quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Fátima determina que servidores cedidos retornem aos órgãos de origem



Os servidores públicos, civis e militares do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Norte, cedidos aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, a órgãos ou a entidades da União e dos Municípios, deverão retornar aos órgãos de origem, no prazo máximo de 60 dias, segundo decreto publicado na terça-feira, 2, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a secretária de comunicação do governo Fátima, ainda não se sabe ao certo qual o número de servidores que estão cedidos aos órgãos. O Decreto não se aplica aos servidores cessionários que ocupam cargo de comissão, cujas atribuições se qualifiquem, comprovadamente, como funções de chefia, direção ou assessoramento superior.

Ainda de acordo com o Governo, caso o servidor opte por permanecer no atual local de trabalho, os vencimentos serão pagos pelo Poder ou órgão no qual atua em forma de cessão.

Governadora veta contratação de terceirizados e carnaval não terá apoio



A governadora Fátima Bezerra decretou nesta quarta-feira estado de calamidade financeira no Rio Grande do Norte. A chefe do executivo ainda assinou 5 decretos para conter gastos. 

Um deles é o 28º.693 que veda o apoio do Governo do Estado na realização e apoio de festividades e eventos culturais. Entre eles o próximo carnaval. No mesmo decreto a governadora proíbe o acréscimo no quadro de terceirizados. 

No mesmo documento, as despesas com diárias e passagens aéreas terão que ser submetidas à Secretaria de Planejamento. 

Durante uma reunião nesta quarta-feira com representantes de sindicatos e empresários, Fátima Bezerra disse que o decreto de calamidade não é para alarmar a sociedade. "Não é um decreto de alarmar a sociedade, mas para alertar de forma muito transparente o legado da realidade.

Gasolina vendida nas refinarias está mais barata hoje



O preço da gasolina negociada hoje (3) nas refinarias está mais baixo: o litro passou de R$ 1,5087 para R$ 1,4675. A última redução no preço do combustível ocorreu no dia 28 de dezembro do ano passado, quando passou de R$ 1,5554 para R$ 1,5087.
 
De acordo com a Petrobras, a política de preços da empresa para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras “tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo”.
 
Segundo a estatal, essa “paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”. A Petrobras informa ainda que, “o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços)”.

Jean-Paul Prates toma posse como senador do RN

Jean-Paul Prates toma posse como senador do Rio Grande do Norte para mandato de quatro anos — Foto: Vinícius Ehlers/Senado

O advogado, economista e empresário Jean-Paul Prates (PT) tomou posse oficialmente como senador do Rio Grande do Norte na manhã desta quinta-feira (03), em Brasília. A ocasião acontece ainda na legislatura anterior a que está agendada para ter inicio no próximo mês de fevereiro. Prates era suplente de Fátima Bezerra (PT), que deixou o cargo para assumir o governo do estado. O mandato dele vai até 2022.

O novo senador potiguar tem mais de 37 anos de experiência profissional na áreas de petróleo, gás natural, energia renovável e recursos naturais e afirmou que quer manter a atuação nessas áreas, bem como defender projetos voltados para a educação e desenvolvimento regional.

Perfil

Jean-Paul é mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania; mestre em Economia do Petróleo pelo Instituto Francês do Petróleo e co-autor do atual marco regulatório de energia e petróleo do Brasil. Foi secretário de Energia do Rio Grande do Norte, onde fixou residência desde 2005. Fundou o primeiro think-tank do Nordeste: o Cerne - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, voltado para estratégias públicas e privadas nestes setores; e fundou o Seern - Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN, além de atuar no conselho de empresas do setor.

Mãe e dois filhos são assassinados com tiros de espingarda na Zona Oeste de Natal

Crime aconteceu por volta das 2h, dentro de uma casa na rua Castelo Branco, perto do cemitério Bom Pastor II — Foto: Alessandro Sousa/Inter TV Cabugi

Uma mulher e dois filhos foram assassinados a tiros de espingarda na madrugada desta quinta-feira (3) no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Ninguém foi preso.

