terça-feira, 22 de novembro de 2016

Pensão paga a Agripino “desmoraliza noção de republicanismo”, afirma procurador da República


Atendendo à ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN), a Justiça Federal determinou que a União observe o teto constitucional quando do pagamento dos subsídios de senador da República a José Agripino Maia, considerando também para o cômputo da limitação o valor da pensão eletiva de ex-Governador. Os R$ 30.471,11 recebidos mensalmente pelo senador, a título de “pensão especial de ex-governador”, não eram contabilizadas na base de cálculo de seu teto salarial. O político já recebe R$ 33.763 de subsídio pelo cargo no Senado. As duas fontes totalizam R$ 64.234,11, valor 90,2% acima do limite constitucional, que atualmente é de R$ 33.763.
Com a decisão, o senador poderá escolher sobre qual das fontes de renda será descontado o valor irregularmente recebido. Caso ele não faça a opção, o Senado deverá descontar do subsídio o valor que ultrapassa o teto e repassar apenas a diferença que resta para o alcance do limite constitucional – R$ 3.291,89 –, enquanto a “pensão especial” continuar sendo paga a José Agripino. Isso sem considerar os demais descontos legais. O senador ainda poderá recorrer da decisão.
O teto salarial está previsto no artigo 37, XI, da Constituição Federal e foi regulamentado em 4 de junho de 1998 pelo Congresso Nacional, por meio da Emenda Constitucional nº 19. A partir daquela data, as remunerações dos servidores públicos, inclusive quando provenientes de mais de uma fonte, não poderiam ultrapassar o subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que hoje é de R$ 33.763, o mesmo valor do atual subsídio dos senadores.
Desde então, os vencimentos de José Agripino, somando o subsídio e a “pensão especial”, ultrapassam o teto e desrespeitam a Constituição. O senador recebe a “pensão especial” vitalícia de ex-governador desde 1986 quando deixou o governo, após seu primeiro mandato. Os vencimentos equivalem aos dos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual da ativa e o pagamento só foi interrompido entre março de 1991 e março de 1994, quando ele voltou a ocupar o cargo de governador do Rio Grande do Norte. O pedido de devolução dos recursos recebidos irregularmente nos últimos cinco anos não foi deferido pela Justiça Federal.
Pensão – Para o procurador da República Kleber Martins – autor da ação juntamente com os procuradores Rodrigo Telles, Victor Mariz, Fernando Rocha e Cibele Benevides -, “mais do que exótica, a mencionada pensão (de ex-governador) desmoraliza a própria noção de republicanismo, porque condenou o pobre povo potiguar a conceder a José Agripino Maia, por todo o resto de sua vida, um valor mensal equivalente às mais altas remunerações dos servidores públicos estaduais”.
No entender do representante do MPF, ainda mais grave é o fato de a pensão ser paga sem ter havido qualquer contrapartida, seja “a prestação de um serviço ao Estado – já que, pelo exercício do mandato de governador, aquele já havia recebido os salários respectivos no período – e nem mesmo o aporte de contribuições previdenciárias”.
O Ministério Público Estadual já constatou, inclusive, que o pagamento do benefício teve início sem sequer ter sido instaurado um processo administrativo. O MP/RN vem contestando a pensão na Justiça Estadual, através da Ação Civil Pública n° 0802742-42.2014.8.20.00001, que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal.
Já a ação do MPF tramita na Justiça Federal sob o número 0804429-59.2016.4.05.8400.

Em combate à pornografia infantil, PF cumpre cinco mandados no RN

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta terça-feira (22) na capital potiguar e nas cidades de Monte Alegre e São José de Mipibu, ambas na Grande Natal, cinco mandados de busca e apreensão contra quatro pessoas suspeitas de integrarem uma rede de pornografia infantil.

Os mandados fazem parte da Operação Darknet II, visando confirmar a identidade de suspeitos, bem como, levantar dados que corroborem as provas já existentes dos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes através do armazenamento, produção e compartilhamento de material contendo cenas de pornografia infantojuvenil.
A Operação Darknet II foi deflagrada a partir do Rio Grande do Sul e, além de cumprir mandados no RN, também cumpriu ordens judiciais em outros 14 estados.
A primeira fase da operação aconteceu em outubro de 2014, quando Polícia Federal rastreou o ambiente conhecido como Deep Web em investigações de combate à pornografia infantil, considerado até então um ‘meio seguro’ para que usuários da internet divulgassem anonimamente conteúdos variados que impossibilitavam a identificação do ponto de acesso (IP) e ocultavam o real usuário que acessava a rede.
Através de metodologia de investigação inédita, a PF conseguiu quebrar esse paradigma e, já naquela oportunidade, identificou quase 100 usuários que compartilhavam pornografia infantil, quando apenas se tinha notícia de que as polícias dos Estados Unidos e da Inglaterra haviam sido capazes de investigar crimes praticados através da Deep Web. Ainda em 2014, um comerciário e um servidor público foram presos no RN.

