terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Governo do Estado instala Ronda Cidadã na Zona Oeste de Natal


O Governo do Estado instalou nesta terça-feira (01) o programa Ronda Cidadã no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, onde residem 73 mil pessoas numa das áreas com maior índice de violência da capital. O Ronda Cidadã amplia o efetivo policial e leva ações de Governo nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte. “Estamos trazendo o Governo para as comunidades, para quem mais precisa. Com o Ronda Cidadã iniciamos uma nova metodologia de enfrentamento à violência, associando a ação policial a programas sociais que atendem às necessidades da população”, afirmou o governador Robinson Faria.

No bairro Planalto e nas localidades do Guarapes, Pitimbu, Bancários e Sanvale o Ronda Cidadã amplia a presença da Polícia Militar de duas viaturas e 60 policiais para nove viaturas e 112 policiais. Também foi instalada uma base móvel que agilizará o atendimento das ocorrências num tempo de até 3 minutos após acionada. No campo de ação da Polícia Civil o Ronda Cidadã também disponibiliza uma viatura especificamente para aquela área. O Governo do Estado também fez a entrega de equipamentos como capacetes, coletes balísticos, fuzis e pistolas de choque adquiridos em parceria com o Governo Federal.

Com ajuda de policial, mulher dá à luz dentro de táxi na Via Costeira


Uma mulher deu a luz dentro de um táxi no início da tarde desta terça-feira (1º) na Via Costeira. A mãe, identificada como Silvana Araújo do Nascimento, 37 anos, estava a caminho da Maternidade Januário Cicco junto com o marido quando o bebê nasceu.


De acordo com as primeiras informações, Silvana, que mora no distrito de Pium, em Parnamirim, entrou em trabalho de parto na manhã de hoje. Ela e o marido procuraram o posto de saúde de Nísia Floresta, município vizinho, mas não havia ambulância para fazer o deslocamento.

Para ajudar, um vizinho do casal, que é taxista, se ofereceu para levar Silvana à maternidade. Porém, quando passavam pela Via Costeira, o bebê deu sinais que estava nascendo e o taxista pediu auxílio no posto policial.


O tenente Amâncio, da Companhia Independente de Policiamento Turístico, que é socorrista, auxiliou no parto, que ocorreu dentro do táxi. "Quando assumimos o compromisso de ser policial, assumimos o compromisso de servir e proteger. E isso serve também para um momento como esse, que é o momento do nascimento. A emoção é indescritível", afirmou. A mãe e o bebê, que se chama Miguel, passam bem e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para a Januário Cicco.


Prefeitura de Santa Cruz abre inscrições para curso de Iniciação Esportiva que será ministrado em três dias em parceria com a SEEL


A Prefeitura de Santa Cruz realizará, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), o curso de “Iniciação Esportiva Geral” nos próximos dias 10, 11 e 12 de dezembro (quinta, sexta e sábado). O curso acontecerá no auditório do Centro de Treinamento (CT), em Santa Cruz e, é voltado para professores e alunos de Educação Física e agentes comunitários de esportes da região. A formação é gratuita, porém, os interessados deverão se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no CT, das 8h às 13 horas.

Segundo o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, esta é uma oportunidade das pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com o esporte, em suas várias modalidades, de conhecer as fases da iniciação esportiva e melhorar seus resultados na prática.

RN registra crescimento de Aids

Passadas mais de três décadas desde a confirmação dos primeiros casos de Aids no Rio Grande do Norte, o número de infectados não parou de crescer. Somente em Natal, entre os anos de 2012 e 2014, as notificações de novos casos subiu 141,2%. Os jovens na faixa etária dos 20 aos 34 anos apresentaram o maior índice de infecção confirmada no período – 136,7%. Apesar de não ter cura, mas um amplo tratamento que controla a multiplicação do vírus no organismo e o reduz a índices quase indetectáveis, a doença, segundo especialistas, não assusta mais. No Hospital Giselda Trigueiro, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas em Natal, mais da metade das internações, porém, são ligadas às doenças oportunistas que acometem os portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que devasta o sistema de defesa do organismo.