O triplo homicídio aconteceu por volta das 2h, dentro de uma casa na rua Castelo Branco, na comunidade Cambuim, perto do cemitério Bom Pastor II.

Segundo a Polícia Militar, a mãe foi identificada como Sônia Sueli Dias da Silva, de 41 anos, que trabalhava como diarista. Já os filhos, são Mislaine Dias Marinho, de 21 anos, e Diego Silva dos Santos, de 15. Os três, ainda de acordo com a PM, foram baleados na cabeça, o que caracteriza crime de execução.

Na casa, ainda de acordo com a polícia, estavam mais duas pessoas: uma outra filha de Sônia, uma menina de 13 anos, e a neta, uma criança de 5 anos. As duas foram poupadas.

Os criminosos foram dois homens que chegaram a pé, arrombaram a porta a chutes e invadiram a casa. Lá dentro, ordenaram que Sônia, Mislaine e Diego deitassem no chão e depois atiraram.

Ainda não há pistas dos assassinos nem da motivação do crime.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Tomba Farias dedica diploma à esposa, ex-prefeita de Santa Cruz: “Esse é pra você Fernanda! É pra você!"

IMG-20181220-WA0024

Diante de uma plateia composta por desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, amigos e familiares dos políticos eleitos no pleito de outubro deste ano, o deputado estadual Tomba Farias quebrou o protocolo na solenidade de diplomação realizada ontem no Teatro Riachuelo e gritou em alto e bom som para a sua esposa, a ex-prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, que acompanhava a cerimônia: *"Esse é pra você Fernanda! É pra você!"*, disse, levantando o diploma eleitoral do seu terceiro mandato.

Tomba Farias dedicou o diploma à esposa, diante dos olhos do juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, Wlademir Capistrano, que foi relator do processo que cassou o mandato de Fernanda Costa como prefeita de Santa Cruz, há poucas semanas.

O parlamentar, diplomado na companhia dos seus três filhos, foi aplaudido pela plateia.

Via Edipo Natan

Com o apoio da Prefeitura, campanha “Papai Noel dos Correios” entrega presentas para 250 crianças santa-cruzenses


A Prefeitura de Santa Cruz foi, por mais um ano, a principal parceira da agência dos Correios na realização de mais uma edição da campanha social “Papai Noel dos Correios”, que consiste na distribuição de presentes para crianças carentes.

Durante um período determinado pelos Correios, populares tiveram a oportunidade de adotar uma ou mais cartas de crianças carentes enviadas aos Correios e com o Papai Noel como destinatário. Ao adotar a carta, pessoa assumia a responsabilidade de atender o pedido feito na postagem.

A Prefeitura de Santa Cruz e os Correios realizaram um evento na manhã desta terça-feira (18) para entregar os presentes para as 250 crianças beneficiadas pela campanha. Participaram da festa funcionários da agência local dos Correios, vereadores e secretários da administração municipal.

O sorriso estampado no rosto de várias crianças foi a prova do sucesso de mais uma campanha “Papai Noel dos Correios”.


Após perder mandato, Mineiro vai integrar alto escalão do Governo, assegura Fátima



A governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assegurou nesta quarta-feira, 19, durante a cerimônia de diplomação dos eleitos de 2018, que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), “trocado” por Beto Rosado (PP) na cerimônia desta quarta, terá espaço no Executivo.

“O deputado Mineiro vai continuar lutando pela reconquista do mandato dele, mas posso dizer que vai participar, sim, do alto escalão do nosso governo, independente de continuar lutando legitimamente pela conquista da sua vaga na Câmara Federal”, afirmou Fátima ao Agora RN.

Mineiro, que foi declarado eleito no dia 7 de outubro com 98 mil votos, acabou perdendo a vaga em Brasília depois que os votos do candidato Kerinho (PDT), que haviam sido invalidados inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foram colocados como válidos.

Essa decisão, que partiu do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, fez com que o número do quociente eleitoral mudasse e, devido a isso, a coligação que o candidato Beto Rosado fazia parte acabou beneficiada, emplacando mais um nome na Câmara dos Deputados.

