sábado, 26 de maio de 2018

25% dos revendedores de gás de cozinha do RN estão sem botijões para venda, diz sindicato

à frente, o único botijão cheio em uma distribuidora de gás de cozinha, em Natal (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Pelo menos 80% das revendedoras potiguares de gás liquefeito de petróleo, mais conhecido como gás de cozinha, não terão o produto disponível para venda a partir deste sábado (26), segundo informou o presidente do sindicato que representa os estabelecimentos - Singás - Francisco Alessandro Correia dos Santos.

Nesta sexta-feira (25), pelo menos 200 revendedores, que representam 25% das 800 unidades no estado, já estão sem o produto. A entidade emitiu um alerta à população. Por dia, são vendidos cerca de 23 mil botijões de gás no estado.

Em uma das distribuidoras de Natal, apenas uma unidade de 13 kg estava disponível, na tarde desta sexta-feira (25).

De acordo Francisco, o estado é abastecido por cinco distribuidoras, mas nenhuma delas está conseguindo entregas os botijões, por causa da greve de caminhoneiros que atingem estradas federais e estaduais do Rio Grande do Norte e de todo o país.

"Nossa orientação aos revendedores é que priorizem as vendas aos hospitais, escolas e penitenciárias", declarou Francisco dos Santos. Ainda de acordo com ele, é possível que consumidores residenciárias que estejam sem reservas tenham dificuldade de encontrar o produto até o fim das mobilizações dos caminhoneiros.

Por causa de greve de caminhoneiros, produtores cancelam despesca e venda de camarão para fora do RN

Carcinicultura calcula prejuízos durante greve de caminhoneiros  (Foto: Reprodução/RBS TV)

Somente a cadeia produtiva do camarão do Rio Grande do Norte registrou queda de R$ 10 milhões no faturamento, por causa da greve de caminhoneiros que exigem redução no preço do diesel. As manifestações entraram no quinto dia, nesta sexta-feira (25). O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha, afirmou que as despescas e vendas de camarão para fora do estado foram suspensas.

Como conseguência, ele explicou, as produções de pós-larvas, rações e outros insumos, principalmente os camarões em tempo de despesca, estão severamente prejudicadas. O valor real do prejuízo só será descoberto após o desenrolar dos processos de cultivo e com o fim da greve.

Arimar Filho, diretor presidente de uma das maiores empresas de pesca do Rio Grande do Norte, informou que está tendo dificuldades de conseguir caminhões para carregar os produtos para fora do estado e que tem uma carreta sua parada na Bahia, carregada com 24 toneladas de peixe congelados, que iam para Santa Catarina.

A empresa Produmar é a maior exportadora de atum e meca do estado, com um volume de 300 toneladas mensais. Por causa dos problemas de escoamento da produção, a empresa está tentando adiantar a exportação de peixe para liberar espaço no estoque.

Santa Cruz sediará cursos voltados para o turismo e inscrições se encerram nesta sexta-feira (25)


Serão encerradas nesta sexta-feira (25) as inscrições para os cursos que Santa Cruz sediará, voltados para o turismo. As capacitações são promovidas pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz.

No Polo Agreste/Trairi os cursos serão de “Inglês para serviços turísticos”, com 20 vagas e carga horária de 160 horas, e “Condutor/Orientador do turismo local”, com 20 vagas e carga horária de 80 horas, ambos serão ministrados em Santa Cruz.

Ainda há vagas para os cursos e as inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), das 8h às 11h30, de forma gratuita.

O processo que selecionará os participantes dos cursos se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018.

Ceasa do RN recebe um terço dos caminhões previstos e alimentos já estão em falta

Estoques de produtos está pequeno na Ceasa do Rio Grande do Norte (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)

De 120 caminhões esperados para o abastecimento da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), nesta sexta-feira (25), apenas 40 chegaram. De acordo com a direção da central, ainda não é possível estimar prejuízos. Produtos como tomate, pimentão, laranja, repolho, já estão em falta e outros produtos tiveram disparada nos preços.

"A partir de hoje isso vai refletir nos serviços de restaurantes, bares e outros estabelecimentos. Os produtos que estão chegando são os regionais, que são bons, mas existem alguns, como é o caso do tomate, que não têm produção aqui", afirmou Agacir Virgínio, diretor técnico da Ceasa.

Produtos que ainda estão disponíveis tiveram alta de preços. Nesta quinta-feira (24), por exemplo, o preço da saca de 50 kg de batata dobrou de preço e passou de R$ 90 para R$ 180.

Em nota, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) informou que se preocupa com os impactos que a paralisação dos caminhoneiros podem causar no abastecimento de produtos de necessidade básica, principalmente os alimentos como frutas, legumes, verduras, carne e demais categorias de produtos resfriados, como laticínios.

"Até o momento, poucos supermercados associados à Assurn relataram desabastecimento, mas não descartam que o problema se amplie nos próximos dias", informou, em nota.


"A Assurn junto às Associações Estaduais e à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) alerta as autoridades competentes à questão no Rio Grande do Norte e no país para que negociem o mais rápido possível com os manifestantes a adoção de providências de curto prazo que permitam a circulação de veículos de cargas perecíveis.

 Também conclama para que o diálogo prossiga para além das providências de curto prazo e que permita o perfeito restabelecimento dos fluxos de logística no Brasil, evitando que a população sofra com a falta de produtos de necessidades básicas", concluiu a nota.

Tomba participa de missa em Nova Cruz presidida por Pe. Aerton

IMG-20180524-WA0180

O deputado estadual Tomba Farias participou na noite desta quinta-feira de missa com oração de Cura e Libertação na cidade de Nova Cruz, região Agreste Potiguar.

Acompanhado da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, Tomba Farias se emocionou com a celebração, que foi presidida pelo paroco local, Pe. Aerton Sales, que ja foi da Paróquia de Santa Cruz.

Tomba tem forte ligação com Nova Cruz e é o deputado mais votado da cidade, com serviços prestados no município, além de sempre ser bem recepcionado no município.

