segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Itep começa identificação de presos mortos na rebelião de Alcaçuz


O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) começou na tarde desta segunda-feira (16) o trabalho de identificação dos corpos retirados da Penitenciária Estadual de Alcaçuz depois da rebelião que deixou pelo menos 26 mortos no fim de semana.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) confirmou que, dos 26 mortos retirados da penitenciária, 15 estão decapitados e pelo menos dois, carbonizados.
Segundo o Itep, os corpos estão em uma carreta-frigorífico no quartel da Polícia Militar e de lá serão levados para o Instituto, no bairro da Ribeira. A intenção é examinar quatro corpos por dia, mas o processo pode levar até um mês, informou a direção do Itep.
A identificação pode ser feita em até três etapas. Primeiro, os peritos tentarão identificar os mortos pelas impressões digitais. Em segundo caso, pela arcada dentária, a partir do raio-x da face. Se também não der certo, farão exame de DNA.
As famílias dos que forem identificados serão chamadas para fazer o reconhecimento presencial.

Após rebelião, governo procura corpos em fossa de presídio do RN


Após a rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, o governo procura corpos dentro da fossa da unidade prisional. Um carro da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) chegou ao local por volta das 11h desta segunda-feira (16) para esvaziar a fossa. A busca por corpos será feita pelo Corpo de Bombeiros, segundo a Secretaria Esatdual de Justiça e Cidadania (Sejuc).
A rebelião durou pouco mais de 14 horas, terminou na manhã de domingo (15) e deixou 26 mortos, mas o governo informou que existe a suspeita de que haja mais corpos dentro da fossa da unidade prisional.
Os presos amanheceram a segunda-feira em cima dos telhados dos pavilhões com paus, pedras e facas nas mãos, além de bandeiras com as siglas de facções criminosas. A Sejuc nega que a rebelião tenha sido retomada, mas diz que a situação é tensa dentro da unidade. Por volta das 11h50 a Polícia Militar entrou na área dos pavilhões e os detentos desceram dos telhados.
A assessoria da Sejuc informou que a busca de corpos nas fossas será feita pelos bombeiros quando houver segurança para os profissionais.
Uma revista para buscar possíveis armas estava marcada para o início da manhã desta segunda-feira (16), mas um motim no Presídio Raimundo Nonato fez com que o Grupo de Operações Especiais (GOE) se deslocasse para aquela unidade e atrasou o início da revista em Alcaçuz.

Presos se rebelam em mais um presídio do Rio Grande do Norte


Detentos do Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal, estão rebelados desde as 3h (4h de Brasília) desta segunda-feira (16). Segundo o governo do Rio Grande do Norte, a situação foi controlada por volta das 5h30 (6h30 de Brasília). Não houve fugas e não há informações sobre feridos. No fim de semana, uma rebelião em outro presídio do estado deixou 26 mortos.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os presos tentaram derrubar uma parede do presídio Raimundo Nonato, mas a polícia interveio e evitou a fuga. Eles ainda tentaram entrar em uma área de isolamento da unidade, onde ficam os presos ameaçados de morte, mas não conseguiram.
O Grupo de Operações Especiais da pasta entrou no presídio às 7h30 (8h30 de Brasília) para debelar o motim.
A nova rebelião atrasou uma revista prevista para ocorrer na manhã desta segunda-feira na Penitenciária de Alcaçuz, onde ocorreram as mortes no fim de semana.
Conhecido como Cadeia Pública de Natal, o Presídio Provisório Raimundo Nonato não tem grades, que foram arrancadas em rebeliões anteriores. O estabelecimento tem 166 vagas projetadas, mas abriga 600 detentos, segundo um relatório de novembro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As condições são consideradas "péssimas".

Rebelião mais violenta da história do RN tem 26 mortos, diz governo


Vinte e seis presos morreram na rebelião da Penitenciária de Alcaçuz que já é a mais violenta da história do Rio Grande do Norte. Quase todos foram decapitados. O motim começou na tarde de sábado (14) e terminou 14h depois já na manhã deste domingo (15). Este já é o terceiro caso de dezenas de mortes em penitenciárias no país em 2017 - no começo de janeiro ocorreram os massacres no Amazonas e Roraima.
Mais cedo, havia sido divulgado que 27 presos morreram, mas, segundo o governo do estado, um deles foi computado duas vezes por que alguns corpos foram esquartejados e dois foram carbonizados.
O secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, disse, em coletiva na noite de domingo, que haverá reforço nas guaritas e nos arredores do presídio durante a noite para evitar fugas, e que na segunda-feira será realizada uma nova revista na unidade para buscar armas brancas ou de fogo. Neste domingo foram encontradas armas de fogo artesanais, segundo ele.
O secretário de Justiça, Wallber Virgolino, disse que os líderes identificados estão isolados dentro da unidade prisional e que ele espera que na segunda seja feita a transferência de presos para outras unidades no próprio estado. O objetivo é separar duas facções: Sindicato do Crime e PCC. Ele classificou o local como "cenário de barbárie".
Ele respondeu ainda sobre boatos de que haveria mais corpos em fossas do presídio, e disse que na segunda-feira haverá uma nova busca. Virgolino afirmou não descartar a possibilidade, mas disse que não acredita que ela se confirme.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Deputados federais do RN gastaram mais de R$ 3,7 milhões com cota parlamentar em 2016

