domingo, 24 de novembro de 2013

Câncer de próstata: novas recomendações

Quando o homem chega aos 40 anos de idade, muitas coisas mudam, umas para melhor e outras, digamos, não funcionam mais como antigamente. Mas para que tudo continue funcionando são necessários alguns cuidados. Entre os exames de rotina para os quarentões, há um até hoje cercado de crendices e irreverência: o toque retal para identificação de possíveis anormalidades na próstata, inclusive o câncer. Durante o 34º Congresso Brasileiro de Urologia, encerrado na última quinta-feira, em Natal, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou uma compilação com o resumo das novas recomendações para a prevenção e tratamento dessa doença que tanto vitima os homens.

As novas orientações chegam justamente em plena campanha do Novembro Rosa, que visa alertar para o câncer de próstata. O compêndio foi elaborado por 25 especialistas em urologia, oncologia e radioterapia. Entre as principais recomendações estão: o aumento em cinco anos para a avaliação precoce da doença – 45 anos para homens com casos na família ou negros, e 50 anos para os demais; princípios básicos da prevenção do tumor; identificação de casos de câncer de próstata que têm baixa agressividade e que não necessitam de tratamento imediato; seleção individual da temperatura, ou seja, não existe tratamento padrão para todos os casos; atualização dos novos métodos terapêuticos que permitiram aumentar a sobrevida dos pacientes com melhor qualidade de vida. 


 A frequência de visitas ao urologista também mudou, segundo Valdemar Ortiz, presidente da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Urologia. A recomendação agora é que a visita ao médico seja adequada a cada paciente. “Nós não podemos ter uma receita de bolo igual para todo mundo.”

Se o homem não tem antecedente de câncer de próstata na família, não é afrodescendente, faz o exame de toque e de sangue e não é detectado nada, o urologista pode, em comum acordo com o paciente, combinar as visitas. “Em vez de fazer anualmente, pode-se fazer a cada dois anos; ou, eventualmente, em alguns casos, até cada três anos”, comenta Valdemar Ortiz.

Os especialistas envolvidos na produção do livro da SBU com as novas recomendações passaram dois anos dedicados ao trabalho, analisando estudos sobre a doença para definir diretrizes a serem seguidas pelos médicos brasileiros.  As últimas recomendações da entidade tinham mais de cinco ano e já estavam defasadas.

sábado, 23 de novembro de 2013

Segunda parcela do 13º começa a sair

Os depósitos referentes à segunda parcela do 13º salário dos segurados da Previdência Social começam a ser efetuados amanhã e prosseguem até o dia 6 de dezembro. O dinheiro será repassado juntamente com o pagamento da folha de novembro. No total, 26.634.645 benefícios têm direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 13.125.602.140,47 nesta segunda parcela da gratificação natalina em todo o Brasil.
A folha de novembro vai pagar R$ 39.874.964.491,07 a 31.069.954 benefícios. A diferença entre a quantidade de benefícios da folha e o número de pessoas que receberão o 13º salário ocorre porque nem todos os segurados têm direito à gratificação natalina. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º salário, o que corresponde a cerca de 4,4 milhões de benefícios.

No Rio Grande do Norte serão injetados R$ 173.545.997,14 na economia, para o pagamento do 13º salário de 442.847 benefícios. A folha total chegará a R$ 532.601.867,02, para o pagamento de 524.242 benefícios. Ainda não foi divulgada a relação dos créditos por município.

Haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta segunda parcela. O contracheque já pode ser acessado na Agência Eletrônica do site da Previdência Social ou nos terminais de autoatendimento do banco em que o segurado recebe seu benefício. Segundo o ministro Garibaldi Alves Filho, os benefícios pagos pela Previdência Social são fundamentais não apenas para a redução da pobreza, mas também para estimular a economia brasileira.

“A liberação desse dinheiro é importante, sobretudo, para os municípios menores. É com ele que muitos aposentados e pensionistas mantêm suas famílias. Da mesma forma, a injeção desses recursos, na economia, é imprescindível para a sobrevivência de pequenos comércios, mercearias e mercados que funcionam no interior do país”, disse o ministro.

Calendário
Os depósitos começam amanhã para quem recebe até um salário e possui cartão com final 1, descontando-se o dígito. Quem recebe acima do mínimo terá os benefícios creditados a partir de 2 de dezembro.

