sexta-feira, 11 de julho de 2014

Natal publica lei que concede auxílio moradia a vítimas de deslizamentos


Para alguns ela tem sido a salvação, para outros, preocupação. Uma parede da lagoa de captação auxiliar, localizada na Rua Adailson Pamplona de Menezes em Nova Parnamirim, desmoronou. A falta de paredes devidamente estruturadas é o que mais preocupa os moradores. Por outro lado, a lagoa tem evitado que os alagamentos sejam mais prejudiciais. A Prefeitura de Parnamirim espera o período de chuvas passar para recuperar a lagoa.

O receio é maior para os moradores da Rua Poços de Caldas. A rua é separada da lagoa por uma área verde com morros. O medo é que a erosão aumente a circunferência da lagoa de tal forma que alcance a via. “Realmente é muito preocupante vir puxando a areia do morro e chegar até a rua”, disse Geane Nascimento, auxiliar de teste e moradora da Poços de Caldas.

Para outra moradora Edilene Solon da Silva falta vontade política. “Aqui está faltando que os políticos tomem de conta. Tá faltando autoridade”, opinou. Mas para outras pessoas, a lagoa de captação tem livrado de muitos alagamentos.

Pelo menos é essa a opinião do comerciante Robson Firmino de Oliveira, vizinho da lagoa principal e da auxiliar. Segundo ele, as enchentes não prejudicam mais como no passado, quando não havia a lagoa de captação inacabada. 
“Essa lagoa improvisada recebe a água dessa outra porque eles fizeram uma canalização. Isso aí está sendo a salvação da gente. Se não fosse esse buraco já tinha perdido tudo”, declarou o dono de mercadinho.


Reajuste da polícia civil é aprovado na Assembléia


Os deputados aprovaram hoje (10) à unanimidade a mensagem do governo que reajusta vencimentos de várias categorias da Polícia Civil do RN. A mensagem 110/2014 dispõe sobre a remuneração de delegado, escrivão e agente e também dispõe sobre o enquadramento de agentes e escrivães. 

Com a aprovação, os delegados terão um aumento real de 66% e os agentes e escrivães de 35%, referentes à reposição salarial dos últimos quatro anos. O reajuste será parcelado e implantado de forma gradual nos meses de março e setembro de 2014 e em março e setembro de 2016.

Na discussão da matéria, alguns deputados criticaram o governo pela demora no envio da matéria. Kelps Lima (Solidariedade) disse que os policiais deveriam ter sido ouvidos para que se tentasse até a última instância se equacionar o valor justo remuneratório para a polícia civil. “Não é possível que as questões do serviço público só sejam discutidas após greve e próximo às eleições”, disse.

terça-feira, 8 de julho de 2014

27 prefeitos do Estado figuram na lista do TCE

A informação é do Panorama Político, assinado por Anna Ruth Dantas… Na lista entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), onde constam os nomes dos gestores que foram condenados pela Corte, há 27 prefeitos que estão no exercício do cargo. Confira os nomes dos prefeitos:

Alexandria – Dr. Ney Rossatto (PSB)
Alto do Rodrigues – Abelardo Rodrigues (DEM)
Angicos – Júnior Batista (DEM)
Antônio Martins – José Júlio (PSD)
Barcelona – Carlos Zamith (PMDB)
Carnaubais – Luizinho (PSB)
Espírito Santo – Chico Araújo (PMDB)
Goianinha – Júnior Rocha (PMDB)
Ipanguaçu – Geraldo Paulino (PT)
João Câmara – Ariosvaldo Targino, Vavá (DEM)
Lages – Benes Leocádio (PMDB)
Macaíba – Fernando Cunha (PROS)
Passa e Fica – Pedro Augusto, o Pepeu (PMDB)
Pilões – Dr. Chagas (PMDB)
Portalegre – Neto da Emater (PP)
Rafael Godeiro – Abel Filho (PSB)
Riacho da Cruz – Bernadete Rego (DEM)
São Gonçalo do Amarante – Jaime Calado (PR)
São João do Sabugi – Aníbal Pereira (PMDB)
São Miguel – Dr. Dario (PP)
São Paulo do Potengi – José Leonardo, Naldinho (PSD)
São Vicente – Joci Lins (PMDB)
Tenente Ananias – Maria José, Mazé (PSB)
Triunfo Potiguar – Gildenor Fonseca (PSB)
Umarizal – Carlindson Onofre – Manu (DEM)
Venha Ver – Expedito Salviano (PR)
Viçosa – Toinho do Miragem (PP)

Turismo: Prefeitura de Santa Cruz forma 20 condutores de grupos locais


A Prefeitura de Santa Cruz encerrou no último sábado (05) o curso de condutores de grupos locais. Mais uma capacitação que integra as ações do projeto de desenvolvimento do turismo local. Foram 20 novos condutores capacitados para desempenhar a importante tarefa de conduzir os turistas que visitarem Santa Cruz.

O curso teve uma carga horária de 30 horas, sendo 22 horas de aulas teóricas e 8 de aula prática, quando os alunos puderam vivenciar o “roteiro da fé” preparado pela Prefeitura de Santa Cruz em parceria com o SEBRAE e que contempla os atrativos turísticos do município (Santuário, feira-livre, Museu Rural, restaurantes e etc.)

