quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ingressos para o UFC Natal estão à venda a partir desta quarta-feira


Os ingressos para o UFC Fight Night Combate: Shogun vs. Henderson 2 já estão disponíveis para o público a partir desta quarta-feira (5), às 10h. Os fãs do MMA que desejam comprar entradas para o segundo evento do UFC no Brasil este ano devem entrar no site www.ticketsforfun.com.br e efetuar a compra. Os valores variam entre R$ 180 e R$ 900. Estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais têm direto a meia-entrada.

 O evento será realizado em um domingo, no dia 23 de março, no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal. De acordo com a organização, nove lutas já estão confirmadas. Além do duelo principal entre Maurício Shogun e Dan Henderson, que dá nome ao evento, os potiguares Ronny Markes (peso médio), Jussier Formiga (peso mosca) e Gleison Tibau (peso leve) também estão no card. As lutas preliminares estão previstas para ter início às 16h30 com o card principal começando às 20h. Os portões do ginásio serão abertos às 14h30.

Cada comprador pode adquirir até quatro ingressos por CPF, ficando limitado a apenas dois ingressos de meia-entrada. A entrada de menores de 16 anos fica condicionada a estar acompanhado de um maior de idade, com documentação que comprove o parentesco, além do termo de responsabilidade disponível no mesmo site da compra de ingressos.

Os torcedores podem optar por receber o ticket em casa ou fazer a retirada nos pontos oficiais de troca. A taxa de entrega para quem optar por receber em domicílio varia de acordo com o Sedex, independente do número de ingressos. Caso tenha optado pela retirada, o fã do esporte pode fazer isso nos pontos de venda credenciados a partir do dia 14 de fevereiro ou na bilheteria do ginásio Nélio Dias entre os dias 15 e 23 de março, data do evento. Se a opção de compra for por ingressos numerados, o cliente pode fazer a impressão do e-ticket em casa.

Por Nelter Queiroz: “Esperamos que Rosalba seja candidata para o povo derrotá-la”

O clima na classe política é de repulsa à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), tendo por base a desaprovação do seu governo. Tanto é assim, que alguns representantes do segmento político do Estado não admitem sob nenhuma hipótese dialogar com a governadora com vistas a apoiar o projeto de reeleição da gestora, que enfrenta dificuldades na Justiça e no próprio partido, o DEM, comandando local e nacionalmente pelo senador José Agripino Maia.

O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), por exemplo, disse hoje que “só pode ser ironia” a possibilidade de o PMDB voltar a conversar com Rosalba, levantada pelo ex-deputado federal Ney Lopes de Souza (DEM) e chancelada por Rosalba na edição de ontem de O Jornal de Hoje. “Isso é uma ironia, eu acho. Só pode ser. Eu simplesmente não vejo nenhuma possibilidade”, afirmou o deputado.

Nélter defende que Rosalba supere as dificuldades na Justiça Eleitoral e no seu partido e consiga se candidatar. “Desejaria que ela fosse candidata, para o povo derrotá-la. Se a Justiça deixar e o partido. Espero que a Justiça deixe e o DEM não crie dificuldade, porque, democraticamente, nós queremos derrotá-la”.

O ex-deputado Ney Lopes chegou a declarar que, estando Rosalba desimpedida e com amparo legal da lei, seria uma espécie de ato ditatorial do senador José Agripino Maia, negar a legenda para que a governadora dispute o pleito deste ano. A hipótese é ventilada e a possibilidade de a Justiça decretar a inelegibilidade da governadora é vista com bons olhos pelo senador, que evitaria o desgaste de um conflito com Rosalba em caso de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitir que ela concorra novamente ao cargo.

Rosalba foi condenada duas vezes pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte ao afastamento do cargo e à inelegibilidade. Sobrevive na função provisoriamente, através de liminares da Justiça Eleitoral em Brasília. “Espero que a Justiça não negue. Espero que ela tenha legenda para a gente derrotá-la, democraticamente, nas ruas”, acrescentou Nélter.

