terça-feira, 21 de agosto de 2018

Tomba Farias reúne correligionários, prega voto casado e alerta para nomes novos que surgem na política potiguar



tomba_militancia1

O deputado estadual Tomba Farias e a prefeita Fernanda Costa reuniram na noite desta segunda a militância para preparar a campanha política neste ano de 2018.

Principal líder da região Trairi, Tomba Farias ressaltou a importância do voto casado em seus candidatos desde governador a deputado federal para fortalecer seu grupo e eleger pessoas que possam ajudar no desenvolvimento de Santa Cruz.

Tomba Farias confirmou voto em Carlos Eduardo para governador, Garibaldi Alves e Geraldo Melo para senadores e José Agripino para deputado federal. Tomba ressaltou o trabalho de cada político por Santa Cruz e a aposta em Carlos Eduardo por sua experiência como prefeito de sucesso em Natal.

"Garibaldi Alves foi o responsável por trazer a água de qualidade a Santa Cruz. Geraldo Melo foi o governador com menores índices de criminalidade e foi o que inaugurou o Hospital Regional Aluízio Bezerra em Santa Cruz e José Agripino tem sido parceiro de primeira ordem da capital do Trairi, destinando milhões e milhões de recursos e comprando a briga por Santa Cruz nos ministérios por recursos. Já Carlos Eduardo já mostrou competência em Natal e tenho certeza que é o nome mais preparado para governar o Rio Grande do Norte", enfatizou Tomba Farias.

Sobre a eleição de 2018, Tomba Farias fez um alerta para candidatos que se apresentam como novo e nunca trabalharam pelo estado, podendo ser prejudicial ao desenvolvimento potiguar. "Temos que ter cuidado com novos que estão aparecendo e que nunca fizeram nada pelo Rio Grande do Norte. Toda vez que o estado optou por nomes novos, só tivemos experiências ruins", finalizou Tomba.

A partir desta terça-feira, o grupo político do deputado estadual começa a percorrer os bairros da cidade levando o nome de T0omba Farias e seus candidatos aos eleitores santa-cruzenses. O primeiro encontro é no bairro Paraíso, na Rua Pe. Antônio Rafael.

tomba_militancia2

tomba_militancia3

tomba_militancia5



Via Blog do Edipo Natan

Dólar encosta em R$ 4 com perspectivas eleitorais após pesquisas



O dólar encostou em R$ 4 na manhã desta terça-feira (21), com o mercado reagindo a resultados de pesquisas para o cenário eleitoral brasileiro de outubro.

Às 11h45 (horário de Brasília), a moeda avançava 0,90%, para R$ 3,994. Na máxima até o momento, chegou a R$ 3,995.

Investidores reagem aos resultados da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, divulgada na noite desta segunda-feira (20). Nume cenário sem o ex-presidente Lula (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto à Presidência com 20% da preferência do eleitorado, seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, teria 7% das intenções de voto, e aparece tecnicamente empatado com o provável substituto de Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que tem 4%.

“O mercado não considerava até poucos dias atrás um cenário sem Alckmin no segundo turno, mas já começou a precificá-lo”, afirmou o economista da corretora Nova Futura, Pedro Paulo Silveira. Alckmin é, até o momento, o candidato preferido do mercado, que o vê como um nome mais reformista.

Na véspera, o dólar já havia fechado em R$ 3,958, maior patamar desde fevereiro de 2016, também refletindo resultados de pesquisa eleitoral. O levantamento CNT/MDA mostrou, em um cenário com Lula, que o petista lidera as intenções de voto, com a preferência de 37,3% dos eleitores ouvidos na pesquisa estimulada. Em segundo lugar, Bolsonaro registrou 18,3%. Alckmin atingiu 4,9%, atrás de Marina, com 5,6%.

Segundo analistas, investidores ainda esperam, no entanto, que o início da campanha eleitoral na TV e no rádio possa impulsionar a campanha de Alckmin. A aliança entre o tucano e o chamado centrão rendeu ao candidato quase 40% do tempo de TV na disputa.

“Bolsonaro tem um piso de intenção de voto sólido, mas seu teto também é claro. Seus desafios seguem os mesmos: diminuir a rejeição e ser mais competitivo em um eventual segundo turno. Marina está em segundo lugar e se mostra forte na disputa do segundo turno. Haddad ainda têm espaço para crescer com maior exposição no Nordeste e herança de votos de Lula […] Alckmin está estacionado e aposta as fichas no seu largo tempo de TV”, escreveu a Guide Investimentos em relatório.

Bandidos fazem arrastão em casa de delegado na Grande Natal

Resultado de imagem para crime

Dois homens renderam um delegado da Polícia Civil que chegava em casa por volta das 19h desta segunda-feira (20), no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, na Grande Natal. Os criminosos invadiram a residência, recolheram bens e fugiram com o carro do policial.


A dupla que estava armada e a pé, abordou o delegado da Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente quando ele estacionava o carro na garagem. A vítima logo se identificou como policial temendo que os homens se surpreendessem e reagissem com disparos.

Os criminosos conduziram o policial para o interior da residência, recolheram objetos como microondas, perfumes e cartões de crédito, e fugiram usando o carro da vítima. Até o momento, ninguém foi preso.

Depois do lilás, Santuário de Santa Rita tem programação até o final do ano para mudar de cor e alertar população sobre temas importantes


A imagem de Santa Rita de Cássia mudou de cor e, neste último fim de semana, ganhou um tom lilás, em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha de conscientização contra a violência doméstica. A iniciativa foi da Prefeitura de Santa Cruz, que até o final do ano, utilizará mais vezes a iluminação do Santuário para alertar a população sobre temas importantes.

No mês de setembro serão dois fins de semana. Do dia 07 ao dia 09 a iluminação será em verde e amerelo, referência ao “Setembro Cidadão”. Já do dia 21 ao dia 23, a cor que irá predominar será a amarela, do “Setembro Amarelo”, que trata sobre formas de combater o suicídio.  

No mês de outubro, nos dias 05,06 e 07, a imagem da padroeira ficará rosa para alertar as mulheres da importância das ações contra o câncer de mama, será o “Outubro Rosa”. No mês de novembro a mensagem será direcionada para a saúde do homem. Nos dias 09, 10 e 11 será o azul que predominará em alusão ao “Novembro Azul”, campanha contra o câncer de próstata.

O “Dezembro Vermelho” chama atenção para a luta contra AIDS e, por este motivo, nos três primeiros dias do mês de dezembro (01, 02 e 03) a imagem de Santa Rita de Cássia terá o tom vermelho.

