segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Presos serram grades e seis fogem da Cadeia Pública de Natal


O secretário da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do Rio Grande do Norte, Wallber Virgolino, confirmou a fuga de seis presos da Cadeia Pública de Natal, como também é conhecido o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes. A unidade fica na zona norte da cidade.
De acordo com o diretor da Coordenação da Administração Penitenciária (Coape), Zemilton Silva, os detentos serraram as grades e escaparam pelo solário da unidade. A fuga só foi percebida na manhã desta segunda-feira (19).
Com esta fuga, chega a 373 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano. O número é superior a todo o ano de 2015, quando 212 presos fugiram.

Obras do viaduto da BR-101 entram em fase final e deverão ser finalizadas no início de janeiro


Em execução desde o último dia 17 de setembro, as obras de implantação do viaduto da BR-101, no trecho compreendido entre o Supermercado Makro e o Posto Neópolis, na Zona Sul de Natal, deverão ser concluídas no início do próximo mês, segundo informou o diretor local do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Walter Fernandes, à reportagem do Portal Agora RN.
Segundo o responsável, as obras do viaduto já estão com mais de 90% de conclusão. Quem trafega pelo local diariamente consegue perceber que o asfalto já foi implantado em toda extensão da pista e alguns blocos de grama estão sendo colocados nas laterais do viaduto (esta parte com um efeito mais visual do que prático para a conclusão das intervenções). O início de janeiro foi dado como prazo final para a entrega do equipamento.
Este viaduto, especificamente, será apenas o primeiro de um total de seis que serão construídos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura no Rio Grande do Norte. Além disso, uma trincheira e cinco passarelas ainda serão construídas na região compreendida entre Natal e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Parnamirim, na Grande Natal.

Sejuc confirma fuga de 19 presos do Presídio de Parnamirim, no RN


Dezenove presos escaparam no final da noite deste domingo (18) da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na Grande Natal. O número foi confirmado pela Secretaria de Justiça e da Cidadania do estado nesta segunda-feira (19). Os detentos usaram uma 'teresa' para fugir da unidade. De acordo com o diretor da unidade, Adailton Pessoa, nenhum preso foi recapturado.
Os agentes penitenciários que estavam na unidade prisional no momento da fuga perceberam a ação dos presos e atiraram contra eles. O diretor da Coordenação da Administração Penitenciária (Coape), Zemilton Silva,  informou que um dos detentos que fugia foi ferido pelos tiros.
Com a fuga deste domingo, chega a 367 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano. O número é superior a todo o ano de 2015, quando 212 presos fugiram.

“Coral Chiquita Bacana” encerra atividades do ano com apresentação especial


O Coral do CAPS II “Chiquita Bacana” encerrará suas atividades do ano de 2016 no próximo dia 20 de dezembro, no Teatro Municipal Candinha Bezerra. Na ocasião, além da apresentação do Coral, será realizada uma homenagem com a entrega da comenda “Coral Chiquita Bacana” aos parceiros do CAPS II em Santa Cruz.

Formado por 35 componentes, o “Coral Chiquita Bacana” foi recentemente premiado pela coordenação nacional de saúde mental, um reconhecimento pela importância do trabalho desenvolvido no ensino da música, bem como de inclusão social dos atendidos pela instituição.

Com a premiação em dinheiro conquistada pelo coral, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), foram confeccionadas camisas e batas, adquirido material de expediente, realizadas palestras, contratação de maestro para o coral, além da produção de um documentário e registros fotográficos realizados em diversos pontos da cidade.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Equipe da Prefeitura de Santa Cruz conquista o titulo da Copa CDL de Repartições


A equipe da Prefeitura de Santa Cruz foi a grande campeã da Copa CDL de Repartições. A equipe venceu na final, realizada nesta quarta-feira (14) no Ginásio Marcílio Furtado, a representação da Maré Mansa, pelo placar de 2 x 1.

A competição, que contou com todo o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reuniu 14 equipes representando várias instituições do município.

MP e PF veem indícios de fraude na prestação de contas da chapa Dilma-Temer


O Ministério Público Eleitoral (MPE) concluiu pela "existência de fortes traços de fraude e desvios de recursos" na movimentação dos recursos da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. A constatação está em um relatório feito pela força-tarefa criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para analisar as contas da campanha.
 
Peritos da Polícia Federal também concluíram que "recursos em tese destinados à campanha eleitoral foram, na verdade, desviados e direcionados ao enriquecimento ilícito sem causa de pessoas físicas e jurídicas diversas para benefício próprio".
 
