terça-feira, 19 de junho de 2018

Com partida do Brasil na Copa do Mundo pela manhã, Prefeitura de Santa Cruz decreta ponto facultativo em órgãos municipais na próxima sexta-feira (22)


Para possibilitar que todos possam acompanhar o próximo jogo do Brasil contra a Costa Rica pela Copa do Mundo de futebol, que terá início às 9h, a Prefeitura de Santa Cruz decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (22) no âmbito da administração municipal.

O decreto municipal tem como exceção os serviços públicos municipais considerados essenciais como, por exemplo, os de saúde, limpeza pública e assistência social.

De acordo com a secretaria municipal de Administração, na terceira partida da primeira fase, no duelo entre Brasil x Sérvia, no dia 27 de junho, haverá expediente corrido até às 12 horas.

Ex-PM suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco chega ao presídio de Mossoró

Avião levando o ex-PM Orlando Curicica chegou a Mossoró, RN, no início da noite desta terça-feira (19). (Foto: Jeniffer Rocha/Inter TV Costa Branca)

O ex-PM Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando Curicica, chegou no início da noite desta terça-feira (19) no Presídio Federal de Mossoró, unidade de segurança máxima no Oeste potiguar. Ele foi transferido após determinação judicial e chegou ao presídio de avião.

Orlando, que seria chefe de uma milícia na Zona Oeste, foi apontado por um delator como suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Ele estava preso desde outubro do ano passado na Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I), na Zona Oeste do Rio. O advogado do ex-PM entrou com um pedido de habeas corpus para que ele responda pelos crimes em liberdade. O julgamento do habeas corpus está marcado para a tarde desta terça-feira.

Orlando foi preso pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ele é acusado de mandar matar, em 2015, o presidente da escola de samba União do Parque Curicica, Wagner Raphael de Souza, conhecido como Dádi. Ao todo, 12 tiros atingiram o carro da vítima.

A testemunha do caso Marielle teria contado à Polícia Federal que o vereador Marcelo Siciliano e o ex-PM Orlando Araújo queriam a morte da vereadora Marielle Franco.

Sexta edição do “São João na Terra da Santa” é marcada pela beleza das quadrilhas juninas locais, ginásio cheio e muita animação


O “São João na Terra da Santa”, encerrado na última sexta-feira (15), teve quadrilhas juninas, apresentações culturais, barracas com comidas típicas e muita animação. Essa foi a sexta edição do evento, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz com o objetivo de resgatar as tradições juninas no município.

Na quinta-feira (14), primeiro de apresentações, a programação contou com a participação das escolas municipais. Já na sexta-feira (15), foi a vez das quadrilhas de bairro

Com a Vila de Todos em obra, o local escolhido esse ano para receber o evento foi o Ginásio Marcílio Furtado, que recebeu grande público nos dois dias de apresentações.

A gestão de Prefeita Fernanda Costa, além de organizar o “São João na Terra da Santa” e possibilitar que os grupos locais se apresentem, destinou, por mais um ano, um incentivo financeiro, por meio de edital, para as quadrilhas juninas locais desenvolverem suas atividades durante o período das festas juninas. Oito grupos atenderam aos critérios estabelecidos e foram beneficiados.




Deputado Tomba prestigiou comemoração junina da escola João Ferreira, no bairro Paraíso

tomba_saojoaojoaoferreira

O deputado estadual Tomba Farias prestigiou na noite do último sábado da comemoração junina da Escola Estadual João Ferreira, no bairro Paraíso.

A instituição de ensino é uma das mais tradicionais de Santa Cruz e o evento reúne boa parte de populares do bairro, que se confraternizam neste período de festas tradicionais nordestinas.

Tomba Farias ressaltou a importância da escola para o cenário educacional da cidade e destacou que é importante cada escola manter viva as tradições juninas neste período especial para a cultura local.