Durante as campanhas relacionadas à saúde, equipes da secretaria municipal de Saúde estarão mobilizadas para desenvolver ações voltadas para conscientizar a população sobre essas doenças. A utilização da iluminação do Santuário amplifica essas ações, dando mais visibilidade ao recado destinado a todos os cidadãos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Deputado Tomba Farias inicia campanha de rua nesta semana em Santa Cruz

agendatomba_21a24.08

O deputado estadual Tomba Farias irá iniciar nesta terça-feira a campanha de rua pelos bairros de Santa Cruz.

Seguindo moldes de anos anteriores, o deputado e suas bases eleitorais irão a todos os bairros da cidade, com comícios realizados de terça a quinta-feira e caminhada as sextas-feiras até o encerramento do período eleitoral.

Nesta primeira semana, o deputado estadual estará na terça-feira no bairro Paraíso, quarta-feira no Maracujá, na quinta-feira no Centro da cidade e, encerramento a semana, caminhada no Conjunto Cônego Monte, saindo da Vila de Todos.

É a campanha eleitoral tomando forma pelo estado, já que são poucos dias até chegar ao máximo de eleitores possível.

Em 2 anos e meio, 458 presos romperam tornozeleiras eletrônicas no RN; sem o dispositivo, 1.800 fugiram do semiaberto

No RN, presos do semiaberto começaram a usar tornozeleiras eletrônicas em fevereiro de 2016 (Foto: Polícia Civil )

Em 2 anos e meio, 458 tornozeleiras eletrônicas foram rompidas no Rio Grande do Norte. Neste mesmo período, mas sem o uso do dispositivo, o número é ainda mais alarmante: 1.800 presos deixaram de obedecer as regras do regime semiaberto e também se tornaram fugitivos da Justiça. Significa que, em 30 meses, pelo menos 2.258 detentos que deveriam estar sob algum tipo de vigilância ou controle do Estado voltaram à condição de procurados.

Os dados acima foram repassados ao G1 pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, titular da Vara de Execuções Penais de Natal, após acesso à Central de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).

O exemplo mais recente de preso que rompeu a tornozeleira aconteceu nesta última sexta-feira (17), quando o traficante de drogas Robson Batista Marinho ficou apenas 1 hora e 10 minutos com o dispositivo fixado ao corpo.

O uso de tornozeleiras eletrônicas como alternativa de monitoramento para presos do regime semiaberto no Rio Grande do Norte começou em fevereiro de 2016. Desde então, ainda de acordo com o magistrado, 2.938 apenados receberam o dispositivo. Atualmente, 1.163 presos são monitorados em todo o estado.

“Insisto que o monitoramento eletrônico é um avanço em relação ao sistema anterior. O controle manual e humano de quem se recolhe ao presídio é extremamente vulnerável a fraudes, além de ser bem mais caro manter presídios para semiaberto. Ademais, com a monitoração, você sabe a cada segundo onde cada apenado está”, ressaltou Baltazar.

“Basta analisar os índices. Desde quando as tornozeleiras eletrônicas foram implantadas aqui no estado, há 30 meses, 15% dos presos que usaram o dispositivo romperam a braçadeira. Isso dá uma média de 15 foragidos por mês fugas. Já sem o monitoramento, este universo é bem maior. Em 30 meses, pelo menos 1.800 presos deixaram de cumprir as determinações de Justiça e se tornaram foragidos. Neste caso, a média é de 60 fugitivos por mês”, acrescentou o juiz.

Homens são presos suspeitos de arrombar loja na Zona Norte de Natal

Homens presos suspeitos de arrombar loja na Zona Norte de Natal  (Foto: Divulgação/Polícia Civil )

Oito homens foram presos no início da tarde desta segunda-feira (20) na Zona Norte de Natal. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha arrombou uma loja de eletrônicos nesta madrugada no bairro Potengi.

Ainda segundo a Polícia Civil, um dos homens foi encontrado no conjunto Vale Dourado, também na Zona Norte. Os outros sete, foram localizados em duas casas no conjunto José Sarney. Durante a ação houve troca de tiros entre os suspeitos e a polícia, mas ninguém ficou ferido.

Nas duas residências foram encontrados diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, fones de ouvidos e carregadores, que de acordo com a polícia, foram roubados da loja.

Os suspeitos foram encaminhados a 12º Delegacia de Polícia Civil.

Passado o “Dia D”, crianças não vacinadas têm até o próximo dia 31 de agosto para serem imunizadas contra a Pólio e o Sarampo



Os postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, registraram boa movimentação neste sábado (18), “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo.

No total, oito locais de vacinação das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana, Unidade Móvel instalada ao lado da Matriz e a Escola Estadual João Ferreira, no bairro Paraíso. Na comunidade Bonsucesso, o “Dia D” da campanha aconteceu nesta sexta-feira (17).

Pais ou responsáveis por crianças com idade entre 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias têm até o dia 31 de agosto, data final da campanha, para se dirigir ao posto de vacinação mais próximo de sua casa e imuniza-las contra as doenças.

Tubérculo: Prefeito Batata, vereador Lobão e outras 8 pessoas são denunciadas



Três dias após ser deflagrada a Operação Tubérculo, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ofereceu denúncia à Justiça potiguar contra dez investigados nesta sexta-feira (17). Além do prefeito de Caicó Robson Batata, do vereador Raimundo Inácio Filho e do lobista Edvaldo Pessoa de Farias, foram denunciadas mais sete pessoas. O documento é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite.

O prefeito de Caicó foi denunciado pelos crimes de corrupção passiva (duas vezes), dispensa indevida de licitação, corrupção ativa (duas vezes) e associação criminosa. Já o vereador Raimundo Inácio Filho, por corrupção ativa (duas vezes), e o lobista Edvaldo Pessoa de Farias por corrupção passiva, tráfico de influência e associação criminosa.

Além dos três, foram denunciados Allan Emannuel Ferreira da Rocha (corrupção ativa, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), Felipe Gonçalves de Castro, Maurício Ricardo de Moraes Guerra, Alberto Cardoso Correia do Rêgo Filho (corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa), João Paulo Melo Alves da Silva (corrupção ativa), Antônio Felipe Pinheiro de Oliveira (lavagem de dinheiro) e Abdon Augusto Maynard Júnior (corrupção passiva, lavagem de dinheiro, dispensa indevida de licitação e associação criminosa). O MPRN ainda tem diligências em andamento, o que pode inclusive resultar em novas ações penais no futuro.

A operação Tubérculo foi deflagrada na terça-feira (14) e cumpriu três mandados de prisão e outros seis mandados de busca e apreensão em Caicó e Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito e o vereador Raimundo Inácio Filho foram afastados dos cargos. O lobista cumpre prisão temporária.

