quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ariano Suassuna morre aos 87 anos em Recife


O escritor Ariano Suassuna morreu no fim da tarde desta quarta-feira (23) em Recife. Em estava em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e passar por uma cirurgia de emergência. De acordo com o Diário de Pernambuco, o protocolo para confirmar a morte cerebral de Ariano foi aberto durante a manhã e a morte foi confirmada pela equipe médica às 17h40.

Suassuna passou mal em casa, na noite de segunda-feira (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor estava internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

No ano passado, o escritor sofreu um infarto, e dois dias depois de receber alta, deu entrada novamente no hospital por causa de um aneurisma cerebral.

Tarifa a R$ 2,35 mantém empresas de ônibus no 'vermelho', diz Seturn

O reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,35 não satisfez o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn). Em nota divulgada nesta quarta-feira (23), o sindicato afirma que empresas continuarão a trabalhar "no vermelho" com o novo valor da passagem. De acordo com o Seturn, o reajuste de R$ 0,15 é insuficiente para acabar com o desequilíbrio econômico e financeiro.

O aumento foi anunciado na manhã desta quarta pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) após reunião com o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Urbano. Para que a nova tarifa entre em vigor é preciso que o prefeito Carlos Eduardo publique no Diário Oficial a portaria autorizando o aumento. A expectativa da Semob é que o novo valor comece a ser cobrado no fim de semana.


Atualmente, a tarifa de ônibus em Natal custa R$ 2,20, O valor não é reajustado há 43 meses. A proposta inicial da Prefeitura de Natal era de que a tarifa fosse de R$ 2,30, mas, de acordo com a titular da Semob, Elequicina Santos, foi levado em consideração o aumento salarial concedido aos motoristas de ônibus para chegar ao valor de R$ 2,35.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Wilma defende 10% do orçamento para saúde


A candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB) defende que a União destine 10% das receitas correntes brutas para a Saúde Pública. Ela destacou que apresentará um projeto para que esse percentual fique assegurado no orçamento.

Ao conceder entrevista para o programa Jornal Verdade, transmitido pela Rede TV, Wilma de Faria também afirmou que é preciso uma reforma tributária que melhore as condições financeiras e orçamentárias dos municípios. Sobre o Passe Livre, Wilma defende que a União também assuma uma desoneração que viabilize o projeto.

Henrique recebe enfermeiros e explica tramitação do projeto das 30 horas


O deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao Governo do Estado, recebeu representantes de entidades que compõem o Fórum Estadual de Enfermagem para informar a tramitação do projeto de lei 2295/00 que estabelece jornada de 30 horas semanais para os profissionais da categoria.

Henrique explicou que o projeto ainda não foi votado porque a pauta foi obstruída por outras matérias que tramitam na Casa. A expectativa é que a emenda substitutiva do projeto 2295/00 seja votada na Câmara dos Deputados na primeira quinzena de agosto. Em seguida, vai para o Senado.

“A reunião foi muito satisfatória. O deputado Henrique está sendo muito transparente e interessado em nos receber. Entendemos os motivos por que o projeto não foi votado e vamos continuar lutando”, afirmou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Alzirene Nunes de Carvalho.

Além do Coren, participaram representantes dos sindicatos de enfermeiros do RN (Sindern), dos profissionais em enfermagem (Sipern) dos trabalhadores da Saúde (Sindsaúde). A categoria conta com cerca de 26 mil enfermeiros inscritos no Coren.

Neymar qualifica time como regular


Apesar de reconhecer a atuação abaixo, Neymar defendeu os treinamentos e também negou que o choro dos atletas brasileiros em momentos cruciais tenha prejudicado a equipe. "O cara que fala do choro é leigo, não sabe o que é estar ali dentro. Era um sonho de criança, cada jogador sonhou com aquilo desde pequenininho."

Fratura
Apontado como principal jogador da Seleção, o atacante se despediu da Copa do Mundo nas quartas de final, quando sofreu uma fratura na vértebra, ao levar uma joelhada do colombiano Zúñiga. "Não vou concordar com o que ele fez, mas aceito numa boa as desculpas. O movimento que fez não foi de futebol", comentou.  Sem ter entrado em campo, o atacante viu a Seleção perder por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, e por 3 a 0 para a Holanda, na disputa pelo terceiro lugar. Com isso, o jogador reconheceu a superioridade adversária. "Ultrapassado, não. Mas acho que (o futebol brasileiro) está atrás de Alemanha e Espanha. Tem de ser homem suficiente para assumir isso", declarou. No entanto, o atleta negou que Felipão tenha cometido algum erro na formação do grupo. "Não digo que errou, que tenha ido mal na escalação. Eu escalaria os mesmos 23 que foram para a Copa", comentou o atacante, que disse ainda não entender de tática.

