quinta-feira, 13 de julho de 2017

'Constrangimento', diz deputado estadual do RN sobre usar tornozeleira eletrônica

Usando tornozeleira eletrônica, deputado esteve presente em sessão da ALRN, nesta quarta-feira (12). (Foto: Reprodução / Inter TV Cabugi)

Após cumprimento de mandado de prisão, o deputado estadual Dison Lisboa, condenado a cinco anos e oito meses e que cumpre pena no regime semiaberto, está de volta às atividades na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (12), ele falou pela primeira vez sobre trabalhar na casa legislativa usando uma tornozeleira eletrônica. "Há um constrangimento, é natural, não vou negar. Mas estou tranquilo e confiando na Justiça", disse o parlamentar, em entrevista à Inter TV Cabugi.
A condenação do deputado Dison é por apropriação de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, quando era prefeito de Goianinha. Ele chegou a ser preso no dia 1º de julho, ficando detido no quartel do Comando Geral da Polícia Militar para cumprimento da sentença, mas recebeu tornozeleira eletrônica e deixou a unidade no dia 4.
Essa é a primeira vez na história que um preso condenado no regime semiaberto e usando tornozeleira eletrônica exerce mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. "Não posso dizer que é um momento fácil, mas estou muito tranquilo, com a consciência tranquila e acreditando na Justiça", comentou.
O parlamentar também se defendeu das acusações que lhe renderam a condenação. Ele alega que os recursos da feira de Goianinha eram registrados e contabilizados pela Prefeitura, sendo usados para pagamentos de coordenadores, fiscais, agentes de trânsitos e atendimento aos feirantes, bem como para manutenção dos serviços e também eram transformados em ajuda a pessoas carentes, para pagamentos de contas de água, luz, gás e aluguéis sociais.
"Tudo era acompanhado por assistentes sociais que comprovavam que aquelas pessoas precisavam receber os recursos", afirma.

Dison Lisboa foi preso no dia 1º de julho e recebeu tornozeleira no dia 4. (Foto: Reprodução / Inter TV Cabugi)

Sete desembargadores do RN alegam suspeição para votar afastamento de deputado

Deputado Ricardo Motta está   (Foto: João Gilberto/ALRN )

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte não apresentou quórum suficiente para votar o afastamento do deputado Ricardo Motta (PSB) da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12). Dos 15 desembargadores, 7 alegaram suspeição. Para tomar uma decisão, o colegiado precisaria de pelo menos metade dos votos mais um - total de nove.
O pleno vai convocar um juiz potiguar para compor a votação na próxima sessão colegiada e garantir o quórum mínimo. O sorteio deve ocorrer nesta quinta-feira (12), segundo a assessoria do TJRN. Por enquanto, vale a decisão inicial que mantém Motta fora da Assembleia por seis meses.
Os desembargadores que alegaram suspeição foram: Expedito Ferreira, Amaury Moura, Judite Nunes, Claudio Santos, João Rebouças, Saraiva Sobrinho e Virgílio Macedo.
Ricardo Motta foi afastado no dia 8 de junho do cargo parlamentar na Assembleia Legislativa por decisão do desembargador Glauber Rêgo. O pleno votaria nesta quarta pela manutenção ou suspensão dessa resolução.
Além de afastado do cargo, Motta foi proibido de acessar a sede do Legislativo por 180 dias, bem como manter contato com testemunhas de acusação e com os colaboradores que firmaram acordo com o Ministério Público. O parlamentar também não pode deixar Natal por mais de 15 dias sem avisar à Justiça. Ele continua recebendo salário.

Em Natal, homem é executado a tiros dentro do próprio carro

Um homem de 28 anos foi morto a tiros dentro do carro, na na madrugada desta quinta-feira (13), em Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Dois criminosos, em uma motocicleta, dispararam vários tiros de pistola contra a vítima e fugiram. A polícia suspeita de execução.
O crime aconteceu na rua São Domingos, paralela à avenida Mor Gouveia e próxima ao Quilômetro 6. A vítima foi identificada como Alexandre dos Santos Gomes.
De acordo com o sargento Henrique Julião, do 9º Batalhão da Polícia Militar, os criminosos estavam em uma moto e pararam na lateral do carro da vítima, modelo pálio. Alexandre sofreu vários tiros e morreu no local, antes de ser socorrido.
"Pelas características do crime, acreditamos que foi execução", ponderou o sargento.
O homem era carregador de mercadorias. Segundo a polícia, ele tinha envolvimento com drogas e já tinha sido preso. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil.

