quinta-feira, 6 de abril de 2017

Agentes penitenciários adotam procedimentos padrões em unidades prisionais do RN


Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte realizaram um ato público e uma assembleia na manhã desta quinta-feira (6) em frente à Governadoria. A categoria decidiu adotar procedimentos padrões nas unidades prisionais, atuando de acordo com a Lei de Execuções Penais e exercendo atividades somente se as condições para isso forem oferecidas pelo estado.
A categoria, inclusive, elaborou uma cartilha que deverá ser usada como parâmetro em todas as unidades prisionais. Nela, constam orientações como: utilizar viaturas que estejam com pneus em estado adequado para o uso; transporte de presos deve ser realizado apenas em viaturas que atendam aos padrões de segurança para a escolta; viaturas com funcionamento dos intermitentes sonoros e sinais luminosos; viaturas com a devida documentação em dia.
Nos dias de visita íntima e social, por exemplo, será permitida tão somente a entrada de alimento do visitante que esteja acomodado uma vasilha plástica transparente com capacidade máxima de um litro, ao passo que a complementação da alimentação dos apenados deverá ser fornecida exclusivamente pelo Estado, conforme estabelece a Lei de Execuções Penais.
Além disso, durante a execução do serviço, será obrigatório o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), dentre os quais destacam-se o colete balístico, armamento letal e não letal, munições letais e não letais, estando todas em perfeito estado de uso de acordo com as especificações do fabricante, especialmente no tocante às suas validades.
Outro ponto da cartilha informa que toda e qualquer atividades administrativas/burocráticas da Unidade Prisional deverão ser executadas com materiais fornecidos exclusivamente pelo Estado como, por exemplo, computador, internet, impressora, cartuchos, papel, caneta, papel, envelopes e telefone.
Os agentes adotam ainda na cartilha que "considerando o baixo efetivo de pessoal das unidades prisionais, ficam suspensos os procedimentos de escolta de apenados para estabelecimentos bancários, cartórios e velórios, por exemplo".
Esses e outros procedimentos serão adotados a partir da próxima segunda-feira (10). "Esse manual criado pela categoria segue exatamente o que determina a Lei de Execuções Penais. Os agentes penitenciários estão abandonados pelo Estado e não podem continuar arriscando suas vidas, sem serem valorizados por isso, nem muito menos bancar do próprio bolso o funcionamento de muitos serviços das unidades e ainda a compra de equipamentos de segurança", afirma Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.
De acordo com ela, o ato realizado nesta quinta-feira em frente à Governadoria teve como objetivo também cobrar do Governo o cumprimento da pauta de reivindicações da categoria, a implantação dos níveis e ainda demonstrar o posicionamento contrário dos agentes ao projeto de reforma da previdência proposta pelo Governo do Estado e contra exclusão na lei 406 das diárias operacionais.

Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovados em processos seletivos da Educação e Assistência Social; confira os candidatos convocados


A Prefeitura de Santa Cruz está convocando, através de dois editais de convocação, um candidato aprovado no Processo Seletivo da Assistência Social e cinco da Educação, para o cargo de professor temporário.

O Edital de Convocação nº 004/2017, referente ao processo da Assistência Social, convoca GERLANE ALRINETE DE MEDEIROS CARVALHO para exercer a função de Assistente Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Já o Edital de Convocação nº 004/2017, referente ao processo seletivo da Educação, convoca cinco candidatos para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. Os candidatos convocados são: MARIA VALDICLEIDE FERREIRA DA SILVA, MÁRCIA MIRIELI BEZERRA CÂNDIDO, ANA CRISTINA DA SILVA FARIAS,
RITA DE CÁSSIA G. RODRIGUES e ROZIMEIRE ALVES DE SOUZA.

Em ambos os processos, a convocação é para a contratação em caráter temporário e os candidatos terão dois dias, 07 de abril (sexta-feira), das 8h30 às 12h, e 10 de abril (segunda-feira), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, para comparecerem ao setor de Recursos Humanos, na sede da Prefeitura de Santa Cruz.

Mais informações estão nos editais de convocação:
Processo Seletivo da Assistência Social (Edital de Convocação 004/2017) - http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/assistencia-004.pdf
Processo Seletivo da Educação (Edital de Convocação 004/2017) - http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/educacao-004.pdf

Alvo de ações e inquérito, ex-deputado Henrique Alves é novamente citado em delação premiada


Réu em dois processos e na mira de um inquérito na Justiça Federal, o ex-deputado e ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) foi novamente citado em delação premiada, desta vez pelo ex-presidente da Odebrecht Ambiental Fernando Cunha Reis no âmbito da Operação Lava Jato.
Segundo o delator, a Odebrecht fez a doação de R$ 2 milhões, sob forma de caixa 2, para a campanha do peemedebista ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2014. Henrique perdeu a eleição no segundo turno para Robinson Faria (PSD).