Foto: Reprodução

Os deputados federais do RN gastaram, durante todo o ano de 2016, exatamente o valor de R$ 3.778.723,38 em recursos disponíveis na cota parlamentar da Câmara dos Deputados, usados para serviços de telefonia, consultorias, pesquisas, combustíveis, hospedagem, locação de veículos e transporte terrestre e aéreo. Uma média de mais de R$ 472 mil por deputado.

De acordo com o portal da Câmara, a deputada Zenaide Maia (PR) foi a que mais teve despesas. Ela pagou R$ 518.831,46 pelos serviços prestados ao seu gabinete durante o ano passado. Perto dela, com gastos acima de meio milhão, estão os deputados Beto Rosado (PP), com R$ 511.589,23, e Antônio Jácome (PTN), com R$ 510.713,25 em despesas. O mais econômico do ano foi Felipe Maia, com gastos de R$ 345.809,52 em 2016.
Já os representantes do Rio Grande do Norte no Senado tiveram custas bem menores que os parlamentares da Câmara. Os valores, incluindo também despesas com viagens oficiais, somam R$ 939.538,83. A média de gastos foi de R$ 313.179,61 por cada senador em 2016.
A senadora Fátima Bezerra (PT) foi a que mais gastou no período: R$ 348.179,61, bem próximo de José Agripino (DEM), que gastou R$ 343.173,85. Atrás, o senador Garibaldi Filho teve gasto de 248.088,73 em 2016. Os dados foram obtidos no portal do Senado Federal.

No RN, Governo paga 82% da folha de dezembro dia 17

O Governo do Estado anunciou que paga os salários de dezembro dos servidores que recebem entre R$ 3.001 até R$ 4 mil na próxima terça-feira (17). De acordo com a Secretaria de Planejamento, nesta data, o Governo alcança 82% da folha.
No último dia 11 foram pagos os salários de dezembro os servidores ativos, pensionistas e aposentados que recebem até R$ 3 mil. Os ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios ´também já foram pagos.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, o pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.

Tia é suspeita de aliciar sobrinha de 12 anos em Natal

Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) (Foto: Matheus Magalhães/G1)

A tia de uma adolescente de 12 anos foi detida suspeita de entregar sua sobrinha para que um homem de 30 anos abusasse sexualmente dela, em Natal. De acordo com a Polícia Militar, o homem foi flagrado dentro de um carro com a menor na Praia do Forte, no bairro de Santos Reis, na Zona Leste de Natal.

Segundo a PM, os militares faziam rondas na região quando acharam o carro. Ainda segundo a PM, o homem e a menina haviam acabado de ter relações sexuais. O suspeito foi levado para a delegacia e afirmou  que a tia da adolescente marcou o encontro entre os dois.
Ainda segundo a PM, a menina foi levada para a maternidade Januário Cicco, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em seguida, foi levada para o Hospital Giselda Trigueiro, especializado em doenças infectocontagiosas, para receber vacinas e remédios. A PM afirmou que a adolescente seria levada para realizar exames de corpo de delito no Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep).
O caso será encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O homem vai responder por estupro de vulnerável e por aliciar ou assediar criança para ato libidinoso. O G1 tentou contato com a delegada que registrou a ocorrência para saber qual o crime pelo qual a tia responderá, mas as ligações não foram atendidas.
A menina foi encaminhada pelo Conselho Tutelar para tratamento psicológico e está sob os cuidados da família.
15876580_1627504640892356_8895643771354480640_n

O ex-prefeito do município de Lajes, Benes Leocádio, foi eleito na manhã desta sexta-feira (13) com 66 votos, presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
Benes disputou o cargo com Rivelino Câmara (PMDB), prefeito de Patu, que ficou em segundo lugar com 46 votos e  Dagoberto Bessa (PSD), prefeito de Severiano Melo, que obteve 34 votos.
O presidente eleito substitui  Ivan Júnior, e cumprirá mandato de dois anos. A eleição aconteceu na sede da FEMURN em Natal.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Ministra Cármen Lúcia pede “esforço concentrado” para analisar processos de presos


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, pediu hoje (12) “esforço concentrado” do Judiciário para analisar os processos de presos que tramitam nas Varas de Execução Penal dos tribunais de Justiça do país.
A questão foi definida após uma reunião de cerca de cinco horas, em Brasília, entre a ministra e os presidentes dos 27 tribunais de Justiça do país. No encontro, também ficou acertado que os tribunais disponibilizem até a próxima terça-feira (17) juízes e servidores para analisar os processos.
De acordo a assessoria do presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins, Ronaldo Eurípedes, que participou da reunião, Cármen Lúcia também cobrou medidas imediatas para combater as facções criminosas que atuam dentro dos presídios e ações para reduzir o problema da superlotação nas penitenciárias.
A ministra convocou a reunião para tentar encontrar soluções para a crise no sistema penitenciário. Na semana passada, após a rebelião que terminou com 56 presos mortos em Manaus e 33 em Roraima, a ministra  já havia se reunido com os presidentes dos tribunais da Região Norte para debater o assunto.
Desde que assumiu o comando do Judiciário, em setembro, a ministra tem feito visitas surpresa a unidades prisionais no país, já tendo estado no Distrito Federal, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.