Em período de raras chuvas, Prefeitura de Santa Cruz constrói cacimbas na Zona Rural


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na semana passada uma importante ação de assistência ao homem do campo, a construção de cacimbas na Zona Rural. A primeira comunidade a ser beneficiada foi Massapê

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou que a ação, que contemplará outras comunidades nos próximos dias, não resolve completamente a situação que as famílias rurais passam em decorrência do longo período de estiagem, entretanto, é muito importante para aqueles que dispõem de pouquíssimos recursos hídricos para sobreviver. A qualidade da água obtida com as escavações das cacimbas em alguns casos é muito boa, podendo atender as necessidades dos seres humanos e dos animais.

Eduardo Medeiros explicou ainda que o uso das cacimbas é coletivo, ou seja, uma mesma cacimba poderá ser utilizada por várias famílias de uma mesma comunidade, beneficiando dezenas de pessoas.

Santa Cruz é um dos vários municípios potiguares com estado de calamidade decretado em virtude da falta de chuvas e muitas das comunidades rurais do município são abastecidas pela operação carro-pipa do Exercito. A construção das cacimbas contribui para que as famílias rurais possam superar esse momento difícil e de raríssimas chuvas.


Diretório nacional do PR suspende deputada potiguar Zenaide Maia por um ano

A Executiva Nacional do PR decidiu nessa segunda-feira, 21, pela suspensão de dois deputados federais por votarem contra a PEC 241/2016, que cria um teto para os gastos públicos. Silas Freire (PI) foi suspenso por 9 meses, enquanto a potiguar Zenaide Maia (RN) foi suspensa por 12 meses. 
 
Os parlamentares não devem perder suas participação em comissões do Congresso, mas não podem, durante o período de suspensão, assumir a liderança do partido na Câmara. 
 
A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), filha do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi expulsa da legenda pela mesma razão.
 
Não existe nenhuma previsão de suspensão ou expulsão de Anthony Garotinho, que foi preso na semana passada no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria do PR, não há no momento qualquer representação contra o ex-governador. É preciso que algum membro filiado ao partido requeira que o afastamento de Garotinho seja discutido pela Executiva Nacional do partido para que o assunto entre em pauta.
 
A respeito da expulsão da filha de Garotinho, Clarissa era alvo de processo de expulsão do PR por ter votado contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um teto para os gastos públicos, contrariando decisão do partido de fechar questão para que todos os seus parlamentares votassem a favor da medida.
 
A expulsão coincide com a tentativa do partido de se distanciar do episódio envolvendo a prisão de Garotinho, acusado de compra de votos. Na quarta-feira, 16, a sigla divulgou um comunicado dizendo que não comentaria a prisão do ex-governador na "Operação Chequinho." Garotinho foi líder da bancada do PR até 2014.

Petistas insatisfeitos e alas do PSOL discutem com MTST criação de um novo partido

Juntando os cacos Está em curso uma articulação para se criar um novo partido de esquerda no país. As discussões envolvem setores do PT, insatisfeitos com os rumos do partido, integrantes do PSOL e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). As conversas se cristalizaram depois das eleições municipais, com a constatação de que o projeto petista ruiu. O movimento, ainda difuso, diz que não se pautará pela eleição de 2018, mas considera importante estar na próxima disputa ao Palácio do Planalto.
Os indicados Aos menos três nomes circulam como possíveis candidatos à Presidência da República: o ex-ministro Tarso Genro (PT-RS), o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) e o coordenador do MTST, Guilherme Boulos.
Volte duas casas O movimento por um novo partido surgiu em 2014, logo depois da reeleição de Dilma Rousseff, mas foi colocado em banho-maria para não atrapalhar a atuação da esquerda contra o impeachment.

Por: Folha de S. Paulo

Wesley Safadão vai promover Jogo da Amizade em Fortaleza


A partida terá a participação de artistas da música, do humor e craques do futebol do cenário local e nacional com o objetivo de arrecadar alimentos para ajudar instituições filantrópicas.
 
“No ano passado, nosso jogo foi um grande sucesso. Podíamos ver muitas famílias nas arquibancadas. Foi muito bonito ver tantas pessoas abraçando essa grande causa. Foi um momento muito especial. Neste ano será ainda melhor”, disse Wesley Safadão ao portal.
 
Os ingressos serão vendidos a partir desta terça-feira, 22, ao preço de R$ 20.  De acordo com OPovo Online, o valor integral  arrecadado com os ingressos será convertido em doações para instituições sem fins lucrativos.

Paredões de som são apreendidos em festa irregular na Zona Sul de Natal


Três paredões de som foram apreendidos em uma festa na tarde deste domingo (20) no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital potiguar. A apreensão foi efetuada em uma fiscalização ambiental realizada por policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental. "Os equipamentos estavam funcionando acima do que é permitido por lei e incomodava os moradores do bairro", relatou a Cipam.

Em nota, a assessoria de comunicação da PM disse que o material foi apreendido durante uma festa considerada irregular, já que estava sendo realizada em uma Zona de Proteção Ambiental e sem nenhuma licença dos órgãos públicos.
No sábado (20), uma operação também foi realizada em diversos bares da orla marítima nas zonas Leste e Norte de Natal. Outros equipamentos de som foram apreendidos e os condutores de veículos e estabelecimentos foram notificados.