IMG-20180524-WA0183

Via blog do Edipo Natan

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais três monitores aprovados no processo de seleção do “Mais Alfabetização”


A Prefeitura de Santa Cruz divulgou mais um edital convocando três monitores aprovados no processo seletivo do programa “Mais Alfabetização”. Os candidatos convocados são: MICHEL FERREIRA DA SILVA, MÁRCIA MIRIELE BEZERRA CÂNDIDO e MARIA GRACIELLE TARGINO GOMES DANTAS.

Os monitores convocados têm dois dias úteis, 28 e 29 de maio, para comparecer a sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Edital de Convocação 002/2018 pode ser acessado no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Operação Candeeiro: ministro do STF pede inclusão na pauta e vai levar caso de deputado Ricardo Motta a julgamento

Resultado de imagem para ricardo motta rn

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, determinou a inclusão na pauta da 1ª Turma da ação contra o deputado estadual Ricardo Motta, alvo de investigação na Operação Candeeiro.

A decisão significa que o ministro tem voto a respeito das acusações e vai levá-lo ao plenário para manifestação dos demais membros.

O caso tramita no Supremo Tribunal Federal em razão da maioria dos membros do Tribunal de Justiça, foro de um deputado estadual, ter manifestado suspeição para julgar a acusação.

O assunto será julgado na Primeira Turma do STF. Consultada, as pautas das 1ª Turma do STF, até 1º de junho, ainda não tratam da inclusão do processo para julgamento.

O Ministério Público alega que o deputado Ricardo Motta se beneficiou de desvios no Idema. O parlamentar já se pronunciou sobre o caso. Ele nega as acusações.

Via BG

Postos de Natal vão “vestir” luto nesta quinta contra a escalada de preços e queda de venda de combustíveis



Nesta quinta-feira (24), os postos de combustíveis de Natal amanhecerão com panos pretos envolvendo as colunas de suas fachadas e estruturas. A atitude é uma forma que o segmento varejista encontrou para marcar posição com relação à atual política de preços dos combustíveis no Brasil que, aliada a uma carga tributária extremamente injusta e pesada, tem sido a grande responsável pela disparada nos preços da gasolina, do diesel e até o etanol nos últimos meses.

Hoje, por decisão do Governo Federal, a política de preços no país autoriza o repasse imediato às refinarias – e consequentemente às distribuidoras e aos postos – da variação do preço do barril de petróleo no mercado internacional, que além de estar sujeita à variações ligadas a intempéries políticas ainda é dolarizada (refletindo, portanto, a variação cambial Dólar/Real). Com isso, os preços têm ficado cada vez mais proibitivos e o consumidor tem sido obrigado a reduzir o consumo e os postos já amargam quedas consideráveis nas vendas.

“A maioria da população, felizmente, já tem consciência de que os revendedores são tão vítimas quanto os consumidores de todo este contexto. Para se ter uma ideia, somados, impostos, produção (refinarias) e distribuidoras ficam, em média, com 90% de todo o preço final da gasolina e do diesel, por exemplo. A margem bruta dos postos não passa de 10%, e desse montante ainda temos que custear itens como mão de obra, eletricidade e equipamentos. O que sustenta o nosso segmento é o volume de vendas, que precisa ser alto para equilibrar o negócio. Quando os preços sobem de forma absurda como agora, as vendas despencam. Por isso estamos de luto. Por todo este modelo que penaliza a nós e ao consumidor”, afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do RN (Sindipostos RN), Antonio Cardoso Sales.

No RN, Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrições para cursos técnicos subsequentes

Resultado de imagem para escola agrícola de jundiaí

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que fica em Macaíba, na Grande Natal, está com inscrições abertas até o dia 5 de junho para o processo seletivo de cursos técnicos subsequentes em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura.

Para se inscrever, basta preencher a ficha que está no anexo do edital, disponível no site www.eaj.ufrn.br, e enviar para o email subsequenteinscricao.eaj2018@gmail.com juntamente com um documento que comprove a conclusão do ensino médio.


A prova será aplicada no dia 10 junho de 2018, na sede da EAJ em Macaíba, no auditório do CERES em Caicó, e no auditório da UFERSA em Mossoró.


Serão dez questões objetivas contextualizadas em ciências agrárias, matemática de nível fundamental, além de uma redação.

Metade das vagas são reservadas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas. Desse percentual, 50% serão direcionados para quem tem renda familiar igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Também há cotas para autodeclarados negros, pardos e indígenas.


Os aprovados ingressarão na instituição no segundo semestre deste ano. A EAJ dispõe de auxílios residência, alimentação, transporte e moradia para os alunos regularmente matriculados em cursos técnicos presenciais como forma de apoio à inclusão, permanência e êxito dos estudantes.


Com o processo seletivo, a EAJ retoma a parceria histórica com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), que já ajudou a formar centenas de técnicos nas Ciências Agrárias.


Serviço


Cursos Técnicos: Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura

Inscrições gratuitas: até 5 de junho de 2018
Provas: 10 junho de 2018 em Macaíba, Caicó e Mossoró

Adolescente de 15 anos confessa que atirou em bombeiro mirim durante assalto em Natal

Luan Thales da Silva morreu no hospital, onde estava internado desde a quarta-feira (9) (Foto: Arquivo pessoal)

Um adolescente de 15 anos foi apreendido sob suspeita de ter assassinado no bombeiro mirim Luan Thales da Silva, de 20 anos, que morreu no início do mês após uma tentativa de assalto em Natal. Ele foi detido em flagrante nesta terça-feira (23), quando realizava um arrastão no centro da capital potiguar.

De acordo com o delegado Ernani Júnior, responsável pela investigação do caso, depois de apreendido o adolescente confessou que atirou em Luan Thales, e disse que fez isso porque o rapaz teria reagido ao assalto.