A operação Tubérculo é um desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Via Potiguar Notícias

Pesquisa Ibope no RN: Fátima, 34%, Carlos Eduardo, 15%; Robinson, 8%



Pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para governador do Rio Grande do Norte:

Fátima Bezerra (PT): 34%
Carlos Eduardo (PDT): 15%
Robinson Faria (PSD): 8%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 2%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 1%
Freitas Júnior (Rede): 0
Heró Bezerra (PRTB): 0
Branco/Nulo: 31%
Não sabe/não respondeu: 9%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV. É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
Quando a pesquisa foi feita: 14 a 16 de agosto
Registro no TRE: RN-05553/2018
Registro no TSE: BR‐03466/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte: 

Fátima Bezerra (PT): 20%
Carlos Eduardo (PDT): 9%
Robinson Faria (PSD): 5%
Professor Carlos Albertos (PSOL): 1%
Outros: 2%
Branco/Nulo: 36%
Não sabe/não respondeu: 27%

Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Robinson Faria (PSD): 59%
Carlos Eduardo (PDT): 17%
Fátima Bezerra (PT): 14%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 7%
Dário Barbosa (PSTU): 6%
Heró Bezerra (PRTB): 6%
Freitas Junior (Rede): 5%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 5%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe: 18%

Fonte: G1 RN

Após 10 dias preso por engano, homem recebe liberdade em Natal

Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul de Natal (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Um homem foi solto após ficar 10 dias preso em Natal por um crime que nunca cometeu. O caso aconteceu graças a um erro no mandado de prisão expedido pela Justiça de Serra Talhada, em Pernambuco, e uma série de coincidências. Ele foi solto neste final de semana.

O nome real do procurado era Paulo Sérgio da Silva, porém, no mandado, foi adcionado o sobrenome Gomes, ficando Paulo Sérgio Gomes da Silva - o mesmo nome de um corretor de motos que vive em Natal.

Sem suspeitar de nada, o corretor foi preso em uma abordagem de rotina da Polícia Militar, que consultou seu nome no banco de mandados em aberto. Outra coincidência que corroborou com a prisão foi o nome da mãe dele - igual ao nome da mãe do verdadeiro réu.

Na delegacia, a prisão foi mantida e o corretor foi levado para o Centro de Detenção Provisória de Candelária, na Zona Sul da capital.

"Fui pra delegacia, dormi lá só de cueca. De manhã me levaram para o Itep, só de bermuda, nao me deixaram nem calçar o sapato. Me trouxeram para cá e fiquei 10 dias sofrendo o pão que diabo amassou", relatou o homem.

Dois advogados conseguiram provar na Justiça que o corretor de motos foi preso de forma errada, mas ninguém estava apto a soltá-lo. Nesta sexta-feira (17), porém, após 10 dias de prisão, o juiz da 12ª Vara Criminal de Natal emitiu um alvará de soltura para que fosse cumprido de forma imediata. Emocionada, a família acompanhou a soltura de Paulo Sérgio.

"É muito injusto prender um inocente. Quantas vezes ele não falou que ele era inocente? Fiquei arrasada", disse a irmã do homem, Patrícia Gomes.

Procurado o Tribunal de Justiça do RN informou que atuou para reparar o erro que prendeu o corretor.

Santa Cruz realiza com sucesso o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da comissão pró-Selo Unicef, realizou, na manhã da última quinta-feira (16), no auditório do Instituto Cônego Monte,  o I Fórum Comunitário para a obtenção da certificação feita Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), edição 2017-2020.

Com uma participação popular expressiva, foram realizadas palestras e outras atividades, além de grupos de trabalho que apresentaram propostas que garantam os direitos a crianças e adolescentes, bem como o fortalecimento de políticas públicas voltadas para essa importante parcela da população. Nesta edição do Selo Unicef  estão previstos dois fóruns, o primeiro serviu para planejar as ações,  o segundo, já na reta final do processo, servirá para apresentar os resultados obtidos.

O Selo Unicef é uma certificação de padrão internacional que reconhece esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância e adolescência.

Em Santa Cruz, as ações para a obtenção da certificação envolvem profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Esportes e Lazer.


Comitê da ONU recomenda que Lula tenha todos os direitos políticos



O Comitê de Direitos Humanos da ONU decidiu, nesta sexta-feira, que o Estado brasileiro deve garantir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o exercício de todos os direitos políticos mesmo que na prisão, incluindo o acesso a membros do seu partido e à imprensa, e que não o impeça de concorrer nas eleições de 2018 até que todos os recursos judiciais pendentes sejam analisados.

Em sua decisão, o comitê alega ter concluído que “os fatos indicam a possibilidade de dano irreparável aos direitos do autor da ação”, e por isso a exigência de que seja garantido a Lula o exercício de seus direitos políticos “até que todos os recursos sobre sua condenação tenham sido completados em procedimentos judiciais imparciais e sua condenação seja definitiva”.

Lula está preso em Curitiba desde o início de abril cumprindo pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP) no âmbito da operação Lava Jato, e deve ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. O ex-presidente nega ter cometido qualquer irregularidade.

A decisão do comitê da ONU, assinada por dois especialistas da comissão de direitos humanos da organização, Sarah Cleveland e Olivier de Frouville, destaca que “nenhuma decisão foi tomada pelo comitê sobre a substância do tema considerado”. A decisão pede ainda que, para evitar danos maiores que não poderão ser reparados posteriormente, medidas sejam tomadas pelo governo brasileiro.

“Essa é uma decisão muito bem-vinda que demonstra como os direitos humanos podem auxiliar no processo democrático. Lula foi condenado por um juiz hostil no que foi, na minha visão, uma acusação espúria. Ele tem sido mantido em um confinamento virtualmente solitário para que não pudesse fazer campanha e possivelmente seria desqualificado para concorrer com base nessa condenação antes que pudesse vê-la revogada em uma decisão final”, disse o advogado Geoffrey Robertson, responsável pelas ações de Lula na ONU e em fóruns internacionais.

A defesa de Lula citou ainda, em nota, que o Brasil incorporou ao ordenamento jurídico pátrio o Protocolo Facultativo que reconhece a jurisdição do Comitê de Direitos Humanos da ONU e a obrigatoriedade de suas decisões.

Fonte: Reuters

Estudante de Direito é presa por passar informações a quadrilha que matou PM no RN, diz delegado

Policial militar Ildonio José foi morto entre Caraúbas e Mossoró, interior do RN (Foto: Reprodução/redes sociais)

Uma estudante de Direito de 21 anos foi presa na manhã deste domingo (19) em Caraúbas, região Oeste potiguar, suspeita de fazer parte da quadrilha que executou a tiros o policial militar Ildônio José da Silva, de 43 anos, na última quinta-feira (16). Segundo a Polícia Civil, a mulher seguia no mesmo ônibus de universitários onde estava o soldado e teria repassado informações para o namorado, que era um dos assaltantes.