“O número de casos de Aids hoje é assustador”, atestou o infectologista Antônio Araújo, que há 32 anos acompanha pacientes infectados pelo vírus e também os que desenvolveram a patologia. Por dia, ele chega a atender 40 pacientes no hospital de referência, além dos que o procuram em seu consultório particular e na Rede Municipal de Saúde. Somente na semana passada, ele relembrou que iniciou o tratamento de seis novos pacientes, cuja detecção do vírus ocorreu há poucos dias. “Há um aumento muito grande de casos entre os jovens. São jovens, meninos e meninas, adolescentes, que não viveram na década de 1980/1990, não viram o passado. Hoje, com o tratamento, e com a caracterização da Aids como uma doença crônica, perderam o medo de contrair”, lamentou o especialista.

Pelo WhatsApp, presos do RN dizem temer massacre e pedem segurança


Detentos custodiados no Presídio Rogério Coutinho Madruga estão com medo de serem mortos por presos da Penitenciária de Alcaçuz. As unidades ficam em Nísia Floresta, município da Grande Natal, e são separadas apenas por uma cerca de arame. Pedidos de socorro estão sendo enviados às redes sociais por meio de aparelhos celulares conectados à internet. A direção do presídio reforçou a segurança.

Pelo aplicativo WhatsApp, o G1 conversou com dois apenados. Um deles disse que "as ameaças de invasão estão se agravando", que "o Estado precisa fazer alguma coisa" e que "a qualquer momento pode acontecer uma carnificina".
"Nós, presos, estamos passando por uma calamidade na segurança pública. O Estado não está nem aí para nós", escreveu um dos presos. "Estamos com medo. E estamos correndo risco de vida. Queremos segurança. Queremos que o Estado tome conta dos presos que pertencem à Justiça do RN", disse outro. 
Ivo Freire, diretor do Presídio Rogério Coutinho Madruga, admitiu estar preocupado com a situação. Contudo, ele garantiu que providências já foram tomadas para evitar que ocorra um massacre. "Até pela proximidade das duas unidades, o risco de uma invasão existe. Porém, a segurança do presídio foi reforçada com novos agentes penitenciários e policiais militares do Batalhão de Choque estão de prontidão na área externa prontos para intervir caso haja necessidade.  Estamos bem guarnecidos", acrescentou.
Rebelião e destruição
Presos de Alcaçuz se rebelaram no sábado (28). Grades foram arrancadas e paredes derrubadas em três pavilhões da unidade. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), o quebra-quebra aconteceu porque a visita social prevista para a manhã havia sido suspensa em razão de um túnel encontrado. Os presos também  teriam ficado insatisfeitos com a retirada de alguns aparelhos das celas, como TVs.

Sine/RN oferece 142 vagas de emprego na Grande Natal e em Mossoró

O Sine-RN oferece nesta terça-feira (1º) 142 vagas de emprego em Natal, região Metropolitana e na região de Mossoró. Há vagas permanentes e temporárias, com oportunidades para várias funções.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h as 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.

Os interessados  que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG),Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Veja as vagas ofertadas nesta terça-feira:

Vagas PERMANENTES
Natal e Grande Natal

COSTUREIRA EM GERAL    1
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL    3
PROMOTOR DE VENDAS    1
RECEPCIONISTA DE HOTEL    1
TORNEIRO MECÂNICO    1
VENDEDOR DE CONSÓRCIO    5
VENDEDOR PRACISTA    20
Total     32

