terça-feira, 3 de novembro de 2015

Um mar de gente foi o cenário desenhado após o aniversário do deputado estadual Tomba Farias


A tradicional festa contou esse ano com shows das bandas “Grafith”, “Farra de Rico” e “Lucas & Miguel”. Antes da festa, uma missa em ação de graça foi celebrada pelo pároco Padre Vicente Fernandes na Matriz de Santa Rita de Cássia. A festa de aniversário de Tomba reuniu várias autoridades da região, entre elas, prefeitos e vereadores de vários municípios. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ezequiel Ferreira, também veio à Santa Cruz para participar da festa do amigo deputado aniversariante.

Tomba faz questão de comemorar todos os anos o seu natalício junto com os seus familiares, amigos e conterrâneos. Para ele, é um momento também de agradecer por todas as conquistas alcançadas para o povo da sua terra. A festa transcorreu de forma tranquila e com muita animação.



Previsão é de semana de sol na maior parte do RN


O interior do Rio Grande do Norte não deverá ter chuvas durante esta semana. É o que aponta a meteorologia. Apesar de Natal e a região litorânea ter a expectativa de chuvas rápidas entre hoje e amanhã (4), o Seridó e a Região Oeste, as mais afetadas pela seca, devem continuar sem água.

De acordo com o site Climatempo, Natal pode ter chuvas ainda na noite desta terça-feira, com a temperatura variando entre 30ºC e 24ºC. Amanhã, a expectativa é de chuvas pela manhã e à noite, com temperatura mínima de 24ºC e máxima de 29ºC. No decorrer da semana, a temperatura vai girar entre 24ºC e 30ºC e só há previsão de chuvas no sábado pela manhã e à noite.

Em Mossoró, na região Oeste do estado, muito calor e nada de chuvas. Apesar da expectativa de céu com nuvens durante toda a semana, não há a previsão de água na região. A temperatura vai variar entre 23ºC e 37ºC. Em Caicó, principal cidade da região Seridó, a situação será a mesma, com temperatura entre 22ºC e 36ºC e sem chuvas.

Comitiva de gestores do Trairi visitará cidades da Bahia para conhecer projetos sobre resíduos sólidos


Após duas reuniões realizadas no último mês de outubro entre a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e prefeitos da região para tratar sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos, uma comitiva de gestores visitará duas cidades da Bahia (Juazeiro e Jacobina) que desenvolvem projetos na área com as mesmas características do que se deseja implantar na região Trairi. A viagem acontece a partir desta terça-feira (03) com previsão de retorno na próxima quinta-feira (05).

A ida dos gestores (prefeitos, secretários e técnicos) tem como finalidade colher mais informações sobre projetos de coleta de lixo que é produzido nas cidades e o tratamento de todo o material através de aterro sanitário, como também ver na prática como tudo funciona. Assim como nas cidades baianas, o projeto que se planeja implantar no Trairi deverá ser executado por uma empresa privada contratada por meio de um consórcio envolvendo todos os municípios da região.

A gestão da Prefeita Fernanda já deu um passo importante e elaborou, de forma participativa, o Plano Municipal de Gestão Integrada e Resíduos Sólidos (PMGIRS). Destinar de forma adequada todo o lixo que é produzido na cidade, encaminhado todo o material para um aterro sanitário que atenda a todas as normas ambientais e assim acabar com o lixão é uma das ações previstas no PMGIRS e um das prioridades da atual gestão municipal.

PRF registra sete mortes em rodovias federais do RN durante feriado


A Polícia Rodoviária Federal encerrou na madrugada de hoje (3) a Operação Finados 2015. No balanço divulgado nesta manhã, foi registrado o mesmo número de mortes nas rodovias federais do RN se comparado com o último feriado de 12 de outubro. De sexta feira (30) até ontem (2), foram registrados 27 acidentes, 20 feridos e sete mortes. Na operação Nossa senhora Aparecida foram registrados 25 acidentes, 29 feridos e sete mortes.

Nos acidentes com mortes predominou a imprudência dos motoristas. Na BR 226 ocorreram três mortes, sendo duas motivadas por uma conversão indevida à esquerda, na cidade de Bom Jesus e uma por atropelamento, na cidade de Santa Cruz. No acidente de Bom Jesus, constatou-se que o condutor do veículo que fez a conversão indevida não era habilitado.