Outros cursos voltados para a atividade turística serão desenvolvidos pela Prefeitura e oferecidos à população nos próximos meses.

Filho de Agripino é o deputado federal mais rico do RN com patrimônio de R$ 15 milhões


O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, tem um patrimônio maior que os três principais candidatos à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) juntos. Contudo, depois de 11 mandatos consecutivos em Brasília, Henrique não é, pelo menos oficialmente, o deputado federal mais rico do RN. Esse posto é de Felipe Maia, filho do senador e presidente nacional do DEM, José Agripino Maia. O democrata tem um patrimônio de, aproximadamente, R$ 15 milhões.
O valor declarado para as eleições deste ano é R$ 7 milhões maior que o patrimônio que Felipe Maia declarou em 2010, quando foi reeleito deputado federal pelo DEM. Contudo, o fato de ter dobrado, em quatro anos, o já milionário patrimônio, não é a única coisa que chama a atenção – até porque boa parte dos candidatos também fez o mesmo. O que se destaca mesmo nas informações de renda de Felipe Maia, disponibilizadas pela Justiça Eleitoral (por meio do DivulgaCand, do TSE) são as diversas aplicações financeiras e os mais de R$ 500 mil em dinheiro em espécie que o parlamentar guarda.
Sobre as aplicações, Felipe Maia tem R$ 219 mil na poupança do Banco Safra; R$ 9,8 mil em conta corrente do Banco do brasil; R$ 245 mil em aplicação de renda fixa no Bic Banco; R$ 1,4 milhão em aplicação de renda fixa no Banco Safra; R$ 1,1 milhão em aplicação no Banco Safra; R$ 5,2 milhões em aplicação no Banco Santander; R$ 1,2 milhão em outra aplicação no Banco Safra; R$ 941 mil em aplicação do Santander; R$ 560 mil em letra de crédito agropecuário do Banco Safra; R$ 160 mil em crédito imobiliário no Banco Safra; R$ 99 mil em depósito em conta corrente no Banco do Brasil; R$ 3,3 mil em conta corrente de outra conta no BB; R$ 942 mil em fundo de investimento no Santander; e R$ 212 mil em investimento em letras hopotecarias também no Banco Safra.

Dr.Antonio Petronillo vai assumir vaga de Gilson Moura na Assembléia Legislativa

O primeiro suplente da coligação PV, PR e PMDB que disputou uma vaga na Assembléia Legislativa na eleição de 2010, vereador natalense Luíz Almir(PV), confirmou que não assumirá a vaga deixada pelo deputado estadual Gilson Moura, que foi afastado do cargo por decisão judicial.

Com isso, o segundo suplente, Dr.Antonio Petronillo (PMDB), ex-prefeito de Parelhas será convocado para assumir o mandato.

O afastamento de Gilson Moura já foi publicado no Diário Oficial.

Eleições: Justiça começa a definir hoje tempo de rádio e TV

Os tribunais eleitorais começam hoje (8) a convocar partidos políticos e emissoras locais de rádio e televisão para estabelecer o tempo que cada legenda ou coligação terá no horário eleitoral gratuito. Nos estados e no Distrito Federal, as audiências vão definir a situação dos candidatos a governador, senador e deputado.

Depois de calcular esse tempo, os tribunais terão que sortear a ordem de veiculação da propaganda de cada partido ou coligação no primeiro dia do horário eleitoral gratuito. De acordo com a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), a  partir do segundo dia, a  propaganda veiculada por último, na véspera, será a primeira no dia seguinte, dando sequência à ordem do sorteio.

Os tribunais têm que fazer o sorteio até o dia 12 de agosto para que o TSE conclua o plano de mídia com todas as previsões para o horário eleitoral. O documento elaborado com todos esses dados precisa ser votado no plenário do TSE – que só volta a se reunir no início de agosto, quando termina o recesso forense.

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada no dia 19 de agosto e pode se estender até 2 de outubro – três dias antes do primeiro turno. Caso ocorra segundo turno, a propaganda pode ser retomada 24 horas depois do fim das votações, ou seja, às 17h do dia 6 de outubro e seguem até o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno.


Com informações da Agência Brasil.

Neymar agradece apoio e diz querer estar no Maracanã domingo

Neymar postou em uma de suas redes sociais um agradecimento pelas mensagens de apoio. No texto, o jogador disse que hoje vai estar do lado de fora do gramado, fazendo parte dos 200 milhões de torcedores e que espera estar no Maracanã, junto com companheiros e torcida, na final da Copa do Mundo.
O craque aproveitou ainda para ressaltar a importância da torcida brasileira para os jogadores. Segundo ele, as mensagens de carinho e as energias positivas foram o que tornaram os dias após a lesão menos doloridos.

