sábado, 3 de novembro de 2018

Bolsonaro diz que fará diferente de antecessores, para resgatar confiança no Brasil



O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) utilizou as redes sociais neste sábado (3) para declarar que trabalha em agenda intensa para governar de forma diferente de todos seus antecessores, com o objetivo principal de resgatar a confiança no Brasil.

“Minutos após a vitória nas eleições iniciamos uma intensa agenda com propostas para fazermos diferente de tudo que governos anteriores fizeram, desde planos para fomentar a economia, mas principalmente, resgatar a confiança do brasileiro e do estrangeiro em nosso Brasil”, escreveu Bolsonaro, em sua página do Facebook, na manhã de hoje.

Ontem, o futuro presidente atribuiu a doutrinação ideológica e inversão de valores em instituições de ensino a “pessoas que odeiam nossas cores e hino”. E defendeu que patriotismo não é atitude política.

“Por muito tempo nossas instituições de ensino foram tomadas por ideologias nocivas e inversão de valores, pessoas que odeiam nossas cores e Hino. Hastear uma bandeira do Brasil não tem relação com política, mas com o orgulho de ser brasileiro e a esperança de tempos melhores”, escreveu Bolsonaro.

O presidente eleito viaja na terça (6) para o Distrito Federal e se encontra na quarta (7), às 16h, com o atual presidente Michel Temer (MDB), no Palácio do Planalto. Bolsonaro retorna e volta na quinta (8) para o Rio de Janeiro.

Passageiro é executado a tiros dentro de táxi na Zona Norte de Natal

Resultado de imagem para tiro

Um passageiro foi morto a tiros após entrar em um táxi, na manhã deste sábado (3) na Zona Norte de Natal, próximo ao Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato. Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessao (DHPP) a vítima cumpria pena no regime semiaberto e tinha acabado de deixar a unidade.

De acordo com a delegada Patrícia Paes, o caso ocorreu por volta das 9h15. Daniel Marques de Oliveira, de 24 anos, entrou em um táxi para deixar o local, mas foi surpreendido por uma pessoa que chegou armada e atirou. O homem morreu dentro do veículo, antes de qualquer socorro. O criminoso fugiu sem levar nada da vítima ou do taxista.

Aos investigadores, o taxista afirmou que o passageiro, que mora em Campo Grande, vinha todos os sábados a Natal para assinar a presença no presídio provisório da Zona Norte. A polícia não informou por qual crime ele respondia à Justiça. Daniel tinha acabado de deixar a unidade e entrado no carro, quando o crime aconteceu. Não houve tempo de reação.

A delegada Patrícia Paes, da DHPP, considerou que o caso pode ter sido uma execução, mas preferiu não dar detalhes sobre a linha de investigação. Ainda de acordo com ela, a polícia ainda não tem suspeitos para o crime.

O corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Vigia é morto a tiros enquanto acompanhava moradores em rua de cidade da Grande Natal

Vigia de rua foi assassinado a tiros em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Um vigia de rua foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (2), enquanto acompanhava a chegada de moradores em casa, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. Os criminosos fugiram após a execução.

Segundo testemunhas, o vigia noturno Wagner Bezerra Barbosa, de 28 anos, estava acompanhando algumas pessoas até a casa onde elas moram, quando começou uma série de disparos. Os moradores correram e a vítima também. O homem tentou se esconder, mas não conseguiu.

As marcas de tiros ficaram no portão de um imóvel. Segundo moradores, o vigia não tinha colete nem usava arma de fogo no trabalho. De acordo com uma testemunha, esse não é o primeiro caso em que um vigia é morto na região e a população vive com medo.

A Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante vai investigar o caso. Há indícios de que os criminosos estavam em um veículo de cor branca fazendo assaltos no bairro. Uma câmera de segurança gravou imagens dos suspeitos horas antes do assassinato.

Policial militar morre em acidente com três motos na Zona Norte de Natal

Cabo da PM morreu em acidente na tarde desta sexta (2) na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte de Natal — Foto: Tom Guedes/Inter TV Cabugi

Um cabo da Polícia Militar morreu em um acidente envolvendo três motocicletas, na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital potiguar. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira (2), por volta de 13h50. Segundo testemunhas, a vítima pilotava uma moto e bateu em outra que tentava atravessar a via. Uma terceira moto bateu no veículo do policial, que já estava no chão.

A vítima foi identificada como o cabo Fernando dos Santos Silva, que era lotado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM).

Segundo o sargento Gerailton Paiva, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), as testemunhas relataram que uma motocicleta que seguia pela avenida no sentido da Redinha para Igapó, na faixa da direita, fez uma manobra para atravessar a pista pelo canteiro.

O policial, que vinha atrás, tentou parar ou desviar do veículo, mas não conseguiu. Ele acabou colidindo, sendo arrastado e arremessado contra um poste. Fernando não resistiu e morreu na hora.

O outro piloto, um homem de 55 anos, teve fratura exposta na mão esquerda e uma lesão na perna. Ele foi socorrido ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, onde aguardava exames e, possivelmente, uma cirurgia, na tarde desta sexta-feira (2).

Uma terceira moto também não conseguiu desviar e bateu na moto do policial. Apesar da queda, o piloto teve apenas ferimentos leves e não precisou ser levado ao hospital.

O Itep foi ao local do acidente para recolher o corpo do cabo Fernando e fazer a perícia.

Gasto público passou de R$4,5 bilhões na campanha eleitoral de 2018



Gastos públicos com a campanha eleitoral deste ano já superaram a marca de R$4,5 bilhões e garantiram o 2º lugar na lista das mais caras da História. MDB e PT, que perderam a eleição, são os que faturaram mais dos fundões eleitoral e partidário: R$293 milhões e R$290 milhões, respectivamente. A Justiça Eleitoral disponibilizou ao PSL de Jair Bolsonaro apenas R$15,4 milhões, que elegeu o presidente da República, três governadores, 52 deputados federais e 4 senadores. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O controle da Justiça Eleitoral será testado no exame da prestação de contas dos partidos, em geral meramente contábil.

As eleições deste ano só não foram mais caras que as de 2014, auge da corrupção envolvendo empreiteiras, que custaram R$5,1 bilhões.

Doações de pessoas físicas somaram R$470,5 milhões, enquanto os candidatos tiraram R$398,8 milhões do próprio bolso na campanha.

Gestão da Prefeita Fernanda Costa leva pavimentação asfáltica para mais duas ruas do Conjunto Cônego Monte


A gestão da Prefeita Fernanda Costa iniciou nesta quinta-feira (01) mais uma etapa de pavimentação asfáltica.  Desta vez estão sendo beneficiadas mais duas ruas no Conjunto Cônego Monte.

Com recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Tomba Farias (PSDB), as obras contemplam a Rua Escritor Raimundo Nonato da Silva e a Rua Nossa Senhora da Apresentação. O trecho que está sendo asfaltado corta boa parte do bairro, vai da BR 226 até a Rua São Tomás de Aquino, que foi também recentemente asfaltada pela gestão municipal.

Segundo a secretaria municipal de Transportes e Obras Públicas, a obra iniciada nesta quinta-feira (01) deve seguir até a próxima semana.




Supremo notifica Eduardo Bolsonaro a responder denúncia de ameaça a jornalista



Reeleito com a maior votação da história da Câmara, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) foi notificado na última terça-feira (30) e tem até o próximo dia 14 para se defender da acusação de que ameaçou uma jornalista. O filho do presidente eleito Jair Bolsonaro foi denunciado em abril pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por ter feito ameaças a uma jornalista que trabalhava em seu antigo partido, o PSC, por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

Eduardo foi enquadrado por Raquel no crime de ameaça por palavra ou gesto, que prevê prisão de um a seis meses. Por ser considerado um crime de menor potencial ofensivo, a procuradora-geral fez uma proposta de acordo que prevê, entre outras coisas, o pagamento de multa de R$ 50 mil à jornalista Patrícia Lélis por danos morais e o pagamento mensal de 25% do salário de deputado, por um ano, ao Núcleo de Atendimento às famílias e aos autores de violência doméstica.