Vagas TEMPORÁRIAS
Natal e Grande Natal

SEGURANÇA DE EVENTO    70
SOLDADOR DE SOLDA ELÉTRICA E OXIACETILENO    1
Total    71

Vagas PermanentesMossoró e região

CHAPEIRO    1
COSTUREIRA EM GERAL    1
ELETROTÉCNICO    13
FORNEIRO DE PADARIA    1
INSTRUMENTISTA DE PRECISÃO    12
LAVADOR DE CARROS    1
LAVADOR DE ROUPAS    1
MECÂNICO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS (MANUTENÇÃO)    2
MONTADOR DE MOVEIS DE MADEIRA    1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES    1
OPERADOR DE CÂMARAS FRIAS    1
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA    1
TORNEIRO MECÂNICO    2
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA    1
Total    39

Estado precisa de R$ 100 milhões para enfrentar a seca


O governo estadual apresentou uma planilha de investimentos da ordem de R$ 100,9 milhões ao governo federal para ampliar a oferta de água potável à população do Rio Grande do Norte, que enfrenta escassez de recursos hídricos por conta de quatro anos de seca. Essa é a terceira vez que o governo Robinson Farias envia um plano de ação pra mitigar a sede na região semiárida do Estado, que agora contempla cidades em situação de colapso de água, ao invés de dez, como era em fevereiro, quando foi apresentado o primeiro plano emergencial ao Ministério da Integração Nacional com uma previsão de investimentos de R$ 63 milhões.

O secretário estadual de Recursos Hídricos, José Mairton de França, disse que os dois planos anteriores foram atendidos em parte pelo governo federal, que no começo do ano ficou de repassar cerca de R$ 4 milhões para abastecimento da zona rural por carros pipas.

José M. de França admitiu que os outros planos de ação para minimizar os efeitos da seca, “foram elaborados sem a gente ter uma posição do governo federal sobre a definição das linhas de apoio, nem quais seriam a disponibilidade em relação a isso”.

Em relação a liberação dos recursos, França disse que não sabe “nem quando e nem quanto será”, mas o governo deu um prazo até ontem (30 de novembro) para o envio da planilha, por causa do  fechamento do orçamento de 2015 da União: “Os recursos viriam do orçamento deste ano, por isso a presidenta deixou esse prazo”.

50% dos carros no RN têm pendências com IPVA; Governo fará mutirão para negociar dívidas


Devedores do Estado e do Município terão, semana que vem, uma chance de negociar suas dívidas no Mutirão Fiscal, que será realizado numa parceria entre o Governo do Estado, o município de Natal e o Tribunal de Justiça. As negociações ficarão concentradas na Escola de Governo, entre os dias 7 e 12 de dezembro. De segunda a sexta, serão distribuídas fichas das 9h às 17h30 e no sábado das 9h até meio dia. Nesse período os devedores poderão obter descontos e parcelamentos de suas dívidas.
Poderão ser negociadas dívidas em tributos como IPVA, ICMS, ITCB e multas do Idema ou Procon (em se tratando de negociações com o Estado) e, IPTU ou ISS (Município). De acordo com a subsecretária do Gabinete Civil, Ana Cláudia Bulhões, poderão ser negociadas dívidas já inscritas ou não inscritas na dívida ativa do Estado. O Tribunal de Justiça entrará como mediador de algumas audiências de conciliação.
"Retiramos a ideia desse mutirão de uma sugestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tudo o que for feito terá a devida regulação a partir da Lei do Refis, que prevê prazos e disciplina descontos e parcelamentos temporários", explicou Bulhões.
O mutirão fiscal é uma ação do Governo do Estado que envolve várias Secretarias como Tributação, Procuradoria Geral do Estado e Gabinete Civil. De acordo com a procuradora chefe da Procuradoria Fiscal e da Dívida Ativa, Ana Karenina de Figueiredo Pereira Stabile, serão notificadas mais de 15 mil pessoas a comparecerem ao mutirão. Só em IPVA, estima-se que 50% dos carros que circulam estão com alguma pendência. Mas, quem não for notificado e tiver alguma dívida também pode comparecer. Aqueles que não morarem em Natal ou não puderem comparecer à Escola de Governo poderão negociar o IPVA pela internet.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Prefeitura encerra I Campeonato de Futebol Masters de Santa Cruz e de virada o Vasco venceu a final e ficou com o título


Mais uma competição esportiva com a marca da Prefeitura de Santa Cruz, o I Campeonato Municipal de Futebol Masters, chegou ao fim na tarde do último sábado (28) com a realização da partida final que definiu o grande vencedor do certame, o Vasco.

