sábado, 11 de agosto de 2018

Tomba leva apoios do Trairi e Agreste para Carlos Eduardo

tomba_carlos1

O deputado estadual Tomba Farias esteve nesta quinta-feira com o candidato a governador Carlos Eduardo (PDT), a quem Tomba irá apoiar no pleito deste ano.

Tomba foi levar seu apoio a Carlos acompanhado de vários líderes das regiões Trairi e Agreste, especialmente a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, e lideranças politicas dos municípios de Serra Caiada e Tibau do Sul.

Com os apoios, Tomba mostra que estará em palanque enfatizando a importância de eleger Carlos Eduardo governador do estado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte

tomba_carlos2


tomba_carlos3


Via Blog do Edipo Natan

Robinson: ´As famílias Alves, Maia e Rosado levaram o RN à falência´



Nesta sexta-feira, 10 de agosto, no programa Jornal Potiguar Notícias, o jornalista Pinto Júnior entrevistou o governador do Estado e pré-candidato ao Governo, Robinson Faria (PSD). Robinson abriu a série de entrevistas que o programa terá com os candidatos ao Governo do RN.

Na entrevista, Robinson falou sobre as obras de saneamento básico, em obras em Natal e municípios da Região Metropolitana e de como encontrou o Estado em situação difícil, o que impossibilitou de realizar mais obras estruturantes, segundo ele.

Sobre política, Robinson foi contundente em relação aos adversários. "O palanque da maldade armado contra mim em 2014 ainda não foi desmontado", reclamou. Também voltou sua artilharia contra as "oligarquias": "Três famílias, Alves, Maia e Rosado levaram o Rio Grande do Norte à falência", disparou.

O governador falou que nos governos de políticos destas famílias "sempre houve gastança, obras oportunistas e eleitoreiras, que acabaram com o Estado".

O programa Jornal Potiguar Notícias é transmitido de segunda a sexta, às 12h, ao vivo pela PNTV, pela página Potiguar Notícias do Facebook e pela 105,9 FM para 25 municípios.



Via Potiguar Notícias

Inscrições para o concurso público da Polícia Militar do RN terminam segunda-feira (13)

Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Demis Roussos/Governo do RN)

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte terminam na segunda-feira (13). Ao todo, são 1.000 vagas para o quadro de praças da corporação. O candidato deve se inscrever pela internet, no site www.ibade.org.br. A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa, que custa R$ 100.

O concurso, regido pelo Edital Nº 003/2018 – SEARH/PMRN, oferece 938 vagas para candidatos do sexo masculino e 62 para o sexo feminino. Ao todo, o certame possui sete etapas. São elas:

Primeira etapa: prova objetiva e redação.
Segunda etapa: exame de saúde
Terceira etapa: teste de aptidão física (TAF)
Quarta etapa: avaliação psicológica
Quinta etapa: investigação social
Sexta etapa: avaliação de títulos
Sétima etapa: curso de formação
A primeira etapa será realizada no dia 23 de setembro de 2018, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó, conforme escolha do candidato no momento da inscrição.

O cronograma previsto e o edital estão disponíveis no site da instituição organizadora do certame: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE.

Temer achou ‘chato e sem surpresas’ o 1º debate de candidatos a presidente



O presidente Michel Temer (MDB) se preparou para não perder um só lance do debate da Band entre candidatos à sua sucessão, quinta (9). Assistiu ao debate no Palácio Jaburu, onde reside, com a paciência e o interesse de quem faz política há 30 anos. Mas Temer não conseguiu ficar diante da TV até o final, à 1h13 da madrugada. Ele achou tudo “muito chato e sem surpresas”, segundo deixou escapar para a coluna. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Temer não comentou os ataques que sofreu exatamente em razão dos melhores feitos do seu governo: reforma trabalhista e teto de gastos.

O presidente gostou de ver Geraldo Alckmin (PSDB) defender as medidas do governo. Uma defesa que recusou em momentos cruciais.

