramente, toda vez que eu venho aqui, parece que a coisa se repete. As mesmas famílias durante anos e anos… A prioridade é eleger Mineiro”.

A 10 dias das eleições, Poti Neto lidera corrida sucessória em São Gonçalo do Amarante


A pesquisa encomendada pelo Portal Agora RN junto ao Instituto Perfil mediu a corrida sucessória em São Gonçalo do Amarante visando o pleito de 2016. De acordo com os dados colhidos no levantamento, o candidato do PMDB, Poti Neto, lidera as intenções de voto com uma ligeira vantagem sobre Paulinho Emídio (PR), candidato do prefeito Jaime Calado.
O levantamento teve a participação de 500 eleitores e seu resultado mostrou liderança de Poti Neto com 26,4% das intenções. Paulinho apareceu em segundo, com 24,6%. O terceiro mais mencionado foi Barão (SDD), com 10% das intenções de voto, enquanto que Josi Gonçalves (PEN) apareceu em quarto, com 1,6%.
Ainda foram contabilizados que 9,6% dos eleitores têm a intenção de votar branco ou nulo, enquanto outros 27,8% se mostraram indecisos.

A pesquisa Perfil/Agora RN foi realizada entre os dias 10 e 11 de setembro e sua sondagem foi registrada no dia 15 do mesmo mês no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 05819/2016. A margem de erro é de 04,37% (quatro pontos percentuais e trinta e sete centésimos) e o intervalo de confiança de 95%.

Juiz proíbe adversários de associarem Carlos Eduardo a Eduardo Cunha e outros peemedebistas


Quem quiser criticar o candidato a reeleição Carlos Eduardo (PDT) terá que tirar do vocabulário político os nomes de Henrique Eduardo Alves, Eduardo Cunha e ainda esquecer de vez a expressão “ninguém merece”. O motivo? O juiz eleitoral Jorge Carlos Meira Silva acatou o pedido feito pela Coligação Natal Melhor de Novo contra a Coligação Frente Popular da Cidadania, que abriga a candidatura de Fernando Mineiro (PT).
Na Decisão Interlocutória proferida no último dia 20 de setembro, o juiz alega que a coligação de Mineiro “tentou incutir, de modo malicioso, na mente do eleitorado, que o candidato Carlos Eduardo seria indicado pelo Deputado Federal cassado, o Sr. Eduardo Cunha, usando, ainda, a expressão ‘ninguém merece'”.
O documento informa ainda que a coligação capitaneada pelo Partido dos Trabalhadores veiculou propaganda em que há participação de locutor, violando dever de protagonismo imposto pela nova redação do artigo 54 da Lei nº 9.504/97.

Com base em fiscalização da CGU, prefeito de Venha Ver é condenado

Uma fiscalização realizada por auditores da Controladoria Geral da União (CGU) embasou ação penal que culminou na condenação do prefeito de Venha-Ver, Expedito Salviano. Ele foi condenado na última terça-feira (20) à perda do cargo público por desvio de recursos públicos federais repassados ao município pelo Ministério da Integração Nacional. O trabalho de fiscalização da CGU aconteceu em novembro de 2005 e foi feito a partir do 19º Sorteio Público de Municípios.
Expedito Salviano está exercendo seu quarto mandato como prefeito de Venha Ver. Em 2002, quando chefiava pela segunda vez o Poder Executivo do município, ele firmou um convênio com o Ministério da Integração Nacional, que tinha por objetivo a construção de 15 casas na zona rural.
Os recursos federais – na soma total de cem mil reais, em valores da época – foram repassados ao município em dezembro de 2002. O prefeito efetuou o pagamento pelas obras, mas, de acordo com o relatório da CGU, nenhuma das unidades habitacionais foi concluída, conforme demonstrado por fotografias das casas e depoimentos dos habitantes que deveriam ter recebido os imóveis. Algumas foram entregues inacabadas – faltando piso, portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas – e outras sequer tiveram a construção iniciada.

