sábado, 7 de junho de 2014

Ex-governador do RN, Iberê Ferreira, internado com meningite bacteriana deixa UTI

Internado desde segunda-feira (2) com uma meningite bacteriana, o ex-governador Iberê Ferreira de Souza, de 70 anos, deixou neste sábado (7) a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Lucas, em Natal. Apesar da melhora, Iberê continua internado na unidade hospitalar e não está recebendo visitas. A informação é da assessoria de comunicação do ex-governador.

A meningite foi causada por uma bactéria encontrada no couro cabeludo do ex-governador. A bactéria se instalou na meninge por causa de uma cicatrização na cabeça de Iberê, fruto de uma cirurgia realizada há um mês, em São Paulo.



Nélter Queiroz culpa Carlos Augusto pelo fracasso indiscutível do Governo Rosalba


Marido de Rosalba Ciarlini (DEM), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, é o responsável pelo fracasso da atual gestão do Governo do Estado. Pelo menos, é isso que acredita o deputado estadual Nélter Queiroz, do PMDB. Segundo o parlamentar, é o companheiro de Rosalba que administra o Rio Grande do Norte, da mesma maneira que geria Mossoró quando a democrata era prefeita.
“Primeiro ao tipo de gestão de Rosalba, que quem comanda o governo é o seu esposo Carlos Augusto. Ele tem o seu estilo, que teve por vários mandatos com a sua esposa prefeita de Mossoró e ele é quem comandava, ela apenas ia para as ruas fazer visitas em obras, tirar fotografias, dar entrevistas, simpática para aqui, simpática para acolá e os compromissos não foram honrados com a população do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Pesquisa revela que 83% dos homens em Natal acham comum o sexo com menores


O problema da exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Norte sempre foi muito grande, principalmente em Natal, que é uma das capitais brasileiras que recebe maior número de turistas estrangeiros. Com a chegada da Copa do Mundo, essa preocupação aumentou e planos para inibir esse tipo de ação já estão sendo postos em prática.
“Tem um plano específico envolvendo várias secretarias e órgão sociais. Fizemos diversas reuniões tratando desse tema. Conversamos com Defensores Sociais, Procuradores da Justiça, juizado da Infância e Adolescência. Antes de qualquer outras coisa, é um problema social que o turista tem que ser avisado”, destaco o secretario de segurança do Rio Grande do Norte, o ex-general do Exército, Eliéser Girão Monteiro. “Temos várias ações que já utilizamos em megaeventos como o Carnaval e que servirão para a Copa do Mundo. Plantões, acolhimento para crianças perdidas ou que sofreram alguma violência, além do reforço da rede de proteção, delegacias e do Disque 100”, explica o coordenador geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto.

Prefeitura de Santa Cruz divulga maquete eletrônica do Terminal Rodoviária


Iniciada nesta primeira semana do mês de junho, as obras de reforma, modernização e urbanização do Terminal Rodoviário de Santa Cruz seguem em ritmo acelerado.

A Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas divulgou a maquete eletrônica que mostra como ficará o Terminal Rodoviário após a conclusão dos serviços, prevista para outubro.







RN garante novos parques eólicos


O Rio Grande do Norte conseguiu emplacar três parques eólicos em leilão de energia promovido ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os parques somam 84 Megawatts (MW) de potência e deverão representar R$ 553 milhões em investimentos.

O Rio Grande do Norte foi o terceiro estado com maior número de projetos aprovados no leilão (ver quadro). O estado tinha 11 projetos habilitados para disputa, junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Os que saíram vencedores terão de entregar a energia contratada a partir do ano 2017.

A Força Eólica do Brasil, formada pelos grupos Neoenergia e Iberdrola, foi a vencedora dos lotes do RN. Os contratos envolvem a construção e operação dos parques eólicos Calango 6, com capacidade de geração de 30 MW, Santana 1, com 30 MW, e Santana 2, com 24 MW, sendo os dois últimos desenvolvidos em parceria com a Horizonte Energias Renováveis do Brasil. A Força Eólica já conta com outras dez usinas geradoras a partir dos ventos no estado.