Convite para Audiência Pública sobre Plano de Saneamento Básico






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Delegado flagrado pelo SBT com viatura em motel é exonerado no RN

O delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho, flagrado por uma equipe de reportagem do SBT usando uma viatura da Polícia para fins particulares, teve sua exoneração publicada no Diário Oficial do Estado de hoje. Segundo o documento, o servidor foi exonerado “a pedido”.

Odilon era responsável pela delegacia de Policia Civil da Grande Natal (DPGran) e estava afastado desde o dia 23 de janeiro deste ano, um dia após a veiculação da reportagem. A decisão é assinada pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha.

A matéria foi divulgada no dia 22 de janeiro e registrou o momento em que o Odilon Teodósio utilizava uma viatura da polícia para uso particular. O veículo é registrado como de uso exclusivo do setor de investigações criminais, mas foi visto com o delegado em um restaurante da capital e posteriormente em um motel da cidade com uma adolescente menor de idade. Mas, nas imagens veiculadas, não é possível identificar a presença do delegado no segundo estabelecimento.

A veiculação da reportagem a na imprensa nacional gerou repercussão negativa para o delegado, que na manhã do dia seguinte, pediu o afastamento do cargo. Em entrevista coletiva, o Delegado Geral Adjunto da Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol), Adson Kepler, disse que Odilon sofreria uma sanção administrativa na Corregedoria Geral, pelo uso da viatura oficial da Polícia Civil. A Degepol também iria designar um delegado em caráter especial para apurar a relação do delegado com a adolescente.

Odilon Teodósio ganhou notoriedade na imprensa potiguar ao prender quadrilhas que agiam no tráfico de drogas na região Nordeste. Na época, o delegado era titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Durante toda a sua trajetória como servidor da Polícia Civil, sempre se destacou em sua atividade, sobrevivendo até mesmo a um grande atentado sofrido há alguns anos.

Após o episódio noticiado pelo SBT Brasil, a Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol) emitiu nota criticando a cobertura feita pela imprensa do caso e cobrando uma maior apuração da denúncia, que considerou “midiática”.

Na mesma matéria do SBT, o delegado adjunto e braço direito de Odilon, Alexandro Gomes dos Santos, também foi flagrado pelos jornalistas utilizando o veículo para cumprir compromissos pessoais. Na oportunidade, o profissional foi com a viatura até uma faculdade particular onde é professor em Natal.

Durante a matéria, Odilon negou a acusação. Posteriormente, em entrevista a imprensa, disse que tudo era fruto de uma montagem e que provaria sua inocência.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Santa Cruz inicia nesta quarta-feira (05) entrega de filtros para famílias atingidas por estiagem

A Prefeitura de Santa Cruz, através de Secretaria Municipal de Agricultura, em ação integrada com a Defesa Civil municipal, presidida pela Prefeita Fernanda Costa, estão responsáveis pela operacionalização do programa que irá distribuir a partir desta quarta-feira (05) cerca de 10 mil filtros de polipropileno às famílias atingidas pela estiagem na região. A ação é fruto da parceria entre os governos federal, estadual e municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Mauricio Anísio, os filtros serão destinados às famílias que são atendidas pela Operação Pipa e a distribuição acontecerá na manhã desta quarta-feira (05) em frente à sede da EMATER, por ordem de chegada.

Os filtros são regulamentados pelo INMETRO e fabricados em São Paulo e Santa Catarina. Santa Cruz, como município pólo, irá coordenar toda a distribuição dos filtros para as famílias dos municípios da região.

Os filtros, que tem capacidade para armazenar 10 litros de água, têm a função de tratar a água que é oferecida às famílias pelos caminhões pipa e através de outras fontes.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Corrida ao ouro transforma município baiano em uma “mini Serra Pelada”

As terras da maior mina de diamantes do mundo, no município de Nordestina, na Bahia, são ricas, também, na produção de ouro. A fazenda Baixinha, a 23 quilômetros da sede do município, vem se transformando em uma mini Serra Pelada. Nessa região, existem cerca de 4 mil garimpeiros trabalhando em jazidas a céu aberto e subterrâneas. O garimpo localizado em uma área de trabalhadores sem terras, conta com inúmeros motores equipados com moinhos para a trituração de pedra e cascalho na busca pelo ouro.