Reunião de bairro da candidata a reeleição Dra.Fernanda Costa acontecerá hoje na Av. Paulo Afonso

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Para Tomba Farias, democracia deve imperar em campanha eleitoral no interior


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) fez um alerta à Justiça do Rio Grande do Norte ao que chamou de “ato anti-democrático” em comício realizado no último domingo (18) no município de Coronel Ezequiel. Segundo ele, um grupo opositor ao candidato que realizava o comício compareceu ao evento em grande número, causando tumulto no local.
“Eu nunca vi tamanha irresponsabilidade. Isso não é democracia. A Justiça, o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público precisam evitar esse tipo de atitude em todo o Rio Grande do Norte. Denúncias já foram feitas formalmente e espero que alguma providência seja tomada. Atitudes como essas podem ter vítimas fatais”, alertou.
De acordo com a denúncia do deputado, cerca de 100 pessoas vestindo camisetas com as cores partidárias do grupo político opositor ao candidato que promovia o comício se inseriram na multidão e se manifestaram com vaias. “Houve vaias, agressões e isso é uma fata de respeito. Isso não é democracia”, enfatizou o parlamentar.
Presidindo a sessão, o deputado George Soares (PR) contribuiu com o pronunciamento de Tomba Farias dizendo que em algumas cidades a Justiça determinou dias e locais para cada candidato fazer movimentações de campanha, afim de que problemas como esse fossem evitados.

Advogado da Lava-Jato fala em condenação de 70 anos para Lula


Diz advogado que atuou no mensalão e atua na Lava-Jato que, caso Sérgio Moro condene Lula por todas as sete imputações de corrupção e lavagem de dinheiro que constam na denúncia do Ministério Público, o juiz deve dar de 50 a 70 anos de prisão para o ex-presidente.

Ingressos para a Festa do Boi 2016 já estão à venda


Os potiguares já podem marcar na agenda a próxima edição da Festa do Boi. Um dos eventos mais tradicionais do estado, a festa tem data marcada para acontecer de 07 a 15 de outubro. Mantendo a tradição, o evento acontecerá no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Os ingressos antecipados já estão à venda e poderão ser adquiridos nas lojas Online do Norte Shopping, Hiper Prudente, Via Direta, Parnamirim e Macaiba. Na internet, o público pode garantir a sua entrada através do site www.ingressando.com.br.
A 54ª edição será marcada por apresentações de artistas nacionais consagrados entre o grande público. Entre as atrações confirmadas, são destaques da programação o cantor Luan Santana, a banda Aviões do Forró, a dupla Simone & Simaria e o projeto ‘Cabaré’ com Leonardo e Eduardo Costa. Com três dias de shows, na programação da festa também estão confirmados os músicos Luan Estilizado, Forró Pegado, Avine Vinny, Dorgival, Solteirões, Os Gonzagas, Jonas Esticado, Raça Negra, Cavaleiros e Pedro & Benício. A expectativa da organização do evento é a de atrair público de mais de 100 mil pessoas na área de shows. 

Curso de corte e costura forma moradores de comunidade quilombola em Bom Jesus


Na próxima sexta-feira (23/09), ocorrerá o encerramento do “Curso de Corte e Costura” no Sítio Grossos, comunidade quilombola localizada na zona rural do município de Bom Jesus. A capacitação é uma parceria entre a Emater-RN, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Norte (Senar-RN) e Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus.
A turma é composta por 15 alunos, sendo 14 mulheres e 1 homem. A formação é ministrada pela instrutora do Senar, Francisca de Fátima de Oliveira, tem carga horária de 78 horas e foi iniciada no dia 12 deste mês. No encerramento, haverá um almoço e a entrega dos certificados de conclusão aos participantes.
O curso veio atender à necessidade dos pequenos produtores locais, que tinham maquinários como overloque e costura reta, mas não sabiam operá-los. Os equipamentos estavam parados na sede da associação comunitária há 4 anos, sem serventia, após a interrupção de outro projeto.

CAPACITAÇÃO QUE GERA TRANSFORMAÇÃO
A atividade de formação integra a estratégia da Emater-RN em prol do melhoramento da gestão rural. O extensionista rural que atende a comunidade, Alinson Petri, deu suporte à atividade de capacitação, mobilizou e selecionou os produtores rurais locais interessados em participar do curso.
É a terceira vez que a parceria entre Emater e Senar rende frutos que beneficiam os pequenos produtores rurais do Sítio Grossos. Foram realizados, anteriormente, o curso “Negócio Certo Rural” e um programa voltado à capacitação das mulheres do campo, intitulado “Com licença, vou à luta”.
Com noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano, o programa ajuda as mulheres a melhorar a administração da propriedade, sejam como chefes de família ou auxiliando seus maridos e transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso do trabalho rural.