Investigado, sócio da Telexfree tenta ser candidato a deputado federal

Investigado civil e criminalmente no escândalo Telexfree, Carlos Roberto Costa registrou candidatura a deputado federal pelo Partido Republicano Progressista (PRP) no Espírito Santo. A Justiça Eleitoral ainda precisa aprovar o pleito.
A Telexfree é acusada de ser a maior pirâmide financeira da História do Brasil, com mais de 1 milhão de membros, montada sob disfarce de marketing multinível. Em todo o mundo, o negócio teria movimentado cerca de R$ 2,7 bilhões, segundo uma investigação norte-americana.
Caso eleito, Costa  – que é um dos donos da Ympactus, braço brasileiro da Telexfree – passa a ter direito a foro privilegiado, o que o levaria a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O empresário também poderia, caso a Corte receba algum processo contra ele, renunciar ao mandato para ser julgado como cidadão comum – o que retardaria o andamento do caso.
“No momento em que ele é empossado, passa a ter direito a foro privilegiado, da mesma forma em que, se perde ou deixa o cargo, perde direito ao foro”, diz o advogado Euro Bento Maciel Filho.
Atualmente,  Costa é alvo de investigação criminal da Polícia Federal no Espírito Santo e réu na ação civil pública em que o Ministério Público local (MP-AC) pede a extinção da Telexfree no Brasil, acusando-a de ser maior pirâmide financeira brasileira, e a devolução dos recursos aos divulgadores, como são chamados os que investiram dinheiro no negócio.
Costa teve bens congelados a pedido do MP-AC, mas recebeu R$ 6,6 milhões após esse bloqueio, segundo depoimento dos fundadores da empresa à Secretaria de Estado de Massachussetts, onde fica a sede do grupo.
À Justiça eleitoral, Costa declarou ter R$ 13 milhões, sendo R$ 300 mil pela parcela que detém na Ympactus no Brasil.

Prefeitura calcula em R$ 2,30 nova tarifa de ônibus em Natal


O martelo está praticamente batido: haverá aumento da passagem de ônibus urbano. Ontem, em reunião do Conselho do Usuário, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) apresentou o resultado do estudo sobre a viabilidade econômica do transporte público municipal. De acordo com o levantamento, será necessário aumento de no mínimo R$0,10, elevando a passagem para R$ 2,30. O valor ainda passará por nova análise do conselho, na próxima quarta-feira (16) e do prefeito Carlos Eduardo Alves, por isso ainda não há data para que entre em vigor.

“Tudo indica que sim (haverá aumento), mas ainda dependemos da análise do conselho e do prefeito”, enfatiza Elequicina Santos, secretária municipal de mobilidade. De acordo com a titular da pasta, no estudo, a secretaria apenas atualizou os valores da tabela Geipot, elaborada pelo Ministério dos Transportes. A tabela elenca todos os custos do transporte público, como manutenção, combustível, pessoal . O documento foi solicitado pela TRIBUNA DO NORTE, mas a secretária afirmou que não estava com o documento.

Eduardo Campos cumpre agenda em Mossoró e Natal nesta sexta-feira (11)


O presidenciável Eduardo Campos (PSB) vai cumprir agenda no Rio Grande do Norte nesta  sexta-feira (11), em Mossoró e Natal.

 Em Mossoró, o presidenciável fará caminhada ao lado da deputada federal, Sandra Rosado e a deputada estadual Larissa Rosado do PSB.

Em Natal cumprirá agenda ao lado da ex-governadora e candidata ao senado,Wílma de Faria.

Assembleia cumpre decisão da Justiça e afasta Gilson

O deputado estadual Gilson Moura (PROS) está afastado do cargo de parlamentar. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa assinou o ato número 278/2014, já publicado no Diário Oficial. O documento do Legislativo foi elaborado em cumprimento a decisão da Justiça Federal, que determinou o afastamento do cargo, em decisão anunciada no último dia 27.

“Fica declarado afastamento de Francisco Gilson de Moura do mandado de deputado estadual, por assim haver decretado a Justiça Federal, Seção Judiciário do Rio Grande do Norte, nos termos das decisões proferidas nos autos”, diz o artigo primeiro do ato, citando os quatro processos judiciais que originaram o afastamento do deputado.

O Legislativo fará, esta semana, a convocação do suplente do deputado. O vereador de Natal Luiz Almir (PV) será o convocado, pelo fato de ser o primeiro suplente. Mas o político já assegurou que não deseja assumir o cargo. A negativa de Luiz Almir ocorre porque se assumisse ele teria que renunciar o mandato de vereador de Natal.

Após ter a negativa de Luiz Almir protocolada, a Assembleia convocará o segundo suplente, o ex-prefeito de Parelhas Antonio Petronillo (PMDB). Com 27.921 votos o peemedebista ficou na segunda suplência.