Governo do RN sanciona reajuste de 32% para PMs e bombeiros

O governo do Rio Grande do Nortesancionou a lei que reajusta em 32% os salários de policiais e bombeiros militares. O reajuste foi aprovado na última terça-feira (3) na Assembleia Legislativa e publicado na edição deste sábado (7) do Diário Oficial do Estado.  aumento será concedido de forma escalonada até março de 2016.

O escalonamento será dividido da seguinte forma: 6% a partir do dia 1º de setembro de 2014; 8% a partir do dia 1º de março de 2015; 9% a partir do dia 1º de setembro de 2015; e 9% a partir do dia 1º de março de 2016. A publicação do Diário Oficial é assinada pela governadora Rosalba Ciarlini, pelo secretário estadual de Administração e dos Recursos Humanos, Antônio Alber da Nóbrega, e pelo secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Eliéser Girão Monteiro Filho.

Ney Lopes: “Wilma não disse que teve escândalos levados à polícia”

A campanha eleitoral deste ano, pouco a pouco, começa a ganhar esquentar. O ex-deputado Ney Lopes de Souza (DEM) afirmou na manhã desta sexta-feira que ao criticar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) partiu para a agressão pessoal e esqueceu-se do mérito do debate. Ney não disse isso, mas referiu-se, claramente, ao método de discussão usado por quem não tem argumentos: em vez de discutir, partir para a agressão e ataques pessoais. “O que a ex-governadora deve fazer é desmentir Rosalba. Dizer que entregou o Estado em situação excelente, com as finanças equilibradas, sem déficit. E dizer que o governo dela não teve inquéritos e escândalos levados à Justiça e à polícia. Tem que desmentir; não agredir”, declarou.

Tropas fazem testes contra ataques

Órgãos responsáveis pela segurança pública e defesa durante a realização da Copa do Mundo em Natal realizaram duas operações simuladas ontem, dia 6, nos principais estádios da capital potiguar. Pela manhã, Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Civil e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) participaram de um exercício, no Frasqueirão. À tarde, o palco da simulação foi a Arena das Dunas que recebe o primeiro jogo na próxima sexta-feira, dia 13. Em ambos os casos, o objetivo era o mesmo: treinar as tropas para saber como agir em casos de ataques terroristas.  

Confira o resultado do Processo Seletivo do Mais Educação em Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nesta sexta-feira (06) o resultado do Processo Seletivo do programa Mais Educação.

Confira o resultado:

Oficina: Esporte na Escola/ Atletismo e múltiplas vivencias e esportes:

01 - Eliane Silva da Luz
02 - Gleison Ruan Alexandre de Oliveira
03 - Andrefferson Luan Dantas Bezerra
04 - Lucas Matheus Pontes de Suza
05 - Marcos Vinícius Seabra de Melo Filho
06 - Paula Daniele Rodrigues de Pontes
07 - Antonio Carlos Sipriano da Silva
08 - José Ranyedson Ferreira de Medeiros
09 - Josenildo de Farias Espinola
10 - Anderson dos Santos Pereira
11 - Maria Jailsa Alves da Silva
12 - Jerônimo Francisca da Costa
13 - Juan Pablo da Silva Costa
14 - Lidiane Lima Moura da Silva

Oficina: Tecnologias Educacionais

01 - Samara de Oliveira Lima
02 - Michael Angelo Alves da Silva
03 - Anderson Gomes da Silva
04 - Lierne Oliveira da Silva
05 - Joadson Alan Silva
06 - Rafaela Cristina da Silva Oliveira
07 - Lauro Porcino de Carvalho Junior
08 - Mário Ferreira da Silva
09 - Gustavo Alexandre Barbalho Nunes
10 - Douglas Andreolle Dutra dos Santos

Oficina: Banda Fanfarra

01 - José Washington da Silva
02 - Jofran das Chagas e Silva
03 - José Ivonaldo dos Santos

Oficina: Teatro

01 - Glênia Valéria de Araujo Pontes

Oficina: Matemática

01 - Cesanildo Gomes da Silva

Oficina: Percussão

01 - Jofran das Chagas e Silva

Os selecionados devem se dirigir à escola municipal que desenvolva o projeto Mais Educação e que desejam atuar. Dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria Municipal de Educação. 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Consult registra primeira pesquisa eleitoral do RN

O Instituto Consul acaba de registrar a primeira pesquisa eleitoral com vistas ao pleito deste ano no RN.