Greve de caminhões afeta abastecimento de alimentos em SP

Greve de caminhões afeta abastecimento de alimentos em SP: Carregamentos de mamão, batata e melancia tem sido distribuídos em quantidades reduzidas

A greve de caminhoneiros, que se estende pelo terceiro dia, já afeta o abastecimento do Ceagesp, na capital de São Paulo.

Mamão, melão, batata, manga e melancia estão chegando em menor quantidade no centro de distribuição paulista nesta quarta-feira (23). O mamão vem principalmente do Espírito Santo, a manga, da Bahia, o melão, do Rio Grande do Norte, a batata, do Paraná e a melancia, de Goiás.

"Já as verduras e os frutos cítricos, que vem do interior do estado de São Paulo, estão com uma entrega mais regular", afirma Flávio Godas, economista do Ceagesp.

Os preços aos atacadistas ainda não aumentaram porque a demanda também está comprometida pela greve, diz Godas. Os revendedores paulistas estão pedindo para atrasar a vinda dos produtos, para que eles não estraguem devido às obstruções das estradas.

"A tendência seria um aumento exorbitante de preços, mas isso não aconteceu porque o comprador que quer levar o produto para fora do estado também não está conseguindo."

De janeiro a abril, o Ceagesp comercializou 44,6 mil toneladas de mamão, 87,8 mil de batata, 44,5 mil de melancia, 33,3 mil de manga e 25,4 mil de melão.

O Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) é o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo. Com informações da Folhapress.

TCE/RN acata sugestão de Tomba Farias sobre prazos de prestação de contas



Acatando sugestão do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) resolveu dilatar para o dia 28 de julho de 2018 a prestação de contas anuais de gestores municipais e estaduais, referente ao ano de 2017.

Ao deliberar favoravelmente à iniciativa, que beneficia prefeitos e governador do Estado, o TCE/RN considerou que a ampliação do prazo se justifica até como uma forma de permitir que os gestores corrijam eventuais inconsistências identificadas na elaboração da prestação de contas.

Para Tomba Farias, o Tribunal teve sensibilidade e atendeu aos anseios dos gestores públicos, que, empenhados em cumprir o que rege a legislação em vigor, tinham anteriormente até o dia 31 de Maio para encaminharem as informações aos TCE/RN.

Caminhoneiros fazem novos protestos contra aumento do diesel e BRs 101, 226, 304 e 427 são parcialmente bloqueadas no RN

Caminhoneiros usaram pneus para fechar parcialmente a rodovia (Foto: PRF/Divulgação)

Em mais um dia de protestos contra os constantes aumentos no preço do óleo diesel, caminhoneiros bloquearam parcialmente trechos de quatro rodovias federais no Rio Grande do Norte: BR-101, em Parnamirim, cidade da Grande Natal; BR-304, em Mossoró, na região Oeste; BR-226, em Santa Cruz, no Trairi; e BR-427, em Currais Novos, no Seridó.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, pneus foram colocados sobre as pistas. Nas quatro rodovias, uma faixa em cada sentido está livre para o trânsito, e apenas os caminhões estão sendo parados.

Em Mossoró, o protesto acontece desde às 8h30 na altura do Km 33. Em Santa Cruz, a rodovia foi fechada no Km 108 por volta das 9h. Em Currais Novos, o bloqueio foi montado no Km 01 por volta de 9h30, segundo informações da PRF.


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou que uma comissão de deputados federais viaje até Curitiba para fazer uma inspeção à carceragem em que o ex-presidente Lula está preso desde abril deste ano.

A visita já havia sido negada duas vezes pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável por supervisar a pena do petista. Para a magistrada, não há "necessidade" da visita, já que uma comissão de 11 senadores já foi até à carceragem pelo mesmo motivo.

No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, entrou no Supremo com uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF). Maia alegou que a juíza violou a lei e o regimento interno da Câmara que conferem aos deputados o direito de fiscalização e acesso a qualquer órgão público.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o pedido de Maia e afirmou que ele não podeira ter sido feito por meio de uma ADPF. Mesmo assim, Fachin decidou por acolher os argumentos do presidente da Câmara e liberou a visita.

“Determino, para tanto, que o Juízo da 12ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR, em comum acordo com a Coordenação da aludida Comissão, fixe dia, hora e demais condições, inclusive de segurança, que reputar adequadas ao implemento da medida.”

A comissão é formada por 12 deputados federais dos partidos PT, PSB, Psol, PCdoB e PDT.

TSE cassa mandato do prefeito e da vice-prefeita de Alto do Rodrigues, RN

Prefeito e vice-prefeita foram cassados pelo TSE (Foto: Prefeitura de Alto do Rodrigues/Divulgação)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na sessão desta terça-feira (22), o mandato do prefeito e da vice-prefeita de Alto do Rodrigues, na região Oeste potiguar. De acordo com a decisão dos ministros, o presidente da Câmara Municipal deve assumir a administração da cidade até a realização de uma nova eleição.

O prefeito Abelardo Rodrigues Filho (DEM) e a vice-prefeita Emília Patrícia Batista de Sousa (MDB) foram condenados por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Com a decisão eles também ficaram inelegíveis por 8 anos. A nova eleição deve acontecer em até 90 dias.

Não houve unanimidade dos ministros. A relatora do caso, ministra Luciana Lóssio, e os ministros Gilmar Mendes e Napoleão Nunes Maia Filho foram votos vencidos. A maioria, favorável à cassação, foi composta pelo presidente do TSE, ministro Luiz Fux, Rosa Weber, Henrique Neves da Silva e Og Fernandes, que reajustou voto.

No dia da redução de preços Petrobrás vende gasolina ainda mais cara



Desde a meia-noite do dia em que estaria vigorando a anunciada "redução de preços", a Petrobrás e as distribuidoras estão vendendo os combustíveis ainda mais caros que na véspera. 

No site da própria Petrobras, o preço da gasolina comum está fixado para os postos de Brasília, desde a zero hora desta quarta, a R$4,15 e o etanol a R$2,94 aos postos de Brasília. Os preços estão disponíveis para os revendedores no site da estatal.

