domingo, 18 de setembro de 2016

ABC empata com o ASA-AL no Frasqueirão, classifica em 2º e agora enfrenta o Botafogo-SP


O ABC voltou a campo na noite deste domingo para encarar o ASA de Arapiraca-AL no Estádio Frasqueirão, num duelo válido pela última rodada da fase de grupos da Série C. Mesmo jogando em casa, o Alvinegro não conseguiu mais do que um empate com o placar de 2 a 2, resultado que fez a equipe encerrar a participação na 1ª fase na 2ª posição.
O meio-campista paraguaio Echeverría abriu o placar logo aos sete minutos do primeiro tempo, após receber bom passe e finalizar seco na saída do goleiro alagoano. Entretanto, o empate do Fantasma veio um minuto depois, com Rafael desviando cruzamento e deixando tudo igual.
No segundo tempo, Echeverría recebeu mais um bom passe e, de frente pro goleiro, usou a perna direita para recolocar o ABC em vantagem aos 35 minutos. Quando a vitória parecia assegurada, uma descida do ASA pelo lado esquerdo que resultou num cruzamento fez Reinaldo Alagoano desviar e empatar de novo. 2 a 2 aos 43 minutos, placar que foi o final.
Com o resultado, ambas as equipes garantiram vaga na fase de mata-mata da Série C, que definirá quem serão os classificados para a segunda divisão do ano que vem. O ABC ficou em segundo lugar, com 30 pontos (atrás do Fortaleza-CE apenas por critérios de desempate), e agora vai encarar o Botafogo-SP na busca por uma vaga na Série B de 2016.

América apenas empata com o Remo em Belém e é rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro


A noite deste domingo entrou para a história como uma das mais perturbadoras do América. Atuando na cidade de Belém, capital do Pará, o Alvirrubro natalense encarou o Remo em duelo válido pela última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Pressionado para vencer, o time da Rodrigues Alves apenas empatou sem gols e foi rebaixado para a quarta divisão do país. A queda foi confirmada após o Confiança-SE, rival direto na luta contra o rebaixamento, venceu o Salgueiro-PE em Aracaju por 2 a 1 e ultrapassou o América na tabela de classificação.
Diante do empate conquistado em Belém, a equipe americana apenas chegou aos 20 pontos na competição e caiu para o nono lugar. O Confiança, que iniciou a rodada na situação de queda, foi para 22 pontos com a vitória adquirida e se manteve na terceira divisão do certame nacional.

Em 24h, polícia registra 34 veículos roubados ou furtados na Grande Natal


Trinta e quatro veículos foram roubados ou furtados ao longo do sábado (17) e madrugada deste domingo (18) na Grande Natal. Do total, 24 ocorrências foram registradas na Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital potiguar; as demais, na Plantão da Zona Norte. Durante os finais de semana e feriados, vale explicar que somente as duas delegacias são responsáveis pelos registros de crimes ocorridos na região Metropolitana de Natal.
Segundo o delegado Pedro Paulo Falcão, da Plantão Zona Sul, apenas quatro veículos foram recuperados pela polícia na área em que ele atua. Sobre a quantidade de veículos roubados e/ou furtados, o bacharel ressaltou que, de fato, “é uma quantidade muito grande de ocorrências”.

Sistema FIERN abre inscrições para trainee do SESI, SENAI e IEL


As inscrições do processo seletivo para trainee do Sistema FIERN (SESI/SENAI e IEL) estão abertas e prosseguem até o dia 22 de setembro, uma quinta-feira. Os dois editais, um que regulamenta o processo seletivo do SESI-RN e SENAI-RN e outro do IEL-RN estão disponíveis  no endereço eletrônico: http://www.rn.iel.org.br/index.php/trabalhe-conosco/trainee-2016
Na mesma página na internet também estão disponíveis os links para o formulário de inscrição, a instrução para preenchimento, os critérios de pontuação, os programas de conteúdo das provas escritas, o pedido de recursos e, no caso do SESI e SENAI, as unidades de lotação.
Para participar do processo seletivo, é preciso ter concluído o curso de nível superior, da área na qual o candidato vai concorrer, entre 2014.1 e 2016.1. No caso do SESI/SENAI, são oito vagas disponíveis, em áreas como Pedagogia Administração, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Enfermagem (com especialização em enfermagem do trabalho). O número de vagas por cada uma destas áreas está disponível no edital. Para o IEL-RN, são duas vagas para graduados em Administração.
O programa de trainee do SESI/RN, SENAI/RN e IEL/RN tem como objetivo incentivar profissionais com potencial e diferencial de competência técnicas e humanas, aptos a serem preparados para o ingresso na carreira. O salário mensal será de R$ 2.308,24 para uma carga horária de 40 horas semanais. A contratação dos selecionados, no regime celetista, será por tempo determinado de doze meses, podendo ser renovado por igual período.
No edital, também estão disponíveis as informações preliminares, mais dados sobre o Programa Trainee 2016, os detalhes sobre a inscrição, a estrutura da seleção, as normas e procedimento relativos à seleção.

