quinta-feira, 8 de junho de 2017

Em troca de mensagens, Henrique Alves diz que vai 'pra cima do TCU', diz MPF

Ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves foi preso na manhã de terça-feira (6) no apartamento onde mora, no bairro de Areia Preta, Zona Leste de Natal, durante operação da Polícia Federal  (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Uma troca de mensagens entre o ex-ministro Henrique Alves e o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, sugere, segundo o Ministério Público Federal, que Alves agiu junto ao TCU em favor dos interesses da OAS para impedir que o financiamento da obra da Arena das Dunas fosse suspenso pelo BNDES. "Vou pra cima do TCU. Darei notícias", escreveu Henrique em mensagem para Léo Pinheiro em julho de 2013.
A defesa de Henrique Alves disse que não ia comentar.
Alves foi preso na terça-feira (6) em casa, em Natal, na operação Manus - que investiga corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro na construção da Arena das Dunas.
A arena foi construída em uma parceria público-privada pela OAS. O financiamento foi feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Tribunal de Contas do Estado, por determinação do Tribunal de Contas da União, era responsável por analisar se o projeto executivo do empreendimento apresentava sobrepreço ou superfaturamento. Há um ano da Copa de 2014, o TCE/RN ainda não havia recebido o projeto executivo do empreendimento, o que inviabilizava que órgão procedesse à análise de possíveis irregularidades.
O impasse poderia levar à suspensão dos repasses de parcelas do financiamento por parte do BNDES e à consequente paralisação das obras.
De acordo com o MPF, em 22 de junho de 2013, Alves se comprometeu com Léo Pinheiro a falar com o então presidente da TCE, Paulo Roberto Alves, sobre o assunto. "Tenho sim. E resolvo. Sou como vc...! Charles poderia me procurar seg cedo em casa? Ja marcaria com o pres TC, irmão do Garibaldi. Discutiríamos problema. Se ele puder, 8 e 30! Ok?" (sic), escreveu Henrique.
Em 14 de julho de 2013, em nova troca de mensagens com Léo Pinheiro, Henrique Alves mostrou preocupação com a possibilidade de suspensão das obras da Arena das Dunas: "Amigo, nota do Boechat q ARENA aqui vai atrasar de dezembro para fevereiro! Procede? Abs" (sic). 

Em seguida, um funcionário da OAS identificado como Elmar Varjão mandou esta mensagem para José Adelmário Pinheiro Filho: “Acho que deve ser por conta da conversa que tivemos com o Secretário, e conselheiro do TCE sobre a possibilidade de paralisação das obras , devido a retenção de nossos pagamentos pelo BNDES". No mesmo dia, Henrique Eduardo Lyra Alves afirmou que iria agir perante o Tribunal de Contas da União para resolver o problema: “Seg, em BSB, vou pra cima do TCU. Darei notícias!” (sic).

Por meio de um acórdão, "o TCU comunicou ao TCE/RN que, apenas em situações em que fosse constatada irregularidade de gravidade suficiente, o fato fosse comunicado ao BNDES para suspensão da liberação de parcelas do financiamento da Arena das Dunas. O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, em face da insuficiência do projeto executivo apresentado pela OAS, continuou impedido de emitir juízo sobre o assunto. O BNDES, então, adotou o entendimento de que, como o órgão de controle externo estadual não apontou qualquer irregularidade, as parcelas do financiamento poderiam continuar a ser liberadas. O repasse dos recursos do financiamento de fato continuou ocorrendo, e a obra foi concluída", diz o MPF.

Em 2016, dois anos após a conclusão da obra, o TCE/RN analisou os elementos apresentados pela OAS a título de projeto executivo da Arena das Dunas e constatou sobrepreço e superfaturamento de R$ 77.532.187,35.

De acordo com o MPF, em troca da intervenção junto ao TCU e ao TCE/RN, Alves teria recebido vantagens indevidas da OAS. O pagamento dessa "troca de favores" a Henrique Eduardo Alves, como se refere o MPF, era feito através de doações oficiais e não oficiais (caixa 2). Os repasses feitos através de doações de campanha, oficiais e supostamente lícitas, eram absorvidos por Alves por meio de empresas de fachada que simulavam prestação de serviços durante a campanha, segundo o MPF, e repassavam o valor recebido ao ex-ministro.