A informação foi repassada pelo diretor-geral da empresa, Paulo de Tarso, através do Twitter.

A contratante é a Rádio 96FM de Natal.





Fonte: Blog do Tales Vale

Prefeitura de Santa Cruz faz Chamada Pública para aquisição de alimentos destinados à merenda escolar

Agricultores familiares e empreendedores familiares rurais devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma Chamada Pública objetivando a aquisição de gêneros alimentícios para atender a demanda do Programa de Alimentação Escolar.

A “Chamada Pública” nº 002/2014 terá a sessão de recebimento dos envelopes 01 e 02 no próximo dia 16 de junho, às 10h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, local onde os interessados também poderão ter acesso ao edital e mais esclarecimentos necessários para a participação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A “Chamada Pública” para a aquisição de alimentos permite que alunos tenham acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, sobretudo para aqueles em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como a inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, comercialização e ao consumo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Veja: “Henrique é ditador, dá chilique e engaveta votação para não contrariar Dilma”


Desde que assumiu a presidência da Câmara Federal, no início de 2013, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, sempre disse que a prioridade dele seria o Rio Grande do Norte. E, realmente, está sendo, sobretudo, quando se aproxima a Eleições 2014, quando o parlamentar disputará o governo do Estado. O problema é que o parlamentar poderia não só está “exagerando” nessa priorização, como também conduzindo os trabalhos no Congresso com uma postura ditatorial e com o mero objetivo eleitoreiro.
Quem aponta essa conduta é o jornalista Reinaldo Azevedo, da Veja. Em texto publicado no site da revista, ele afirma que o “presidente da Câmara e candidato ao governo do Rio Grande do Norte, decidiu que não vai colocar em votação, em regime de urgência, proposta de decreto legislativo que susta o famigerado decreto 8.243, da presidente Dilma Rousseff, aquele que atrela a administração pública federal ao PT por intermédio de conselhos populares formados pelos ditos ‘movimentos sociais’, que são controlados pelo partido. É que o digníssimo deputado está mais preocupado com a sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte do que com o país”.
Segundo a publicação, Henrique teria “engavetado” a votação porque não queria ficar mal com a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, que visitará Natal nos próximos dias para conhecer o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e, na oportunidade, deverá elogiar o trabalho do presidente da Câmara, o que renderá a ele alguns votos – mesmo o PT estando, no RN, na oposição a chapa encabeçada por Henrique.

Como vingança ao DEM, Rosalba pode entregar governo do RN a Robinson Faria

A informação correu como rastilho de pólvora, na manhã desta quinta-feira: caso seja preterida no próprio partido, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) renunciaria ao governo do Rio Grande do Norte, entregando a gestão aos adversários do DEM, no caso, o vice-governador Robinson Faria (PSD) e o PT. Segundo fontes, ligadas a Carlos Augusto Rosado (marido de Rosalba e secretário-chefe do Gabinete Civil), que pediram sigilo, seria uma espécie de vingança do casal ao fato de estar sendo massacrado no DEM do senador José Agripino Maia, que trabalharia para naufragar a possibilidade de reeleição de Rosalba com objetivos nítidos de fortalecer o palanque de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma Maria de Faria ao governo e ao Senado, respectivamente.
Há cerca de trinta dias, os bastidores da política foram tomados pela informação de insatisfação do casal que administra o Estado para com o próprio partido administrado pelo senado José Agripino Maia. Mesmo em dificuldades administrativas, Rosalba esperava um gesto político de Agripino pelo fato de ter permanecido no DEM quando foi convidada a migrar para o PSD. O gesto em favor de Agripino significou dificuldades para o governo e afastamento da base da presidente Dilma Rousseff.