Futsal feminino recebe apoio da Prefeitura e planejamento para 2017 é debatido em reunião


A gestão da Prefeita Fernanda Costa vem se destacando nos últimos anos como a que mais investiu no esporte amador em Santa Cruz. As ações desenvolvidas através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) buscam fomentar o esporte como elemento de integração e contemplem praticantes de várias modalidades esportivas, o futsal é uma delas.

Na última sexta-feira (31), o secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, participou de uma reunião com representantes da equipe feminina de futsal de Santa Cruz. O encontro, realizado no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT), teve como objetivo o planejamento para o ano de 2017, como a participação da equipe em competições e a preparação das atletas.

A novidade, é que para o aprimoramento da parte física das jogadoras, ficou acertado na reunião que a moderna academia do CT poderá ser utilizada. Para a equipe da SEMEL, uma preparação utilizando equipamentos de ponta resultará em ganhos significativos no condicionamento das jogadoras, em aspectos fundamentais na preparação física, como: velocidade, força, agilidade, flexibilidade e resistência muscular.

Na ocasião, a comissão que representou a equipe feminina santa-cruzense agradeceu o apoio da Prefeitura para a recente participação do time no torneio realizado em Tangará, que reuniu 15 equipes representantes de várias regiões do Estado e que Santa Cruz, de forma brilhante, terminou na terceira colocação.

Segundo Jackson Jaedyson, Santa Cruz irá sediará um torneio da categoria, o tema foi discutido nesta reunião de sexta-feira (31) e, em breve, a data será confirmada.

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros do RN são prorrogadas


As inscrições para o concurso público do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foram prorrogadas até o dia 17 de abril. Tanto mulheres quanto homens podem concorrer às 70 vagas para o cargo de soldado, que exige, entre outros requisitos, diploma de ensino médio. O salário inicial é de R$ 2.904.
O edital está disponível no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A taxa cobrada é de R$ 80 e pode ser paga até o dia 18.
O concurso será realizado em seis etapas. A primeira, uma prova objetiva de múltipla escolha, está prevista para ser aplicada no dia 21 de maio simultaneamente em Natal, Mossoró e Caicó. Depois de passarem por avaliações médicas e psicológicas, entre outras, os candidatos terão ainda que fazer o curso de formação de praças bombeiro militar, com duração média de 12 meses.
Com as promoções referentes ao quadro de praças, a remuneração pode chegar a R$ 9.472,65, valor correspondente ao cargo de subtenente nível X. Os soldados contam, também, com assistência clínica médica e odontológica. Quem se classificar pode ser indicado para trabalhar em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros no estado.

Prefeita Fernanda Costa inicia agenda administrativa desta quarta (05) visitando obras de seu governo


A Prefeita Fernanda Costa iniciou a manhã desta quarta-feira (05) visitando algumas das obras que o seu governo vem executando. Acompanhada do secretário de Transportes e Obras Públicas e da chefe do Gabinete Civil, Francisco Nogueira e Marcela Ravena, respectivamente, a prefeita de Santa Cruz visitou a construção da nova creche, no bairro Maracujá, e a reforma do Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado, em fase de conclusão.

Na creche, a Prefeita Fernanda Costa pôde conferir como os serviços estão adiantados e constatar que, em breve, Santa Cruz ganhará mais um importante equipamento que ajudará no desenvolvimento da educação no município.

Já o Ginásio Marcilio Furtado passa por serviços de reparos em sua estrutura física para receber os vários eventos que integram o calendário esportivo elaborado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o primeiro deles será a 5ª edição da Copa Bené de Futsal, marcada para ter início na próxima sexta-feira (07).  A Prefeita Fernanda Costa também foi conferir de perto como está ficando o equipamento público.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Tomba Farias retorna de Brasília após tentar negociação de dívidas dos municípios