Após regulação, testemunhas relatam caos no hospital Walfredo Gurgel



Muita embora tenha sido tratada como um modelo inovador de reestruturação no atendimento do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a nova regulação do maior centro de saúde pública do Rio Grande do Norte parece não estar surtindo o efeito esperado. Pelo menos é isso que retratam pacientes que estão buscando atendimentos no local desde que a situação foi iniciada, em meados do mês passado.
Segundo os relatos das diversas testemunhas que estão vivendo diariamente o cenário no hospital, vários pacientes que estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal de Natal por terem seus casos julgados como ‘não urgentes’ estão voltando para o Walfredo dias depois com seus problemas agravados pela falta de atendimento (o HMN sofre com a superlotação e não consegue atender toda demanda que vem recebendo).
A situação, ainda segundo testemunhas, tem piorado nos últimos cinco dias. Apesar da seleção rigorosa do Walfredo – atendendo apenas pacientes politraumatizados ou vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – tenha causado diminuição de 14,4% na demanda diária do hospital, o “desafogamento” está acontecendo em prejuízo da saúde de outros pacientes. Com base nisso, pessoas influentes na saúde do Estado se revoltam com o caso, como o presidente do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira.
“Percebemos que depois da implantação da nova regulação no hospital, o quadro de desassistência por lá não se alterou. Pelo contrário, isso trouxe uma carga ainda maior de sofrimento aos pacientes, uma vez que eles só chegam ao Walfredo depois de passar pelo Hospital Municipal de Natal, que atualmente já está abarrotado de gente”, criticou. “Desde o início eu não concordei com o fechamento das portas do Walfredo. Não dá para fazer o que estão fazendo”, reforçou o sindicalista.

Petrobras inscreve até hoje (8) para programa de estágio com vagas no RN

Prova terá questões de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos gerais (Foto: Divulgação/Sindipetro)

O período de inscrições para o programa de estágio da Petrobras termina nesta quinta-feira (8). Estão abertas 14 vagas de nível técnico e superior no Rio Grande do Norte, distribuídas entre os municípios de Natal, Mossoró e Alto do Rodrigues. As bolsas variam de R$ 563,63 a R$ 1.646,56. Clique aqui para baixar o edital.
As oportunidades de nível técnico são para as áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Química. As de nível superior, para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo, Administração e Direito.
O recrutamento e a seleção serão feitos em conjunto com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Todos os candidatos serão submetidos a uma prova composta de 45 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Raciocínio Lógico e 15 de Conhecimentos Gerais. A avaliação será aplicada pela internet entre os dias 12 e 14 de junho.
A carga horária do estágio poderá ser de 20 ou 30 horas semanais, dependendo dos requisitos da vaga. Além da bolsa, a Petrobras também arcará com custos de transporte e pagará auxílio-alimentação no valor de R$ 550,70, nos casos em que não existir restaurante nas instalações da unidade onde o estagiário vai trabalhar.

Aos gritos de “Viva Ustra”, cerca de 1.200 simpatizantes ovacionam Bolsonaro em Natal



Dentro de uma série de viagens que realiza pelo país em busca de viabilizar seu nome para a disputa presidencial de 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) chegou na tarde desta quinta-feira 8 a Natal, onde logo mais à noite profere uma palestra a convite da União Nordestina dos Plantadores de Cana de Açúcar.
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), Bolsonaro foi recepcionado por simpatizantes aos empurrões e gritos de “mito” e “presidente”. Segundo os organizadores do ato de recepção a Bolsonaro, havia cerca de 1.200 pessoas aguardando a chegada do parlamentar.
Um forte esquema de segurança foi montado para o desembarque de Bolsonaro no terminal. De acordo com o Ten-Cel. Rodrigo Trigueiro, comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, mais de 30 agentes participaram da ação, que contou também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e foi considerada “pacífica”.
Ao aparecer no saguão, Bolsonaro foi cercado por centenas de apoiadores. Cerca de dez homens faziam a segurança particular do deputado, que abraçou, tirou foto e cumprimentou simpatizantes. Em seguida, o parlamentar embarcou em um ônibus e se deslocou para a parte externa do aeroporto, onde era aguardado por um grupo menor de apoiadores.
De acordo com a PM, na parte externa havia cerca de 500 pessoas. A polícia não divulgou estimativas sobre o público na parte interna do terminal.
Lá, o presidenciável discursou por cerca de 15 minutos e opinou sobre assuntos como corrupção, segurança pública e educação. O público que acompanhava aplaudiu a fala do parlamentar e soltou gritos de guerra, como homenagens ao coronel Carlos Brilhante Ustra, reconhecido na primeira instância da Justiça como torturador no regime militar. “Viva Ustra, viva Ustra!”, gritavam os simpatizantes. No discurso, Bolsonaro não citou Ustra, mas falou em “heróis” e destacou o escritor Olavo de Carvalho como “herói vivo”.