ABC faz homenagem a Prefeita Fernanda e ao Deputado Tomba e agradece carinho que recebeu em Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa foi homenageada na última terça-feira (03) pelo ABC Futebol Clube, na ocasião em que o time natalense realizou a sua última partida das cinco que estavam previstas em Santa Cruz, no Estádio Iberezão, por motivo de uma punição imposta pelo STJD e pelo fato do Frasqueirão estar cedido à FIFA.

No intervalo da partida entre ABC x Náutico o dirigente Rogério Marinho entregou um buquê de flores à prefeita e também uma placa como forma de agradecimento pelos esforços que viabilizaram os jogos ao ABC na Cidade Santuário. O dirigente reconheceu que a Prefeitura de Santa Cruz foi extremante importante, sobretudo, devido às adequações que foram promovidas no estádio para que as partidas acontecessem. O Deputado Estadual Tomba Farias esteve presente e também foi homenageado. Na oportunidade, Fernanda Costa também presenteou o ABC com uma imagem de Santa Rita para que ela continue iluminando a campanha da equipe na competição nacional.

Uma faixa foi exposta pelo ABC agradecendo o carinho pelo qual foi recebido por todos em Santa Cruz.

Foram cinco partidas realizadas em Santa Cruz pelo ABC na primeira parte do Campeonato Brasileiro da Série B, antes da pausa para a Copa do Mundo. Os confrontos foram contra o Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Icasa, Oeste e Náutico, com saldo positivo. Jogando no Iberezão foram três vitorias do ABC, um empate e apenas uma derrota. Resultados que ajudaram o time a figurar entre os primeiros colocados e integrar o G4 da competição (grupo dos primeiros colocados).

Se para o ABC a passagem por Santa Cruz foi positiva, a cidade também tem muito o que comemorar. Além dos cinco grandes eventos que recebeu, com hotéis e pousadas aumentando o número de hospedes, restaurante e vendedores ambulantes aumentando seus faturamentos, a cidade também ganhou em visibilidade, afinal, as partidas foram todas transmitidas pela TV para todo o Brasil e isso é importante para uma cidade turística, uma boa divulgação. Sem falar dos demais veículos de comunicação (rádios, sites e jornais) que estiveram cobrindo os jogos e divulgando o nome de Santa Cruz.

Fotos: Frankie Marcone




Pacientes com câncer estão sem aparelho para diagnóstico no RN


Pacientes com câncer que moram no Rio Grande do Norte estão sem uma opção importante para o diagnóstico da doença. O equipamento para fazer o exame, chamado de PET Scan, até existe, mas não é utilizado há sete meses porque o Governo do Estado parou de enviar os recursos que bancam o exame que é realizado pela Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, principal centro de tratamento da doença no estado.
Em nota, a Secretaria Municipal de saúde Pública (Sesap) reconhece a dívida de R$ 495 mil, mas diz que isso não inviabiliza o tratamento - que está sendo feito com outros recursos, como a quimioterapia e a radioterapia. De acordo com matéria exibida pela Inter TV Cabugi, o convênio não foi renovado porque só em março o Ministério da Saúde incluiu o PET Scan na tabela do SUS, e o Governo não sabe quanto irá receber pelo procedimento. Essa análise pode durar até três meses.

Marinha do Brasil abre 113 vagas para níveis superior e técnico; confira

As oportunidades são nas áreas de engenharia cartográfica (1), civil (4), de materiais (3), de produção (2), de sistemas de computação (4), de telecomunicações (6), elétrica (12), eletrônica (12), mecânica (15), naval (8), nuclear (1), química (3), além de arquitetura de urbanismo (1).
As inscrições começam no dia 9 de junho e vão até dia 24 de julho, pelo site www.ensino.mar.mil.br. As datas de realização das etapas ainda não foram definidas.
O edital completo será publicado no site www.ensino.mar.mil.br.
CP-QTPA
As chances são para área técnicas de eletroeletrônica (18) e mecânica (22). Os aprovados atuarão na operação e manutenção e submarinos. Poderão participar candidatos homens que tenham curso técnico em automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eletrotécnica naval, mecatrônica, manutenção automotiva, mecânica, mecânica naval, refrigeração e climatização, manutenção de máquinas pesadas e mecânica de precisão.
O concurso é constituído das seguintes etapas: prova escrita, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e curso de formação. As datas de aplicação da prova escrita e da redação ainda não foram definidas.