Prefeitura de Japi tem bloqueio de verbas pelo Tribunal de Justiça por não ter pago precatórios

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) determinou o bloqueio de verbas de três municípios potiguares por falta de pagamento de precatórios. De acordo com as informações do tribunal, um valor de R$  329.250,56 foi bloqueado nas contas de Japi, São Bento do Norte e São José de Mipibu.
O sequestro dos bens de São José de Mipibu, na Grande Natal, foram autorizados nesta quarta-feira (21), pelo presidente do TJ, o desembargador Claudio Santos. Foram bloqueados das contas do município R$ 119.424,40.
As autorizações para o bloqueio das contas de Japi e São Bento do Norte foram autorizadas ainda na terça (20). De Japi, R$ 102.630,96 foram bloqueados, enquanto R$ 107.195,20 foram sequestrados de São Bento do Norte.
Os bloqueios de verba determinados pelo TJ foram autorizados a partir de procedimentos da divisão de precatórios do tribunal. De acordo com a divisão, o sequestro de verbas são permitidos pela Constituição Federal em caso de não pagamento dos precatórios. O Ministério Público também opinou pelo bloqueio dos valores.

TSE autoriza envio de militares para as eleições em 79 cidades do RN


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (20) o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante as eleições em 79 cidades do Rio Grande do Norte. As Forças Armadas permanecerão nos municípios nos dias 1º e 2 de outubro.

No fim de agosto, o presidente Michel Temer liberou a atuação das Forças Armadas, cabendo ao TSE a decisão sobre os locais e o período de intervenção. Há dois meses, o Tribunal Regional Eleitoral do estado recebeu pedidos de 111 municípios potiguares para reforçar a segurança com tropas federais durante as eleições de 2016.
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que aprovou a requisição das tropas federais nos moldes solicitados. "As razões que me levam a essa convicção são ressaltadas no acórdão do TRE-RN, que destaca a crise na segurança pública que está sendo vivenciada no local, com risco de comprometimento da normalidade das eleições e da integridade física dos eleitores”.
Em agosto, dezenas de cidades sofreram uma série de ataques, reivindicados por uma facção criminosa insatisfeita com a instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).

Ex-prefeito do município de Boa Saúde é condenado por improbidade administrativa


O juiz Flávio Ricardo Pires de Amorim, da Comarca de Tangará, condenou João Félix Neto, prefeito do município de Boa Saúde no período de 2 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro 1996, em várias penalidades em virtude da prática de inúmeros atos que caracterizam o crime de improbidade administrativa.
Entre as penas estão o ressarcimento integral do prejuízo ao erário com a aquisição, durante sua gestão, de produtos e serviços pelo Município sem o devido processo licitatório sem observância às formalidades legais, pagamentos de salários em duplicidade, despesas decorrentes de operações financeiras indevidas.
A condenação também foi pela falta de recolhimento de tributos em decorrência da negligência quanto arrecadação desses, acrescido de atualização monetária pelo INPC a contar da data de aquisição de cada produto ou serviço sem as formalidades legais, data de pagamento de salário em duplicidade, datas de incidência de despesas bancárias, bem assim a data de recolhimento dos tributos devidos, além de juros de 1% a contar da citação.

Em carta a Temer, 20 governadores do NE, Norte e Centro-Oeste pedem socorro


Os governadores das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste divulgaram uma carta aberta ao presidente Michel Temer reforçando o pedido por socorro financeiro e por novo encontro no Palácio do Planalto. O texto menciona a "situação de colapso" vivida pelos Estados, que prejudica serviços essenciais, e a seca que afeta a produção agropecuária. No documento, os governadores reiteram a demanda por um repasse de R$ 7 bilhões.
Desde a semana passada, os Estados dessas regiões intensificaram a pressão sobre o governo federal por um socorro financeiro nos moldes dos valores cedidos ao Rio de Janeiro. Ameaçaram com a edição de decretos de calamidade pública - pelo menos 14 Estados já teriam assentido com essa iniciativa. Um texto-modelo já havia sido compartilhado entre os governadores.
Os governadores argumentam que, como suas regiões têm poucas dívidas com a União, foram pouco contemplados pelo acordo de renegociação firmado em junho. O acerto, portanto, acabou não tendo grandes efeitos de alívio sobre as finanças de seus Estados, que também estão em crise.
Em reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, os governadores ouviram, no entanto, que um socorro seria muito difícil diante da grave situação fiscal do governo federal. Tampouco seria possível antecipar aos Estados receitas previstas com a repatriação, devido às incertezas em relação à arrecadação com essa iniciativa. 