Para o governo, o debate mostrou que Lula já é “carta fora do baralho”: foi citado só duas vezes, uma delas pelo mediador. Temer, dezenas.

Os candidatos a presidente saíram do debate da Band praticamente do mesmo tamanho, à exceção de Daciolo, que se destacou pelo barulho.

Abertas as inscrições para 3.148 vagas no IFRN

Campus Central do IFRN, em Natal (Foto: Alberto Leandro/Arquivo Tribuna do Norte)

Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta sexta-feira (10) as inscrições para o exame de acesso a 3.148 vagas para 82 cursos técnicos integrados ao ensino médio. As vagas são voltadas para estudantes que estejam concluindo ou já concluíram o ensino fundamental. Metade delas é reservada a estudantes de escolas públicas.

As inscrições vão até o dia 3 de setembro, devendo ser feitas no Portal do Candidato. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, deve ser efetuado até o dia 4/9. A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada entre os dias 10 e 20 de agosto, com resultado final previsto para ser divulgado no dia 29. Os alunos participantes do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), conforme orientações constantes no Edital 29/2018, estão isentos dessa taxa.

Prova e resultados
As provas do Exame de Seleção serão aplicadas no dia 14 de outubro de 2018. No dia da prova, os participantes devem comparecer ao local definido portando documento oficial com foto, cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica transparente preta. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 04 de dezembro de 2018. Os candidatos aprovados devem realizar as pré-matrículas entre 07 e 09 de janeiro de 2019, no campus selecionado para ingresso.

Cronograma
A quem interessa: Alunos concluintes do 9º ano e/ou que já concluíram o ensino fundamental;

Data das inscrições: 10/8 a 3/9/2018;
Data da prova: 14/10/2018;
Horário da prova: 13h às 17h (horário oficial local);
Local: Definido no cartão de inscrição do aluno;
Resultado final: 4/12/2018;
Pré-matrícula: 7 a 9/1/2019.

Reajuste do STF terá impacto anual de R$ 243 milhões no Executivo



O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão estimou em R$ 243,1 milhões por ano o impacto orçamentário, no Poder Executivo, do aumento salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por mês, a despesa terá um acréscimo de R$ 18,7 milhões.

Ontem (8) o Supremo aprovou, por 7 votos a 4, reajuste de 16% no salário dos ministros da Corte, para 2019. Atualmente o salário é de R$ 33,7 mil e passará para R$ 39,3 mil por mês, caso seja aprovado pelo Congresso Nacional. O subsídio dos ministros é o valor máximo para pagamento de salários no serviço público.

O cálculo do ministério não inclui o efeito cascata nos vencimentos de servidores do Judiciário e do Legislativo, que têm suas próprias folhas de pagamento. "Atualmente, 5.773 servidores têm remuneração superior ao teto de R$ 33.763 [teto constitucional] e sofrem descontos em seus contracheques com a aplicação do Artigo 42 da Lei 8.112/90 (abate-teto)", informou o ministério, por meio de nota.

Se considerado o "efeito cascata" nos demais poderes e também nas unidades da federação, as despesas podem aumentar em até R$ 4 bilhões, segundo projeções de técnicos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Somente no Judiciário, o impacto seria de R$ 717 milhões ao ano.

Ainda de acordo com o Ministério do Planejamento, o reajuste do teto também vai provocar aumento nos salários de presidente da República, vice-presidente e ministros, que têm as suas remunerações fixadas pelo Congresso Nacional com base no teto. A elevação do gasto na folha de pagamento, nesse caso, seria de mais R$ 7 milhões por ano.

Concurso com 55 vagas é aberto para a Prefeitura de Sítio Novo, RN

Resultado de imagem para sitio novo rn

Prefeitura de Sítio Novo, cidade da região Agreste potiguar, divulgou edital para concurso público nas áreas da educação, assistência social, saúde e prestação de serviços. Ao todo, são oferecidas 55 vagas para contratação imediata e cadastro reserva, sendo duas para pessoas com deficiência.