O ônibus levava estudantes universitários de Caraúbas para Mossoró, no final da tarde de quinta-feira (16), quando foi interceptado na RN-117, entre Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado. Ao perceber ao número de criminosos, o policial escondeu sua arma dentro do veículo, porém os assaltantes invadiram o ônibus, retiraram o soldado de lá e o executaram com tiros na cabeça.

Segundo o delegado Sandro Régis, da Delegacia Regional de Patu, a mulher era uma informante da quadrilha e avisou ao namorado que havia um policial armado dentro do veículo, apontando inclusive características dele. "Tanto que eles entraram no ônibus e foram direto sobre o policial", ressalta o delegado.

A Justiça já havia expedido um mandado de prisão preventiva contra a estudante na sexta-feira (17), porque, em depoimento, um adolescente apreendido apontou a relação dela com o grupo. Testemunhas também teriam afirmado à policia que ela era namorada de um dos presos. Outro fator que chamou a atenção dos investigadores, segundo o delegado, é que ela foi a única passageira que não teve os bens roubados.

Considerada foragida desde a expedição do mandado, a jovem foi encontrada neste domingo (19) na casa de sua avó em Caraúbas. Conforme o delegado, após os procedimentos na delegacia, ela seria encaminhada para a ala feminina da Cadeia Pública Mário Negócio, em Mossoró.

Com a prisão da mulher, chega a seis o número de pessoas detidas pela polícia, sob suspeita de participação no crime. Segundo o delegado Sandro Régis, outros cinco suspeitos ainda são procurados.


Prefeitura de Santa Cruz está construindo quadra de futebol e vôlei de areia no bairro Maracujá


Uma recente promessa feita pela Prefeita Fernanda Costa já começou a ser erguida no Maracujá. A Prefeitura de Santa Cruz iniciou a construção da quadra de futebol e vôlei de areia no bairro e, em pouco tempo, os moradores da localidade ganharão uma nova opção para a prática esportiva.

Ao inaugurar a nova creche do Maracujá, no último dia 03 de julho, a Prefeita Fernanda Costa comentou sobre a necessidade de se construir no bairro um local para que os jovens pudessem praticar seus esportes e que muitos estavam utilizando uma pequena área externa, de areia, da unidade educacional para jogar futebol. Foi nesta ocasião que a gestora municipal anunciou que aproveitaria um terreno da prefeitura, entre os cemitérios Padre Manoel Gadelha e Auta Pinheiro, para construir o equipamento esportivo.

A quadra está sendo construída com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e terá 600 m² de extensão. Terá iluminação para atividades noturnas e redes de proteção.

Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, a obra está em ritmo acelerado e a previsão é que seja concluída no início do mês de setembro.

Em primeira ação de campanha, mais de 150 carros são adesivados com imagem do deputado Tomba Farias em Santa Cruz

tomba_adesivagem2018-1

Em uma manhã de domingo movimentada em Santa Cruz, o deputado estadual Tomba Farias conseguiu mobilizar grande número de motoristas e motociclistas para adesivar carros e motos com sua imagem.

A ação, que foi a primeira com maior intensidade na campanha eleitoral de 2018, adesivou mais de 150 veículos em Santa Cruz. A adesivação acontece na rua Coronel Ivo Furtado, vizinho a sede do SEBRAE Santa Cruz.

A adesivação dos carros, que é feita com adesivo perfurado no vidro traseiro do carro, se transforma em uma importante forma de divulgação da campanha de Tomba Farias, com uma campanha cada vez mais silenciosa pelas regras eleitorais, que não permite mais carros de som nas ruas, a não ser em mobilizações como comícios e caminhadas.

A desivação dos veículos deve continuar nos próximos dias, com os motoristas interessados procurando o comitê da campanha de Tomba Farias, que funcionará na rua da antiga sede dos Escoteiros, no Centro de Santa Cruz.

tomba_adesivagem2018-2

tomba_adesivagem2018-3


Via Blog do Edipo Natan

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Marcha do MST para o centro de Brasília rumo ao Tribunal Superior Eleitoral



No começo da tarde desta quarta-feira (15) o MST parou o centro de Brasília com a Marcha Nacional Lula Livre que reúne 10 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que acompanha o ato.

Os militantes saíram do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, onde estão concentrados desde segunda (13), e seguiram pelo Eixo Monumental rumo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao contrário do que a PMDF informou na coletiva de ontem, que as vias não seriam bloqueadas, para evitar outro caos no trânsito, infelizmente isso não ocorreu. O assessor de imprensa da PMDF, Major Michello destacou que “Os manifestantes estão descumprindo o acordo e a PMDF está sendo cautelosa para evitar o confronto”.

Ainda segundo a PMDF, o MST também descumpriu o acordo para não utilizar durante o protesto materiais como paus, hastes de bandeiras e etc. “A PMDF fez várias revistas e retirou o material que pudesse ser utilizado irregularmente na manifestação, porém no caminho eles foram pegando pedaços de madeira e usando como hastes das bandeiras. A polícia militar está tentando com a negociação retirar esse material dos manifestantes”, ressalta Michello.

Objetivo do ato é tentar pressionar a Justiça Eleitoral para aceitar a candidatura do ex-presidente Lula para a disputa pela Presidência da República. Tanto o MST, como o PT parecem ignorar a Lei da Ficha Limpa.

RN tem melhor período chuvoso dos últimos sete anos

Açudes começam a receber água, no interior do RN, após seis anos de seca (Foto: Thiago Messias/ Inter TV Costa Branca )

O Rio Grande do Norte teve o melhor período chuvoso dos últimos sete anos, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte. Ainda de acordo com a Emparn, com o fim do mês de julho, o período chuvoso do estado chegou ao fim, tanto para o semiárido potiguar, como para as regiões do Leste e Agreste.

Uma análise realizada pela Unidade de Meteorologia da Emparn constatou que o acumulado de volume de chuva entre janeiro e junho de 2018 ficou em 734,6 milímetros. A quantidade está bem próxima do que é esperado em condições normais pelos pesquisadores, que é de 758,3 milímetros.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária afirma que entre 2012 e 2017, quando várias regiões do Rio Grande do Norte enfrentaram seca, o volume de chuva ficou sempre abaixo de 35,9% da média esperada.

“O volume de chuvas registrado neste ano possibilitou a recuperação parcial do volume armazenado nos principais reservatórios do Rio Grande do Norte, amenizando de forma significativa o problema no abastecimento de água em muitos municípios do interior do estado”, afirma o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot.

Segundo ele, choveu acima da média nas microrregiões de Macau (35%), e do Médio Oeste (20,2%). Enquanto que o destaque negativo, onde choveu abaixo da média, fica por conta das microrregiões da Serra de São Miguel (-19,3%), Seridó Oriental (-13,3%), Borborema Potiguar (-16,4%) e o Agreste Potiguar com -16,0%.

