segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O deputado estadual, Tomba Farias, embarcou hoje (24) para Brasília, onde participará de ato pela manutenção das vaquejadas


Representando a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) embarcou na tarde de hoje com destino a Brasília, onde participará amanhã da grande manifestação em favor das vaquejadas – o "grito do vaqueiro em Brasília" - que reunirá pessoas de vários estados.
No aeroporto internacional Aluisio Alves, junto com Tomba Farias, viajou uma grande comitiva, composta por dirigentes de entidades, como a Associação Norte-Rio-Grandense de Cavalos Quarto de Milha e Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte, além de criadores e praticantes do esporte.

Prefeitura apresenta seu turismo religioso em João Pessoa/RN


Santa Cruz participou da sexta edição do “Festival do Turismo João Pessoa”, através de um estande institucional adquirido pela Prefeitura Municipal. O evento é considerado o maior do gênero do Norte/Nordeste e aconteceu no Centro de Convenções da capital paraibana nesta sexta-feira (21) e sábado (22).

Representada no evento pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Prefeitura de Santa Cruz continua colocando em prática uma das estratégias traçadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa na área do turismo, que é divulgar o município e seus atrativos turísticos nos principais eventos nacionais do gênero, como o realizado em João Pessoa/RN. No espaço reservado para Santa Cruz houve distribuição de material institucional com informações turísticas sobre município.

O “Festival do Turismo João Pessoa” contou com cerca de 200 estandes, quase 3.200 profissionais do turismo e em torno de 560 expositores. A secretária Marcela Pessoa considerou o evento muito produtivo para Santa Cruz, com todas as expectativas superadas.

Governador anuncia que editais de quatro concursos serão publicados até dezembro


Em entrevista ao programa Meio Dia Cidade, da Rádio Cidade (94,3 FM), o governador Robinson Faria (PSD) divulgou que até dezembro serão publicados os editais de quatro concursos públicos. Serão 896 vagas no total.
Os concursos são para o Itep (45 vagas), Polícia Militar (600 vagas), Polícia Civil (200 vagas) e Corpo de bombeiros (50 vagas).  O objetivo é aumentar o efetivo, principalmente da polícia, para que seja “mais ostensiva e preventiva”. Haverá também um outro concurso próximo ano, mas o governador não deu detalhes.

Rio Grande do Norte se aproxima de 1.600 assassinatos em 2016

Dezesseis pessoas foram mortas neste final de semana no Rio Grande do Norte. O número de crimes é do Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) que aponta que as ocorrências fizeram o estado potiguar se aproximar de 1.600 assassinatos neste ano.
O balanço do OBVIO dá conta de que entre a última sexta-feira (21) e esse domingo (23), o RN foi palco para quatro assassinatos no primeiro dia do levantamento, seguido por mais quatro no sábado e oito no terceiro dia mapeado.
A maioria desses casos se concentrou na capital potiguar. Natal registrou mais de 5% dos crimes; seguido por São Gonçalo do Amarante, Apodi, Mossoró, Tangará, Itajá, Jaçanã, Jandaíra, João Câmara, e Monte Alegre.
As mortes fizeram o estado contabilizar 1.595 assassinatos entre 01 de janeiro e 23 de outubro deste ano. A quantidade representa um aumento de 23,45% à mais do que o ano passado, ou seja, 303 vidas perdidas em 2016 em relação a 2015.

Papa diz que Iraque vive "crueldade desenfreada"

O papa Francisco fez um apelo neste domingo (23) em apoio ao Iraque e disse estar "chocado" com a brutalidade do Estado Islâmico (EI) contra civis. "Neste momento dramático, estou ao lado de toda a população do Iraque, principalmente da cidade de Mosul", disse o líder católico durante a tradicional celebração dominical do Ângelus, no Vaticano.
 
"Nossos corações estão chocados com os desenfreados atos de violência que há muito tempo estão sendo cometidos contra cidadãos inocentes, tanto muçulmanos quanto cristãos, ou de outras etnias e religiões", afirmou Francisco. "Fiquei triste com a morte a sangue frio de vários filhos daquela terra amada, entre eles crianças. Esta crueldade nos faz chorar e nos deixa sem palavras".
 