Em dezembro de 2014, as contas da campanha da então presidenta Dilma Rousseff e seu companheiro de chapa, Michel Temer, foram aprovadas com ressalvas, por unanimidade, no TSE. No entanto, o processo foi reaberto porque o PSDB questionou a aprovação por entender que há irregularidades nas prestações de contas apresentadas por Dilma. Conforme entendimento atual do TSE, a prestação contábil da chapa é julgada em conjunto.

'Sim, todos sabiam que o apartamento pertencia ao Lula’, diz ex-zelador


O ex-zelador do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP), José Afonso Pinheiro, afirmou nesta sexta-feira, 16, que "todos sabiam" que o tríplex 164/A "pertencia ao ex-presidente Lula". Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, Pinheiro disse que a ex-primeira dama Marisa Letícia "se portava lá como proprietária do apartamento".
 
"Nunca a vi se portar como alguém interessada em comprar apartamento."
 
Pinheiro foi arrolado pelo Ministério Público Federal como testemunha de acusação na ação penal contra Lula por suposto recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da empreiteira OAS. Zelador há 20 anos, ele trabalhou no Solaris entre novembro de 2013 e abril de 2016.
 
A audiência, por videoconferência, foi tensa. Pinheiro se exaltou quando indagado pela defesa de Lula sobre sua filiação ao PP depois que foi demitido do Solaris - ele saiu candidato a vereador com o nome "Afonso Zelador do Tríplex". Irritado com o questionamento, Pinheiro ofendeu os advogados do ex-presidente. "Vocês são uns lixos." Moro interrompeu a testemunha e pediu que tivesse calma.
 
O tríplex do Guarujá é o ponto central de uma das investigações encetadas pela força-tarefa da Lava Jato contra Lula.

Cervejaria Itaipava intermediou repasses a políticos, dizem delatores


A Odebrecht abordou em seu acordo de colaboração com a Justiça detalhes de sua relação com a família Faria, proprietária do Grupo Petrópolis. A Lava Jato já havia identificado que executivos ligados à Odebrecht e o grupo eram sócios no banco Meinl Bank Antígua, utilizado pela empreiteira para operar as contas do departamento da propina no exterior. Na delação, além de assumirem a sociedade com Vanuê Faria, executivos da Odebrecht vão contar como utilizaram empresas dos donos da cervejaria Itaipava para distribuir dinheiro a políticos por meio de doações eleitorais e entregas de dinheiro vivo.

Os delatores prometeram entregar aos investigadores planilhas das contribuições eleitorais executadas pelo Grupo Petrópolis e os documentos relacionados ao controle da movimentação real/dólar entre as contas das empresas. No site do Tribunal Superior Eleitoral constam doações relacionadas à Praiamar e Leyroz. Em 2010, a Leyroz doou cerca de R$ 4,3 milhões para políticos do PT, PMDB, PP, PSDB, PV, DEM, PTC, PSB, PSDC e PSOL. Nas eleições de 2012, a empresa repassou outros 560 mil para candidatos do PSB e PMDB. Por sua vez, a Praiamar, em 2010, doou R$ 1,1 milhão para os mesmos partidos destinatários dos valores da Leyroz. Em 2012, foram mais R$ 1,5 milhão para PSB, PMDB, PPS e PCdoB.
 
Entre os políticos que receberam as doações da empresa, segundo o delator, por conta e ordem da Odebrecht, estão alguns que já apareceram nas delações da Odebrecht. Como os repasses em 2010 a Aécio Neves (PSDB-MG), no valor total de R$ 120 mil, Ciro Nogueira (PP) com R$ 200 mil, o tucano Arthur Virgílio (R$ 100 mil), Heráclito Fortes do PSB-PI (R$ 100 mil), o tucano Jutahy Magalhães (30 mil).

MPF pede condenação de Laíre, Sandra e Larissa Rosado


O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró apresentou alegações finais em ações movidas contra o ex-deputado federal Laíre Rosado Filho, contra a mulher dele, Sandra Maria da Escóssia Rosado, e contra a filha do casal, a ex-deputada Larissa Daniela da Escóssia Rosado. 
 
Para o MPF, os réus devem ser condenados e ter as penas aumentadas, diante do valor e da natureza dos recursos envolvidos, destinados à saúde pública. Em uma, das duas ações em que as alegações finais foram apresentadas, a pena sugerida pelo MPF a Laíre Rosado é de 12 anos e seis meses, em regime fechado.
 
O grupo é acusado pelo MPF de desviar recursos do Ministério da Saúde, em convênios celebrados com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim), entidade filantrópica e sem fins lucrativos, na época dos fatos, de responsabilidade de Laíre Rosado.
 