Sobre as categorias de base Neymar disparou críticas e disse que ele próprio por pouco não se torna vítimas dessa má formação de elencos no futebol brasileiro. "Quando se está na base, se aprende os fundamentos. Mas se aprende de maneira errada. Eu aprendi em casa, conversando com meu pai", disse.

Robinson Faria lança site de campanha


Está no ar o site do candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo. O canal de comunicação foi lançado nesta terça-feira (22), no endereço www.robinson55.com, com muita interatividade para valorizar e facilitar a navegação do eleitor ao conhecer cada vez mais o candidato e sua agenda, com conteúdos em tempo real.

Com projeto da empresa Maxmeio, foram inseridos vídeos pelo site, buscando um equilíbrio entre qualidade e peso. Com isso até mesmo os usuários com baixa qualidade de internet poderão acessar sem nenhuma dificuldade. Ele foi projetado para ficar bem adequado em todas as resoluções e dispositivos. Com isso, serão atingidos 100% dos usuários.

Produtores de orgânicos apostam em programas governamentais no RN


As mudanças de caráter econômico e social provocadas pela inserção da agroecologia na agricultura familiar não são mais novidades para agricultores que trabalham na Feira Agroecológica de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Além da comercialização semanal dos produtos orgânicos, os produtores buscam novas alternativas para elevar a produção e a renda. Projetos governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) está entre as metas a serem conquistadas pelos integrantes da Associação dos Produtores da Feira Agroecológica de Mossoró (Aprofam) para os próximos meses.

Assim como já acontece com alguns agricultores familiares individualmente, a meta é passar a fornecer produtos os produtos orgânicos por meio da associação. De acordo com a presidente da Aprofam, Luana Clementino, a ideia é garantir novos meios de comercialização e romper barreiras para outros projetos.

“Estamos finalizando a documentação para que possamos ser inseridos no PAA. As dificuldades para a agricultura familiar ainda existem, mas buscamos meios para driblar e conquistar mais espaço. A participação no PAA vai melhorar ainda mais nossa situação”, declara.

Greve dos agentes temporários atrasa pesquisas do IBGE no RN

A pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD-Contínua) no Rio Grande do Norte, previsto para ser divulgado junto ao estudo nacional, no próximo dia 28 de agosto, está com seu trabalho de colheita de dados prejudicado. A informação foi confirmada pela presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, nesta terça-feira (22). Os procedimentos das pesquisas financeiras e de áreas pecuárias também estão atrasados. 

O motivo para o serviço prejudicado é a greve dos agentes temporários, que se arrasta desde o último dia 26 de maio, em diversos estados do país. Ao todo, o IBGE/RN conta com um quadro de funcionários para o cargo de 86 pessoas. A diretoria do instituto no RN confirmou a não-renovação de contrato de 35 agentes de pesquisa, espalhados entre Natal e Parnamirim, no mês de junho, durante o período da paralisação. 

Cada agente de pesquisa pode ter seu tempo de serviço estendido por até três anos, renováveis a cada 3 meses. A prorrogação do vínculo é baseada em três critérios: assiduidade, produção individual e qualidade do trabalho. A presidente do IBGE assegurou que as dispensas foram baseadas nas regras existentes nos contratos, e não em decorrência da greve. 

“Os contratos venceram, e constatou-se que os agentes não compareciam há mais de 10 dias na instituição. Na normativa de contratação, está estabelecido três critérios, que não foram cumpridos”, garantiu Wasmália Bivar. 

Prefeito de Assú declara apoio a Henique Alves para o governo


O prefeito de Assú, Ivan Junior(PROS) declarou  nesta segunda-feira(21) seu apoio a candidatura de Henrique Alves(PMDB) ao governo do estado.O anuncio ocorreu na noite desta segunda-feira , em uma reunião onde estavam presentes o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PROS), que é candidato à reeleição, o vereador de Natal, Rafael Motta (PROS), que concorrerá a uma vaga de deputado federal, além de vereadores e lideranças de ligadas ao prefeito de Assu.

O apoio foi decidido após consulta às lideranças do prefeito, que escolheram por aclamação a candidatura de Henrique como a mais viável. Segundo Ivan Júnior, a adesão é fruto da consciência de que Henrique Alves é a melhor opção para mudar a realidade do Rio Grande do Norte, cuja situação atualmente é desanimadora.

Em Assu, Henrique agora conta com apoio do prefeito Ivan Junior e o grupo formado pelo deputado George Soares e o ex-prefeito Ronaldo Soares.