Há uma semana, o Exército do Iraque, com o apoio da coalizão internacional, lançou uma ofensiva militar para libertar a cidade de Mosul do Estado Islâmico, que controla a área desde junho de 2014. Já houve relatos de violência e brutalidade nos confrontos, pois, conforme os militares se aproximam, o grupo terrorista adota mais técnicas brutais contra os civis. O Estado Islâmico executou 284 pessoas na sexta-feira passada e está usando gás tóxico como arma de guerra.
 
As Nações Unidas acreditam que esta ofensiva causará uma nova onda de refugiados e afirma que é possível que o EI use as pessoas como escudos humanos. "Rezo para que o Iraque, duramente atingido, seja forte e tenha esperança de poder seguir adiante rumo a um futuro de segurança, reconciliação e paz. Peço a todos vocês que se unam a mim nesta oração", disse o Papa.

MP apura se servidores recebem acima do teto constitucional na ALRN


O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar se há servidores da Assembleia Legislativa do RN recebendo vencimentos acima do teto consitucional. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado e é assinada pela promotora Keiviany Silva de Sena.
De acordo com a publicação, a promotora solicitou à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte os contracheques dos meses de julhos, agosto e setembro de 2016 para constatar se existe a irregularidade. A portaria não divulgou o nome dos servidores que estariam recebendo acima do teto.

Parceria entre Prefeitura e SEEL traz finais da Taça RN de Futebol Escolar para Santa Cruz; decisões acontecem neste sábado e domingo no Iberezão


Fim de semana esportivo movimentado na capital do Trairi. Com o apoio da Prefeitura, Santa Cruz sediará neste sábado (22) e domingo (23) as finais da Taça RN de Futebol Escolar, competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) e que reuniu 16 seleções municipais com atletas com até 17 anos de idade.

Neste sábado, a partir das 14h30, se enfrentam pela fase semifinal Santa Cruz x Goianinha, em seguida Pedro Velho x Currais Novos. No domingo pela manhã, a partir das 8h, acontece a disputa pelo terceiro e quarto lugar; à tarde, a partir das 14h30, será realizada a partida que definirá a equipe campeã da competição. Todos os jogos serão disputados no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Ibezerão) com entrada gratuita do torcedor.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, destacou a importância para município de receber as finais dessa competição. “Primeiro temos o intercâmbio esportivo entre os municípios, o principal objetivo da competição. Tem também o lado econômico, já que todas as equipes ficarão hospedadas na cidade, ocupando leitos de hotéis e se alimentando nos restaurantes locais. É um evento que só traz benefícios”, ressaltou.

Seleção de Santa Cruz
A Seleção de Santa Cruz de futebol sub 17 está disputando a competição e enfrentará a representação da cidade de Goianinha neste sábado (22) pela semifinal. A equipe que recebe total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, se preparou durante toda a semana para se apresentar bem e conquistar bons resultados.

ABC leva goleada do Guarani e dá adeus a chance do bicampeonato


Em jogo válido pela semifinal da série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani venceu o ABC pelo incrível placar de 6 a 0, depois de perder no estádio Frasqueirão de 4 a 0 no último domingo (16).
A partida aconteceu neste domingo (23) no estádio Brinco de Ouro, em Campinas-SP. No primeiro tempo, o alvinegro potiguar sofreu dois gols. O primeiro aos 8 minutos com Edson, de cabeça após cobrança de falta de Leandro Amaro. Aos 25 minutos, Fumagalli marcou o segundo também numa cobrança de falta.
Ainda no primeiro tempo o ABC teve um jogador expulso, o Jones Carioca aos 31 minutos.
Já em situação dificílima, o time potiguar não teve chance no segundo tempo. O Guarani marcou quatro gols: Fumagalli aos 3 e aos 9 minutos, Alex Santana aos 31, e Pipico aos 35 minutos.
Com o placar favorável, o Guarani vai enfrentar o Boa Esporte na decisão da série C do Campeonato Brasileiro.

Ficha Técnica
Local: Estádio Brinco de Ouro, Campinas-SP
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda – RJ
Cartões amarelos: Ferreira, Deivid, Fumagalli (Guarani); Jones, Edson (ABC)
Cartão vermelho: Jones (ABC)
Guarani: Leandro Santos, Lenon, Ferreira, Leandro Amaro e Gilton; Auremir, Evandro (Alex Santana), Pipico, Fumagalli e Deivid; Eliandro. Técnico: Marcelo Chamusca.
ABC: Edson, Filipi Sousa, Léo Fortunato, Cleiton e Alex Ruan; Anderson Pedra, Guedes, Erivelton e Lúcio Flávio (Márcio Passos); Caio Mancha (Echeverria) e Jones. Técnico: Geninho.