As provas são de nível fundamental, médio e superior e os salários iniciais variam de R$ 954 a R$ 12 mil. As inscrições começam nesta sexta (10) e seguem até o dia 9 de setembro. O investimento para a inscrição é de R$ 80 para os cargos de Nível Fundamental e Nível Médio, e de R$ 100 para os cargos de Nível Superior.

As vagas de nível fundamental são para:

Auxiliar de Serviços Gerais
Eletricista
Merendeiro
Operador de Motoniveladora
Operador de Retroescavadeira
As vagas de nível médio são para:

Agente Comunitário de Saúde
Auxiliar de Consultório Dentário
Auxiliar de Farmácia
Motorista na categoria D,
Recepcionista
Técnico em Enfermagem
Guarda Municipal

As vagas de nível superior são para:

Assistente Social
Odontólogo do Programa Saúde da Família – PSF
Enfermeiro do Programa Saúde da Família – PSF
Enfermeiro
Farmacêutico Bioquímico
Fisioterapeuta
Fonoaudiólogo
Médico do Programa Saúde da Família – PSF
Médico Clínico Geral – Plantonista
Nutricionista
Médico Veterinário
Professor de Ciências
Professor de Educação Física
Professor de Educação Infantil
Professor de Ensino Fundamental
Professor de Ensino Religioso
Professor de Inglês

A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 (quarenta) horas semanais ou por escala de plantão, respeitada as exceções contidas em legislação específica e observada a proporção entre a carga horária cumprida e remuneração fixada para o cargo.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Farinha pouca meu pirão primeiro



Ao comentar nesta quinta-feira (9) o resultado da votação de ontem (8), em que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram o aumento de seus próprios salários, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, disse não se envergonhar de ter ficado vencida no tema, por estar convencida de que não era o melhor para o Brasil.

“Perco quase todo dia, ontem perdi, provavelmente hoje perco de novo em alguma votação. Mas eu não queria estar ao lado dos vencedores”, disse a ministra, que votou para que os salários permanecessem em R$ 33,7 mil por pelo menos mais um ano.

O reajuste dos salários foi votado em sessão administrativa na noite de quarta-feira (8), quando foi aprovada a inclusão no orçamento do Poder Judiciário de 2019, a ser encaminhado ao Congresso, o aumento de 16% nos vencimentos dos ministros, que poderão chegar a R$ 39 mil.

Votaram a favor do aumento os ministros Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Cármen Lúcia votou contra o reajuste, assim como os ministros Rosa Weber, Edson Fachin e Celso de Mello.

“Os que venceram e como venceram não era o que eu queria mesmo, e continuo convencida de que não era o melhor para o Brasil”, disse a presidente do STF. “Às vezes lutamos muito, mas não ganhamos, mas o objetivo de lutar pelo Brasil e conviver com o diferente que muitas vezes vence faz parte da democracia”, acrescentou.

As declarações foram dadas durante um evento sobre os 30 anos da Constituição, em uma universidade particular de Brasília. Participavam da mesa também a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha. (Agencia Brasil)

TCE determina que Governo do RN suspenda antecipação de royalties

Robinson Faria, governador do Rio Grande do Norte (Foto: Thyago Macedo/G1)

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte determinou de forma cautelar que o governador Robinson Faria não realize qualquer ato administrativo que implique em operação de crédito com antecipação de receitas de royalties. Caso já tenha sido editado qualquer ato administrativo com esse conteúdo, os seus efeitos ficam suspensos, de acordo com o TCE.

Segundo o voto do relator, conselheiro Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior, o governo não poderá “realizar qualquer ato administrativo destinado à contratação de operação de crédito que dê em garantia créditos decorrentes do direito do Estado do Rio Grande do Norte de participação governamental obrigatória, na modalidade de royalties, ou que importe em antecipação dos créditos decorrentes deste direito”.