Informações: Blog do Edipo Natan

STF confirma para o dia 26 julgamento de pedido de liberdade de Lula



A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, na próxima terça-feira, 26, um pedido da para suspender a condenação do ex-presidente Lula. O colegiado vai se reunir pela manhã e à tarde. A liberação do recurso para julgamento foi do ministro relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, que também sugeriu a data, que foi confirmada na pauta de julgamentos da Corte na tarde de hoje (19).

Se a condenação for suspensa, como pedem os advogados de defesa, o ex-presidente poderá deixar a prisão imediatamente e também se candidatar às eleições.

Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril, por determinação do juiz Sérgio Moro, que ordenou a execução provisória da pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP). A prisão foi executada com base na decisão do STF que autorizou prisões após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

Caso Iasmin: após 56 dias, corpo de menina de 12 anos é identificado e sepultado em Natal

Corpo da menina Iasmin Lorena, de 12 anos, foi sepultado logo após ser liberado pelo Itep, em Natal (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

Quase dois meses depois de a polícia encontrar um corpo enterrado em uma casa na mesma rua onde Iasmin Lorena de Araújo, de 12 anos, havia desaparecido no dia 28 de março, na comunidade da África, Zona Norte de Natal, um exame de DNA identificou oficialmente o cadáver como sendo o da menina. Um homem que trabalhava no imóvel foi preso em abril confessou o crime.

O laudo que confirmou a identidade do corpo saiu no final da semana passada. Após os trâmites, a família foi chamada para liberar o corpo nesta terça-feira (19) e o sepultamento aconteceu por volta das 11h no cemitério da Redinha.

"Hoje é o pior dia da minha vida. É o meu pior aniversário. No dia que em que completo ano, receber essa notícia logo cedo. Vão ficar só as lembranças da minha filha. Era uma menina exemplar", disse Ingrid Araújo, mãe da menina, durante o enterro da filha.

De acordo com o diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Marcos Brandão, houve dificuldade na identificação da vítima por causa do estado em que o corpo foi encontrado, já em decomposição. Na primeira tentativa de exame de DNA foram usados tecidos da pele, mas o estudo não foi conclusivo. Ao todo, foram três tentativas. Na última, o perito do Itep, que fez o exame em parceria com um laboratório do Ceará, usou uma cartilagem do arco costal.

"Já existia um entedimento que o corpo era de Iasmin, mas a perícia tem uma base científica que deve confirmar isso. Foi feito um exame de linhagem, com amostras coletadas com os pais e a probabilidade de o corpo não ser dela é de uma para 17 quatrilhões. É uma margem de praticamente 100% de certeza", explicou Marcos Brandão.

Veja quanto cada partido vai receber do fundo eleitoral; PT e MDB lideram



A Justiça Eleitoral divulgou nesta sexta-feira (15) o valor do fundo público eleitoral, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, montante formado com dinheiro público que poderá ser gasto pelos partidos na campanha deste ano.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou hoje o valor exato do fundo que será repartido entre os 35 partidos existentes: R$ 1.716.209.431,00.

Veja quanto partido deverá receber:.

MDB - R$ 234.232.915,58
PT - R$ 212.244.045,51
PSDB - R$ 185.868.511,77
PP - R$ 131.026.927,86
PSB - R$ 118.783.048,51
PR - R$ 113.165.144,99
PSD - R$ 112.013.278,78
DEM - R$ 89.108.890,77
PRB - R$ 66.983.248,93
PTB - R$ 62.260.585,97
PDT - R$ 61.475.696,42
SD - R$ 40.127.359,42
Podemos - R$ 36.112.917,34
PSC - R$ 35.913.889,78
PCdoB - R$ 30.544.605,53
PPS - R$ 29.203.202,71
PV - R$ 24.640.976,04
PSOL - R$ 21.430.444,90
Pros - R$ 21.259.914,64
PHS - R$ 18.064.589,71
Avante - R$ 12.438.144,67
Rede - R$ 10.662.556,58
Patriota - R$ 9.936.929,10
PSL - R$ 9.203.060,51
PTC - R$ 6.334.282,12
PRP - R$ 5.471.690,91
DC* - R$ 4.140.243,38
PMN - R$ 3.883.339,54
PRTB - R$ 3.794.842,38
PSTU - R$ 980.691,10
PCB - R$ 980.691,10
PCO - R$ 980.691,10
PPL - R$ 980.691,10
Novo - R$ 980.691,10
PMB - R$ 980.691,10