Solange Almeida oferece aumento de 25% para levar músicos do Aviões



De acordo com o Jornal Extra, a cantora Solange Almeida ofereceu um aumento de 25% para que os músicos da banda Aviões do Forró a acompanhassem na saída do grupo. 
Na matéria divulgada no jornal carioca, fontes anônimas próximas ao cantor Xand, que está procurando novos membros para a banda, informam que o vocalista ficou chateado com o caminho seguido por seus colegas.
Solange já está trabalhando em sua carreira solo, entretanto, segundo a assessoria da banda, o grupo Aviões do Forró tem shows agendados até 2018.

Menos da metade dos municípios declararam cumprir o piso dos professores


Menos da metade dos municípios e 17 estados, além do Distrito Federal, declararam conseguir pagar em 2016 ao menos o mínimo estabelecido em lei aos professores de escolas públicas da educação básica de suas respectivas redes de ensino. Os dados são de um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2017, todos os entes terão que arcar com um valor ainda maior. O novo piso foi anunciado hoje (12) e o salário dos professores passa a ter que ser de pelo menos R$ 2.298,80 para uma jornada de 40 horas semanais, o que representa um reajuste de 7,64% em relação aos R$ 2.135,64 do ano passado.
 
 O levantamento foi feito em novembro com base na declaração dos estados e municípios. Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins declararam cumprir o piso salarial dos professores, determinado em lei desde 2008. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não prestaram informações.
 
Já entre os municípios, 2.533, o equivalente a 44,9%, declararam cumprir o valor do piso. "Temos que enfrentar um problema concreto, precisamos melhorar o salário dos professores, valorizar os professores e, ao mesmo tempo, não há recursos suficientes para dar um reajuste acima da inflação. O reajuste agora é acima da inflação, cumprindo a lei, mas sabemos e
 entendemos as dificuldades dos estados e municípios", diz a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Governo do RN anuncia pagamento do 13º e salários de dezembro

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta quarta-feira (4) que conclui na próxima terça (10) o pagamento do 13º salário do funcionalismo. De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), 26.656 servidores ativos, inativos e pensionistas que ganham acima de R$ 4 mil recebem o complemento do benefício, totalizando uma soma de R$ 75,2 milhões. Os servidores deste grupo já haviam recebido uma parcela de R$ 4 mil no dia 30 de dezembro. Já os salários do mês de dezembro serão pagos na próxima quarta (11), segundo o Governo, para os servidores que recebem até R$ 3 mil.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento, os 24.122 servidores ativos da Educação e dos órgãos da administração indireta que possuem receita própria já receberam os salários de dezembro no último dia 28, montante igual a R$ 49,4 milhões.
Somando o complemento do 13º salário aos vencimentos pagos referente a dezembro, o Governo está injetando na economia do Estado aproximadamente R$ 210 milhões. "As demais faixas salariais serão pagas, sem distinção entre ativos, aposentados e pensionistas, a partir da disponibilidade de recursos", informou o governo.

Pai é preso e confessa estuprar filhas desde os 9 anos, diz delegado

Um homem de 38 anos foi preso suspeito de estuprar as próprias filhas, de 15 e 17 anos, em Macaíba, na Grande Natal. O homem, que estava foragido desde abril de 2016, já acusado de estuprar as filhas, foi localizado na manhã desta quarta-feira (4) no assentamento Colorado, no município de Touros, no litoral Norte potiguar. “Ele confessou e disse que o diabo agia sobre ele”, relatou o delegado da Polícia Civil de Macaíba, Normando Feitosa.

Após a denúncia das próprias vítimas, em abril de 2016, a polícia pediu e a Justiça decretou a prisão preventiva do homem. Ciente das investigações sobre o crime, ele fugiu. Passou cerca de 8 meses foragido, mas foi descoberto após uma denúncia anônima, explicou o delegado.
À polícia, depois de ter sido preso, ele disse que não era ele quem abusava das filhas, mas sim uma entidade espiritual que recebia. "Os abusos aconteciam pelo menos uma vez por semana. Estamos investigando se a família tinha conhecimento dessa prática”, disse Feitosa.
“Ele as ameaçava de morte, espancava e as meninas demonstraram muito medo”, acrescentou o delegado. O Homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Macaíba.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Prefeita Fernanda Costa sanciona lei que beneficia Banda de Música de Santa Cruz


Um importante projeto de valorização da cultura local idealizado pela Gestão Municipal foi sancionado nesta terça-feira, 27 de dezembro, pela Prefeita Fernanda Costa e se transformou em Lei Municipal (Lei Nº 711/2016). A iniciativa denomina a banda de música como “Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União”, além de torná-la patrimônio cultural, imaterial e histórico do município de Santa Cruz.

