terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Fagner, Alexandre Pires e Waldonys são atrações desta semana no 'Natal em Natal'; confira programação

Fagner é uma das atrações do 'Natal em Natal' nesta semana   — Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (17) o ciclo de shows gratuitos dentro da programação do 'Natal em Natal 2018' no pólo da Cidade Alta. Entre os nomes confirmados na programação da prefeitura, estão artistas de peso como Raimundo Fagner, Alexandre Pires e Waldonys. Entre os nomes locais, personalidades como Dodora Cardoso.
Do instrumental ao choro, passando pelas tradições da cultura popular, forró e MPB, a programação atende a vários gostos e estilos, através de uma parceria do município com o movimento Viva Centro. Entre os no
Nesta segunda (17), as atrações se concentram no palco da Rua João Pessoa. Mas também haverá muita música ao longo da semana, no palco da avenida Deodoro da Fonseca, com atrações nacionais e locais e vai até a inauguração do Espaço Cultural K-Ximbinhop (Travessa Pax) e música no Espaço Cultural Ruy Pereira (lateral do IFRN).
Confira a programação

Polo Natalino Cidade Alta

Palco João Pessoa
Dia 17
  • Daniel e Rubi- 16h
  • Orquestra de Cordas do Sesc - 17h
  • Pastoril Bom Pastor - 17h30
  • Coral do Sebrae e Coral Sons da Terra- 18h
  • Grupo Choro do Elefante - 19h
Dia 18
  • Grupo de Música RN Vida (Sesc) - 17h
  • Boi de Reis do Bom Pastor - 17h
  • Wagner Buchexa- 17h
  • Debinha Ramos- 18h30
Dia 19
  • Dança do Pastoril (Sesc) - 17h
  • Alexandre Moreira- 17h30
  • Banda Leão de Judá - 18h30
Dia 20
  • Amanda Duarte - 17h
  • Carmem e Levi - 18h
Dia 21
  • Sávio Filgueiras - 17h
Dia 22
  • Flávio Lucena e Chico Tárcio- 17h
Dia 23
  • Álisson Brazuka - 13h30
Palco Deodoro
Dia 20
  • Yrahn Barreto- 21h
  • Raimundo Fagner- 22h
Dia 21
  • Ribeira Boêmia - 19h
  • Alexandre Pires - 21h30
Dia 22
  • Dodora Cardoso - 21h
  • Waldonys - 22h
Palco Espaço Cultural K-Ximbinho
Dia 22
  • Coletivo Garagem- 15h
  • RN Autoral de Samba e Choro - 16h
  • Jubileu Filho e Luna Hesse - 17h
  • Laryssa Costa - 18h
  • Raphael Almeida - 19h
  • Priscila Matos - 20h
  • Bethoven e Choro do Elefante - 21h
  • Joca Costa - 22h
  • Carlos Zens e Choro do Caçuá - 23h
Dia 23
  • Fuxico de Feira - 00h
  • Batuque de um Povo - 1h
Palco Espaço Cultural Ruy Pereira
Dia 22
  • Rodolfo Amaral - 16h
  • Silveirinha Kosta - 18h

Polo Natalino Zona Sul (Palco Ponta Negra)

Dia 29
  • Catita Choro e Gafieira - 21h
  • Claudia Leite - 22h30

Polo Natalino Zona Norte

Palco Nélio Dias
Dia 27
  • Arquivo Vivo - 20h
  • Dorgival Dantas - 22h
Dia 28
  • Kanelinha & CPI do Forró - 19h
  • Quarteto Linha - 20h30
  • Banda Grafith- 22h
Palco Redinha - Reveillon
Dias 31/12 e 01/01
  • Luizinho Nobre - 23h
  • Carlos Zens - 0h30
  • Jaina Elne - 1h40
  • Debinha Ramos - 02h50
  • Perfume de Gardênia - 04h

Polo Natal Zona Leste (Palco Santos Reis)

Dia 02/01
  • Pretta - 21h
Dia 03/01
  • Panka de Bakana - 21h
Dia 04/01
  • Grupo Batuque Resistência - 21h
  • Luizinho Nobre - 21h30
Dia 05/01
  • As Nordestinas - 21h
  • Isaque Galvão - 22h30

Prefeito interino Marco Celito se reúne com equipe e inicia a semana despachando em seu gabinete


O prefeito interino de Santa Cruz, Marco Celito, teve na manhã desta segunda-feira (17) um encontro com parte de sua equipe. O novo gestor municipal foi recepcionado na sede do Poder Executivo por secretários e funcionários da Prefeitura de Santa Cruz.