O deputado Tomba Farias (PSB) prestou contas, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira 4, das reuniões que teve com ministros em Brasília para tratar de pleitos para o Rio Grande do Norte. Um dos assuntos em pauta foi relacionado ao pagamento de precatórios por parte dos municípios. Pelo texto aprovado no Congresso Nacional, Estados e cidades que estiverem com o pagamento de precatórios atrasado deverão quitar os débitos vencidos até 31 de dezembro de 2020.
“Acho que essa é uma lei dura. Me reuni com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal para conversar sobre a renegociação do pagamento dos precatórios. Os municípios não têm condições de pagar essas dívidas até 2020, pois não estão pagando nem a folha dos servidores em dia”, disse Tomba Farias.
Para o parlamentar, os deputados federais e senadores aprovaram o projeto sem saber o que estavam votando. “Tem município na região do Trairi, que se usar todo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ainda não dá para pagar os precatórios. Tá na hora de pensar em mudanças para essa lei”.
Tomba Farias se reuniu ainda com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, com quem tratou sobre o pagamento das obras que estavam paralisadas no município de Santa Cruz. O deputado destacou que os recursos foram liberados e as obras retomadas. A transposição do Rio São Francisco também entrou na pauta.
O teleférico de Santa Cruz também foi tema da agenda do parlamentar em Brasília. O deputado, juntamente com a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa (PMDB), e o ex-ministro Henrique Alves (PMDB) também foram recebidos pelo ministro do Turismo, Max Beltrão, para debaterem os trâmites de liberação dos recursos para a terceira etapa do teleférico de Santa Cruz, que envolve a aquisição de equipamentos.
“Precisamos que os recursos assegurados sejam empenhados para que a finalização da obra aconteça. O ministro garantiu que essa semana será efetuado o pagamento para que a obra do teleférico tenha continuidade”, disse Tomba.

Assembleia aprova criação de 530 cargos de agentes penitenciários no RN


A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (4), à unanimidade, dois importantes Projetos de Lei de autoria do Executivo Estadual. O primeiro deles dispõe sobre a criação de 530 cargos de agentes penitenciários no quadro da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC). O segundo autoriza a abertura de crédito especial em favor do órgão governamental para viabilizar o abastecimento de água por carros pipa no RN.
Líder do Governo na Casa, o deputado Dison Lisboa (PSD) ressaltou a importância da aprovação das matérias. “São projetos de grande interesse e relevância para o Rio Grande do Norte, fundamentais para o enfrentamento das crise hídrica e no sistema prisional do Estado”, disse ele explicando que 41 dos agentes contratados tomarão posse logo após o curso profissionalizante, enquanto os demais serão empossados no prazo de seis meses.
Com a aprovação da matéria na área da segurança pública, o Governo do Estado fica autorizado a realizar concurso público para a contratação efetiva dos agentes penitenciários. O projeto em questão deriva de acordo celebrado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e o Estado, para viabilizar o cumprimento de decisão judicial que determinou a realização de certame público para a contratação dos profissionais.
Durante a votação da matéria, os parlamentares reforçaram a necessidade da medida. “Não nos opomos a qualquer matéria que seja de interesse da população”, disse Hermano Morais (PMDB). A deputada Márcia Maia (PSDB) destacou a importância da iniciativa para atenuar a crise prisional no RN. “Sabendo da urgência da aprovação do projeto, fica aqui o nosso apelo ao Governo para que seja debelada a crise do sistema penitenciário”, afirmou.
Os deputados Getúlio Rego (DEM), George Soares (PR), Fernando Mineiro (PT), Ricardo Motta (PSB), Kelps Lima (Solidariedade) e Jacó Jácome (PSD), também declararam posicionamento favorável à matéria. “Como integrante da Comissão de Segurança na Casa, entendemos a importância e necessidade da contratação efetiva desses agentes”, enfatizou Jacó. Kelps destacou sua posição favorável, mas observou que o Governo precisa planejar melhor suas ações.
A segunda matéria aprovada em plenário possibilita a inclusão no orçamento da SEJUC do valor de R$ 1.815.126,66 (um milhão, oitocentos e quinze mil, cento e vinte e seis reais e sessenta e seis centavos), para execução de ações emergenciais ocasionadas por desastre climatológico natural, principalmente o abastecimento de água por meio de carros pipa.
“A seca é uma preocupação compartilhada por todos os parlamentares da Casa. Com a aprovação desse projeto demonstramos, mais uma vez, a intenção e boa vontade da Assembleia em colaborar com o Estado no tocante à crise hídrica”, destacou o presidente do Legislativo Estadual, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
O deputado José Dias (PSDB) corroborou o posicionamento favorável dos parlamentares para a aprovação do projeto. “A Assembleia não poderia ter outro comportamento que não fosse o de apoiar essa matéria com a presteza que ela merece”, observou.

Barroso determina que PGR verifique conexão entre investigações de Maia e Agripino