A iniciativa do Poder Público municipal foi recebida com muita alegria por apreciadores da música instrumental e por músicos da cidade. O Maestro Camilo Henrique, atual coordenador da Banda de Música de Santa Cruz definiu a criação da lei como um reconhecimento. “Esta lei é um nobre gesto de consideração e reconhecimento por toda a história da Banda de Música de Santa Cruz, por todos os músicos e maestros que contribuíram para a construção desta realidade e pela importância social e cultural que a nossa banda tem para o município”, ressaltou o Maestro Camilo.

Para Camilo Henrique, com a lei um novo horizonte se abre para o fomento da música instrumental.  “Um grande passo foi dado com a sanção desta lei. Acreditamos que teremos maiores possibilidades de crescimento e ampliação das ações que já são desenvolvidas pela Banda de Música, tanto no que concerne a formação de novos músicos, quanto ao fomento da música instrumental, e quanto à fluição da arte musical em nosso município”, explicou.

O Maestro Camilo Henrique agradeceu à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade de reconhecer a importância da Banda de Música para o município. “À medida que somos reconhecidos, temos que ter a consciência de reconhecer e agradecer. Desta forma, agradeço à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade em enxergar o quão importante é a uma banda de música para uma cidade e, particularmente, a agradeço pela consolidação de uma política pública voltada diretamente para a nossa banda, que vem através desta lei”, concluiu.

Banda de Santa Cruz
Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa que a Banda de Música de Santa Cruz foi revitalizada. Jovens do município têm a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical e ingressarem na banda na medida em que suas habilidades musicais vão sendo aprimoradas.
Formada por 35 músicos, entre remanescentes de outras formações e novatos, e coordenada pelo Maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz tem abrilhantado os principais eventos do município.

RN registra mais 11 mil pessoas demitidas em novembro

O Rio Grande do Norte somou mais de 11 mil demissões em novembro 2016. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o saldo do mercado de trabalho está negativo por todo o ano. Foram contratados 131.652 trabalhadores e demitidos 144.154, o que contabiliza o fechamento de 12.502 vagas de trabalho.
No Brasil, o Ministério do Trabalho contabiliza que foram perdidas 116.747 vagas formais de emprego em novembro deste ano. Foram contratados 1.103.767 trabalhadores e demitidos 1.220.514 no mês passado.
O saldo negativo é menor do que o registrado em novembro do ano passado, quando foram fechados 130.629 postos. O resultado de novembro de 2015 foi o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1992.
O resultado do penúltimo mês de 2016 foi pior que as estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que projetaram num intervalo de 17 expectativas, todas negativas, de fechamento de 104.100 a 29.000 vagas formais, com mediana em 70.000.
No acumulado do ano até novembro, já foram fechadas 858.333 vagas na série com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. No acumulado dos últimos 12 meses até novembro, o País registrou o fechamento de 1.472 619 vagas formais, de acordo com os dados ajustados.
Desde abril, o ritmo de fechamento de postos de trabalho vem sendo menos intenso na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em outubro, o saldo do Caged foi negativo em 74.748.

Chuvas enchem barreiros na Zona Rural de Santa Cruz e trazem esperança ao homem do campo


Em um longo período de estiagem, as chuvas quando surgem trazem consigo um sentimento de esperança, sobretudo para o sertanejo, de que dias melhores estão por vir. As precipitações registradas nesta quarta-feira (28) em Santa Cruz, de até 70 milímetros em alguns trechos da Zona Rural, fazem acreditar que, no ano novo que se aproxima, o cenário será diferente, de menos dificuldades para o homem do campo.

O Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, comemorou bastante as chuvas que caíram no município. Para ele, mesmo que tenha sido uma chuva isolada e que na verdade todos precisem de um período de chuvas regulares, o volume de água em algumas comunidades já serviu para abastecer barreiros construídos com as máquinas da Prefeitura e que servirão para o uso dos animais e outras utilidades.

No Assentamento Pedra Grande, por exemplo, o barreiro construído na comunidade pela Prefeitura de Santa Cruz recebeu um bom volume de água. O reservatório, de uso coletivo, atenderá a dezenas de famílias.

União transfere R$ 50 milhões do Fundo Penitenciário para o RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte conseguiu a liberação de R$ 50 milhões do Fundo Penitenciário Nacional. O recurso será utilizado para a construção de unidades prisionais para até 200 apenados em todas as regiões do Estado, Centro de Detenção Provisória em Natal e penitenciária em Mossoró.
Além disso, os recursos também serão empregados no aparelhamento  do sistema penitenciário, equipamentos de raio-x, aquisição de armamento, viaturas. “Nosso objetivo é criar três mil vagas no sistema, dentro das regras da Lei de Execuções Penais”, afirmou Walber Virgolino, secretário estadual de justiça e cidadania. 