Acompanhado dos vereadores Fábio Dias, Edmilson Silva, Renato Locutor e Tarcísio das Horteiras, o prefeito interino, Marco Celito, disse que está chegando para somar e que conta com o apoio de todos para seguir desenvolvendo os projetos da gestão ex-prefeita Fernanda Costa.

Após o encontro, Marco Celito despachou durante toda a manhã em seu gabinete, onde recebeu alguns secretários.

Marco Celito foi eleito na última sexta-feira (14) presidente da Câmara Municipal de Vereadores até o final deste ano. Como Santa Cruz passará por eleição suplementar, o presidente do Poder Legislativo também acumulará o cargo de prefeito de forma interina. Marco Celito seguirá conduzindo os destinos de Santa Cruz até 31 de dezembro.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Funcionários de Flávio Bolsonaro repassaram até 99% dos salários



Uma análise na movimentação financeira de Fabrício José Carlos de Queiroz, ex-assessor do deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio, mostra indícios de que pelo menos uma funcionária pode ter depositado em sua conta o equivalente a quase tudo que recebeu na Casa no período agora sob investigação. Foi esse o caso de Nathalia Melo de Queiroz, filha do ex-servidor que, no período investigado, repassou a ele R$ 97.641,20, hipotético crédito mensal médio de R$ 7.510,86.

A quantia equivale a 99% do pagamento líquido da Alerj a Nathalia em janeiro de 2016, segundo a folha salarial do Legislativo fluminense. Como não há dados sobre a movimentação financeira total de Nathalia, não é possível dizer com certeza que o dinheiro teve como origem exclusivamente os pagamentos da Alerj.

Os cálculos são por aproximação. Para fazê-los, o Estado usou o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da Operação Furna da Onça e consultou a folha salarial da Casa.

O órgão federal mostrou que no período investigado Nathalia transferiu os R$ 97.641,20 para a conta do assessor de Flávio. A cifra foi dividida pelos treze meses investigados para obter a média mensal, que foi comparada com três valores. Um foi o pagamento líquido recebido em janeiro de 2016 por Nathalia na Alerj: R$ 7.586,31. No confronto com o bruto, R$ 9.835,45, chegou-se a um repasse de 77,14%. Cotejada com a renda usada pelo Coaf, R$ 10.502,00, o porcentual foi de 72,23%.

A renda considerada pelo Coaf, possivelmente, incorpora valores que não constam da folha de janeiro da Alerj ou rendimentos obtidos por Nathalia de outras fontes. Todos as cifras, porém, mostram porcentuais altos de repasse.

Nathalia trabalhou na Alerj de setembro de 2007 a dezembro de 2016. Depois foi trabalhar como assessora no gabinete parlamentar do hoje presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na Câmara dos Deputados. Foi exonerada em 15 de outubro, mesmo dia em que seu pai foi desligado do gabinete de Flávio. Oficialmente, o motivo foi a aposentadoria de Queiroz como PM. Reportagem publicada nesta sexta-feira, 14, pela Folha de S. Paulo mostrou que Nathalia, enquanto era funcionária, trabalhava como personal trainer no Rio.

O deputado tem se defendido, afirmando não ter cometido nenhuma irregularidade. O presidente eleito já disse que caberá a Queiroz explicar sua movimentação financeira – de mais de R$ 1,2 milhão no período.

OUTROS

Outra servidora que repassou a Queiroz grande parte do que recebeu foi Márcia Oliveira de Aguiar, mulher do ex-assessor. Os valores somam R$ 52.124,00 – uma média (total dividido por treze meses) de R$ 4.009,23. Isso não quer dizer que tenham sido feitos rigorosamente repasses mensais – o documento do Coaf não traz esse detalhe –, mas permite afirmar que Márcia repassou porcentuais que equivalem de 31% a 46% do que recebeu por mês no período.

Outra servidora, Luiza Souza Paes, fez transferências equivalentes a porcentuais que variam de 24,8% a 33,5% do salário no período. Sua renda, segundo o Coaf, era de R$ 3.479 mensais e a transferência média era de R$ 863,53. Já Jorge Luís de Souza, que tinha salário bruto de R$ 5.486,76, fez depósito mensal médio de R$ 1.573,46 – porcentuais respectivos de 7,69%, 28,67% e 32,46%.

O Estado mostrou que 57% dos depósitos feitos na conta de Fabrício Queiroz investigada pelo Coaf ocorreram no dia do pagamento dos salários na Alerj no período investigado, ou até três dias úteis depois.