Os oficiais de Justiça procuravam diariamente, em seu gabinete, o filho do presidente eleito desde 3 de outubro. Mas só conseguiram notificá-lo na última terça. A notificação foi determinada pelo ministro Luis Roberto Barroso, que relata o caso, diante da falta de manifestação do parlamentar.

O novo líder do PSL é acusado de ter ameaçado Patrícia por meio do Telegram, concorrente do WhatsApp. A peça enviada pela procuradora-geral ao Supremo reúne reprodução de conversas entre os dois no aplicativo que tem entre suas principais ferramentas uma que permite a destruição automática das mensagens conforme período pré-estabelecido.

Embora Eduardo tenha acionado o dispositivo para que o texto desaparecesse após cinco segundos, Patrícia conseguiu salvar imagens da conversa. Raquel Dodge concluiu que a intenção de Eduardo Bolsonaro era, claramente, impedir a livre manifestação da jornalista com ameaças. O deputado não comenta o assunto e diz que só se manifestará na Justiça.

A desavença pública entre os dois começou após Eduardo publicar em seu perfil no Facebook um desabafo a respeito de uma ex-namorada que, nas palavras dele, trocou roupas recatadas por danças sensuais, depois de ter rompido com ele para sair com um médico cubano. “Feminismo é uma doença”, escreveu o deputado.

Professores participam de evento de apresentação do portal com conteúdo didático que será implantado nas escolas municipais de Santa Cruz


A gestão da Prefeita Fernanda Costa segue investindo para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino que é oferecido nas escolas da rede municipal e, a mais recente ação, é a utilização do portal Clikideia nas escolas do município. Uma plataforma digital de ensino e aprendizagem que está sendo implantada nas instituições das zonas urbana e rural.

Na tarde desta quarta-feira (31), no Teatro Candinha Bezerra, o Clikideia foi apresentado aos professores do município. Foi feita uma exposição da proposta do portal, sua metodologia e de algumas das inúmeras ferramentas que o portal disponibiliza e que podem ser utilizadas no cotidiano das escolas. Desde o início de outubro que técnicos da empresa que administra o Clikideia tratam de questões operacionais nas escolas de Santa Cruz. O trabalho continuará com a formação dos professores.

O evento desta quarta-feira (31) contou com as presenças da secretária municipal de Educação, Suelen Bulhões, do idealizador do Clikideia, Manoel Dantas, da equipe pedagógica do município e de professores de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Depois de concluídas todas as fases de implantação do portal, a ideia da Prefeitura de Santa Cruz é realizar o lançamento oficial da plataforma, ainda esse ano.

O portal Clickideia é uma plataforma desenvolvida há 18 anos a partir de uma cooperação institucional e tecnológica com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de um portal que apresenta conteúdos didáticos da educação básica, voltados para as disciplinas de grade curricular dos ensinos fundamental e médio, materiais específicos para a educação infantil e ferramentas interativas de criação, publicação e comunicação.

Mais de 124 mil candidatos são esperados para o Enem 2018 no RN

Mais de 115 mil fizeram provas do Enem no RN, em 2017 — Foto: Lamonier Araújo/Inter TV Cabugi

O Rio Grande do Norte tem 124.046 candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que começa neste domingo (4). Eles representam um total de 2,2% dos 5,5 milhões de inscritos em todo o país. No estado, os portões abrem às 11h e fecham às 12h do horário local, por causa do horário de verão, que passa a valer na madrugada do primeiro dia do exame.

As inscrições potiguares foram menores que no ano passado, quando o estado registrou 159.486 cadastros. Apesar disso, apenas no primeiro dia de prova, em 2017, foram registradas mais de 44 mil ausências, o que reduziu o número de candidatos para cerca de 115 mil.

Ainda de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelas provas, a maior parte dos candidatos potiguares, 64.368, está na faixa etária de 21 a 30 anos de idade. Outros 58.779 candidatos são os mais novos, com idade entre 16 anos e 20 anos, mas o público acima dos 60 anos também vai participar. São 241 nessa faixa etária.