Meirelles registra candidatura e declara patrimônio de R$ 377 milhões



O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) registrou sua candidatura à Presidência da República no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com um patrimônio de R$ 377 milhões, ele é o segundo candidato mais rico na disputa presidencial deste ano, atrás do empresário João Amoêdo (Novo), que declarou uma fortuna de R$ 425 milhões.

Como o sistema do TSE ainda não foi atualizado, a declaração dos candidatos ainda é genérica. Na relação de bens de Meirelles, que foi responsável pela economia do país durante a maior parte do governo Michel Temer, consta um valor de R$ 6,9 milhões em conta corrente no exterior.

O valor é até pequeno quando comparado com o que o candidato do MDB declarou em ações -R$ 283 milhões.

Entre outros bens, Meirelles também declarou um apartamento no valor de R$ 21,9 milhões e uma sala de R$ 1 milhão.

No item “joia, quadro, objeto de arte, de coleção, antiguidade etc”, ele declarou R$ 917 mil. (Folhapress)

Temer viaja e Cármen Lúcia volta a presidir o Brasil, por algumas horas



Antes de embarcar para o Paraguai, na manhã de hoje (15), o presidente Michel Temer (MDB) voltou a transmitir o cargo a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, na Base Aérea de Brasília. Por força de uma lei desnecessária ao funcionamento da máquina pública, esta foi a quinta vez neste ano que Cármen Lúcia assume interinamente o comando do país. Temer vai ao Paraguai para acompanhar a cerimônia de posse do presidente Mario Abdo Benítez. E deve reassumir o cargo no meio da tarde de hoje, quando retorna a Brasília.

Cada saída de Temer do País “coincide” com novas agendas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do presidente do Senado, Eunício Oliveira, que evitam assumir a linha sucessória para não se tornarem inelegíveis. Ambos não acompanham Temer na viagem ao Paraguai, como havia sido divulgado na semana passada. Mas viajaram para a Argentina para “compromissos particulares”, de acordo com as assessorias dos parlamentares.

Desde o mês de abril, os presidentes das duas Casas têm deixado o Brasil todas as vezes que Temer tem compromissos no exterior, para não assumirem interinamente a presidência o que os deixariam impedidos de disputar cargo eletivo no pleito de outubro, de acordo com o previsto na lei eleitoral.

Como o Brasil não tem vice-presidente desde o impeachment de Dilma Rousseff, os primeiros na linha sucessória para assumir o comando do país na ausência de Temer são o presidente da Câmara, seguido pelo presidente do Senado e então o presidente do Supremo Tribunal Federal.

Posse 

O Brasil foi o destino da primeira viagem de Mario Abdo Benítez ao exterior após a eleição. Em junho, ele foi recebido por Temer e os dois conversaram sobre a construção de pontes entre o Paraguai e o Brasil e a cooperação para o combate ao crime organizado, narcotráfico e lavagem de dinheiro.

As eleições no Paraguai ocorreram em 22 de abril, quando Mario Benítez obteve 46,49% dos votos, e o segundo colocado, Efraín Alegre, conquistou 42,73%. A diferença foi de pouco mais de 95 mil votos. (Com informações da Agência Brasil)

Prefeitura de Santa Cruz e Fecomércio-SESC instalam amanhã (15) unidade móvel com exames gratuitos voltados para a saúde da mulher


Fruto da parceria entre a Prefeita de Santa Cruz e o Sistema Fecomércio-SESC, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher será instalada nesta quarta-feira (15) na capital do Trairi. O evento de lançamento do projeto acontece na Vila de Todos, a partir das 19 horas.

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher irá oferecer exames gratuitos de mamografias e preventivos do câncer do colo do útero, além de orientações sobre saúde feminina.

A secretaria municipal de Saúde já começou a captar mulheres interessadas nos serviços, o trabalho é realizado pelos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) por meio de busca ativa. Quem desejar, também poderá procurar a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e manifestar o interesse de fazer um dos exames oferecidos pelo projeto.  As mamografias são indicadas para mulheres com idade entre 50 a 69 anos, os preventivos são para quem é da faixa etária de 25 aos 64 anos.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Prisão de Batata é duro golpe na campanha de Carlos Eduardo no Seridó



A prisão do prefeito de Caicó Robson ´Batata´  Araújo (PSDB) durante a Operação Tubérculo  desencadeada nesta terça (14) pelo Ministério Público Federal foi um banho de água fria na campanha do candidato ao Governo do Estado Carlos Eduardo Alves (PDT).

Primeiro, pela razão evidente: Batata é (ou era) o coordenador da campanha de Carlos Eduardo na região do Seridó. Com Batata preso, outro coordenador terá de assumir o papel. Ainda que seja solto, Batata sofreu desgaste político imenso para quem tem de coordenar uma difícil campanha.

Segundo porque Batata é liderado de Álvaro Dias, político seridoense que hoje é prefeito de Natal e um dos comandantes políticos da campanha de Carlos. O desgaste político dee Batata, especialmente no Seridó, atrapalha a estratégia de Álvaro para conseguir votos na região.

Com Batata preso, é possível que vereadores e líderes comunitários da região migrem para as candidaturas de Fátima Bezerra (PT) e Robinson Faria (PSD).


Via Potiguar Notícias

Prefeito e vereador de Caicó são presos em operação do Ministério Público do RN

Prefeito e vereador de Caicó são presos em operação do Ministério Público do RN (Foto: Sidney Silva)

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Norte prendeu nesta terça-feira (14) o prefeito de Caicó, um vereador da cidade, e ainda um lobista - todos suspeitos de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e dispensa indevida de licitação.

Segundo o MP, a ação é um desdobramento das operações Cidade Luz, deflagrada em julho de 2017 e que desvendou um esquema criminoso instalado na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal - através da constituição de cartel entre empresas pernambucanas que prestavam serviços de iluminação pública na cidade; e Blackout, realizada em agosto do mesmo ano e que apurou superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

A operação Tubérculo ainda cumpriu seis mandados de busca e apreensão na cidade seridoense e em Natal. Além de presos preventivamente, o prefeito Robson de Araújo (PSDB), mais conhecido como 'Batata', e o vereador Raimundo Inácio Filho (MDB), o 'Lobão', também foram afastados dos seus respectivos cargos. Os gabinetes deles foram alguns dos alvos dos mandados de busca e apreensão.

O lobista Edvaldo Pessoa de Farias teve prisão temporária decretada. Os três foram levados para Natal, onde devem ser ouvidos na sede do Ministério Público.

Em contato com o G1, a defesa do prefeito Batata disse que ainda não vai se pronunciar sobre o ocorrido. Já o advogado do vereador Lobão, que está em Natal aguardando ele chegar, disse que primeiro vai ficar a par da situação para somente depois emitir uma nota. A defesa do lobista Edvaldo Farias ainda é procurada.