Registrados em Ponta Negra e Neópolis dois novos casos positivos de raiva em morcegos


A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do seu Departamento de Vigilância em Saúde e do Centro do Controle de Zoonoses, comunica a notificação de dois casos positivos de Raiva em quirópteros (morcegos) no município de Natal. Os casos foram registrados nos bairros de Ponta Negra e Neópolis, Distrito Sanitário Sul.
O risco da transmissão de Raiva de morcego para humanos e animais de estimação existe devido à proximidade desses animais às residências. A situação epidemiológica da Raiva em Natal não é diferente da situação do Brasil, que apresenta aumento no número de pessoas atendidas pelo serviço de saúde devido a contatos ou agressões por morcegos.
A Raiva é uma grave antropozoonose que causa um quadro de encefalomielite infecciosa aguda e fatal, podendo acometer todos os mamíferos (WARREL & WARREL, 2004). Seu agente etiológico é um vírus pertencente à ordem Monegavirales (HANKINS & ROSEKRANS, 2004).
A principal via de transmissão da Raiva é o contato com a saliva contaminada de um animal doente (HANKINS & ROSEKRANS, 2004; WARREL & WARREL, 2004), mais comumente através de lesão da pele do indivíduo, uma vez que o vírus não penetra pela pele íntegra. O modo mais comum de transmissão é a mordedura, mas o contato do vírus com soluções de descontinuidade da pele ou com membranas nasal, bucal ou ocular também são importantes (BRASS, 1994; HANKINS & ROSEKRANS, 2004).

Presos postam fotos no Facebook e WhatsApp de dentro de cadeia no RN


Pelo menos três detentos estão postando fotos em redes sociais de dentro da Cadeia Pública de Mossoró. A prisão fica na região Oeste do Rio Grande do Norte e possui mais de 255 homens encarcerados. A capacidade, no entanto, é para 96 presos, segundo informou o capitão da PM Dino Max, diretor da unidade.

G1 encontrou no Facebook fotos publicadas recentemente pelos presos Arnon Victor Marques Nascimento e  Gleuber Santiago. Ambos cumprem penas por assalto. No WhatsApp, existe um grupo intitulado 'Filhos de Jah', onde há uma foto do preso Cássio Sérvulo Meira da Nóbrega, que responde por tráfico de drogas.
Arnon postou foto no dia 22 de maio no Facebook e em outra postagem escreveu: “A liberdade se ganha um dia por vez”. O capitão confirmou que Arnon chegou à Cadeia Pública no dia 23 de novembro de 2013. Já o detento Gleuber, que também usou a mesma rede social, postou a foto no dia 4 de julho passado e escreveu: “Vivos somos traídos. Presos somos esquecidos. Mortos deixamos saudades”. Segundo o diretor, Gleuber foi preso no dia 13 de maio deste ano. Já o preso Cássio Sérvulo, que está detido desde o último dia 27 de abril, enviou foto para o grupo do WhatsApp no qual que ele faz parte nesta segunda-feira, dia 7, às 9h37.

Prefeita Fernanda Costa participa do Dia da Agricultura Familiar e destaca ações realizadas para o homem do campo


A Prefeitura de Santa Cruz foi parceira do Banco do Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na realização do Dia da Agricultura Familiar em Santa Cruz. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (03) no ginásio do campus de Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, contou com a participação de agricultores das regiões Trairi e Potengi.

O objetivo do Dia da Agricultura Familiar foi debater políticas públicas voltadas para homem do campo.

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, levou sua palavra aos presentes e ressaltou a importância do momento para discutir melhorias para os que vivem no meio rural. Também falou de ações do Poder Público municipal para promover melhorias ao homem do campo: “Nós temos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, tentado construir de uma forma democrática, de uma forma discutida com as associações, as ações que estão sendo possíveis levar ao homem do campo”, disse Fernanda Costa.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo inúmeras ações na Zona Rural do município, como a recuperação de estradas, construção de cacimbas, construção e limpeza de barreiros e açudes, e articulação para a criação do Conselho de Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Centrais do Cidadão são fechadas sem data para reabertura


Quem precisou de serviços nas Centrais do Cidadão da Zona Norte e do Alecrim teve uma surpresa desagradável na manhã desta terça-feira (8). Sem aviso prévio à população, as duas unidades foram fechadas devido a problemas técnicos. Não há previsão para a retomada dos serviços. 

De acordo com o coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, a queda de uma torre que servia como link privado para a rede de Internet das centrais inviabilizou os serviços. Além das unidades da zona Norte e do Alecrim, o serviço do Detran na Central do Cidadão do Via Direta também está suspenso. O Governo ainda busca uma solução para o problema.

Utilizando estrutura própria para a Internet, não havia um plano de contingência para as Centrais do Cidadão em caso de problema na torre, que fica em Candelária. Assim, as alternativas seriam o conserto da estrutura ou a contratação de empresa para disponibilizar um sinal privado para as unidades. A segunda opção é a que está sendo buscada.

Candidato ao governo quer intervenção do MP nos institutos de pesquisa do RN

O candidato do PSOL a governador, Robério Paulino, vai pedir esta semana ao Ministério Público, através de representação, uma intervenção nos institutos de pesquisa que realizarem pesquisas com a finalidade de publicação. O objetivo é impedir o que segundo ele pode ser classificado como festival de manipulação da opinião pública com vistas às eleições deste ano. “Esta semana vamos pedir a intervenção do Ministério Público Eleitoral nas pesquisas, porque, no estado, não são pesquisas, mas instrumentos de manipulação da opinião pública”, afirma.
As pesquisas que têm sido publicadas, de vários institutos, segundo Paulino, refletem a mais ardilosa manipulação, uma vez que existem órgãos estatísticos, tidos por confiáveis, que produzem material para avaliações internas com resultados pra lá de diferentes dos ora publicisados até aqui, na presente campanha eleitoral.
“Nós temos pesquisas internas nossas, feitas por institutos muito confiáveis, de fora do estado, que já nos dão em torno de 5%, pesquisas feitas por outros partidos, que não são suspeitas para nós, com resultados bons até no interior. No entanto, a pesquisa do Ibope nos dá 1%, com zero por cento no interior do Estado. A pesquisa Consult nos dá 0,8%. Isso está muito distante dos 5% que estamos percebendo que a gente tem, vendo no dia a dia. Esses institutos estão, literalmente, nos prejudicando e a outros candidatos. Se nós não agirmos, as pesquisas podem determinar o resultado das eleições”, afirmou Paulino.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Coligação de Robinson e Fátima registra 122 candidatos