Francisco Potiguar Júnior foi acatado pelos demais conselheiros na sessão do Pleno desta quinta-feira (09), com exceção do conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, que alegou suspeição.

De acordo com o voto, as cessões de créditos oriundas de royalties, regulamentadas pelo Senado Federal, só são permitidas para a capitalização de fundos de previdência e amortização de dívida com a União. A Lei Ordinária Estadual nº 10.371, que autoriza a antecipação, aponta que os “créditos cedidos serão destinados para a capitalização do fundo de previdência”.

Contudo, no caso do Rio Grande do Norte o regime de previdência não funciona mais por capitalização - desde a edição da Lei Complementar Estadual nº 526/2014, que extinguiu o fundo de capitalização e criou o Fundo Financeiro do RN. O Funfirn é “estruturado em regime de repartição simples, para fins de pagamento da folha corrente de inativos, o que implica, na prática, em pagamento de pessoal”.

“Vislumbro, pois, a fumaça do bom direito, ante a constatação da utilização da antecipação de recursos para o pagamento de despesa corrente, em afronta à Resolução nº 043/2011 do Senado Federal; bem como o perigo da demora, pelo comprometimento futuro do orçamento estadual, além da dificuldade em se fazer a recomposição dos recursos oriundos dos royalties, porventura utilizados”, aponta o relator.

Foi fixada multa pessoal e diária no valor de R$ 500 ao governador Robinson Faria, em caso de descumprimento das determinações da Corte de Contas. Ele terá de comprovar nos autos o cumprimento das medidas.

Lava Jato devolve mais de R$ 1 bilhão para Petrobras, de uma só vez



A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná registrou nesta quinta-feira (9) a devolução de cerca de R$ 1 bilhão à Petrobras, por meio de acordos de colaboração premiada e leniência. Este é o maior valor já ressarcido à estatal de uma única vez.

Do total, cerca de R$ 260 milhões estão depositados na conta judicial da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba e devem ser transferidos para a Petrobras nos próximos dias. Cerca de R$ 775 milhões já foram depositados diretamente para a estatal.

A quantia já transferida para a empresa é fruto do acordo de colaboração do engenheiro Zwi Skornicki, celebrado com a PGR (Procuradoria-Geral da República), no valor de R$ 87 milhões, e do acordo de leniência da empresa Keppel Fels, no valor de R$ 687,5 milhões.

O montante que ainda se encontra nas contas judiciais refere-se a parcelas quitadas de 16 acordos de colaboração premiada e três acordos de leniência e da recuperação espontânea de recursos por um dos réus da operação. O total de recursos já transferidos para a Petrobras desde o início da Lava Jato é de R$ 2,5 bilhões. Também já foram devolvidos R$ 59 milhões para a Justiça Federal de Goiás e pelo menos R$ 250 milhões para os cofres do estado do Rio de Janeiro, utilizados para o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas.

A operação já prevê a recuperação de R$ 13,4 bilhões por meio de acordos de leniência e colaboração – cerca de um terço do rombo máximo estimado na Petrobras pela Polícia Federal. (Folhapress)

Candidatura de Styvenson ao Senado ainda causa estranheza a analistas políticos



Apesar dos bons números apresentados nas pesquisas eleitorais na corrida para o Senado no RN, o candidato Capitão Styvenson Valentim (REDE) ainda causa estranheza em parte dos analistas políticos potiguares. Justamente por ter optado entre tentar o Senado e não a Câmara Federal ou a Assembleia Legislativa.

Tendo deixado o mundo político e seus apoiadores na expectativa durante toda a pré-campanha, Styvenson só decidiu o partido a se filiar (Rede Sustentabilidade, comandado nacionalmente por Marina Silva) e o cargo a que concorreria "no apagar das luzes". Mal tomou a decisão e já teve o nome com boas intenções de voto, chegando a liderar na Grande Natal, segundo uma das pesquisas.