Na segunda parcela do 13º, aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. Haverá desconto de IR nesta parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. 

Grupo de Fátima consegue na Justiça suspender reunião do PT

O juiz plantonista Roberto Francisco Guedes Lima, da 2ª Vara de Sucessões da Comarca da Natal, concedeu liminar neste sábado suspendendo a reunião do diretório estadual do PT que iria apreciar as deliberações da executiva estadual do partido que nesta sexta-feira, apreciou os recursos do Processo de Eleições Diretas no Rio Grande do Norte, proclamou a vitória do atual presidente, Eraldo Paiva, e oficializou a substituição de quatro membros da composição do diretório estadual petista.
Trata-se de mais um capítulo da disputa fratricida entre petistas pelo comando do diretório estadual da legenda, iniciada há quinze dias, quando da realização do PED no RN. A medida, que suspendeu a reunião do PT neste sábado, teve por base uma ação impetrada por José Eduardo da Silva, tesoureiro do Diretório Estadual, ligado ao grupo da deputada federal Fátima Bezerra. O grupo questiona justamente a substituição de quatro integrantes do diretório do PT, feita na reunião da executiva nesta sexta.

PR lança João Maia ao Governo para pressionar definição do PMDB

A aliança com o Governo do Estado é “página virada” na história do Partido da República no Rio Grande do Norte. Agora, depois do evento desta sexta-feira, que oficializou o rompimento de mais um integrante da base aliada da administração Rosalba Ciarlini (DEM), o PR só pensa em uma coisa: conseguir uma aliança com o PMDB para as eleições de 2014, lançando o nome do deputado federal – e presidente estadual do partido  – João Maia, como vice. Para tanto, o partido até lançou o próprio Maia como opção para o Governo do Estado em 2014.
A notícia foi dada por muitos dos parlamentares e políticos do PR que estiveram no evento. João Maia seria a “opção” para o Rio Grande do Norte, contudo, se o PMDB quiser, ele pode apenas compor a chapa. “Temos totais condições para isso (integrar a chapa majoritária). Temos bons nomes, temos liderança e temos partido em todo o Estado. Então, temos toda a condição de indicar um nome para a chapa majoritária no próximo ano”, afirmou o deputado estadual George Soares.
“Vamos apresentar um projeto para o Estado, que já está sendo organizado, para a gente vê até a onde o Rio Grande do Norte atende este projeto. Nós não vamos ser egoístas e querer dizer que o partido vai fazer isso (indicar um nome sem ouvir os demais). Ninguém sabe como o eleitor vai se comportar depois das manifestações de junho e julho, mas o partido vai fazer a sua parte. Apresentar um projeto, indicar nomes, e é lógico que esse conjunto é quem vai decidir”, acrescentou George Soares.
Mais claro que o deputado estadual, foi o vereador de Natal, Adão Eridan. Segundo ele, a “vez” agora é do PMDB, contudo, se não agir logo, o PR pode passar na frente. “Acho que a (melhor) chapa hoje seria do PMDB, alguém do PMDB. Henrique (Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados), Garibaldi (Filho, ministro da Previdência Social) ou Walter (Alves, deputado estadual), ou até Fernando Bezerra (ex-senador e empresário). João Maia seria um excelente nome para vice”, afirmou Adão Eridan, acrescentando que “há uma possibilidade de que se o PMDB não conseguir uma conciliação (interna, sobre quem será o candidato a governador), e o nome para o Governo ser o de João Maia”.
Quem também fez questão de ressaltar a possibilidade do presidente estadual do PR ser candidato ao Governo do Estado, colocando isso até no texto enviado pela assessoria do partido à imprensa, foi o empresário potiguar Marcelo Alecrim. “João Maia é um homem sério, que sabe o que o Rio Grande do Norte precisa para melhorar o Estado, e seu nome é o ideal para ser governador. Sua história e experiência de vida comprovam sua capacidade”, reforçou.
João Maia, no entanto, preferiu não antecipar qualquer decisão. Com um discurso, aparentemente, ensaiado, afirmou: “Sou uma pessoa de grupo. Eu converso com o PMDB, converso com Ricardo Motta. Não queria tomar uma decisão independente de grupo. Eu sou de grupo, não sei definir as coisas sozinho. Inclusive, se eu definisse sozinho, não teria essa reunião com mais de mil pessoas. Eu quero ouvir as pessoas”.
Contudo, fez questão de ressaltar que o PMDB precisa se definir o quanto antes a posição dele. “Tem que ter um projeto e tem que ter um nome. Quem é o nome do PMDB? Os partidos não podem ficar só esperando os peemedebistas. Tem que haver uma definição no PMDB”, cobrou o deputado federal.
Atualmente, o PMDB só tem falado que tem candidato próprio. Henrique Alves, Garibaldi Filho e Walter Alves são nomes cotados, mas já descartados, por eles mesmos, para a disputa eleitoral. Fernando Bezerra afirma que está “pensando”.