MP entra com ação de improbidade administrativa contra o governador do RN

Governador Robinson Faria vai responder ação do RN por improbridade administrativa (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Ministério Público Estadual entrou com ação contra o governador Robinson Faria pelo crime de improbidade administrativa. A ação foi protocolada pelo Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis, nesta quarta-feira (7). Além do governador do RN, a ação também é contra o secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira.
O MPRN informou que a ação foi motivada por ofensa à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em virtude do descumprimento dos limites de gastos com pessoal do Poder Executivo e do dever legal de agir para reduzir essa despesa. Ao contrário disso, ainda segundo o Ministério Público, o Governo teria aumentado as despesas mediante a edição de atos administrativos e iniciativa de leis que, ao final, conduziram o Estado ao patamar de comprometimento de 56,87% da despesa de pessoal em face da Receita Corrente Líquida do Estado, acima do limite máximo de 49%.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Preso de Alcaçuz foge pela porta da frente de hospital em Natal

Fugitivo estava internado no Walfredo Gurgel para tratar ferimento de bala (Foto: Sesap/Divulgação)

Um detento da Penitenciária Estadual de Alcaçuz – que estava internado no Hospital Walfredo Gurgel – fugiu nesta terça-feira (6) pela porta da frente da unidade hospitalar. O detento estava internado para tratar um ferimento de arma de fogo. O preso foi identificado como Raimundo Kleber Benício da Costa, de 30 anos.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar, o preso conseguiu destravar as algemas que o prendiam à cama e escapou se aproveitando da ausência do agente penitenciário e do policial militar que faziam a guarda do local.
Ainda segundo a PM, no momento da fuga, o agente penitenciário teria ido almoçar e o policial militar estava no banheiro.
Ao G1, a direção de Alcaçuz confirmou que o detento é membro de uma das facções criminosas envolvidas nas rebeliões que ocorreram em janeiro. Na ocasião, pelo menos 26 presos foram assassinados.
Maior penitenciária do Rio Grande do Norte, Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) disse que o detento, que foi preso por tráfico em fevereiro de 2014 na operação ‘Missionários do Inharé’, foi escoltado para o hospital no dia 30 de maio para ser submetido a uma cirurgia ortopédica, e que os responsáveis pela custódia foram registrar a fuga e prestar depoimento à Polícia Civil.

Mulher é morta a tiros na Grande Natal; marido é principal suspeito

3º Batalhão da PM ouviu testemunhas no local (Foto: Divulgação/PM)

Uma mulher foi morta a tiros na tarde desta terça-feira (6) no centro de São José de Mipibu, município da Grande Natal. De acordo com o sargento Ramos, do 3º Batalhão da Polícia Militar, testemunhas apontaram o marido da vítima como culpado. A polícia está à procura do suspeito, que desapareceu.

Prisão de Henrique é relativa a supostos desvios de R$ 77 mi na Arena das Dunas



O ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (Governo Michel Temer/PMDB-RN) foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira, 6, na Operação Manus.
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagrou a Manus para apurar atos de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro envolvendo a construção da Arena das Dunas, em Natal/RN. O sobrepreço identificado chega a R$ 77 milhões.
Em nota, a PF informou que cerca de 80 Policiais Federais cumprem 33 mandados judiciais, sendo cinco mandados de Prisão Preventiva, seis mandados de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Norte e Paraná.
A investigação realizada se iniciou após a análise das provas coletadas em várias das etapas da “Operação Lava Jato” que apontavam solicitação e o efetivo recebimento de vantagens indevidas por dois ex-parlamentares cujas atuações políticas favoreceriam duas grandes construtoras envolvidas na construção do estádio.

Governo do RN decreta estado de calamidade na área da saúde pública

Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, sofre com superlotação  (Foto: Ricardo Araújo/G1)

O governo do Rio Grande do Norte decretou calamidade pública no setor hospitalar e nas unidades do serviço de saúde do estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6).
De acordo com o decreto assinado pelo governador Robinson Faria, o Estado está autorizado a requisitar ou contratar, em caráter emergencial, quaisquer serviços e bens disponíveis, públicos ou privados, para reestabelecer a normalidade no atendimento aos serviços de saúde pública. O decreto vale por 180 dias a partir da publicação.
No decreto, o governador considera que há sobrecarga nos hospitais da rede estadual de saúde, especialmente no atendimento de pacientes de atenção primária na região metropolitana de Natal e nos principais hospitais regionais, em razão de a maioria dos municípios não dispor de estrutura apta ao atendimento integral em seu nível de atenção -- o que acarreta a falta da eficiência dos serviços estaduais de saúde pública e risco potencial à vida dos usuários.
Com a decisão, ficam disponíveis para atendimento aos serviços necessários da rede hospitalar todos os bens, serviços e servidores da administração pública direta ou indireta.