O público feminino representa 57% das inscrições no estado. São 70.874 mulheres contra 53.172 candidatos do sexo masculino. Nas inscrições, 63.955 pessoas informaram que estão terminando o terceiro ano do Ensino Médio regular neste ano. Outros 7.592 são concluintes no sistema de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Futuro ministro da Defesa defende uso de atiradores de elite no Rio



A exemplo do juiz federal Wilson Witzel, governador eleito do Rio de Janeiro, o general Augusto Heleno, futuro ministro da Defesa, também está entre os que defendem o uso de atiradores de elite (ou “snipers”) contra bandidos que circulam em favelas cariocas exibindo fuzis e outros armamentos pesados. Heleno até sugeriu a medida quando se deu a intervenção federal no Estado, como forma de enfrentar o crime. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Augusto Heleno relatou que snipers foram usados com êxito na Missão da ONU no Haiti em situação semelhante, contra bandidos armados.

Para o futuro ministro, após um prazo para entregar as armas, os bandidos seriam advertidos de que estariam sob a mira de snipers.

Procurador do MPRJ, Marcelo Rocha Monteiro também defende o uso de snipers como maneira de proteger inocentes dos criminosos.

Marcelo Rocha Monteiro, que é professor de Processo Penal da UERJ, disse que a lei prevê essa ação do Estado e protege seus snipers.

Restaurantes do Fest Frango encerram visitas técnicas aos “padrinhos” natalenses


A Prefeitura de Santa Cruz concluiu nesta terça-feira (30) as visitas técnicas dos restaurantes locais aos “restaurantes padrinhos” de Natal/RN, importante fase de preparação para o Festival Gastronômico, uma das principais atrações do Fest Frango 2018.

Os oito estabelecimentos que participarão do evento foram divididos em dois grupos e as visitas técnicas ocorreram em dois dias, na segunda-feira (29) e nesta terça-feira (30). Essas visitas servem para a troca de experiências e para conhecer como grandes restaurantes produzem seus pratos, desde a seleção dos alimentos à finalização dos mesmos. (clique aqui e veja os restaurantes do Fest Frango 2018 e os seus padrinhos)

Nessas ações de preparação para mais uma edição do Fest Frango, a Prefeitura de Santa Cruz/RN conta com a parceria do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da seccional do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) acontece esse ano nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.



terça-feira, 30 de outubro de 2018

Deputado Tomba comemora aniversário e reeleição de deputado estadual com festa em praça pública próxima quinta em Santa Cruz

IMG-20181020-WA0138

O deputado estadual Tomba Farias comemora nesta quinta-feira seu aniversário e mais uma vitória nas urnas, que o fez eleito deputado estadual para o terceiro mandato consecutivo.

Para comemorar, mais uma festa de rua será realizada. Antes da festa, uma missa em ação de graças acontecerá na Matriz de Santa Rita, a aprtir das 19h. A festa será no pátio da Matriz, com início às 22h.

Mais uma vez a Banda Grafith é a atração principal. O evento ainda contará com Forró do Briola e Henry Freitas. Todos são convidados para comemorar com o deputado Tomba seu anviersário e mais uma eleição para a Assembleia Legislativa.


Via Blog do Edipo Natan

Governo do RN cancela contrato com banca do concurso da Polícia Civil

Polícia Civil do RN tem apenas 1.534 cargos ocupados do total de 5.150 previstos em lei — Foto: G1 RN

A Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte (Searh/RN) publicou uma portaria revogando o processo licitatório para contratação do Instituto Acesso para realização do concurso para agentes, escrivães e delegados da Polícia Civil. A publicação determina ainda a suspensão da portaria que criou a Comissão de Especial designada para realização do concurso. 

A medida aconteceu após questionamentos feitos pela Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público (MP), Associação dos Escrivães de Polícia Civil (Adepol), Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol) e pela Associação dos Escrivães da Polícia Civil do RN (Assesp).

No início deste mês, a DPE havia aberto um procedimento preparatório para demanda coletiva para analisar a contratação da empresa. Em ofício, a Defensoria alertou que o Instituto Acesso responde a uma ação civil pública proposta pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, por supostas irregularidades na aplicação da prova para concurso de professor daquele Estado.