Os reflexos da "redução de preços" nas refinarias somente serão percebidos em algum momento da próxima semana, segundo especialistas. Mas eles advertem para uma velha malandragem do setor: "eles reduzem 2 hoje e aumentam 3 amanhã", ironizam.

Com isso, postos da capital vendem ao consumidor gasolina a R$4,78. Gerentes de postos confirmam que a suposta redução somente chegará ao consumidor na próxima semana, quando os estabelecimentos terão adquirido os combustíveis sob os novos valores.

 

Caminhoneiros paralisam rodovias em 22 estados e derrubam a CIDE sobre o diesel



Em seu segundo dia, a paralisação dos caminhoneiros contra o aumento no preço do diesel afetou diversos serviços em todo o país. Aeroportos, indústrias e agroindustrias tiveram suas atividades atingidas pelos protestos nas principais rodovias federais. O suficiente para que o governo buscasse soluções, como o fim da cobrança da Cide, imposto sobre combustíveis, mas somente para o diesel.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizava, até as 15h57, interrupções em rodovias federais de 22 estados por causa da paralisação. Já de acordo com a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que representa a categoria, havia paralisações de caminhoneiros em 23 Estados.

Em Brasília, a concessionária Inframerica, que administra o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, decidiu contingeciar o combustível estocado no aeroporto, por causa da possibilidade de falta de querosene para abastecer as aeronaves. Isto porque os veículos que transportam a querosene de aviação estão retidos em rodovias interditadas no entorno do Distrito Federal.

Em São Paulo, os protestos afetaram diversas rodovias. A Rodovia Régis Bittencourt foi interditada na altura do quilômetro 279, em Embu das Artes, segundo informou a Arteris, concessionária responsável pela via que liga São Paulo à Região Sul do país.

Também foi registrada interrupção em trechos da Rodovia Castello Branco devido aos protestos em sua pista expressa. Pouco depois das 20h, a CCR Via Oeste, que administra a via informava em sua página na internet que o tráfego tinha voltado ao normal.

Em Santos, no litoral paulista, as operações de recepção e entrega de mercadorias nos terminais do Porto de Santos também foram atingidas. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), apesar de o bloqueio ter impedido o acesso de veículos de carga, reduzindo a recepção e entrega de mercadorias, as operações de atracação e carga e descarga de navios ocorrem normalmente. Segundo a Codesp, no momento, 25 navios estão atracados no porto público e 13 nos terminais.

No Rio Grande do Sul, a paralisação afetou a linha de produção da General Motors, devido a falta de abastecimento de componentes para a montagem de veículos. A empresa informou que suspendeu a produção na fábrica de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira. Além da paralisação, a GM disse também enfrentar “dificuldades na distribuição de veículos à rede de concessionárias.”

No Rio de Janeiro, foram identificadas ações do movimento em cinco rodovias federais que cortam o estado. Na BR-493, em Itaboraí, houve bloqueio da passagem de caminhões no quilômetro 0. Na BR-273, conhecida como Rodovia Presidente Dutra, a pista no sentido São Paulo teve duas faixas interrompidas na altura do quilômetro 204, em Seropédica. Também entre os quilômetros 274 e 276, em Barra Mansa, houve presença de caminhoneiros no acostamento, sem grande impacto no tráfego. Foram ainda registradas manifestações nas margens da BR-393, em Volta Redonda; da BR-465, em Nova Iguaçu; e da BR-101, em três pontos: nos municípios de Itaguaí, em Itaboraí e em Campos dos Goytacazes.

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas de Volta Redonda e Região Sul Fluminense (Sinditac-VR), Francisco Wild, além da alta do combustível, há outras três motivações para o movimento. Uma delas é a cobrança da votação do Projeto de Lei 528/2015, que cria uma tabela com valores mínimos para o frete cobrado no transporte rodoviário de cargas.

A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e aguarda apreciação no Senado. As outras duas razões da paralisação, segundo ele, são o repúdio à suposta corrupção nas balanças de pesagem e a falta de confiança na fiscalização das cargas.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa mais de 140 agroindústrias em todo o país, disse por meio de nota que “os bloqueios impedem o transporte de aves e suínos vivos, ração e cargas refrigeradas destinadas ao abastecimento das gôndolas no Brasil ou para exportações”.

Reações

Diante do impacto das paralisações, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardiã, anunciou no início da noite que o governo vai eliminar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) cobrada sobre o diesel. Em acordo feito com o Congresso Nacional, o governo se comprometeu a assinar um decreto eliminando o tributo sobre o diesel assim que o Congresso Nacional aprovar o projeto de reoneração da folha de pagamento, para compensar as perdas.

A Petrobras também anunciou que a partir de amanhã (23), a gasolina e o óleo diesel ficarão mais baratos nas refinarias de todo o país. De acordo com a estatal, o preço da gasolina cairá 2,08% e o do diesel, 1,54%.

A queda no preço da gasolina ocorre depois de 11 aumentos consecutivos nos últimos 17 dias e de o preço do produto ter fechado os primeiros 21 dias do mês de maio com alta acumulada de 16,07%. Com a queda de 2,08% que entra em vigor amanhã, o preço da gasolina nas refinarias cairá para R$ 2,0433

A Associação Brasileira dos Caminhoneiros, no entanto, reivindica a isenção de PIS, Cofins e Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos e também propõe medidas de subsídio à aquisição de óleo diesel, que poderia se dar por meio de um sistema ou pela criação de um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo. “É imprescindível uma política de isenção dos impostos incidentes no oléo diesel e o controle dos aumentos do combustível”, disse o presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes.

De acordo com a associação, a incidência tributária é responsável por 27% do preço final do diesel, dos quais, apenas 1% é da Cide, 12% referentes a Pis/Cofins e 14% ao ICMS. “A cobrança da Cide é de R$ 0,10 por litro de gasolina e de R$ 0,05 por litro de diesel. Até um posicionamento efetivo do Governo, a entidade pede firmeza nos protestos de todas as regiões do país”, disse a associação.