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) verifique e se manifeste sobre “a aparente conexão” entre um inquérito contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outra investigação contra o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN). Os dois casos apuram suspeitas de que os parlamentares teriam cometido os crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro em troca de favorecimento à empreiteira OAS.
O despacho de Barroso, publicado nesta segunda-feira, 3, foi dado no âmbito do inquérito contra Agripino Maia, do qual é relator, que apura se o senador recebeu propina da OAS em troca de auxílio político à construtora, para facilitar a liberação de recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados à construção da Arena das Dunas, para a Copa do Mundo de 2014. A empreiteira venceu a licitação da obra na gestão de Rosalba Ciarlini (DEM).
Já o inquérito contra Rodrigo Maia, correndo sob sigilo no Supremo, apura se o atual presidente da Câmara atuou em favor dos interesses da empreiteira no Congresso Nacional, em troca de doações para as eleições em 2014. A investigação tem por base mensagens trocadas entre o deputado e o empresário Léo Pinheiro, dono da OAS, sobre uma doação eleitoral em 2014. Como não houve doação oficial registrada, a PGR suspeitou de caixa 2. Os supostos crimes investigados são corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro.
A hipótese da conexão entre os fatos dos dois inquéritos foi apontada pela própria PGR, em uma manifestação na qual pediu a redistribuição do inquérito contra Rodrigo Maia. O relator deste caso é o ministro Edson Fachin. Em março, o Broadcast revelou que Fachin encaminhou o pedido da PGR à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. Pelo regimento da Corte, só o presidente pode determinar a redistribuição de um processo — o que ainda não aconteceu neste caso.
Se verificada a conexão entre os fatos apurados nos dois inquéritos, é possível os dois fiquem com o ministro Barroso.

Edson Fachin homologa delação de João Santana e Monica Moura


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta terça-feira, 4, as delações premiadas do marqueteiro João Santana, de sua mulher Monica Moura e do funcionário do casal André Reis Santana. A homologação do acordo foi feita pelo ministro porque os delatores citaram em seus relatos políticos com foro privilegiado no Supremo.
Nesta manhã, durante o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma/Temer, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino revelou aos ministros em plenário que João Santana e Monica Moura haviam firmado acordo de delação premiada perante a Procuradoria-Geral da República.
O casal foi preso em 2016 na Operação Lava Jato. Santana e a mulher acabaram soltos por ordem do juiz federal Sérgio Moro depois que iniciaram a negociação para a delação.(AE)

Ex-deputado cobrou propina de empreiteiras no RN, diz delator


O ex-deputado federal João Maia (PR) teria cobrado propina de empreiteiras contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte, segundo a delação premiada do ex-chefe de Serviço de Engenharia do órgão, Gledson Golbery de Araújo Maia. A propina era cobrada em contratos de obras, manutenção e sinalização na malha viária federal no estado. O “custo político”, como ele se referia à cobrança, era de 4% do valor total de cada obra, livres de impostos. Pelo menos nove empresas ou consórcios teriam dado propina ao político.
Em 2010, Gledson foi preso pela Polícia Federal na Operação Via Ápia, que investigou fraudes no Dnit potiguar. De acordo com Gledson Maia, o dinheiro arrecadado com o “custo político” foi usado na campanha eleitoral de 2010, quando João Maia acabou reeleito deputado federal, sendo o segundo mais votado no Estado.
G1 procurou o economista e ex-deputado João Maia que disse que não iria se manifestar. “Não posso me manifestar por não ter recebido nada oficial”, disse.

IBGE lança processo seletivo com 314 vagas para nível médio e superior no RN


Em 1º de outubro de 2017, o IBGE vai iniciar as operações do seu 10º Censo Agropecuário. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O importante papel da agricultura familiar na produção agropecuária do país será investigado mais uma vez. para tanto, o IBGE irá contratar recenseadores temporários em todo o Brasil e a expectativa é que sejam 314 vagas para o Rio Grande do Norte
Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018. O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação: inicialmente previsto para 82 mil pessoas, esse contingente foi reduzido para 26 mil. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses. A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores, a cada dia.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Policiais e bombeiros realizam paralisação nesta terça-feira