Santa Cruz vivenciará sétima Romaria Mariana no dia 23 de julho


Mais uma Romaria Mariana será realizada no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, dentro do calendário permanente de celebrações da Paróquia de Santa Rita de Cássia. Além da Festa da Padroeira, outras duas romarias movimentam comunidade, com a Romaria Mariana de Nossa Senhora do Carmo, em julho, e a Romaria da Gratidão, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

A sétima edição da Romaria Mariana será realizada no domingo, 23 de julho, com uma programação religiosa durante todo o dia. Às 08h30, uma procissão vai sair da Igreja Matriz, com uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, até o Santuário de Santa Rita, onde o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, celebrará uma missa campal na Praça dos Romeiros.

Durante a romaria, o Padre Vicente Fernandes, reitor do Santuário, irá entronizar uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, que antes era a protetora do local de oração, no qual existia um cruzeiro com a imagem da Virgem do Carmo, sendo o local chamado de Monte Carmelo. Dom Jaime também dará a benção do novo cruzeiro do monte, que foi construído para celebrar a sétima romaria, além de permitir mais um espaço de reflexão e oração.

Prefeitura de Santa Cruz prepara II Campeonato Municipal de Natação; inscrições já estão abertas


Foi iniciado nesta terça-feira (11) o período de inscrições para o II Campeonato Municipal de Natação de Santa Cruz. A competição será promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL). Os interessados poderão confirmar a sua participação na competição até o próximo dia 21 de julho, no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT).

A competição reunirá atletas de quatro categorias, mirim (ano base 2004), infantil (ano base 2002), juvenil (ano base 2000) e adulto. As provas serão de 25, 50, 75 e 100 metros rasos.

Agendado para o dia 29 de julho (sábado), a parir das 14h, o Campeonato Municipal de Natação de Santa Cruz terá todas as provas realizadas na piscina do Clube dos Funcionários “Pé de Copa”.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ex-presidente Lula é condenado por Moro a 9 anos e seis meses de prisão



Aos 71 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato.
“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.
“Absolvo Luiz Inácio Lula da Silva e José Adelmário Pinheiro Filho das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, por falta de prova suficiente da materialidade.”
É a primeira condenação de Lula na Lava Jato. O ex-presidente responde como réu em outro processo aberto por Moro e ainda um na Justiça Federal, no Distrito Federal.
Líder. A força-tarefa da Lava Jato considera que Lula era o “líder máximo” do esquema sistematizado de corrupção descoberto na Petrobrás e replicado em outras estatais e negócios do governo federal. Por meio dos desvios e arrecadação de propinas, o petista teria garantido a governabilidade de sua gestão e a permanência no poder, com o financiamento ilegal das campanhas suas e de aliados.
Nesse processo, Lula é condenado pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pelos pagamentos via triplex, ele teria praticado 3 vezes corrupção passiva entre 11 de outubro de 2006 a 23 de janeiro de 2012. Nesse mesmo negócio, o petista foi condenado por 3 vezes ter praticado crime de lavagem de dinheiro entre 8 de outubro de 2009 até 2017.
Confissão. A confissão, em juízo, de Léo Pinheiro, foi devastadora para Lula nesse processo. Ex-presidente da OAS e empreiteiro do cartel alvo da Lava Jato com maior proximidade com Lula, ele afirmou categoricamente a Moro que que “o apartamento era do presidente”.
“O sr. entende que deu a propriedade do apartamento para o presidente?”, indagou o advogado de Lula Cristiano Zanin Martins.
“O apartamento era do presidente Lula. Desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop já foi me dito que era do presidente Lula e sua família e que eu não comercializasse e tratasse aquilo como propriedade do presidente”, afirmou o empreiteiro.
O Edifício Solaris era da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), a cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT. Em dificuldade financeira, a Bancoop repassou para a OAS empreendimentos inacabados, o que provocou a revolta de milhares de cooperados – eles protestam na Justiça que a empreiteira cobrou valores muito acima do previso contratualmente. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi presidente da Bancoop.
A ex-primeira-dama Marisa Letícia (morta em 2017) assinou Termo de Adesão e Compromisso de Participação com a Bancoop e adquiriu ‘uma cota-parte para a implantação do empreendimento então denominado Mar Cantábrico’, atual Solaris, em abril de 2005.
Em 2009, a Bancoop repassou o empreendimento à OAS e deu duas opções aos cooperados: solicitar a devolução dos recursos financeiros integralizados no empreendimento ou adquirir uma unidade da OAS, por um valor pré-estabelecido, utilizando, como parte do pagamento, o valor já pago à Cooperativa. Em 2015, Marisa Letícia pediu a restituição dos valores colocados no empreendimento.
Segundo Léo Pinheiro, a primeira conversa com Vaccari sobre o tríplex ocorreu em 2009.
“O João Vaccari conversou comigo, dizendo que esse apartamento, a família tinha a opção de um apartamento tipo, tinha comprado cotas e tal, mas que esse apartamento que eles tinham comprado estava liberado para eu comercializar. E foi comercializado e foi vendido. E que o triplex, eu não fizesse absolutamente nada em termo de comercialização”, disse.