Duas pessoas morreram na BR 101, sendo uma na viaduto de Parnamirim, por transitar em motocicleta pela contramão, e outra na Av. Tomaz Landim, em Igapó, em uma colisão envolvendo uma bicicleta e um caminhão. Outras duas pessoas morreram na BR 304, sendo uma em Mossoró, em decorrência de um capotamento e outra na reta Tabajara, em Macaíba, também por invasão de contramão.

Prefeitura de Santa Cruz prepara Campeonato de Repartições e inscrições estarão abertas a partir de 4 de novembro


Mais uma competição esportiva está sendo preparada pela Prefeitura de Santa Cruz por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o II Campeonato de Futsal de Repartições. Os interessados poderão inscrever suas equipes no período de 04 a 16 de novembro, no Centro de Treinamento.

Segundo o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, a competição tem como objetivo promover a socialização entre funcionários e instituições, além de promover a prática de esportes como hábito de vida saudável.

No ano passado 14 instituições do município participaram da competição e a expectativa é que novamente esse ano o bom número de equipes inscritas se repita.

A competição terá todas as suas partidas realizadas no Ginásio Marcilio Furtado, sempre com entrada gratuita do público, e previsão para ser iniciada no dia 19 de novembro.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Morte do jovem santacruzense Ray Damasceno gera comoção nas redes sociais

Dezenas de amigos do jovem Ray Damasceno, que faleceu na manhã de hoje (29), tem deixado mensagens de carinho e de pesar pela morte prematura do mesmo.

O corpo está sendo velado no Trari Clube e o sepultamento do jovem será após a missa de corpo presente, amanhã às 7:00 horas.

Em interrogatório hoje, o ex-desembargador Osvaldo Cruz garante inocência

Interrogado na manhã desta quinta-feira (29) pelo juiz da 8ª Vara Criminal de Natal, o desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) Osvaldo Cruz, que responde ao processo referente à Operação Judas por suposta participação e “benefícios” no esquema de fraudes da Divisão de Precatórios do TJRN, apresentou-se sereno e respondeu aos questionamentos da justiça, através do juiz, procuradores e advogados.
Aos jornalistas que estavam no local, o ex-desembargador reforçou que é inocente e que irá provar que todos os crimes que é acusado são inverídicos. Com seus bens bloqueados por determinação do STF no início deste ano, Osvaldo Cruz alega que está passando por dificuldades financeiras por não estar conseguindo empréstimos junto aos bancos para manter suas atividades agropecuárias.
No dia 12 de novembro, o desembargador aposentado Rafael Godeiro e também ex-presidente do TJRN será o próximo interrogado.

Prefeitura de Santa Cruz reúne coordenadores pedagógicos e promove formação sobre o Selo UNICEF


A Prefeitura de Santa Cruz promoveu nesta quarta-feira (28) uma formação pró Selo UNICEF para coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A formação teve como finalidade orientar e encaminhar ações referentes ao Selo UNICEF no âmbito da Educação Municipal. Na ocasião, também foram debatidas questões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).       

A formação, ministrada por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, foi realizada nos dois turnos (manhã e tarde) e contou com a participação de todos os coordenadores pedagógicos do município.

Empresário é assassinado em via pública ao perseguir bandidos após suposto assalto


O Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP) registrou no início da tarde desta quinta feira, mais um crime de homicídio em Mossoró.
De acordo com as primeiras informações, o empresário conhecido como ‘Chico das Redes’ foi assassinado por dupla em uma motocicleta em via pública. Segundo testemunhas, os matadores haviam assaltado a vítima antes de matá-la. ‘Chico das redes’, então, teria saído em perseguição aos bandidos, e foi atingido na rua Delfim Moreira, no bairro Santo Antônio.
Após ser alvejado, o empresário perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste. Equipes de resgate do Samu foram deslocadas até o local, mas constataram o óbito.
A Polícia Militar também foi acionada e precisou isolar a área até a chegada do Itep. O suposto latrocínio já está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.

Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com a FACISA, desenvolve ação com moradores do Alto da Colina


A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com a FACISA, promoveu na tarde desta quarta-feira (28) uma palestra para agricultores do Assentamento Alto da Colina, localizado na Zona Rural de Santa Cruz

Na ocasião, alunos do curso de fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi fizeram a apresentação de medidas de prevenção que melhoram a saúde do trabalhador, expondo hábitos que podem melhorar a qualidade de vida da população da comunidade.