Câmera térmica reforça Potiguar 1


O Rio Grande do Norte recebeu, recentemente, um dos equipamentos anunciados como parte do “legado da Copa” para a área de segurança pública. Com investimento na ordem de R$ 8 milhões do Governo Federal, o helicóptero Potiguar 1, da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi equipado com um imageador térmico aéreo. Entre as missões, o Potiguar 1 vai auxiliar na escolta das delegações e autoridades que estarão em Natal durante o evento esportivo.

As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Escola de Governo. O imageador chegou ao Estado há algumas semanas, mas foi apresentado à imprensa somente na manhã de ontem, dia 5. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, nos últimos dias, agentes da secretaria e da Polícia Militar do Estado (PM/RN) realizaram treinamentos e testes com o equipamento de alta tecnologia.

Datafolha: Dilma lidera e cresce número de indecisos

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (6) os resultados da pesquisa de intenção de votos para presidente da República concluída ontem. O principal aumento foi em relação aos eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Além disso, brancos e nulos representam 17%. 

Dilma Rousseff segue com leve recuo, variando de 37% para 34%, em relação a maio. Entretanto, seus principais adversários também não avançaram. Juntos, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) somam 26%.

A pesquisa entrevistou 4.337 pessoas em 207 municípios do país, entre os dias 3 e 5 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Veja os números da pesquisa:
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Eduardo Campos (PSB): 7%
- Pastor Everaldo (PSC): 4%
- Magno Malta (PR): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 17%
- Não sabe: 13%

Em Brasília/DF: Fernanda Costa e Henrique Alves discutem liberação de recursos para Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa se reuniu nesta quinta-feira (05) com o Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Henrique Eduardo Alves, em Brasília-DF. O encontro foi um dos compromissos da prefeita de Santa Cruz em mais uma viagem administrativa à capital federal.

Fernanda Costa, que esteve acompanhada do Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas e pela Chefe de Gabinete, Francisco Nogueira e Marcela Ravena, respectivamente, discutiu com Henrique Alves vários projetos para o município, principalmente nas áreas de esporte e turismo. A Chefe do Poder Executivo municipal aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do deputado para que recursos e emendas parlamentares já empenhadas possam ser liberadas. Os recursos de uma das emendas, no valor de R$ 650 mil, assinada por Henrique Alves, serão usados para a recuperação do Centro de Treinamento, um dos principais equipamentos para práticas esportivas em Santa Cruz.

A prefeita também relatou sobre o empenho de recursos para iluminação do acesso ao Santuário de Santa Rita de Cássia, e sobre a licitação, já concluída, para a obra do teleférico que vai ligar a Igreja Matriz ao Alto de Santa Rita.


Ex-prefeito e empresário de Currais Novos são condenados

O juiz Fábio Wellington Ataíde Alves, da 4ª Vara Criminal de Natal e integrante da Comissão das Ações Coletivas e de Improbidade nº 04/2014 CNJ, condenou o ex-prefeito de Currais Novos, José Marcionilo de Barros Lins Neto, bem como Márcio Costa, proprietário de uma empresa de eventos que prestou serviços para aquela Prefeitura, por crimes tipificados na Lei de Licitações.
Os réus foram denunciados pelo Ministério Público Estadual que acusou José Marcionilo de Barros Lins Neto, prefeito de Currais Novos à época do fato, de ter efetivado contrato sem licitação durante a realização do Carnaval 2005. Para a contratação da banda “Encontro Magnético”, foi destinado a quantia de R$ 20 mil e para a organização do Carnaval do ano de 2005, R$ 34.986,05.
O ex-prefeito foi condenado a quatro anos de detenção, em regime inicial semiaberto e a uma pena de multa no índice de 3% do valor do contrato celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação. Já o empresário foi condenado a uma pena de dois anos, em regime aberto, e onze meses de detenção e a uma pena de multa no índice de 2% do valor do contrato celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação.