segunda-feira, 7 de abril de 2014

"Desafio" Como subir em um palanque e pedir votos numa cidade sem nunca ter feito nada por ela?

Quem vai nos ensinar a fazer essa mágica será o deputado Gustavo Carvalho, pois é, Gustavo Carvalho tem o apoio de alguns vereadores aqui de Santa Cruz, os vereadores tem seus motivos para votar em Gustavo $$$, deputado de dois mandatos indo para o terceiro, não se conhece nada que Gustavo tenha feito ou contribuído para a melhoria nos serviços públicos ou na qualidade de vida dos santacruzenses. Com que cara Gustavo Carvalho vai subir no palanque e pedir o voto dos santacruzenses? 

Comunidade Bom Sucesso terá mais um motivo para acompanhar o Deputado Tomba

Quando se fala de trabalho na comunidade Bom Sucesso, o deputado estadual Tomba Farias sai na frente disparado, todas as construções do Bom Sucesso tem a sua marca, e agora, a atual prefeita vai iniciar as obras da tão sonhada Unidade Básica de Saúde, resta agora esperar a obra se concretizar e a comunidade retribuir a realização do sonho nas urnas este ano.

Prefeitura de Santa Cruz inicia construção da Unidade Básica de Saúde do Bonsucesso


Com investimentos na ordem de 410 mil reais, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Obras, dará inicio ainda esta semana à construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Bonsucesso, Zona Rural do município.

A construção utilizará recursos do Ministério da Saúde e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

A execução da obra é de responsabilidade da Empreiteira Almeida e Silva Ltda., vencedora da licitação, e a Prefeitura estima que a UBS do Bonsucesso seja concluída no mês de novembro deste ano.


Obs.: a imagem em anexo trata-se da maquete eletrônica da UBS do Bonsucesso, é meramente ilustrativa e retrata a perspectiva externa da construção.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Cercada de mistério e muito confiante, Wilma tem ‘cartas na manga’ para ser governadora

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, manteve uma conversa com o presidente do PSB, pré-candidato a presidente da República, Eduardo Campos. Na pauta, o apoio do PSB no Rio Grande do Norte a sua candidatura a governador do Estado. Teria ficado combinado que Wilma escreveria uma carta a Campos, solicitando a liberação do PSB para a aliança com o PMDB no Estado. A carta é mais um capítulo na novela em que já se transformou a possibilidade de aliança do PSB com o PMDB no Rio Grande do Norte. Bem semelhante, de resto, no caso da carta, ao episódio que culminou, em 2002, com a desistência de Wilma de compor com o PMDB e lançar-se candidata ao governo do Estado, se elegendo a primeira governadora do Estado.
Na oportunidade, uma carta de Miguel Arraes, então presidente nacional do PSB, deu discurso para que Wilma deixasse de apoiar o projeto do PMDB, para justificar a candidatura de Wilma ao governo. A carta foi encomendada por Wilma aos então pessebistas Rogério Marinho e Renato Dantas, que foram a Arraes em busca da dita missiva. Diz-se que até três versões da carta foram redigidas, até sair a de teor ideal. Com a carta de Arraes em punho, Wilma alegou “mudança de cenário”, renunciou à Prefeitura de Natal e se tornou a primeira mulher a governar o Rio Grande do Norte.
O histórico político da ex-governadora Wilma de Faria é recheado de golpes de mestre e da sorte. Certa feita, prefeita de Natal pelo PDT, deixou de apoiar a candidatura de Leonel Brizola (PDT) a presidente da República para votar no metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A postura rendeu a ela a saída do PDT, significando, de resto, a ida dela para o PSB, onde permanece até hoje.

Ney Lopes diz que divisão do DEM compromete a imagem de José Agripino


O ex-deputado Ney Lopes de Souza, entende que “deve ser feito o maior esforço possível para que o DEM não vá a óbito no Rio Grande do Norte”, e que na condição de filiado histórico e leal ao partido, trabalhará nesse sentido. Segundo Ney Lopes, que foi presidente do Parlamento Latino Americano quando era deputado federal, e vice-prefeito de Natal, o DEM é um partido com tradição e serviços prestados ao Estado, tendo à frente o senador José Agripino, que segundo ele, é um político reconhecido nacionalmente, inclusive, cotado para ser candidato a vice-presidente da República na chapa com o senador mineiro, Aécio Neves. 