A grande final foi realizada no Estádio Iberezão e foi vencida pelo Vasco por 2 x 1 sobre o Panelinha. No primeiro tempo foi o Panelinha que dominou todas as ações e abriu o marcador. Na etapa complementar, o Vasco conseguiu a recuperação e virou o placar, conquistando a vitória e o título.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, explicou que esta foi a primeira competição realizada no município só com times locais, para os chamados jogadores veteranos, uma ação inédita.

O I Campeonato de Futebol  Masters reuniu oito equipes e as disputam duraram quase dois meses.



"A fonte de Robinson secou". Auditoria do TCE aponta ilegalidade de lei e sugere suspensão de saques do Funfir

Relatório de auditoria elaborado pela equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aponta irregularidade nos saques realizados pelo Executivo Estadual no Fundo Previdenciário do Rio Grande do Norte. 

De acordo com o documento, a Lei Complementar Estadual 526/2014 é ilegal por não observar as legislações estadual e federal sobre o tema. Além disso, na avaliação dos técnicos, mesmo que fosse considerada legal, ela só autorizaria a retirada de dinheiro até maio de 2015.

A ilegalidade da lei que unificou os fundos da previdência estadual, e permitiu os saques, seria devido à burla a legislação federal que disciplina o tema. Portaria do Ministério da Previdência e Assistência Social condiciona a unificação à aprovação prévia da Secretaria de Política de Previdência Social, o que não foi feito.


A equipe técnica do TCE sugeriu que o relator do processo, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, determine, monocraticamente, a suspensão imediata dos saques no fundo previdenciário, como também sugere que seja expedida recomendação para que o Governo do Estado elabore, com urgência, um plano de recomposição do fundo previdenciário.

A equipe ainda sugere ao Executivo Estadual a adoção de providências para correta classificação contábil de aplicações dos fundos de investimento; contabilização das decisões judiciais para fins de despesas com pessoal; medidas de contenção dos gastos com pessoal, visto que foram transpassados os limites legal e prudencial.

O processo encontra-se no Ministério Público de Contas, de onde deve retornar ao gabinete do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves para decisão.

A Lei Complementar Estadual nº 526/2014 foi aprovada em 18 de dezembro de 2014 e foi a responsável por unificar os fundos financeiro e previdenciário, nos quais estavam depositados os recursos para o pagamento das aposentadorias dos servidores públicos estaduais.

Por falta de dinheiro, eleição de 2016 será manual, anuncia TSE


Por falta de recursos, as eleições municipais de 2016 serão manuais e não com voto eletrônico. A informação de que o contingenciamento de gastos impedirá a realização das eleições por meio eletrônico foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União. Desde 2000, todos os brasileiros votam em urnas eletrônicas.
Por meio de nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que mais de R$ 428 milhões deixarão de ser repassados para a Justiça Eleitoral, "o que prejudica a compra e manutenção de equipamentos necessários para as eleições de 2016".
“O impacto maior reflete no processo de aquisição de urnas eletrônicas, com licitação já em curso e imprescindível contratação até o fim do mês de dezembro, com o comprometimento de uma despesa estimada em R$ 200.000.000,00”, acrescentou a nota.
Segundo o TSE, a demora ou a não conclusão do procedimento licitatório causará “dano irreversível e irreparável” à Justiça Eleitoral, já que as urnas que estão sendo licitadas têm prazo certo para que estejam em produção nos cartórios eleitorais.
“O contingenciamento imposto à Justiça Eleitoral inviabilizará as eleições de 2016 por meio eletrônico”, diz o texto da Portaria Conjunta número 3, assinada pelos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandosvki; do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli; do Tribunal Superior do Trabalho, Antonio José de Barros Levenhagen; do Superior Tribunal Militar, William de Oliveira Barros; do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Getúlio de Moraes Olveira; e pela presidenta em exercício do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz.
De acordo com a portaria, os órgãos do Poder Judiciário da União sofreram contingenciamento de R$ 1,74 bilhão.

Prefeitura conclui ações do “Novembro Azul” com atendimentos na UBS’s do Maracujá, DNER e no Cônego Monte


A Prefeitura de Santa Cruz concluiu nesta semana ações do “Novembro Azul” nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Maracujá (segunda-feira), DNER (terça-feira) e no Conjunto Cônego Monte (quarta-feira). Foram atendimentos voltados à saúde do homem realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que integram as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Nas demais unidades da cidade a ação aconteceu uma semana antes.

A ação, que contou com uma ótima adesão de homens do município, ofereceu palestras e orientações em saúde, verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, consulta médica, consulta de enfermagem, testes rápidos de HIV e Hepatite C e verificação de peso, altura e IMC. 

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas e as ações que são realizadas nesse período buscam implementar a política de saúde do homem e prevenir doenças que acometem essa parcela da população.



RN tem 2º maior índice de mortes violentas entre jovens

Dados apresentados pelo IBGE nesta segunda-feira (30), através da pesquisa Estatísticas de Registro Civil, indicam que o Rio Grande do Norte é o segundo estado do Nordeste que registrou elevação no número de mortes violentas contra jovens do sexo masculino de 20 a 24 anos ao longo da última década. Foram 268 mortes por 100.000 pessoas compreendidas na faixa etária estabelecida pela pesquisa. Há 10 anos atrás, a taxa era de 113,5 no estado. Alagoas é o estado nordestino que possui a maior proporção de mortes violentas entre jovens, 332 a cada 100.000.

No Brasil, essa taxa cresceu 5%. Somente em 2014, 179 de cada 100.000 pessoas de 20 a 24 anos foram vítimas de mortes por causas violentas - homicídios e acidentes de trânsito são as principais.

Os números reforçam uma preocupante constatação em relação aos índices de violência no RN, já endossado por outras pesquisas. Dados referentes à 2014 divulgados pelo 9º Anuário de Segurança Pública, mostram que o estado registrou média de 50 mortes a cada 100.000 habitantes (crescimento de 3,9% em relação à 2013). Somente em Natal, segundo o mesmo anuário, a taxa é de 65,9 a cada grupo de 100.000. Compreende-se como mortes no anuário homicídio doloso, lesão seguida por morte, latrocínio ou confrontos com a polícia.

Já o Mapa da violência divulgado neste ano, com dados referentes a homicídios praticados com arma de fogo entre 2010 e 2012, destaca cinco cidades potiguares dentre as 250 mais violentas do Brasil. São elas:

Mossoró - 54,7 mortes a cada 100.000 habitantes (50º no país)
Natal - 37,2 mortes a cada 100.000 habitantes (154º no país)
Extremoz - 35,5 mortes a cada 100.000 habitantes (173º no país)
São Gonçalo - 34,3 mortes a cada 100.000 habitantes (190º no país)
Macaíba - 31,6 mortes a cada 100.000 habitantes (222º no país)