Representantes da Junta de Serviço Militar agradecem apoio da Prefeitura de Santa Cruz


Na tarde da última terça-feira (15) aconteceu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) à Junta de Serviço Militar (JSM) de Santa Cruz. Esteve no município o Delegado da 11ª Delegacia de Serviço Militar, Tenente Climério Santana da Silva, e o Chefe da 24ª Circunscrição de Serviço Militar, o Sr. Coronel Elias Leocácio da Silva Junior.

Na ocasião, acompanhados de Francisco das Chagas Pontes (responsável pela JSM local), se reuniram, na sede do Poder Executivo Municipal com a Prefeita Fernanda Costa. O momento serviu para agradecer o importante apoio que a atual gestão vem dando para o bom funcionamento da JSM. No encontro, que também contou com a presença da Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, a Prefeita Fernanda Costa afirmou que continuará apoiando no que for possível para que a JSM, executora das serviços militares no município, possa continuar atendendo de forma satisfatória à população, garantindo a todos cidadania.

Entre as principais atribuições da Junta de Serviço Militar estão: emissão do documento do certificado de reservista para jovens do sexo masculino que completam ou já tem 18 anos, emissão de atestados de desobrigação militar, emissão de certificados para notoriamente incapaz, entre outras.

Em Santa Cruz, a Junta de Serviço Militar funciona na Central do Cidadão.

Robinson Faria: “O povo do RN irá derrotar o poderio econômico de Henrique Alves”


O candidato do PSD a governador, Robinson Faria, disse hoje que o povo irá derrotar o poderio econômico do candidato adversário, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB). “Essa eleição será a grande quebra de paradigmas de políticas velhas, políticas coronelistas, políticas familiares, onde líderes no passado tiveram momentos de vitória, momentos de admiração. Hoje todos eles sucumbiram diante do candidato poderoso, que se acha poderoso, o chefe do acordão. Em síntese, a população irá derrotar o poderio econômico do candidato do acordão, a sua supremacia financeira irá sucumbir diante do sentimento de liberdade das pessoas”.
Instado a falar se o poderio financeiro da campanha adversária, que estimou gastos da ordem de R$ 40 milhões junto ao Tribunal Regional Eleitoral, assusta, Robinson disse que de forma nenhuma. “Se eu não tiver um palanque em uma cidade eu vou chegar lá, vou procurar um banco de uma praça, uma escada de uma igreja e vou dar o meu recado à população. Nunca me intimidou”, afirmou. “Nem antes, quando eu era pré-candidato, que eu fui subestimado, tampouco agora já como candidato, querer sufocar e querer cercear a nossa caminhada. Eu acho que isso não é bom para a nossa democracia, querer chegar ao município e ter o domínio total de toda a classe política. E a população, como é que fica? Vai apenas obedecer? Vai apenas ouvir os seus líderes ou vai querer que tenhamos nessa eleição um debate democrático com a oportunidade de cada um falar da sua proposta?”, indagou.

Após cirurgia, Ariano Suassuna está em coma e respira com ajuda de aparelhos

O estado de saúde do escritor Ariano Suassuna é grave, mas estável, segundo boletim do Real Hospital Português, do Recife, onde Suassuna está internado. O escritor está em coma e respira com a ajuda de aparelhos.

Ele passou mal em casa, na noite de ontem (21), e foi levado ao hospital por volta das 20h, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Às 23h, terminou a cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, o escritor está internado na UTI Neurológica, sem previsão de alta.

Wilma defende projetos para ampliar a geração de empregos


A candidata ao Senado pelo PSB, Wilma de Faria, alertou para a piora dos indicadores de emprego no país e no Rio Grande do Norte. Ela defendeu a adoção de medidas e projetos que incentivem o desenvolvimento e estimulem a geração de empregos. 

A avaliação foi durante entrevista, concedida no tarde desta segunda-feira, ao programa Boa Tarde Cidadão, transmitido pela Band Natal. Durante a entrevista, Wilma de Faria reafirmou que apresentará a proposta para que o Projeto do Passe Livre nos transportes públicos seja implementado em todo o país.

A candidata ao Senado pelo PSB afirmou que o Rio Grande do Norte enfrenta sérios problemas em outras áreas, como saúde, segurança e educação. Ela disse que tem defendido e vai apresentar propostas para que a população tenha melhores serviços nestes setores. Wilma de Faria defendeu também mudanças no pacto federativo para que a União amplie os investimentos em áreas essenciais. Ela afirmou que é necessária uma mobilização para a União colaborar mais na saúde e a segurança. A ex-governadora ressaltou que uma das ênfases dos seus projetos é a educação e o ensino profissionalizante.

A ex-governadora do PSB destacou ainda que a coligação formada pelo PMDB, PSB e os demais partidos que integram essa aliança é uma união para reconstruir o Estado. Ela lembrou que Rio Grande do Norte passa por uma grave crise no que diz respeito aos serviços públicos. Wilma de Faria lembrou ainda que a coligação adversária tem, entre seus integrantes, o deputado Betinho Rosado, do PP, que faz parte da base aliada do atual governo estadual.

Com bolo, população 'celebra' 1 ano de interdição de delegacia em Natal


Moradores do bairro das Quintas, na zona Oeste de Natal, organizaram uma 'festa de aniversário' para marcar um ano de interdição da 7ª Delegacia de Polícia que funcionava no bairro. A 7ª DP foi interditada pela Vigilância Sanitária no dia 23 de julho do ano passado. À época, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) alegou que o prédio apresentava condições insalubres de trabalho com "paredes mofadas e cheiro insuportável".

Com bolo, refrigerante e balões, os moradores pediam o início da reforma do prédio que sequer começou. O G1 tentou contato com a diretoria administrativa da Delegacia Geral da Polícia Civil do RN,  responsável pelas estruturas das DPs, mas os telefonemas não foram atendidos.
Com a interdição da delegacia do bairro das Quintas, o atendimento da 7ª DP foi transferido para a 14ª DP, localizada no bairro de Felipe Camarão. "O problema é que Felipe Camarão é longe. A comunidade deixa de registrar as ocorrências, poucos moradores vão pra lá por causa da distância", disse Vanderson Gomes, de 30 anos, integrante do Fórum de Moradores e Amigos das Quintas.

HUOL e Januário Cicco recebem R$ 3,6 milhões para modernização


O Ministério da Saúde liberou R$ 54 milhões para hospitais universitários de todo país modernizarem suas instalações. O recurso faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) e beneficiará 25 unidades em 16 estados. Com a verba, os Hospitais poderão melhorar suas instalações com obras, compra de equipamentos ou ainda custear procedimentos hospitalares. No Rio Grande do Norte, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) serão contemplados com R$ 3.669.990,75, sendo R$ 1.783.044,33 para o HUOL e R$ 1.886.946,42 para a MEJC.

O Rehuf é uma parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão administrativa, financeira e hospitalar no campo da assistência e do ensino, melhorando a integração serviço-saúde. Os valores são definidos junto com as instituições e levam em conta os indicadores e metas de desempenho de cada local. Atualmente, 45 hospitais e a outras duas unidades de saúde ligadas às universidades fazem parte do Programa. Essas instituições estão localizadas em 32 cidades do país, sendo 22 capitais.


Blitz apreende 50 motocicletas e notifica 80 condutores em Natal


Uma blitz da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito apreendeu 50 motocicletas e notificou 80 condutores durante a tarde e noite desta terça-feira (22) na Zona Norte de Natal. A barreira policial foi montada na descida da Ponte Newton Navarro, na praia da Redinha, no litoral Norte da capital.

O tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), explica que as apreensões e notificações foram feitas por diversos motivos. "Tivemos documentos atrasados, pessoas dirigindo sem habilitação e mudanças nas característica dos veículos. Uma série de irregularidades", afirma o tenente.

De acordo com o tenente Styvenson, todas as motocicletas foram levadas para a sede do Detran, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal

Kelps Lima cumpre agenda em Parazinho


O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), participou no último sábado(19) de reunião no municipio de Parazinho,  organizada pelo diretório local do Solidariedade que é presidido no municipio pelo vereador Marcone Paulino.  

O deputado Kelps Lima abordou a área de segurança pública e a situação caótica que passa o estado do RN e principalmente a Polícia Militar. 'Todas as cidades do estado estão passando por isso, umas mais outras menos, porém com uma boa articulação podemos buscar melhorias para cidades junto aos órgãos responsáveis, o RN tem sim um efetivo policial, porém, está mal distribuído pelo estado". Frisou Kelps.

Após encontro em  Parazinho, Kelps Lima seguiu para Pedra Grande onde se reuniu com o prefeito Marcão e algumas lideranças locais.

“Gordinho Ostentação” volta em novo vídeo com maços de R$ 100 e no melhor hotel da cidade

Conhecido como “Enilionário”, o jovem Eni Augusto de Carvalho Lima que andava ausente das redes sociais após ter criado grande polêmica com vídeos rasgando dinheiro em festas e ter ser alvo de perseguição policial pelas ruas da cidade, voltou a dar o ar da graça.
Desta vez, o “Gordinho Ostentação” aparece em um vídeo balançando maços de notas de R$ 100,00, mostrando garrafas de bebidas caras e se gabando de estar hospedado no melhor hotel da cidade de Currais Novos, aonde tinha ido curtir a vaquejada.

Selo Unicef: Prefeitura de Santa Cruz realiza na próxima quinta (24) 1º Fórum Comunitário


Entre as ações que objetivam a conquista do Selo Unicef, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Comissão Intersetorial Pró-Selo, realiza na próxima quinta-feira (24), o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef.

O evento, que será realizado no auditório do SENAI, está previsto para ser iniciado às 8h e tratará de questão que estão relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes do município, com a apresentação situacional e exposição de propostas.

Programação

7h:30 – Recepção dos participantes
8h – Abertura oficial (composição da mesa com autoridades e apresentação cultural com alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
8h40 – Apresentação da Comissão Intersetorial Pró-Selo
8h50 – Apresentação do diagnostico situacional de crianças e adolescentes do município
9h30 – Formação de grupos de trabalho pela redução das desigualdades
10h30 – Apresentação das conclusões dos grupos
11h30 – Circulando idéias: votação de duas propostas principais para o governo municipal
12h – Encerramento com os adolescentes e suas principais impressões
12h20 - Almoço

segunda-feira, 21 de julho de 2014

No São João da ALE, Tomba encontra amigos e lideranças


A tradicional festividade de São João promovida pelo empresário Marcelo Alecrim, dono da bandeira de combustíveis ALE, reuniu grandes lideranças políticas e do meio empresarial de todo o estado no Boulevard Recepções, em Nova Parnamirim. O deputado estadual Tomba Farias estava entre os convidados e participou do evento.

Logo na entrada o ex-prefeito de Santa Cruz encontrou com o candidato ao governo do estado e presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, com quem ainda conversou antes de entrar no salão de festas. Já dentro do recinto, Tomba ainda trocou ideias com a ex-governadora do estado e atual candidata ao senado Wilma de Faria, além do senador e presidente nacional do DEM, José Agripino.







Eduardo Campos promete destinar 10% do orçamento para saúde


Da Agência Estado

O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e a vice, Marina Silva, assumiram, hoje, compromisso com o movimento social "Saúde mais 10". Os dois confirmaram, durante ato de inauguração do comitê de campanha em São Paulo, que, se eleitos, comprometerão 10% do orçamento da União com a saúde.

Campos explicou que será preciso fazer um ajuste, mas que a equipe trabalha com a possibilidade de alcançar a meta de 10% já em 2015. "Vamos chegar (ao governo), com o orçamento já votado. Vamos fazer uma adaptação ao orçamento de 2015 e conduzir para as metas", disse a jornalistas após o evento.

Açude Gargalheiras atinge pior volume de água de sua história


O açude Gargalheiras, que abastece os municípios de Acari e Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, atingiu o pior volume de água de toda a sua história. O reservatório, que tem capacidade de aproximadamente 44 milhões de metros cúbicos de água, está com pouco mais de 8% do total. É o que mostra matéria exibida nesta segunda-feira (21) pela Inter TV Cabugi.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), cerca de 250 famílias da região estão recebendo água por meio de carros-pipa. Além disso, existe o limite de 20 litros de água por dia. A falta de chuvas é o principal fator que levou ao reservatório atingir seu nível mais baixo em 55 anos

A preocupação dos moradores é tanta que eles já estão apelando para a fé. Fiéis católicos de Acari e Currais Novos organizaram uma procissão de Sant'Ana, padroeira da região, para pedir por mais chuvas. De acordo com a dona de casa Anailma Araújo, a esperança é que em 2015 o açude Gargalheiras volte a sangrar (quando o nível da água passa da barragem). "Tenho fé em Deus e em San'Ana que ano que vem vou ver o açude sangrar mais uma vez, assim como já vi em anos anteriores. A fé é quem nos leva à frente", disse ela.

Currais Novos: Carlson Gomes e Geraldo Gomes anunciam apoio a Henrique Alves para o governo


O ex-prefeito de Currais Novos, Geraldo Gomes e seu filho, candidato a deputado estadual, Carlson Gomes, ambos do DEM, anunciaram apoio ao nome de Henrique Alves (PMDB) para governador . O entendimento foi intermediado pelo senador José Agripino, presidente nacional do DEM, e o deputado federal Felipe Maia (DEM).

“Sou de Currais Novos e preciso pensar no que é melhor para o meu Estado e para a minha cidade. O nome de Henrique, por conta da sua capacidade e conhecimento em Brasília, é o melhor”, justificou Carlson Gomes. 