Obras dependem apenas da liberação de recursos para conclusão

A finalização da obra de enrocamento – colocação de pedras para evitar o avanço do mar sobre o calçadão – depende agora de liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional. São R$ 2 milhões, referentes à contrapartida do Governo Federal. O dinheiro também servirá para a construção de acessos à faixa de areia da praia. O projeto prevê dez escadas e seis rampas. Pelo cronograma inicial, as obras deveriam ser entregues em outubro deste ano, o que não aconteceu. As obras seguem lentamente. A expectativa agora, de acordo com o secretário  Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal (Semopi), Tomaz Neto, é entregar a orla de Ponta Negra pronta até o final do ano.
Ao longo da execução do serviço em cerca de dois quilômetros na avenida Erivan França, o projeto do enrocamento foi alterado, o que aumentou em 20% o custo total da obra. Antes orçado em R$ 4,8 milhões, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura solicitou ao Governo Federal mais R$ 1,1 milhão. O serviço já chegou a 90% de conclusão, falta somente o acabamento e instalação dos acessos à faixa de areia, que esperam pelo recurso.
O enrocamento consiste na colocação de uma barreira de pedras para conter a ação da água do mar sobre o calçadão. Por enquanto, a restauração da calçada da praia, contida no projeto de reurbanização da orla marítima das praias urbanas de Natal, aguarda a finalização do enrocamento para iniciar o serviço.  “O enrocamento não está parado, teve que diminuir no avanço porque estamos esperando a aprovação do Ministério na adequação dos recursos para terminar a obra”, explica o engenheiro Caio Pascoal, secretário adjunto de Obras da Semopi.
As alterações no projeto se deram, principalmente, na colocação das pedras do enrocamento. Aumentou em 60cm a altura do enrocamento a fim de adequar à altura da calçada já existente. Com isso, o calçadão expandiu em mais 10 cm na largura da área. De acordo com o secretário, o recurso já está autorizado oficialmente, mas o Ministério da Integração está formalizando o plano de trabalho até o final do mês.  Ainda faltam a instalação de 10 escadas e 6 rampas para acesso à faixa de areia da praia. Destas, apenas cinco escadas foram colocadas.
Esta não é a primeira vez que o serviço de enrocamento tem dificuldades com a questão financeira. Em meados de setembro também passou por um longo atraso o que prejudicou o andamento da obra e cumprimento do prazo, antes anunciado para o final de setembro. Para Múcio, a quantidade limitada de técnicos do Ministério da Integração, responsáveis pelo acompanhamento das obras, é a razão do atraso nos repasses.
Enquanto não finaliza o enrocamento, a reurbanização na Praia de Ponta Negra não pode ser realizada. Pelos planos da Semopi, a obra que irá restaurar o calçadão e construir novos quiosques, áreas de lazer, será iniciada assim que terminado o enrocamento. A previsão da Semopi é de que nas festas de fim de ano parte da calçada esteja recuperada.
Cerca de dois quilômetros de extensão da avenida Erivan França, em Ponta Negra, recebem o enrocamento, aterramento e recuperação da drenagem e esgotamento sanitário. A obra executada é necessária devido aos desmoronamentos em diversos trechos do calçadão da Praia de Ponta Negra.   No entanto, o serviço é provisório. Uma empresa será contratada para estudo sobre possível engodamento da praia, para que fique uma distância de 35 metros em maré alta entre o calçadão e o mar.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Médicos descartam enfarto do deputado José Genoino

Boletim médico divulgado pelo Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no início da tarde desta sexta-feira (23), descartou um enfarto do miocárdio do deputado José Genoino (PT-SP). Ele deu entrada no instituto na tarde de ontem (21), quando foi submetido a uma série de exames. 