A candidata a reeleição em Santa Cruz, Dra.Fernanda Costa inicia suas reuniões de bairro hoje no Alegre I

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Deputado Tomba propôs e a AL aprovou a destinação de 20% do recurso originado do REFIS para a realização de cirurgias


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) comemorou, na Assembleia Legislativa, a aprovação de 20% dos recursos arrecadados por meio do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), seja destinado para a área da saúde, com o objetivo único de viabilizar o pagamento de um mutirão voltado para a realização de cirurgias. Segundo ele, atualmente há cerca de 1.300 pessoas em casa a espera de cirurgias. Ele enfatizou ainda que o percentual não deverá ser utilizado para o pagamento da folha de servidores.
“A crise na saúde é grave, por isso proponho que, através de um Acordo de Liderança, esse percentual seja aprovado e que os recursos não sejam destinados para pagamento de folha, mas exclusivamente para a realização de cirurgias. O importante nesse momento é socorrer vidas de norte-rio-grandenses, pois saúde só se faz com dinheiro”, assinalou.
O Refis é um programa de Recuperação de Créditos Tributários que permite as empresas negociem débitos envolvendo o pagamento de vários impostos, como o Imposto de Circulação de Mercadorias (ICM), Imposto sobre Operações Relativas à circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre a Transmissão “causa mortis” e doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

Com 20 novas cidades em colapso, FETARN diz que prejuízos são ‘incalculáveis’ no RN


A Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) incluiu seis novas cidades na lista de municípios em situação de colapso no abastecimento de água no Estado. Os municípios de Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Paraú, Patu e Triunfo Potiguar estão sem o abastecimento regular. Ao todo, 20 cidades entraram nessa situação.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RN (FETARN), Manoel Cândido, o prejuízo causado pela estiagem no estado é incalculável. “A situação é delicada. Já vem se arrastando por bastante tempo e começa a se agravar neste quinto ano de seca. Os reservatórios de água estão secando. E agora os poços tubulares também estão secando, acabando com a produção e gerando desemprego”, disse ao Portal Agora RN.
Ainda de acordo com Manoel, a Federação está lutando por medidas emergenciais que possam beneficiar os trabalhadores rurais, mas o fato de o poder público não investir em ações permanentes prejudica os que dependem da agricultura.
“É muito difícil desenvolver medidas apenas quando está no período de seca. As ações devem ser permanentes. Infelizmente tem sido uma prática antiga do poder público, parar de investir no enfrentamento da seca quando chega o inverno. O que tem sido feito tem amenizado o problema, como a implementação de adutoras e poços, mas infelizmente não tem resolvido de forma definitiva”, lamentou.
Atualmente, 153 municípios potiguares estão com situação de emergência decretada em virtude da seca, o que corresponde a 91,6% das cidades do estado.

Adutora Manoel Torres tem parada pelo baixo nível do Rio Piranhas


Quatro municípios da região Seridó estão passando por alterações no sistema de abastecimento de água por causa da situação de seca que atinge o Estado. São eles Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas. Todos esses municípios são atendidos normalmente pela Adutora Manoel Torres, que capta água no Rio Piranhas e foi paralisada no último final de semana. Agora, cada cidade vai contar com um sistema alternativo para abastecimento em rodízio.
Caicó passa a ser atendida pelo Açude Itans, que tem funcionado como uma reserva técnica para períodos de maior escassez. São Fernando passa a ser atendida pelo Açude Público da cidade. Timbaúba dos Batistas está sendo abastecida por sistema privado próprio, mesma situação verificada na cidade de Jardim de Piranhas.
Um aumento na vazão do Rio Piranhas – que passará de 2,4 para 2,9 metros cúbicos por segundo – já foi autorizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), quando então a adutora deverá ser reativada.