Os militares estaduais do RN realizarão uma paralisação nesta terça-feira 4, a partir das 8h. Praças e oficiais estarão reunidos em frente à Governadoria para cobrar do Governo do RN o cumprimento das reivindicações da categoria. Em destaque, o grupo exige a retirada dos policiais e bombeiros militares da Mensagem 118/2017, que trata da Reforma Previdenciária Estadual, e o envio da Lei de Organização Básica (LOB) para a Assembleia Legislativa do RN.
As outras demandas são referentes à majoração das Diárias Operacionais, que o Governo se comprometeu a encaminhar como Lei para a Assembleia Legislativa, mas não estabeleceu data. Como também, a modificação dos artigos 10 e 11 da Lei de Ingresso, a fim de retirar o limite de idade para o acesso às corporações, que deve ser encaminhada para apreciação da Secretaria de Administração.
De acordo com o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), subtenente Eliabe Marques, há muito tempo o Governo não cumpre as promessas. “Os militares tentaram, de todas as formas, evitar este transtorno, mas infelizmente o Governo não deu alternativa. Desde o dia 14 de fevereiro que só recebemos promessas e nenhuma resolução”, enfatiza.
No dia 14 de fevereiro a categoria realizou um ato em frente à Governadoria e, em reunião com o governador no mesmo dia, ele se comprometeu a efetivar as demandas em 15 dias. No entanto, desde essa data, o Executivo permaneceu adiando o cumprimento das reivindicações. Nesta última semana, na segunda-feira (27), os policiais, bombeiros, pensionistas e familiares realizaram uma caminhada de protesto. Sem respostas desde o dia 29 de março, quarta-feira, os profissionais estão acampados em frente à Governadoria.
Relação de reivindicações:
× Encaminhamento da Lei de Organização Básica (LOB);
× Retirada dos militares estaduais da Mensagem 118/2017;
× Encaminhamento da Lei de Majoração da Diária de Operacional;
× Modificação nos artigos 10 e 11 da Lei de Ingresso;
× Atualização dos níveis remuneratórios de acordo com a Lei Complementar 515/2015;
× Pagamento retroativo dos promovidos em dezembro de 2015 e abril de 2016;
× Reforma e ampliação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM;
× Retirada dos policiais militares dos presídios;
× Estatuto e Código de Ética;
× Atualização dos subsídios dos Militares Estaduais, respeitando o tratamento isonômico entre as instituições que compõem o sistema de segurança pública do RN.
Datas de Mobilizações
20/03 – Assembleia Geral Unificada de Praças e Oficiais
27/03 – Caminhada dos Militares
29/03 – Acampamento em frente à Governadoria
04/04 – Paralisação dos Policiais e Bombeiros do RN

Motoristas do Uber realizam protesto contra a violência


Desde o começo da tarde desta segunda-feira 3, cerca de 250 motoristas do aplicativo Uber pararam o trânsito da avenida Roberto Freire em protesto contra a violência. Na noite do domingo 2, o motorista do Uber Raimundo Martins, de 45 anos, foi assassinado no bairro Nazaré, zona Oeste de Natal, após uma tentativa de assalto.
Os motoristas agora cobram mais segurança, exigindo da companhia que os usuários do aplicativo passem a ter um cadastro mais completo. Os condutores irão paralisar o serviço do Uber por 24 horas. O protesto ruma em direção ao cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho.

Inscrições do concurso para soldado do Corpo de Bombeiros do RN entram nos últimos dias


As inscrições do concurso público para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte encerram na próxima quinta-feira (6). De acordo com informações da banca organizadora do certame, até o dia 30 de março18.552 pessoas já efetuaram a inscrição.
Estão sendo oferecidas 70 vagas em ampla concorrência tanto para homens quanto para mulheres. A remuneração inicial é de R$ 2.904,00. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan): www.idecan.org.br até às 17h do dia 6 de abril de 2017. A taxa é de R$ 80,00.
O concurso será realizado em seis etapas. A primeira constará de prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada na data provável de 21 de maio de 2017, simultaneamente nas cidades do Natal, Mossoró e Caicó. As fases seguintes consistirão de Avaliação Médica e Odontológica, Exame de Avaliação de Condicionamento Físico, Avaliação Psicológica e Investigação Social e da Vida Pregressa do candidato. A última etapa consistirá no Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar, com duração média de 12 meses.
Ainda que o salário inicial seja de R$ 2.904,00, a remuneração pode chegar, nos termos da legislação pertinente às promoções referentes ao quadro de praças, ao valor de R$ 9.472,65, subsídio correspondente ao cargo de Subtenente Nível X. O concurso público terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Agência do Banco do Brasil de Touros é assaltada nesta madrugada


Bandidos assaltaram uma agência do Banco do Brasil no município de Touros, litoral norte potiguar, na madrugada desta segunda-feira 3. A ação teve início por volta das 2h e durou cerca de 60 minutos.
De acordo com as informações obtidas pelo Agora RN, muitos tiros e bombas foram disparados durante a ação criminosa. Grampos teriam sido jogados no asfalto.
Ainda não se sabe quanto foi levado da agência.

Motorista de Uber é morto por passageiro em tentativa de assalto na Zona Oeste de Natal


Um motorista do aplicativo Uber morreu após ser esfaqueado em uma tentativa de assalto no bairro de Nazaré, zona Oeste de Natal, na noite deste domingo 2. De acordo com informações, o homem levava um passageiro e, nas proximidades da Av. Interventor Mário Câmara, foi atacado com uma faca.
Após ferido o motorista, o autor do crime fugiu do local.
O motorista ainda foi socorrido por uma equipe do SAMU, mas acabou morrendo dentro da ambulância. O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

domingo, 2 de abril de 2017

O empresário Thiago Alecrim recebeu amigos em sua residência no último sábado (01)


Ao lado de seu cunhado o grande e conhecido professor e historiador Cristóvão, Thiago Alecrim recebeu amigos para uma confraternização de fim de semana em sua residência na capital potiguar.