O Partido Social Democrático (PSD) registrou neste sábado (5) a candidatura ao Governo do Estado com Robinson Faria (PSD), a de vice-governador com o deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) e ao Senado com a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Além deles, mais 120 candidatos foram registrados aos cargos de suplente de senador, deputado estadual e federal.
A candidatura de Robinson será feita com o número 55 e candidatura de Fátima com o número 131 e os candidatos poderão fazer campanha a partir deste domingo (6). Os suplentes da candidata ao Senado, Fátima Bezerra (PT) serão Jean-Paul Prates (PT) e Theodorico Bezerra (PCdoB).
Na coligação majoritária, além do PSD, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o Partido Trabalhista do Brasil (PTB), o Partido Progressista (PP), o Partido Ecológico Nacional (PEN), o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido Trabalhista Cristão (PTC) estarão juntos.

Coligação de Henrique e Wilma apresenta 70 candidatos


O PMDB registrou neste sábado (5) a candidatura ao Governo do Estado com Henrique Alves (PMDB), a de vice-governador com o deputado federal João Maia (PR) e ao Senado com a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Além deles, mais 67 candidatos foram registrados aos cargos de suplente de senador, deputado estadual e federal.

A candidatura de Henrique será feita com o número 15 e candidatura de Wilma com o número 400 e os candidatos poderão fazer campanha a partir deste domingo (6). Os suplentes da candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) serão Flávio Azevedo e Edmilson Gomes da Costa.

Zenaide Maia conquista importantes apoios na região do Trairi‏


Em reunião, realizada no município de Tangará, Dra. Zenaide Maia (PR) recebeu os apoios do ex-prefeito Jorginho Bezerra (PSB) e dos vereadores, Cezinha Barbosa (PSB), Antônio Custódio (PPS) e Maria Auxiliadora (PHS). “São apoios muito importantes que estamos recebendo aqui na região do Trairi”, destacou Dra. Zenaide.
No encontro, o prefeito de Sítio Novo, Neném do PR, e a vereadora de Santa Cruz, Gicelly Adriano (PR) também reforçaram o apoio ao projeto político da dirigente do PR Mulher. O deputado estadual Gustavo Carvalho (PR), que faz parceria com Dra. Zenaide em outros municípios, também estave presente na reunião.
“Estamos apenas iniciando a nossa caminhada. É um percurso longo, mas o apoio e o incentivo que estamos recebendo só aumentam a nossa disposição e nossa vontade de trabalhar”, afirmou Dra. Zenaide Maia.

Henrique, João e Wilma no Forró do Dagô‏


Os candidatos da coligação União pela Mudança encerraram o primeiro dia de campanha eleitoral fazendo corpo a corpo no Forró do Dagô, casa de shows do vereador “Dagô” localizada no Alecrim, em Natal.
Henrique Alves, candidato ao governo do PMDB, o vice João Maia (PR) e Wilma de Faria, que disputa o Senado pelo PSB, conversaram e apresentaram suas candidaturas aos participantes da festa.
Eles estavam acompanhados dos vereadores Júlia Arruda (PSB), Júlio Protásio (PSB), Ubaldo Fernandes (PMDB), Felipe Alves (PMDB), Dickson Júnior (PSDB), além do próprio Dagô.

Aécio Neves começa campanha em São Paulo


Lideranças do PSDB e de partidos aliados em São Paulo se reuniram, neste domingo (6), para recepcionar o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, senador Aécio Neves, durante visita ao 17º Festival do Japão, no Centro de Exposições Imigrantes.

O senador chegou acompanhado do candidato a vice-presidente pela Coligação Muda Brasil, senador Aloysio Nunes Ferreira, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pelos ex-governadores José Serra e Alberto Goldman, além do deputado José Aníbal (PSDB-SP) e vereador Andrea Matarazzo (PSDB-SP), entre outros.

Para o deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB-SP), a visita de Aécio Neves é representativa não só para o estado de São Paulo como para a comunidade nikkei – japoneses e seus descendentes que vivem no Brasil.

“A presença do candidato à Presidência Aécio Neves para nós é muito significativa, porque ele começa a campanha dele de três meses aqui no nosso estado de São Paulo. Acho que é um prestígio para o nosso estado e para a nossa comunidade nikkei. Acredito que ele possa fazer muito para que essa integração japonesa e brasileira continue crescendo, do jeito que vem nesses 106 anos”, afirmou.