Passeata das mulheres reúne 15 mil pessoas, segundo a PM


A passeata das mulheres, realizada pela candidata à reeleição como prefeita, Dra. Fernanda, e correligionários que integram a coligação “Trabalho pra Valer”, reuniu, nesta sexta-feira (16), 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

A caminhada fez parte das comemorações pela passagem do aniversário da candidata e contou com a participação do candidato a vice-prefeito, Ivanildinho, do presidente estadual do PMDB, Henrique Eduardo Alves, do deputado federal Rafael Motta (PSB), do senador José Agripino (DEM), do deputado estadual Tomba Farias (PSB), de Joca, filho de Iberê e simpatizantes.

Na ocasião, Henrique Eduardo Alves citou a alegria das pessoas. "Percorro várias cidades do Estado. Essa é a festa mais bonita que vi. O povo de Santa Cruz acredita no trabalho de Fernanda. Você é uma das melhores prefeitas do Rio Grande do Norte. O povo dessa cidade pode ter orgulho de você", disse

O deputado Rafael Motta também elogiou o desempenho de Dra. Fernanda como prefeita. "Esse é o momento de pedir o voto para a melhor prefeita do Rio Grande de Norte. Ela é um exemplo de mãe, profissional, mulher, como cada uma de vocês", falou.

Já o senador José Agripino fez questão de lembrar as mudanças que ocorreram com Tomba e Fernanda à frente da prefeitura municipal. "Precisamos lembrar como era a cidade antes de Tomba. Santa Cruz hoje é outra cidade. E Santa Cruz tem uma mulher forte chamada Fernanda", disse.

Ao tomar a falar, o deputado Tomba agradeceu a participação da população. "Hoje eu só agradecer a cada um de vocês. Vocês participaram com muita animação da passeata e isso nos deixa muito felizes", falou.

Dra. Fernanda também agradeceu ao carinho e alegria. “Gostaria de agradecer ao carinho, a confiança, ao abraço. Isso me dar força nas horas difíceis", disse.













domingo, 11 de setembro de 2016

Benito di Paula faz show no Teatro Riachuelo em Natal


Com um de seus shows mais aplaudidos e aclamados, sucesso de público e crítica, o cantor e compositor Benito di Paula volta a Natal no dia 16 de setembro, no Teatro Riachuelo, a partir das 21h. Nas últimas quatro apresentações em Natal, o ingressos foram esgotados. Em plena forma, nos seus mais de 70 anos de idade e mais de 40 de carreira, Benito demonstra total domínio sobre o palco cantando e tocando piano junto à sua maravilhosa voz, prometendo mais uma noite de sucesso.
Benito Di Paula vem acompanhado de uma banda super afiada: Ney Veloso, seu irmão, guitarra e cavaquinho; Kauan Veloso, no cavaquinho; Edu, no contrabaixo; Paulo Cesar, na bateria; Arrepiado, Dino e Luiz Carlos na percussão. O show ainda promete algumas surpresas, dentre elas a participação de seu filho, Rodrigo Veloso, tocando e cantando como o pai. No repertório, o público pode esperar os sucessos como Bandeira Do Samba, Como Dizia O Mestre, Do Jeito Que A Vida Quer, Retalhos De Cetim, Charlie Brown, entre outros.
Serviço
Benito di Paula e Banda
Local: Teatro Riachuelo - Shopping Midway Mall
Data: 16 de setembro, sexta-feira, 21h
Preço: De R$ 140 a R$ 200

Com presença de Ciro Gomes, Carlos Eduardo inicia campanha de rua em evento na Zona Norte


“Carlos Eduardo pegou uma administração destrocada e com muito equilíbrio recolou a cidade nos eixos, promoveu investimentos, inaugurou obras, restaurou programas e vem mantendo a prestação de serviços, apesar do país estar vivendo a maior recessão econômica da sua história, e por isso é um dos prefeitos de capitais mais bem avaliado do Brasil”.
Foi o que disse o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração, Ciro Gomes, em evento realizado na noite de ontem no Plaza Casa Show, na Avenida Itapetinga, zona Norte de Natal, que marcou o início da campanha de rua pela reeleição de Carlos Eduardo. “Natal viveu há quatro anos uma experiência nefasta e nesse momento difícil precisa de pessoas experientes e que já mostraram do que são capazes e tenho certeza que o povo de Natal não vai arriscar repetir um voto errado e sofrer as consequências disso”, completou Ciro Gomes.
Ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do candidato a vice-governador Álvaro Dias, de diversos candidatos a vereador e de lideranças dos partidos aliados, o prefeito Carlos Eduardo agradeceu o apoio recebido e falou da mobilização nas ruas a partir de agora até o dia 2 de outubro para levar sua mensagem e tentar a reeleição.
O presidente do PDT também enfatizou a experiência administrativa de Carlos Eduardo. “O plano de governo apresentado por ele é completo e tem foco no desenvolvimento sustentável da capital potiguar. Carlos Eduardo é um gestor testado e aprovado pela população e não tenho dúvidas que será prefeito novamente”, disse Carlos Lupi.
Lupi lembrou também da passagem de Álvaro Dias pelo PDT e o chamou de um político preparado para dar as mãos sempre que necessário. “O deputado Álvaro Dias é um amigo que eu tenho, ele entrou e saiu do PDT pela porta da frente e só deixou boas impressões e amizades no diretório nacional da nossa legenda”.
O prefeito Carlos Eduardo agradeceu o apoio e o incentivo e a confiança depositada no seu nome e disse que precisa ser reeleito para continuar o trabalho de resgate da cidade, reforçando os investimentos em saúde, educação e na assistência social: “O meu compromisso é com a população de Natal. O carinho recebido hoje aqui é o combustível para continuar o nosso trabalho em busca de uma Natal mais justa e melhor de se viver”.

sábado, 10 de setembro de 2016

No bairro Maracujá, mais uma prova que a atual prefeita de Santa Cruz conduzirá o município por mais 4 anos









Fotos: Edipo Natan

Conheça seis recursos do WhatsApp que podem melhorar sua vida


O WhatsApp já tem mais de 1 bilhão de usuários e, mesmo com tantas informações circulando nas redes sociais e com a divulgação das atualizações, algumas funcionalidades interessantes do serviço passam despercebidas. Confira alguns recursos que podem deixar sua vida bem mais confortável:
  1. Negrito, itálico e riscado
É possível colocar palavras em negrito e em itálico. Para negrito, as palavras devem estar entre dois asteriscos (*); em itálico, devem estar entre dois sinais underline ( _ ) e para riscar um texto basta colocar uma palavra entre um sinal de til (~).
  1. Compartilhar documentos
O app permite o envio de documentos no formato pdf e também o compartilhamento de arquivos do Office (Word, Excel, Power Point), pacote de programas da Microsoft. Para enviar um arquivo: no ícone de anexos das conversas está a opção “Documento”, que aparece junto com as outras antigas abas como câmera, galeria de fotos e áudio. Feito isso basta escolher o arquivo salvo no celular. Os arquivos do pacote Office têm as seguintes terminações: Word (.docx); Excel (.xlsx) e Power Point (.pptx).
  1. Esconder o último acesso
A mensagem “visto por último”, que vem em cima das conversas, pode ser “escondida”: vá em “Ajustes/Configurações”, acesse a aba “Conta”, depois “Privacidade”, e  em “Visto Por Último” marque a opção “ninguém” caso queira que nenhum de seus contatos veja a que horas ocorreu o último acesso.
  1. Ouvir mensagens de voz sem o alto-falante
Para evitar que aquelas mensagens de voz não atrapalhem um ambiente silencioso e outras pessoas escutem a mensagem, basta tocar no “play” e levar o celular ao ouvido, como se estivesse em uma ligação normal. Feito isso, a mensagem de voz deixará o modo alto-falante, ou viva-voz, para ser reproduzida internamente no telefone.
  1. Como evitar o ‘double check’ – recibo de leitura
Há duas formas de prevenir que alguém saiba que a mensagem foi lida (quando aparece o double check azul). A primeira: ir em “Ajustes/Configurações” > “Conta” >”Privacidade” e desativar a opção “confirmações de leitura”. Dessa forma, o usuário também não verá se suas mensagens foram lidas. O outro jeito, um truque: ative o modo avião antes de ler a mensagem recebida.
  1. Acessar o WhatsApp do computador
O WhatsApp Web permite o acesso do app no computador. Para espelhar o conteúdo da tela do smartphone ao computador, deve-se o site do aplicativo, e no celular ir em “Ajustes/Configurações” e selecionar onde está escrito “WhatsApp Web”. Uma tela se abrirá no smartphone com a câmera ligada, que servirá para ler o QR code da tela do computador. Reconhecida a conta, automaticamente o conteúdo do aplicativo será espelhado para a tela do computador.

PF prende dois homens no aeroporto de Natal com 1306 pílulas de ecstasy


Dois homens foram presos em flagrante na madrugada deste sábado (10), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, na Grande Natal, suspeitos de tráfico de drogas. Eles estavam com 1306 comprimidos de ecstasy. De acordo com a Polícia Federal, os dois homens - um paulista de 23 anos e um roraimense de 25 anos - moram em Natal.

A ação aconteceu quando os policias federais realizavam uma fiscalização de rotina no terminal de desembarque doméstico. Os policiais passaram a observar um passageiro que havia desembarcado de um voo procedente de Florianópolis e foi recepcionado por um outro homem, ainda no saguão. A dupla foi abordada e revistada quando se dirigia para o estacionamento. Na mochila do viajante, dentro de um saco plástico, estava a droga. Também foi encontrado um cartão de crédito em nome de terceiros na mochila.

Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para autuação na sede da Polícia Federal, em Lagoa Nova, onde a droga foi periciada. Durante o depoimento, o paulista, que trazia o ecstasy, confessou que recebeu os comprimidos em um hotel de Florianópolis, mas disse não sabia identificar quem fez a entrega e nem quem o contratou em Natal.

Já o outro suspeito, que possui antecedentes criminais e condenação por tráfico de drogas, declarou não ter envolvimento no caso, e disse que foi apenas “dar uma carona” a um amigo a quem havia emprestado o cartão de crédito do seu pai para que custeasse as despesas da viagem.

Os suspeitos estão custodiados na superintendência da Polícia Federal onde permanecem à disposição da justiça. Esta foi a primeira apreensão de droga sintética realizada pela PF nas dependências do aeroporto Aluízio Alves desde a sua inauguração em junho de 2014.

Polícia encontra depósito com R$ 300 mil em cargas roubadas no RN

Um depósito de cargas roubadas foi encontrado na tarde desta sexta-feira (9) na cidade de São Gonçalo do Amarante. A investigação, realizada pela Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) resultou na apreensão de mais de R$ 300 mil em produtos roubados, segundo a Polícia Civil.
O local, um grande galpão semelhante a um ginásio, foi encontrado pela polícia na manhã de hoje. A equipe da Deprov contabilizou aproximadamente 1.800 caixas de alho, caixas com cosméticos, biscoitos, copos descartáveis, produtos de higiene e bebidas alcoólicas
Policiais civis da Deprov já sabiam que na área de São Gonçalo do Amarante havia um depósito que estava sendo usado para guardar material roubado. De acordo com a Polícia Civil, uma carga de 2.500 caixas de alho saiu da cidade de Goiânia, Góias, com destino a Maracanaú, Ceará. Porém, há cerca de dois dias, a carga acabou sendo roubada, o que acabou levando os agentes ao depósito em São Gonçalo.
A Polícia Civil verificará a procedência de todos os produtos encontrados, mas existem chances de que também sejam roubados. Nenhuma pessoa estava no galpão no momento da chegada dos policiais civis, mas todos os envolvidos já estão sendo investigados.

Cesta básica fica mais cara em Natal, mas segue mais barata entre capitais


Natal segue com a cesta básica mais barata entre as capitais brasileiras. De acordo com o levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgado nesta sexta-feira (9), o valor da cesta subiu para R$ 365,46, mas ainda assim ficou abaixo do preço médio de R$ 370,70 registrado em Aracaju. O estudo leva em consideração preços analisados durante o mês de agosto.
De acordo com o Dieese, o  valor da cesta básica aumentou  em  18  das  27  capitais  do
país. Na capital potiguar foi registrado um aumento de 0,78% na média dos preços em comparação ao mês anterior. Os maiores aumentos foram registrados em Florianópolis  (3,16%), Maceió (3,11%) e Macapá (2,91%). As maiores diminuições aconteceram em Goiânia (- 3,15%) e Aracaju (-2,26%).
Em Natal, o farinha sofreu o maior aumento dentre os produtos. O produto aumentou o valor de venda em 8,42%. O manteiga (5,42%) e o leite (5,14%) também contribuiram para o aumento.
O valor só não subiu mais porque o tomate (-8,25%) e a banana (-3,90%) sofreram quedas no preço e mantiveram o preço médio mais baixo do que em outras capitais.

Ministério do Trabalho esclarece sobre jornada de 12 horas


Na quinta-feira (8), o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira disse que a governo iria propor, entre os itens da reforma trabalhista a ser enviado ao Congresso, o regime de 12 horas diárias na jornada do expediente. A forma como foi colocada desagradou o governo Michel Temer e, ontem(9), diante da repercussão, o Ministério do Trabalho, em nota assinada pela Assessoria de Imprensa, esclareceu os pontos reafirmando o que Nogueira disse em entrevistas de que não haverá aumento da jornada para 12 horas e que a atualização da legislação do setor deve ser realizada em benefício do trabalhador brasileiro. "Exemplos dessa exceção à jornada regular de 8 horas diárias são a escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, e o cumprimento da jornada semanal de 44 horas semanais em apenas 5 dias da semana", complementa a nota.
Leia a nota: 
'O Ministério do Trabalho vem a público fazer o seguinte esclarecimento:

1 - Não haverá aumento da jornada de trabalho de 44 horas semanais.

2 – Não haverá aumento da jornada diária de 8 horas de trabalho. 

3 - O que está em estudo é a possibilidade de permitir aos trabalhadores, através de seus representantes eleitos e em sede de convenção coletiva, ajustarem a forma de cumprimento de sua jornada laboral de 44 horas semanais da maneira que lhes seja mais vantajosa. 

4 - De fato, a atualização da legislação trabalhista deve ser realizada em benefício do trabalhador brasileiro, consagrando por força de lei institutos já há muito tempo amplamente utilizados por diversas categorias profissionais, mas que hoje carecem da devida segurança jurídica, sendo objeto das mais diversas interpretações judiciais. 

5 - Exemplos dessa exceção à jornada regular de 8 horas diárias são a escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, e o cumprimento da jornada semanal de 44 horas semanais em apenas 5 dias da semana.

6 – Ademais, os contratos de trabalho devem ser adequados à realidade das centenas de categorias profissionais existentes, pois somente o aperfeiçoamento da segurança jurídica e a fidelização do contrato de trabalho farão o Brasil alcançar um novo patamar nas relações laborais. 

7 - A par disso, continuaremos buscando com afinco a modernização da legislação trabalhista, tão almejada pelos trabalhadores brasileiros, prestigiando a autonomia do trabalhador e a sua representatividade sindical, de modo que o Brasil seja capaz de criar oportunidades de ocupação com renda simultaneamente consolidando os direitos trabalhistas.'

Leite de jumenta é alvo de investidores no RN; queijo custa R$ 3 mil o quilo


Investidores chineses e ingleses têm um projeto ambicioso para ser desenvolvido no sertão potiguar. A ideia é produzir leite de jumenta para a fabricação de um dos queijos mais caros do mundo: o pule. Consumido principalmente na Ásia e Europa, o quilo pode chegar a R$ 3 mil. O local escolhido para a criação dos animais foi o município de Felipe Guerra, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes na região Oeste do estado.

O projeto chegou a cidade depois que uma empresa potiguar comprou uma propriedade com 475 hectares na zona rural de Felipe Guerra. A ideia é que os municípios que já fazem o trabalho de captura dos jumentos se responsabilizem pela entrega dos bichos. No entanto, ainda não existe uma previsão para o projeto começar, pois estão na dependência da adesão dos criadores da região.

Conheça as 10 empresas com o maior número de reclamações em Natal


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) recebe, diariamente, inúmeras reclamações em todas as partes do Brasil. Em Natal, a situação não foge muito dessa realidade. Pessoas que se sentem lesadas por determinada empresa geralmente buscam os meios legais para que possam ser protegidas. Desta forma, não terminam em desvantagem no negócio, desde que estejam dentro da razão.
Recentemente, o Diário Oficial do Município de Natal (DOM), através do Instituto Municipal do Procon, publicou uma listagem com as empresas que detém o maior número de reclamações em toda capital potiguar. Entre os nomes, marcas conhecidas nacional e até mundialmente. Separamos as dez primeiras do ranking. Veja abaixo:
1º – Magazine Luiza S.A (05 reclamações)
2º – Banco do Brasil (04 reclamações)
3º – Lojas Insinuante Ltda (04 reclamações)
4º – Caixa Econômica Federal (04 reclamações)
5º – MB Vicent Com. e Serviços em Telecomunicações Ltda (03 reclamações)
 – Lojas Americanas (02 reclamações)
7º – Supermercado Nordestão (02 reclamações)
8º – Black Diamonds (02 reclamações)
9º – SKY (02 reclamações)
10º – Correios (02 reclamações)
Além das 10 listadas, outras diversas empresas bastante conhecidas aparecem com reclamações em Natal, como por exemplo a Adidas, SKY, Bancos BMG, Itaú e Bradesco, Brastemp, Carrefour, Visa, Positivo, Gradiente, LG, Motorola, Samsung, Semp Toshiba, Sony Ericsson, Tim e Oi.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Cartilha " Cidadania e Eleição" (Hugo Tavares Dutra)


É SUA A SELEÇÃO

Não chute a eleição
para o terceiro tempo.

Você tem um instrumento,
na palma da sua mão.

Maria, Pedro ou João
o voto é um poder.

É você quem vai dizer:

Quem merece ser votado.

Quem vai ser o escalado.

É sua a seleção.


Autor: Hugo Tavares Dutra

Reforma trabalhista prevê contrato por produtividade e jornada de 12 horas


A reforma trabalhista que será proposta pelo governo do presidente Michel Temer poderá ampliar as modalidades permitidas de contrato formal de trabalho. Hoje, o único formato possível é o que prevê jornada de trabalho, mas estão sendo aventados outros dois tipos: por horas trabalhadas ou por produtividade. O governo também pretende limitar a jornada de trabalho a 48 horas semanais (44h regulares e 4h extras), com um teto de 12 horas diárias.
 
A principal mudança neste caso seria em relação à jornada diária, que hoje é limitada a 8 horas, mas, pela proposta, poderá ser estendida para 12 horas, respeitada a jornada de 48 horas semanais prevista na legislação corrente, segundo o Ministério. Os planos do governo foram detalhados hoje pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante encontro de sindicalistas da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), em Brasília.
 
“Vamos colocar freios na lei com teto de jornada em 48h semanais, sendo até 12h diárias”, disse o ministro. Segundo ele, a reforma trabalhista vai assegurar que as convenções coletivas possam estabelecer como se dará a divisão de horas ao longo da semana. As entidades, no entanto, não terão poder de decidir sobre aumento ou redução da jornada. “Juízes são legalistas, julgam pelo que está explícito na lei. Não dá para ignorar que temos CLT, Constituição, normas e súmulas”, disse.