Amil tenta reverter multa de R$ 1 milhão por “lucrar ao negar cobertura”

A Amil, maior grupo de plano de saúde do Brasil, busca reverter no Superior Tribunal de Justiça (STJ) uma multa de R$ 1 milhão aplicada em 2013 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) com o objetivo de “despertar a noção de cidadania” da operadora.

A multa foi definida pelo desembargador Carlos Teixeira Leite Filho num caso em que a Amil negou atendimento a um cliente de São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo), no momento em que ele sofria um infarto.  O paciente sobreviveu.

O argumento da operadora foi o de que o contrato desse cliente ainda não havia completado dois anos quando ele infartou. O TJ-SP, porém, entende que a exigência de carência em casos de urgência e emergência é ilegal.

O desembargador Teixeira Leite argumentou que R$ 1 milhão não é um valor muito alto se comparado ao “lucro exagerado que a seguradora obtém negando coberturas” aos clientes e os obrigando a procurar a Justiça.

Deputado José Dias insatisfeito com Robinson Faria


A relação entre o candidato ao governo, Robinson Faria(PSD) e o deputado estadual e candidato a reeleição, José Dias(PSD), é de insatisfação.  O deputado continua a espera de apoios garantidos por Robinson que migram cada vez para os candidatos a deputado, Galeno Torquato (PSD) e Francisco José (PROS).

Teatro potiguar no palco do Festival de Inverno de Garanhuns


O espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", do Grupo Estação de Teatro, será a única atração potiguar programada na mostra artística do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2014), na cidade serrana do Agreste pernambucano. A apresentação gratuita está marcada para a noite desta segunda-feira (21) no Teatro Luiz Souto Dourado.

Com dramaturgia de César Ferrario, "Guerra, Formigas e Palhaços" - voltado ao público adulto - levanta questionamentos de teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade. A montagem, encenada pelos atores Rogério Ferraz (também diretor), Ênio Cavalcante e Pedro Queiroga, conta a saga de dois militares remanescentes de um batalhão de combate. Sozinhos no front à espera de reforços, e quando todas as saídas parecem se fechar, a dupla se depara diante de um palhaço que pode carregar o último fio de esperança dos soldados.

Homem morto na porta de hospital sofreu discriminação, diz família

A família do vigilante Nelson Santos, 48 anos, disse nesta segunda-feira que ele foi vítima de discriminação social e racial ao ter o atendimento negado em um hospital particular de Itaquera, zona leste de São Paulo, na noite da última quarta-feira. Santos morreu depois de passar mal e ser levado ao hospital pelo motorista e o cobrador de uma lotação na qual seguia para o trabalho. Em entrevista coletiva, familiares classificaram o caso como “uma sentença de morte”.
As imagens do vigilante, negro, agonizando e se contorcendo de dor em frente ao hospital Santo Expedito, em Itaquera, foram parar na internet, onde repercutiram porque denotaram suposta omissão de socorro por parte de médicos e enfermeiros da instituição.

Campanha fria no RN

A campanha ainda está fria no RN. O grau de interesse dos eleitores se mantém pequeno. Como é usual, o processo só ganha dinâmica após o início (19 de agosto) da propaganda eletrônica no rádio e na TV.

Por enquanto,agenda de visitas pelo interior e capital, anúncios de apoios e nada de campanha de rua.

CBF confirma a apresentação de novo técnico para terça-feira


A apresentação do novo técnico da Seleção Brasileira está confirmada para as 11h desta terça-feira (22), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na coletiva de imprensa, o presidente da CBF, José Maria Marin, deve apenas oficializar o nome do técnico Dunga para a vaga deixada por Luiz Felipe Scolari.

Aos 50 anos, esta será a segunda passagem de Dunga pela Seleção Brasileira. Na primeira, entre 2007 e 2010, o treinador venceu a Copa América de 2007, a Copa das Confederações de 2009 e acabou como na primeira posição das Eliminatórias para a Copa de 2010, Na África do Sul, o Brasil acabou dando adeus ao sonho do hexa nas quartas de final contra a Holanda. Foram 60 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e seis derrotas à frente da Seleção.