Santa Cruz participa nesta sexta e sábado de evento turístico em João Pessoa/PB


A Prefeitura de Santa Cruz estará com um estande na sexta edição do Festival do Turismo João Pessoa/PB. O evento é considerado o maior do gênero do Norte/Nordeste e acontece nesta sexta-feira (21) e sábado (22) no Centro de Convenções da capital paraibana.

A participação de Santa Cruz neste evento faz parte do planejamento da gestão da Prefeita Fernanda Costa que é de estar presente nos principais eventos nacionais de turismo, reforçando a divulgação do município como destino turístico religioso, por meio da distribuição de material gráfico e exposição de vídeos.

Santa Cruz está representada por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

domingo, 23 de outubro de 2016

PRF lança campanha para arrecadar leite para crianças com câncer

A Polícia Rodoviária Federal lançou neste domingo (23) uma campanha para arrecadar leite para crianças com câncer. O lançamento oficial da campanha aconteceu às 16h no Parque das Dunas, em Natal. A ação que aconteceu em todo Brasil, tem como objetivo apoiar as entidades que estão diretamente envolvidas com a causa, como hospitais, casas de apoio e congêneres.
No Rio Grande do Norte, a campanha será encerrada no dia 24 de novembro quando será realizado um dia inteiramente voltado às crianças que estão em tratamento, com a realização de passeios, lanches, atividades lúdicas, etc.
Durante esse período, serão  arrecadados leites do tipo NAN1 e NINHO para serem doados ao Hospital Varela Santiago e a outras entidades. As doações poderão ser feitas em  qualquer unidade operacional da PRF.

Prefeitura de Santa Cruz é parceira na elaboração do Plano Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes


A Prefeitura de Santa Cruz, através de técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), se reuniu na manhã desta terça feira (19), no Centro da Juventude “João de Dula” com a equipe do Instituto Brasileiro de Administração dos Municípios (IBAM). O encontro teve o objetivo de reunir os representantes das cidades da região do Trairi, buscando a formalização da elaboração do plano decenal dos direitos das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte.

Cada região do Estado tem sua comissão para discussão e fomentação do Plano estadual que visa viabilizar políticas públicas voltadas para o público de crianças e adolescentes em todo o estado. A comissão se reune mensalmente na capital do estado para traçar suas metas com vistas à elaboração do plano levantando um diagnóstico dos territórios em cada região do estado.

O encontro de Santa Cruz também reuniu conselheiros tutelares e representantes dos serviços ligados ao trabalho de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Exemplo para Santa Cruz": Moradores criam projeto que iguala salário de vereador ao de professor


Um grupo de moradores do município de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, protocolou nesta quinta-feira (20) um projeto de lei que iguala o salário dos vereadores ao dos professores da rede municipal para as próximas legislaturas. O projeto, que tem quatro páginas, foi escrito pelo movimento “Juntos por Campo Verde”, formador por moradores do município e assinado pelo vereador Paulo César de Aguiar.


Caso seja aprovado, o projeto iguala o salário dos vereadores, que hoje recebem R$ 5,8 mil e verba indenizatória, ao dos professores da rede municipal, que ganham R$ 2,1 mil. O projeto deve ser apresentado na Câmara nas próximas sessões.

Como justificava, os moradores alegaram que o projeto visa a redução salarial dos vereadores para que os representantes não caiam na “busca de dinheiro fácil e sim, que os cargos sejam ocupados por cidadãos que desejam realmente contribuir com a melhoria e a mudança da sociedade”.

Para os moradores, o salário pago aos vereadores é alto e não condiz com o trabalho que eles fazem. “Os vereadores só vão uma vez na semana e não fazem nada para o povo”, afirmou a advogada Doralice Silva Pereira.
De acordo com o projeto, a economia com a redução salarial poderá ser investida em políticas públicas efetivas à sociedade, “como pavimentação nas ruas, melhorias na saúde, construção de casas populares, educação e outros”, diz trecho da justificativa do projeto.