*ex-PSDC

O partido Novo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai utilizar nas campanhas dos seus candidatos os recursos do fundo eleitoral, nem os recursos do fundo partidário, pois a legenda tem como politica ser financiada apenas por doações de seus filiados e apoiadores.

 Os recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha que não forem utilizados pelos partidos serão devolvidos ao Tesouro Nacional.

Preso segundo suspeito de matar criança de 10 anos no interior do RN

Munição e maconha foram encontrados com suspeito de 19 anos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Militar prendeu na noite desta segunda-feira (18) o segundo suspeito de matar o menino Júnior César Vale da Costa, de 10 anos, com um tiro na cabeça. O primeiro suspeito, de 22 anos, já havia sido detido. O crime aconteceu na manhã do domingo (17), em Jardim de Piranhas, na região Seridó potiguar.

A prisão aconteceu por volta das 22h. De acordo com o major da PM Aderlan Bezerra de Araújo, o suspeito, um jovem de 19 anos, estava na casa de um parente em Jardim de Piranhas. Na residência foram encontrados munição e uma quantidade de maconha.

O primeiro suspeito do crime havia sido preso por volta do meio dia desta segunda (18). Segundo o major Aderlan Bezerra de Araújo, que efetuou a prisão, o jovem de 22 anos foi encontrado na casa da avó dele, no centro da cidade, após uma denúncia. "Eu mesmo recebi a denúncia e juntei minha equipe em um carro descaracterizado para prendê-lo", disse.

O crime ocorreu na manhã do domingo (17), quando o garoto viajava em um carro conduzido pelo primo, com destino à Paraíba. Já na RN 288, eles foram abordados a tiros por pessoas que estavam em outro veículo.

O motorista sofreu disparo no braço, perdeu o controle do veículo e capotou. Ele foi socorrido ao hospital da cidade e, após atendimento, foi liberado. Em um terceiro veículo, viajava o pai da criança que trabalha com venda de automóveis e entregaria um carro no estado da Paraíba. Após a ação, os criminosos fugiram. A vítima, Júnior César, foi atingida na cabeça e morreu na hora.

A Delegacia de Polícia Civil de Caicó vai continuar investigando o crime.

'Estamos à beira de um colapso no abastecimento de gás de cozinha no RN', diz Singás

Produção não está dando conta do consumo de gás no Rio Grande do Norte (Foto: Heloisa Guimarães/Inter TV Cabugi)

O Rio Grande do Norte pode sofrer um colapso no abastecimento de gás de cozinha, de acordo com o presidente do sindicato das empresas revendedoras do setor, Francisco Correia. Segundo ele, atualmente todos os 167 municípios potiguares convivem com a falta do gás. “Estamos à beira de um colapso”, reforça.

Correia afirma que a quantidade que atualmente chega ao estado potiguar só consegue abastecer à metade da demanda. “Para se ter uma ideia, antes nós mandávamos mil botijões para a cidade de Canguaretama por semana. Agora nós mandamos 100”, revela o presidente do Singás.

Francisco Correia diz que a Petrobras produz hoje na Refinaria Clara Camarão, em Guamaré, 50% do gás de cozinha demandado pelo Rio Grande do Norte. Os outros 50% são divididos entre o Ceará e Pernambuco. “Mas os navios que levam o gás a Fortaleza estão atrasando, e eles pararam de nos mandar. Em Pernambuco, o Ministério Público entrou com uma ação com relação ao desabastecimento deles, e o estado pernambucano também não está mais enviando o gás para o RN”, explica.