São investigados possível violação de lotes de provas, duplicidade de questões na prova e ausência de lista de presença para candidatos. Os indícios levaram à suspensão do certame, por decisão da Justiça. Também foi formalizado pedido de anulação das provas aplicadas. No mesmo período, o MPRN recomendou à Searh a anulação de todos os atos decisórios praticados pela comissão do concurso da Polícia Civil.

Restaurantes que participarão do Fest Frango 2018 fazem visita aos “restaurantes padrinhos” da capital


Seguem os preparativos para uma das principais atrações da sexta edição da Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango), o Festival Gastronômico. A Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros iniciaram nesta segunda-feira (29) as visitas técnicas dos representantes dos oito restaurantes que irão participar do evento aos “restaurantes padrinhos”, em Natal/RN.

Essas visitas servem para a troca de experiências e para conhecer como grandes restaurantes produzem seus pratos, desde a seleção dos alimentos à finalização dos mesmos.

A escolha do restaurante padrinho aconteceu levando em consideração o segmento de atuação (veja a relação dos restaurantes e seus padrinhos no site www.santacruz.rn.gov.br).

Os oito restaurantes santa-cruzenses foram divididos em dois grupos de quatro. Nesta segunda-feira (29) o primeiro grupo foi à Natal e, nesta terça-feira (30), será a vez do segundo.  As visitas são acompanhadas pela coordenadora de turismo da Prefeitura de Santa Cruz/RN, Silvia Rodrigues.

Nessas ações de preparação para mais uma edição do Fest Frango, a Prefeitura de Santa Cruz/RN conta com a parceria do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da seccional do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A Feira de Avicultura do Trairi (Fest Frango) acontece esse ano nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.


Bolsonaro diz que quer doar sobra de campanha para Santa Casa, mas lei não permite

Jair Bolsonaro em entrevista ao Jornal Nacional

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), disse no seu Twitter, nesta terça-feira, 30, que pretende doar os restos de campanha para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde foi socorrido e operado após ter levado uma facada em um ato de campanha. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e especialistas ouvidos pelo Estado, a lei não permite que o candidato doe o que não gastou durante a campanha.

Ele também disse que gastou cerca R$ 1,5 milhão na campanha, mas o site do TSE mostra ao menos R$ 2,4 milhões de despesas. “Pretendo doar o restante para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde nasci novamente. Acredito que aqueles que em mim confiaram estarão de acordo”, disse o novo presidente.

Questionado, o TSE disse que isso não seria possível, de acordo com o artigo 53 da Resolução nº 23.553, aprovada em dezembro passado. “A legislação eleitoral não permite a doação, uma vez que as sobras de campanha devem retornar ao partido”, disse, em nota.

Para a advogada eleitoral Maria Silvia Salata, “doar diretamente da conta de campanha, como ele dá a entender, não dá para fazer isso”, nem que os recursos sejam doações de pessoa física ou financiamento coletivo.

No tuíte, Bolsonaro também disse que gastou “cerca de R$ 1,5 milhão, menos que a metade do que foi arrecadado com doações individuais”. Na prestação de contas do candidato no site do TSE, consta R$ 2.452.212,91 de despesas. Como a campanha deve entregar a prestação final das contas no final do mês, o número pode aumentar.

O presidente eleito do PSL arrecadou R$4.150.097,17, sendo R$ 3.751.164 de pessoas físicas - a maioria de financiamento coletivo. O PRTB, partido de seu vice, repassou ainda R$ 50,8 mil oriundos do Fundo Partidário. Os cerca de R$ 348 mil doados pelo PSL têm outra origem, não especificada no site.

Segundo o advogado eleitoral Alberto Rollo, nada impede diretamente que, uma vez na conta do partido, a sigla decida doar para o hospital, mas deve provar que é por uma necessidade da legenda.

“Meu entendimento é que doações de pessoas físicas e crowdfunding fazem parte do patrimônio do partido, então a destinação deve ser a mesma do Fundo Partidário, que está expresso na lei 9096, de 1995”, disse. Ele deu o exemplo de um partido que compra um helicóptero: é permitido, desde que seja usado pelo e para o partido, não apenas pelo líder partidário.