Com preço médio em R$ 3,81, RN tem 2ª gasolina mais cara do Nordeste


O Rio Grande do Norte tem a segunda gasolina mais cara do Nordeste. O mais recente balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta preço médio de R$ 3,81 do combustível no estado potiguar.
O levantamento feito pelo órgão entre os dias 11 e 17 deste mês dá conta de que o Ceará lidera a gasolina mais cara da região, com preço médio de R$ 3,93; que equivale ainda à terceira mais cara do país.
Já entre as capitais do NE, Fortaleza e Natal lideram com os mesmos valores registrados nos respectivos estados.

Mega-Sena pode pagar R$ 32 milhões; veja os números sorteados

A Caixa sorteou na noite desta terça (20) em São Paulo (SP) as dezenas premiadas do concurso 1.858 da Mega-Sena, cujo prêmio está acumulado em R$ 32 milhões. Confira os números sorteados: 22 – 28 – 30 – 33 – 55 – 59.
O prêmio principal da Mega-Sena está acumulado desde 8 de setembro. A última vez que o prêmio principal teve ganhador foi no concurso 1.853. O rateio do concurso 1.858 ainda não foi divulgado pela Caixa.
Esta semana, serão realizados três sorteios da Mega-Sena, em função da “Mega Semana da Primavera”. Além do concurso desta terça, haverá sorteios na quinta (22) e no sábado (24). Geralmente, a Mega realiza concursos apenas às quartas e aos sábados.
Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50. As apostas podem ser feitas até uma hora antes do horário do sorteio, nas mais de 13 mil lotéricas do país.

Natal terá paralisação de ônibus nesta quinta-feira (22)

Segundo informações do Sintro-RN, Natal fará parte de uma paralisação nacional dos ônibus nesta quinta-feira (22). 
Ainda não se sabe se será uma paralisação total ou parcial da frota, nem o horário de início e término da movimentação.
Vale ressaltar que nesta mesma quinta-feira também irá acontecer uma paralisação dos professores da UFRN. Saiba mais em: http://bit.ly/2ckqoyA

Vendas de ingressos para Brasil x Bolívia, em Natal, começam na quinta


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou os preços dos ingressos para o jogo da seleção brasileira em Natal, no dia 6 de outubro, contra a Bolívia, às 21h45. A partida é valida pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Rússia 2018. As vendas começam nesta quinta-feira, às 10h, exclusivamente pelo site da CBF. Nos pontos fixos, a comercialização será iniciada a partir do dia 29 de setembro, em três locais: na bilheteria da Arena das Dunas, na loja Sport Master do Shopping Midway Mall e do Natal Shopping.

Confira os preços dos ingressos:
Arquibancada Inferior (Norte ou Sul)
R$ 150 (inteira)
R$ 75 (meia)
Arquibancada Superior (Leste ou Oeste)
R$ 170 (inteira)
R$ 85 (meia)
Arquibancada Inferior (Leste ou Oeste)
R$ 220 (inteira)
R$ 110 (meia)
Setor Premium (área exclusiva no setor inferior Leste, com serviços de alimentos e bebidas incluídos)
R$ 300 (apenas inteira disponível)
Setor VIP (área exclusiva no setor inferior Oeste, com serviços de alimentos e bebidas incluídos)
R$ 350 (apenas inteira disponível)
Camarotes de 18 a 30 lugares (setor inferior Oeste ou mezanino Oeste, com serviços de alimentos e bebidas incluídos)
R$ 400 por assento* (apenas inteira disponível)
* Venda apenas em lote fechado.
Camarote Villa Mix
R$ 350 (apenas inteira disponível)
Serviços: Camisa exclusiva do camarote; espaço exclusivo com lounge; entrada exclusiva; serviço incluso de bebidas (open bar de whisky, vodka, cerveja e refrigerante); DJ e shows da Banda Eva e da dupla Pedro & Benício.
* Formas de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito (1x)