Ao todo, 12 promotores de Justiça, 22 servidores do MPRN e 28 policiais militares participaram da operação Tubérculo.

Eliminado da Série C, ABC inicia dispensas e quer reduzir folha salarial em R$ 150 mil

Giscard Salton diz que clube vai rescindir com parte do elenco até o final de setembro (Foto: Divulgação/ABC)

O ano acabou para o ABC após a eliminação na Série C do Campeonato Brasileiro. O time fechou a participação na competição nacional com uma derrota para o Atlético-AC no Frasqueirão - o Alvinegro já não tinha mais chances de se classificar. Sem futebol profissional até janeiro de 2019, quando começa o Campeonato Potiguar, o clube começou nesta semana o planejamento para a próxima temporada.

Os primeiros passos são as rescisões contratuais com parte do atual elenco. Ao todo, o clube vai se desvincular de 25 dos 37 jogadores que atualmente compõem o grupo. Alguns negócios estão encaminhados, como as idas dos atacantes Luan para o Paysandu e Leandro Cearense para o futebol do Omã, segundo informou o executivo de futebol do ABC, Giscard Salton. Higor Leite deixou o Alvinegro na semana passada a caminho do Londrina.

- Enquanto não estivermos jogando ,vamos diminuir a folha ao máximo. Acredito que, no mês de setembro, ela vai baixar mais de R$ 150 mil. E vamos fazer o trabalho para uma progamação nova no ano que vem - explicou Salton ao GloboEsporte.com.

Aos atletas que permanecerem, o clube vai buscar empréstimos para este segundo semestre.

- Temos outros jogadores nossos que têm dois anos de contrato, mas têm um valor mensal que pro ABC é acima da média, que a gente pode emprestar - concluiu sem especificar quais os nomes.

A maioria dos atletas tem contrato até o final do mês de setembro, mas serão desligados do clube já nos próximos dias. A intenção inicial é permanecer com jogadores formados na base e manter algumas peças do atual elenco.

Empresário morre após ser baleado em tentativa de assalto no Seridó potiguar

Dinobergh Almeida foi baleado durante tentativa de assalto e morreu no hospital, em Caicó (Foto: Reprodução/Facebook)

Um empresário de 36 anos morreu na tarde desta segunda-feira (13) em Caicó, cidade do Seridó potiguar, após ser baleado em uma tentativa de assalto na casa onde ele morava. Dinobergh de Moura Almeida estava internado no hospital desde a manhã.

De acordo com a polícia, dois homens encapuzados invadiram o imóvel pulando o muro. Isso foi na manhã desta segunda. Armados, eles renderam a mãe de Dinobergh. Foi aí que o empresário entrou em luta corporal com um dos assaltantes, tentado salvar a mãe, e foi baleado no abdômen.

Dinobergh foi levado para o hospital, passou por cirurgia, mas não resistiu. Os criminosos fugiram sem levar nada e não foram mais vistos.

Além de atuar no comércio de veículos, Dinobergh Almeida participava do projeto "RisoTerapia" nos hospitais da região. Ele se vestia de palhaço para animar pacientes internados.

Candidata que teve apenas um voto assume vaga de vereadora na Câmara Municipal de Alexandria, RN

Ione Fortunato (MDB) assumiu a vaga na semana passada, depois que o vereador Mazinho de Louro morreu (Foto: Reprodução/Facebook da Prefeitura de Alexandria)

Uma mulher que teve apenas um voto nas eleições de 2016 assumiu o cargo de vereadora no município de Alexandria, Alto Oeste potiguar. Ione Fortunado (MDB) era suplente de Mazinho de Louro (MDB), que faleceu no dia 29 de junho. “Não esperava chegar a entrar na Câmara, agora vou representar o povo da zona rural”, declarou.

Ao G1, Ione disse que o único voto que recebeu foi de si mesma. “Votei para não ficar com zero voto, mas nem fiz campanha pra mim, fiz campanha para Mazinho”, conta.

Nas eleições de 2016, o MDB não fez coligação e os dois únicos candidatos do partido foram Mazinho e Ione. De acordo com dados do TRE, Mazinho de Louro (MDB) foi o vereador mais votado da cidade com 1.146 votos. Ione ficou como única suplente.

“Eu tive pouco voto, mas não foi porque não tinha gente pra votar. Minha família é muito grande, mas eu pedia voto para Mazinho, que era um grande amigo. Não esperava assumir a vaga, assim como também não esperava a morte dele”, afirma.

Mazinho morreu no dia 29 de junho, aos 45 anos, após complicações causadas pelo vírus H1N1. Moradora do Sítio Maniçoba, comunidade rural, e recepcionista no posto de saúde da cidade, Ione Fortunato deixou o emprego para virar vereadora. Terá seu primeiro dia de trabalho nesta terça-feira (14) e, na Câmara, quer “defender os direitos do povo”. Entretanto ainda não sabe se seguirá carreira na política: “O tempo dirá”.

Em 2016, o município e Alexandria tinha 10.683 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a cidade tinha 13.827 habitantes.

Força Nacional apreende 29 máquinas caça-níquel e R$ 3,5 mil em casa de jogos em Natal

Máquinas caça-níquel foram apreendidas pela Força Nacional na Zona Leste de Natal (Foto: Acson Freitas/Inter TV Cabugi)

Vinte e nove máquinas de caça-níquel e mais de R$ 3,5 mil foram apreendidos em uma casa de jogos fechada pela polícia em Natal nesta segunda-feira (13). Doze pessoas que estavam no local foram levadas para a delegacia, sendo duas delas funcionárias.

A ação policial aconteceu após uma denúncia anônima que chegou à Força Nacional. Os policiais deslocaram uma equipe até o endereço indicado, na Rua Nascimento Fernandes, bairro Tirol, Zona Leste, e encontraram o imóvel em que estavam as máquinas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Família do vereador Gean Paraibano emite nota contraria a rompimento e reafirma apoio ao deputado Tomba Farias

familiagean1

A família do vereador Gean Paraibano publicou nota e se posicionou de forma contraria ao rompimento do vereador com a base governista de Santa Cruz.

Em nota intitulada "NOTA DA FAMÍLIA DE EDGAR SANTOS E DO SAUDOSO GERALDO PARAIBANO", vários irmãos, cunhados e demais familiares reafirmaram o apoio a candidatura a reeleição do deputado Tomba Farias e contra a posição do vereador de romper com a situação.

A nota ainda enfatiza que a família está há cerca de 20 anos seguindo o projeto politico de Tomba Farias e acredita que o vereador atropelou o processo de diálogo com a família, caso se confirme o rompimento político.

A seguir a nota na íntegra enviada ao Blog:

Diante dos últimos acontecimentos políticos e de possíveis evidências do rompimento político do Vereador Gean Paraibano ao grupo do Deputado Tomba Farias, emitiremos o seguinte esclarecimento:

Primeiro, acreditamos que o nobre Vereador esteja agindo por pura emoção, uma vez que ele é sabedor que a nossa família já vem acompanhando o deputado bom de Trabalho a quase duas décadas.