Entende ainda o ex-deputado Ney Lopes, que aprofundar uma divisão interna entre os democratas, favoreceria os adversários e significaria inviabilizar a legenda partidária no Rio Grande do Norte, além de retirar mais ainda as opções para o eleitor escolher o seu futuro governador nas próximas eleições. Ney não fez referência explícita, mas se refere a problemas de relacionamento entre José Agripino e Rosalba Ciarlini com ameaças de negação da legenda para a governadora disputar a reeleição.

Prefeitura de Santa Cruz prossegue com melhorias do ambiente escolar e entrega novas carteiras


Após a reforma da estrutura física das escolas, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, avança com as melhorias da rede e inicia a entrega de cerca de 1.500 (mil e quinhentas) carteiras para escolas da Rede Municipal de Ensino. As novas carteiras são feitas de material resistente, sendo mais leves, confortáveis, seguras e com durabilidade superior as anteriores. A ação beneficia todas as escolas da rede, tanto as da Zona Urbana quanto as da Zona Rural.

De acordo com secretária municipal de educação, Karla de França, as carteiras estão sendo entregues nas escolas que atendem do 1° ao 9° ano, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e alunos da educação infantil. Além das carteiras, também serão entregues conjuntos com birôs e cadeiras para utilização dos professores. “As novas carteiras trarão muitos benefícios ao espaço escolar, permitindo que os alunos se sintam em um ambiente mais digno e mais motivados a estudar", ressaltou Karla de França.

Os recursos utilizados para a aquisição das carteiras são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Parques Infantis

A Prefeitura de Santa Cruz também adquiriu parques infantis, com recursos próprios. Os equipamentos, que servirão para as atividades de recreação dos alunos atendidos nas instituições de educação infantil, já foram entregues no CCI (Conjunto Cônego Monte), na escola rural Mariana Araújo (comunidade Feijão), creche Pinguinho de Gente (Centro), CEMEI e CAIC (bairro Paraíso).




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Caicó: Itans já registrou um aumento de 45 centímetros no seu nível

leitura realizada no final da tarde de hoje (07), em Caicó, revelou um aumento de 45 centímetros no nível do açude Itans desde a sexta-feira (04). Considerando a tomada de água dos afluentes que deságua no principal reservatório do município, deve acontecer um salto considerável nesse valor até o início da manhã desta terça-feira (08).


Via: Robinson Pires

Henrique Alves esculacha o PT: “É possuído de ódio, despeito, inveja e visão pequena”

O deputado Henrique Eduardo Alves, pré-candidato do PMDB a governador nas eleições estaduais deste ano disse que o PT do Rio Grande do Norte é possuído de “ódio, despeito, inveja e visão pequena” ao falar mal dele aqui no Estado em vez de ouvir a presidenta Dilma Rousseff, que lhe confiou o cargo de presidente da República em duas oportunidades. O líder do PMDB fez essas declarações ao discursar no encontro do PR que aconteceu no final de semana na sede do América, no Tirol. “Quanto mais eles falam mal, mais a nossa coligação cresce”, disse o pré-candidato do PMDB, acrescentando que a união dos políticos é para tirar o Rio Grande do Norte da situação de dificuldades em que se encontra e que a agressão não pode ser bandeira de campanha.
Num discurso de mais de 40 minutos, Henrique Eduardo disse que depois de mais de 40 anos da sua vida pública mudou de comportamento, deixando de ser um radical para se transformar num político de diálogo e conciliador, sem ódio ou ressentimento. Revelou também que sozinho o PMDB não venceria a eleição, reconhecendo em seguida a importância que tem os demais partidos da coligação, principalmente o PSB da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria e o PR do deputado João Maia, ambos companheiros de chapa da coligação. “Essa campanha será da união contra a desunião, dos que pregam o respeito, contra os que defendem o desrespeito”, ressaltou, acrescentando que está pronto para governar o Rio Grande do Norte, Estado que segundo ele, está sendo ultrapassado por outros Estados Nordestinos. “Por que o Rio Grande do Norte não consegue se impor e mudar essa triste realidade?”, questiona.

Acordão só agora?

Em 2008, vários partidos e líderes estaduais se uniram em torno da candidatura a prefeita de Natal, da deputada federal Fátima Bezerra (PT).
Estavam juntos…o então prefeito Carlos Eduardo Alves, a então governadora Wilma, senador Garibaldi Filho e o deputado Henrique.
À época, o PT denominou de aliança.
Porque só agora o mesmo PT denomina de acordão a aliança entre Henrique, João e Wilma?

Verdade...

Via: Blog Do Heitor Gregorio

Emparn afasta possibilidade de temporal no RN


Não há previsão de temporal para o Rio Grande do Norte. A afirmação é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn). Em Natal e no interior há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas em intensidade normal, afastando os boatos sobre suposto alerta de temporal que circulam pelas redes sociais.