Catador é morto, tem corpo queimado e enterrado em lixão no município de Lagoa D'Anta, RN

Corpo foi encontrado nesta terça (22) enterrado em um lixão no município de Lagoa D'Anta (Foto: PM/Divulgação)

Um catador de lixo foi morto, teve o corpo queimado e depois foi enterrado em um lixão no município de Lagoa D’Anta, na região Agreste potiguar. O cadáver, já em avançado estado de decomposição, foi encontrado na manhã desta terça-feira (22). Dois irmãos, segundo a PM, são suspeitos do crime. Um deles foi preso e o outro conseguiu fugir para uma região de serra.

Ainda de acordo com a PM, a vítima foi identificada como Francisco de Assis Victor, 44 anos, que estava desaparecido fazia 15 dias. Contudo, ainda não se sabe o que motivou o assassinato.

A PM afirmou que o homem que foi preso tem 22 anos, e também trabalha como catador. Ele teria dito na Delegacia de Nova Cruz, onde permanece detido, que foi o irmão dele quem matou o colega. Contudo, não há mais detalhes sobre o ocorrido.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Em protesto contra aumento de diesel, caminhoneiros fecham trecho da BR-101 na Grande Natal

Caminhoneiros fazem manifestação na BR-101, em Parnamirim, contra aumento do diesel (Foto: PRF/Divulgação )

Em protesto contra o aumento do diesel, caminhoneiros fecharam uma das vias da BR-101, sentido Parnamirim-Natal, na região metropolitana da capital potiguar. A interdição começou por volta das 10h30 no Km 105,8 da rodovia, em frente ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal está no local.

Caminhoneiros protestam contra o aumento do diesel em vários estados. Nesta segunda (21), foi anunciada mais uma alta do valor nas refinarias, de 0,97% a partir de terça (22). Na semana passada, foram cinco reajustes diários seguidos. A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo.

Fernanda Costa participa da abertura da Feira de Artesanato do Polo Agreste/Trairi e ressalta a união dos municípios para o fortalecimento do turismo


A Prefeita Fernanda Costa participou, na noite desta quarta-feira (16), da abertura da primeira Feira de Artesanato do Polo Agreste/Trairi. O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e o Sebrae/RN, acontece até esta sexta-feira (18), no Pátio da Matriz de Santa Cruz, e faz parte da programação sócio-cultural dos festejos de Santa Rita de Cássia.

O evento reúne artesãos de diferentes municípios da região e busca a integração dos munícipios por meio dos vários aspectos do turismo, entre eles, o artesanato e suas várias tipologias.

Fernanda Costa ressaltou a importância da feira com caráter regional para o fortalecimento do turismo. “Nós acreditamos que não se faz turismo sozinho, principalmente, nós que somos destinos do interior do Estado. Essa parceria, essa agregação, essa construção desse trabalho juntos é uma coisa que só fortalece. Nós temos que estar todos juntos, cada um apresentando o seu potencial, mostrando o que tem de melhor, para que a gente possa fazer com que o turista saia da capital e venha para o interior do Estado”, disse.

A abertura do evento também contou com  as presenças do Vice-prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira, do diretor técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti, do gerente regional do Sebrae/RN, Gustavo Cosme, da gerente da unidade de comércio e serviços do Sebrae/RN, Maiza Pinheiro, da vereadora de Santa Cruz, Ana Fabrícia e do pároco de Santa Rita de Cássia, Padre Vicente Fernandes.

A Feira de Artesanato do Polo Agreste/Trairi conta, entre os expositores, com representantes dos municípios de Campo Redondo,  São Bento do Trairi, Serra de São Bento, Sitio Novo, Tangará, além de Santa Cruz.


Prefeitura de Santa Cruz entrega selos de “manipulador capacitado” para ambulantes do Santuário de Santa Rita


Mais uma etapa do Mutirão do Alimento Seguro foi vencida e a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), realizou no último domingo (13) a entrega de selos de “manipulador capacitado” para ambulantes que comercializam alimentos no Santuário de Santa Rita.

Os profissionais certificados foram os que participaram, no final do mês de abril, de uma capacitação que tratou sobre noções básicas de manipulação correta de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares e higiene pessoal.

Também no domingo (13), aproveitando a ocasião do início da festa da padroeira da cidade, técnicos da VISA realizaram uma pesquisa avaliativa das condições higiênico-sanitárias presentes nas áreas de comercialização. O objetivo, melhoria dessas condições e, consequentemente, uma alimentação segura para os consumidores.

Os manipuladores capacitados no curso e que ainda não receberam seus selos, podem procurar a sede da Vigilância Sanitária Municipal (próximo ao Estádio Iberezão), de segunda a sexta-feira, para o receberem a certificação.

Divulgado o resultado preliminar de processo seletivo do programa “Novo Mais Educação”


A Prefeitura de Santa Cruz divulga o resultado preliminar do processo seletivo para mediadores da aprendizagem e facilitadores voluntários do programa “Novo Mais Educação”

A lista completa com os aprovados pode ser acessada através do site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Kelps Lima não decola para o governo e retira candidatura a Governador junto da também de Magnólia Figueiredo



Em fim, foi muita farofa pra pouca carne...

O deputado Estadual Kelps Lima (Solidariedade) não é mais pré-candidato pelo partido que preside no Rio Grande do Norte, o Solidariedade. 

Em reunião na última sexta-feira (18), o partido decidiu que os seus dois pré-candidatos ao executivo estadual, continuam sendo a vereadora do município de Grossos, Clorisa Linhares, e o professor Breno Queiroga.

Por telefone, Clorisa disse acreditar que em junho, o partido decide quem será o candidato oficial da legenda. A vereadora afirmou ver a retirada da candidatura de Kelps com muita tranquilidade. Ela ainda disse que Breno é muito capaz. A decisão final do partido será baseada no que for melhor para a legenda, segundo ela.