Prefeitura de Santa Cruz paga nesta quinta (20) 13º salário para comissionados e efetivos aniversariantes de dezembro


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria de Finanças, confirmou para esta quinta-feira (20), o pagamento do 13º salário para os servidores comissionados e efeitos aniversariantes de mês dezembro.

Muitos dos servidores efetivos do município já receberam o abono ao longo de ano, de acordo com o seu mês de aniversário. Essa forma escalonada, adotada pela gestão da ex-prefeita Fernanda Costa, minimiza o impacto da folha extra aos cofres públicos.

Nesta quinta-feira (20), além de todos os comissionados da administração pública municipal e dos efetivos aniversariantes, também receberão o abono os profissionais que são ligados aos programas do Governo Federal. Serão inseridos na economia local R$ 911.997,00 (novecentos e onze mil novecentos e noventa e sete reais).

PF faz novas buscas em endereços ligados a Aécio Neves



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 20, a segunda fase da Operação Ross, que investiga suposta propina do Grupo J&F ao senador Aécio Neves (PSDB) entre 2007 e 2014. Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, em endereços ligados ao tucano.

São alvos a mãe de Aécio e o primo Frederico Pacheco. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação da Polícia Federal.

A primeira fase da operação deflagrada no dia 11 de dezembro e fez buscas em endereços ligados ao senador, à irmã dele, Andréa Neves, e ao deputado federal Paulinho da Força (SD-SP).

Ross é um desdobramento da Operação Patmos, deflagrada pela PF em maio de 2017. Os valores investigados, que teriam sido utilizados também para a obtenção de apoio político, ultrapassam os R$ 100 milhões.

De acordo com o Ministério Público Federal, em troca dos recursos financeiros, Aécio teria prometido favorecimentos em um eventual governo presidencial (2015 a 2018) além de influência junto ao governo estadual de Minas Gerais, neste caso, com o objetivo de viabilizar a restituição de créditos tributários.

A PF batizou a operação numa referência a um explorador britânico que dá nome à maior plataforma de gelo do mundo localizada na Antártida, fazendo alusão às notas fiscais frias que estão sob investigação.

Defesa

Na primeira fase da Operação Ross, a defesa do senador Aécio Neves afirmou em nota enviada à imprensa que a ação tem como base as delações de executivos da JBS “que tentam transformar as doações feitas a campanhas do PSDB, e devidamente registradas na Justiça Eleitoral, em algo ilícito”. Aécio negou irregularidades O espaço está aberto para novas manifestações do parlamentar.

ASB encerra atividades do ano com torneio e ressalta apoio da Prefeitura nas ações de 2018


A Associação Santa-cruzense de Basquete (ASB) encerrou suas atividades em 2018 com a terceira edição do Torneio Municipal de Basquete. A competição foi realizada no último sábado (15), no Ginásio Elisbão Luiz “Hominho”, no Conjunto Cônego Monte.

O torneio reuniu atletas de várias idades e que fazem parte da ASB. Foi também um momento de confraternização entre os associados.

O presidente da ASB, Gildenilson Soares (Gil), aproveitou o encerramento das atividades da associação em 2018 para agradecer todo o apoio que recebeu da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, ao longo do ano.  Para ele, a gestão municipal foi fundamental para que a ASB pudesse realizar suas ações de fortalecimento da modalidade. O suporte oferecido pelo Poder Público municipal foi do apoio para a realização de competições locais e a participação de equipes santa-cruzenses em torneios intermunicipais, além da garantia do ginásio adequado para a prática das atividades semanais promovidas pela associação.

A Prefeitura de Santa Cruz vem nos últimos anos, assim como em várias outras modalidades esportivas, desenvolvendo ações de incentivo à prática do basquete.  Além de aumentar o número de adeptos, o trabalho resulta também na evolução técnica dos atletas.

Investigados por desvios de R$ 2,4 milhões na Assembleia viram réus



A Justiça potiguar acatou denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e tornou rés nove pessoas que integravam um esquema envolvendo servidores fantasmas na Assembleia Legislativa. Segundo investigações do MPRN, o grupo teria desviado pelo menos R$ 2.440.335,47. A investigação resultou na operação Canastra Real, deflagrada em 17 de setembro passado.