Servidores do TJ criticam compra de 33 cadeiras por quase R$ 300 mil para juízes


O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Justiça do RN (SindJustiça) divulgaram nesta segunda-feira (30) uma nota à imprensa onde criticam a compra de 33 cadeiras por R$ 288,7 mil pelo órgão. Cada uma custará R$ 8.750,00. Segundo os servidores, ao adquirir os equipamentos, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, “ignora a gravíssima crise financeira do governo do Estado e a situação de penúria e abandono em que se encontram as dezenas de varas e fóruns espalhados pelo RN”.
Segundo o SindJustiça, a notícia da compra das cadeiras provocou revolta nos funcionários do Judiciário, principalmente pelo fato de Cláudio Santos ter implantado, desde o início de sua gestão, ações voltadas para o corte de gastos no órgão, que acabaram atingindo em cheio o salário dos servidores.
“Dinheiro parece não ser problema para o TJRN. Já a partir de janeiro os desembargadores e juízes terão mais um reajuste em seus vencimentos, desta vez de 16%, além de passarem a sentar-se em artefatos de arte (as cadeiras foram eleitas o design da década e fez parte do hall da fama do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - Moma). Já os servidores enfrentam toda sorte de constrangimentos e dificuldade para trabalhar com um mínimo de dignidade e conforto”, diz a nota.
O Sindicato relembra ainda a recente visita do desembargador à Câmara Municipal de Natal, quando anunciou a construção de uma nova sede para o TJRN. O projeto deverá custar R$ 80 milhões. “Mais uma demonstração cabal de que dinheiro não é problema para a corte”, conclui o SindJustiça.

Após quebra-quebra em Alcaçuz, secretário acabada com ‘regalias’ dos presos


O quebra-quebra promovido por detentos de três dos quatro pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no último sábado (28), não passará sem punição para os apenados. Segundo o secretário de justiça e cidadania do RN, Cristiano Feitosa, as ‘regalias’ que os detentos tinham foram cortadas.
“Retiramos as TVs que eles tinham dentro das celas e também não estamos mais permitindo a entrada comidas vindo de fora, isso está suspenso sem previsão de volta. Também suspendemos as visitas, pelo menos até o próximo final de semana, já que não temos condições de garantir a segurança das pessoas”, disse em entrevista para a TV Ponta Negra.
O titular da Sejuc afirmou que a rebelião do final de semana passada aconteceu depois da descoberta de um túnel no pavilhão 2. “Estamos fazendo várias revistas e todas semanas nós estamos encontrando túneis e drogas, frustrando a tentativa de fuga dos detentos, o que acaba fazendo com que eles fiquem agitados”.
Por fim, Cristiano Feitosa informou que sindicâncias serão abertas para tentar descobrir os responsáveis por danificar a estrutura da unidade prisional. “Se conseguirmos identificar os cabeças, eles terão prejuízos na progressão de pena”.
Os apenados do pavilhão 3, que não participaram da rebelião, continuam com as ‘regalias’ mantidas.

RN chega a 3º lugar no número de casos de microcefalia


Em sete dias, o número de casos de microcefalia notificados ao Ministério da Saúde subiu de 739 notificações de casos suspeitos para 1.248 casos até a noite da última sexta-feira (27). De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado em coletiva de imprensa na manhã de hoje (30), o Rio Grande do Norte ultrapassou Sergipe no número de casos, alcançando o terceiro lugar com 79 notificações. Até o dia 21 de novembro, eram 47 notificações. Pernambuco e Paraíba ainda lideram o ranking.

De acordo com o boletim, os casos suspeitos foram identificados, até agora, em 13 estados, mais o Distrito Federal, com notificações em 311 municípios brasileiros. Até o momento, sete óbitos foram registrados, mas apenas em um deles foi confirmada a presença do vírus de Zika Vírus na criança. O caso, registrado no Ceará, embasou a confirmação de que o vírus, transmitido pelo Aedes Aegypt, pode causar a microcefalia.

"As orientações não mudam. A confirmação apenas só retifica a necessidade do combate ao vetor e as medidas de proteção individual, que são os instrumentos de prevenção possíveis de serem utilizados agora", reiterou Claudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Nesta tarde, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, bem como representantes do Conselho Nacional de Saúde participam de lançamento de um plano de combate ao mosquito em Pernambuco, primeiro estado a decretar estado de emergência por causa da doença. 