Styvenson concorre a uma das duas vagas em disputa ao Senado contra pesos pesados da política, como o senador Garibaldi Filho (MDB), que tenta reeleição, o ex-senador e ex-governador Geraldo Melo (PSDB) e os deputados federais Zenaide Maia (PHS) e Antônio Jácome (Podemos). Avalia-se que a dupla de senadores eleitos sairá deste quinteto.

Não se pode negar a ousadia e disposição do capitão, que virou celebridade regional pelo rigor com que coordenou a Operação Lei Seca, mas a pergunta é por que tentar uma faixa com mais dificuldades se ele teria uma eleição quase garantida para a Assembleia Legislativa do RN por exemplo?

Para o jornalista e blogueiro mossoroense Carlos Santos, "a  minirreforma política de 2017 criou a prioridade de eleger federais, em vez de governador, presidente, senador. Ele seria viável demais e os partidos desejariam", afirma, em opinião corrente entre jornalistas da área.

"Não sei responder porquê ele opta pelo Senado. Talvez tenha pouco a ver com estrategia politica", afirma o jornalista Rudson Pinheiro. Rudson recorda ainda do êxito da professora Amanda Gurgel, que em 2012 teve estrondoso êxito para a Câmara de Natal. "Talvez Styvenson sozinho pudesse atingir e bater o quociente eleitoral para a Assembleia Legislativa, como fez Amanda", avalia Rudson.

O que parece claro é que Styvenson não é "do ramo" político, para o bem e para o mal. "Não sei se ele entende de politica", afirma Rudson. "Não sei o que passa na cabeça dele. Nem ele deve saber", avalia Carlos Santos. Resta saber como se portará o eleitorado dele diante disso.

Via Potiguar Notícias

RN tem a maior taxa de mortes violentas do país

RN registrou 2.386 mortes violentas em 2017 (Foto: Ney Douglas)

O Rio Grande do Norte é o estado do país com a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes: 68. Foram 2.386 mortes violentas no estado em 2017. Em todo o país foram 63.880 mortes violentas em 2017, o maior número de homicídios da história. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e foram divulgados na manhã desta quinta-feira (9).

De acordo com o levantamento, a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes aumentou 19,4% no Rio Grande do Norte em 2017 em relação ao ano anterior. Em 2016 o RN registrou 1.980 mortes violentas. O estado com a menor taxa de mortes violentas é São Paulo: 10,7.

Em relação às capitais, Natal é a segunda com maior taxa de mortes violentas do país: 67,2. Foram 595 mortes violentas somente na capital potiguar em 2017. A capital com maior taxa do país é Belém: 67,5 e a com a menor taxa é São Paulo: 11,1, com 1.344 mortes violentas.

Estupros


O RN tem a menor taxa de estupros por 100 mil habitantes do país: 6,1. Foram registrados 213 casos de estupro no estado em 2017. No ano anterior foram 210.

Mais de 40% dos presos no RN ainda não foram julgados

Mais de 40% dos presos no RN ainda não foram julgados (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

O Conselho Nacional de Justiça divulgou balanço do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões nesta terça-feira (7). Os dados mostram que 45% dos presos mantidos nas cadeias do Rio Grande do Norte ainda não foram a julgamento.

De acordo com o advogado criminalista André Dantas de Araújo, a maior consequência dessa realidade é o alto custo dos presos para o RN. "Manter um apenado no sistema prisional gera uma dívida que o estado não consegue sanar, obrigando-o a encaminha valores para o sistema que poderiam ser investidos em educação e saúde, por exemplo", destacou André.

O número de pessoas privadas de liberdade mesmo sem terem ido a julgamento no RN é 2.846 presos. A Justiça informou que esse número tem diminuido aos poucos. "O número tem diminuido aos poucos desde que o Tribunal de Justiça nomeou 40 novos juízes. Esse número ainda é alto porque muitos processes estão nas partes finais que envolvem recursos e providências burocráticas para começar o processo de execução penal", comentou o juiz de execuções penais, Henrique Baltazar.