Reestruturação no Banco do Brasil atinge 12 unidades no Rio Grande do Norte

Os efeitos da reformulação planejada pelo Banco do Brasil, anunciado nesta segunda-feira (21) pelo presidente Paulo Caffarelli, atingirão 12 unidades no Rio Grande do Norte, das 402 agências fechadas e 379 transformadas em postos de atendimento por todo o Brasil.
No caso do estado potiguar, seis agências serão transformadas em postos de atendimento, enquanto que as outras seis serão fechadas. Ao todo, o Rio Grande do Norte possui 109 unidades de atendimento do Banco do Brasil – 83 agências e 26 postos de atendimento.
Confira quais serão as agências encerradas e reformuladas:
ENCERRADAS
  • Av. Ayrton Senna (4301) – Natal
  • Base Naval (4460) – Natal
  • Biomédico (4462) – Natal
  • Midway Mall (4717) – Natal
  • Norte Shopping (5872) – Natal
  • Fab-Bant (4463) – Parnamirm
REFORMULADAS
  • Afonso Bezerra (142)
  • Florânia (2066)
  • Governador Dix-Sept Rosado (2084)
  • Martins (2264)
  • Mossoró (4711 – Petrobrás)
  • Natal (4716 – TRT)
Com informações da Tribuna do Norte

'Estou sem chão', diz pai de garota de 14 anos morta por bala perdida no RN

“Estou sem chão. A dor que sinto é insuportável”. O sofrimento é do autônomo Ricardo Souza, de 33 anos. Ele é pai da adolescente Samara Rayssa Guedes de Souza, de 14 anos, morta na noite deste domingo (20) vítima de uma bala perdida no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.
As palavras foram ditas na manhã desta segunda (21) em frente ao necrotério do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, momento em que Ricardo esperava o corpo de sua filha ser levado para necrópsia no Instituto Técnico de Perícia (Itep). “O que aconteceu com minha menina é algo que nunca mais vou esquecer. Tudo o que posso fazer agora é esperar por justiça, que a polícia encontre os assassinos que mataram minha filha e que eles paguem pelo crime que cometeram”, afirmou.
Ainda de acordo com o pai, Samara era a irmã mais velha de seis irmãos.
O caso
Ricardo e a filha estavam na rua onde moram quando houve uma troca de tiros envolvendo assaltantes. Aconteceu por volta das 19h deste domingo (20) no conjunto Leningrado, região carente da cidade. Na fuga, uma das motocicletas usadas pelos bandidos atropelou uma criança de três anos. "Naquele instante, fui prestar socorro. Foi quando minha filha se aproximou de mim dizendo que havia sido baleada na barriga", recordou.
Ferida, Samara foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro de Cidade da Esperança e em seguida transferida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, onde passou por cirurgia. Por volta das 21h ela morreu.
A PM ainda fez buscas, pela região, mas nenhum suspeito foi localizado. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Prefeitura de Santa Cruz define finais do Campeonato Municipal e Ruralzão para 26 de novembro


As finais do Campeonato Municipal de Futebol e do Ruralzão já têm data definida. As duas competições, realizadas pela Prefeitura de Santa Cruz, terão suas partidas decisivas no próximo dia 26 de novembro (sábado).

Uma reunião, realizada nesta quinta-feira (17), entre o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, e representantes das equipes finalistas definiu a data e os horários dos jogos. No Raralzão, Pau de Leite x Rancho Kambito decidirão o título a partir das 15h30. Já o Campeonato Municipal será decidido entre Juventude x Evabary em seguida, a partir das 17h. Os dois jogos serão realizados no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão).

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Diplomação de prefeitos, vices e vereadores eleitos será dia 19 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizará no dia 19 dezembro, às 15h, a diplomação dos candidatos eleitos em Natal no pleito de 2016. A cerimônia acontecerá no Hotel Holiday Inn (Salão Atlântico), localizado na avenida Salgado Filho, 1906, em Lagoa Nova.
Na capital potiguar, o ato da diplomação está a cargo do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Reynaldo Odilo Martins Soares. A cerimônia contará com a presença do Presidente do TRE-RN, desembargador Dilermando Mota.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Em Natal, serão diplomados, na cerimônia, o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos. Os suplentes de Natal receberão os diplomas após requisição na 1ª Zona Eleitoral.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ex-governador do RJ, Sérgio Cabral é preso na Operação Calicute, nova fase da Lava Jato


A Polícia Federal, com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagram nesta quinta-feira, 17, a Operação Calicute com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi preso preventivamente.
Em nota, a PF informou que a apuração em curso identificou fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes estatais, incluindo um ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, além de outros fatos.
Duzentos e trinta policiais federais cumprem 38 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, bem como 14 mandados de busca e apreensão, 02 mandados de prisão preventiva e 01 mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.
São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros. Também participam das diligências dezenove procuradores do MPF e cinco auditores fiscais da RFB.
A Operação Calicute é resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava Jato no Estado do Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prefeito eleito de Sítio Novo, Edilson Junior, define nomes da equipe de transição de governo

O Prefeito Municipal de Sítio Novo/RN, Richardson Xavier, definiu o início do processo de transição de governo. O texto, publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, Dispôs sobre a transição de governo, e instituiu as equipes de transição de governo e mandato da Prefeitura de Sítio Novo.

