Além das ações de abastecimento da zona urbana do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Cruz auxilia no abastecimento da zona rural santa-cruzense.
Existe um poço na Estação de Tratamento de Água (ETA) que tem água que serve para gasto. A água não é totalmente potável e não é recomendada para consumo humano, mas como na zona rural a escassez de água é maior, o município abastece com a água do poço do SAAE comunidades que utilizam a água para manutenção da propriedade, animais, atividades domésticas, entre outras.
O poço que funcionava até o mês de outubro, após vários anos auxiliando no abastecimento por carros-pipa na zona rural, secou. Mas, em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, foi utilizada a perfuratriz da Prefeitura e outro poço foi cavado ao lado, dando vazão de mais de 18 mil litros de água por hora, o que fará com que o auxílio ao agricultor familiar continue.
De acordo com Ângelo Giusepe, diretor do SAAE, a água é priorizada para atender demandas na zona rural, pois é de conhecimento público a dificuldade para abastecimento. "A água da operação pipa do Exército é para matar a sede do agricultor, mas não dá para utilizar para outra finalidade, pois é limitada. Com isso, temos essa ação, que continuará servindo para o agricultor, em parceria com a Secretaria de Agricultura, garantindo que o homem e a mulher do campo tenham acesso a água para outras finalidades, já que ela não é totalmente potável, como manutenção das atividades domésticas, para animais, entre outras ação cotidianas", enfatizou o gestor da autarquia municipal.
Como o município tem um número limitado de carros-pipa, existe uma demanda na Secretaria de Agricultura que é atendida de acordo com a disponibilidade dos veículos, priorizando aquelas comunidades que estão a mais tempo esperando pelo serviço.
O SAAE garante que a água estará disponível para a Secretaria de Agricultura, priorizando o atendimento na zona rural de Santa Cruz.
Via Blog do Edipo Natan
Nenhum comentário:
Postar um comentário