O Brasil tem hoje 602.217 presos, sendo 95% deles do sexo masculino. 51% dos apenados no Brasil, foram para a cadeia por roubo ou tráfico de drogas. No Rio Grande do Norte, desconsiderando regime aberto e condicional, existem 6.176 pessoas presas.

Contra Bolsonaro, Haddad admite aliança com Alckmin em 2º turno

Fernando Haddad (PT) foi prefeito de São Paulo durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) no estado.

No caso de Jair Bolsonaro, candidato do PSL chegar ao 2º turno na disputa presidencial com Geraldo Alckmin (PSDB), o PT poderia apoiar o tucano. A eventual aliança foi admitida pelo vice na chapa petista, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (9). O ex-prefeito de São Paulo, contudo, afirmou que a possibilidade é remota.


"O PT não tem esse preconceito", afirmou Haddad em resposta ao jornalista Reinaldo Azevedo em evento do banco BTG Pactual, em São Paulo. O candidato a vice, contudo, afirmou que esse cenário seria um "pesadelo". Ele também considerou esse cenário improvável. "O Alckmin acho que só cresce às custas do Bolsonaro", disse Haddad.

Com 7% das intenções de voto no último Datafolha, divulgado em 11 de junho, o tucano tem tentado atrair os votos de eleitores do deputado federal. Nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT),Bolsonaro lidera as intenções de voto, com 17%.

Na convenção do PSDB no último sábado (4), o ex-governador de São Paulo afirmou que o País precisa de "ordem democrática", que essa é uma "exigência civilizatória". Disse que é candidato para unir e insinuou que há candidatos que querem levar o Brasil para o radicalismo. "Gente assim quer ditadura, que logo degenera em anarquia", atacou, em outra referência ao candidato pelo PSL.

A expectativa é de um enfrentamento também no debate da Band nesta quinta-feira. Como o PT não irá participar, o partido decidiu fazer um debate paralelo, com transmissão nas redes sociais.

Ao admitir uma aproximação com o PSDB, Haddad defendeu o ex-governador. "Nunca vi um empresário sugerir uma conduta inadequada do Alckmin", afirmou. Ele foi prefeito de São Paulo quando o tucano comandava o estado.

O petista lembrou ainda de alianças anteriores entre os partidos tradicionalmente opostos. Em 1998, a então petista Marta Suplicy, ficou de fora do 2º turno na disputa do governo estadual e o PT apoiou Mário Covas (PSDB) na disputa contra Paulo Maluf (PPB, atual PP). O tucano venceu. Dois anos depois, Marta foi para o 2º turno e Covas retribuiu, uma vez que o adversário era Maluf também, e ela foi eleita.

Na entrevista, o ex-prefeito deixou claro que Lula ainda é o candidato do PT. "Nós não vamos abdicar do Lula", afirmou. Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em 2ª instância, o ex-presidente está preso desde 7 de abril. O PT deve registrá-lo como candidato até 15 de agosto, mas a tendência é que a Justiça Eleitoral rejeite o pedido, com base na Lei da Ficha Limpa.

PRF realiza leilão de 487 veículos apreendidos no RN

Lotes serão abertos para visitação na próxima segunda-feira (13). Leilão presencial acontece dia 15 de agosto em Natal. (Foto: Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal realiza no dia 15 de agosto o leilão de 487 veículos apreendidos no Rio Grande do Norte. Ao todo, são 398 veículos de duas rodas e 89 automóveis. Deste total, 219 estarão aptos a voltar a circular e 268 serão transformados em sucatas.

As visitações estarão disponíveis nos dias 13 e 14 de agosto, nos seis pátios indicados no edital. No edital também é possível consultar os detalhes dos veículos, os lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes.

Os lotes arrematados com direito a documentação serão disponibilizados sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente. Sobre o valor do lance dado, o comprador é responsável pela comissão do leiloeiro (5%) e o ICMS.

Os lances já podem ser ofertados pela internet até o momento do leilão presencial.