À equipe de transição serão prestadas as informações sobre o funcionamento dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do município, as contas públicas e os programas e projetos do prefeito.

A transição é necessária para que o próximo chefe do Executivo tenha condições de se inteirar do funcionamento dos órgãos e das entidades da administração pública municipal, além de ter acesso às informações e relatórios hábeis ao cumprimento da missão institucional.

Foram nomeadas a “Equipe de Transição de Governo”, indicada pelo atual prefeito, do Município de Sítio Novo/RN, Richardson Xavier e a “Equipe de Transição de Mandato” contendo os membros indicados pelo prefeito eleito Edilson Junior :

Equipe de Transição de Governo:

- Membro-coordenadora, a senhora RAFAELA DYNARA AZEVÊDO CUNHA LIMA, titular da Chefia de Gabinete e Secretária interina de Planejamento;

- PAULO VICTOR DE LIMA BEZERRA, atual Secretário Municipal de Finanças e Tributação;

- ALMIR FERREIRA DA SILVA, atual Secretário Municipal de Administração;

- EDVAGNO TEIXEIRA DE AZEVÊDO, atual Controlador;

- MAYRA ALLANA PEREIRA DA SILVA, atual Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social;

- ROZIVÂNIA TEIXEIRA DE AZEVEDO, atual Secretária Municipal de Saúde;

- GEORGE MIGUEL GUEDES DUARTE, atual Assessor de Contabilidade.


Equipe de Transição de Mandato:


- Membro-coordenadora, a senhorita JOANA D’ARC FERNANDES;

-
RONIÉRICK GOMES DA SILVA, membro responsável pela pasta da Administração;

-
FABRÍCIA BARBOZA ALVES, membro responsável pela pasta da Finanças;

-
BRUNO COSTA MACIEL, membro responsável pela pasta do Controle Interno;

-
MICHERLAN MORAIS DA SILVA, membro responsável pela pasta de Obras, Transportes e Serviços Urbanos;

-
JORGE LUIZ DA SILVA, membro responsável pela pasta de Planejamento;

-
ALEXANDRE AVELINO DOS SANTOS, membro responsável pela pasta de Educação;

-
DÁRIO SERAFIM DANTAS, membro responsável pela pasta de Saúde;

-
LUIZ HENDEMBURGO GOMES GONZAGA, membro responsável pela pasta de Assistência Social;

MARCOS SUEL DA SILVA, membro responsável pela pasta de Esportes;

-
Membros suplentes, JOÃO PAULINO DOS SANTOS NETO, FRANCISCO PEREIRA CRUZ e MARCIO ANTONIO SERAFIM.



Via: Blog Sítio Novo em Foco

Prefeito Eleito Jorginho anuncia nomes da equipe de Transição de Mandato e possíveis Secretários das pastas

O prefeito eleito nas ultimas eleições municipais da cidade de Tangará, Jorge Eduardo de Carvalho Bezerra anunciou nesta quarta-feira (16) os nomes que vão compor a sua equipe de “transição de mandato” nos termos da resolução nº 034/2016 do TCE/RN. (Tribunal de contas do Estado do RN).
Conheça abaixo os primeiros nomes de confiança do prefeito eleito jorginho;
Membro e Responsável pela Coordenação da Equipe o vice-prefeito Eleito, Ewerton Thiago.
Membro e Responsável pela Equipe e Responsável pela pasta da “Administração”, Adriano Cézar Silva Pinto.
Membros da equipe e responsável pela pasta:
Controladoria: Wilson Barbalho da Fonseca Junior.
Previdência Própria: Dário Diniz Serqueira Leite.
Saúde: Maria do Livramento Silva.
Educação: Margarete paiva de Melo.
Obras: Pablo Diego Silva Gonçalves.
Procuradoria: Dr. Leonardo Silva Dias de Almeida.
Licitações e contratos: Francisco Altino de Paiva Neto.
Contabilidade: João Paulo dos Santos Neto e Hérica Tatiane Brito de Oliveira.
Finanças: Jaime da Câmara Junior.

Via: Blog Tangaraense

Proposta de iniciativa do deputado Tomba Farias, Assembleia aprova primeiro título de persona non grata


Por iniciativa do deputado Tomba Farias (PSB), a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (16), o primeiro título de persona non grata, destinado à atriz Alexia Dechamps. O parlamentar justificou sua proposição pelo comportamento desrespeitoso que a atriz teve com os nordestinos, recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a proposta de regulamentação das vaquejadas no país.
“Enquanto parlamentar e nordestino exijo punição a esta senhora e a qualquer outra pessoa que tenha comportamento semelhante.”, disse o deputado, que considerou o ato como preconceituoso.
No último dia 25 de outubro, Dechamps causou polêmica ao dizer “Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês”, durante o debate em Brasília. O parlamentar Tomba Farias estava presente ao evento com uma comitiva de potiguares.
O título de “Persona Non Grata”, expressão latina cujo significado literal é “pessoa não agradável”, “não querida” ou “não bem vinda”, foi aprovado por unanimidade na Assembleia.