O evento no Assentamento Alto da Colina contou com a participação do Secretário de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu) e da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, que aproveitou a ocasião para a apresentar para os presentes o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que prevê também ações para o meio rural.

PRF intensificará a fiscalização nas principais Rodovias Federais do RN


A Polícia Rodoviária Federal iniciará a zero hora de amanhã (30) a Operação Finados 2015. Até a meia-noite de segunda feira (2), policiais rodoviários federais reforçarão o policiamento e a fiscalização nas principais rodovias federais do estado. No feriadão, 30 equipes extras reforçarão o efetivo. Serão disponibilizados ainda 30 bafômetros e quatro radares móveis.

A fiscalização será priorizada nas seguintes rodovias: BR 101 Norte, BR 226 (liga Natal a região Seridó), BR 304 (liga Natal ao Estado do Ceará, passando por Mossoró) e BR 406 (liga Natal a Macau). Todas são rodovias de grande fluxo e de pista simples.

Segundo a PRF, p principal objetivo da operação é reforçar as ações de policiamento e fiscalização com foco na prevenção e redução dos acidentes de trânsito, bem como garantir a fluidez do tráfego e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais.

Durante toda operação serão intensificadas ações voltadas para coibir os comportamentos de risco durante a viagem, como ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade, direção de veículo sob efeito de álcool e a falta de uso do cinto de segurança. A PRF também estará atenta aos veículos de duas rodas e motociclistas para que sempre utilizem o capacete.

Governo saca R$ 55,2 milhões do Funfir para folha de outubro


O Governo do Estado determinou ontem o 12º saque junto ao Fundo Financeiro do Rio Grande do Norte (Funfir) para a complementação da folha de outubro de inativos e pensionistas do Estado. De acordo com o Instituto da Previdência do Rio grande do Norte (IPERN), o saque do mês será no valor de R$ 55,2 milhões, acumulando R$ 742 milhões em retiradas. A situação do Estado com a folha, porém, ainda não é confortável. A Secretaria de Planejamento e Finanças afirma que ainda não sabe como vai pagar os 60% do 13º salário do funcionalismo estadual.

Com as frustrações de receita própria e de repasses federais, o Estado recorre a malabarismos para pagar a folha, que representa mais de 53% da Receita Corrente Líquida estadual, colocando o Estado acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com a Seplan, o pagamento da folha previdenciária, avaliada em R$ 180 milhões/mês, é custeada parcialmente por recursos das contribuições previdenciárias, pelo Funfir e por recursos do Tesouro Estadual. Já o pagamento da parcela ativa do serviço público é feita com o 3º decêndio do Fundo de Participação dos Estados. Os pagamentos de outubro devem acontecer entre hoje e amanhã.

Entretanto, de acordo com o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, o governo ainda não tem como assegurar que terá recursos para o pagamento da complementação do 13º salário. “Fizemos 40% em julho e temos um desafio aí para pagar. Não tem como assegurar”, limitou-se a dizer o titular da pasta.

Delegado da Polícia Civil do RN, Frank Albuquerque, é vítima de assaltantes no bairro de Lagoa Seca

Nem mesmo os agentes da segurança pública estão livres da violência em Natal. Na noite dessa quarta-feira (28), o delegado Frank Albuquerque, titular da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV), foi assaltado.
Segundo informações, Frank estava em seu carro – um Fiesta de cor branca – na rua Padre Antônio, no bairro de Lagoa Seca, zona Leste da capital potiguar, quando foi abordado pelos criminosos.
Por sorte, os bandidos não perceberam que a vítima era um delegado. Os suspeitos levaram o veículo, dois celulares e uma aliança.

Desemprego chega a 8,7% no trimestre encerrado em agosto, mostra IBGE

A taxa de desemprego no país voltou a subir no trimestre encerrado em agosto e chegou a 8,7%. O índice é 0,6 ponto percentual superior ao do trimestre terminado em maio (8,1%). Esta foi a maior taxa de desocupação da série histórica iniciada em 2012.

Comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior (6,9%), a alta chegou a 1,8 ponto percentual. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, a população desocupada cresceu 7,9%, atingindo 8,8 milhões de pessoas, ou mais 647 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre de março a maio, quando a alta chegou a 29,6% (mais 2 milhões de pessoas, na comparação com igual trimestre de 2014).

No trimestre encerrado em agosto, a população ocupada somava 92,1 milhões de pessoas, ficando estável em ambas as comparações. Os dados indicam ainda que o número de empregados com carteira assinada recuou 1,2% (menos 425 mil pessoas), em relação ao trimestre de março a maio, e caiu 3% (menos 1,1 milhão de pessoas) na comparação com igual trimestre de 2014.

Trio suspeito de praticar arrastão contra 42 turistas em praia do RN é preso pela Polícia Militar


A Polícia Militar prendeu, na noite dessa quarta-feira (28), três homens suspeitos de terem assaltado 42 turistas que estavam passando alguns dias na praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, na Grande Natal.
Segundo informações da polícia, ainda não existe a confirmação de que o trio realmente participou do crime. Porém, as características físicas dos três são bastante semelhantes com as informadas pelas vítimas do assalto.
De acordo com a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), os turistas relataram que estavam em um caminhão, se deslocando entre a praia e uma lagoa, quando foram surpreendidos por três suspeitos, que anunciaram o assalto. Os bandidos lavaram vários objetos pessoas, como alianças e câmeras fotográficas.

Márcia admite candidatura a prefeita e critica falta de diálogo com Carlos Eduardo Alves


Líder do PSB na Assembleia Legislativa, a deputada Márcia Maia não descarta a possibilidade de disputar a prefeitura de Natal nas próximas eleições. A parlamentar cita ainda os nomes da vereadora Júlia Arruda e da própria vice-prefeita, Wilma de Faria, como nomes que também são consenso dentro da legenda. Márcia, no entanto, argumenta que não há nenhuma definição, tanto para o pleito da capital como dos outros municípios do Rio Grande do Norte.
A deputada comenta que a apresentação de candidatura própria é uma cobrança feita pelos correligionários. “Tem uma parte do PSB que clama por uma candidatura própria, que necessariamente não precisa ser Márcia. Temos outros nomes também, como a vereadora Júlia Arruda, a própria Wilma, que é um nome fortíssimo como candidata. Meu nome, obviamente, está à disposição do PSB. Vamos amadurecer nosso diálogo, estamos conversando com a direção nacional, e aquilo o que for mais importante para a população e também para o Partido é o que irá influenciar na nossa decisão”, destacou Márcia.
“O PSB ainda não definiu como estará nas eleições do próximo ano. Não falo apenas de Natal, mas de todos os outros municípios do Rio Grande do Norte. Nós estamos na construção desse processo. Claro que hoje nós temos uma aliança com o PDT, um acordo da eleição passada, temos a vice-prefeitura sendo ocupada pelo PSB, estamos dialogando, sim, com o PDT do prefeito Carlos Eduardo, mas estamos conversando com outros partidos”, comentou a parlamentar.

Luzes decorativas do Natal são acesas


As ruas de Natal começaram ontem (28) a receber cores e luzes diferentes. Anunciando as festas de fim de ano, a iluminação decorativa da avenida Senador Salgado Filho/Hermes da Fonseca foi acesa ontem. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), a expectativa é que a Árvore de Natal de Mirassol seja acesa entre os dias 8 e 10 de novembro. Já a estrutura da Feira da Árvore de Mirassol começa a ser montada no dia 3 de novembro e o início da Feira, segundo a Semsur, será no dia 13 de novembro seguindo até 11 de janeiro.

Este ano, a decoração natalina segue o projeto  “Guiados pela Estrela” e, segundo a secretaria, ficará exposta durante um período de 60 dias - maior que o do ano passado (40 dias).  A instalação de toda a iluminação está prevista para terminar na segunda quinzena de novembro. 

O projeto contempla a BR-101, que será a Alameda dos Anjos, e a Roberto Freire (Alameda dos Pastores); as avenidas Salgado Filho/Hermes da Fonseca e Prudente de Morais, que comporão a Alameda das Estrelas, e a Campos Sales e Alexandrino de Alencar, que farão parte da Alameda da Natureza Divina. Os canteiros centrais serão a Alameda dos Animais e os viadutos do Quarto Centenário e de Mirassol, a Alameda do Presépio. O custo total é de R$ 4,2 milhões. 