O valor do convênio firmado com a Apamim na Ação Penal nº 0000877-53.2015.4.05.8401 é de R$ 719.779,00. Já na Ação Penal nº 0000862-84.2015.4.05.8401 os convênios, que, de acordo com o MPF, originaram os desvios, somam mais de R$ 1,6 milhão.
 
Para o MPF, os crimes contribuíram para o sucateamento da Apamim, que hoje funciona sob intervenção judicial. "As investigações demonstraram que os membros da família atuaram em conjunto com empresários da cidade de Mossoró, objetivando a apropriação/desvios de recursos públicos, mediante a simulação de licitações e contratos para encobrir as operações ilícitas", destaca o procurador Emanuel de Melo Ferreira.

PF prende 4 em operação de combate a exploração sexual infantil no RN


A Polícia Federal do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta sexta-feira (16) uma operação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Quatro pessoas foram presas em flagrante: uma em Natal, uma em Tibau do Sul, na região Leste do estado, outra em Caicó, no Seridó, e outra em Mossoró, na região Oeste.

Segundo a PF, 52 policiais federais também cumpriram 12 mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços residenciais de 10 pessoas investigadas. Sete delas moram em Natal. Os mandados fazem parte da Operação Mefisto, que visa identificar suspeitos e levantar dados que confirmem as provas já existentes dos crimes de exploração sexual através do assédio, armazenamento, produção e compartilhamento de material contendo cenas de pornografia infanto-juvenil.

Ainda de acordo com a PF, as investigações foram iniciadas em agosto. Foi constatado um aumento exponencial de crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes através da internet, inclusive, com a utilização de redes sociais.

A operação foi batizada de Mefisto em alusão a Mefistófeles, uma entidade satânica da Idade Média conhecida como uma das encarnações do mal. Segundo a mitologia, o demônio era aliado de Lúcifer na captura de almas inocentes através da sedução e encanto.



Pastor Silas Malafaia é alvo de condução coercitiva pela PF


O pastor Silas Malafaia foi alvo de mandado de condução coercitiva nesta sexta (16) pela manhã dentro da Operação Timóteo, deflagrada em 11 estados e no Distrito Federal.
 
Os policiais fazem buscas e apreensões em 52 diferentes endereços relacionados com uma organização criminosa investigada por um esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral (65% da chamada Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM – tem como destino os municípios).
 
Entre os investigados está o pastor Silas Malafaia - da Associação Vitória em Cristo, ligada à Assembleia de Deus -.que teria participado da lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. Ele é suspeito de emprestar contas da instituição dele para ajudar a ocultar dinheiro.
 
O diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral, Marco Antonio Valadares Moreira, e a mulher dele foram presos pela PF.
 
Segundo nota da PF, além das buscas, os 300 policiais federais envolvidos na ação também cumprem, por determinação da Justiça Federal, 29 conduções coercitivas, 4 mandados de prisão preventiva, 12 mandados de prisão temporária, sequestro de 3 imóveis e bloqueio judicial de valores depositados que podem alcançar R$ 70 milhões.

Perfuratriz da Prefeitura de Santa Cruz beneficia horteiras do Açude Santa Rita


Utilizando a maquina perfuratriz, a Prefeitura de Santa Cruz realizou nesta quarta-feira (14) uma importante ação que beneficiará dezenas de pessoas. Perfurou um poço nas proximidades do Açude Santa Rita para atender aos membros da associação das horteiras que viam enfrentando problemas com a falta de água para o cultivo de suas hortas.

Segundo o Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, foram feitas algumas tentativas, mas só agora foi possível obter água para ajudar as várias famílias que sobrevivem da produção de hortaliças.

Eduardo Medeiros explicou que, de forma planejada, a Prefeitura continuará perfurando poços de uso coletivo por todo o município e que o objetivo é amenizar os efeitos severos da seca atual.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Governo do RN anuncia pagamento do 13º para quem recebe até R$ 4 mil

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, anunciou nesta quarta-feira (14) o calendário de pagamento do 13º salário dos servidores estaduais. O pagamento inicia na próxima quarta-feira (21).
Segundo Robinson, 44.565 servidores que ganham até R$ 3 mil receberão o 13º salário na próxima quarta-feira (21). Já os 15.228 que recebem entre R$ 3001 e R$ 4 mil terão o 13º salário depositado dia 28.
O governo também vai depositar uma parcela de R$ 4 mil para os servidores que ganham acima de R$ 4 mil no dia 30. De acordo com nota divulgada pela assessoria de comunicação,“o complemento deste grupo será quitado, independente do valor, a partir da disponibilidade de caixa”.
Salários de novembro
Em anúncio na rede social Instagram, o governador afirmou concluir o pagamento da folha de novembro na próxima quarta-feira (21). "Estejam certos que estou trabalhando com toda a dedicação para melhorarmos a previsão de pagamento", disse Robinson.
Injeção de R$ 420 milhões
De acordo com o governo, o pagamento da folha de novembro e o 13º salário dos servidores representam uma injeção na economia do Rio Grande do Norte de R$ 420 milhões até o final do ano. O montante leva em conta o período de 30 de novembro, quando o pagamento da Educação foi efetuado, até 31 de dezembro. 

Polícia resgata mais de cem aves silvestres em feira de Natal


Cerca de cem pássaros silvestres que estavam sendo ilegalmente vendidos na Feira do Carrasco, na Zona Oeste de Natal, foram resgatados na manhã desta quarta-feira (14). A apreensão aconteceu durante uma operação conjunta da Delegacia do Meio Ambiente (DEPREMA), da Guarda Municipal Ambiental, da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).
Pegos em flagrante, os três homens que estavam vendendo os pássaros foram autuados por crime ambiental e levados para a Deprema. Eles foram ouvidos e liberados, mas vão responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que pode resultar em até dois anos de prisão ou multa. Segundo a Polícia Civil, é a quinta vez que um dos detidos comete esse crime.
Lei ambiental

Tirar um animal selvagem de seu habitat prejudica a ele, aos animais que dependem dele e ao equilíbrio do ecossistema. Por isso, a Lei de Crimes Ambientais proíbe a captura, venda e também a aquisição de animais selvagens sem a devida permissão do Ibama. A venda ou a guarda irregular de animais silvestres pode ser denunciada gratuitamente pela Linha Verde do Ibama: 0800-618080.

Prefeitura de Serra Caiada paga a segunda parcela do 13º salário


Em meio aos discursos de crise, Serra Caiada continua como a ilha de responsabilidade com o dinheiro público. O mês de dezembro foi de mais boas notícias para a cidade, que conquistou o Selo Unicef e tem o pagamento do funcionalismo em dias.

A Prefeita Socorro dos Anjos (PSD) já autorizou e depositou o 13º salário dos servidores públicos municipais, referente a segunda parcela. Em junho, Socorro foi uma dos primeiros gestores do Estado a autorizar o pagamento da primeira parcela 


Cumprindo com suas obrigações, a Prefeitura de Serra Caiada já encerra o ano de 2016 com o funcionalismo público satisfeito pelos investimentos em estrutura e nos avanços significativos que a cidade continua tendo. Além de tudo isso, com salários em dias.

Idealizado pela Prefeitura de Santa Cruz, “Lazer nas Férias” tem hoje (14) primeira edição


A Prefeitura de Santa Cruz realiza hoje (14) a primeira edição do projeto “Lazer nas Férias”, que consiste num espaço amplo reservado para as crianças andarem de bicicleta, de patins e participarem de outras brincadeiras.

O projeto, fruto da parceria entre as secretarias de Esportes e Lazer, e Transportes e Obras Públicas, será desenvolvido na Rua Theodorico Bezerra, Centro, das 17h às 21 horas. A área onde o evento será realizado será completamente isolada, sendo permitida apenas a circulação de pedestres.

A ideia da Prefeitura de Santa Cruz é realizar o “Lazer nas Férias” nas quartas e sextas durante o período das férias escolares.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Centenário de Monsenhor Expedito terá homenagem na ALRN

Conhecido como "Profeta das Águas", o Monsenhor Expedito será homenageado pela Assembleia Legislativa, em São Paulo do Potengi, nesta terça-feira (13), data em que ele completaria 100 anos. A sessão solene, proposta pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB), vai acontecer na Câmara Municipal do município, às 16h.
“Monsenhor Expedito sempre foi grato à Assembleia Legislativa pelo empenho em levar água aos municípios do Rio Grande do Norte. Vamos homenagear esta personalidade que tanto se destacou na luta pelas adutoras, beneficiando milhares de pessoas”, disse Gustavo Fernandes.
 
A festa em homenagem ao centenário de Monsenhor Expedito começou no último sábado (10), com missa e programação cultural. Ele foi pároco de São Paulo do Potengi durante 56 anos e era um visionário, um lutador pelas obras de combate à seca.
 