Prefeitura de Santa Cruz fará na próxima quarta-feira (05) entrega de repelentes para gestantes do Bolsa Família


A Prefeitura de Santa Cruz realizará na próxima quarta-feira (05) a entrega de repelentes para as gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família. A ação, parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social, tem como objetivo proteger as gestantes do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya  e, consequentemente, o bebê da microcefalia. O evento acontecerá no Instituto Cônego Monte, a partir das 8 horas.

Na ocasião, cada participante receberá dois frascos de repelente, além de informações importantes que serão repassadas sobre as doenças. As gestantes que comparecerem ao evento também irão concorrer ao sorteio de um berço e um colchão.

É importante ressaltar que as participantes deverão levar a caderneta de gestante, cartão do Bolsa Família, Cédula de Identidade e CPF.

Chapa Dilma-Temer teve valor ilegal de R$ 112 milhões, afirma parecer


O vice-procurador Geral Eleitoral, Nicolao Dino, que atuou na ação de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou em seu parecer final que a campanha vitoriosa em 2014 recebeu ao menos R$ 112 milhões em recursos irregulares.

RN tem mais longa estiagem em 100 anos; Natal passa por racionamento



A mais longa estiagem dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte está mudando a vida dos potiguares. Pela primeira vez na história, Natal passa por um racionamento de água. O rodízio começou no dia 8 de fevereiro deste ano e atinge cerca 70% dos 350 mil habitantes da Zona Norte da cidade, a região mais populosa da capital. “Nunca vivemos uma coisa dessas. A gente não tem água. Se Deus tiver compaixão da gente, as coisas vão melhorar”, diz, esperançosa, dona Francisca Ferreira, de 65 anos, moradora da comunidade da África.
Dona Francisca mora em uma casa simples. Na rua, de barro, uma mangueira verde se estica entre as casas. Ela é a fonte de água da vizinhança. Uma das moradoras tem um poço e cobra taxas para abastecer os vizinhos.
Na morada de dona Francisca, os depósitos armazenam toda a água que ela terá na semana, até ter dinheiro para comprar mais. Um tonel, alguns baldes e muitas decisões. O racionamento a obriga a escolher o dia que lavará roupa, o dia que tomará banho e o dia que terá água potável para beber. "Quando eu não tenho dinheiro para pagar, peço aos meus filhos."

Deslizamento de terra mata mais de 150 pessoas e deixa vários feridos na Colômbia


Um deslizamento de terra na província colombiana de Putumayo na noite desta sexta-feira (31) deixou ao menos 154 mortos. Chuvas fortes causaram o transbordamento de vários rios, jogando sedimentos contra casas e estradas na capital provincial de Mocoa.
As autoridades trabalham para determinar o número de desaparecidos, disse Santos. Quase 200 pessoas estão feridas, segundo o Ministério da Defesa, e mais de 1.100 soldados e policiais foram convocados para ajudar.
“A primeira coisa que quero dizer é que meu coração e o de todos os colombianos estão com as vítimas desta tragédia”, disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, aos jornalistas ao chegar a Mocoa.
O comandante da polícia coronel Omar Bonilla disse à radio Caracol que entre as vítimas há “adultos, mulheres e crianças”.
“Enviamos uma equipe de 150 pessoas para dar uma resposta efetiva e as máquinas começaram a trabalhar imediatamente”, disse Carlos Ivan Marquez, chefe da equipe de resposta a desastres do país. “Estaremos com o governador e com o prefeito dando toda a atenção necessária”.
Fotos divulgadas no Twitter pela força aérea mostravam ruas na vizinha cheias de lama e casas danificadas, enquanto vídeos de celulares nas mídias sociais mostravam moradores buscando por sobreviventes.
“É uma área grande”, disse à Caracol o prefeito de Mocoa, José Antonio Castro. “Uma grande parte das muitas casas foi tomada pela avalanche, mas acima de tudo as pessoas foram avisadas com tempo suficiente para sair, mas casas em 17 bairros foram devastadas.”
De acordo com Castro, duas pontes também foram destruídas.

RN tem mais de 600 homicídios nos 3 primeiros meses do ano, diz instituto


O Rio Grande do Norte teve 602 mortes nos três primeiros meses do ano. O número foi divulgado neste sábado (1º) pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO), que monitora as mortes violentas no Rio Grande do Norte. Em 2016, neste mesmo período, o número era 482.