Juiz Sergio Moro aceita denúncia do MPF e torna Lula réu na Lava Jato


O juiz Sergio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, acolheu nesta terça-feira (20) a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP).
Essa é a primeira vez que o petista vira réu no âmbito da Operação Lava Jato. Ele, contudo, já responde a uma ação penal por suspeita de tentativa de barrar as investigações de corrupção na Petrobras.
Além do líder do PT, também foi acolhida a denúncia contra sua esposa, Marisa Letícia, por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Outras seis pessoas também entraram para o banco dos réus na Lava Jato. Veja quem:
O que pesa contra Lula
Na denúncia acolhida hoje, os procuradores da Operação Lava Jato apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o chefe do esquema que desviou mais de 87,6 milhões de reais da Petrobras.
Sozinho, segundo o Ministério Público Federal, o petista teria recebido propina da ordem dos 3,7 milhões de reais em troca contratos da OAS com duas refinarias da Petrobras.
Os procuradores afirmam que o ex-presidente recebeu vantagens indevidas referentes à reforma de um tríplex de 215 metros quadrados, na Praia das Astúrias, em Guarujá (SP), e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantidos pela Granero de 2011 a 2016. Veja o que a OAS teria comprado para Lula, segundo o MPF.
Chefe do esquema
A suposta atuação de Lula como ” comandante comandante máximo do esquema de corrupção” da Petrobras, como afirmou o procurador Deltan Dallagnol na última quarta, não integra a denúncia acolhida hoje. O suposto crime de associação à organização criminosa é alvo de uma investigação aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).
Exatamente por essa razão o teor do discurso dos procuradores durante coletiva de imprensa na última quarta foi alvo de críticas. Para analistas consultados por EXAME.com, o tom exagerado da apresentação rendeu munição extra para o petista, que não economizou nas alfinetadas contra o MPF.
O que disse Lula
Em discurso de mais de uma hora na última quinta-feira,o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as acusações do Ministério Público Federal (MPF) e fez um desafio: “Prove uma corrupção minha e irei a pé para ser preso”.
“Eles construíram uma mentira, uma inverdade, como se fosse um enredo e está chegando o fim do prazo. Afinal de contas, já cassaram o Cunha, já elegeram o Temer pela via indireta, já cassaram a Dilma, agora tem que dar um fim da novela. Qual é o desfecho? Acabar com a vida política do Lula”, afirmou. “Eu tenho convicção que quem mentiu [em referência a setores da imprensa e MP] está em uma enrascada”.
Sem conclusões por ora
No despacho em que aceita a denúncia, Moro pondera que a decisão de hoje “não significa juízo conclusivo” quanto à culpa dos acusados.”É durante o trâmite da ação penal que o ex-Presidente poderá exercer livremente a sua defesa, assim como será durante ele que caberá à acusação produzir a prova acima de qualquer dúvida razoável de suas alegações caso pretenda a condenação”, afirma.
O juiz afirma que “lamenta” a imputação contra a mulher do ex-presidente. “Muito embora haja dúvidas relevantes quanto ao seu envolvimento doloso, especialmente se sabia que os benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobras, cultação do real proprietário do apartamento é suficiente por ora para justificar o recebimento da denúncia também contra ela e sem prejuízo de melhor reflexão no decorrer do processo”, escreve.
Veja a íntegra da decisão contra Lula

No RN, Cruzeta entra em colapso de abastecimento de água


A cidade de Cruzeta, localizada na região do Seridó potiguar, entrou em colapso de abastecimento de água nesta terça-feira (20). De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a baixa no nível do açude que abastece a cidade inviabiliza a continuidade do fornecimento regular de água.

Com a suspensão do abastecimento de Cruzeta, chega a 21 o número de cidades em colapso de abastecimento no estado. Além do município do Seridó, estão sem fornecimento de água os municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintose Tenente Ananias.
Segundo a Caern, com a condição de cidade em colapso, Cruzeta passa a ser atendida agora por um esquema emergencial que será operado pela Defesa Civil junto com a prefeitura e outros órgãos. Ainda de acordo com a companhia, estudos estão sendo realizados para encontrar medidas alternativas que possam contribuir para atenuar a situação de desabastecimento na cidade.
Além das cidades em colapso, outras 73 estão com o fornecimento de água sendo garantido por meio de rodízio. Ao todo, 153 municípios potiguares estão em situação de emergência por causa da falta d'água.
Seca Verde
Em julho, o G1 publicou várias reportagens sobre os efentos da seca no estado. Entitulada 'Seca verde marca quinto ano seguido de estiagem severa no RN', a série mostrou a dura realidade do sertanejo, que faz da busca por água uma árdua rotina.