Agripino é acusado de receber dinheiro de emendas em troca de apoio a Dilma


Governo é governo; oposição é oposição. Correto? Nem tanto, quando o assunto é o DEM, presidido nacionalmente pelo senador potiguar José Agripino Maia. Matéria da revista Isto É, que está nas bancas, revela a inescrupulosa negociação empreendida pelo senador potiguar, com o objetivo de arrefecer o discurso contra a CPI da Petrobras e aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo a revista, Agripino teria negociado apoio ao Planalto. Em troca, os parlamentares do DEM, entre eles, o próprio Agripino e o deputado federal também potiguar Felipe Maia, veriam liberadas suas emendas individuais feitas ao Orçamento Geral da União (OGU).
Segundo a revista, a negociação aconteceu na tarde da terça-feira da semana passada, dia 15. Enquanto vários parlamentares da base governista participavam de uma reunião com o governo, a surpresa se deu pela presença de emissários do DEM, partido que faz oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff, ao lado de legendas que são tradicionais adversárias, como o PSDB e o PPS. A discussão girava em torno da liberação de mais verbas para regar as bases eleitorais dos deputados governistas, quando o DEM se fez presente. “Para a surpresa dos aliados, o DEM, presidido pelo fervoroso senador oposicionista José Agripino Maia, mandou emissários para a mesa de negociação com o governo”, informa a revista.

Serra de São Bento – Festival Cultural e Gastronômico acontece de 06 A 10 de agosto

O prefeito de Serra de São Bento, Emanuel Faustino, anunciou a realização do Festival Cultural e Gastronômico de Serra de São Bento. O evento acontecerá de 06 a 10 de agosto deste ano, com o objetivo principal de valorizar e incentivar o empreendedorismo local.
No dia 06, primeiro dia, sobe ao palco o cantor Dudu Almeida, ex-Dorgival Dantas, com forró das antigas. Na quinta-feira, 07, é a vez  da noite brega com Luiz Almir e o Serestão do Povo, além da atração local Mercinho Sanfoneiro. A sexta-feira, 08, a turma jovem poderá curtir Luan Forró Estilizado, top 4 do programa Super Star da Rede Globo, Perfume de Gardênia e Forró Pegada com Estilo. No sábado, 09, é a vez  do cantor Jorge de Altinho, da banda Trio Metal e do Forró Bom de Verdade. O domingo, 10, último dia do evento, a animação ficará por conta de Socorro Lima, ex-Cavalo de Pau e Forró Feitiço.

Além das bandas, atrações locais no coreto da praça, apresentações culturais, palestras, show de calouros, cavalgada, gincana cultural, recitais e desfile de moda fazem parte da programação oficial que ainda contra com o festival gastronômico onde o destaque será a culinária serrana.

Robinson Faria, Fátima Bezerra participam da festa de emancipação politica de Montanhas


Neste domingo(20) os candidatos Robinson Faria (PSD), Fátima Bezerra (PT) cumpriram agenda na região Agreste do Estado.

Na cidade de Montanhas, os candidatos participaram da festa de 51 anos de emancipação política da cidade ao lado do prefeito Algacir (PSD), vereadores e lideranças da região.

Detran quer monitorar 40 pontos


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) ainda não sabe quando vai reinstalar os radares e equipamentos de controle de velocidade dos veículos na Via Costeira e Rota do Sol. Após duas licitações desertas, o processo está parado na secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh). Os novos equipamentos deverão ser instalados em 40 pontos das rodovias estaduais que cruzam a capital potiguar. A exceção é a avenida Roberto Freire que não será mais monitorada eletronicamente. 

Na Via Costeira, apesar de os equipamentos eletrônicos não fazerem mais parte do cenário,  as placas que sinalizam o limite de velocidade em 70 quilômetros por hora ainda estão no local e são solenemente ignoradas por  condutores apressados. Sobre a via, a sinalização indicando a presença de radares permanece corroída pelo tempo, embora os equipamentos tenham sido desinstalados no início deste ano.

Em março de 2012, o contrato do Detran/RN com a empresa Serttel Ltda. foi encerrado e não houve renovação. Em janeiro deste ano, os equipamentos que registravam infrações de trânsito foram removidos. Desde então, o Departamento tenta viabilizar uma nova contratação através de licitação. Inicialmente, a previsão era a de que a licitação fosse concluída em junho passado e a empresa vencedora teria até 30 dias para instalar e começar a operar no sistema. No entanto, os prazos não foram cumpridos. 