De acordo com o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, há um exagero quando se fala em temporal ou alerta. Segundo ele, ocorrerão chuvas normais durante a semana, concentrando-se no período da madrugada e início da manhã no litoral potiguar, enquanto o interior terá a maior parte das precipitações entre o fim da tarde e a noite.

"É algo o exagerado isso que é dito (alerta de temporal). Havia uma formação mais densa para a região da Paraíba, mas que já perdeu força. O que há é previsão de chuvas, só isso", disse Bristot.

O professor Cláudio Moisés, coordenador do curso de Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explicou que as chuvas que vem caindo no estado nos últimos dias são consideradas normais para o período. Segundo ele, o fenômeno é natural devido a Zona de Convergência Intertropical.

Sobre a possibilidade de tornados e ventos com mais de 200 km/h na capital, o professor explicou que são eventos improváveis para a região, por causa da posição geográfica, e difíceis de serem previstos com antecedência.

Uso inadequado de suplemento provoca ganho de gordura e pedra no rim

Na maioria das vezes, o consumo de suplemento alimentar está atrelada à malhação com objetivo de chegar ao tão sonhado corpo sarado no menor tempo possível. Atualmente, esses produtos não necessitam de prescrição médica e são vendidos livremente em lojas especializadas, mas sua administração não é tão simples quanto parece, alertam especialistas. Utilizados de maneira incorreta e sem acompanhamento médico, esses produtos podem provocar sobrecarga nos rins e até mesmo o ganho de gordura.
De acordo com o nutrólogo Abib Maldaun, a ingestão existem dois tipos de suplementos, os lipossolúveis e os hidrossolúveis. Os dois tipos agem de forma diferente no organismo.
“Os compostos alimentares hidrossolúveis são filtrados pelos rins e o consumo exagerado provoca sobrecarga no rim, o que pode ocasionar a formação de cálculos renais (pedras nos rins)”.
Segundo Maldaun, as informações presentes nos rótulos dos produtos não são suficientes para o consumidor escolher o suplemento na sua dieta.
“O grande problema é a falta de informações nos rótulos. O excesso de consumo de uma vitamina pode exigir o consumo de outra, mas isso não está presente nas informações disponibilizadas pelos fabricantes”.
Além disso, a nutricionista Kathleen Cossela alerta que o uso inadequado também poderá acelerar o ganho de gordura.
“Quando ingerimos suplementos que contém substâncias já presentes no nosso organismo, o corpo vê aquele material como um excesso e, por isso, armazena e a pessoa aumenta seu peso”.
Tipos de suplementos
A nutricionista Angela Martins explica que os suplementos alimentares são divididos em várias categorias: Os hipercalóricos (têm como objetivo o ganho de peso), proteicos (ajudam no ganho de massa muscular), antioxidantes (retardam o envelhecimento) e os “pré-hormonais” (que estimulam a produção natural de hormônios).
“Os suplementos não substituem a alimentação, diferente disso eles servem como um complemento da dieta e devem ser ingeridos sempre com orientação profissional”.

Prefeita Fernanda Costa se reúne com consultores e trata de fortalecimento do turismo local


Santa Cruz foi classificado ano passado no Processo Seletivo de Projetos de Fortalecimento do Turismo Religioso, promovido pelo Ministério do Turismo e dois consultores da Foco Opinião e Mercado, empresa vencedora da licitação para executar o projeto fizeram a primeira visita técnica ao município.

Desde o último sábado (29), os consultores fazem visitas a diferentes locais objetivando conhecer a cidade, suas potencialidades e peculiaridades, visando diagnosticar ações que poderão ser desenvolvidas para melhorar a estrutura de acolhimento ao turista, promovendo melhorias em diferentes aspectos, como sinalização, divulgação, integração entre os empresários locais e o poder público, bem como, outros pontos importantes que visem fortalecer a atividade turística.

Na tarde desta quinta-feira (03), na sede do poder executivo municipal, a Prefeita Fernanda Costa, a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e os consultores da Foco Opinião e Mercado, Ornelas Neto e Henrique Alves, se reuniram para uma apresentação preliminar das informações coletadas pela empresa nessa primeira visita à Santa Cruz.

Os consultores afirmaram que a visita é apenas um primeiro passo do projeto e que a cidade já apresenta pontos positivos quanto à estrutura hoteleira e de restaurantes e que o projeto visa contribuir para divulgar o nome de Santa Cruz no cenário nacional. De acordo com os consultores, o Teleférico, obra que será em breve licitada, juntamente com o Santuário de Santa Rita, dará uma outra dimensão ao turismo em Santa Cruz.