Serviço
Leilão presencial
Local: Rifóles Praia Hotel
Endereço: Rua Cel. Inácio Vale, 8847, Ponta Negra, Natal/RN
Data: 15/08/2018
Horário de início do leilão: 9h (horário local)

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Justiça decreta indisponibilidade de bens de deputado e de 'servidora fantasma' da Assembleia do RN

Nelter Queiroz teve os bens bloqueador após ação movida pelo Ministério Público (Foto: João Gilberto/Ascom AL)

A Justiça decretou indisponibilidade de R$ 1.018.825,71 em bens do deputado Nelter Lula Queiroz (MDB) e de uma servidora fantasma do gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa. A decisão é do desembargador Ibanez Monteiro e reforma decisão anterior de primeira instância, que atende a um recurso interposto pelo Ministério Público.

Segundo o que apurou o MP, os dois desviaram recursos dos cofres da AL através de “cheque salário” e transferências bancárias destinados a servidores inseridos fraudulentamente na folha de pagamento, de 2005 até esta data. Os atos, ainda de acordo com o Ministério Público, caracterizam improbidade administrativa. “O objetivo era obter vantagem de cunho patrimonial em benefício próprio e de terceiros”, afirma o MP.

O Ministério Público explica que Nelter e a funcionária se beneficiaram da utilização da figura conhecida popularmente como “funcionário fantasma”, ou seja, aquele que apesar de receber a remuneração, não trabalha ou o faz apenas de maneira parcial, eventual ou esporadicamente. A consequência é enriquecimento ilícito e causando dano ao erário, bem como a violação a princípios constitucionais da moralidade, da impessoalidade e da eficiência.

A funcionária que teve os bens bloqueados constava na folha de pagamento da AL, segundo apurou o MPRN, mas residia a 3.755 km de Natal, em Foz do Iguaçu (PR). Por lá, possuía vínculo formal de trabalho com a Associação Educacional Iguaçu desde 2009 (entre diferentes outros vínculos de trabalho) e registro junto ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná, desde agosto de 2005 – além de ter casado com pessoa nascida e domiciliada na cidade paranaense.

“Tal condição torna impossível a prestação de serviço como analista legislativa junto à AL, cargo efetivo ocupado por ela desde 1998 e cuja última remuneração foi no valor de R$ 14.832,77. Após diversas diligências investigatórias, mediante requisições de documentos, pesquisas em bancos de dados e escuta de testemunhas, com a finalidade de angariar elementos que pudessem esclarecer a verdadeira situação funcional, restou demonstrado invariavelmente que ela jamais prestou qualquer tipo de serviço à AL”, afirma o Ministério Público.

Governo do RN prorroga estado de calamidade na saúde pública pela segunda vez

Ambulâncias do Samu estão paradas porque as macas foram utilizadas no Walfredo Gurgel (Foto: Clayton Carvalho/Inter TV Cabugi)

O Governo do Estado prorrogou por mais 180 dias o estado de calamidade na saúde pública do Rio Grande do Norte. O decreto de renovação foi publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial do Estado (DOE). É a segunda prorrogação desde que a calamidade foi decretada, em junho do ano passado.

De acordo com o que está disponível no DOE, o prazo anterior não foi suficiente para a adoção de melhorias no sistema de saúde.

Renovar a calamidade, segundo diz o Poder Executivo na publicação, é necessário “para o fim de legitimar a adoção e execução de medidas emergenciais que se mostrarem necessárias ao restabelecimento do seu normal funcionamento”.

O Executivo justificou ainda a renovação do decreto com a dificuldade de conseguir parar a folha do Estado, mediante a “escassez de recursos econômicos”. O estado de calamidade permite ao gestor público contratar com mais facilidade, bem como dá prioridade ao estado no envio de recursos federais.