Segundo o boletim, foram diagnosticados “níveis pressóricos (pressão arterial)” no paciente que poderiam comprometer o resultado da cirurgia de correção e de dissecção da artéria aorta e “alteração de coagulação secundário ao uso de anticoagulante, o que aumenta o risco de sangramentos.

De acordo com os médicos do IC-DF, Genoino tem um histórico clínico de hipertensão arterial sistêmica. Em julho deste ano ele foi operado para a dissecção da aorta e, em agosto, enfrentou outra cirurgia após um acidente vascular cerebral.

 “O paciente foi reavaliado pela manhã, encontra-se estável e deverá permanecer internado até o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros de coagulação”, informaram os médicos no boletim.

Ipem vai destruir mais de 10 mil produtos irregulares apreendidos


O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) vai destruir na próxima semana mais de 10 mil produtos apreendidos em operações nos anos de 2011 e 2012.  Entre os produtos estão capacetes para motociclistas, eletrodomésticos, brinquedos, materiais elétricos como plugues, lâmpadas, tomadas e luminárias fora do padrão, além de embalagens plásticas para o armazenamento de álcool.

Segundo o Ipem-RN, os itens irregulares estão no depósito da sede do órgão e tiveram seus processos administrativos finalizados, mas não podem ser doados por apresentarem risco à população.


“São produtos que estavam à disposição para comercialização sem o selo de Qualidade do Inmetro e que, portanto, não poderiam estar à venda, pois não estão de acordo com as normas que os regulamentam”, explicou o diretor geral do Ipem-RN, Carlson Gomes.

A ação será na próxima terça-feira (26), às 15h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A última operação desse tipo ocorreu em 2011 e destruiu cerca de 20 mil peças apreendidas no RN entre 2008 e 2010. 

Estação Ecológica do Seridó recebe torre meteorológica

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) instalou, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), uma torre meteorológica na Estação Ecológica do Seridó, no Rio Grande do Norte.

 O equipamento mede a concentração de dióxido de carbono (CO2), quantificando as trocas de gás entre os ecossistemas terrestres e a atmosfera, além de aferir o fluxo de calor e a temperatura do solo em quatro níveis; a velocidade do vento em três dimensões; a concentração de vapor de água; a temperatura e a umidade relativa do ar; e as radiações emitidas pelo sol, superfície e atmosfera.

Segundo o coordenador do projeto, o professor doutor Aldrin Perez-Marin (MCTI/INSA), a instalação tem como objetivo geral determinar o balanço de energia e o fluxo de CO2 sazonais líquidos sobre áreas preservadas e áreas em processo de desertificação do ecossistema Caatinga.

O chefe da Estação Ecológica do Seridó, Paulo Roberto Medeiros, destaca que os dados obtidos pela torre meteorológica serão de suma importância para avaliar o impacto da desertificação da Caatinga quanto às trocas de calor e massa (vapor de água e fluxo de CO2) entre a biosfera e a atmosfera, além de complementar outras pesquisas desenvolvidas na unidade de conservação (UC) federal.

Governador do Acre declara apoio à Telexfree, suspeita de pirâmide financeira

O governador Tião Viana (PT), do Acre, saiu em defesa da Telexfree , acusada de ser uma pirâmide financeira com 1 milhão de associados no Brasil. As declarações foram dadas uma semana antes de o Judiciário decidir se manteria ou não o processo que pede a extinção do negócio, e o bloqueio de contas e atividades da empresa, determinado há 157 dias .

Viana, ex-presidente do Senado, disse ao diretor da Telexfree, Carlos Costa, que daria perante à Justiça “testemunho em favor dessa atividade”, segundo vídeo divulgado na quarta-feira (20) na página oficial da empresa em uma rede social. O encontro ocorreu na semana anterior, durante visita de Costa a Rio Branco.