Clorisa ainda comentou que o diálogo no Solidariedade está sendo saudável:  "O projeto é criar uma alternativa política para o Rio Grande do Norte desvinculado desses dinossauros, e o partido tem sido muito coerente com a postura. E dentro desse projeto, muitas pessoas abrem mão de coisas pessoais, em prol de um projeto maior, que é o bem estar, e construir um Rio Grande do Norte Diferente". destacou

Os partidos tem até 15 de agosto para oficializar na justiça eleitoral seus candidatos ao governos estaduais, Senado e a presidente da República.

Com informações do Potiguar Notícias

Motociclista atropela e mata mulher na Zona Norte de Natal

Mulher foi atingida ao atravessar na faixa de pedestres (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Uma mulher morreu atropelada por um motociclista na manhã desta segunda-feira (21) na Av. João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da Zona Norte de Natal. O condutor da moto e a mãe dele, que estava na garupa, caíram e se machucaram, mas foram socorridos pelo SAMU.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o acidente aconteceu próximo da entrada para a avenida Itapetinga, em frente ao Complexo Cultural.

A mulher que morreu foi identificada como Ângela Cristina Bezerra de Andrade Silva, de 39 anos. O corpo ficou perto da faixa de pedestres, mas não foi possível afirmar se ela estava caminhando sobre a área sinalizada quando foi atingida.

Mãe e filho não correm risco de morte. Foi feito teste de bafômetro no motociclista, mas o resultado deu negativo para a ingestão de bebida alcoólica.

Prefeitura de Santa Cruz está com inscrições abertas para três competições de futebol


A Prefeitura de Santa Cruz está nos preparativos de três competições de futebol amador. Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal José Vanildo, Campeonato Municipal de Master e o Ruralzão. As competições fazem parte do calendário esportivo desenvolvido pela secretaria municipal de Esportes e Lazer e acontecem paralelamente.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha, das 08h às 12h e das 14h às 17 horas.

Todas as partidas, das três competições, serão realizadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). As disputas começam no dia 09 de junho.

Ações da Prefeitura de Santa Cruz chamam atenção da sociedade sobre a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Nesta sexta-feira, 18 de maio, se comemora o 18º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e a Prefeitura de Santa Cruz vem realizando uma série de eventos voltados para esse temática.

A Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi iniciada na última segunda-feira (14) e segue até esta sexta-feira (18).

Preparada pela secretaria municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a programação é formada por mesa redonda na rádio, palestras, contação de histórias, bliz educativa, panfletagens, palestras nas escolas, abordagens sociais.

São ações planejadas para envolver e convidar toda comunidade a assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, tema que merece a atenção de toda a sociedade.

18 de Maio

O dia “18 de Maio” é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A mobilização ressalta a necessidade de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

PM e IBAMA desarticulam campeonato de caça na região Seridó potiguar

Operação Pódio é deflagrada no interior do RN (Foto: CIPAM/Divugação)

Uma operação realizada por policiais militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) desarticulou um campeonato de caça neste domingo (20) na região Seridó potiguar. A 'Operação Pódio' foi deflagrada entre as cidades de Currais Novos e São Vicente. Pelo menos 27 caçadores foram presos.

Ainda de acordo com a CIPAM, participaram da operação equipes da Polícia Ambiental de Caicó e Natal, PMs de Currais Novos e equipes do IBAMA.

Foram apreendidos quatro tatus verdadeiros e sete tatus-peba, além de dezenas de armadilhas, 18 veículos, armas e cachorros.

Tatus foram apreendidos durante a operação (Foto: CIPAM/Divulgação)

quarta-feira, 16 de maio de 2018

TRE mantém elegibilidade de Tomba e Fernanda

Resultado de imagem para tomba farias e fernanda costa 2018

Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) reformulou sentença mantendo a elegibilidade do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) e o mandato da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.


A decisão da Corte Eleitoral se contrapõe a uma decisão judicial em primeira instância, efetivada pela juíza eleitoral de Santa Cruz que havia determinado a cassação dos mandatos da prefeita e do vice-prefeito Ivanildinho Ferreira, além de aplicar a inelegibilidade do deputado Tomba.

Com essa decisão, o deputado Tomba Farias está habilitado a concorrer as eleições 2018.

Informações do Blog do Wallace

Multidão e apresentações emocionantes marcam o concurso da “Mais Bela Voz Estudantil” deste ano


O concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil” mais uma vez superou todas as expectativas e provou que é um dos principais momentos da programação da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia. O evento reuniu uma multidão no Pátio da Matriz, na noite desta terça-feira (15).

Realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através de sua equipe intersetorial de eventos, o concurso contou esse ano com a participação de 21 concorrentes, alunos de escolas das redes municipal, estadual, federal e privada.

As apresentações fizeram o público se emocionar, vibrar e cantar. No repertório, músicas dos mais variados estilos e, no palco, crianças e jovens com muito talento musical e futuro promissor.

Na categoria kids, a campeã foi Laura Jully do Creart, o segundo lugar ficou com a representante, do Cedap, Fernanda Jamilly, e na terceira colocação Maria Rita, da Escola Estadual Isabel Oscarlina.

O título da categoria juvenil foi para a Unopar, defendida por Ivanelson da Silva, o segundo colocado foi Erivan Souza, da Escola Estadual José Bezerra e a terceira colocada, representando o Etef, Geovânia Marília.

A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do Deputado Tomba Farias, prestigiou as apresentações do concurso “A Mais Bela Voz Estudantil”. A edição deste ano também contou com a participação da atual Miss Santa Cruz, Larissa Dantas.





Campanha eleitoral de deputados federais custará R$1,3 bilhão ao país



Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, o total de doações para os atuais 513 deputados federais se elegerem em 2014 superaram os R$688,6 milhões. Na Eleição de 2006, o valor total foi de R$252,5 milhões, pouco mais de meio milhão por parlamentar. Para 2018 a nova lei eleitoral limitou o custo da campanha de deputados federais a “apenas” R$2,5 milhões cada. Ou seja, total de quase R$ 1,3 bilhão. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O custo da campanha da bancada de 513 deputados federais cresceu cinco vezes: foi de R$252 milhões em 2006 para R$1,3 bilhão este ano.