Ações de combate à violência contra a mulher são realizadas em Santa Cruz dentro do “Agosto Lilás”


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, desde o início do mês de agosto, vem desenvolvendo ações do “Agosto Lilás”, campanha que  tem a finalidade de conscientizar a população sobre os tipos de violência doméstica, os direitos das mulheres e, sobretudo, divulgar que “violência contra a mulher não tem desculpa, tem consequências”.  Entidades e órgãos da assistência social desenvolverão durante todo o mês ações abordando essa temática.

A programação teve início no dia 01 de agosto com mesa redonda, e segue com palestras em escolas e grupos de convivência, audiência legislativa  e distribuição de material educativo, principalmente para as mulheres. Também estão previstos um “bazar beneficente” e um dia de atendimento exclusivo para mulheres no CREAS.

As ações serão desenvolvidas para que as mulheres se reconheçam juntas como sujeitos de direitos, visto que a violência contra a mulher está presente em todas as classes sociais, independentemente de nível cultural, econômico-financeiro, raça, credos, e se faz necessário também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social.

Santuário Lilás

Como já aconteceu em outras campanhas, a Prefeitura de Santa Cruz mudará a cor da iluminação da imagem de Santa Rita de Cássia. Durante três dias (17,18 e 19 de agosto) o Santuário ganhará tom lilás em alusão ao “Agosto Lilás”.

Prefeitura de Santa Cruz realiza leilão de Amarok na próxima sexta-feira (10) na Vila de Todos


A Prefeitura de Santa Cruz realiza na próxima sexta-feira (10) o leilão de um modelo Amarok CD 4x4 Trend, 16 lugares, da marca Volkswagen e ano de fabricação-modelo 2013/2014. O leilão acontece na modalidade “maior lance ou oferta”, que poderão ser feitos na Vila de Todos, a partir das 9 horas.

No site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br)  é possível acessar o Edital do Leilão nº 003/2018, que disponibiliza todas as informações necessárias para as pessoas interessadas em arrematar o veículo.

TRE determina exclusão de vídeos que 'ofendem imagem' do candidato Garibaldi Alves nas redes sociais

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) discursa na sessão da votação do processo de impeachment da presidente Dilma no Senado, em Brasília (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte determinou que o Facebook e o Instagram excluam dois vídeos que denigrem a imagem de Garibaldi Alves (MDB), candidato ao Senado. A defesa do candidato também acionou a Polícia Federal, para que as pessoas que publicaram o conteúdo sejam punidas.

De acordo com o advogado que atuou no caso, Raffael Campelo, foram utilizadas filmagens reais de Garibaldi, sendo que reproduzidas com uma dublagem. Nos textos das duas paródias, os eleitores são chamados de "otários".

"Olá, seus otário. Preciso do seu voto pra manter a corrupção. Vou enganar os mais pobre, os sem noção, e principalmente você que é burro. Então saia de casa, pegue aquele busão lotado para participar da nossa enganação, para que eu não perca essa mamada mais uma vez. Contamos com a sua burrice", diz a dublagem no primeiro vídeo, publicado na semana passada.

O segundo foi ao ar nesta terça-feira (7) e tem conteúdo semelhante. Raffael Campelo explica que as duas filmagens foram publicadas tanto no Facebook, quanto no Instagram, nos mesmos perfis.

Na decisão do dia 1º de agosto, que julgou a primeira publicação, o TRE considerou que a "paródia negativa ofende a honra e a imagem" do candidato. "Em situações como a dos autos, o TSE considera a veiculação em testilha como propaganda antecipada negativa, passível de sancionamento pela Justiça Eleitoral", afirma a juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira.

Ainda segundo Raffael Campelo, a ação movida contra o outro vídeo teve decisão proferida pelo Tribunal nesta terça-feira (7), e o resultado foi o mesmo.

"A exclusão dos vídeos foi o primeiro passo, para evitar danos maiores ao candidato. Agora já protocolamos na Polícia Federal uma notíciacrime”, diz o advogado. A defesa quer que a PF apure quem são os autores e os puna tanto no aspecto eleitoral, quanto no criminal. "Porque é crime difamar, caluniar", acrescenta Campelo.