Segundo, agir dessa forma é uma verdadeira inocência política, quando acreditamos que Santa Cruz tem um marco histórico que se divide em dois momentos distintos : Santa Cruz antes e depois de Tomba. Hoje orgulhosamente temos uma cidade desenvolvida e que se desponta no cenário Potiguar, nacional e até internacional como cidade modelo de gestão pública e desenvolvimento turístico e econômico.

Terceiro, infelizmente o vereador  toma ou tomará uma decisão errônea, traindo assim a sua base, uma decisão que não coaduna com os anseios de centenas de pessoas que votaram nele por acreditar que ele honraria o grupo político que lhe deu sustentação e apoio no momento em que ele mais  necessitou.

Quarto, o vereador está atropelando o respeito e a posição política da sua família, bem como, está tendo um comportamento fora dos padrões ideais de ascensão politica.

Quinto, ciente somos que a decisão do nobre vereador de se afastar do atual grupo da situação, terá o nosso inteiro desprezo, pois é certo, real e leal, o nosso respeito e apreço ao maior político da história de Santa Cruz e do Trairi. Nós que fazemos a família de Edgar Santos e Geraldo Paraibano, reafirmamos o compromisso com aquele que muito honra e orgulha  esta terra Santuário e o RN. Ele tem nome e se chama Deputado TOMBA FARIAS, o líder maior da política do Trairi e em especial de Santa Cruz. Somos Todos Tomba, Somos Mais Tomba!
                                                                                                                                                                               
familiagean4


Via Blog do Edipo Natan
 

Mais rigor para presos do regime semiaberto pode contribuir para redução de crimes no RN, dizem promotores

Tornozeleiras eletrônicas são utilizadas no cumprimento do regime semiaberto (Foto: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC/Divulgação)

No dia 29 de maio, um domingo, dois carros aguardavam na fila para entrar em um motel na Grande Natal, quando foram surpreendidos por assaltantes armados. As pessoas que estavam em um dos veículos tentaram fugir, dando marcha à ré, e um dos criminosos atirou. O disparo atingiu a cabeça de uma mulher que estava no outro carro. No dia seguinte um homem foi preso suspeito de ser o atirador. Ele usava uma tornozeleira eletrônica.

O caso ilustra uma preocupação do Ministério Público do Estado: 15 promotores que atuam nas áreas Criminal e do Patrimônio Público emitiram uma nota onde criticam o modo com que o regime semiaberto é operado no Rio Grande do Norte, com as tornozeleiras. A Associação de Delegados da Polícia Civil subscreveu a nota. Vinte e quatro delegados assinaram o documento.

De acordo com os promotores, o MP já entrou com mais de 10 recursos junto ao Tribunal de Justiça, em casos específicos, para modificar essa realidade. O problema, segundo reivindicam os promotores, é que o regime semiaberto não é executado da maneira como determina a lei.

O promotor Alexandre Frazão, da comarca de Assu, é um dos que assinou a nota pública. Ele explica que o regime semiaberto deveria ser cumprido em uma unidade prisional adequada, que permitisse ao preso trabalhar dentro das próprias dependências do presídio e, à noite, se recolher à cela.

Em exceções, Frazão diz, poderia ser concedida a permissão para que esses internos passassem o dia fora das unidades carcerárias, sob a justificativa de que haviam conseguido um trabalho formal, ou estavam estudando. “Atividades que contribuíssem para a sua para a sua ressocialização”, acrescenta Frazão.

Atualmente, os detentos que conseguem a progressão saem das penitenciárias utilizando tornozeleiras eletrônicas, que monitoram onde eles estão. Contudo só têm a obrigação de estar na casa onde moram entre as 20h e as 5h. No restante do dia, não têm restrição de locais a frequentar.

Ministra Rosa Weber assume a Presidência do TSE, nesta terça (14)



A ministra Rosa Weber será empossada presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (14), às 20h, em sessão solene no Plenário da Corte, em Brasília (DF). A magistrada substituirá o ministro Luiz Fux e ficará no cargo até maio de 2020, quando termina seu segundo biênio como ministra titular. A solenidade de posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube.

Na mesma sessão, também serão empossados os ministros Luís Roberto Barroso e Jorge Mussi nos cargos de vice-presidente do TSE e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente.

Currículo

Natural de Porto Alegre (RS), Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do Trabalho de 1981 a 1991. Integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006, Corte que presidiu no biênio 2001-2003.

Foi nomeada ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2006, onde permaneceu até 2011. Nesse mesmo ano, no dia 19 de dezembro, tomou posse como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rosa Weber chegou ao TSE em junho de 2012, quando assumiu o cargo de ministra substituta. No dia 24 de maio de 2016, foi empossada ministra efetiva da Corte Eleitoral, passando a ocupar a Vice-Presidência do TSE em 6 de fevereiro de 2018. E em 19 de junho deste ano, foi eleita, pelo Plenário do Tribunal, sucessora do ministro Luiz Fux na Presidência da Corte.

Composição do TSE

O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte. Outros dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Por fim, dois juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República, completam o quórum da Corte Eleitoral. (Ascom TSE)

Pela 6ª vez este ano, creche da Grande Natal é arrombada e merenda furtada

Cadeado da porta que dá acesso á cozinha foi arrombado (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

Pela sexta vez somente este ano, a Creche Municipal Eugênia Palhares, em Parnamirim, cidade da Grande Natal, foi alvo de criminosos. Parte da merenda dos alunos foi levada depois que os bandidos arrombaram o cadeado do portão que dá acesso à cozinha e retiraram a tela de uma janela.

A creche não tem câmeras de vigilância, o que dificulta a identificação dos ladrões. A direção da unidade acredita que os bandidos levaram bandejas de ovos.

Depois que arrombaram o cadeado, ladrões retiraram a tela da janela e entraram na cozinha (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)

A mãe de uma criança de 2 anos reclamou da falta de segurança. Ela teme que a creche seja assaltada durante o dia, no horário de funcionamento. “Isso nos deixa preocupados porque não sabemos quem são essas pessoas, e temos medo que elas entrem aqui durante o dia e façam mal a alguma criança. E a gente, como pai, precisa de uma solução”, disse a mãe.

Juiz proíbe transporte de alunos em ‘pau de arara’, no Sertão de Alagoas



O juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, da Comarca de São José da Tapera, determinou que o Município de Carneiros (AL) providencie transporte seguro para os estudantes da cidade, em decisão proferida nesse domingo (12). Foi concedido prazo de 15 dias para o cumprimento, a partir da intimação.