O jacobinense Genésio Balor, que há nove anos trabalha em garimpos, disse que a maior quantidade de ouro conseguida em um dia de trabalho foram 22 gramas. “Durante toda a manhã desta quinta-feira (30/1), só consegui nove décimos de grama de ouro. Trabalho em mina aqui porque não tenho outra opção de ganhar dinheiro para sustentar a família. O grama de ouro custa R$ 70 e o máximo que já consegui obter em uma semana de trabalho foram 50 gramas, e isso ocorre quando damos sorte com material retirado do subsolo”, explica.

Balor disse que são vários pais de família que dependem do ouro da Fazenda Baixinha para sobreviver e explica que em Jacobina, o material adquirido (cascalho) depois de utilizado não tem repasse, o que não ocorre em Nordestina. “Aqui, na Baixinha, o material para ser triturado no moinho é adquirido e depois do trabalho de trituração e seleção a caçamba de cascalho é revendida, custando de R$ 500 a R$ 600. Mas nós não sabemos a quantidade de ouro que fica no resíduo e muito menos o produto usado por outros garimpeiros no rebeneficiamento do material”, explica Genésio Balor. Ele acredita que em muitos casos quem compra a caçamba de material triturado termina encontrando mais ouro do que eles.

Após vitória no UFC, Renan Barão é recebido por amigos em Natal


Após comemorar o título definitivo de campeão dos pesos galo no UFC, Renan Barão chegou a Natal na madrugada desta terça-feira (4) e foi recepcionado ainda no aeroporto por familiares e amigos. A luta que garantiu a permanência do cinturão com o potiguar foi contra Urijah Faber e aconteceu no sábado na cidade de Newark (EUA).

 Na noite de hoje, Barão comemora a vitória e o aniversário de 27 anos em uma boate no bairro de Ponta Negra.

Assembleia dos professores deixa escolas municipais vazias no primeiro dia de aula



As salas de aula das escolas da rede municipal de educação amanheceram vazias por causa da assembleia dos professores que acontece na manhã desta terça-feira (4) na Assen. Dependendo do que for decidido pela categoria, que ameaça deflagrar uma greve, as aulas podem começar no turno vespertino.

 Na Escola Municipal Henrique Castriciano, em Brasília Teimosa, a direção convocou uma reunião com os pais e os professores, para que fosse explicada a situação. No começo da manhã, as salas de aulas estavam vazias, poucas crianças permaneciam no pátio da escola e as mães aproveitavam para conversar. "Já começar um ano como esse, mais curto devido à Copa, com greve, prejudica muito", reclamou a promotora de eventos, Andreia Santos, mãe de um aluno.

Mesmo com o início do ano letivo programado para hoje, a escola ainda está em reforma. A quadra está interditada, bebedouros estão sendo consertados e as salas de aula passarão por uma reforma ainda no primeiro semestre.


Delegado acusado de uso indevido de viatura é exonerado da DPGran

O delegado Odilon Teodósio, investigado por uso de viatura da Polícia Civil para assunto pessoal, foi exonerado do cargo de Diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGran). A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (4) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com a Polícia Civil, Odilon Teodósio havia informado em outubro à Delegacia Geral de Polícia (Degepol) que iria se retirar do comando da DPGran.


Uma reportagem do Jornal do SBT mostra o delegado acompanhado de uma mulher, supostamente menor de idade, jantando em um restaurante da cidade e, em seguida, o veículo entrando em um motel. Após a exibição da matéria, Odilon Teodósio afirmou que é inocente e foi vítima de uma armação.

Além dele, o delegado-adjunto da DPGran, Alexsandro Gomes dos Santos, também foi afastado do cargo por usar uma viatura para dar aula em uma faculdade particular.