“O que eu queria lhe dizer e que você [ Carlos Costa ] pode ter assim: ‘Olha, eu tenho, do governador do Acre, um testemunho a favor dessa atividade’”, disse Viana a Carlos Costa. “E pode me usar em qualquer tribunal. Eu dizia o que eu lhe disse aqui, eu digo no STJ [ Superior Tribunal de Justiça ], eu digo em qualquer tribunal. Dou o testemunho. Porque eu não vi ninguém reclamar, como é que [alguém ] vai ser contra?”

Viana vinha sendo acusado de ter sido o responsável pelas investigações contra a Telexfree, o que o governo nega.

O secretário de Comunicação do Estado do Acre, Leonildo Rosa, afirmou desconhecer a declaração de Viana, mas defendeu a possibilidade de o titular do Executivo fazer tais comentários.

“O governador tem as opiniões dele e, num Estado Democrático de Direito, tem o pleno direto de manifestar a opinião dele, como da mesma forma algumas pessoas têm direito de questionar a opinião dele”, disse Rosa.

O secretário também afirmou que o assunto Telexfree mexe com “10% da população do Acre” e que, por isso, Costa foi recebido pelo governador.

“No entendimento do governador, esse é um assunto da Justiça, e o governador já falou várias vezes que ele não é contra [ a Telexfree ] porque ele entende que ninguém está sendo lesado até agora.”

América estreia contra o Vitória na Copa do Nordeste 2014


A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela completa da Copa do Nordeste 2014. A competição começa no dia 19 de janeiro e vai até 9 de abril. 16 clubes estão na disputa pelo título. O atual campeão é o Campinense, que não participa da copa na próxima temporada por ter ficado fora da fase final do campeonato paraibano.

O América está no grupo A ao lado de Vitória, River Plate e Sergipe. O Potiguar terá uma missão bem mais complicada, já que está no grupo C juntamente com Ceará, CRB e Treze. Ambos estreiam no dia 19 de janeiro. Na primeira rodada, o alvirrubro natalense enfrenta o Vitória fora de casa e o mossoroense recebe o Treze. O Vitória era o adversário do América na final de 1998, quando o clube potiguar ficou com o título da competição.


O campeão do Nordeste de 2014 terá direito a uma vaga direta para Copa Sul-Americana, além de uma premiação aproximada a R$ 1,5 milhão.

Confira os jogos dos clubes potiguares na primeira fase:
1ª rodada - 19/01
Vitória x América-RN
Potiguar x Treze

2ª rodada - 22/01

América-RN x Sergipe
CRB x Potiguar

3ª rodada - 26/01

América-RN x Confiança-SE
Ceará x Potiguar

4ª rodada - 29/01

Confiança x América-RN
Potiguar x Ceará

5ª rodada - 02/02

Sergipe x América-RN
Potiguar x CRB

6ª rodada - 05/02

América-RN x Vitória
Treze x Potiguar

MS destina R$ 4,9 milhões a hospitais universitários do RN

Os hospitais universitários do Rio Grande do Norte vão receber R$ 4,9 milhões do Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). Esse valor está incluso nos R$ 82,4 milhões descritos em portaria publicada na última quarta-feira (19) no Diário Oficial da União. Ao todo, o programa repassará R$ 560 milhões, neste ano, para reestruturação das unidades.

Serão beneficiados 29 hospitais universitários com o recurso, que poderá ser investido em obras, modernização e custeio de procedimentos hospitalares. Do estado, estão inclusos o Hospital Universitário Onofre Lopes, a Maternidade Escola Januário Cicco, os dois em Natal, e o Hospital Universitário Ana Bezerra, em Santa Cruz. Ao todo essas unidades receberão R$ 4.940.393,54.

O recurso do Rehuf é adicional, complementando outras fontes de financiamento dessas 45 unidades universitárias, dando apoio às atividades. No ano passado, o Ministério da Saúde repassou R$ 541 milhões aos hospitais universitários. O aporte financeiro é destinado para o aprimoramento e qualidade dos serviços prestados à população e do ensino para os alunos de graduação e pós-graduação na área da saúde.

Os hospitais universitários são vinculados às instituições de ensino superior do Ministério da Educação. O Ministério da Saúde repassa, além do financiamento do Rehuf, recursos para o custeio dos serviços prestados à população nas unidades, entre outros incentivos.

Veja a publicação no DOU aqui.