Através de nota, a Petrobras alegou que as vendas de gás de cozinha estão acima do volume contratado com as distribuidoras para o mês de junho. “Além disso, frisamos que os estoques da Petrobras desse produto no país se encontram em níveis confortáveis”, diz a nota.

A empresa afirmou também que a sua produção do gás no estado é “historicamente inferior” às vendas das distribuidoras no RN, conforme consumo aparente publicado pela Agência Nacional de Petróleo. Assim, a Petrobras confirmou que, regularmente, parte do gás de cozinha vendido para a população potiguar é oriundo de instalações da Petrobras fora do Rio Grande do Norte.

Os proprietários de distribuidoras afirmam que farão uma movimentação nesta terça-feira (19), para procurar apoio do Ministério Público Federal (MPF) e também do Governo do Estado. A ideia é tentar fazer com que a Petrobras amplie a produção em terras potiguares. Segundo o Singás, a produção começou a diminuir nos últimos quatro anos, até atingir os atuais 50%.

Gestão da Prefeita Fernanda Costa atinge a marca de nove unidades de ensino recuperadas na zona rural


A Prefeita Fernanda Costa inaugurou, na tarde da última sexta-feira (15), os serviços de reforma da Escola Municipal Maria Augusta de Araújo (Unidade XV), localizada no Sítio Volta, zona rural de Santa Cruz. Essa foi a nona unidade escolar da zona rural de Santa Cruz recuperada com recursos próprios da Prefeitura.

A escola teve a sua parte física completamente recuperada, ganhou nova mobília e foi adaptada para garantir melhor acessibilidade.

Além da prefeita de Santa Cruz, prestigiaram a inauguração o Deputado Estadual Tomba Farias, o Vice-prefeito Ivanildo Ferreira, vereadores, secretários e colaboradores da administração municipal, além de moradores das várias comunidades rurais atendidas pela unidade educacional.

Em sua fala, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou a qualidade da obra, disse que cada detalhe foi pensando com muito carinho e concluiu dizendo: “Isso nos dá o conforto e a certeza que estamos caminhando, estamos no caminho certo. Estamos conseguindo cumprir os compromissos que assumimos com vocês”, concluiu.

Com cerca de 50 alunos matriculados, a Escola Municipal Maria Augusta de Araújo oferece ensinos infantil e fundamental, além de trabalhar também com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).



sábado, 16 de junho de 2018

DNIT libera viaduto da ABEL CABRAL na BR101 nesta sábado

RN registra 784 denúncias de violência contra idosos em 2017

Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

O Rio Grande do Norte contabilizou 784 casos de violência contra idosos denunciados pelo Disque 100, em 2017. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Estadual nesta sexta-feira (15), quando é comemorado o Dia Mundial da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. Com isso, o estado ficou entre os 10 com maior quantidade de denúncias.

Para a promotora de Justiça e coordenadora dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania e de Inclusão do MP, Fladja Souza, a quantidade de casos supera o número do Disque 100.

“Muitos casos não são denunciados e um agravante é que boa parte das violações de direitos são cometidas por pessoas próximas à vítima”, ressalta.

Do total de 784 denúncias no ano passado, foram geradas 1.625 violações aos direitos dos idosos. As principais crimes são violência física e psicológica, negligência e abuso financeiro.

Todas as denúncias encaminhadas ao Disque 100 chegam ao Ministério Público. De acordo com o órgão, ao receber o registro, as promotorias de Justiça de Defesa do Idoso instauram procedimentos e começam as investigações.

“A atuação é focada na busca da solução para o problema, principalmente providenciando a adoção de medidas protetivas, de forma a cessar a violência que estiver ocorrendo”, afirma a promotora.

As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente às Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso, como também às delegacias de polícia.

A procuradora Iadya Gama Maio considera que a luta não deveria ser por mais direitos, e sim, pela implementação dos direitos que já existem. “Nós já temos as leis e políticas públicas, o que falta é implementá-las”, disse.

Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em Santa Cruz será encerrada nesta sexta-feira (15)


A Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta sexta-feira (15) a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação, desenvolvida por meio de profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, teve ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Iniciada no último dia 07 de junho, a programação será finalizada com uma caminhada pela manhã, a partir das 8h, com alunos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Paraíso, e panfletagem no segundo dia do São João na Terra da Santa, no Ginásio Marcílio Furtado.

Com o tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”, a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil promoveu nos últimos dias palestras em escolas do munícipio, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, atividades recreativas e panfletagem em eventos.

IV Fórum de Enfretamento ao Trabalho Infantil

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizado o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Cruz. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção e Aprendizagem do Adolescente do Adolescente Trabalhador (FOCA/RN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

O evento foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil”.

No auditório do Instituto Cônego Monte foram realizadas as palestras: “Enfrentamento do trabalho infantil e o papel do FOCA/RN”, “Implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, “O enfrentamento ao trabalho infantil e a intersetorialidade com as politicas públicas” e “Boas práticas do município de Santa Cruz”. Na ocasião, também aconteceram debates entre os participantes sobre trabalho infantil.

O evento também contou com apresentações culturais de alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz.

Tomba comemora recuperação da BR-226 em Santa Cruz: "Lutamos diariamente por esta obra"

tombafarias_naassembleia

O deputado estadual Tomba Farias comemorou o início das obras de recuperação da BR-226 em seu trecho urbano.

O legislador destacou que a obra foi motivo por seis vezes de discursos na Assembleia Legislativa, além de diversos encontros com a chefia do DNIT no estado, cobrando que a obra fosse executada, minimizando os transtornos causados aos motoristas e pedestres.

Para Tomba Farias, a obra é essencial para minimizar acidentes no local. "Era um pleito antigo de nosso mandato, fizemos diversos encontros e pronunciamentos, cobramos, fizemos nosso papel e finalmente a obra saiu beneficiando a motoristas de Santa Cruz e que trafegam a BR-226 no sentido Trairi/Seridó, que tem intensa movimentação", destacou o deputado estadual.

Tomba ainda afirmou que continuará cobrando para que as obras estruturantes nas rodovias do Trairi seja prioridade, garantindo melhor trafegabilidade na região.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Prefeitura de Santa Cruz convoca seis professores aprovados em processo seletivo da Educação


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Administração, divulgou mais um edital convocando seis professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 001/2018, com atuação no âmbito da secretaria municipal de Educação. A contratação é em caráter temporário e os profissionais ocuparão a função de professor pedagogo da educação infantil

Os candidatos convocados são: MARIA DAS VITÓRIAS SANTOS DE OLIVEIRA, SANDRA JOSÉ DA SILVA, LUCIANA DA SILVA, PRISCILLA ARAÚJO DA SILVA RODRIGUES. MARÍLIA DANIELLI ALEXANDRE DA SILVA, e MARCELLA DE LIMA SOUZA FARIAS.

Os convocados têm três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos, localizado na sede da Prefeitura de Santa Cruz. Nos dias 13 e 14 de junho, das 8h às 11h30h e das 14h às 16h30, e no dia 15 de junho, das 8h às 11h30.

Os documentos que devem ser apresentados pelos convocados e outras informações estão disponíveis no Edital de Convocação nº 006/2018, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

domingo, 10 de junho de 2018

América-RN vence no tempo normal, Imperatriz leva a melhor nos pênaltis e está nas oitavas da Série D