Entre os réus estão o secretário geral da Assembleia Legislativa, Augusto Carlos Garcia de Viveiros, e a ex-chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho. Augusto Viveiros é acusado de ter falsificado ideologicamente seis declarações de domicílio dos servidores indicados pelo grupo e por integrar organização criminosa. Já Ana Augusta Simas, além da organização criminosa, responde por peculato, que é o crime de desvio de dinheiro cometido por servidor público.

Além de Augusto Viveiros e Ana Augusta Simas, são réus no processo: Paulo Henrique Fonseca de Moura, Ivaniecia Varela Lopes, Jorge Roberto da Silva, Jalmir de Souza Silva, Karla Ruama Freire de Lima, Fabiana Carla Bernardino da Silva e Kerginaldo Braz de Lima.

Segundo as investigações do MPRN, o esquema fraudulento foi iniciado em 2015 e tem como principal integrante a ex-chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, Ana Augusta Simas, que foi exonerada do cargo após a deflagração da operação. Para o MPRN, Ana Augusta ocupava posição de controle ao indicar pessoas para ocupar cargos na Casa. Para isso, a ex-chefe de Gabinete forneceu o próprio endereço residencial para constar nos assentos funcionais e nos cadastros bancários dos servidores fantasmas por ela indicados.

A investigação verificou que todos os servidores fantasmas indicados pelo grupo possuem movimentações financeiras atípicas, recebendo mensalmente a importância líquida aproximada de R$ 13 mil. Logo após o depósito dos valores nas contas bancárias, as quantias eram integralmente sacadas. Essa movimentação financeira das contas bancárias, todas com saques padronizados, de valores idênticos, revela que os titulares não possuíam o controle de suas próprias contas.

Para o MPRN, as contas-correntes desses ex-assessores técnicos foram abertas somente para desvio de dinheiro público. Embora fossem servidores com alta renda, optaram por não contratar cartões de crédito. Mesmo sendo bem remunerados, investigação do Grupo de Atuação Especial ao Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do MPRN, mostra a ausência de aquisição de patrimônio no período em que estiveram nomeados para o cargo na Assembleia. A movimentação financeira deles não espelha a renda percebida.

Já em relação à Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, ao contrário dos demais investigados, a movimentação financeira é superior à renda declarada, incompatível com a qualidade de servidora pública e dissociada da sua declaração de Imposto de Renda. Ela declarou à Receita Federal, no IR do ano calendário 2015, somente rendimentos advindos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, enquanto que a declaração de informações sobre movimentação financeira revelou que a entrada de recursos na conta dela foi em valores que equivalem a mais que o dobro da remuneração dela.

Para o MPRN, uma planilha apreendida na casa de Ana Augusta Simas no dia em que a operação foi deflagrada, além de recibos de saque dos salários e recibos de imposto de renda dos funcionários fantasmas por ela indicados são provas irrefutáveis do desvio do dinheiro, pois eles permaneciam apenas com uma ínfima fração do salário por mês, somente a quantia de R$ 500, enquanto que todo restante do salário era desviado em favor da ex-chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa.

A operação Canastra Real cumpriu seis mandados de prisão e outros 23, de busca e apreensão nas cidades de Natal, Espírito Santo, Ipanguaçu e Pedro Velho.

Marco Celito assina convênios que somam R$ 4,3 milhões para obras em Santa Cruz


O prefeito interino de Santa Cruz, Marco Celito, cumpriu agenda administrativa em Natal/RN nesta terça-feira (18). Na capital do Estado, o gestor municipal assinou convênios de obras importantes para o município.

Além do convênio com o Ministério do Turismo que libera R$ 1,8 milhão para a conclusão do Teleférico, Marco Celito também assinou convênios com Ministério da Integração para a liberação de recursos para obras de modernização e ampliação do Mercado Público, de pavimentação asfáltica e em paralelepípedo de ruas e recuperação de estradas vicinais. Essas obras deverão ser executadas durante o ano de 2019.