Brasil vence Japão e mantém invencibilidade na Copa dos Campeões

A Seleção Brasileira de vôlei masculino venceu mais uma partida pela Copa dos Campeões e manteve os 100% de aproveitamento na competição. Nesta sexta-feira (22), o Brasil bateu o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25-17, 25-23 e 25-18.

O time comandado por Bernardinho é líder da competição e alcançou os nove pontos na tabela de classificação. Em segundo lugar aparece a Rússia , com seis pontos e em terceiro os Estados Unidos com cinco.

A Seleção Brasileira volta a jogar neste sábado, às 5h10 (de Brasília), quando enfrenta a Rússia, novamente no Ginásio Metropolitano de Tóquio. No domingo, o Brasil fecha sua participação contra a Itália, às 1h10 (de Brasília).

Prefeita Fernanda Costa ajusta, com grupo de trabalho, os últimos detalhes para o Fest Frango


Na tarde desta quarta-feira (20), na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz, a Prefeita Fernanda Costa se reuniu com o grupo de trabalho do Fest Frango, formado por profissionais de várias secretarias, para discutir e definir os últimos detalhes do evento, que acontecerá em Santa Cruz nos próximos dias 28, 29 e 30 de novembro.
 
Os pontos que foram discutidos dizem respeito à instalação de toda a estrutura utilizada nos três dias do evento, bem como, a programação que será desenvolvida.
 
O Fest Frango contará com cursos direcionados à produção de frango, oficinas, seminários, palestras técnicas, feira de artesanato, concurso da galinha, apresentações culturais e o 1º Festival Gastronômico.
 
 
Alguns cursos de capacitação que integram as ações do Fest Frango já estão sendo ofertados, de forma gratuita, desde o inicio do mês pelo SEBRAE. São capacitações sobre alimentação de aves de cortes, limpeza e desinfecção de aviários, produtos e derivados de frango e boas práticas de fabricação e agregação de valor e geração de renda para produtos derivados do frango, o manejo e sanidade na avicultura de corte.
 
O Fest Frango é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Ministério da Agricultura e parceria da Guaraves Alimentos e SEBRAE.












Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Em noite histórica, Concurso escolhe Hino Municipal de Santa Cruz


Em uma noite que entrou para a história do município, foi realizada nesta quinta-feira (21) a apresentação pública das composições finalistas do concurso realizado pela Prefeitura de Santa Cruz para a escolha do Hino Oficial do município. O evento aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra, que estava lotado.

O Coral de Santa Rita de Cássia interpretou com brilhantismo as cinco melhores composições, das quais a do compositor Marcos Cavalcanti foi apresentada como participação especial e não concorreu na fase final. Foram finalistas as obras dos compositores Gilberto Cardoso, Washington da Silva, Camilo Henrique e Crisanto Dantas.

As composições passaram pelo julgamento de uma comissão altamente qualificada, forma por músicos e historiadores, e que avaliou a musicalidade e a contextualização de cada obra.

Todos os compositores contaram, do seu jeito, a história de Santa Cruz e suas belezas, a características do nosso povo, a religiosidade e outras peculiaridades do município.
Depois das apresentações e o do somatório das notas dadas pelos jurados, foi anunciado o grande vencedor e a composição escolhida foi a do Mastro Camilo Henrique. A composição fala do surgimento do município, da enchente e a seca, da força do seu povo, cita o Santuário, faz referência ao progresso do município, relembra a fase do algodão e diz que o santa-cruzense é um povo de bom coração.

O Maestro Camilo Henrique, que já tinha vencido o concurso de escolha do hino do município de Macaiba/RN, bastante emocionado, dedicou a vitória à sua mãe, já falecida, e disse que ganhar em sua cidade é diferente. “É uma das maiores conquistas que você poder ter, ver a sua musica imortalizada na cidade que você ama e que você tanto gosta”, afirmou Camilo. 