América-RN x Imperatriz

PRIMEIRO TEMPO

O América-RN começou a partida em ritmo acelerado. A primeira chance veio logo aos três minutos, quando a zaga afastou tentativa de Cascata. O Alvirrubro continuou jogando no campo do adversário e conseguiu abrir o placar aos 25. Adriano Pardal descolou ótimo lançamento para Lucas Silva, que dominou livre na área e tocou na saída do goleiro. Mas a vantagem durou apenas três minutos. Aos 28, Júnior Chicão apareceu sem marcação e empatou de cabeça. No fim, os donos da casa chegaram ao segundo gol após boa tabela entre Danilo e Pardal. O lateral recebeu na área e bateu, a bola ainda desviou em Maycon antes de entrar.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou da mesma forma que a incial: América-RN no ataque e Imperatriz apostando no contra-golpe. Só que, dessa vez, os visitantes que desperdiçaram a primeira chance, quando Kanu não aproveitou rebote de Fred e chutou por cima. Logo depois, Jadson chegou a balançar as redes, mas o assistente havia marcado impedimento do zagueiro. No lance seguinte, Danilo salvou em cima da linha o que seria o empate do Cavalo de Aço e, na descida em sequência, Cascata parou em Jean. Os times se alternaram na criação de chances, mas o placar permaneceu inalteraldo, levando a decisão da vaga para os pênaltis.

PENALIDADES

O Imperatriz abriu a série e viu Júnior Chicão desperdiçar a primeira cobrança. O gol de Luiz Fernando colocou o América-RN em vantagem. Wanderley empatou para os visitantes, mas Rodney recolocou o Alvirrubro à frente. Na terceira rodada de cobranças, Daniel Barros e Adriano Pardal converteram. O mesmo aconteceu com Kaká e Jonathas, que também marcaram. Na quinta cobrança, André Penalva manteve as esperanças, que aumentaram quando Flávio Carioca mandou por cima o pênalti que daria a classificação aos donos da casa. Nas cobranças alternadas, Cloves fez o seu e Jadson isolou, dando a vaga na próxima fase ao Cavalo de Aço.

Brasil joga bem e vence Áustria com gols de Neymar, Jesus e Coutinho antes da Copa

Neymar comemora ao marcar para o Brasil no amistoso contra a Áustria antes da Copa de 2018

O Brasil teve uma exibição mais convincente neste domingo, no estádio Ernst Happel, em Viena, e venceu a Áustria por 3 a 0 em seu último jogo preparatório antes da Copa do Mundo na Rússia.

Gabriel Jesus abriu o placar na primeira etapa, enquanto Neymar e Philippe Coutinho marcaram os gols da seleção comandada por Tite depois que os anfitriões baixaram o ritmo no segundo tempo.

O atacante do PSG, por sinal, anotou mais um golaço - com direito ao zagueiro Dragovic de bumbum no chão - e chegou a 55 com a camisa verde-amarela, empatando com Romário na terceira colocação da artilharia histórica. À frente deles, somente Ronaldo com 62 e Pelé com 77.

Ele atuou por 83 minutos na partida em Viena e está apto para a estreia na Copa do Mundo no próximo domingo contra a Suíça, em Rostov, às 15h (de Brasilia).

O primeiro tempo diante da Áustria foi melhor do que o jogado contra a Croácia na semana passada. Com Neymar no lugar de Fernandinho, a seleção ficou mais ofensiva e com posse de bola, mas os lances não saíam com fluidez.

O 5-4-1 austríaco causou problemas para o Brasil, e os laterais não estavam inspirados. A equipe da casa teve boa chance com Arnautovic em chute mascado dentro da área, enquanto Alaba era perigoso com seus cruzamentos pela esquerda.

O gol brasileiro saiu em lance ilegal: Marcelo chutou na intermediária, a bola bateu na zaga e sobrou para Gabriel Jesus, impedido, completar para o fundo das redes. Foi o décimo gol do ex-Palmeiras pela seleção.


Na etapa final, com os austríacos cansados após a intensidade dos 45 minutos iniciais, as jogadas brasileiras começaram a sair. E dois golaços foram marcados.