Agência Estado

Jair Bolsonaro lidera intenções de voto para presidente no Rio



O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) seria eleito por 22,8% de entrevistados no estado do Rio de Janeiro, se as eleições presidenciais ocorressem hoje, de acordo com uma pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas. Com o resultado, Bolsonaro está em primeiro lugar no Estado. Levantamento idêntico em Brasília, contratado pelo Diário do Poder e divulgado em 20 de junho passado pelo colunista Cláudio Humberto, mostrou Bolsonaro também à frente, com 19,9% das intenções de voto, mas quem apareceu em segundo lugar na capital do Brasil foi o ministro aposentado do STF Joaquim Barbosa, com 14,1%. Em Brasília, Lula é apenas o terceiro, com 13,2%.
No Rio de Janeiro, segundo o Paraná Pesquisa, o ex-presidente Lula vem em segundo lugar, com 17,7% das intenções de voto dos mais de 2 mil pesquisados. Seguido por Joaquim Barbosa (10,3%); João Doria (8,9%); Marina Silva (8,1%); Ciro Gomes (5,6%) e Alvaro Dias (3,5%).
Os entrevistados entre 16 e 24 anos estão em primeiro lugar na lista dos que elegeriam Jair Bolsonaro, com 36,6%. Em seguida estão os votantes entre 35 e 44 anos (27,1%); 25 a 34 anos (26,8%); e acima de 60 anos (9,8%).
O levantamento para a pesquisa foi feito com eleitores acima de 16 anos em 43 municípios no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 10 de julho deste ano.

Absurdo: TJRN rejeita denúncia contra deputado que admitiu 'deslize' ao contratar 'fantasma'

Pleno do Tribunal de Justiça do RN se reuniu na manhã desta quarta-feira (12)  (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte rejeitou, por seis votos a três, o recebimento de uma denúncia contra o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), suspeito de empregar um servidor fantasma na Assembleia Legislativa. O caso veio à tona em março de 2016. Na ocasião, o deputado confirmou que empregava em seu gabinete um homem que mora em São Paulo.
Autor da denúncia, o Ministério Público do Estado poderá recorrer da decisão. Caso contrário, o processo será arquivado e o parlamentar não se tornará réu.
A votação pela aceitação ou não da denúncia foi retomada nesta quarta-feira (12), após um pedido de vistas feito pelo desembargador Cornélio Alves. A discussão havia começado no dia 5, quando o relator, desembargador Ibanez Monteiro, votou pelo recebimento. Ele foi acompanhado por Gilson Barbosa.
Depois a semana de vistas, Cornélio Alves votou contrário ao relatório. Após a abertura das divergências, apenas a desembargadora Judite Nunes votou favorável à aceitação.
Além de Cornélio Alves, votaram contra a aceitação os desembargadores Saraiva Sobrinho, Cláudio Santos, Vivaldo Pinheiro, Zeneide Bezerra e Dilermando Motta.
O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) admitiu em entrevista a irregularidade de um cargo comissionado lotado em seu gabinete. Ele reconheceu que o funcionário Sandoval Martins, que mora em São Paulo, recebia salário de R$ 2,3 mil da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, mas que quem realmente prestava serviço para o parlamentar era o pai do próprio funcionário, um médico ortopedista. "O pai prestava um serviço de alto nível à população, apesar de ser, confessadamente, uma coisa irregular. Nós não podemos esconder eventuais deslizes", declarou Getúlio à Inter TV Cabugi.
Ainda em 2016, o então procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, pediu autorização ao Tribunal de Justiça para investigar o parlamentar. Com a permissão concedida, a denúncia por peculato foi entregue em março deste ano. Porém, antes mesmo do julgamento, os magistrados precisariam acatá-la ou não. Além de outras sanções, o Ministério Público pedia que o deputado devolvesse R$ 85.692,01ao erário público.