Centro de três operações da PF, a JBS foi a maior doadora da Câmara em 2014: 177 deputados dividiram (oficialmente) R$53,4 milhões.

Serão eleitos 1.024 deputados estaduais em outubro, a custo máximo de R$1 milhão cada. Só os eleitos custarão mais de R$1 bilhão.

Bandidos explodem cofre de banco e fogem após troca de tiros com a PM na Grande Natal

Bandidos explodem caixa eletrônico em ag6encia bancária na Grande Natal (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Bandidos explodiram o cofre do Banco do Brasil em São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal, na madrugada desta quarta-feira (16). De acordo com a Polícia Militar, ao ouvirem a explosão, policiais foram até a agência e trocaram tiros com os criminosos, que fugiram em seguida. A agência ficou totalmente destruída. Imóveis no entorno do banco também foram atingidos por disparos.

Ainda segundo a PM, os criminosos chegaram à agência, que fica no centro da cidade, por volta das 2h30. Quando os bandidos detonaram os explosivos, policiais da base da PM foram até o local. A unidade que fica perto do banco.

Agência ficou totalmente destruída. (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Pelo menos três homens foram vistos do lado de fora. Os bandidos atiraram nos PMs, que revidaram. Na fuga, os assaltantes espalharam grampos pela cidade para dificultar a perseguição da polícia.

Ao passar por um posto da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), em Macaíba, que também fica na Grande Natal, a quadrilha ainda metralhou a base e uma viatura.

A PM não soube informar quantos criminosos participaram da ação nem quantos veículos deram apoio ao bando. A polícia acredita que os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, devido a quantidade de explosivos que foram usados.

Nos primeiros quatros meses deste ano, pelos menos 17 unidades bancárias foram atacadas nos Rio Grande do Norte.

Jair Bolsonaro participa de evento nesta quinta-feira em Natal



O deputado federal Jair Messias Bolsonaro estará em Natal no dia 17 de maio. Às 20h, o pré-candidato à presidência da república pelo PSL estará na Casa da Indústria (Fiern). O “Fórum Fiern Caminhos do Brasil” promove encontros entre a Fiern e presidenciáveis. No evento, Bolsonaro também deve responder a perguntas do público.

Na PNTV, Carlos Eduardo da Costa Almeida, Brigadeiro General da reserva da Aeronáutica, natural do Rio de Janeiro, comenta que o deputado chegará a capital potiguar às 14h e convida a todos a estarem presentes em sua recepção no aeroporto.

No Palácio dos Esportes, às 17h, está marcado um encontro para discursos do Brigadeiro e de outras autoridades, com o presidenciável fechando o evento. A pré-convenção também apresentará outros pré-candidatos aos mais distintos cargos pelo PSL.

A cerimônia será aberta ao público e a entrada é 1kg de alimento não-perecível.

Caminhão carregado com mangas capota e homem fica preso em ferragens no RN

Caminhão capotou na BR-226, em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte (Foto: J.Júnior/Cedida)

Um caminhão que transportava mangas capotou em uma curva na BR-226 na tarde desta terça-feira (15), em Currais Novos, Seridó potiguar. Um homem que seguia no banco do passageiro ficou preso nas ferragens do veículo, mas foi resgatado e passa bem. O carregamento ia de Juazeiro (BA) para Natal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a curva em que aconteceu o acidente é bem acentuada e é conhecida como “Curva da Maniçoba”. A PRF informou que o motorista do caminhão também não teve ferimentos graves.

Após novo aumento, gasolina chega a custar R$ 4,59 nos postos de Natal

Postos em Mirassol e Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, vendem litro de gasolina a R$ 4,49 (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

Com novo aumento no preço da gasolina anunciado pela Petrobras na última sexta-feira (11), o litro do combustível passou a custar até R$ 4,59 nos postos de Natal. O preço está R$ 0,30 mais caro que o valor mais alto encontrado semana passada pela pesquisa da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Apesar disso, é possível abastecer por R$ 4,22 em alguns postos da cidade, que ainda não repassaram o reajuste ao consumidor. Até a sexta-feira (11), o preço médio do litro de gasolina era de R$ 4,225 nos postos da capital. Ainda era possível abastecer, nos estabelecimentos mais baratos, a R$ 4,19.

Com o novo aumento, o litro da gasolina comum chega a R$ 4,49 e a aditivada R$ 4,59. Os postos mais caros estão concentrados na Zona Sul da capital.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Com 21 concorrentes e expectativa de grande público, acontece hoje (15) “A Mais Bela Voz Estudantil”


Um dos eventos mais aguardados da Festa de Santa Rita de Cássia, o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, acontece hoje à noite (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas dos concorrentes.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

“A Mais Bela Voz Estudantil” contará com a participação especial da Miss Santa Cruz 2018, Larissa Dantas, que irá presidir a mesa julgadora e fará o controle das notas dos concorrentes.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Secretaria de Saúde do RN confirma 4 mortes por gripe desde janeiro

População em fila para conseguir vacina contra a gripe em posto de saúde de Natal (arquivo: abril de 2018) (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou quatro mortes por gripe no estado desde o início do ano. Os dados, foram divulgados na tarde desta segunda-feira (14), por meio do Boletim de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Das 145 notificações de doenças respiratórias graves notificadas pelos hospitais potiguares às autoridades, 20 foram confirmadas como sendo de Influenza (o vírus da gripe). Metade deles é do tipo H1N1.

As autoridades de saúde não informaram quais foram os tipos de Influenza que causaram as quatro mortes.

Conforme o boletim de SRAG, que compreende o período de 1º de janeiro a 5 de maio, foram notificados 145 casos de síndromes respiratórias graves. Desse total, 122 amostras foram coletadas pelo Laboratório Central (Lacen).