Seca e sistema penitenciário

Pelo 4° ano consecutivo, o RN vive situação de emergência em 153 dos 167 municípios potiguares afetados pela seca. Esta é a oitava vez seguida de decretação de emergência devido à estiagem que atinge 91,6% das cidades do RN.
O sistema penitenciário potiguar também está em calamidade pública. A situação vem desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, que foi renovado em março deste ano, tem validade por mais 180 dias.

América-RN domina o Jacobina na Arena das Dunas e segue invicto na Série D



O América-RN dominou o confronto contra o Jacobina e venceu por 3 a 1, na noite desta segunda-feira, em duelo pela terceira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Os gols do Mecão foram de Jean Silva, Cascata e Tadeu, enquanto Deon descontou para o Jegue. O resultado deixou o Alvirrubro com 100% de aproveitamento na competição, com três vitórias e nove pontos na classificação. O clube baiano cai para o terceiro lugar, com apenas três pontos.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Tentativa de assalto a carro forte termina com vigilante baleado



Bandidos invadiram agora a noite o shopping Midway Mall na tentativa de roubar um malote de dinheiro que estava sendo levado por uma empresa de transporte de valores. Durante a ação criminosa, um vigilante foi baleado.
As primeiras informações repassadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) abordaram os seguranças no primeiro piso do centro comercial atirando na tentativa de levar o malote, mas que os bandidos fugiram sem conseguir levar o malote.
Clientes que estavam no local durante o assalto relataram que o segurança foi alvejado no braço e no colete e que foi resgatado com vida e consciente. Várias lojas fecharam as portas. Os barulhos dos disparos provocaram pânico entre os clientes. Uma mulher ainda se machucou durante a correria e também foi socorrida.
A Polícia Militar está a procura dos criminosos com apoio dos agentes de segurança da Força Nacional que se encontram em Natal.

Segurança da UFRN desmente boato de arrastão divulgado nas redes sociais



A Guarda Patrimonial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desmente informações repassadas nas redes sociais, acerca de um arrastão aos setores de aulas IV e VI, onde alunos e até um professor teriam sido vítimas de assaltantes.
Segundo o Departamento de Segurança da UFRN, o que houve, de fato, foi um assalto praticado por uma dupla em motocicleta contra um estudante, no final da tarde desta segunda-feira, nas imediações do setor de aulas IV. A informação foi confirmada por supervisores de plantão.
Até o momento, os autores do roubo ao estudante não foram identificados e presos.

Conselheiro do CNMP pede suspensão de pagamento de indenizações no MPRN

Só em abril, o MP gastou R$ 19 milhões extras com o pagamento de 210 promotores e procuradores de justiça (Foto: Divulgação/Ministério Público do RN)

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fábio George Cruz da Nóbrega pediu a suspensão imediata de quaisquer providências administrativas adotadas para o pagamento de indenizações de férias e licenças de servidores e membros do Ministério Público Estadual.
Em março deste ano, uma resolução expedida pelo procurador-geral de Justiça regulamentou o pagamento em dinheiro de férias e licenças-prêmio não tiradas de membros e servidores do MPRN. Só em abril, o MP gastou R$ 19 milhões extras com o pagamento de 210 promotores e procuradores de justiça.
Dados do portal da transparência revelam que uma das procuradoras do órgão chegou a receber R$ 171 mil. O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, recebeu dentro dessa classificação de pagamento quase R$ 157 mil.
O Procedimento de Controle Administrativo pede ainda que o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, seja intimado a prestar informações. O processo foi distribuído na última sexta-feira (2) para o conselheiro Antônio Duarte, que vai analisar o caso.
Crise
A realidade financeira do Judiciário e do MP é bem diferente da do Executivo. Segundo os servidores estaduais, o mesmo benefício, quando requerido pelos funcionários do poder executivo, em muitos casos não é concedido. O fórum de servidores tenta desde o ano passado colocar em dia o salário dos funcionários, sem sucesso. “Nós temos realidade de servidores que seu processo de licença-prêmio é publicado depois do processo de aposentadoria. Como é que o servidor vai gozar dessa licença após estar aposentado? Isso não existe”, disse Janeayre Souto, do Sindicato dos Servidores da Administração Direta.
“O tribunal de Justiça e MP estão pagando as férias dos juízes e dos servidores e as licenças em dobro. E nós do poder executivo, da administração direta e indireta estamos com nossos salários atrasados”, completou Janeayre.
Na última quarta (31), o Ministério Público estadual informou, em nota, que esses valores são referentes a férias e licenças-prêmio de membros do MP e servidores vencidas e não usufruídas, tendo sido indenizados até o limite de três meses. Ainda segundo a nota, esses valores pagos são verbas indenizatórias, ou seja, não têm qualquer relação com o gasto de pessoal. De acordo com a assessoria de imprensa do MP, o valor da indenização não se restringiu, portanto, a duzentos membros, mas a quase mil integrantes da instituição, entre membros e servidores.