Com 50 votos favoráveis, Senado Federal aprova a reforma trabalhista



Com sessão conturbada, a reforma trabalhista foi aprovada nesta terça-feira, 11, no plenário do Senado por 50 votos favoráveis e 26 contrários. Houve 1 abstenção em um quórum de 77 senadores. Agora, os senadores votam destaques e o projeto segue para a sanção presidencial.
A medida é considerada pelo governo de Michel Temer uma das principais medidas para estimular novas contratações no mercado de trabalho e desburocratizar os processos de admissão e demissão — queixa recorrente de muitos empresários.
O texto altera mais de 100 pontos da CLT. Entre eles, autoriza os trabalhos intermitentes, permite dividir as férias em três períodos e faz com que os acordos coletivos tenham força de lei.
A sessão plenária, que teve início às 11h, foi marcada por tumultos e bate-bocas entre os parlamentares. Por volta das 12h30, as senadoras da oposição Gleisi Hoffman (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), Regina Sousa (PT-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA) ocuparam a mesa diretora do plenário como forma de obstruir a votação. Em reação, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMBD-CE) apagou todas as luzes do plenário e suspendeu a sessão por mais de quatro horas.
Fora do plenário, Eunício declarou que a sessão só seria retomada quando “a ditadura deixar”.
Às 13h44, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), acusou a presidência da Casa de estar arrumando o auditório Petrônio Portela para transferir a votação da Reforma Trabalhista para o local. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) era um dos que tentava reunir assinaturas para tentar realizar a votação fora do plenário.
A sessão só foi reaberta às 18h36, quando Eunício retornou à cadeira da presidência na mesa diretora. Após retomar o seu posto, Eunício disse que “Deus lhe deu essa qualidade da paciência” e que não tinha pressa para encerrar a votação. Ele classificou a ocupação da mesa por parte de senadores da oposição como um “episódio triste”, mas pediu calma aos senadores da base aliada.
Os oposicionistas pediram a palavra pra encaminhar voto contrário à matéria. Partidos da base aliada como PMDB, PSDB, PSD, DEM e PP aproveitaram para fazer sinalizações positivas ao projeto, que foram computadas como encaminhamento favorável ao texto.
Em meio à confusão, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) esbravejava pedindo a palavra, enquanto o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) computava os votos dos aliados pessoalmente e os comunicava em voz alta.

Dois são mortos a tiros e um socorrido em estado grave na Zona Norte de Natal

Arma foi encontrada no local do crime  (Foto: Divulgação/PM)

Dois homens foram mortos e um terceiro foi baleado e socorrido na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com a Polícia Militar o crime foi motivado por uma briga entre facções. Os três foram encontrados no loteamento Nordelândia, no bairro de Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, os dois homens que foram encontrados mortos estavam com as mãos amarradas nas costas. A terceira vítima foi socorrida em estado grave.
Uma arma de brinquedo, tipo pistola, foi encontrada no local do crime. O simulacro, como a polícia costuma denominar uma arma falsa, estava próxima aos corpos.

Analista político crê em renovação de até 60% na Assembleia Legislativa



Com a proximidade das eleições de 2018, a ciência política do Rio Grande do Norte tem se movimentado bastante sobre o pleito que acontecerá no ano que vem. Na Assembleia Legislativa, o analista político Leão João crê numa renovação de aproximadamente 60%, e entre os novos nomes que na opinião dele podem passar a ocupar uma cadeira na Casa estão figuras conhecidas no cenário como o ex-prefeito de São Gonçalo de Amarante Jaime Calado, e o presidente da Câmara de Natal Raniere Barbosa.
Em conversa com o Agora Jornal, Leão João frisou que a Assembleia vai passar por uma transformação importante na próxima legislatura. Além dos dois nomes já citados, também foram apontados como possíveis novos deputados estaduais do RN a primeira-dama de Natal Andréa Ramalho, o ex-prefeito de Parnamirim Maurício Marques e o ex-prefeito de Assu Ivan Júnior, atualmente ocupando o cargo de Secretário Estadual de Recursos Hídricos do governo Robinson Faria.
Questionado sobre os parlamentares que devem vir a se reeleger no ano que vem, o analista citou vários nomes, entre eles os deputados José Adécio, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Hermano Morais, José Dias, Nélter Queiroz, Raimundo Fernandes e Vivaldo Costa, além da deputada Larissa Rosado. “São pessoas que possuem uma força muito grande no interior do Estado e tem grandes chances de renovar o mandato”, apostou o analista.
Além da disputa das 24 cadeiras na Casa Legislativa do Estado, Leão João também analisou o quadro para o Governo do Estado, que atualmente tem três pré-candidatos: o atual governador Robinson, a senadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal Carlos Eduardo. Na opinião de Leão, o que mais tem chances de conseguir a vitória é o peessedista, atual chefe do Executivo potiguar.
“Eu acredito que, hoje, Robinson é o que mais tem chances de conseguir a vitória. Creio que se ele conseguir regularizar a questão do pagamento dos servidores certamente vai vencer essa eleição. Fátima pode surgir com uma força muito grande caso Robinson não consiga superar esse problema, e Carlos Eduardo corre por fora”, opinou Leão, muito conhecido no RN por percorrer todo o Estado buscando avaliações do quadro político potiguar.

Natal tem média de 23 veículos roubados por dia, diz Sesed

Em média, 23 veículos são roubados todos os dias em Natal. Somente nos seis primeiros meses de 2017, foram 4.220 roubos registrados. Entre 2016 e 2017, o aumento foi de 13% para este tipo de crime. Os dados foram levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Segundo o delegado Licurgo Neto, da Delegacia Especializada em Roubo de Veículos e Cargas (Deprov), existem três destinos comuns para os veículos roubados. “Alguns carros são roubados para cometerem outros crimes; outros, para fins de desmanche. E também têm os veículos roubados para serem clonados”, explicou.
A delegacia que investiga as ocorrências tem 3 delegados e cerca de seis agentes para dar conta do trabalho, quando o ideal seria o dobro do efetivo. A assessoria da Polícia Civil disse que nos últimos meses o quadro de efetivo foi reduzido por causa dos pedidos de aposentadoria.
No ano passado, apenas 370 inquéritos foram remetidos à Justiça.
Além da falta de estrutura, os delegados reclamam das penas aplicadas aos criminosos. Licurgo Neto atribui o crescimento do número de veículos roubados e furtados à questão da impunidade: “Prende-se o infrator, mas depois ele é preso novamente mesmo condenado, pois geralmente cumpre pena no regime semiaberto”.
De acordo com os dados da delegacia, 60% dos veículos roubados foram encontrados abandonados.

RN tem 296 pacientes na lista de espera por transplante de órgãos

Segundo Raissa de Medeiros Marques, famílias ainda recusam doação de órgãos por falta de conhecimento (Foto: Divulgação/ Sesap)

O Rio Grande do Norte tem 296 pacientes na lista de espera por um transplante. Desse total, 151 aguardam por novos rins. Os dados foram divulgados pela coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Raissa de Medeiros Marques, durante uma audiência pública realizada nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa.
O evento marcou o lançamento da campanha “Doe órgãos. Salve vidas”, que visa conscientizar a população sobre a importância de doar órgãos. Segundo a Central de Transplantes, mais de 40% das famílias de potenciais doadores de órgãos se recusa a liberar os procedimentos para que os órgãos salvem outra vida.
“A principal causa apontada de recusa das famílias à doação é o desconhecimento em vida do desejo de doar seus órgãos por parte do falecido, bem como outros fatores culturais, religiosos. Para rever essa realidade, são necessários apenas dois passos. O primeiro passo é, seja um doador. O segundo, avise a sua família”, explica a coordenadora.
No primeiro quadrimestre de 2017 foram feitos 100 transplantes, superando os 65 procedimentos registrados pelo estado no mesmo período do ano passado. Atualmente, transplantes de rim e córnea são feitos em unidades potiguares. Até o ano passado também se transplantava medula óssea.
Depois do transplante renal, os mais aguardados são de córnea e medula óssea, com 123 e 22 pacientes, respectivamente.

Com marcas de tiros e espancamento, corpo é encontrado na Zona Leste de Natal

Corpo foi encontrado na Zona Leste de Natal nesta quarta-feira (12) (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

O corpo de um homem, com marcas de tiros e espancamento, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (12) meio da rua Felipe Camarão, no bairro de Cidade Alta, na Zona Leste de Natal.
Nenhum suspeito de cometer o crime foi identificado. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado e o corpo deve ser recolhido.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Quadrilha explode carro-forte em cidade no interior do RN

Carro-forte foi atacado por criminosos próximo à cidade de São Pedro do Potengi. (Foto: Divulgação / PM)

Bandidos atacaram um carro-forte e explodiram o veículo, no final da tarde desta terça-feira (11), na rodovia estadual RN 203. O assalto aconteceu próximo à cidade de São Pedro do Potengi.
A informação foi confirmada pelo comandante do policiamento do interior da Polícia Militar, coronel Wellington Arcanjo.
A quadrilha, composta por pelo menos oito bandidos, teria atirado contra o carro-forte e conseguiu interceptar o veículo. Em seguida, retiraram os vigilantes e então explodiram o carro para ter acesso ao dinheiro.
No entanto, ainda não se sabe se os assaltantes conseguiram roubar os malotes e nem quanto teria sido levado. Várias equipes da Polícia Miltiar foram deslocadas para a região e realizam diligências para tentar localizar e prender os criminosos.

Bandidos roubam arma e colete de vigilante da Unicat em Natal

Vigilante da Unicat foi rendido pelos bandidos, na tarde desta terça-feira (11). (Foto: Kléber Teixeira / Inter TV Cabugi)

Dois homens armados realizaram um assalto na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), no bairro do Tirol, em Natal. Os criminosos renderam o vigilante que trabalhava no prédio, na tarde desta terça-feira (11), e roubaram a arma e um colete que ele usava.
A Unicat é responsável pelo abastecimento e distribuição de medicamentos à população do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes estavam armados, inclusive, um deles portava uma arma longa.
A arma levada do vigilante foi um revólver, com seis munições. Policiais do 1º Batalhão da PM foram acionados logo após o roubo e realizam diligências para tentar localizar os suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

MPF em Brasília defende manutenção da prisão do ex-ministro Henrique Alves



O Ministério Público Federal emitiu parecer contrário à concessão de habeas corpus ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves. Ele foi preso preventivamente em 6 de junho, em decorrência da Operação Sepsis, como garantia da ordem pública e por conveniência da instrução criminal.
Acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, Alves teria se associado a Eduardo Cunha, Fábio Ferreira Cleto, Lúcio Bolonha Funaro e Alexandre Rosa Margotto, com o objetivo de obter vantagens indevidas na concessão de recursos oriundos do FI-FGTS e das carteiras administradas do FGTS para diversas empresas.
Segundo o MPF, as informações trazidas nos autos que embasaram a decretação da prisão preventiva demonstraram a complexa engenharia criminosa estabelecida pelos envolvidos e, alinhada a enorme influência política e ao poder econômico do ex-ministro, ex-presidente da Câmara dos Deputados e parlamentar, por cerca de 40 anos, trazem elementos suficientes para colocar em risco, neste momento processual, a ordem pública, econômica e a conveniência da instrução criminal.
Para o MPF, é iminente o risco dele, se posto em liberdade, trabalhar diretamente para eliminação ou ocultação de provas, bem como orientar a conduta de terceiros ou familiares, o que causará dificuldades na tramitação do processo. Em parecer, o MPF destaca que já foram apurados elementos probatórios que demonstram que Alves não cessou sua conduta delituosa mesmo após a deflagração da chamada “Operação Lava Jato”. Além disso, não haveria qualquer ilegalidade na prisão, pois se sustenta na presunção concreta e extrema plausibilidade da reiteração delitiva, bem como pela possibilidade de o crime de lavagem de dinheiro e de ocultação de valores estar ocorrendo no presente momento.
O MPF ressalta ainda a gravidade das condutas de Alves, que teria recebido pagamentos milionários ilícitos em contas no exterior. Entre eles estariam R$ 52 milhões referentes à propina de 1,5% no caso Porto Maravilha, que envolveu R$ 3,5 bilhões em recursos públicos.
No parecer, o MPF considera Alves uma pessoa perigosa, criminoso em série, que pode continuar os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, por isso não merece outras medidas cautelares diversas da prisão, nem a monitoração eletrônica, medida que não tem capacidade de indicar se o monitorado está incorrendo na prática de algum novo crime, se considerado seu modus operandi, mas apenas indicar onde ele se encontra.
A previsão é que, nesta semana, o pedido de habeas corpus seja analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Operação do MP e PM prende chefe de facção fugitivo de Alcaçuz

Resultado de imagem para alcaçuz rn

Um homem apontado como um dos chefes de uma facção criminosa que atua no Rio Grande do Norte foi preso na manhã desta terça-feira (11), em Natal, durante uma ação conjunta realizada pelo Ministério Público Estadual e Polícia Militar. Segundo o MP, Iranilson dos Santos Silva, o Cicinho, foi preso por volta das 9h30 no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul da cidade.
Ainda de acordo com o MP, Cicinho fugiu do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, o Pavilhão 5 de Alcaçuz, no dia 14 de janeiro deste ano, em meio às rebeliões que terminaram com a morte de 26 detentos.
“Ele era um dos criminosos mais procurados pelas forças de segurança pública do Rio Grande do Norte. Iranilson dos Santos Silva é considerado de altíssima periculosidade e já foi condenado a mais de 22 anos de prisão pela prática de vários crimes”, ressaltou o Ministério Público.
No momento da prisão, os policiais do Batalhão de Choque da PM constataram que Iranilson dos Santos Silva portava documento falso. O paradeiro dele chegou ao conhecimento do Gaeco por meio de denúncia anônima, repassada imediatamente aos policias do Batalhão de Choque, que efetuaram a prisão.
Iranilson dos Santos Silva será apresentado novamente ao sistema penitenciário, onde deve continuar o cumprimento da pena.
O Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) disponibiliza o telefone (84) 3606-8082 para que a população colabore com informações que possam levar criminosos à prisão.

Chuva deixa Natal e interior do RN em alerta de perigo, diz instituto

Inmet emite alerta de perigo por causa da chuva em Natal (Foto: Reprodução/ Inmet)

Por causa das chuvas que caem desde a noite desta segunda-feira (10) na cidade, Natal está em ‘Alerta Laranja’. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que em razão do acumulado de precipitações considera a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As unidades de Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Norte e de Natal foram avisadas.
Entre as 0h e 9h desta terça-feira (11), os meteorologistas registraram 30,8 milímetros de chuvas na capital potiguar. Na região de Calcanhar (a quina do estado), próximo a Touros, foram 71 milímetros. O 'Alerta Laranja' é emitido quando há entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, o alerta foi dado por causa de uma 'nebulosidade compacta' entre Fernando de Noronha e Natal. "São nuvens profundas. O alerta foi enviado para a Defesa Civil porque essa chuva pode causar alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em cidades litorâneas, como é o caso de Natal", diz Ednaldo Correia, chefe da Seção de Previsão do Tempo do órgão, em Recife.
O alerta abrange as regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar.
A Defesa Civil do Rio Grande do Norte, porém, informou que o monitoramento de chuva é um trabalho que exige operação de 24 horas e o órgão não tem condições de fazer isso. "Não temos efetivo nem estrutura suficiente para monitorar. A chuva geralmente causa problemas nas grandes cidades, como é o caso de Natal, que conta com Defesa Civil própria", declarou o assessor técnico Marcus Morais. Ele substitui o coordenador Eliseu Dantas, que está de férias.
A coordenadora da Defesa Civil de Natal, Alana Sales, informou que 10 agentes trabalham nesta terça-feira, na capital, em monitoramento de áreas de risco e lagoas.
Em apenas uma hora, caíram 10,8 milímetros em Natal. Para o Inmet, a quantidade é suficiente para emitir o Alerta Laranja na capital potiguar. "A maré cheia, junto com a quantidade de água, traz problemas como alagamentos na cidade", informou Ednaldo Correia.
Segundo as previsões do órgão federal, as chuvas devem continuar nos próximos dias, com menor intensidade. As rajadas de ventos estão menores e são mais pontuais que na semana passada, informou o Instituto.
"O período está com uma característica diferente neste ano. Os anos anteriores estavam abaixo da média, agora estamos acima. Só em um dia chuveu 140 milímetros, quando a média esperada para o mês é de 196,9", concluiu o meteorologista.

Fátima Bezerra ocupa presidência e barra votação da reforma trabalhista



A senadora do Rio Grande do Norte pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Fátima Bezerra está neste momento ao lado de outros senadores de oposição ocupando a Mesa Diretora do Senado Federal, que planeja votar ainda nesta terça-feira 11 o texto da reforma trabalhista, uma das propostas polêmicas apresentadas pelo governo de Michel Temer.
Diante do fato, o presidente da Casa Legislativa, senador Eunício Oliveira (PMDB), suspendeu a sessão e determinou que as luzes do plenário fossem apagadas até que os parlamentares da oposição desocupassem os lugares da Mesa. Neste momento, o painel eletrônico marcava a presença de 49 dos 81 senadores no plenário.
Além de Fátima, as demais senadoras que estão ocupando a Mesa são Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Regina Sousa (PT-PI). Pelas regras do Senado, qualquer senador pode abrir uma sessão, desde que haja quórum, e foi exatamente isso que as oposicionistas fizeram.
Contrárias à reforma trabalhista, elas aproveitaram a primeira hora da sessão para passar a palavra para outros parlamentares que discursavam contra a proposta enviada pelo governo. Por volta de meio-dia, quando Eunício chegou ao plenário, ele quis ocupar a cadeira que cabe a ele na mesa, a da presidência da Casa.
No entanto, Fátima não quis ceder o espaço para o presidente. Ele usou o microfone da senadora, apesar da resistência dela, para avisar que cortaria o som dos microfones se ele não pudesse se sentar. Após essa confusão, Eunício suspendeu a sessão. Após isso, a senadora Lídice da Mata então deixou a cadeira que estava ocupando na mesa e foi para a parte do plenário onde fica a maioria dos parlamentares. As outras quatro se mantiveram nas cadeiras onde se sentam os integrantes da Mesa Diretora.

Natal amanhece com chuva e trânsito lento em várias avenidas

Na BR-101, na área urbana de Natal, céu escuro por conta das nuvens carregadas deixou a sensação de ainda ser madrugada quando o dia amanheceu  (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A terça-feira (11) amanheceu chuvosa em Natal. Por volta das 6h20, a sensação era de madrugada na BR-101, na área urbana da cidade. Por causa do céu coberto de nuvens carregadas, os postes da rodovia permaneciam acesos. A visibilidade ruim também exigia atenção redobrada dos motoristas que passavam pelo local. O trânsito é lento em várias avenidas.

Rua Poty Nóbrega tem ponto de alagamento que impede a passagem de veículos (Foto: STTU)

Segundo a Defesa Civil e a STTU, até às 14h apenas dois pontos monitorados precisaram ser interditados. Um deles foi no cruzamento da rua Poty Nóbrega com a rua José Gonçalves, no bairro de Lagoa Nova. O outro foi no cruzmento da rua Mipibu com avenida Hermes da Fonseca, no bairro Petrópolis.

Na avenida João Medeiros Filho, a maior e mais movimentada da Zona Norte, um buraco se abriu em uma das faixas. Na manhã desta segunda (10), um carro chegou a cair dentro e ficou preso. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) isolou a área para providenciar o reparo.

Desfile cívico de “7 de Setembro” contará história de Santa Cruz; escolas recebem subtemas que serão desenvolvidos


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira (07), no auditório da Escola Municipal Miguel Lula de Farias (antigo CCI), o primeiro encontro de planejamento do desfile cívico de “07 de Setembro” em Santa Cruz. Como acontece desde o inicio da gestão da Prefeita Fernanda Costa, o desfile apresenta um tema que é desenvolvido pelas escolas e instituições participantes e o escolhido para esse ano foi: “Revisitando a História do município de Santa Cruz”.

No encontro, que contou com a presença de representantes de escolas do município, o tema teve uma excelente aceitação. Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra proferida pela historiadora e doutoranda, Ana Tereza Umbelino, que relacionou os pontos do município históricos do município de Santa Cruz/RN, desde o surgimento do povoado Santa Rita da Cachoeira, sua emancipação política, chegada da energia de Paulo Afonso, figuras importantes que contribuíram com o crescimento da cidade, tragédia como a enchente de 1981, fatores econômicos e políticos, bem como sua atual ascensão no tocante ao turismo religioso.

Após a palestra, os representantes receberam os subtemas que serão abordados no desfile cívico em Santa Cruz, seguindo a temática central deste ano.

O desfile contará com a participação das escolas das redes municipal, estadual, privado e federal de ensino. Como nos últimos anos, o evento acontecerá no período da tarde, a partir das 15h.