O vereador Aurélio Nomura (PSDB-SP) ressaltou a expectativa com a visita do candidato à Presidência da República ao 17º Festival do Japão.

“Ontem, eu andei aqui na feira comunicando a todas as pessoas que viria o senador Aécio Neves. Todos estão eufóricos, ansiosos em cumprimentar, porque querem conhecer o nosso futuro presidente da República. Todos estão empenhados na mudança do nosso país, e isso vai se iniciar por um dos primeiros compromissos do senador, aqui no Festival do Japão, que é a maior festa da colônia japonesa”, disse.

Ao lado de membros da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN), organizadores do evento, Aécio caminhou pelos estandes do festival, cumprimentou a população, provou da culinária nipônica e participou de uma tradicional Cerimônia do Chá. Ele também foi presenteado com um quimono Happi, traje típico japonês, e um boneco Daruma, para dar sorte.

Eduardo Campos e Marina Silva iniciam campanha por Brasília


As campanhas socialistas de Eduardo Campos e Marina Silva à presidência da República e de Rodrigo Rollemberg ao governo do Distrito Federal foram iniciadas neste domingo (6), na comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal e considerada uma das regiões mais pobres do entorno de Brasília. A comunidade disputa com a Rocinha o título de maior favela da América Latina.

Os dois candidatos percorreram a comunidade, conversaram com moradores, comerciantes e pequenos empreendedores da região para conhecer suas preocupações e expectativas diante de um novo governo.

“Não se pode admitir que a 35 km do Palácio do Planalto, num Estado governado pelo mesmo partido, você ande pelas ruas de uma comunidade em que sequer o lixo é retirado das ruas”, disse Eduardo.

“Uma força política que governa Brasília, e tem o governo federal, mas não consegue tirar o lixo do meio da rua das comunidades pobres não deveria nem disputar a eleição”, frisou.

Localizada no entorno de Brasília, na cidade satélite de Ceilândia, a comunidade do Sol Nascente foi escolhida pela coligação exatamente por traduzir a dicotomia entre o “Brasil real” e o “Brasil oficial” apontado pelos candidatos, que têm defendido uma aproximação entre as realidades do Brasil. “Brasília é o ponto de partida de nossa caminhada e haverá de ser o ponto de chagada”, disse Marina Silva.

Peça-chave para jogo com Alemanha, Hulk terá mais liberdade


Hulk é considerado peça-chave do Brasil para confronto com a Alemanha

Escalada com quatro defensores, a Alemanha pode voltar a ter o capitão Philipp Lahm na lateral-direita. Apesar de estar apostando na equipe com quatro zagueiros, há a expectativa de que Joachim Löw abra espaço para a entrada de Sami Khedira no meio campo e saque um dos quatro zagueiros, recuando Lahm para a posição de origem. O Brasil espera que a mudança facilite a vida de Hulk.

Por orientação de Dante, titular devido à suspensão de Thiago Silva e que, assim como Lahn, atua no Bayern de Munique, Hulk jogará em cima do rival, caso ele seja escalado na lateral. Segundo Dante contou em conversa com Felipão, Lahm tem dificuldades em jogar com um preocupação defensiva redobrada. Além disso, Hulk leva vantagem física, tanto no corpo a corpo quanto na velocidade.

PRF divulga balanço das operações durante o fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço de atividades durante o fim de semana nas rodovias federais. Foram registrados 22 acidentes, com apenas uma vítima fatal. Francineide Jacinto, 38 anos, foi atropelada no KM 157 da BR-405 durante a madrugada de sábado, em Pau dos Ferros. O condutor do veículo evadiu-se do local. 

A PRF também aplicou 272 notificações, fiscalizou 1.187 veículos e submeteu duzentos motoristas ao teste do bafômetro. Além disso, sete pessoas foram detidas e doze condutores foram autuados. 

Três foram presas por embriaguez ao volante, uma por receptação de veículo roubado e outra por conduzir veículo com velocidade incompatível para o local. Outras duas foram submetidas a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por conduzir ciclomotor sem possuir habilitação e por crime ambiental. 

Agentes recuperaram veículo roubado
Policiais da PRF recuperaram um ciclomotor Traxx/JL50Q2, sem placa, com registro de roubo, no km 112 da BR-304, em Assu. O condutor, um homem de 31 anos, foi detido por suspeita de receptação. 

Duas turistas paulistas são esfaqueadas durante assalto em Ponta Negra

Uma turista de 30 e a mãe dela, de 56 anos, foram esfaqueadas durante um assalto na noite deste domingo (6), na avenida Engenheiro Roberto Freire, no bairro de Ponta negra, zona Sul de Natal. As duas são de São Paulo e passeavam em Natal.
De acordo com polícia, as vítimas caminhavam quando foram abordadas pelo assaltante que já está preso. Gilvanilon da Silva, de 33 anos, confessou o crime e relatou ainda que saiu da cadeia há dois dias. Ele cumpria pena pro furto.
Segundo a agente da Delegacia de Plantão da zona Sul, Aldenira Silva, devido à gravidade do ferimento, uma das vítimas ainda continua hospitalizada, mas não corre risco de morte.
“Ele esfaqueou a mãe e a filha para pegar o telefone celular da neta, uma adolescente de 15 anos, que escapou da violência do suspeito”, disse a policial. Gilvanilson foi preso pouco tempo depois por policiais do 5º Batalhão e autuado por roubo.