Empresário do ramo de concessionárias morre ao se jogar de prédio em Ponta Negra


O empresário Sérgio Medeiros dos Santos, da Sérgio Santos Multimarcas, concessionária bastante conhecida em Natal, tirou a própria vida nesta segunda-feira 5, ao pular do 20º anadar do edifício Ahead, em Ponta Negra. De acordo com informações de conhecidos, Sérgio apresentava quadro grave de depressão.

A morte do empresário foi confirmado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) que esteve no local para retirada do corpo. A Polícia Militar também foi acionada ao local e o caso será investigado pelo Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Jornal volta a citar propina de R$ 500 mil a José Agripino na Arena das Dunas



O jornal Folha de S. Paulo voltou a citar propina de R$ 500 mil ao senador potiguar José Agripino Maia (DEM) quando no processo de construção da Arena das Dunas, um dos 12 estádios construídos no país para receber a Copa do Mundo de 2014 e que recebeu quatro jogos do Mundial naquele ano.
Segundo a publicação, delatores da OAS afirmam terem pago o valor acima citado ao senador democrata em troca de ajuda na liberação de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A Arena, que quando lançada tinha custo de construção orçado em R$ 350 milhões, acabou sendo finalizada com nada menos que R$ 417 milhões. Ou seja, R$ 67 milhões acima do previsto.
De acordo com a publicação desta segunda-feira 05 da Folha, 10 dos 12 equipamentos construídos para a Copa estão com suspeita de corrupção. Apenas a Arena da Baixada, de propriedade do Atlético-PR, e o Beira-Rio, de propriedade do Internacional, não foram citados em nenhuma delação.
Outro lado
Em resposta as acusações dos delatores na época em que o assunto veio a tona pela primeira vez, o senador José Agripino negou ter viabilizado a situação com o governo federal alegando ser, na época, opositor à gestão da presidente Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores (PT), representado pela mesma. “As doações foram legais e registradas”, concluiu.

Justiça do RN condena ex-prefeito de Nísia Floresta por improbidade administrativa




O juiz Tiago Neves Câmara, da Vara Única da Comarca de Nísia Floresta, suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito da cidade, George Ney Ferreira, por ato de improbidade administrativa pela contratação de 2.421 funcionários temporários sem a realização de concurso público entre os anos de 2009 e 2012, período no qual estava a frente do Executivo municipal. A condenação é resultado de uma Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público Estadual.
De acordo com o MP, as contratações irregulares aconteceram a partir da aprovação de leis municipais editadas pelo ex-prefeito e aprovadas pela Câmara de Vereadores de Nísia Floresta anualmente. A cada lei, argumentou o MP, era autorizada a contratação de um número determinado de funcionários pelo período de um ano. O Ministério Público argumentou ainda que, durante os anos em que as leis foram aprovadas, recomendou à Câmara Municipal que não aprovasse um dos projetos de lei (2009), o qual, no entanto, foi aprovado.
Na sentença, o juiz destaca que George Ney Ferreira efetuou as contratações de forma dolosa, ciente de que ia contra a lei. Em 2009, mesmo com a recomendação do MP à Câmara, foram contratados 498 contratados. Em 2010, foram contratados outros 540, no entanto, a lei que autorizava a contratação foi declarada inconstitucional pelo TJRN. Em 2011, mesmo sem uma lei municipal aprovada pelo Legislativo, foram 671 contratações, enquanto que em 2012 foram 712 contratados, chegando ao total de 2.421 contratações em quatro anos de mandato.