Agência Estado

“OAB foi extremamente ausente nas crises do RN”, diz Aldo Medeiros



O presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no RN, Aldo Medeiros, avaliou que a gestão encabeçada por Paulo Coutinho “foi extremamente ausente nas crises” sofridas pelo Estado nos últimos anos.

“Tivemos grandes demandas no estado e situações de crise. A OAB foi extremamente ausente dessas discussões. Por exemplo, a crise no Fundo Previdenciário do Estado, que foi praticamente exaurido; as modificações no sistema prisional após Alcaçuz… a OAB não contribuiu. Essas questões precisam ser revistas”,criticou em entrevista à 94FM.

O novo presidente da Ordem avaliou ainda que a gestão de Coutinho foi deficiente em termos de comunicação. “Ficou muito claro que não havia uma comunicação adequada entre a OAB, o advogado e o cidadão. No momento em que a OAB trabalha e não consegue dar acesso às pessoas, esse trabalho fica pelo caminho. Se a população não sabe o que está sendo realizado, para ela nem existiu”.

Em sua gestão, que se prolongará de 2019 a 2021, Aldo promete realizar mudanças para sanar essas deficiências. Dentre suas medidas, ele quer dar à OAB uma estrutura modernizada e facilitar a entrada dos jovens advogados.

“Os jovens advogados precisam de orientação e apoio material. Vamos tentar viabilizar um desconto de 75% no primeiro ano da anuidade do advogado.Hoje, ela é parcelada nos cinco primeiros anos; isso será mantido. Além disso, precisamos dotar a OAB de uma estrutura moderna e transparente, para que os cidadãos e advogados tenham acesso mais amplo do que acontece lá e possam contribuir”,explicou.

De acordo com Aldo Medeiros, a transição de sua gestão deve funcionar em uma sala na sede da OAB cedida pelo presidente. Reuniões com a vice-presidente Rossana Fonseca, o secretário-geral João Victor Hollanda, o tesoureiro AlexGurgel, e o presidente da OAB de Mossoró Canindé Maia, devem acelerar o processo de troca de comando. A previsão é que no dia 1º de janeiro haja apenas uma posse formal. A solenidade oficial ainda não tem data para acontecer.

Coronel alerta para quantidade insuficiente de efetivo na segurança do RN



Prestes a assumir a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, o coronel Francisco Canindé Araújo Silva, analisa que as dificuldades enfrentadas pelo setor aumentaram e os maiores problemas estão na quantidade insuficiente de efetivo e na falta da estrutura adequada para trabalhar.

Em entrevista à 96 FM, Araújo Silva informou que a Polícia Civil trabalha com aproximadamente 30% do efetivo enquanto a Polícia Militar com 60% da quantidade prevista. “Temos que suprir essa necessidade de forma eficaz, empregar o efetivo de forma diferenciada. Pretendemos trabalhar em conjunto com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (Obvio) para fazer um levantamento atual das áreas onde ocorre os maiores índices de criminalidade”, afirmou.

Questionado em relação a postura adotada para combater as ações de facções criminosas, o futuro auxiliar da governadora eleita Fátima Bezerra declarou que “a partir de 2019, iremos fazer ações integradas com os estados da Paraíba e do Ceará que fazem divisa com o RN para realizar ações concentradas aumentando a fiscalização nas fronteiras para diminuir a criminalidade”.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Rio Grande do Norte passou a ser considerado o Estado mais violento do Brasil. Em 2017, foi registrada a taxa de 68 mortes violentas, após um crescimento de 19,4%, em 2016.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Para 75% dos brasileiros, Jair Bolsonaro está no caminho certo

Governo do Rio Grande Norte terá déficit de R$ 1,8 bi no orçamento de 2019



O projeto de lei orçamentária para 2019 vai entrar em pauta de discussões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) a partir da próxima terça-feira, 18, com uma previsão de déficit de cerca de R$ 1,8 bilhão no primeiro ano de trabalho do próximo governo do Estado.

Segundo o relator da peça orçamentária, o deputado Fernando Mineiro (PT), que obteve na quinta-feira, 13, a aprovação do parecer técnico na Comissão de Finanças e Fiscalização da ALRN, o déficit arcado pela futura governadora de Fátima Bezerra (PT) soma a subestimação de despesas e superestimações de receitas providas pela atual gestão estadual.

O parecer aponta que o orçamento entregue pelo governo traz R$ 1 bilhão a menos do que a previsão para os encargos sociais e pagamento de pessoas, além de outros R$ 238 milhões com renúncias fiscais relativas ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI) e dos repasses para o estádio Arena das Dunas. 