Candidato a prefeito de Goianinha é encontrado morto


O engenheiro agrônomo Renato Lima Ribeiro, de 47 anos, que nas eleições municipais deste ano disputou a prefeitura de Goianinha, município distante pouco mais de 70 quilômetros de Natal, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (16). Segundo o delegado Wellington Gomes, o corpo estava dentro de um carro e havia marca de um tiro perto do ouvido direito. O delegado não descarta a possibilidade de suicídio. 
Ainda de acordo com o delegado, o veículo estava em uma granja que pertence ao próprio Renato. "Fica na zona rural, numa comunidade chamada Sítio Guariba. O carro estava com a porta do motorista aberta. Aparentemente não há marcas de fora para dentro", ressaltou. "Ainda estamos aguardando a chegada da perícia do Itep (Instituto Técnico de Perícia), que é quem pode mexer no corpo e entrar no carro. Por isso não sabemos se há alguma arma dentro do veículo. De fora não dá pra ver", ressaltou.
Renato Lima era filiado ao DEM. Ele obteve 8.020 votos, perdendo a disputa para Berg Lisboa, do PSD, que conquistou 8.540 votos.
Atualmente, ainda de acordo com o delegado, Renato presidia a Associação dos Cortadores de Cana de Açúcar de Goianinha. Casado, ele deixou mulher e três filhos. Há dois dias, de acordo com uma postagem recente em uma rede social, ele comemorou o aniversário de um dos filhos, que fez cinco anos.

Polícia Federal prende ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho

Policiais federais da Delegacia de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, prenderam hoje (16) o ex-governador fluminense Anthony Garotinho. Segundo a Polícia Federal, a prisão faz parte de investigações relativas ao uso do programa Cheque Cidadão, do município de Campos, para compra de votos.
Segundo informações da Delegacia Federal de Campos, Garotinho foi preso em sua casa, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, Garotinho é secretário de Governo do município de Campos (RJ), onde a mulher dele, Rosinha Garotinho, é prefeita.
Além de ex-governador, Garotinho também foi deputado federal e prefeito de Campos.

Com triplo e duplo homicídios, PM registra noite violenta no RN

Oito pessoas foram mortas a tiros entre a noite da terça (15) e madrugada desta quarta-feira (16) no Rio Grande do Norte. Somente na região Metropolitana da capital, foram sete assassinatos: três em Natal, dois em Parnamirim, um em Ceará-Mirim e outro em São José do Mipibu. O oitavo homicídio foi registrado em Mossoró, na região Oeste do estado. Segundo a Polícia Civil, ninguém foi preso. Os casos foram relatados ao G1 pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Atrasos de pagamentos a terceirizados da Prefeitura do Natal já ocorrem há quase 1 ano


Os funcionários terceirizados da Prefeitura do Natal não têm previsão para receberem os salários referentes ao mês de outubro. Segundo informações apuradas pelo Portal Agora RN, a PMN ainda não estipulou data para o referido pagamento e os vencimentos de setembro só foram repassados no dia 03 deste mês.
A reportagem apurou ainda que os valores referentes ao vale-transporte, que devem ser pagos mensalmente aos terceirizados, não estão sendo repassados integralmente. Do valor referente a agosto, apenas metade foi pago (R$ 124,00) no início deste mês. Já os que são referentes a setembro e outubro não tiveram qualquer repasse.
Os atrasos aos pagamentos de funcionários que trabalham na Prefeitura através da terceirização já ocorrem há quase um ano. Pela legislação, deveriam ser pagos até o quinto dia útil do mês seguinte. Em boa parte deste período, vinham sendo pagos entre 20 e 25 de cada mês. Desde setembro chegaram no estágio de atraso atual.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Superlua leva milhares de natalenses às praias nesta segunda-feira


O fenômeno da Superlua, visível na noite desta segunda-feira (14), levou milhares de natalenses às praias e praças da capital para admirarem o fenômeno que só deve acontecer de novo em 2034.
Grupos de amigos e familiares saíram de casa para admirar a lua de vários pontos da cidade. Na Via Costeira, o Vale das Cascatas recebeu centenas de visitantes durante a noite.
Com bares lotados, a praia de Ponta Negra também virou ponto de muita procura. A partir das 18h, o trânsito começou a ficar intenso na Av. Engenheiro Roberto Freire devido ao fluxo intenso de veículos.
A praia dos artistas e do meio também viraram ponto de contemplação para os visitantes. Turistas que curtem o feriadão na cidade também se fizeram presentes.