Já na madrugada deste sábado (1º) um homem foi morto a tiros em Mossoró, aumentando o número de mortes para 603. A vítima não foi identificada, mas, de acordo com o Itep aparentava ter 25 anos e estava com um pano amarrado na cabeça. Um revólver calibre 38 foi encontrado ao lado do corpo.
Ainda na noite de sexta (31) um homem foi assassainado em Mossoró. O crime aconteceu na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte. João Paulo Dias Freitas, de 26 anos de idade, foi encontrado morto com um tiro nas costas em um terreno baldio.
Segundo a polícia, ele era tecladista e cantor de seresta. Ele foi abordado na rua em que morava por dois criminosos que estavam de moto e alvejado. A polícia não tem informações sobre a motivação do crime e nem dos possíveis suspeitos.
O número de mortos no Rio Grande do Norte nos três primeiros meses de 2017 é 25,31% maior que no mesmo período do ano passado, segundo o OBVIO.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Deputado Rafael Motta tem carro tomado de assalto em Lagoa Nova

O deputado federal Rafael Motta (PSB) teve seu veículo tomado de assalto no início da tarde desta sexta-feira 31 na Rua São José, bairro Lagoa Nova, próximo ao Viveiro Marina – as informações são do jornalista Heitor Gregório, da Tribuna do Norte.
O carro, em rápida ação da polícia, foi recuperado, mas, durante a ação, os criminosos levaram os pertences pessoais de João Filho, colega de trabalho do deputado.

Para se vingar da justiça Sergio Cabral decidiu delatar


Preso há quatro meses no complexo penitenciário de Bangu, o ex-governador do fluminense Sérgio Cabral está inconformado com as sucessivas derrotas na Justiça, que lhe negou todas as tentativas de habeas corpus ou de prisão domiciliar. Ele ficou também “revoltado” porque amigos magistrados não se mobilizaram para soltá-lo. Por isso Cabral autorizou o início de tratativas para um eventual acordo de delação premiada para contar “tudo o que sabe” sobre a magistratura. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Ainda não ficou claro se Cabral admite restringir sua delação à Justiça do Rio de Janeiro. As negociações estão apenas no início.
A ideia de delatar a Justiça era o “plano B” de Sérgio Cabral, após receber um “não” como resposta à sua disposição de fazer acordo.
Sérgio Cabral acha que não será absolvido, segundo interlocutores, e que somente um acordo de delação o pouparia de uma longa sentença.
A intenção de investigar setores da Justiça caiu como uma bomba entre magistrados e em escritórios de criminalistas bem posicionados.

Beto Santos renuncia à presidência do América-RN; confira a carta na íntegra


O dirigente Beto Santos renunciou à presidência do América-RN na tarde desta sexta-feira, junto com o vice-presidente José Medeiros. Os dirigentes entregaram uma carta em que afirmam entregar os cargos motivados pelo "sentimento de responsabilidade". A decisão deixa a autonomia do clube nas mãos do Conselho Deliberativo do clube, que tem 30 dias para convocar uma nova eleição. Quem assume interinamente o comando do Alvirrubro é José Rocha, presidente do CD.
A decisão de Beto Santos veio dois dias depois do ex-presidente e conselheiro Eduardo Rocha desistir de formar um grupo para gerenciar o futebol do Mecão. Na oportunidade, afirmou que o time não contava com condições financeiras para reformular o plantel para a Série D. O grupo de futebol foi uma ideia gerada a partir do fracasso do time no Campeonato Potiguar. O América-RN tem dois pontos no returno do estadual e é o lanterna.
Leia a carta:

Natal tem protesto contra as reformas da previdência e trabalhista


Integrantes de movimentos sociais, sindicatos e trabalhadores de várias áreas protestaram nesta sexta-feira (31), em Natal, contra as reformas da previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização do trabalho. A concentração começou por volta das 15h na esquina das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, na Zona sul da capital potiguar. O protesto terminou por volta das 18h30.
Por volta das 16h o grupo saiu em caminhada em direção à Praça da Árvore, em Mirassol. A via foi totalmente interditada pelos manifestantes no sentido Zona Sul. O trânsito ficou complicado na região. A Polícia Rodoviária Federal orientava os motoristas a desviarem para ruas paralelas.
O grupo chegou na Praça da Árvore por volta das 17h50.
De acordo com os organizadores, 25 mil pessoas participaram da manifestação. A Polícia Rodoviária federal estima que eram 8 mil pessoas no protesto.

Após tratar saúde em São Paulo, Wilma retorna às atividades na CMN


A vereadora Wilma de Faria (PTdoB) está de volta a Natal após tratar a saúde em São Paulo. O retorno da parlamentar se deu nesta sexta-feira 31, e ela já retomou as atividades na Câmara Municipal, sendo que deve voltar a participar dos debates e sessões na próxima semana.
Wilma foi às redes sociais para celebrar seu retorno:
“De volta a Natal e melhor ainda: às atividades! Cheguei ontem de São Paulo e, já me sentindo muito bem, com a graça de Deus, estive hoje na Câmara de Natal. Me reuni com nossa equipe técnica para me inteirar de tudo, e também despachei com o chefe de gabinete da presidência, Rommel Rodrigues. Aproveito e reforço agradecimento por todas as orações e mensagens carinhosas, assegurando que essa guerreira está cheia de fé, mas também de muita garra para trabalhar mais e mais! Continuo o tratamento em Natal. Mas na próxima semana volto a plenário para dar nossa contribuição nos debates e decisões importantes para todos os natalenses! Grande abraço e excelente fim de semana!”, escreveu Wilma de Faria.

Dois homens são atingidos por raio e morrem em salina no Oeste do RN


Dois homens morreram atingidos por um raio em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na tarde desta sexta-feira (31). De acordo com informação da polícia, o acidente aconteceu na salina Salinor, próximo ao assentamento Jurema.
As vítimas foram identificadas como Jonathan Caio Soares de Moura e Francisco Marcelo Alves. Feridos com mais gravidade pela descarga elétrica, os homens ficaram caídos no chão enquanto o pai de Jonathan, que também foi atingido, procurava ajuda.
Segundo a polícia, o terreno é muito acidentado e a equipe do Samu precisou do auxílio de um trator para chegar ao local, acessível apenas pela sede da salina São Camilo, a sete quilômetros de distância. Os jovens morreram antes da chegada do socorro.

Governo do RN anuncia concurso com 142 vagas para Polícia Civil


O governo do RN anunciou, nesta sexta-feira (31), concurso público para o preenchimento de 142 vagas para a Polícia Civil. A previsão é de que nos próximos dois meses seja lançado edital referente a realização do concurso para agentes, escrivães e delegados.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, de acordo com o governo, tem uma previsão legal para o preenchimento de 5.150 cargos, porém 1.534 cargos estão ocupados.
Apesar disso, o concurso deverá oferecer 25 vagas para delegado, 106 vagas para agente e 11 vagas para escrivão de polícia. A expectativa é de que a realização das provas seja efetivada no começo do segundo semestre e de que os novos policiais civis comecem a atuar no início de 2018.
"O processo para a realização do concurso público está na fase de contratação da empresa responsável pelo certame", informou nota divulgada pela Delegacia Geral da Polícia Civil.

Reconstrução de Alcaçuz vai custar mais de R$ 3,2 milhões, diz governo


Somente para a reconstrução dos pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz, por exemplo, que foram desocupados no último dia 20 de março, a estimativa de gasto é de R$ 1.968.956,45. A Secretaria de Infraestrutura ressalta que os pavilhões estão extremamente danificados.

O valor para construção de uma cerca feita ao redor de toda a penitenciária, criando um perímetro de segurança, é R$ 724.257,75. Essa obra está em fase de conclusão. Os cálculos da Secretaria, no entanto, não englobam os R$ 794.028 que foram gastos para separar facções através de um muro, pois a construção desse muro foi responsabilidade Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Esse orçamento de R$ 2.693.214,20 também não leva em conta a reforma do Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como Pavilhão 5, pois essa obra ficou com a Secretaria de Justiça e Cidadania e atualmente está 65% concluída. A Sejuc informou que a estimativa de gastos nessa unidade é de aproximadamente R$ 600 mil. Com isso, a soma total de gastos deve ultrapassar R$ 3 milhões.

Governo do RN confirma pagamento e monitoramento de presos é retomado

O governo do RN divulgou uma nota na qual afirma que o monitoramento de presos que usam tornozeleiras eletrônicas foi retomado às 20h desta quinta-feira (30). A nota informa que o pagamento de parte dos valores atrasados será repassado à empresa nesta sexta-feira (31).

O monitoramento de presos tinha sido suspenso pela empresa Spacecom, que alega não receber o pagamento do governo do estado desde outubro de 2016, tendo valor de débito chegado a mais de R$ 900 mil.
"Sobre o monitoramento das tornozeleiras eletrônicas disponibilizadas aos presos do semi-aberto no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado esclarece: O serviço já está funcionando normalmente desde as 20h desta quinta-feira (30) e o monitoramento sendo realizado através da secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc); O pagamento foi regularizado com a empresa Spacecom, responsável pelos equipamentos e monitoramento 24h das tornozeleiras".
O governo destaca ainda que: "o acesso online das forças de segurança do estado ao sistema foi bloqueado durante algumas horas da quinta-feira, mas a Spacecom permaneceu rastreando os equipamentos e recebendo notificações a partir da sede da empresa em Curitiba, Paraná. Ou seja, em nenhum momento os presos que utilizam os equipamentos ficaram sem monitoramento".
A Secretaria de Justiça e Cidadania e a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) fizeram um acordo com a empresa e os débitos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 serão regularizados nesta sexta-feira (31). Com relação aos meses pendentes de 2016, os valores serão pagos nos próximos dias.
Ao todo, o contrato com a Spacecom disponibiliza 625 tornozeleiras eletrônicos para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, mas estão ativas 489 unidades.