Após análise, foram confirmados 20 casos classificados como Influenza e oito como outros vírus respiratórios. Dentre os casos de Influenza, 10 foram confirmados para Influenza A H1N1, dois para influenza A (H3) sazonal, um para Influenza A não subtipada, 7 para influenza B, além de um para para influenza três e quatro confirmações para Vírus Sincicial Respiratório e 03 para Metapneumovírus.

“Os Alves e Maias só pensam neles próprios”, diz Magnólia Figueiredo



Pré-candidata ao Senado pelo Partido Solidariedade, a ex-atleta olímpica Magnólia Figueiredo acredita que a candidatura do grupo político mais tradicional apresentada até agora no Rio Grande do Norte só traz preocupação à sociedade.

“Os Alves e Maias só pensam neles próprios. A rotina política deles há 40 anos comprova isso. A função de um Alves e de um Maia ao chegar ao Poder será preparar o futuro dos próximos Alves e Maia”, assinala.

“O RN vem em segundo plano no foco das oligarquias”, afirma Magnólia.

O Solidariedade apresenta-a como “a única pré-candidata ao Senado fora dos grupos tradicionais que tem chances de disputar o Senado contra os antigos caciques do RN”.

Sem Lula, Bolsonaro lidera em todos os cenários, indica pesquisa

Resultado de imagem para lula bolsonaro

BRASÍLIA - O deputadoJair Bolsonaro (PSL) lidera os três cenários de pesquisas estimuladas sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa, indica pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta segunda-feira, 14. Condenado e preso na Operação Lava Jato, Lula lidera os cenários nos quais participa do levantamento. Ele pode ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral TSE) com base na Lei da Ficha Limpa.

No cenário mais provável sem Lula, Bolsonaro tem 19,7%; Marina Silva (Rede) 15,1%; Ciro Gomes (PDT), 11,1%. O ex-governador tucano Geraldo Alckmin (PSDB) apareceriam em seguida, com 8,1%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 3,8%.

O nível mais alto de intenção de voto de Bolsonaro é de 20,7%, caso disputasse o Planalto com Marina (16,4%), Ciro (12%), Haddad (4,4%) e Meirelles (1,4%).


Há ainda um terceiro cenário estimulado sem Lula, o deputado do PSL registra 18,3%; Marina, 11,2%; e Ciro, 9%. Alckmin aparece mais uma vez em quarto lugar, com 5,3% das intenções de voto, seguido por Álvaro Dias, com 3% e Fernando Haddad, com 2,3%. Ainda nesse mesmo cenário, Collor registrou 1,4% e Manoela, 0,9%. Boulos e Amoelo aparecem com 0,6%, seguidos por Meirelles, com 0,5% e Flávio Rocha e Maia, com 0,4% cada.

Mensagem do Dia das Mães da Prefeita Fernanda Costa


domingo, 13 de maio de 2018

Em Natal, senhoras do Lar da Vovozinha ganham festa de Dia das Mães

Idosas que moram no Lar da Vovozinha tiveram uma festa de Dia das Mães muito especial (Foto: Lar da Vovozinha/Divulgação)

As quarenta idosas que moram no Lar da Vovozinha, em Natal, tiveram uma festa de Dia das Mães muito especial. Voluntários de diversas partes da cidade se uniram para tornar possível o momento de confraternização e alegria para as senhoras.

A programação foi neste sábado (12), e começou cedo com o trabalho voluntário das alunas do curso de maquiagem do programa Mulheres Mil. Elas maquiaram as idosas e doaram kits de higiene, que foram montados com itens adquiridos por meio de uma campanha de arrecadação no bairro do Bom Pastor, onde o curso acontece.

"Estávamos muito animadas com essa ação. Quando chegamos aqui tivemos receio de algum tipo de resistência por parte das senhoras, mas todas adoraram pois queriam estar bonitas para a festa", diz Joselita Sally, professora do curso.

As crianças que participam do trabalho de evangelização fizeram um recital em comemoração a data. Após, dança e música tomarem conta da festa, com apresentação do Trio de Cordas da Escola de Música da UFRN, dança do ventre solidária, banda Sal da Terra e a cantora potiguar Lucinha Lira finalizou a manhã com seu canto.

Criminosos vestidos de gari invadem estação de trem e matam homem a tiros em Natal

Crime aconteceu dentro da estação de trem do bairro Cidade Nova (Foto: Reprodução/Irã Evangelista/Inter TV Cabugi)

Dois criminosos vestidos com roupas dos gari da Urbana invadiram a estação de trem de Cidade Nova, na Zona Oeste de Natal, e atiraram contra um homem e um adolescente que estavam no local, na noite desta sexta-feira (11). Aderaldo Ribeiro da Silva, de 34 anos, morreu na hora. O adolescente de 17 anos que estava com ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança com ferimentos em um dos braços e em uma das pernas.

De acordo com a polícia, Aderaldo da Silva e o rapaz estavam consumindo drogas dentro da estação quando foram abordados pelos assassinos. O crime aconteceu pouco antes da última viagem de trem. Quem estava na plataforma correu com o barulho dos tiros.

Os moradores da região reclamam da escuridão na estação de Cidade Nova, e dizem os assaltos são constantes, principalmente à noite.

Homicídio em Parnamirim

Um homem foi morto a tiros na noite desta sexta (11), na rua José Honório, no bairro do Joquey Clube, em Parnamrim. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 20h dois homens em uma moto chegaram e atiraram contra vítima. Ninguém foi preso.

Deputado Tomba participa de Festival Cultural de Passa e Fica

tomba_passaeficacultural1

O deputado estadual Tomba Farias participou na noite de ontem de um Festival Cultural na cidade de Passa e Fica.

Acompanhado do prefeito Léo Lisboa e o ex-prefeito Pepeu Lisboa, Tomba Farias destacou a importância do evento para movimentar a economia da cidade, já que Passa e Fica é um importante centro de turismo do interior do Rio Grande do Norte na atualidade.

Tomba Farias ainda enfatizou a parceria que tem com a atual gestão municipal, liberando emendas para Passa e Fica, beneficiando sua população.

Via Blog do Edipo Natan