Motorista que arrastou moto por 2 Km paga fiança e é solta em Natal


A professora de 35 anos que arrastou uma moto por 2 Km após uma batida na noite desta quarta-feira (7), em Natal, foi solta pela Justiça. Na tarde desta quinta-feira (8), a mulher passou por uma audiência de custódia, onde foi estabelecida uma fiança de R$ 3.080. Durante a audiência, a mulher assumiu que ingeriu bebida alcoólica antes do acidente.

Em depoimento, a professora declarou que bebeu duas cervejas antes de causar o acidente com o motociclista. Além disso, ela também disse fazer uso de diversos medicamentos.
O Ministério Público pediu que fosse concedida a liberdade a professora. No entanto, pediu que além da homologação da prisão em flagrante fossem aplicadas medidas cautelares. O parecer do MP foi aceito pela defesa.
Na decisão, o juiz Henrique Baltazar, responsável pelo caso, decidiu pela homologação da prisão em flagrante e estabeleceu medidas cautelares. Além do pagamento da fiança, a professora fica obrigada a comparecer periodicamente em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades e terá que informar qualquer mudança de endereço.

No RN, Operação 'Vertente' garante abastecimento de 13 cidades


O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta quinta-feira (8) a operação Vertente, que visa garantir o abastecimento de água para as áreas urbanas de 13 cidades do Seridó e do Alto Oeste potiguar. De acordo com o governo, a ação deve beneficiar 110 mil pessoas. A operação foi lançada na cidade de Alexandria.

Ainda de acordo com o governo, as cidades atendidas pelo programa serão Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Acari,Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, Luís Gomes, Antônio Martins,Pilões, João Dias, Tenente Ananias,  Paraná e São Miguel.
O abastecimento vai acontecer por meio de caminhões-pipa cadastrados na operação e vai utilizar dados georreferenciados dos mananciais e dos beneficiários, bem como, o registro, via satélite, dos caminhões utilizados no processo. Uma sala de geomonitoramento foi montada no Centro Administrativo para acompanhar a ação, desde a captação até a entrega da água.
A operação Vertente é realizada pelo Gabinete Civil e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e conta com aporte de R$ 4 milhões do Ministério da Integração Nacional.

Cerca de 330 pessoas aguardam doação de órgãos no Rio Grande do Norte


Uma campanha que busca conscientizar as pessoas para a importância de se manifestarem como doadores, um ato que pode salvar muitas vidas. Com este objetivo, é realizado o “Setembro verde”, tendo em vista o Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado no próximo dia 27. Este ano, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) é um dos apoiadores da campanha.
No dia 15 de setembro (quinta-feira), a Instituição, em parceira com o Instituto do Bem, montará um estande na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para estimular os integrantes do MPRN a se tornarem doadores de órgãos. “É importante levantar o tema. Vamos levar folders explicativos e quem quiser poderá nos passar os dados para fazer a carteira de doador”, explicou a diretora-presidente do Instituto do Bem, Raquel Barbosa.
Embora a carteirinha não tenha valor jurídico, ressaltou Raquel Barbosa, é pertinente para que os familiares tomem conhecimento do posicionamento do parente. “A decisão vai ser sempre da família, no caso dos doares falecidos. Então, é mais comum que respeitem o que foi definido pelo parente ainda em vida”, declarou.
Atualmente, no Rio Grande do Norte, há 142 pessoas esperando por um transplante de córnea, 155 por um transplante de rins e 35 por uma doação de médula óssea, segundo dados da Central de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
A negativa familiar, inclusive, é justamente um dos maiores problemas enfrentados, de acordo com a coordenadora da Central de Transplantes, Raíssa Marques.
Uma das pessoas que passará a integrar essa fila de espera é Ana Maria Nascimento de Medeiros, de 56 anos, mãe da servidora do MPRN, Ana Ivelina Nascimento de Medeiros Alencar. É bastante recente a descoberta da necessidade da cirurgia para receber um rim novo, situação decorrente de várias doenças como diabetes e hipertensão ao longo de mais de 20 anos.
Ana Maria tomou conhecimento dessa realidade através da assistente social da clínica onde faz hemodiálise. “É um misto de esperança em ficar livre da hemodiálise e voltar a ter mais qualidade de vida, e um medo de que não encontre um doador compatível e de que a cirurgia não dê certo”, definiu sobre o sentimento de passar a figurar em uma lista de espera.