Prefeitura de Santa Cruz efetua pagamento de salários de servidores a partir desta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Santa Cruz encerrará o ano com os salários de seus servidores em dia. Os vencimentos de todos os funcionários da administração municipal já estão disponíveis desde o meio-dia desta quinta-feira (29) em suas respectivas contas bancárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, foram depositados recursos para o pagamento dos salários de todos os servidores referente ao mês de dezembro. Recebem os efetivos, comissionados, funcionários de todos os programas, inclusive, os ligados aos programas federais.

Manter os salários dos colaboradores em dia foi umas das principais metas alcançadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa durante os últimos quatro anos, mesmo com sucessivas quedas de arrecadação.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Chuvas vão cair no RN até a primeira semana de janeiro, diz Emparn


O meteorogolista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Gilmar Bistrot, disse que a previsão é de que haja pancadas de chuvas em todo o estado até a primeira semana de janeiro.
“As previsões estão boas. Deveremos ter chuvas em todas as regiões do estado. Não vai ser nada extraordinário, mas teremos essas pancadas até o começo de janeiro”, afirmou.
O RN tem registrado chuvas desde o início de janeiro, principalmente em cidades do interior do estado.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Desemprego no ano que vem deve piorar mais do que era esperado

A reação lenta da economia às medidas do governo piorou as expectativas para a retomada do emprego.
O mercado de trabalho, que já tende a responder com defasagem à melhora na atividade, deve levar mais tempo ainda para se recuperar do que inicialmente projetado.
A taxa de desemprego atual, de 11,8%, deve chegar a superar 13% em 2017, segundo projeção do Santander.
Economistas do banco previam uma taxa média de 11,6% para o ano que vem, mas revisaram o número para 12,7% depois da divulgação dos resultados fracos do PIB do terceiro trimestre.

Governo inicia pagamento de dezembro e injeta R$ 470 milhões até dia 30

O Governo inicia nesta quarta-feira (28) o pagamento da folha de dezembro. Os 24.122 servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios receberão um montante de R$ 49,4 milhões. Somados as folhas de novembro, 13º salário e o início do pagamento de dezembro, o Governo está injetando R$ 470 milhões até o dia 30 na economia do Estado.
As datas de pagamento dos demais servidores ativos, inativos e pensionistas serão divulgadas em janeiro, a partir da evolução das receitas e disponibilidade de recursos.
Em relação ao pagamento do 13º salário, o Governo paga nesta sexta-feira (30) uma parcela de R$ 4 mil para os 26.656 servidores que ganham acima de R$ 4 mil. O complemento dos salários deste grupo, independente do valor, será depositado em janeiro, em data a ser divulgada. É importante destacar que 84.232 servidores já receberam o valor integral do 13º salário. Somente os recursos injetados no 13º salário até o dia 30 representam o montante de R$ 265 milhões.

Prefeitura de Santa Cruz inaugura pavimentação de ruas hoje (27) e amanhã (28)


A Prefeitura de Santa Cruz aproveitará a última semana do ano para inaugurar obras. Nesta terça-feira (27) serão entregues os serviços de drenagem a pavimentação das ruas Rita Lino Dantas, Geraldo Alves da Silva (trechos 01 e 02) e José Alves dos Santos, todas no bairro Paraíso.

Já na quarta-feira (28), serão  inaugurados os serviços de drenagem e pavimentação da Rua Manoel Moreira Gato, no bairro Maracujá, e de mais dois trechos da Avenida Trairi, no Maracujá e no Centro.

A solenidade desta terça (27) acontece, a partir das 19h, na Rua Rita Lindo Dantas e na quarta (28), na Rua Manoel Moreira Gato. Ambas contarão com a presença da Prefeita Fernanda Costa e outras autoridades locais.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Sine-RN oferece nesta mais de 31 oportunidades de empregos nesta terça

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego clicando neste endereço ou comparecendo na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança, no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h às 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.


VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL OCUPAÇÃO
QUANT. DE VAGAS VENDEDOR DE PLANO DE SAÚDE – 10 vagas
VENDEDOR PRACISTA – 11 vafafs
Total 21
MOSSORÓ E REGIÃO OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
ALINHADOR DE PNEUS – 1 vaga
CONSULTOR DE VENDAS – 2 vagas
COSTUREIRA EM GERAL – 1 vaga
PASSADOR DE ROUPAS – 2 vagas
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA – 2 vagas
VENDEDOR PRACISTA – 2 vagas
Total 10

Cabo da PM é morto com tiro no peito ao tentar impedir assalto em Parnamirim


O policial militar Ivan Márcio da Costa Xavier foi morto nesta segunda-feira (26) durante um assalto a uma agência do Banco do Brasil no bairro da Cohabinal, em Parnamirim, na Grande Natal.
A reportagem apurou que o cabo acompanhava um homem com um malote de dinheiro. Quando entraram no estacionamento do banco, os dois foram abordados por dois homens que saíram de um carro tipo HB20, cor branca, que estava estacionado.
Segundo a PM, Ivan levou um tiro na cabeça e chegou a ser socorrido ao Hospital Deoclécio Marques, mas não resistiu aos ferimentos.
Mortes
Só em 2016, seis policiais militares já foram assassinados, de acordo com dados da Associação de Cabos e Soldados do RN. No ano passado foram sete, informou a Associação.