domingo, 6 de julho de 2014

Henrique é mais rico que Dilma; Wilma tem o dobro de Campos; e Felipe supera todos


O filho do senador José Agripino, deputado federal do DEM e candidato à reeleição, Felipe Maia, é mais rico do que o candidato a governador do RN e atual deputado federal, Henrique Alves, do PMDB.
Felipe declarou à Justiça Eleitoral, um patrimônio de R$ 15.488.385,08. Uma fortuna em mais de R$ 3 milhões superior do que a de Henrique, que é de R$ 12.284.019,98.
O bem mais valioso do democrata, segundo informado por ele à Justiça Eleitoral, é um apartamento no edifício Mozart Romano, localizado na rua Pinto Martins, em Areia Preta – Natal, que vale R$ 853.563,12.
Já a candidata à senadora pelo PSB e ex-governadora Wilma de Faria, é mais rica que o candidato a presidente pelo seu partido, o ex-governador Eduardo Campos. Ela declarou à Justiça Eleitoral, um patrimônio de R$ 1.036.820,81 – quase o dobro do valor dos bens de Campos – que valem R$ 520.626,04.
Comparada a Henrique Alves, a riqueza de Wilma é quase 12 vezes inferior à fortuna do seu aliado e candidato a governador do RN.
Por sua vez, o candidato a governador do RN pelo PMDB, deputado federal Henrique Alves, é mais rico do que os três principais candidatos a presidente: Dilma, Aécio e Campos. Ele declarou à Justiça Eleitoral, um patrimônio de R$ 12.284.019,98. A fortuna de Henrique é quase três vezes maior que a soma dos bens declarados pelos três presidenciáveis que totaliza R$ 4.763.198,33.
Em 2010, quando Henrique Alves disputou o mandato de deputado federal, ele declarou bens no valor de R$ 5.584.304,96. Neste ano, o valor total dos bens passou a mais de R$ 12 milhões (um crescimento de 119,97%). A declaração de bens deve, obrigatoriamente, ser apresentada à Justiça Eleitoral por quem deseja disputar um cargo eletivo. Após ser entregue, torna-se um documento público.
O bem mais caro de Henrique Alves é um apartamento residencial no edifício Belo Monte – Petrópolis em Natal que ele declarou valer R$ 3.473.372,75. O segundo bem mais caro é sua participação no capital da sociedade de Televisão Costa Branca que ele diz valer um pouco mais de R$ 2 milhões.

Kaká deve estrear dia 19 pelo São Paulo, contra o Chapecoense


Contratado pelo São Paulo por empréstimo até o final deste ano, o meia Kaká, 32, deve estrear pelo clube tricolor no próximo dia 19 de julho, no Morumbi, contra o Chapecoense, pelo Brasileiro. 

Ao menos é a data que agrada a diretoria, pois será o primeiro jogo do São Paulo como mandante assim que o torneio nacional voltar a ser disputado após o encerramento da Copa do Mundo. 

"Pensamos no dia 16, mas o jogo será em Salvador [contra o Bahia]. O ideal é ele estrear diante da nossa torcida, na casa dele", disse o presidente tricolor, Carlos Miguel Aidar, neste domingo (6). 

Para o dirigente, Kaká não precisará de um tempo para entrar em forma, pois estava atuando pelo Milan até maio. Aidar ainda avalia que, com o meia, o São Paulo passa a brigar diretamente pela taça nacional - a equipe está na quarta colocação, com 16 pontos. 

Juiz que ‘não viu’ mordida de Suárez apitará a semifinal Brasil x Alemanha

No final da tarde deste domingo a Fifa anunciou o árbitro responsável por conduzir o jogo entreBrasil e Alemanha. O mexicano Marco Rodríguez, juiz do jogo entre Itália e Uruguai, quando Suárez deu uma mordida em Chiellini, foi o escolhido para semifinal que acontece nesta terça-feira, às 17h, no EstádioMineirão.
Além do jogo em que a seleção celeste conseguiu a classificação, o juíz também esteve no comando da partida entre Bélgica e Argélia. Essa é a terceira Copa do árbitro de 40 anos.
Em 2010 o juiz apitou um jogo da Alemanha, contra a Austrália, partida que terminou 4 a 0 para os rivais do Brasil desta terça-feira.