Vereador denuncia “trem da alegria” ilegal com 800 cargos de Carlos Eduardo

A Câmara Municipal de Natal inicia hoje os trabalhos da convocação extraordinária com uma pauta que deve gerar muita polêmica: A aprovação da contratação, sem concurso público, de quase 800 cargos novos na SEMTAS, além de um empréstimo de 45 milhões de reais para construção da sede do Poder Legislativo e Centro Administrativo. O vereador natalense Fernando Lucena (PT), em entrevista a O Jornal de Hoje, fez duras críticas à tentativa de criação de novos cargos: “Estão querendo aprovar o trem da alegria de Carlos Eduardo. Não vamos permitir este absurdo”.

Fernando Lucena utiliza a expressão “trem da alegria” para classificar a “nomeação”, sem concurso público, de 800 pessoas indicadas politicamente para trabalharem pelo Governo municipal. Na opinião dele, a Câmara Municipal, os vereadores, o Ministério Público, não podem ser “coniventes com este absurdo”. Lucena defende que seja realizado concurso público para a contratação efetiva destes profissionais oferecendo a oportunidade a todos e inclusive aos mais preparados para a função e não apenas para aqueles “apadrinhados” ou “indicados” por interesses políticos.

O vereador Sandro Pimentel, do Psol, também já havia se manifestado a respeito, mostrando-se contrário ao projeto da forma como está. Sandro reforça o desejo de Lucena e informa que serão apresentadas várias emendas, inclusive uma que determina obrigatoriedade de concurso público, antes da contratação. Mesmo assim, com maioria na Câmara Municipal, a Prefeitura acredita que aprovará, sem maiores sobressaltos, os projetos de seu interesse. É o que revelou um integrante da base de apoio a este jornal. Ele, que não quis se identificar, assegurou: “Passa fácil. Tudo passa fácil”.

Terremoto de 6,1 na escala Richter atinge Indonésia e Timor Leste

Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter foi registrado hoje (4) na Indonésia e no Timor Leste, mas não há alerta de tsunami, informaram especialistas.

O tremor foi sentido às 7h36 (hora local) e o epicentro foi localizado a 318 quilômetros a nordeste de Dili, a capital de Timor, no Mar de Banda, a uma profundidade de 18 quilômetros, segundo os serviços de Geologia norte-americanos.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico não divulgou qualquer aviso na sequência do forte abalo.

A ilha indonésia de Java foi atingida em janeiro por um sismo de 6,1, que fez estragos em dezenas de edifícios. Um terremoto com a mesma magnitude foi registrado em julho passado na província de Aceh e deixou pelo menos 35 mortos e milhares de desalojados.




Agência Brasil

Escolas do município passarão por reparos estruturais e aulas começarão em duas semanas


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, confirmou para o próximo dia 17 de fevereiro o início do ano letivo nas escolas da Rede Municipal Ensino. A principio, o início das aulas estava previsto para essa segunda (03), mas que precisou ser remarcado em virtude de pequenas reformas que os prédios das instituições de ensino terão de ser submetidos.

A Secretária Municipal de Educação, Karla de França, explicou a alteração do inicio do ano letivo em Santa Cruz: “Estamos adiando o início das aulas da Rede Municipal em função da necessidade de algumas estruturas estarem precisando de alguns reparos. Nos últimos 15 dias foi feita uma avaliação pela Secretaria Municipal de Obras e se chegou a conclusão de que seria necessário adiar mais um pouquinho o inicio das aulas e fazer a reparação dessas escolas”.

A Prefeitura de Santa Cruz, que já realizou a Jornada Pedagógica 2014 e apresenta como uma das grandes novidades para o ano letivo o sorteios de tablets entre os alunos, na busca cada vez mais por uma educação melhor,  objetiva também o conforto dos estudantes e educadores.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Garibaldi diz que será ‘traumático’ para o PMDB ter que apoiar candidatura de outro partido

E o PMDB, segundo afirmou há pouco o ministro Garibaldi Filho, aguarda a decisão do empresário Fernando Bezerra sobre candidatura ao governo.
Apesar de 4 nomes prontos para a disputa (além de FB, são apontados os de Garibaldi e dos deputados Henrique e Walter Alves), o partido foca somente no nome de Fernando. Pela falta de motivação de uns, e foco e outros projetos de outros…