Papa sugere que sentido da vida está na simplicidade



O papa Francisco voltou a criticar o consumismo e o materialismo. Ao celebrar a Missa do Galo, na noite deste sábado (24), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele declarou que o real sentido do Natal foi usurpado pelo comércio.
“Hoje, o Natal se torna uma festa onde os protagonistas somos nós […] As luzes do comércio põem na sombra a luz de Deus; nos afanamos com as prendas e ficamos insensíveis a quem está marginalizado. Esta mundanidade fez refém o Natal; é preciso libertá-lo!”, disse.
Durante a missa, o papa citou as “miseráveis manjedouras de dignidade” em alusão às crianças que, fugindo às guerras e conflitos regionais, se escondem “em um “abrigo subterrâneo para escapar aos bombardeamentos, na calçada de uma grande cidade, no fundo de um barco sobrecarregado de migrantes”.
Segundo o papa, o Natal, enquanto celebração do nascimento de Jesus Cristo, deveria ser uma noite de luz e glória que traz consigo o sabor da esperança, mas também da tristeza provocada pela rejeição inicial ao menino Jesus.
“Deus não se manifestou no salão nobre de um palácio real, mas na pobreza de um curral; na simplicidade da vida; não no poder, mas numa pequenez que nos deixa surpreendidos. [Assim], se queremos festejar o verdadeiro Natal, contemplemos este sinal: a simplicidade frágil de um pequenino recém-nascido”, comentou o papa, incentivando os cristãos a “deixar as ilusões do efêmero para ir ao essencial”.
“[Para encontrar Deus] É preciso renunciar às nossas pretensões insaciáveis, abandonar aquela perene insatisfação e a tristeza por algo que sempre nos faltará. Nos fará bem deixar estas coisas para reencontrar na simplicidade de Deus-Menino a paz, a alegria, o sentido luminoso da vida”, concluiu.

Governador do RN nomeia novo comandante para PM


O governador Robinson Faria nomeou o coronel André Azevedo como novo comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado na noite desta sexta-feira (23). Azevedo irá substituir o coronel Dancleiton Pereira que pediu exoneração do cargo. O subcomandante Sairo Rogério da Rocha e Silva também pediu exoneração.

Dancleiton ficou à frente da PM por 10 meses. O comandante, que foi promovido ao posto de coronel em 2015, é também oficial da reserva do Exército Brasileiro da Arma de Infantaria. “As razões que me levaram a esta decisão são de ordem pessoal”, escreveu o comandante.

Já o subcomandante agradeceu a oportunidade mas disse que "tomando conhecimento de mais uma mudança do comandante geral da PM planejada nestes últimos dias,  não resta a este oficial colocar o cargo de subcomandante a vossa disposição, no que peço exoneração, para que melhor possa ser decidido sobre quem o ocupará em consonância com o novo comandante geral a ser nomeado", escreveu Sairo.
O novo comandante, coronel André Azevedo é bacharel em direito e atualmente vinha comandando o Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça. Ele leciona as disciplinas de Armamento e Tiro e Teoria Geral da Administração em cursos da Polícia Militar, e também foi diretor de pessoal, diretor de ensino e presidiu a Comissão de Projetos e Convênios da PMRN.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dr.João Albérico será o novo secretário de saúde de Parnamirim

Bastante conhecido na cidade de Santa Cruz, por durante mais de 30 anos ter prestado serviços a população santa-cruzense através do Hospital Universitário Ana Bezerra, o médico, Dr.João Albérico, será o novo secretário de saúde de Paramirim, indicado pelo então prefeito eleito, Rosano Taveira.

Dr.Albérico já esteve a frente da secretaria de saúde de Parnamirim em outros tempos, como também já foi secretário de saúde pública do estado do Rio Grande do Norte.

Nas décadas de 80 e 90 foi candidato em Santa Cruz, não obtendo sucesso nas urnas, mas sempre mantendo o seu vínculo com a cidade de Parnamirim, onde reside nos dias atuais. 

Acreditamos na competência do Dr.Albérico e desde já, desejamos muito sucesso nesta caminhada que se aproxima.  