Sargento da PM é morto na entrada de hospital na Zona Oeste de Natal


Um sargento da Polícia Militar foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira (5) no bairro de Dix-Sept Rosado, na Zona Oeste de Natal. Segundo a própria PM, Antônio Cândido dos Santos foi abordado por dois homens em uma moto e não teria reagido, mas foi baleado mesmo assim. A arma do policial foi levada pelos criminosos.
Segundo a PM, o sargento estava levando o pai para fazer um tratamento no hospital da Liga Contra o Câncer. A mulher do policial também o acompanhava. Cândido estaria estacionando o carro quando os criminosos se aproximaram, anunciaram o assalto e, por fim, atiraram nele.
A PM ainda fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito.
Ainda de acordo com a polícia, o sargento Cândido deixa mulher e um filho pequeno. Ele era lotado no Pelotão da PM em Santana do Matos, mas residia em Caicó, na região Seridó do estado.

Com tiro na cabeça, adolescente de 14 anos é morta no Oeste potiguar; namorado é suspeito

Nalanda Almeida Cardoso (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma adolescente de 14 anos morreu após ser atingida por um tiro na cabeça na noite deste domingo (4) na cidade de Patu, no Oeste potiguar. O crime aconteceu na casa do namorado da adolescente, que é o principal suspeito. Ninguém foi preso.
Segundo a Polícia Militar, vizinhos relataram que Nalanda Almeida Cardoso e o namorado costumavam brincar com armas.
Ela foi socorrida por vizinhos, que ouviram o barulho do disparo, mas não resistiu. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Emílio Odebrecht confirma a Moro pedidos de dinheiro feitos por Lula




O patriarca do Grupo Odebrecht, Emílio Alves Odebrecht, afirmou ao juiz federal Sérgio Moro, nesta segunda-feira, 5, que nas reuniões mantinha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “houve pedido” de “contribuições” para as campanhas eleitorais do PT. Um dos 77 delatores da empresa, ele relatou encontros com o petista para pedir ajuda em negócios de seu interesse, como solicitação de interferência no Ministério da Fazenda.
“Houve, como todos os presidentes, daqui do Brasil como do exterior, sempre pediram ajuda. Outra coisa é, a maioria entrar no detalhe. Existia uma relação cerimoniosa, apesar da relação de confiança, apesar de uma relação até de amizade, por longa data que nos conhecíamos, não existia efetivamente algo onde a gente conversasse sobre valores”, afirmou Emílio Odebrecht.

Empresário desaparecido é encontrado morto na Grande Natal

O empresário Francisco Antônio da Nóbrega Junior, de 37 anos, que estava desaparecido desde a última sexta-feira (2) foi encontrado morto na manhã deste domingo (4). O corpo estava em um canavial, em São José de Mipibú, na Grande Natal, e apresentava marcas de tiros.
De acordo com familiares, Francisco foi visto pela última vez na sexta-feira (2) de manhã e desde então não deu mais notícias. O carro dele foi encontrado na manhã de sábado (3) próximo à Avenida Abel Cabral, em Nova Parnamirim.
O caso será investigado pela Polícia Civil.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Deputado Tomba acompanha prefeito de Passa e Fica em solenidades do Governo do Estado que beneficiam município


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) esteve na noite de hoje no município de Passa e Fica, região Agreste do estado, onde participou de diversas solenidades importantes para o município.
Tomba Farias acompanhou o prefeito Léo Lisboa em solenidades do Governo do Estado que distribuiu sementes na cidade e assinatura de convenio de incentivo ao turismo em ação conjunto entre os municípios de Passa e Fica, Serra de São bento e Monte das Gameleiras.
O deputado estadual esteve nas solenidades, além do prefeito, ao lado do ex-prefeito de Passa e Fica, Pepeu Lisboa, o secretário de Turismo do estado, Rui Gaspar e o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha. Os eventos ainda contaram com a presença do governador Robinson Faria.
Para Tomba Farias, as ações são importantes para o desenvolvimento regional dos municípios, além de se colocar à disposição do prefeito de Passa e Fica para melhorias estruturais do município.

Via Blog do Edipo Natan

Vacina contra gripe será estendida a toda a população a partir de segunda



O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 2, que decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Antes restrita ao público-alvo formada principalmente por crianças e idosos, a dose de imunização agora será ofertada para toda as faixas etárias enquanto durar o estoque. A pasta informou que a medida só é válida neste ano e foi adotada em razão da disponibilidade de um estoque de 10 milhões de doses.
Na primeira etapa da campanha, haviam sido vacinadas até esta sexta 41,3 milhões de pessoas. De acordo com o ministério, o Amapá foi o único Estado que atingiu a meta, com 95,6% do público-alvo vacinado. A campanha agora seguirá até o dia 9 de junho, com a meta nacional de atingir 90% desse público.

Ministério Público pede nova prisão preventiva de Garotinho



O Ministério Público do Rio apresentou a Justiça eleitoral um novo pedido de prisão preventiva contra o ex-governador Anthony Garotinho.
De acordo com Elizabeth Gonçalves dos Santos, ex-funcionaria da Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social, ela sofre ameaças e perseguição desde que foi presa, em outubro de 06, e confessou sua participação na Operação Chequinho, pela qual Garotinho é investigado.
Em seu depoimento, Elizabeth informou detalhes sobre o funcionamento do esquema à PF e ao MP. No dia 8 de maio ela retornou à Polícia Federal para denunciar as ameaças.
Informações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) afirmam que o caso seguira para analise da 100ª Zona Eleitoral, em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense.

RN abre 4.810 vagas em cursos técnicos para segundo semestre de 2017

Inscrições devem ser feitas pelo Sigeduc (Foto: Reprodução/Sigeduc)

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), abriu inscrições nesta terça-feira (30) para seleção de alunos que querem começar um curso técnico da rede e-Tec Brasil/MedioTec no segundo semestre de 2017. Clique aqui para baixar o edital.
O processo seletivo é voltado para alunos da rede pública estadual, matriculados no Ensino Médio Regular ou na modalidade de Educacao de Jovens e Adultos (EJA), com idade de 15 a 19 anos. O edital reserva 10% das vagas para jovens com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social e 65%, para alunos do Ensino Médio pertencentes a famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.
As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de junho exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), acessando o Portal do Estudante e seguindo o caminho "Programas" → "Pronatec/Mediotec → "Inscrever Estudante em Oferta de Curso do PRONATEC/MEDIOTEC". O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de junho.
Os cursos serão ministrados na forma EaD, contando com apoio presencial no polo do curso, onde também serão ministradas as aulas da carga horária presencial. A UFRN e o IFRN serão as instituições responsáveis pelos cursos, pelo material didático on-line, assistência estudantil e suporte pedagógico. O início das aulas está previsto para 25 de julho.

Santa Cruz celebra Pentecostes com Vigília e Missa Solene


Na vésperas da Solenidade de Pentecostes, a Capela de Nossa Senhora das Graças recebe a vigília de espera deste domingo tão importante para o Catolicismo. A vigília acontecerá na sexta-feira (03), no Conjunto Cônego Monte, a partir das 20h.
“No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731), diz o Catecismo da Igreja Católica. E para celebrar esse momento, os catequistas e crismandos assumirão o primeiro momento da vigília com a celebração do LUCERNÁRIO e a segunda parte com a Renovação Carismática Católica. As comunidades paroquiais que não participarem da celebração podem realizar em suas localidades no livro do catequista, na página 196, preparando a Igreja para o Domingo de Pentecostes.
A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, para os povos, pois nela tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus. A Paróquia de Santa Rita prepara celebrações em Santa Cruz a partir das 7h, na Igreja Matriz, 10h e 14h no Santuário de Santa Rita, e à noite uma solenidade especial com transmissão ao vivo da TV Santa Rita pelo Facebook live e Youtube, às 19h, na Igreja Matriz.

Homem é preso por roubar imagem sacra da igreja e vender em boca de fumo

imagem sacra

Três pessoas foram presas na noite desta quinta-feira 1° no município de Espírito Santo, suspeitas de tráfico de drogas e envolvimento no furto de uma imagem sacra ocorrido na igreja da cidade. Durante a ação policial foram apreendidas maconha, crack, dinheiro e uma balança de precisão.
De acordo com o Capitão Henrique, comandante da terceira companhia do 8° Batalhão, as investigações começaram após o furto da imagem. O homem suspeito confessou que havia vendido a imagem. “Com a confissão, fomos até o local e descobrimos que se tratava de uma boca de fumo”, disse.
Ainda segundo o capitão, no interior da residência um homem foragido da Justiça identificado como Fernando Andriê da Silva Coelho e a companheira dele guardavam maconha, cocaína e balança de precisão. Fernando ainda tentou fugir, mas foi capturado por agentes da Polícia Militar. Dalvan Soares de Souza, que assumiu ter arrombado a igreja, furtado a imagem e vendido na boca de fumo, foi autuado por furto e associação criminosa.