Thaisa Galvão – Ministro, caso o empresário Fernando Bezerra não aceite voltar à política, o seu nome pode ser considerado?
Garibaldi Filho
– Meu nome está fora de cogitação.
*
Thaisa Galvão – Por quê?
Garibaldi Filho
– Porque eu não tenho motivação. E aqui eu vou filosofar: há uma diferença entre motivação e disposição. Motivação para o cargo eu não tenho, essa tarefa eu já cumpri. Disposição eu tenho para ajudar. Isso eu tenho. Qualquer um que for o candidato sabe que conta comigo como se o candidato fosse eu, ou fosse Henrique ou o meu filho.
*
Thaisa Galvão – Então seu nome estando fora e o do deputado Walter Alves também, como ele declarou ao Blog há dois dias. Caso o empresário Fernando Bezerra diga que não vai para a disputa, resta no PMDB só o nome do deputado Henrique Alves…
Garibaldi Filho
- É. Mas aí ninguém pode falar por ele. Nem eu com a relação de irmão que tenho com ele. Às vezes as pessoas querem que a gente fale. Mas quem sane é ele.
*
Thaisa Galvão – Tá, então o PMDB conta hoje com o Sim do empresário Fernando Bezerra. Mas, se ele disser Não, com o senhor eo deputado Walter fora…e se Henrique também não se dispuser a ser o candidato…o que vai fazer o PMDB que tem um projeto de candidatura própria?
Garibaldi Filho
– Como não há outra opção em vista, aí teremos a passagem traumática para o apoio a um candidato de outro partido.
*
Thaisa Galvão – Seria traumático para o PMDB…
Garibaldi Filho
– Seria, porque se apoiamos candidato de outro partido vamos ser muito questionados. Tanto aqui n Estado quanto no cenário nacional.
*
Thaisa Galvão – Ministro, e para o Senado, como pensa o PMDB? Wilma de Faria (PSB) ou Fátima Bezerra (PT)?
Garibaldi Filho
– A gente ainda não fez consulta, mas Henrique, que é o presidente do PMDB, quer fazer uma consulta ampla para dar força à composição.
*
Thaisa Galvão – Já há alguma preferência?
Garibaldi Filho
– Há uma receptividade, e a gente disse na conversa que teve com o PT, a gente sente uma receptividade e aceitação pela força que adquiriu a candidatura de Dona Wilma – eu chamo de Dona Wilma desde aquele tempo – a despeito da deputada Fátima Bezerra, que é uma candidata competitiva.
*
Thaisa Galvão – E o possível candidato Fernando Bezerra, como pensa?
Garibaldi Filho
– O próprio Fernando Bezerra mostra isso, e por uma questão de respeito pela força que a candidatura de Dona Wilma adquiriu.
*
Thaisa Galvão – E Wilma, nas conversas que vocês tem tido com ela, tem expressado preferência por nomes para o Governo.
Garibaldi Filho
– Ela tem dito que preferiria sair, e isso é uma coisa meio óbvia, com candidatos naturais. Mas ela encara a possibilidade de sair com Fernando Bezerra com uma certa naturalidade.
*
Thaisa Galvão – Ministro, essa consulta que Henrique quer fazer a prefeitos e vice-prefeitos do PMDB, será só sobre Senado ou também sobre o Governo?
Garibaldi Filho
– É uma consulta sobre coligação.
*
Thaisa Galvão – Pra saber se o PMDB vai com o PSB ou com o PTw
Garibaldi Filh
o – É…
*
Thaisa Galvão – E para o Governo, não haverá consulta?
Garibaldi Filho
– Não, aí…haverá uma sondagem.





Via: Thaisa Galvão

Termina hoje prazo de inscrição da segunda chamada do Sisu

O prazo para matrícula dos estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (4). Os que não foram selecionados podem se inscrever na lista de espera.