Segundo Antônio Fernandes de Carvalho Júnior, titular da Semsur, o investimento em iluminação natalina para 2015 deve atender todas as regiões de Natal. Para viabilizar o projeto e reduzir custos, a Prefeitura do Natal comprou novos equipamentos, e também reutilizou a iluminação adquirida no ano passado. 

Sem verba para construir presídios, Robinson quer parceria com a iniciativa privada

Desde as rebeliões de março, o sistema prisional do Rio Grande do Norte tem passado por grandes problemas, como as mortes de detentos – foram 23 apenas em 2015. Uma das soluções para melhorar o sistema seria a construção de novas unidades, mas isso não deve ocorrer tão cedo.
Com pouco mais de 4800 vagas para um total que ultrapassa os 7500 detentos, o governador Robinson Faria disse que atualmente só existem recursos para a construção da penitenciária de Ceará-Mirim, que já teve as obras iniciadas. “Essa (obra) já tem o recurso garantido. Infelizmente, logo depois que assumimos aconteceram as rebeliões. O dinheiro que tínhamos, gastamos com as reformas nos presídios, já que cerca de 80% foram destruídos”, explicou.
Sem dinheiro em caixa, mas com a necessidade de abrir novas vagas no sistema cada vez maior, Robinson explicou que o Governo do Estado pode buscar parcerias privadas. “Não seria para o sistema todo. Seria para uma ou duas unidades. Afinal, temos que encontrar soluções. Precisamos de vagas, não temos dinheiro, o Governo Federal não vai ajudar, então temos que buscar opções”.

Comissão Especial da Câmara dos Deputados revoga Estatuto do Desarmamento

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 27, por 129 votos a favor e 8 contra o texto-base do projeto que revoga o Estatuto de Desarmamento.
O relatório cria em seu lugar o Estatuto de Controle de Armas de Fogo e assegura a todos os cidadãos, a partir de 21 anos, o direito de possuir e portar armas, para defesa própria e do patrimônio, bastando cumprir requisitos legais.
Deputados e senadores poderão andar armados e pessoas que respondem a inquérito policial ou processo criminal também poderão ter porte.
A autorização para compra de armas baixa de 25 para 21 anos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento estabelece que é preciso justificar a necessidade de ter uma arma, o que é analisado pelas autoridades e pode ser negado. Os destaques serão votados na terça-feira, antes da análise em plenário.
No trânsito
O substitutivo do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), um dos 293 integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, prevê que deputados e senadores podem andar armados.
O texto permite ainda que policiais legislativos da Câmara e do Senado andem armados em aviões quando realizam escolta de parlamentares, além de estender o porte de armas em horário de trabalho a agentes de trânsito (marronzinhos) e de medidas socioeducativas – os agentes da Fundação Casa, em São Paulo.
De acordo com o texto, “estando a arma registrada, o seu proprietário terá o direito de mantê-la e portá-la, quando municiada, exclusivamente no interior dos domicílios residenciais, de propriedades rurais e dependências destas e, ainda, de domicílios profissionais, ainda que sem o porte correspondente”.
Segundo o relatório, o porte passa a ter validade de dez anos, enquanto hoje é preciso renová-lo a cada três anos. Prevê-se ainda que o cadastro de armas seja gratuito.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Relator do Orçamento mantém decisão de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família

O relator do Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), mantém a decisão de cortar R$ 10 bilhões do Bolsa Família. O Orçamento do ano que vem prevê cerca de R$ 28,8 bilhões para o programa, e um corte significaria a redução de mais de 34%. Barros esteve hoje (28) com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e saiu do encontro dizendo que não discutiu números, e sim os procedimentos para a votação do Orçamento no Congresso Nacional que, segundo ele, deve ocorrer ainda neste ano.

No entanto, disse Barros, esse é um assunto (Bolsa Família) que será discutido só no relatório do Orçamento. "Não é um assunto que entra agora em pauta. Agora, estamos discutindo crescimento econômico, câmbio e inflação. Questões pragmáticas dos índices macroeconômicos. É isso que vai definir qual vai ser o Orçamento do ano que vem, qual será a arrecadação e quanto será a despesa. Ele [Barbosa] precisa ajustar isso com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy”, disse o relator.