Trecho da BR-101 em Parnamirim é interditado para obra de viaduto

Um trecho da BR-101 em Parnamirim, na Grande Natal, será interditado a partir do próximo sábado (19) para construção do viaduto de Emaús. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O trecho ficará fechadao por um período de cinco meses.
De acordo com a nota assinada pelo superintendente regional do DNIT, Walter Fernandes, as pistas principais da BR-101, nos dois sentidos, ficarão fechadas para o tráfego de veículos. O trânsito será desviado para as marginais.
Ainda de acordo com o DNIT, o trecho interditado tem um quilômetro de extensão - entre o KM 100,34 e o KM 101,34. A nota diz que a interdição é necessária para a implantação do viaduto de Emaús.
Interdições
No dia 17 de setembro um trecho da BR-101 em Natal, próximo ao túnel de Neópolis, também foi interditado para a construção de um túnel. No local, o trânsito também é desviado para as marginais da BR. Neste caso, o prazo dadoa pelo DNIT para a liberação da via foi de 120 dias.

Globo Rural - Experiência no RN abre caminhos para o reuso da água no Brasil (parte 2)

                      

Globo Rural - Experiência no RN abre caminhos para o reuso da água no Brasil ( parte 1)

                     

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Prefeitura de Santa Cruz divulga a programação completa do IV Fest Frango


Nos próximos dias 24, 25 e 26 de novembro acontece a IV edição do Fest Frango, evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz e que tem o objetivo de fomentar avicultura no município. O Fest Frango já tem a sua programação definida e contará mais uma vez com o Festival Gastronômico, seminário, feira de artesanato, apresentações culturais e shows musicais, numa estrutura montada na Praça Presidente Vargas (Pátio da Matriz).

Para realizar o evento este ano, a Prefeitura de Santa Cruz conta com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.

Repatriação: STF assegura ao RN direito a R$ 211 milhões das multas


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte obteve vitória junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) no pedido para receber percentual das multas aplicadas pela Lei de Repatriação. A decisão do STF é liminar e assegura o depósito judicial, pela União, de R$ 211 milhões em benefício do RN, até que a ação movida pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, seja julgada pelo plenário do STF.
A decisão foi proferida na noite da última sexta-feira (11). O procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, avalia como "uma primeira vitória". "Vencemos uma batalha, falta agora vencer a guerra", disse.
Ministra concedeu decisão favorável ao RN
A decisão liminar da ministra Rosa Weber acontece no tramite da Ação Civil Originária (ACO) 2440 impetrada pela Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte. A ação ainda não tem data para ser votada em plenário. O RN já recebeu R$ 211 milhões referentes à parcela do Imposto de Renda arrecadado pela Lei da Repatriação. Estes recursos foram empregados na folha de pagamentos do Estado.
A norma referente à repatriação permite a empresas e pessoas físicas declararem recursos depositados em outros países mediante o pagamento de imposto de renda no valor de 15% e pagamento de multa também de 15%.

“Não sei se vai ter algum louco”, diz Nelter sobre candidatos ao governo do RN em 2018


Perguntado sobre as articulações para as eleições estaduais em 2018, o deputado Nelter Queiroz disse não estar participando de discussões nesse sentido, mas acredita ser difícil que alguém tenha disposição para enfrentar o governo do Estado.
Para ele, com o estado quebrado, o vencedor deve receber uma bomba para governar. “Nos bastidores sempre tem debates, mas não sei se vai ter algum louco, com a cabeça no lugar, que queira enfrentar uma candidatura ao governo do Estado não… Quem assumir, vai receber uma bomba”, declarou.
Ele criticou a atuação dos poderes quanto à situação financeira do Estado e defendeu que o governo atrase o repasse, caso não tenha dinheiro para cumprir suas obrigações. “Está uma coisa escandalosa. Por exemplo, gastar 93 milhões com gratificações só no TJ, fora os outros poderes. Tudo se culpa o governador. Não quero defende-lo, mas sim o estado. O estado não sobrevive dessa forma. O que eu defendo é que se atrasar dinheiro para o executivo, também deve se atrasar os outros poderes, porque é tudo de uma fonte só. Mas não se atrasa o repasse dos poderes porque, se atrasar um dia, já dão em cima do governador, pedindo afastamento. Não importa quem seja”, revelou o deputado.

Ebserh convoca concursados para o Hospital Onofre Lopes, em Natal

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) convocou vários profissionais que fizeram concurso para atuar junto ao Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), em Natal. A convocação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (14). As vagas são para enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, dentre outros.
Os candidatos convocados devem comparecer nos dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, conforme agendamento enviado por e-mail, ao Hospital Universitário Onofre Lopes, para apresentação da habilitação específica dos requisitos dos cargos (original e cópia); entrega de currículo, dos documentos necessários para contratação (original e cópia) e comprovante de preenchimento do formulário online de dados cadastrais. A lista da documentação está disponível no site da Ebserh. 

Em crise, governo do RN não tem recursos para pagar 13º de servidores


O governo do Rio Grande do Norte não tem recursos para pagar o 13º dos servidores este ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Além disso, o estado cortou investimentos, deixou de pagar fornecedores e vem pagando os salários de forma escalonada. Diante da situação, o governo avalia a possibilidade de decretar calamidade pela situação econômica. "Essa é uma matéria que vem sendo objeto de estudo de todos os governos da região Nordeste", informou a Seplan.