MPF, Polícia Civil e MPE investigam caso de mãe que 'fantasiou' filho de escravo para festa de Halloween em Natal

Mãe fantasiou menino de 9 anos para festa de Halloween em escola de Natal — Foto: Reprodução

A Promotoria de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente de Natal abriu nesta terça-feira (30) uma investigação para acompanhar o caso de uma mãe que criou para o próprio filho – um menino de 9 anos – uma fantasia de escravo para a festa de Halloween de uma escola particular de classe média alta da cidade. A Polícia Civil disse que vai intimar a mulher para que ela preste esclarecimentos.

No início da tarde, o Ministério Púlbico Federal informou que também abriu um procecimento de investigação, porque "compete à Justiça Federal processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional". Para o MPF, por ter sido divulgado na internet, o fato configurou a “transnacionalidade” exigida pela norma constitucional.

A mulher publicou fotos do garoto nas redes sociais, na tarde da segunda-feira (29), causando grande repercussão na internet. A maior parte dos comentários é de críticas à fantasia, que foi considerada racista. A publicação foi apagada do perfil da mãe do menino. Além de pintar o garoto com tinta escura, ela maquiou nas costas do filho "marcas" de chicotadas e fez o menino usar correntes. "Quando seu filho absorve o personagem! Vamos abrasileirar esse negócio! #Escravo", escreveu ela no Instagram.

Segundo o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e da Cidadania (SEJUC), “a prática do racismo passou a ser considerado um crime inafiançável e imprescritível”.

 Nas costas do filho, mãe também maqueou "marcas" de chicotadas — Foto: Reprodução

No próximo sábado (03) o Iberezão será palco de mais duas decisões de competições de futebol promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz


Mais duas competições de futebol promovidas pela Prefeitura de Santa Cruz chegam a reta final e terão, no próximo sábado (03), as partidas que definirão os times campeões. O Estádio Iberezão será o palco das finais do Ruralzão e da Copa José Vanildo.

A partir das 15h15, Pau de Leite x Santa Rita 103 decidem o título do Ruralzão 2018. A competição reuniu as principais equipes da zona rural do município. Logo em seguida, o duelo será entre Fluminense e Eva Bary, que decidem a Copa José Vanildo. A competição reuniu as principais equipes amadoras da cidade e o seu nome é homenagem da gestão municipal ao atual presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), o advogado José Vanildo da Silva, pelos relevantes serviços prestados em prol do crescimento do futebol no Rio Grande do Norte.

As duas competições são organizadas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer e fazem parte do calendário anual de competições esportivas planejado pela gestão da Prefeita Fernanda Costa.

Recentemente, no final do mês setembro, outra competição promovida pela Prefeitura de Santa Cruz foi encerrada. O Panelinha bate o Esporte Master Paraíso, por 1 x 0, e ficou com o troféu de campeão do Campeonato Municipal de Futebol Master.

Moro diz que irá ‘refletir’ sobre convite de Bolsonaro para ser ministro

Sergio Moro vota em Curitiba: O juiz federal Sergio Moro vota em Curitiba, no Paraná – 07/10/2018

O juiz federal Sergio Moro afirmou, nesta terça-feira 30, que um provável convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para o Ministério da Justiça ou para compor o Supremo Tribunal Federal (STF) será, se confirmado, “objeto de ponderada discussão e reflexão”.

Em nota oficial, o magistrado, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Paraná, disse que neste momento tem a dizer “publicamente que fico honrado com a lembrança”. Mais cedo, o advogado Gustavo Bebianno, braço-direito de Bolsonaro, afirmou que o governo contava com a disposição do juiz em se “engajar” com a nova gestão.

Durante entrevista à RecordTV, o presidente eleito afirmou a sua pretensão de ter Sergio Moro em uma das funções. Para a Justiça, ele deverá escolher um ministro já no primeiro dia de governo, em substituição a Torquato Jardim. Para o Supremo, Bolsonaro só poderá nomear um nome em 2020, data prevista para a aposentadoria compulsória do decano da Corte, ministro Celso de Mello. E um outro em 2021, no final do período de Marco Aurélio Mello.