Juntos, os convênios assinados pelo prefeito interino de Santa Cruz nesta terça-feira (18) somam R$ 4,3 milhões.

Ministério Público Eleitoral pede cassação da diplomação de Fátima Bezerra



O Ministério Público Eleitoral entrou com um pedido para cassação da diplomação de Fátima Bezerra como governadora eleita. O Ministério Público acusa a campanha da petista de conter irregularidades em captação de recursos financeiros.

O MPE entrou com o pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que o recebeu nesta quinta-feira.

Agora RN

Luziana Medeiros é a nova secretária de Administração da Prefeitura de Santa Cruz


Ao assumir a Prefeitura de Santa Cruz, o prefeito interino, Marco Celito, revogou os atos do gestor que lhe antecedeu e que culminaram com demissões de servidores comissionados. Os profissionais que faziam parte da gestão da ex-prefeita Fernanda Costa, desde a última segunda-feira (17), voltaram aos seus postos de trabalho e retomaram suas atividades, inclusive os titulares que respondem pelas pastas que compõem a estrutura da administração municipal.

O prefeito interino de Santa Cruz, Marco Celito, decidiu manter a mesma equipe da gestão da ex-prefeita Fernanda Costa. A única mudança foi promovida na secretaria de Administração, que está agora sob o comando de Luziana Medeiros da Fonseca.

A nova secretária de Administração da Prefeitura de Santa Cruz tem 27 anos de idade e é formada em Direito pela Universidade Potiguar (UNP), onde também fez especialização em Direito Previdenciário.

PGR aponta suspeita de propina de R$ 30 milhões a Kassab e repasses de R$ 28 milhões ao PSD

O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab  — Foto: Marcelo Brandt/G1

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse que há suspeitas de que executivos do frigorífico JBS repassaram R$ 58 milhões ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, e ao PSD, partido fundado por ele.

As suspeitas embasaram os mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal nesta quarta-feira (19), autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal – secretário de Transportes durante a gestão de Kassab na Prefeitura de São Paulo

Ao G1, Kassab disse que "não há nada que macule" sua imagem. "Ao longo de todos esses anos de vida pública não há nada que me comprometa no campo da imoralidade. Estou tranquilo porque sempre respeitei os princípios da ética. Estou à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário", disse por telefone.

Kassab foi nomeado secretário da Casa Civil do governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB). Considerado um homem forte do governo devido às suas habilidades de negociação, ele será o articulador político do Palácio dos Bandeirantes com os deputados na Assembleia Legislativa.

Em nota, o governador eleito de São Paulo disse que confia na "conduta da Justiça e no amplo direito de defesa do ministro para os esclarecimentos necessários".

De acordo com a colunista do G1 Julia Dualibi, na operação desta quarta a PF apreendeu R$ 300 mil em dinheiro no apartamento de Kassab.

Dinheiro apreendido na casa de Kassab — Foto: Divulgação/PF

Prefeito interino afirma que liberação de recursos para o Teleférico é um sinal de que Santa Cruz volta a caminhar para frente


A informação que surgiu no início da tarde desta terça-feira (18), da liberação do aporte final de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) para implantação do Teleférico, foi recebida como muita satisfação pelo prefeito interino Marco Celito.

Em agenda administrativa em Natal/RN, Marco Celito assinou o convênio que garante os recursos e disse: “Depois de dias de incertezas, recebemos essa notícia com muita alegria, é um sinal de que a nossa cidade volta a caminhar para frente. Reconheço a importância desse projeto para o fortalecimento do nosso turismo religioso e o impacto positivo no aspecto econômico. É um projeto idealizado pela gestão da ex-prefeita Fernanda Costa e que faremos de tudo para contribuir da melhor maneira possível para a sua efetivação”, afirmou.

A obra do Teleférico de Santa Cruz agora tem todos os seus recursos garantidos. O valor liberado nesta terça-feira (18) será utilizado para a conclusão da última etapa da construção do equipamento turístico.