Henrique toma microfone de deputado do PMDB para evitar crise com Democratas


A situação é tão tensa que, no final de semana, os peemedebistas viveram uma cena um tanto quanto constrangedora, quando em evento em Pau dos Ferros, o candidato Henrique Alves tomou o microfone das mãos do colega de PMDB, o deputado estadual Gustavo Fernandes, para explicar um “equívoco” que estava sendo dito e evitar um mal estar com o “outro lado”.
Afinal, o candidato do PMDB já havia participado de encontros com os democratas, visitado casas de pessoas ligadas a Getúlio Rêgo, tudo isso para mostrar humildade e pregar a união e, no discurso, Gustavo afirmava justamente o contrário, que era o DEM que estava procurando o PMDB para dizer que iria votar nele. Para os democratas, isso poderia não só soar negativo, como também representar o fim da possibilidade de apoio.

domingo, 20 de julho de 2014

Henrique e Wílma se reúnem com lideranças da Zona Norte


O candidato ao governo Henrique Alves(PMDB) e a senadorável Wílma de Faria(PSB) , participaram neste sábado(19) ao lado do vereador de Natal, Chagas Catarino (PROS), de uma grande mobilização política ,na Zona Norte. O vereador e candidato a deputado federal, Rafael Motta também acompanhou o evento.

Dunga deve ser anunciado como técnico da Seleção na terça-feira


O técnico Dunga deverá ser anunciado oficialmente como o novo comandante da seleção brasileira na próxima terça-feira (22). De acordo com o site do jornal Lance!, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto, confirmou as negociações.

Dunga, que foi o capitão na conquista do Tetracampeonato na Copa de 1994, foi técnico da seleção entre 2006 e 2010, período em que conquistou a Copa das Confederações de 2009 e a Copa América de 2007. Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, foi eliminado pela Holanda nas quartas de final. No total, ele disputou  60 partidas com 42 vitórias, 12 empates e  seis derrotas.

Classe politica prestigia o São João da Ale


O  tradicional Arraiá da ALE, promovida pelo empresároio Marcelo Alecrim, para os funcionários do grupo, e convidados.atraiu neste sábado(19) no Boulevard,  a classe politica do estado. Presitigiaram a festa, o candidato ao governo Henrique Alves(PMDB) e seu vice, João Mia(PR), a senadorável Wílma de Faria(PSB),o Ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o senador José Agripino Maia, o candidato a deputado estadual Álvaro Dias(PMDB), George Soares(PR),a candidata a deputada federal,Zenaide Maia(PR), o candidato ao governo Robinson Faria(PSD) e a candidata ao senado, Fátima Bezerra(PT) dentre outros...
A festa foi  animada pela Banda Cavalo de Pau.


Classe C quer novas conquistas


Quando José Alexandro da Silva Souza, 35 anos, recebeu seu primeiro salário, em 2001, desejou voltar imediatamente para Afonso Bezerra, no interior do estado. Pelo trabalho de quase duas semanas como operário da antiga fábrica Sacoplast recebeu apenas R$ 20. Mas o rendimento de um mês inteiro não ia muito além disso: era de R$ 150, mais uma cesta básica. Hoje, ele relembra como foi difícil manter a casa com outros dois irmãos na capital. “Eu sobrevivia. Mas se voltasse para o interior não conseguiria o que consegui”, afirma.

Na última década, Alex trabalhou como operador de máquinas e administrador da Sacoplast, comprou um terreno e construiu duas casas, fez cursos técnicos, tentou o vestibular para matemática (só não entrou porque perdeu o horário para o terceiro dia de provas), fez um curso superior à distância e assumiu um emprego estável como instrutor de autoescola, onde recebe mais do que um salário mínimo – hoje de R$724. O que ainda não é o ideal, mas quase o suficiente. “Eu acho o seguinte: o salário é mínimo, dá para sobreviver. Mas hoje, se você organizar o dia a dia, dá para viver”, afirma. Ainda assim, ele não pretende ficar parado: quer fazer o curso de matemática e, posteriormente, abrir o próprio negócio.

Os avanços de Alex são praticamente os mesmos para os 621.900 potiguares que ingressaram, entre 2002 e 2012, na almejada “nova classe média” brasileira – a conhecida classe C – segundo o estudo Vozes, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, de 2013. No Brasil, o contingente é ainda maior: 54% da população de 119 milhões de habitantes do país pertencem à classe.

Ibope divulga pesquisa na próxima semana

A partir de agora, a sucessão pega fogo, e as pesquisas de intenção de voto para presidente comandarão parte do espetáculo. Ontem, teve Datafolha. Na semana que vem, Ibope. E assim sucessivamente até as eleições. Isso sem contar os institutos menores ou – há uma centena deles por aí – aqueles com credibilidade zero, mas que serão usados por políticos para fazer barulho com números sem sentido, seja no horário eleitoral, seja na internet.

Os pesquisadores do Ibope entraramm em campo nesta sexta-feira(18) e fazem entrevistas até terça-feira(22). A Globo deve divulgar os resultados no Jornal Nacional de quarta ou quinta-feira(24). Serão feitas 2002 entrevistas. A pesquisa custará R$ 170 000 reais à Globo.