Um pouco depois, falando ao Jornal Nacional, Jair Bolsonaro defendeu o juiz Moro como “um símbolo do Brasil”. “É um homem que tem que ter seu trabalho reconhecido. Pretendo conversar com ele, convidá-lo para o Ministério da Justiça ou, no futuro, abrindo uma vaga no Supremo Tribunal Federal, na qual melhor ele achasse que ele poderia trabalhar pelo Brasil”.

A intenção do pesselista de indicar o juiz foi revelada pela coluna Radar há duas semanas. Nesta segunda, por meio de nota, o magistrado parabenizou o pesselista pela vitória e desejou “que faça um bom governo”. “São importantes, com diálogo e tolerância, reformas para recuperar a economia e a integridade da administração pública, assim resgatando a confiança da população na classe política”, afirmou Sergio Moro.

Com eleição de Fátima Bezerra (PT) para o governo do RN, empresário assume vaga no Senado; conheça Jean-Paul Prates (PT)

Jean Paul-Prates assume cadeira no Senado no dia 1º de janeiro de 2019 — Foto: Divulgação/Cerne

O empresário Jean-Paul Prates (PT) herdará os quatro anos finais de mandato da governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), no Senado Federal. Primeiro-Suplente de Fátima, que se tornou senadora em 2014 para mandato de oito anos, Prates vai assumir uma das três cadeiras do estado em 1° de janeiro e seguirá no cargo até dezembro de 2022. Ele terá Theodorico Bezerra Netto (PCdoB) como suplente imediato, para eventual nova substituição.

Nascido no Rio de Janeiro há 50 anos, Jean-Paul Prates é formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e em Economia pela PUC/RJ. Possui mestrado em Planejamento Energético e Gestão Ambiental (Universidade da Pensilvânia – EUA) e em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo. Atualmente, ocupa a presidência do Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN (SEERN) e do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERN).

Prates ocupou, durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria, a Secretaria Estadual de Energia do Rio Grande do Norte. No período, o estado passou por um processo de crescimento na produção de energia eólica. Atualmente, o Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia elétrica proveniente de geração eólica do país.

100% de renovação

A bancada do Rio Grande do Norte no Senado Federal será totalmente renovada a partir do próximo ano. Isso porque os atuais três senadores do estado (Garibaldi Alves Filho, José Agripino Maia e Fátima Bezerra) não darão sequência aos seus respectivos mandatos.

Ao contrário de Fátima Bezerra, que deixa o Senado para assumir o governo estadual, Garibaldi Alves Filho não conseguiu se reeleger, e José Agripino Maia abdicou da reeleição para tentar uma cadeira na Câmara Federal. Agripino não conseguiu se eleger.

Além de Jean-Paul Prates, o capitão Styvenson Valentim (Rede) e a dra. Zenaide Maia (PHS) – eleitos em 7 de outubro – vão representar o Rio Grande do Norte no Senado Federal. Styvenson e Zenaide têm mandatos garantidos até dezembro de 2026, podendo tentar reeleição.

Pagamento dos servidores da Prefeitura de Santa Cruz começa nesta terça-feira (30)


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Finanças, confirmou para esta terça-feira (30) o início do pagamento dos servidores municipais referente ao mês de outubro. A gestão municipal utiliza um cronograma de pagamento e sempre quita os vencimentos de seus colaboradores em três dias.

Nesta terça-feira (30), primeiro dia de pagamento, recebem os servidores da Educação (FUNDEB 40%), da Assistência Social (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV), além de servidores das demais secretarias,  com exceção dos da Saúde.

Quarta-feira (31), segundo dia de pagamento, recebem os servidores da Saúde, inclusive os dos programas ligados à pasta (ESF, PACS, Saúde Bucal, Agentes de Endemias, NASF, CAPS e CER). Na quinta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura de Santa Cruz conclui a folha do mês de outubro pagando os salários dos professores dos ensinos infantil e fundamental.

O valor líquido da folha do mês de outubro é de 1.994.456,00 (um milhão novecentos e noventa e quatro mil quatrocentos e cinquenta e seis reais).