Em 4 anos, Aécio Neves fica 303% mais rico, enquanto Dilma Rousseff, 64%


Aécio ficou R$ 1.873.938,23 mais rico desde 2010, quando disputou uma vaga de senador por Minas Gerais. Naquele ano, ele informou à Justiça Eleitoral possuir um patrimônio que corrigido pela inflação atual equivaleria a R$ 617.938,42. Neste ano, o valor ficou em R$ 2.491.876,65.
O bem mais valioso do tucano, segundo a declaração de bens, são 88 mil cotas da Rádio Arco Íris Ltda, que valem R$ 700 mil. O mais barato são ações dos Diários Associados que valem R$ 0,09. Em nota, o PSDB explicou que o patrimônio de Aécio cresceu por causa da herança deixada por seu pai, Aécio Ferreira da Cunha, falecido em outubro de 2010.
Já Dilma ficou R$ 684.348,17 mais rica desde 2010. Quando se candidatou pela primeira vez, ela declarou um patrimônio de R$ 1.066.347,47. Agora, o valor aumentou para R$ 1.750.695,64. A posse mais cara da petista é um terreno em Porto Alegre avaliado em R$ 337.983,00. O item mais barato da lista é uma conta no Banrisul com saldo de R$ 1.212,23.
Eduardo Campos declarou à Justiça Eleitoral, em 2014, um patrimônio de R$ 546.799,50. Em 2010, quando disputou o cargo de governador de Pernambuco, ele afirmou que seus bens valiam R$ 520.626,04.
A declaração de bens deve, obrigatoriamente, ser apresentada à Justiça Eleitoral por quem deseja disputar um cargo eletivo. Após ser entregue, torna-se um documento público.

Estudante afirma ter sido estuprada por três PMs dentro de viatura em Ponta Negra

Uma estudante de 18 anos procurou a Polícia Civil, no dia 25 de junho, a madrugada de uma segunda-feira, e relatou ter sido estuprada por três policiais militares, dentro de uma viatura, no bairro de Ponta Negra. A jovem estava em via pública no local conhecido como Rua do Salsa, quando teria sido abordada pelos PMs.
De acordo com o relato, ela estava acompanhada de um turista uruguaio, comemorando a vitória da seleção do Uruguai em Natal, pela Copa do Mundo. Os policiais fizeram um “baculejo [revista] no uruguaio e o mandaram embora. E que após isso lhe obrigaram a entrar na viatura, em seguida, alegaram que havia ‘pó’ em seu nariz e, então, lhe forçaram a fazer sexo oral nos três. Não satisfeitos, passaram a estuprá-la”, consta no Boletim de Ocorrência.
O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul, por volta das 4h. Diante da suspeita de estupro, a estudante foi levada para o Instituto Técnico-Científico de Polícia, onde realizou exames, cujo procedimento tem número 0502.3406.14. Com isso, o Boletim foi repassado para a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, que agora aguarda o resultado do laudo do ITEP para a constatação do estupro.

Pronatec Agro disponibiliza 10 mil vagas para cursos


Brasília - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Pronatec Agro implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), está disponibilizando 10 mil vagas voltadas para agricultores e famíliares, especialmente, jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio. 

O Programa vai oferecer cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais e ainda nas unidades de ensino do Senai, Senac, Senar e Senat e em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio. Os interessados podem obter outras informações sobre turmas, datas, locais e inscrições por meio do email depros.gab@agricultura.gov.br ou no telefone (61) 3218-2433.

Natal receberá Meia Maratona do Sol


Natal se prepara para receber uma nova prova de rua: a Meia Maratona do Sol. A prova será realizada num sábado, dia 1º de novembro, às 16 horas. A meia maratona foi idealizada a partir de uma parceria da TRIBUNA DO NORTE com a Hora de Correr, empresa responsável por organizar as principais provas de rua da cidade. A Meia Maratona do Sol terá um percurso diferenciado em relação às demais provas de rua da capital potiguar. Com uma demanda crescente de pessoas praticando o esporte em Natal, a expectativa da organização do evento é que cerca de 4 mil pessoas se inscrevam para participar da maratona. O site da prova entra no ar hoje (6) e as inscrições podem ser feitas a partir do próximo domingo (13), através do próprio site. “É uma prova nova, um evento novo. A gente projetou a partir do convite que recebemos da TRIBUNA DO NORTE. “Em Natal, o pessoal já está reclamando bastante da questão do percurso. A maioria das provas aqui são feitas na Avenida Prudente de Morais”, explica Nivaldo Pereira, organizador da prova. Como diferencial, a meia maratona terá como ponto de partida e chegada a Arena das Dunas. “A ideia foi inovar com a Arena das Dunas. É um espaço grande, a gente tem condições de montar toda a estrutura necessária para a prova e ainda podemos usar a estrutura que a própria Arena oferece de banheiros, de bares, de iluminação e sonorização, tudo isso já instalado e vamos aproveitar isso”, diz.

No rádio e na TV a campanha só vai começar a 19 de agosto

Este domingo será marcado pelo início da propaganda eleitoral. A partir do 6 de julho os candidatos poderão fazer manifestações nas ruas e também na internet. No entanto, o programa eleitoral no rádio e na televisão começará apenas no dia 19 de agosto.

Os candidatos das chapas majoritárias que disputam o pleito do Rio Grande do Norte e as coordenações de campanhas deflagram esse novo processo ainda de forma tímida. E a explicação para isso é o fato de que como ontem foi último dia para o pedido de registro das candidaturas, a Justiça Eleitoral ainda irá emitir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) dos candidatos. Só com esse documento é possível a impressão de material de campanha, inclusive porque neles deve constar o CNPJ. A programação dos postulantes ao Governo e ao Senado é de visitas para esse domingo, seja no interior ou na capital.