Aqueles que foram convocados para a primeira opção de curso indicada na inscrição, mas que perderam a inscrição saem do processo após a fase atual. Mas aqueles que não foram selecionados em nenhuma ou chamados para a segunda opção, independente de ter se matriculado, podem se inscrever na lista de espera, válida apenas para a primeira opção.

A adesão à lista deve ser feita no site do Sisu até sexta-feira (7). A convocação da lista será divulgada na próxima terça (11).

O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição do Sisu deste ano registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos, disputando as 171.401 vagas ofertadas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013.

Zona Rural de Tangará recebe maior ação de recuperação e ampliação de reservatórios da história


No final dos anos 90, Tangará teve o maior programa de construção de barreiros, pequenos açudes e reservatórios da sua história. Agora, em 2014, o Prefeito Alcimar Germano conseguiu superar o programa realizado há mais de 10 anos. Com o maquinário doado pelo Governo Federal, e outras máquinas da frota, o Governo Municipal de Tangará tem realizo ações jamais vistas pela zona rural.

"Meu pai anos atrás construiu mais 90% dos reservatórios que hoje existem por Tangará, passados quase 10 anos voltamos a ter um Governo que olha para o homem do campo", disse Alcimar, que agora em Fevereiro deverá iniciar a manutenção nos cataventos, além de ter assinado um termo de compromisso com a Governadora Rosalba Ciarlini para perfuração de mais 20 poços.

As comunidades de Pica-Pau, com as vilas do Assentamento Ronda e outras áreas próximas estão recebendo as primeiras grandes ações de assistência ao homem do campo.




Informações: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Tangará-RN

No gabinete do Deputado Tomba, contratos para Teleférico e Praça da Bíblia são assinados


Ocorreu na manhã desta sexta-feira (31), no gabinete do Deputado Estadual Tomba Farias na Assembléia Legislativa, a assinatura dos contratos de duas importantes obras para Santa Cruz: a Praça da Bíblia e o Teleférico, construções que irão implementar a atividade turística no município polo da região Trairi.

Na ocasião, além do parlamentar, estiveram presentes os Gerentes da Caixa Econômica Federal, Ricardo Mariz e Carlos Antonio de Araújo e a Prefeita Fernanda Costa.

Os contratos foram firmados entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Caixa Econômica Federal, instituição financeira que irá gerenciar os recursos oriundos do Ministério do Turismo. O próximo passo será a licitações das obras, com previsão de início das construções para o próximo mês de março.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Hoje é o dia do aniversário do Ministro Garibaldi Filho


Após o seu expediente no Ministério da Previdência em Brasília, Garibaldi filho veio ainda ontem para Natal com o propósito de passar o seu natalício em família, em especial com a sua mãe D. Dina Vinice que se encontra no Hospital São Lucas se recuperando de uma AVC.

Tablets estão encaixotados


Um impasse entre o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação do RN e uma empresa fornecedora de equipamentos eletrônicos já gera atraso de quase um ano na distribuição de 1.774 tablets  adquiridos para as escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Os equipamentos fazem parte de um kit composto também por um projetor Proinfo com lousa digital, que não foi entregue pela empresa contratada.  Sem o kit completo, a Seec não distribuiu os tablets, que permanecem guardados no  Centro de Trânsito de Materiais da secretaria desde abril de 2013. Ela aguarda uma orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao MEC, para resolver a situação.

 Os tablets e os projetores foram adquiridos em pregões diferentes do FNDE. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a partir do valor oferecido pelas empresas vencedoras nos pregões eletrônicos do próprio FNDE, os estados podem contratá-las, cada um de forma individual. Dessa forma, o Estado do RN tem um contrato direto com o fornecedor.  No caso do kit, duas empresas venceram:  uma vendeu os tablets, enquanto a outra ofereceu os projetores.

O Estado recebeu o primeiro produto (o tablet). Porém, a empresa que ofereceu os projetores – que são importados - pediu um reajuste, por causa do aumento do dólar entre o período do pregão e o da compra. A empresa é a Daruma Telecomunicações e Informática S/A, com escritório em São Paulo. De acordo com a Seec, a Daruma procurou o Estado para rever o valor da compra. Porém o Governo fora orientado pelo FNDE a não pagar a diferença. Dessa forma, os tablets permaneceram guardados.