Em nota emitida na manhã desta sexta-feira (11), o governo do Estado diz que tem se empenhado para pagar o funcionalismo. "O Governo tem empenhado todos os esforços para reduzir os efeitos da crise econômica do país no Rio Grande do Norte e conseguir os recursos necessários para honrar todos os compromissos assumidos, incluindo o 13º salário dos servidores. O Estado ainda busca, junto à União, o valor correspondente à multa dos recursos da repatriação e, em paralelo, também espera arrecadar aproximadamente R$ 200 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis)".
De acordo com o governo, no Rio Grande do Norte, quase 40% das receitas do Estado têm como fontes transferências federais. De janeiro de 2015 a setembro de 2016, as frustrações de receita chegaram a R$ 980 milhões em comparação ao previsto para os orçamentos dos dois anos.
Com a queda nas receitas, o estado reduziu os investimentos. A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015 estimou, para a rubrica de investimentos, empenhos de R$ 1,8 bilhão. Porém, em virtude da crise econômica, o Estado realizou R$ 425 milhões.
O pagamento de fornecedores também vem sofrendo atrasos por falta de recursos. No dia 1º de novembro o maior hospital público do estado - o Walfredo Gurgel - suspendeu o fornecimento de comida para acompanhantes de pacientes e para servidores. A alimentação passou a ser fornecida somente para os pacientes internados porque a empresa que fornece os alimentos não foi paga e deixou de entregar.
A Seplan confirmou que "a obrigatoriedade do repasse do duodécimo e do pagamento da dívida pública em paralelo aos esforços realizados para honrar o compromisso com o funcionalismo levou o governo a atrasar o pagamento de alguns fornecedores". Mas nem os compromisso com o funcionalismo vêm sendo cumpridos.
O pagamento dos salários do mês de setembro só foi concluído no dia 28 de outubro. Para o pagamento do mês de outubro o governo não apresentou nenhum calendário. Não há também qualquer garantia de pagamento do 13º. "Em face da crise econômica, o governo tem encontrado dificuldades para pagar o funcionalismo em dia e tem trabalhado para buscar os recursos necessários para pagar o 13º salário", informou a Secretaria de Planejamento.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

“Festival Gastronômico” será novamente uma das atrações do Fest Frango e reunirá restaurantes e lanchonetes locais.

A Prefeitura de Santa Cruz segue com os preparativos para a 4ª edição do Fest Frango, que tem em sua lista de atrações o “Festival Gastronômico”. Restaurantes locais estarão instalados no Pátio da Matriz durante os três dias do evento (24,25 e 26 de novembro) oferecendo, a preço popular, pratos especiais preparados à base de frango. A proposta é valorizar a culinária local e mostrar os sabores que o frango pode proporcionar.

Uma consultoria foi contratada por meio do Sebrae para orientar os responsáveis pelas cozinhas dos restaurantes na criação dos pratos. Todos os estabelecimentos confirmados no evento já foram visitados e tiveram seus pratos definidos. Dois representantes de cada estabelecimento ainda participarão na próxima semana de uma oficina, em Natal/RN, sobre receitas que utilizam como ingrediente principal o frango, além de um curso de manipulação segura de alimentos que acontecerá no período de 21 a 23 de novembro, no auditório do Sebrae, em Santa Cruz/RN.

O “Festival Gastronômico” contará com as participações dos restaurantes “Refúgio e Requinte”, “Point Pizzaria”, “Redemais”, “Chapa Kenti”, “Sushi Bar”, “Chellys Top Saladas”, “Sérgio do Bauru” e “Kiosque Nossa Senhora de Fátima”

Santa Cruz ostenta já há alguns anos o título de maior produtor de frango do Rio Grande do Norte e o Fest Frango foi idealizado pela gestão da Prefeita Fernanda Costa para fomentar essa importante atividade econômica desenvolvida no município.


Foto: André Fotos

No RN, estudantes ocupam prédio da Secretaria Estadual de Educação


Dezenas de estudantes ocuparam o prédio da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, em Natal, na tarde desta quinta-feira (10). Eles protestam contra a reorganização escolar proposta pelo governo do estado, e ainda contra a PEC 55 que tramita no Senado e estabelece um teto para os gastos públicos.
A Secretaria Estadual de Educação começou a reordenação das escolas do estado dividindo as instituições por série: algumas vão oferecer apenas ensino médio e outras apenas ensino fundamental. A medida, no entanto, não é aceita pelos estudantes já que a mudança fará com que eles estudem longe de onde moram.
A escola Jean Mermoz, no bairro Bom Pastor, é um exemplo das que passarão pela reorganização. A partir do próximo ano ela vai ofertar apenas o ensino fundamental. "Vai trazer grandes prejuízos para os nossos alunos já que essa é a única escola do bairro que tem o ensino médio", disse o vice-diretor da unidade, Antônio Lisboa. Estudantes da Escola Jean Mermoz e moradores do bairro fizeram um protesto nesta quarta-feira (9). O Estado alega que a reorganização é necessária para garantir a qualidade do ensino ofertado.