Emater-RN e Funcitern lançam edital para seleção de bolsistas de nível médio e superior


O Governo do Estado, através da Emater-RN e da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (Funcitern) – fundação ligada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) – publicam neste sábado (24 de dezembro), no Diário Oficial do Estado, um edital para seleção de bolsistas de nível médio e superior.
Serão disponibilizadas 143 vagas, cujos selecionados desenvolverão na Emater-RN suas atividades durante 24 meses. Entre os cargos oferecidos, estão o de auxiliar administrativo, técnico agrícola (agropecuária ou agroecologia), técnico em informática – estes de nível médio; bacharel em Direito, administrador, arquiteto, assistente social, médico veterinário, engenheiro de pesca, nutricionista, publicitário, jornalista, entre outros de nível superior. Dependendo do cargo escolhido, as atividades serão realizadas em Natal ou no interior do Estado.
As inscrições começam no próximo domingo (25), exclusivamente pela internet e continuam até o dia 1º de janeiro de 2017. A seleção ocorrerá por meio de análise curricular e entrevista. Somente serão convocados para entrevista os candidatos cujos currículos atenderem aos requisitos previstos no edital. Os participantes serão informados do dia e o horário da entrevista através da área do candidato, disponível no site da Emater-RN.
O resultado final da seleção está previsto para o dia 2 de fevereiro de 2017, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte e nos sites da Emater-RN e Funcitern. Os aprovados iniciarão suas atividades no dia 6 de fevereiro.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Governador do RN anuncia que pagamento do 13° será antecipado


O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria usou uma rede social nesta quinta-feira (12) para anunciar que o pagamento do 13° salário dos servidores que recebem entre R$ 3 e R$ 4 mil será antecipado. Antes previsto para ser pago no dia 28, agora será depositado nesta sexta-feira (23).

“Meus amigos, tenho uma excelente notícia para os mais de 15 mil servidores que ganham entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Vamos pagar o décimo terceiro salário de vocês amanhã, antecipando a previsão divulgada do depósito ser feito dia 28. Conseguir puxar o pagamento do 13º dessa faixa salarial para antes do Natal é resultado do empenho e do trabalho do nosso governo”, postou o governador em perfil no Instagram.
Ainda segundo Robinson, amanhã, já terão recebido integralmente o 13º salário cerca 85 mil servidores, representando quase 80% da folha.

Confirmada saída de Solange Almeida da banda Aviões do Forró


A cantora Solange Almeida está fora da banda Aviões do Forró. A informação, tida como boato no início da semana, foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela assessoria de imprensa da artista.
 
“Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com Aviões do Forró até o Carnaval (2017)”, divulgou a assessoria de imprensa.
 
Solange estava na banda, considera a maior do gênero forró no Brasil, há 14 anos, onde fazia dupla com o cantor potiguar Xand. 
 
Juntos eles gravaram um vídeo para comunicar a saída de Solange que foi postado na página oficial da banda no Facebook.


Força Nacional faz surpresa para criança que quer ser policial em Mossoró


Desde setembro, os militares da Força Nacional está no Rio Grande do Norte para atuar em parceria com os agentes de segurança do Estado no combate à criminalidade. Fazendo patrulhamento em áreas com maior índice de crimes, os militares se depararam com uma criança de apenas cinco anos, que sempre prestava continência quando os policiais passavam.
“Sempre que passávamos pelo bairro do Aeroporto, essa criança prestava continência. Aquilo nos chamou atenção, pois ficamos surpreendidos, uma criança tão pequena já compreendendo que aquele gesto era um comprimento para os militares. Depois de algum tempo, conseguimos descobrir onde ela morava e decidimos fazer uma surpresa”, afirmou o sargento Fábio.
Com a aproximação do período natalino, a ideia dos militares foi levar um pouco de alegria para o garoto e para a família dele. “Compramos alguns presentes e levamos para eles. A família toda ficou muito emocionada e nos agradeceu bastante”, recorda o sargento.
Na rápida conversa com a criança e família, o sargento disse que finalmente descobriu o motivo pelo qual o garoto sempre prestava continência para a Força Nacional. “Ele nos disse que quer ser ‘polícia’ quando crescer. Nós falamos com ele e dissemos para ele sempre continuar no caminho do bem, que estudasse bastante”.
Formado pela Polícia Militar da Paraíba, o sargento Fábio da Silva destacou que esse tipo de situação traz sempre uma motivação extra para os militares. “Nós (Força Nacional) ficamos muito tempo longe de casa e das nossas famílias. Esse tipo de reconhecimento, assim como temos recebido também em vários lugares que atuamos, nos deixa felizes e motivados para continuar ajudando”.

Banda de Música de Santa Cruz se apresenta em Natal/RN nesta sexta (23) em grande concerto natalino


A Banda de Música de Santa Cruz, regida pelo Maestro Camilo Henrique, participará na próxima sexta-feira (23) do maior encontro de bandas de música do Rio Grande do Norte. O evento acontece no pátio da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio do Governo), em Natal/RN, a partir das 17 horas.

Serão 20 bandas unidas em uma só, com aproximadamente mil músicos regidos pelo maestro Bembem Dantas. As apresentações também contarão com as participações do cantor e compositor Pedro Mendes e da Banda de Cruzeta. No repertório, clássicos da época natalina e do cancioneiro potiguar.