“Esse tablet funciona junto com o restante do kit. A empresa alega que não pode comprar os projetores porque, por causa do aumento do dólar, o valor do pregão não foi mais suficiente. Mesmo que o Estado tivesse dinheiro para complementar esse valor, o FNDE não permitiu”, afirma Elisabete Barbosa, coordenadora da Assessoria Técnica de Planejamento da Seec. 

Cada tablet, de dez polegadas, foi adquirido pelo valor unitário de R$ 462,49, chegando a um total de R$ 820.457,26. Ao ser contratada a compra, os 1.774 projetores custavam, cada um, R$ 1.825, e, ao todo, somavam R$ 3, 237 milhões. Eles seriam destinados às escolas do Estado que atendem ao Ensino Médio. “Pelo  padrão do MEC, é um tablet para cada três salas de aula”, explica a coordenadora.

A secretaria participou de reunião com o FNDE, em Brasília, no último dia 30, e aguarda uma orientação do  para saber qual será o próximo passo. De acordo com a coordenadora da Seec, é possível que haja uma complementação do valor e o projetor passe a custar R$ 2.100, ou que outro contrato seja firmado. A situação está sendo investigada pelo Ministério Público do RN. Para o MP, a demora pode tornar o equipamento obsoleto ou mecanicamente deteriorado, causando prejuízo ao erário. Segundo a Seec, os tablets estão bem acondicionados e podem funcionar normalmente. Após receberem os equipamentos, os professores ainda terão cursos de treinamento.

Facex confirma compra do antigo prédio do Colégio Imaculada Conceição


O Facex comprou o prédio do antigo Colégio Imaculada Conceição (CIC), na Cidade Alta. As negociações foram encerradas nessa segunda-feira (3), segundo o chanceler da instituição, José Maria Barreto Figueiredo.

O prédio será mais uma unidade da Facex, que a partir de abril deve começar a funcionar com os cursos do Pronatec, mas que a universidade planeja ampliar a oferta de vagas para outros cursos. O valor da transação não foi informado, pois seria uma das cláusulas contratuais entre as partes.


 “Vamos manter as características do prédio devido à história — a primeira instituição de ensino privado de Natal, bem como a primeira escola católica — e pretendemos manter essas características arquitetônicas. Com algumas adequações estruturais para atender ao padrão Facex”, explicou José Maria Figueiredo na manhã desta terça-feira em entrevista por telefone.

A Facex toma posse do prédio nesta sexta-feira. A partir daí, equipes da instituição farão inspeções para averiguar a situação estrutural e planejar quais adequações serão necessárias. Uma das pendências é planejar como deve ficar a eventual área de estacionamento da nova unidade da universidade.

Para José Maria Barreto Figueiredo, o investimento permitirá acesso mais fácil aos alunos da instituição que trabalham ou residem nessa área, evitando assim o deslocamento rumo à sede da Facex na zona sul de Natal.

Prefeitura de Santa Cruz prorroga prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20%

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, decidiu prorrogar o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU/2013), que se encerrava nesta sexta-feira (31).

O prazo para quem desejar efetuar o pagamento em cota única e obter o desconto de 20% foi estendido até 14 de fevereiro. O IPTU também pode, de acordo com o valor, ser parcelado em até 4 vezes e, neste caso, o pagamento da primeira parcela também foi prorrogado para a mesma data sendo que as demais parcelas continuarão com os vencimentos inalterados.

O pagamento do IPTU pode ser feito na agência do Banco do Brasil e em seus correspondentes bancários. Contribuintes que ainda não receberam seus carnês, tanto os proprietários de imóveis quanto os de terrenos, deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, situada no Centro Administrativo (antigo PETI), para a impressão do boleto.

Pagando o IPTU em dia o contribuinte contribui diretamente com as melhorias que a Prefeitura tem realizado no município.