Lula tem 30%, Bolsonaro 17% e Marina 10% das intenções de voto, mostra Datafolha

Resultado de imagem para lula bolsonaro e marina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está preso na Polícia Federal de Curitiba há dois meses, mesmo assim, segue na liderança da corrida presidencial deste ano, com 30% das intenções de voto, como mostra a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no início da madrugada deste domingo, 10. No cenário com a presença de Lula, Jair Bolsonaro aparece com 17%, Marina com 10% e Geraldo Alckmin com 6% das intenções de voto. 

Sem o petista na corrida presidencial, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) continua à frente dos concorrentes, com 19%, seguido de Marina Silva (Rede), que oscila entre 14% e 15%, Ciro Gomes (PDT), que oscila entre 10 e 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 7% e Alvaro Dias (Podemos) com 4%.

Apesar da liderança, Lula vem registrando queda na preferência do eleitorado. Em janeiro, o Datafolha indicava que ele tinha 37% e na pesquisa divulgada no dia 15 de abril, 31% no cenário mais favorável entre nove pesquisados. Na atual mostra, nos cenários em que o petista fica fora do páreo, mais de 1/3 do eleitorado ainda diz que está sem opção de voto. E os dois candidatos mais cotados para a sua vaga, o ex-prefeito Fernando Haddad (SP) e o ex-governador Jaques Wagner (BA), aparecem com apenas 1% na pesquisa.

Votos nulos, brancos e 'não sabem', com Fernando Haddad ou Jaques Wagner no lugar de Lula nessa disputa, chegam a 33%. Sem o PT no páreo, esses votos chegam a 34%. E com Lula na disputa, os que dizem não ter candidato ficam em torno dos 21%.

Nessa mostra, Manuela D'Ávila (PCdoB) e Rodrigo Maia (DEM) oscilam entre 1% e 2%; Aldo Rebelo (SDD), Fernando Collor de Mello (PTC), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Afif (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Josué Alencar (PR) e Levy Fidelix (PRTB), oscilam entre 0% e 1%. Paulo Rabello de Castro (PSC) não alcança 1% em nenhum cenário.

O candidato do presidente Michel Temer, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) aparece nessa mostra com apenas 1% das intenções de voto.

Rejeição

No quesito rejeição, o campeão é o ex-presidente Fernando Collor (PTC) com 39%, seguido de Lula (PT) com 36%, Bolsonaro (PSL) com 32%, Alckmin (PSDB) com 27%, Marina Silva (Rede) com 24% e Ciro Gomes (PDT) com 23%.

A mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 6 (quarta-feira) e 7 (quinta-feira) deste mês, teve como base 2.824 entrevistas em 174 municípios em todos os Estados do País, mais Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-05110/2018.


(Elizabeth Lopes)

sábado, 9 de junho de 2018

Segundo Rita das Mercês, Henrique Alves também tinha indicados na Assembleia

Resultado de imagem para HENRIQUE ALVES

O ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves, preso e condenado na Operação Lava-Jato, também tinha influência na Assembleia Legislativa segundo Rita das Mercês.

Na delação, a principal alvo da operação Dama de Espadas afirmou que Henrique tinha várias indicações. Sendo cinco delas de amigos, familiares e assessores feitas pessoalmente. E outras seis feitas por intermédio do ex-assessor Aluízio Dutra.

De todos os indicados para cargos comissionados, funções gratificadas e outros tipos de gratificações, Rita disse só ter visto um trabalhando. Os demais ela afirmou não conhecer e disse não saber se eles efetivamente trabalharam na Assembleia Legislativa.

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil


A Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através da secretaria municipal de Assistência Social, ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação vai de 07 a 15 de junho e tem como tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”.

Nesta quinta-feira (07), primeiro dia de programação, teve palestras nas escolas e mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM.

Já nesta sexta-feira (08), além de novas palestras em escolas do município, teve no bairro Paraíso a “Rua de Lazer”, com várias atividades recreativas para crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Até o final da programação, dia 15 de junho, serão realizadas novas palestras em escolas, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, panfletagem em eventos e caminhada.

A Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil busca mobilizar a população santa-cruzense no processo de erradicação desse problema e promove ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.