Monsenhor Expedito chegou a São Paulo do Potengi em 3 de dezembro de 1943, antes da emancipação política do município, que ocorreu no dia 30 subsequente. Desde o início, portanto, a história da cidade se confunde com a história de sacerdócio e profecia de seu primeiro pároco. 
 
"Homenagem merecida a Monsenhor que tanto lutou por uma causa nobre, como a água e merece ser lembrado. A Assembleia se instala em São Paulo do Potengi para prestar essa homenagem e ampliar o debate sobre a água", destaca o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Hugo Tavares e Monsenhor Expedito

Janot pede condenação de Renan Calheiros à perda do cargo de presidente do Senado

Na primeira denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na Operação Lava Jato, o procurador-geral da República Rodrigo Janot requereu ao Supremo Tribunal Federal a condenação do presidente do Congresso à perda do cargo.
Na semana passada, Renan venceu uma queda de braço sem precedentes com o Supremo Tribunal Federal, a quem desafiou ao se recusar a deixar a cadeira número 1 do Senado. O ministro Marco Aurélio havia decretado na segunda-feira (5), o imediato afastamento do peemedebista, mas ele driblou o oficial de Justiça do Supremo. Dois dias depois, por seis votos a três, a Corte máxima manteve Renan no cargo.
Nesta segunda-feira (12), o procurador-geral denunciou Renan e ainda o deputado Aníbal Gomes (PMDB/CE) – antigo aliado do senador – e o empresário Paulo Twiaschor, suposto repassador de propina de R$ 800 mil ao presidente do Congresso.
Além das penas previstas pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o procurador requereu a condenação de Renan e de Aníbal por ‘danos morais causados por suas condutas, nos termos do artigo 387, inciso IV, do Código de Processo Penal, fixando-se um valor mínimo equivalente ao montante cobrado a título de propina no caso’.
Janot cobra R$ 800 mil a título de danos materiais e mais R$ 800 mil para ‘os danos transindividuais’ – ele aponta que os ‘prejuízos decorrentes da corrupção são difusos, lesões à ordem econômica, à administração da justiça e à administração pública, inclusive à respeitabilidade do parlamento perante a sociedade brasileira, sendo dificilmente quantificados’.
O procurador requereu, por fim, a decretação da perda da função pública ‘para os condenados detentores de cargo, emprego público ou mandato eletivo, principalmente por terem agido com violação de seus deveres para com o Estado e a sociedade’.
Reprodução das informações do Estado de S. Paulo

João Câmara registra dezessete tremores de terra nesta madrugada, diz laboratório


O município de João Câmara, distante 72km da capital Natal, registrou cerca de 17 tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (12). As informações foram repassadas à imprensa pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com o laboratório, os tremores aconteceram entre 00h e 06h e chegaram a atingir 2,1 graus na escala Richter. Esta magnitude é considerada baixa e pode provocar, no máximo, balanços de telhas e portas, além de pequenas fissuras a depender da estrutura de cada construção.
No início deste mês, João Câmara festejou os 30 anos do maior tremor de terra já registrado no Rio Grande do Norte, que atingiu 5,1 graus na escala Richter. A cidade é que mais tem atividades sísmicas registradas em todo o país.

Mãe é morta a facadas na Grande Natal enquanto amamentava bebê


Uma mulher de 19 anos foi morta a facadas pelo ex-marido enquanto amamentava o filho do casal, um bebê de seis meses. O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira (12) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ana Lívia Sales morreu dentro da casa da ex-sogra. O ex-companheiro dela, Felipe Cunha Pinto, também de 19 anos, se entregou no Batalhão da Polícia Militar e confessou o crime.

De acordo com a Polícia Militar, Ana Lívia foi até a casa da sogra - na mesma rua onde morava - para amamentar o filho de seis meses que estava com o pai. Enquanto ela amamentava o bebê foi atingida por vários golpes de faca. O suspeito fugiu correndo. O Samu foi acionado, mas ao chegar ao local foi constatada a morte de Ana Lívia.
Uma amiga de Ana Lívia esperava por ela na frente da casa e foi a última pessoa a falar com a vítima pessoalmente e pelo celular. Na última mensagem enviada pela vítima para a amiga ela escreveu "tô com medo". A amiga respondeu "qualquer coisa grita".
De acordo com a amiga da vítima, o casal se separou recentemente e a mulher já tinha prestado queixa à Polícia Civil por violência doméstica. Vizinhos disseram que ouviam as agressões que seriam motivadas por ciúmes.
Após se entregar no Batalhão de Operações Especiais da PM, Felipe Cunha Pinto foi levado para a Delegacia de São Gonçalo do Amarante.