Justiça determina sequestro de R$ 3 milhões do RN para criação de leitos de UTI


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio e sequestro de R$ 3.061.647,41 do governo do estado para criação de leitos de UTI em hospitais de Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros. A decisão atende a pedido do Conselho Regional de Medicina do RN, que move ação contra o governo desde 2013.
Serão cinco leitos para o Hospital Regional do Seridó, em Caicó; seis para o Hospital Doutor Mariano Coelho, em Currais Novos; e quatro para o Hospital Doutor Cleodon Carlos, em Pau dos Ferros. O prazo para implantação dos leitos termina em 31 de dezembro, com multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento.
A determinação é da juíza da 4ª Vara, Gisele Maria da Silva Araújo Leite, que também decidiu que o governo do RN deverá fornecer pessoal necessário para os novos leitos nos três hospitais. Além desses 15, a juíza homologou acordo firmado pelo Executivo com o Cremern para criação de outros 30 leitos de UTI nos próximos 30 dias — 20 em Natal e dez em Mossoró.
“A decisão representa a parte mais urgente do acordo celebrado entre as partes, implantando 45 novos leitos de UTI em 2017, de um total de 157 leitos requeridos", declarou o presidente do Cremern, Marcos Lima de Freitas. "As próximas audiências determinarão a implantação dos demais leitos", disse.
Em nota, o governo anunciou a criação de outros 15 leitos até o fim do ano. De acordo com o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), George Antunes, os municípios de Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros receberão, cada um, dez novas vagas de UTI, contando com as citadas na decisão da Justiça Federal. O investimento divulgado é de R$ 16 milhões.

'Abandonado e com medo de morrer o tempo todo', diz delator do maior esquema de desvio de recursos públicos da história do RN

Medo, frustração e arrependimento. São estes os atuais e principais sentimentos do operador do “maior desvio de recursos públicos que se tem notícia na história do Rio Grande do Norte”. Ex-diretor Administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Gutson Bezerra foi condenado a 17 anos de prisão por envolvimento na retirada ilegal de R$ 35 milhões dos cofres do órgão entre os anos de 2011 e 2015. Após delação premiada, ficou em prisão domiciliar. E foi no local onde mora, em Natal, que ele falou pela primeira vez com a imprensa desde que foi sentenciado.
A condenação do delator foi decorrência da chamada 'Operação Candeeiro', deflagrada pelo Ministério Público em setembro de 2015. Além dos 17 anos de prisão, Gutson foi sentenciado a restituir R$ 13.790.100,60 aos cofres do Idema, coisa que ele afirma já ter feito. Outras seis pessoas também foram condenadas pela Justiça.
A expressão "maior desvio de recursos públicos que se tem notícia na história do Rio Grande do Norte" foi usada 16 vezes pelo juiz Guilherme Newton Pinto, da 6ª Vara Criminal, na sentença condenatória do processo da Operação Candeeiro.
O único que permanece preso, mesmo que em domicílio, é o próprio Gutson. Até o final de junho, a propósito, ele aguarda progressão da pena para o cumprimento da sentença em regime semiaberto – quando também deverá deixar de usar tornozeleira eletrônica.

Extremoz terá Ação de Cidadania e Conscientização Ambiental neste sábado


As secretarias municipais de Extremoz estarão reunidas neste sábado 3 para atender à população na 1ª Ação de Cidadania e Conscientização Ambiental, evento realizado pela Prefeitura e que faz parte da programação da 1ª Semana do Meio Ambiente. A ação será realizada na Escola Estadual Almirante Tamandaré, entre as 8h e as 12h.
Entre os serviços disponibilizados haverá programa de troca de lâmpadas da Cosern, vacinação, aulas de zumba e funcional, entrega de sementes a agricultores e atualização do cartão do SUS. Cada secretaria terá um estande para atender à população e apresentar à comunidade os serviços realizados pela pasta.
A 1ª Semana do Meio Ambiente de Extremoz foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (01). Na ocasião foi feita a limpeza de uma praça no Loteamento Central Parque Club III, plantio de mudas, troca de lâmpadas, pintura e colocação de refletores.
As atividades da Semana do Meio Ambiente estendem-se até a segunda-feira 5. Estão previstas atrações culturais, passeio ecológico, ações de conscientização, aulas de campo com alunos de escolas municipais, entre outras ações.

Quadrilhas explodem caixas de bancos em duas cidades do RN; em uma terceira, PM evitou o crime


Caixas eletrônicos das cidades de Poço Branco, no Agreste potiguar e São Miguel, na região Oeste, foram alvos de explosões na madrugada desta quinta-feira (1°). Na cidade de Santo Antônio, também no Agreste, os criminosos também planejavam explodir um terminal. Porém, a polícia impediu a ação. Um homem foi preso e cinco carros apreendidos.