A Prefeita Fernanda Costa ressaltou a forma democrática como processo foi conduzido, a importância da participação dos artistas santa-cruzenses e o momento histórico vivenciado. “Depois de quase 100 anos de emancipação política tivemos a alegria de poder participar hoje de uma forma bem democrática, porque para isto poderia ter sido contratada uma pessoa que fizesse o hino mas eu acho que a beleza e a grandeza do evento partiu da participação de verdadeiros santa-cruzenses, de pessoas que conhecem a história do seu povo, da sua gente, que tiveram o carinho, tiveram a dedicação de participar com as sete composições inscritas. Eu fico muito feliz, principalmente, de ver que a população participou. O teatro estava repleto e isso significa pra mim que realmente a população está acreditando na gestão, principalmente essas pessoas que participaram e acreditaram na gestão por estarem aqui presentes. Ficamos felizes por estarmos vivendo este momento”, disse Fernanda Costa.

Camilo Henrique, além de entrar para a história do município como o compositor do Hino Oficial, receberá uma premiação de R$ 3.000,00 (três mil reais). O lançamento do hino acontecerá no próximo dia 30 de novembro durante a programação da Fest Frango.

Camilo Henrique

Camilo Henrique Dantas Soares é natural de Santa Cruz, musico instrumentista e compositor. Possui formação acadêmica de nível técnico na área de regência. Foi regente, por 10 anos, da Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União e é o atual regente do Coral de Santa Rita.

Camilo tem trabalhos realizados na área da música na cidade de Currais Novos e já participou de alguns festivais. É também composição dele o hino oficial de Macaíba/RN, escolhido em concurso no ano de 2007.





Relacionados do ABC para a partida contra o Avaí

A comissão técnica do ABC divulgou a lista de jogadores relacionados para a partida contra o Avaí. 22 atletas foram convocados pelo técnico Roberto Fernandes.

Mesmo sem saber se poderá contar com Gilmar e Giovanni Augusto, ambos foram relacionados pelo treinador. Os dois jogadores seguem em tratamento intensivo com os médicos e fisioterapeutas com acompanhamento em tempo integral. Eles passarão por uma nova avaliação nesta sexta-feira (22), quando o departamento médico terá um posição quanto à situação dos dois.

Desfalques certos são os laterais Toty, Guto e Rodolfo Testoni, além do meia Júnior Timbó. Todos entregues ao DM. Quem volta a ser relacionado é o zagueiro Flávio Boaventura, depois de cumprir suspensão contra o ASA.

O duelo entre ABC e Avaí será no sábado (23), às 16h20 (Horário de Natal), no Frasqueirão. A partida é válida pela 37ª rodada da Série B. O jogo é vital para carimbar a permanência do ABC na Série B do Campeonato Brasileiro.

Confira a relação de jogadores:
Goleiros: Wilson Júnior e Getúlio Vargas;
Laterais: Renato e Wesley Bigú;
Zagueiros: Lino, Rogélio, Flávio Boaventura e Gilson;
Volantes: Edson, Daniel Paulista, Bileu e Michel Schmoller;
Meias: Somália, Erick Flores, Giovanni Augusto e Erivélton;
Atacantes: Rodrigo Silva, Gilmar, Maurinho, Pingo, Alvinho e Schwenck.

Rio de Janeiro ganha prêmio de cidade mais inteligente do mundo


 
O Rio de Janeiro foi vencedor do prêmio de cidade mais inteligente do mundo de 2013, durante a terceira edição do congresso Smart City Expo World, em Barcelona. A escolha concorreu com 200 cidades de 35 países. Na final do prêmio concorriam com o Rio: Buenos Aires, Berlim, Taoyuan, Copenhague e Sabadella. Os critérios considerados foram a inovação, o impacto e a viabilidade dos projetos. A escolha pela cidade brasileira, anunciada nessa quinta-feira (21), foi unânime.
 
O júri, composto por sete membros, levou em conta a aposta do governo em "uma mudança de modelo e uma transformação radical". Também foi avaliado o início de um projeto a longo prazo para transformar a cidade em uma referência inteligente no hemisfério sul.

Os fatores que conquistaram o prêmio foram os programas do Centro de Operações do Rio, a central telefônica 1746 e o Porto Maravilha. O Rio de Janeiro é a primeira cidade sul-americana a conseguir o primeiro lugar.

No evento se reúnem representantes de centenas de cidades e diversos países, além de empresas privadas, gestores públicos e especialistas, que debatem as soluções para melhoria da qualidade de vida nas metrópoles.

O secretário-chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, junto com o vice-prefeito Adilson Pires, recebeu o troféu do vice-prefeito de Barcelona, Antoni vives.