Com 112 metros, Árvore de Mirassol é acesa em Natal


A tradicional Árvore de Mirassol, localizada na Zona Sul de Natal, foi acesa oficialmente nesta quinta-feira (10) por volta das 19h. Dezenas de pessoas acompanharam o acender das luzes que encantam os natalenses neste período do ano. A capital potiguar também terá outras duas árvores natalinas localizadas na Zona Norte.
A estrutura da árvore tem 112 metros de altura e a decoração contempla a simbologia dos Reis Magos. A casa do Papai Noel também foi 'inaugurada' e ficará aberta às sextas, sábados e domingos das 18h às 22h.
Na Zona Norte, duas outras árvores de 30 metros estão sendo edificadas. Uma no entorno do Ginásio Nélio Dias, já em fase final, e uma outra no Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros.

MPF processa deputado estadual do RN por desvio de recursos


Com base em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação por improbidade contra o ex-prefeito de São Miguel e atual deputado estadual, José Galeno Diógenes Torquato. Outras sete pessoas e três empresas envolvidas no desvio dos recursos destinados à construção de uma unidade de saúde na zona urbana de São Miguel, em 2010, quando o parlamentar administrava o Município, também foram denunciadas. De acordo com o MPF, a licitação foi forjada e houve ainda superfaturamento de R$ 34 mil, cujo prejuízo foi coberto com recursos públicos, sem que a empresa sofresse qualquer sanção.

Governo Federal reconhece situação de emergência em 153 cidades do RN


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência por causa da seca em 153 - dos 167 - municípios do Rio Grande do Norte. A portaria que reconhece a emergência foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial da União (DOU).

Em 23 de setembro, o Governo do Rio Grande do Norte decretou estado de emergência nas mesmas cidades. De acordo com o decreto assinado pelo governador Robinson Faria, o estado fica livre para contratar, sem licitação, as obras e os serviços necessários para reduzir os efeitos para as consequências provocadas pela estiagem. O decreto vale por 180 dias a partir da publicação.
G1 já havia antecipado a intenção do governo de prorrogar a situação de emergência. O decreto é o 7º consecutivo em cinco anos de estiagem severa.
No decreto, o governador considera que os cinco anos de seca desestruturaram cadeias produtivas do estado, afetando inclusive as exportações e a arrecadação de impostos. De acordo com governo, a estiagem causou uma frustração, quase por completo, das safras de grãos, tubérculos e demais culturas de subsistência, desestruturou a cadeia produtiva do mel - inviabilizando as exportações - e reduziu a em mais de 30% a produção de milho, arroz, feijão e sorgo.
Ainda de acordo com o decreto, os prejuízos no setor agropecuário é estimado em algo superior a R$ 4 bilhões. Para o Estado, o prejuízo representa uma redução de 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto do RN.
Além dos problemas econômicos criados pela estiagem, a falta de chuva também afeta o abastecimento da população das cidades atingidas. O Governo também considerou o relatório da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern) que aponta 14 cidades em colapso e 79 com o fornecimento de água sendo feito por rodízio.
Segundo um relatório do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), dos 47 reservatórios de água com mais de 5 milhões de metros cúbicos de água no RN, 21 estão em volume morto e oito estão secos. Ainda de acordo com o Igarn, a tendência é que outros cinco entrem em volume morto até o fim do ano.

Socorro dos Anjos cumpre agenda administrativa em Brasília


A prefeita de Serra Caiada, Socorro dos Anjos (PSD), já está em plena atividade de articulação para o segundo mandato. Ao lado do esposo e ex-prefeito Faustinho Andrade, a gestora municipal cumpre agenda administrativa em Brasília em busca de recursos para mais uma etapa do seu projeto de governo.

Nesta quarta-feira (09), se reuniu com o deputado federal Fábio Faria para discutir a implantação do Mirante da Serra, um terminal turístico que vai auxiliar turismo religioso, ecológico e de aventura, complementando a rota de visitantes entre o litoral e o interior potiguar.

"Mostramos a importância do projeto do Mirante da Serra, onde trará o desenvolvimento turístico para nossa cidade. Com fé em Deus tudo dará certo, porque queremos colocar Serra Caiada na rota do turismo religioso", disse a prefeita, que segue na capital federal até o próximo sábado (12).

Com parceria da Prefeitura de Santa Cruz, formação de professores sobre combate ao trabalho infantil será lançada nesta quarta (09)


A Prefeitura de Santa Cruz é parceira do Canal Futura e da Fundação Telefônica no desenvolvimento de ações no município do projeto “Pedra, Papel e Tesoura” e, nesta quarta-feira (09), será lançado, no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 14h, mais uma das ações do projeto, que consiste na formação de professores da rede pública de ensino. A capacitação dos professores ocorrerá na quinta-feira (10), das 8h às 12h, na sede do CREAS e tem por bjetivo sensibilizar e mobilizar os educadores para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Santa Cruz tem se destacado no Estado e se transformou nesses últimos anos em um município referência quando o assunto é ações do Poder Público que buscam erradicar o trabalho infantil. Ações do próprio “Pedra, Papel e Tesoura” já foram desenvolvidas anteriormente, na ocasião, envolvendo alunos de escolas públicas.