De acordo com o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), os alunos estão sendo conduzidos em veículo do tipo “pau de arara”, superlotado, com a carroceria enferrujada, pneus carecas e ausência de cinto de segurança. Segundo o órgão, o condutor não possui sequer Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O magistrado estabeleceu multa diária de R$ 100,00 ao Município, ao prefeito e ao secretário de Segurança, em caso de descumprimento. Para Thiago Augusto, não restam dúvidas que a segurança dos estudantes está comprometida, tendo em vista o termo de inspeção e as imagens apresentadas pelo MP no processo.

“O transporte escolar fornecido pelo Município de Carneiros desobedece, a um só tempo, a Constituição Federal (arts. 6º e 208, I eVII), ao Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 54, I e VII), à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (art. 4º), e ao Código de Trânsito Brasileiro”, afirmou o juiz.

Na decisão, o magistrado ainda determinou que o Prefeitura apresente a relação de todos os motoristas que conduzem os alunos, com as receptivas carteiras de habilitação, a documentação de licenciamento (CRLV) dos veículos, e os documentos que demonstrem a forma de contratação. Além disso, o Detran/AL (Departamento Estadual de Trânsito) será intimado para que inspecione os carros.

Matéria referente ao processo 0800108-27.2018.8.02.0036. (Com informações da Dicom TJAL)

Projeto de lei propõe proibição de canudos de plástico em bares, restaurantes e hotéis do RN

Projeto de lei que proíbe canudos de plástico está tramitando na Assembleia Legislativa do RN (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa propõe a proibição do uso de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no RN. A medida já é lei no estado do Rio de Janeiro e na cidade de Santos.

Se aprovada, a medida prevê, a partir do início de sua vigência, o prazo de 180 dias para que os estabelecimentos se adaptem. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a aplicação de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

O projeto de lei é de autoria da deputada Márcia Maia (PSDB). Para a parlamentar, com uma legislação que auxilie no processo, será possível dar um passo importante na preservação do meio ambiente e da vida marinha a partir da redução na produção de lixo pela sociedade.

“Temos um estado que possui um litoral com mais de 400 quilômetros de extensão. Ou seja, precisamos cuidar não apenas da nossa produção de resíduos, de lixo, mas especialmente, atentar para o impacto que nosso comportamento tem no meio ambiente e como isso pode afetar outras vidas, inclusive de animais e até mesmo a nossa em longo prazo”, defendeu.

Projeto de lei que proíbe canudos de plásticos em bares do RN foi apresentando na ALRN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Vereador Gean Paraibano anunciará nesta terça rompimento com base governista de Santa Cruz

gean_oposicao

Após idas e vindas, o vereador Gean Paraibano (PMDB) deverá anunciar seu rompimento com a base política governista de Santa Cruz na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira.

Gean Paraibano vem ensaiando há bastante tempo um distanciamento com a gestão municipal, especialmente ao longo deste ano. O estopim da situação, foi o anuncio do apoio do vereador a candidatura de Fátima Bezerra ao governo estadual sem dialogar com a base governista.

Mesmo assim, Gean ainda sofreu pressão de alguns membros de sua base para apoiar o deputado Tomba Farias para estadual, mas a situação ficou insustentável nos últimos dias e Gean deverá anunciar o rompimento oficial com a base governista neste terça.

Se nada mudar até lá, Gean Paraibano passará a integrar, oficialmente, a oposição de Santa Cruz e, ao lado de Josemar Bezerra e Gilcelly Adriano e o PT local, farão palanque para Fátima Bezerra em outubro.


Via Blog do Edipo Natan

Ipês-roxos florescem e enfeitam paisagem do Rio Grande do Norte

Ipês-roxos florescem e enfeitam paisagem entre julho e agosto no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

Nesta época do ano, uma espécie de planta chama a atenção pelo colorido de suas flores em tons de rosa e lilás. Entre julho e agosto deste 2018 o Ipê-roxo, ou Pau D'arco, perdeu a folhagem verde e foi coroado com esses buquês de flores.

Eles floresceram nesta época porque dependem da influência do clima, que determina o período de reprodução. Porém não é sempre que o fenômeno ocorre nesses dois meses do ano.

No Rio Grande do Norte, a presença dessas árvores coloridas enfeitam em várias cidades do estado. Mas a florada é passageira. As flores de toque aveludado já estão de partida neste mês de agosto, o vento já começou a despir os Ipês aos poucos, flor por flor caindo ao chão. Até que chegue a próxima estação, para ressurgirem vibrantes mais uma vez.

Ipês-roxos florescem e enfeitam paisagem entre julho e agosto no RN (Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca)

Ampliação da Penitenciária de Alcaçuz custará R$ 18 milhões

Penitenciária de Alcaçuz será ampliada, vai ganhar dois pavilhões e 416 novas vagas (Foto: Anderson Barbosa/G1)

A ampliação da Penitenciária Estadual de Alcaçuz vai custar R$ 18,2 milhões aos cofres públicos. A empresa MGA Construção e incorporação LTDA foi contratada com dispensa de licitação porque o Rio Grande do Norte está em estado de calamidade no sistema prisional. De acordo com o termo de dispensa de licitação publicado no Diário Oficial do Estado, serão construídos dois novos pavilhões em Alcaçuz.

"São construções modernas, totalmente em concreto armado, seguras, do mesmo estilo do que nós fizemos em Ceará-Mirim", disse o secretário de Infraestrutura do Estado, Jader Torres. Segundo ele, os dois novos pavilhões serão construídos com recursos doados pelo Tribunal de Justiça ao governo em 2017.

A decisão de ampliar a Penitenciária de Alcaçuz veio após o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) reprovar o projeto de construção de uma cadeia pública em Afonso Bezerra por "inviabilidade técnica".

A expectativa da Secretaria de Infraestrutura é que as obras de ampliação de Alcaçuz comecem ainda no final de agosto.

Como está Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz foi palco de um massacre em janeiro de 2017 que deixou 26 mortos. Foram 14 dias seguidos de rebelião que deixou a unidade prisional praticamente destruída.

Após a retomada do controle, o governo do estado dividiu a penitenciária ao meio. Um muro de concreto foi erguido separando as facções rivais. De um lado, ficaram os pavilhões 1, 2 e 3, com os presos do 'Sindicato'. Do outro, o pavilhão 4 e o Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como pavilhão 5, com os do PCC. Só então deu-se início à obra de reforma da penitenciária.

Atualmente os presos ocupam os pavilhões 1, 2 e 3 da Penitenciária de Alcaçuz, e o Rogério Coutinho Madruga. Juntas, as duas unidades abrigam 2.624 presos. Palco da matança, o Pvailhão 4 é o único que não foi reformado e permanece desativado.

Penitenciária foi palco de massacre que deixou 26 mortos em janeiro de 2017 (Foto: Fred Carvalho/G1)