Além dos músicos santa-cruzenses, participam as bandas das cidades de Assu, Acari, Florânia, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Campo Grande, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, Fernando Pedrosa, São Pedro, Lages, Monte Alegre, Ipanguaçu, Ouro Branco e dos bairros de Nova Natal e Felipe Camarão.

O evento é uma promoção dá Fundação José Augusto em parceria com o Sistema Estadual de Bandas (Sebam) e integra a programação natalina da capital potiguar.

Banda de Santa Cruz
Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa que a Banda de Música de Santa Cruz foi revitalizada. Jovens do município têm a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical e ingressarem na banda na medida em que suas habilidades musicais vão sendo aprimoradas.
Formada por 35 músicos, entre remanescentes de outras formações e novatos, e coordenada pelo Maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz tem abrilhantado os principais eventos do município.

Primeiro dia de verão tem chuvas em 24 municípios do RN


O primeiro dia de verão teve chuvas em 24 municípios do estado. As precipitações foram registradas pela Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) entre as 7h da quarta-feira (21) e as 7h desta quinta (22) e se concentraram nas regiões do Leste e do Agreste potiguar.
A maior precipitação foi em Natal, onde choveu 37,4 mm. Ainda na região Leste, choveu mais forte em Parnamirim (19,3 mm), Goianinha (18,8 mm) e São Gonçalo do Amarante (18,8 mm).
Já no Agreste, as maiores chuvas foram registradas em Ielmo Marinho (22,5 mm), Bom Jesus (18,7 mm) e São Pedro (17,4 mm).
Região Agreste
Ielmo Marinho: 22,5 mm
Bom Jesus: 18,7 mm
São Pedro: 17,4 mm
Bento Fernandes: 14,0 mm
Nova Cruz: 14,0 mm
Passa e Fica: 12,2 mm
Santa Maria: 12,0 mm
Boa Saúde: 10,5 mm
Santo Antônio: 8,5 mm
São Paulo do Potengi: 8,5 mm
Rui Barbosa: 6,1 mm
Tangará: 6,0 mm
Serrinha: 5,6 mm
João Câmara: 3,3 mm
São Bento do Trairi: 3,3 mm
Sítio Novo: 2,0 mm
Região Leste
Natal: 37,4 mm
Parnamirim: 19,3 mm
Goianinha: 18,8 mm
São Gonçalo do Amarante: 18,8 mm
Senador Georgino Avelino: 16,2 mm
Baía Formosa: 13,5 mm
Canguaretama: 11,1 mm
Taipu: 2,0 mm
Fonte: Emparn
Previsão
O verão, que começou na quarta, deve ter temperaturas e chuvas na média devido à ação do fenômeno La Niña, de acordo com a Gerência de Meteorologia da Emparn. Para o meteorologista Gilmar Bristot, ainda não é possível prever se as condições serão favoráveis às chuvas no Nordeste nos próximos meses.
Segundo Gilmar, as condições só devem ser propícias às chuvas na região entre fevereiro e maio de 2017, graças ao início do verão no hemisfério sul. O meteorologista explica que o Oceano Atlântico Sul deve ficar mais quente que o Atlântico Norte para que a Zona de Convergência Intertropical se posicione favoravelmente.
As chuvas começam já a partir de dezembro, com a pré-estação chuvosa. Segundo a Gerência de Meteorologia da Emparn, é difícil prever as variações do clima durante este período, que vai até fevereiro, quando começa a estação chuvosa.
Um vórtice ciclônico formado próximo ao litoral do Nordeste tem provocado chuvas no Piauí, Maranhão e Ceará, e, nos próximos dias, deve fazer chover em todas as regiões do RN, segundo observaram os meteorologistas da Emparn. A previsão é que as chuvas se concentrem no litoral e no Oeste potiguar, com precipitação de 30 mm a 50 mm.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Usuários do Caps II emocionam com apresentação do Coral “Chiquita Bacana”


Uma apresentação emocionante no palco do Teatro Municipal Candinha Bezerra, assim foi o encerramento das atividades do Coral “Chiquita bacana” nesta terça-feira (20). Na oportunidade, o Coral premiou a Prefeita Fernanda Costa com uma comenda como forma de agradecimento pelo incentivo e pelo apoio da Prefeitura Municipal no desenvolvimento das ações do projeto em seus seis meses de atuação em Santa Cruz.

Formado por 35 componentes, o Coral “Chiquita Bacana” é uma das ações que o Caps desenvolve como forma de inserção do portador de distúrbio mental na sociedade. A missão de instituição é criar mecanismos de reinserção social através de atividades de lazer, trabalhos comunitários, projetos culturais e fortalecimento dos laços familiares.

Emocionada, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou que o resultado do Coral é a coroação de todo um trabalho desenvolvido em equipe, focando a qualidade de vida dos usuários, bem como sua inclusão e resocialização, possíveis de serem sentidos no sorriso e no abraço de cada um deles.