Os próximos passos serão, além de concluir o diagnostico do produto do turismo, o plano de posicionamento no mercado, a identidade visual do santuário, produzir o material promocional e promover cursos, palestras e seminários, que serão desenvolvidos pelo Sebrae e deverão ser realizados já a partir desse mês de abril com atores envolvidos com a atividade em Santa Cruz, sobretudo, comerciantes.

Apenas cinco destinos turísticos religiosos foram contemplados com o projeto de fortalecimento, Santa Cruz é o único do Nordeste.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

domingo, 6 de abril de 2014

"A guerreira deixa dúvidas" Wilma de Faria poderá ser candidata ao governo do Rio Grande do Norte


A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, ex-governadora Wilma de Faria, poderá desistir de se candidatar ao Senado da República, para disputar um mandato de governadora. Essa informação corre nos bastidores políticos e se baseia nas dificuldades do processo político para compor com o PMDB do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.
Wilma desponta em primeiro lugar nas pesquisas que levantam a intenção de voto do potiguar para o governo. Ela também figura bem na corrida para o Senado. Entretanto, se optar por disputar o governo, Wilma teria mais chances de vencer, uma vez que seus possíveis adversários mais fortes, Henrique e o vice-governador Robinson Faria, têm menos da metade da intenção de voto da ex-governadora.
Já se a opção for pelo Senado, a pessebista teria na figura da deputada federal Fátima Bezerra (PT) uma forte concorrente, com possibilidade de derrota de Wilma. Entre uma possível vitória para o governo e uma possibilidade de derrota para o Senado, Wilma estaria estudando a possibilidade de disputar o governo.

"É pra lascar essa" Procurador alerta: “Governo do Estado vai pagar R$ 1,3 bilhão pelo Arena das Dunas”


Agraciado nesta semana com o título de cidadão potiguar pela Assembleia Legislativa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Luciano Ramos, concede entrevista a’O Jornal de Hoje e comenta a situação atual das contas públicas, segundo ele, comprometidas por uma máquina pública estadual inchada e descontrolada – comprovada por pagamentos feitos a pessoas que não eram mais funcionários ou já estavam mortas, no início da atual gestão estadual.
Por isso, não é por acaso que Ramos coloca a folha de pagamento como o maior desafio para o próximo Governo e afirma que é fundamental um choque de gestão para fazer o Rio Grande do Norte sair da condição de limite prudencial, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Luciano Ramos também fala sobre a situação do contrato firmado para a construção da Arena das Dunas, que consumirá, num total, R$ 1,3 bilhão dos cofres públicos.

sábado, 5 de abril de 2014

Aniversário de Carlos Eduardo

Hendemburgo (Bubú), Jairison, Leão Teonácio, Carlos Eduardo, Cesinha e Teonácio

Karla Cure, Leão Teonácio e Teonácio

Leão Teonácio, Karla de França e Jefferson Cure

Xexeu e Cesinha



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cultura: artistas comemoram 10 anos do Teatro Candinha Bezerra


Numa noite especial, artistas santa-cruzenses se reuniram nesta quarta-feira (02) para comemorarem os 10 do Teatro Candinha Bezerra. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Cultura, promoveu a primeira edição do Café no Teatro, que prevê encontros bimestrais entre a classe artística com apresentações, debates e troca de experiências.

Na primeira edição do Café no Teatro foi abrilhantada por declamação, dança e números musicais e circenses. Uma espécie de apresentação de artistas para artistas, que compareceram em bom número. Muitos artistas, de diferentes movimentos culturais, fizeram questão de ressaltar em suas apresentações a importância do Teatro Municipal Candinha Bezerra para a cultural local.

Exposição

Na noite desta quarta-feira (02) também foi aberta a exposição fotográfica: “10 anos de Ribalta do TCB”, que traz o registro fotográfico de momentos importantes do espaço cultural e de diferentes momentos. A exposição é de responsabilidade do fotógrafo Marcos Cavalcanti, acontece no hall de entrada do teatro e pode ser visitada por quem se interessar de forma gratuita.  