Caixa já arrecadou mais de R$ 5,1 bilhões com a Mega-Sena em 2015

A Caixa Econômica Federal já arrecadou este ano mais de 5,111 bilhões com a Mega-Sena, segundo dados apurados até ontem, 23. O número de apostas chegou a 2,108 bilhões, superando em 138,69% a quantidade registrada em 2014 (883,354 milhões).
Para garantir a expectativa de pagamento do prêmio do concurso atual de R$ 200 milhões, já acumulado dez vezes, a estimativa da Caixa é arrecadar mais de R$ 400 milhões. O próximo sorteio está marcado para este quarta-feira, 25. O prêmio da Mega-Sena acumula até que um apostador acerte os números, ou seja, não há limites de quantas vezes pode acumular.
A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de ganhar. Também é possível ganhar prêmios acertando cinco (Quina) ou quatro (Quadra) números.
Os recursos arrecadados não são totalmente destinados a quem acerta as dezenas, porque parte do dinheiro vai para investimentos do governo em áreas como educação, segurança, cultura e esporte.

Três pessoas são assassinadas em saída de casa de shows em Natal

Um triplo homicídio foi registrado na madrugada deste domingo (29) na saída de uma casa de shows na Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, dois homens e uma mulher foram mortos a tiros na avenida Maranguape, no conjunto Panatis. Ainda de acordo com a PM, as vítimas foram alvo de um atirador que usou uma pistola calibre 380.

O fato ocorreu por volta das 4h. Segundo a polícia, as vítimas foram identificadas como sendo Caio César Moura da Costa, de 22 anos, Mariany Nataly Lima, de 22 anosm e umoutro homem que ainda não teve o nome revelado. Eles saíam de uma casa de shows quando um homem desceu de um veículo tipo Golf de cor Prata e efetuou os disparos, acertando as três vítimas. O autor do crime fugiu sem ser identificado.
Uma equipe do Samu ainda foi acionada, mas os feridos morreram antes da chegada do socorro. A motivação do triplo assassinato aind anão foi revelada. O caso será investigado pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom).

Wilma passa bem após cirurgia no Sírio-Libanês para tratar úlcera duodenal

A ex-governadora Wilma de Faria passou por uma cirurgia neste sábado (28), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma úlcera duodenal, diagnosticada ainda em Natal e confirmada em São Paulo.
Wilma permanecerá na UTI para a recuperação cirúrgica até esta segunda-feira (30), quando será transferida para um apartamento.
A informação foi repassada, pela sua filha Ana Cristina que acompanha a mãe em São Paulo.

Secretaria de Saúde do RN propõe combate maciço ao Aedes aegypti

Preocupado com os casos de microcefalia registrados no Rio Grande do Norte nos últimos três meses - 60 ao todo - e após o Ministério da Saúde ter confirmado a relação entre a doença e o zika vírus, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, anunciou que vai propor ao governo do estado um combate maciço ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, o próprio zika vírus, chikungunya, guillain-barré e até mesmo a febre amarela.

Numa reunião realizada neste domingo (29), ficou estabelecido que toda quarta-feira técnicos do setor da Coordenadoria de Promoção à Saúde darão entrevista coletiva, sempre às 15h, onde será divulgado um boletim semanal sobre o acompanhamento dos casos das doenças causadas peAedes aegypti.
Ainda no encontro, foi proposta uma reunião com os secretários de Estado e prefeitos para levar ao conhecimento de todos a importância de se fazer uma divulgação quanto aos perigos da presença do mosquito nos locais de trabalho e nos municípios.
Dentro dessa estratégia, segundo a Sesap, também será proposto o engajamento da sociedade civil, bem como igrejas, escolas públicas e privadas, e orientações nas contas de água e luz para que a população saiba como se prevenir.