Justiça mantém bloqueio à Telexfree e autoriza ação que pede fim da empresa

A Justiça do Acre manteve o bloqueio das atividades da Telexfree , e autorizou a continuação do processo que pede a extinção da empresa, acusada de ser uma pirâmide financeira . As decisões foram assinadas nesta quinta-feira (21) pela juíza Thaís Khali, da 2ª Vara Cível de Rio Branco.

Com a manutenção do bloqueio, implementado há 156 dias, a Telexfree segue impedida de cadastrar novos associados, chamados de divulgadores, e de vender pacotes de telefonia VoIP – apresentados pela empresa como o seu principal produto. A multa para cada novo cadastro é de R$ 100 mil.

A empresa também está impedida de pagar comissões, bonificações e quaisquer outras vantagens aos divulgadores. Os bens da Telexfree e de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, donos da Ympactus Comercial – razão social da empresa no Brasil – seguem congelados.
Thaís Khalil também determinou a suspensão das liberações parciais de recursos da Telexfree conseguidas pela empresa para quitar a aquisição de um hotel a ser construído no Rio de Janeiro . A juíza também impediu o uso do dinheiro bloqueado para bancar um seguro contra os riscos da atividade da empresa, como pediam os advogados, mas autorizou a destinação de parte dos recursos para o pagamento de impostos federais

Na outra decisão, Thaís permitiu que a continuidade da ação civil pública em que o Ministério Público do Acre (MP-AC) pede a dissolução da empresa e a devolução de dinheiro aos divulgadores. A Telexfree argumentava que a promotoria não poderia ter proposto o processo.

Estima-se que 1 milhão de pessoas tenham apostado na Telexfree, mas o número daqueles que não conseguiram reaver as verbas investidas não é divulgado.

O julgamento da ação civil pública só deve ocorrer a partir de 2014. Antes, haverá uma fase de produção de provas, em que uma firma fará auditoria das contas da Telexfree

A filha de Wanzeler, Lyvia Wanzer, que também era ré no processo, foi excluída pelas nova decisão na liminar. O entendimento é que ela já havia deixado de ser sócia da Telexfree quando a empresa foi acionada na Justiça

Procurada na noite desta quinta-feira (21), a Telexfree não comentou imediatamente as decisões. Na última quarta-feira (20), a empresa divulgou em sua página numa rede social que “A batalha está chegando ao fim

Marketing multinível
A Telexfree se apresenta como uma empresa que vende pacotes de telefonia VoIP por meio de marketing multinível , um sistema de varejo legal em que revendedores autônomos são premiados pelos negócios feitos por  outros revendedores que atraem para a rede.
Para o MP-AC, entretanto, a empresa usava as taxas de adesão pagas por quem entrou por último para remunerar os primeiros. O modelo é conhecido como pirâmide financeira e considerado insustentável pois, um dia, não haveria mais quem entrasse no negócio e o sistema ruiria. No Brasil, a prática é considerada crime contra a economia popular

Em 18 de junho, a pedido do MP-AC, a juíza Thaís Khalil determinou o bloqueio provisório das contas e atividades da Telexfree. A empresa chegou a recorrer até o Supremo Tribunal Federal (STF) para obter uma liberação, sem sucesso até o momento

Nesta quinta-feira (21), Thaís analisou o mérito desse bloqueio provisório e decidiu mantê-lo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sonho de Preta e Jucier foi adiado mais uma vez

Com a volta de Nivaldo Alves a prefeitura de Lajes Pintadas, o sonho de Preta e Jucier de administrar a prefeitura do município, foi adiado mais uma vez. Preta Furtado estava muito bem cotada para se eleger prefeita de Lajes Pintadas.

População comemora volta Nivaldo Alves ao comando da prefeitura de Lajes Pintadas em grande carreata










Via: O Diário de Lajes Pintadas

Grande movimentação em Lajes Pintadas com a volta do prefeito Nilvaldo Alves

O Tribunal Superior Eleitoral absolveu a sentença do prefeito Nivaldo Alves (PR) e do seu vice-prefeito Raimundo Diogo (PHS). 

A cidade já estava em campanha há mais ou menos um mês e tinha a eleição marcada para o dia 1° de dezembro. Com a decisão do TSE de hoje, está cancelada a eleição.