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Carlos Augusto derrota José Agripino em Mossoró e quer reeleição de Rosalba Ciarlini


A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Carlos Augusto Rosado deverão se encontrar nos próximos dias com o senador José Agripino para discutir o futuro do DEM no Estado e demover insatisfações geradas entre eles desde o início do governo. O racha no DEM pode ser identificado na eleição suplementar de Mossoró. O senador Agripino desautorizou a candidatura da prefeita cassada Claudia Regina (DEM). Em contraponto, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu apoiar Claudia Regina, num claro posicionamento de confronto contra Agripino em Mossoró.
Pelo presidente nacional do DEM, os democratas mossoroenses apoiariam o palanque da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). No entanto, o diretório do DEM mossoroense é presidido pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado, secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado e marido da governadora Rosalba Ciarlini, o que limitou o poder de Agripino na definição do DEM mossoroense.

Vereador Marcos do PSOL rasga regimento da Câmara Municipal em protesto contra a Mesa


Uma coisa é ser acusado de rasgar o regimento interno da Câmara Municipal de Natal por meio de uma análise subjetiva de opositores. Outra é rasgar, de fato, o pequeno livro com o regimento da Casa. E foi isso que o vereador do PSOL, Marcos Antônio fez na sessão desta quinta-feira, ao perder mais uma votação na Câmara.
A destruição do regimento interno, na visão de Marcos do PSOL, foi uma forma simbólica de dizer que a mesa diretora da Câmara desrespeita, sempre que quer, o regimento interno. “O que eu fiz simbolicamente o senhor faz todos os dias, ao desrespeitar o regimento”, afirmou o parlamentar, se dirigindo ao presidente da Câmara, Albert Dickson, do PROS.
A insatisfação de Marcos do PSOL foi consequência da aprovação, na Câmara, da desconvocação do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, para prestar esclarecimento sobre o atraso na implantação da bilhetagem unificada em Natal – matéria aprovada ainda em 2013 pela Casa.
“Eu já sei o que vai acontecer. Vão ficar discutindo isso e, quando chegar no final da sessão, vão levar o caso ao plenário e os vereadores vão decidir em favor do prefeito. É sempre assim que acontece”, reclamou a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. E foi, exatamente, isso que aconteceu. Como já aconteceu em outras sessões, sempre que se fala que a mesa diretora está desrespeitando o regimento interno, a própria mesa leva para analise do plenário. Como o prefeito tem a maior bancada na Casa Legislativa, geralmente, se vota de maneira favorável ao Executivo.

Larissa Rosado, Claudia Regina e Silveira Jr oficializam candidaturas


A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) oficializa hoje sua candidatura à Prefeitura de Mossoró. Desta sexta-feira até domingo, os partidos inscritos no Tribunal Regional Eleitoral com atuação na capital do Oeste realizam suas convenções partidárias para definir candidatos e alianças. Além de Larissa, devem se candidatar a prefeita cassada do município, Claudia Regina (DEM), e o prefeito interino, Silveira Júnior (PSD). Além deles, são aguardadas candidaturas do PSDC, com Josué Moreira, do PSOL, que poderá ser o enfermeiro Cinquentinha ou o professor Garcia, e do PC do B, com Gutenberg Dias. A eleição suplementar mossoroense ocorre no dia 4 de maio. O eleito administrará a cidade até 31 de dezembro de 2016.

Câmara nega aposentadoria integral a Genoino

O pedido de aposentadoria por invalidez do ex-deputado José Genoino (PT-SP) foi negado hoje (4) por uma junta médica da Câmara dos Deputados. Foi a terceira vez que, depois de analisar exames e as condições físicas do ex-parlamentar, os médicos concluíram que Genoino não apresenta quadro de cardiopatia grave e que não há nada que o impeça de trabalhar.

Com a decisão definitiva, Genoino deixa de receber o benefício integral de R$ 26,7 mil pagos aos parlamentares no exercício do mandato. No entanto, continuará recebendo aposentadoria por tempo de contribuição - R$ 20 mil por mês.

No laudo divulgado no início da tarde, a junta formada por quatro médicos concluiu que ele não é portador de invalidez que o impossibilite de trabalhar. Os médicos chegaram à conclusão depois de analisar exames médicos complementares solicitados a Genoino.

Ex-presidente do PT, José Genoino (PT-SP) é um dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele renunciou ao mandato em dezembro do ano passado.

Genoino passou por uma cirurgia de correção da dissecção da aorta em julho de 2013, e os médicos identificaram melhora no quadro clínico do ponto de vista cardiovascular. Mas, quatro meses depois, o ex-presidente do PT passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal com suspeita de infarto.

O pedido de aposentadoria integral estava sob avaliação médica. A expectativa era que a decisão fosse concluída até o final de fevereiro, mas os médicos pediram mais um exame, conhecido como angiorressonância de tórax.


Agência Brasil