Soma-se ainda uma superestimação de receitas apresentadas pelo Estado. A conta é de um empréstimo bancário de R$ 400 milhões e outros R$ 137 milhões de transferência de capital da União. “O pedido de empréstimo não acontecerá e dificilmente o governo receberá este valor em transferências do governo Federal. A média de repasses não ultrapassa os R$ 5 milhões por ano”, diz.

Ainda de acordo com Fernando Mineiro, o governo do Estado tentou “esconder” o déficit orçamentário para 2019. “Foi uma escolha do próprio Governo de enviar desta maneira. Tentei que enviassem um substitutivo, mas isso não foi feito. Não é verdade que vamos ter R$ 12,017 milhões de arrecadação e que teremos uma despesa de R$ 12,017 bilhões. Conseguimos especificar que houve um déficit bilionário”, explica.

Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Tomba Farias (PSB), o texto final da relatoria do orçamento mostra que o primeiro ano do governo Fátima Bezerra será de grandes dificuldades. “Vemos que o Rio Grande do Norte está muito doente, na UTI”, considera.

Precisamos ter muita responsabilidade para discutir a questão”, relata.
Um exemplo disso que é dos mais de R$ 12 bilhões para despesas, de acordo com a peça orçamentária, apenas 1,93% será destinado para área de investimento. O valor representa cerca de R$ 231 milhões. Além disso, mais de R$ 8 bilhões serão gastos apenas com a folha de pagamento e encargos sociais.

Durante a análise do parecer orçamentário, os representantes da Comissão de Finanças e Fiscalização aprovaram a redução da verba de propaganda e publicidade do Estado de R$ 23 milhões para R$ 11,5 milhões. Também se aprovou a margem de suplementação do orçamento em 15%, contra os 20% do texto apresentado por Fernando Mineiro. 

Os integrantes da comissão também delimitaram em 2% o limite da antecipação das receitas estaduais. O futuro governo queria que a porcentagem fosse de 5%, mas a medida foi rejeitada pelos deputados da representação parlamentar. 

Com a aprovação do texto orçamentário, segundo Tomba Farias, a expectativa é de que os 24 deputados estaduais iniciem a discussão sobre a peça a partir da próxima semana. O texto registrou um total de 361 emendas, sendo que 50% delas para as áreas de saúde e educação, que terão as principais parcelas do bolo financeiro estadual. Para 2019, o valor que será gasto com a área de saúde será de R$ 1,084 bilhão e com a segurança, R$ 1,2 bilhão.

Via Agora RN

PM é baleado durante arrastão em clínica na Zona Leste de Natal e tem pistola roubada

Clínica médica na Rua Professor Clementino Câmara, no Barro Vermelho — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um soldado da Polícia Militar foi baleado na manhã desta quinta-feira (13) ao chegar para tratamento em uma clínica particular de fisioterapia localizada no Barro Vermelho, bairro na Zona Leste de Natal.

Baleado em uma das pernas, no quadril e no abdômen, o PM foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. O estado de saúde dele é considerado grave, mas estável. Já os criminosos, fugiram em um táxi e ainda levaram a arma do policial.

A assessoria de comunicação da PM informou que os bandidos estavam fazendo um arrastão na clínica quando o soldado chegou e, logo que cruzou a porta, levou o primeiro tiro. Mesmo ferido, o PM ainda reagiu e houve confronto. Foi quando ele acabou atingido por mais dois disparos.

Ainda de acordo com a PM, o taxista se apresentou à Polícia Civil e admitiu ter dado fuga aos assaltantes. Viaturas fazem buscas na tentativa de encontrar os criminosos.

PF cumpre mandado de busca em investigação de ameaça a Bolsonaro


A Polícia Federal cumpre na manhã de hoje (13), no Rio de Janeiro, um mandado de busca e apreensão expedido pela 7ª Vara Federal Criminal do estado, com o objetivo de identificar o autor de postagens com ameaças de morte do então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.


A ação ocorre no bairro Maracanã, na zona norte da cidade. O investigado, segundo nota da Polícia Federal, é um homem de 23 anos, cuja identidade não foi revelada.

Segundo as informações da PF, ele insultou ainda o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão.

A diligência da Polícia Federal tem como objetivo também identificar outras pessoas que “eventualmente estejam envolvidas na prática delituosa, bem como materializar outras condutas criminosas do investigado”.

A pena do crime citado prevista na Lei de Segurança Nacional é de reclusão, de 1 a 4 anos.