O vereador Paulo César de Aguiar, diz que não faz parte do movimento, mas abraçou a causa. "É possível exercer um mandato recebendo menos", afirmou. O parlamentar se candidatou à reeleição, mas não venceu. Atualmente, 13 parlamentares exercem mandato.
O movimento começou a se organizar após uma fala do presidente da Câmara em uma sessão ordinária. O grupo chegou a protestar nas ruas da cidade pedindo a redução salarial dos parlamentares.

Além de equipar os salários, o projeto veda qualquer acréscimo ou bonificação ao presidente da Câmara, que diferencie o salário dele dos outros vereadores. O projeto também determina que qualquer proposição de aumento salaria dos parlamentares seja feita em audiência pública com a presença de um conselho municipal.

Conheça os lançamentos de móveis das Lojas Maré Mansa



Tomba destaca encontro em Brasília para discutir situação da vaquejada


Em pronunciamento nesta quinta-feira (20) durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, o deputado Tomba Farias (PSB) destacou o resultado de sua visita ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, oportunidade em que tratou sobre o impasse que envolve a prática da vaquejada no país.
“Fomos ao STF discutir a solução para que a gente possa readequar esse equívoco cometido pela entidade na decisão que considera ilegal a prática da vaquejada no Brasil e para que a atividade volte a ser um sonho de todos aqueles que fazem parte dela”, disse Tomba.
De acordo com o parlamentar, nos próximos dias 24 e 25 de outubro será realizado um novo encontro no Distrito Federal que irá mobilizar e reunir representantes das entidades relacionadas ao esporte, além da classe política, de toda a região Nordeste.
“Saliento que somos todos contra os maus tratos aos animais. Vamos novamente a Brasília pedir que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja revista. É fundamental a união de todos em favor dessa cultura. Estamos otimistas que traremos desse encontro um resultado favorável”, falou Tomba.

Delação de Eduardo Cunha pode entregar cerca de 100 deputados


A tensão tomou conta de Brasília, mais especificamente da Câmara dos Deputados, desde que Eduardo Cunha foi preso, no início da tarde desta quarta-feira (19). O que se comenta nos bastidores da Casa é de que na hipótese de delação, Cunha prejudica mais de uma centena de parlamentares.
“Ele é um arquivo vivo”, afirmou o líder do PR, Aelton de Freitas (MG). Segundo o jornal O Globo, o deputado cassado esteve em cargos de poder que lhe permitiram influenciar em escolhas de relatores de projetos e medidas provisórias estratégicas, além de CPIs.
Aliados e adversários dizem que ele tem na memória e em anotações, informações sobre negociações feitas para a aprovação de propostas na Casa. Além disso, participou ativamente da articulação para a abertura do processo de impeachment.

STF manda inquérito sobre Cunha e Henrique Alves para Justiça do RN


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o envio para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte de inquérito aberto contra o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e o empresário José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS.
Os documentos da apuração, que aponta suposto recebimento de propina disfarçada de doação de campanha, foram remetidos nesta quinta-feira (20) ao Rio Grande do Norte.
O pedido de investigação chegou ao Supremo em sigilo no mês de maio. O inquérito foi aberto, mas retirado do âmbito da Operação Lava Jato por não se referir diretamente ao esquema de desvios na Petrobras.
Eduardo Cunha e Henrique Alves são investigados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e Léo Pinheiro por corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Segundo a Procuradoria Geral da República, conversas interceptadas no celular de Léo Pinheiro mostraram uma conversa em que Cunha e o empresário falavam sobre votações de interesse da empreiteira . Depois, o parlamentar aparece cobrando doações oficiais da OAS para campanha de Henrique Alves ao governo do Rio Grande do Norte, em 2014.
As informações foram enviadas para o Rio Grande do Norte em razão da cassação de Eduardo Cunha, que, com isso, perdeu o foro privilegiado, e porque as suspeitas apontadas na apuração ocorreram naquele estado.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, citou no pedido de investigação "centenas de mensagens trocadas entre Léo Pinheiro e Eduardo Cunha, apreendidas no celular daquele, o que demonstra, nitidamente, a relação espúria entre o empreiteiro e o atual presidente da Câmara dos Deputados".
"Havia, inclusive, doações rotineiras – a demonstrar a estabilidade da relação espúria – e doações extraordinárias. Da mesma forma, verificou-se não apenas a participação de Henrique Alves nesses favores, como também o recebimento de parcela das vantagens indevidas, também disfarçada de 'doações oficiais'", afirmou o procurador.
Janot citou cobrança de Eduardo Cunha à OAS para campanha de Henrique Eduardo Alves e apontou atuação de Alves para que houvesse a destinação de recursos, oriundos da Petrobras.

Multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1° de novembro


As multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1º de novembro. Com os novos valores, previstos a partir da alteração do Código de Trânsito Brasileiro, infrações gravíssimas, cujo valor de multa atual está em R$ 191,54, passarão a R$ 293,47; multas a serem pagas por infração grave passarão dos atuais R$ 127,69 para R$ 195,23.
As multas cobradas por infrações consideradas médias aumentarão de R$ 85,13 para R$ 130,16. As leves serão reajustadas dos atuais R$ 53,20 para R$ 88,38.
Também a partir de novembro serão reajustados os valores das multas aplicadas a motoristas suspeitos de dirigir alcoolizados, que se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Nesse caso, a multa passará de R$ 1.915 para R$ 2.934,70. O motorista terá ainda a habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

"O cala-boca já morreu", reafirma Cármen Lúcia em encontro sobre imprensa


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, disse hoje (20), em São Paulo, que o "cala-boca já morreu”, referindo-se ao direito da imprensa de repassar informações aos cidadãos. A afirmação foi feita em resposta a uma jornalista a respeito das restrições que às vezes são impostas sob o argumento de necessidade de sigilo.
Na decisão em que a Corte autorizou a publicação de biografias não autorizadas, Cármen Lúcia havia citado repetidamente o dito popular: "Cala-boca já morreu"
Ela disse que, no âmbito do STF, a Corte dará cumprimento, como tem feito reiteradas vezes, ao exercício de uma imprensa livre e "não como poder, mas como uma exigência constitucional para se garantir a liberdade de informar e do cidadão ser informado para exercer livremente a sua cidadania.”
A ministra afirmou que “não há democracia sem uma imprensa livre. Não há democracia sem liberdade. Ninguém é livre sem acesso às informações”.
"Deixa o povo falar", disse a ministra, citando crônica do escritor e jornalista Fernando Sabino. A presidente do STF fez as afirmações pouco antes de ministrar palestra do fórum da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.

Loja de eletrodomésticos é arrombada por bandidos durante a madrugada em Campo Redondo


Uma ação criminosa a uma das lojas do Grupo Maré Mansa ocorreu nessa madrugada de quinta-feira (20) na cidade de Campo Redondo, a 136 Km de Natal.
Segundo relato de moradores nas redes sociais, homens com armas de grosso calibre chegaram ao município atirando por volta das 02:35hrs, causando pânico na cidade.
Ainda segundo informes, os criminosos estavam em uma moto e um veículo Strada de cor Branco e fugiram com destino ao vizinho estado da Paraíba. Vários eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram levados da loja.
Guarnições da Polícia Militar de Campo Redondo e do 4º CIPM, GTO de Santa Cruz foram acionados para o local. Até o fechamento da matéria nenhum suspeito foi detido.
Com informações do 190RN.

Polícia encontra contas de Cunha zeradas

O deputado cassado, Eduardo Cunha, recebia um salário bruto como parlamentar de R$ 33,8 mil ao mês. Durante investigações da Polícia Federal, constatou-se que ele tinha mais de R$ 221 milhões em quatro contas bancárias.
Porém, após a sua prisão ser expedida pelo juiz Sérgio Moro, as mesmas contas foram encontradas zeradas depois da Justiça fazer um pedido de bloqueio deste dinheiro ao Banco Central.
Segundo procuradores da Lava Jato, o dinheiro seria proveniente de propinas que Eduardo Cunha teria recebido em ações que ele administrou dentro da Petrobras. Em uma delas, Cunha teria vendido um campo de petróleo em Benin, na África, para um empresário português em 2011 por um valor muito abaixo do mercado. Em troca, ele teria recebido quase R$ 5 milhões de propina.
Toda ação da venda, segundo uma matéria da Folha de S. Paulo, teria sido negociada pela diretoria internacional da Petrobras, que em 2011 era ocupada por Jorge Zelada, homem de confiança indicado ao cargo pelo PMDB.
Em uma nota oficial divulgada pela Justiça Federal do Paraná, Moro determinou a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha afirmando que a sua liberdade representava risco: “à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro)”.