Santa Cruz terá na próxima sexta-feira (21) primeira edição do “Natal que encanta na Terra da Santa”


A Prefeitura de Santa Cruz promove na próxima sexta-feira (21) a primeira edição do “Natal que encanta na Terra da Santa”. O evento será realizado na Praça da Bíblia, a partir das 19 horas, com uma programação voltada para fortalecer o espirito natalino.

Preparado pela equipe intersetorial de eventos da Prefeitura, a programação do “Natal que encanta na Terra da Santa” contará com apresentações culturais, brinquedos infláveis, a chegada do Papai Noel e apresentação de um coral formado por funcionários da Prefeitura de Santa Cruz.

A Praça da Bíblia já começou a ser preparada para o evento. O local ganhará uma decoração natalina especial para comemorar o momento que simboliza o nascimento de Jesus Cristo.

Esse é um projeto idealizado ainda na gestão da ex-prefeita Fernanda Costa e que será executado pela primeira vez, agora dentro da gestão do prefeito interino Marco Celito.

Deputado Tomba Farias comemora liberação do aporte final para implantação do Teleférico de Santa Cruz

tomba_parlamentocobranca

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) comemorou na tarde desta terça-feira (18), a liberação do aporte final de R$ 1.800.000,00 para a implantação do Teleférico de Santa Cruz.

O parlamentar também agradeceu ao presidente da República, Michel Temer, que deu essa importante notícia para a população do município de Santa Cruz e da Região Trairi.

Com o recurso, as obras da última etapa do teleférico estão com recursos totais assegurados e a obra deverá ser entregue em breve a população.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

“Fátima pode sofrer um colapso político como Dilma”, afirma Kelps



O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) afirmou que, caso a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) evite tomar atitudes drásticas para recuperar a economia do Executivo, ela pode acabar sofrendo um colapso político similar ao da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

“O maior problema de Fátima é que a plataforma política dela é completamente contrária às medidas necessárias [para cortar custos]. Pode haver um colapso político como o de Dilma. Dilma baixou forçosamente o preço da gasolina e da energia, e vendeu o país. Ela não aguentou e acabou cassada”, analisou o deputado em entrevista à 96FM.

Na avaliação de Kelps, os dois maiores problemas do Estado são a folha de servidores e a previdência. Ele crê que a futura governadora terá de tomar medidas antipáticas nestas áreas para começar o processo de conserto financeiro do RN.

“A solução requer um processo. Os grandes problemas hoje são a folha e a previdência. Não tem como não mexer nisso com medidas antipáticas. Contudo, elas precisam ser pactuadas com o servidor; olhando nos olhos”.

Para o parlamentar, demitir servidores deve ser uma decisão tomada em última instância; é preferível que não se façam concursos públicos, inclusive voltados para segurança. Ele acredita que o RN não precise disso, mas sim de ações voltadas para as políticas de recursos humanos.

“Eu não contrataria mais. Me assusta quando o Estado fala em concurso público. Acho que não se deve fazer mesmo para a segurança. Temos um dos quatro maiores efetivos por habitante do Brasil. Não precisa”.

Até o momento, segundo Kelps, Fátima ainda não deu sinais positivos que projetem uma boa gestão financeira. Ele se disse preocupado. “Torço para que a gestão dela dê certo, mas os primeiros movimentos não indicam isso. O maior problema do Estado são a previdência e o servidor, mas Fátima não anunciou uma medida objetiva nessas áreas. Sem isso, não tem administração”, pontuou.

Recentemente, Fátima compareceu à Assembleia Legislativa, oportunidade em que Kelps a questionou sobre a previdência. O deputado contou que ficou receoso com a resposta da petista.

“Ela disse que não sabe [o que vai fazer], e que ainda está estudando os números da transição. É público que há um rombo de mais R$ 100 milhões por mês. Como uma candidata é eleita e ainda não sabe o que vai fazer com o maior problema do Estado? Espero que o projeto dela seja bom, mas ele ainda não apareceu. Dá margem para gente interpretar que ele não existe e isso é assustador”, finalizou o deputado.

Agora RN